Conectar

Ver Versão Completa : Agrale Marruá AM-200 - AC/DC Heavy Metal

diogo ludovico
03/06/2013, 22:29
Beleza galera!
Hoje adquiri um 4x4 de peso... literalmente!!
A AC/DC Heavy Metal:violao:, ou Agrale Cabine Dupla com Carroceria - ACDC , modelo AM-200, 6 lugares e capacidade para 2 toneladas de carga!
Segue dados da criatura:
Modelo Agrale AM-200, ano 2007/08
Motor: MWM 2.8 Diesel Turbo intercooler
Carroceria de madeira, já que ela vem de fabrica só com o chassi
Capacidade para 6 passageiros
Cambio 5 marchas, com a primeira beem reduzida
Caixa de tração Agrale com opção de 4x2 e 4x4 sem reduzida... (na fase II deve entrar uma Ct de hilux com kit MK 4.7:concordo:)

Primeira fase.
Devido ao descuido do antigo proprietário, teremos algumas coisinhas a arrumar:
1 - Revisão geral do motor, bomba injetora e cambio
2- Troca de todos os óleos
3 - revisão elétrica
4- Sanar um shimmy que teima em aparecer a 60-70 KM/h
5 - Conserto de um dos dois tanques de 50l, que com a quebra da cruzeta do cardã traseiro acabou sendo perfurado.:parede:
6- Troca dos 5 pneus atuais (ressolados e em péssimo estado) por um conjunto de 5 BF AT 33" ou 35", aro 16":safari-rig:
7 - Descobrir porque a luz do 4x4 não quer apagar.

Alem de tudo isso ainda tenho que correr para mudar de categoria de CNH, já que com peso bruto total de 4500 Kg, a minha categoria B não serve...:freaking:

Segue fotos do Heavy Metal:violao:

41499241499341499441499541499641499741499841499941 5000

Diogo4x4
03/06/2013, 22:33
Que Maravilha !! HAha

Parabens,Otiima Aquisição!

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
03/06/2013, 22:40
A luz da traçao nao querendo apagar deve ser o selenoide,shimmy rolamentos do munhao.Bela compra.

diogo ludovico
03/06/2013, 23:00
Amanha ela vai para a oficina, ai é começar a ver o que vai sair deste balai de gato kkk
Enquanto isso eu volto para sala de aula para tirar carteira D, ansioso para dirigir a Heavy!

diogo ludovico
04/06/2013, 19:57
Finalmente a ACDC está na oficina, e ao que parece teremos serviço!
os dois tanques estão desconectados, devido a quebra do cardã traseiro, e tem um belo vazamento na junção entre o motor e o cambio....
A lata está boa, apenas com alguns pontos a serem reparados, na oportunidade já aproveitarei e instalarei o snorkel!
Agora é começar os trabalhos!
415184415185415186

Lucas Nassif
04/06/2013, 20:49
Diogo,

depois de quase 2 anos de Marruá, estou com um "know how" considerável, portanto fico à disposição para te ajudar caso necessite.

Estou de olho nesse tópico!!

Lucas Nassif
04/06/2013, 21:07
Baseado no que você escreveu no primeiro post, colocarei algumas observaçoes:

1) Seu motor MWM já é o eletrônico, portanto não tem bomba injetora. Se estiver funcionando perfeito, não necessita manutenção na bomba de alta (CP3), pois a mesma costuma ser cara.

2) Já sofri demais pra tirar shimmy do meu Marruá. No seu caso pode ser uma mistura de pneus ruins (já que vc falou que são ressolados.. o balanceamento vai pra casa da cucuia), e bucha da panhard dianteira ruim. Antes de mais nada veja se existe folga nas buchas. Ligue o motor e peça pra alguem ficar girando o volante da direção de um lado pro outro. Enquanto isso veja se a panhard mexe. Se tiver folga de 1mm já dá shimmy nessa velocidade. Acredite!

3) Se a luz do 4x4 tá acesa mesmo com a alavanca em 4x2, provavelmente o solenóide tá travado fechado.

4) Pra adaptar a tcase Hilux, vc vai precisar fazer um lift na carroceria, ou então fazer um túnel entre os bancos. Eu fiz um lift de 4"1/2 para caber os 37", e mesmo assim a tcase passa a um beicinho de pulga do assoalho.

5) Se sua intenção é fazer trilhas pesadas, já faça um upgrade no eixo dianteiro. Essas homocinéticas de vidro não vão aguentar.

6) Sugiro visitar esse tópico e caso possível, contribua com informações: http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/110082-agrale-marrua-equivalencia-de-pecas.html

Que eu me lembre é isso..

[]`s

diogo ludovico
05/06/2013, 01:19
Grande Lucas!
Acompanho o tópico da sua AM-100, e muito obrigado pela indicação do tópico com as peças equivalentes.
Pode ter certeza que sempre que precisar entrarei em contato com voce para tirar duvidas, já que de Marrua não entendo nada kkkk.
Quanto aos pneus, penso em no maximo 35, usarei o carro no dia a dia, rodo 4000km por mes, então não posso sacrificar mais ainda o desempenho na estrada. Penso nos 35 só se permitirem um giro menor do motor a 100km/h, caso contrario irei de 33" mesmo.
Quanto ao shimmy, vou seguir sua recomendação e revisar tudo.
Um grande abraço!

Lucas Nassif
05/06/2013, 08:12
Quanto aos pneus, penso em no maximo 35, usarei o carro no dia a dia, rodo 4000km por mes, então não posso sacrificar mais ainda o desempenho na estrada. Penso nos 35 só se permitirem um giro menor do motor a 100km/h, caso contrario irei de 33" mesmo.

Apenas como referência, o meu com pneus 37" e relação original nos eixos (4,09:1), anda a 90km/h com 2.150rpm, 110km/h com 2.450rpm, 130/140 km/h com +/- 2.700 rpm.

[]`s

fassis
05/06/2013, 09:49
Lucas, não fica meio frouxo com essa relação? A xterra, com pneus 31", a 130km/h gira 3000rpm em quinta marcha e deve ser mais leve que o AM200. Ela pesa 1934kg e usa esse mesmo motor

Apenas como referência, o meu com pneus 37" e relação original nos eixos (4,09:1), anda a 90km/h com 2.150rpm, 110km/h com 2.450rpm, 130/140 km/h com +/- 2.700 rpm.

[]`s

fassis
05/06/2013, 09:51
Diogo, parabéns pela viatura, muito bruta mesmo! Sabe qual o peso dele? Agora sua configuração vai ser bem mais "on road", tanto pelo seu uso quanto pelo tamanho e peso da viatura, beem diferentes do suzukinho! Quando for a Goiânia quero conhecer a mercadoria. E o suzuki, continua rodando em Goiás?

Lucas Nassif
05/06/2013, 10:36
Lucas, não fica meio frouxo com essa relação? A xterra, com pneus 31", a 130km/h gira 3000rpm em quinta marcha e deve ser mais leve que o AM200. Ela pesa 1934kg e usa esse mesmo motor

A relação velocidade X RPM está muito boa em se tratando de uma 5a 1:1, consigo viajar na faixa dos 100km/h sem esgoelar o motor, somente em subidas mais longas que sinto falta de um gás a mais no 2.8, mas nem por isso considero o carro frouxo, anda muito melhor que muito carro pequeno.

Na cidade o comportamento é perfeito, a 1a marcha mais curta do cambio 2305C compensa o pneu maior e a relação c&p longa.
Arranca com facilidade de 1a até em subidas mais fortes, e na reta é tranquilo arrancar de 2a.

Já na trilha, não tenho nem o que dizer, a tc hilux com kit 4.7 é um tesão:

http://www.youtube.com/watch?v=kgSZrRyei_o

[]`s

diogo ludovico
05/06/2013, 12:04
FASSIS
Cara, o Porkim foi vendido lá para as bandas de São paulo, o novo proprietário está feliz da vida, e o samurai já está com os 35" prontos para serem instalados.
Quanto a Marrua, conforme o catalogo da Agrale, ela tem um peso de 2600 a 2800kg aproximado, com peso bruto total de 4300kg. Capacidade de carga de 1500 a 1700 Kg.
Capacidade de tração 8100kg
Isso dados tirados do folder disponível no site da Agrale.

diogo ludovico
07/06/2013, 21:55
Pessoal, enquanto os serviços no Heavy Metal não iniciam, sigo garimpando informações e peças.
Acompanhando o topico do Lucas Nassif sobre a Marrua, vi que para usar a caixa de tração da Hilux tem que alterar bastante o túnel central.
Como quero deixar a Heavy o mais original possível, porem melhorar a questão da falta de reduzida, encontrei esta caixa de tração do engesa EE34 na oficina, assim quem sabe a médio prazo não substituo a original por esta, que conta com uma reduzida de 2,2:1.
Novos pneus também estão sendo providenciados, por enquanto serão os 285/75/16 mesmo:rolleyes:

415868415869

Robsom.
10/06/2013, 11:01
Diogo,

depois de quase 2 anos de Marruá, estou com um "know how" considerável, portanto fico à disposição para te ajudar caso necessite.

Estou de olho nesse tópico!!

Bom dia, estou com problema na caixa de transferência do meu am 100, frequentemente quebra o anel elástico que segura a engrenagem para engatar e desengatar o 4x4. Com a abertura do canal do eixo já coloquei inclusive dois de cada lado e mesmo assim eles quebram. Seria um problema crônico ou posso estar com engrenagens tortas? Uso o veículo em trilhas pesadas. Comprei o meu após ver o seu na revista. Valeu.

Lucas Nassif
11/06/2013, 08:28
Bom dia, estou com problema na caixa de transferência do meu am 100, frequentemente quebra o anel elástico que segura a engrenagem para engatar e desengatar o 4x4. Com a abertura do canal do eixo já coloquei inclusive dois de cada lado e mesmo assim eles quebram. Seria um problema crônico ou posso estar com engrenagens tortas? Uso o veículo em trilhas pesadas. Comprei o meu após ver o seu na revista. Valeu.

Bom dia, Robsom. Te respondi no tópico do meu Marruá, para não mudar o foco desse aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93531-marrua-am100-08-revista-planeta-offroad-ed-34-a-31.html#post1945415

[]`s

Armindo Neto
11/06/2013, 17:50
Diogo, você vai tirar essa carroceria de madeira?

diogo ludovico
11/06/2013, 18:11
Armindo, primeiro preciso achar uma carroceria de metal, ou mandar fazer uma...
Por enquanto vou continuar com ela, enquanto arrumo outros itens que precisam de reparos.
Mas a ideia é assim que possível troca-la por uma de metal :concordo:

Armindo Neto
11/06/2013, 18:58
Armindo, primeiro preciso achar uma carroceria de metal, ou mandar fazer uma...
Por enquanto vou continuar com ela, enquanto arrumo outros itens que precisam de reparos.
Mas a ideia é assim que possível troca-la por uma de metal :concordo:

Entendi, vou acompanhar o tópico . Abraço!

diogo ludovico
11/06/2013, 21:50
UM abraço!

diogo ludovico
19/06/2013, 00:27
Bem, depois de um tempo parado aguardando a liberação dos documentos, finalmente começamos a por a mão na massa com a Heavy.
A boa noticia é que apesar de terem informado que os dois tanques de combustível necessitavam de reparos, apenas o do lado direito (passageiro) está com problema.:concordo:
A má noticia é que o rombo no tanque direito é significativo, então vamos ver se é passível de recuperação ou se teremos que partir para um novo :parede:. O pior é que é justamente neste tanque que ficam a bomba, boia e todo o conjunto de alimentação do motor.:putz:
Amanha serão desmontados os diferenciais dianteiro e traseiro, para ver como estão e será efetuada a troca dos óleos.

Seguem fotos do rombo no tanque
417425417426417427

Meio off topic, mas segue fotos da L200 que estava na oficina fazendo os ajustes finais. Vermelha e alta assim até deu saudades do Porkim.
417428417429

Marcus Brandão
19/06/2013, 07:39
Robson, o maior problema é que esse sistema extremamente simples mas eficiente é fragil e não aguenta "mão pesada". Na hora de engatar e desengatar o 4x4 tem que usar de "geitinho" pois o peso do acionamento fica todo sobre essas travas.
Também acabei partindo pra CT da Hilux mas por sentir falta da redução. boa sorte.

Marcus Brandão
19/06/2013, 07:44
Diogo, para adaptar a CT da hilux no engesa F3 eu praticamente só alarguei um pouco a passagem das alavancas da CT. nem precisei corrigir para depois colocar uma coifa da L200 e lacrar a lataria. Olhe no tópico do Gafanhoto.

Pessoal, enquanto os serviços no Heavy Metal não iniciam, sigo garimpando informações e peças.
Acompanhando o topico do Lucas Nassif sobre a Marrua, vi que para usar a caixa de tração da Hilux tem que alterar bastante o túnel central.
Como quero deixar a Heavy o mais original possível, porem melhorar a questão da falta de reduzida, encontrei esta caixa de tração do engesa EE34 na oficina, assim quem sabe a médio prazo não substituo a original por esta, que conta com uma reduzida de 2,2:1.
Novos pneus também estão sendo providenciados, por enquanto serão os 285/75/16 mesmo:rolleyes:

415868415869

diogo ludovico
19/06/2013, 20:37
Valeu Marcus, vou dar uma olhada lá!

hercilio.neto
19/06/2013, 21:33
Meio off topic, mas segue fotos da L200 que estava na oficina fazendo os ajustes finais. Vermelha e alta assim até deu saudades do Porkim.

Desculpe alimentar o off topic. Mas está muito interessante essa L200.
Feixes de mola Spoado? Merece pneus maiores.
obs: detalhe para os 6 Hella.
417428

diogo ludovico
21/06/2013, 23:38
Pois eh Hercilio, a L200 está agora com pneus 35", ficou outra coisa!!

Pessoal, hoje consegui os pneus provisórios para a Heavy, um jogo de pneus 285/75/16 usados, mas baratinhos, então vão quebrar o galho até ela estar rodando e testada.

CAVESO
22/06/2013, 00:23
Parabéns pela aquisição diogo, bela máquina!

Só de curiosidade: quem fabrica esses fenders da L200 acima?

diogo ludovico
22/06/2013, 11:30
Os fenders foram feitos aqui em Goiânia mesmo, são de fibra reforçada.
Vou tentar buscar mais detalhes dele, ai posto aqui.

CAVESO
22/06/2013, 12:00
beleza!!!!!!

Gabriel_Bertinatto
23/06/2013, 16:14
passando para assinar o tópico!
Grande abraço!

Kleber Franca
02/07/2013, 19:04
Grande Diogo !

Parabéns pela nova MÁQUINA, é um brinquedo de gente GRANDE ! rs...
Acredito que terá um ótimo espelho na do Lucas Nasif.

E também aproveitando para assinar o tópico, sei que vai sair um belo Marrua desta empreitada.

Ah o Porkin já está com os sapatos nro 35" novos ou melhor recap Vj910 o que acabou passando dos 35" Hehehe:euforico::euforico::euforico:

Abraços,
Kleber

CAVESO
04/07/2013, 17:02
Diogo,

O tanque da marruá fica debaixo do chassis na parte traseira, igual aos engesas?

Ele é de algum carro ou específico dela?

diogo ludovico
04/07/2013, 18:44
CavessoNo caso do Marrua Am 50 o tanque e igual ao do engesa, mas no caso do meu são dois tanques de 50 litros específico para ele.KleberEstou acompanhando as atualizaçoes do Porkim, ficou show com os 35".A Marrua e um projeto grande, estou me inspirando na do Lucas Nassif, mas não a deixarei tão radical igual a dele, pois tenho que usar em viagens.

diogo ludovico
15/07/2013, 22:38
Depois de ameaçar o meca de morte para ver se as coisas andavam mais rápido, finalmente algo foi feito no carro!!!!:boxing:
O tanque de combustível foi arrumado, mas ainda falta reinstala-lo. (foto 3) Os novos pneus usados foram trocados, e para quem não viu o que um sem noção é capaz de fazer com um cardã, vai a foto do causador do vazamento do tanque, ainda com o antigo proprietário.
421846421847421848421849421850

Já chegaram o par de hella 700FF que substituirão estes xing lings que estão no quebra mato, e no mês que vem chegam o guincho e outro par de hella 500FF para finalizar a frente.:euforico:

Lucas Nassif
18/07/2013, 16:36
..e para quem não viu o que um sem noção é capaz de fazer com um cardã, vai a foto do causador do vazamento do tanque, ainda com o antigo proprietário.

Isso ta com cara que tomou pancada por baixo devido ao vao livre limitado no Marrua original.

diogo ludovico
18/07/2013, 17:05
Cara, não sei que arte que fizeram, mas destruíram o cardã e as chapas que os protegem, moeram tudo!!
Como estou viajando muito o meca está indo devagar com a reforma, para não dizer parado kkkkk
Vi que está vendendo a sua, uma pena!!!

CAVESO
18/07/2013, 17:33
Acho que um D8L passou por cima do cardã..kkkkkkk

diogo ludovico
19/07/2013, 10:42
KKKK
nem me fale Cavesso, ela estava guardada do lado de umas escavadeiras hidráulicas e maquinário pesado, cada vez que ia ve-la tinham colocado algo maior do lado dela! kkkkk

CAVESO
19/07/2013, 15:06
Eu sabia...rssss

jdutra
08/08/2013, 00:03
Diogo,

Parabéns pela aquisição...
Será muito feliz com esse bixinho...

Tenho um AM50 e sou apaixonado pelo jipe.

Viagens, passeios, trilhas...tudo é melhor no jipe...

Estarei acompanhando o tópico...

Abraços,

Jonas

diogo ludovico
08/08/2013, 11:14
Jonas
O seu é o jipe curto né? qual está sendo o consumo médio do seu?
Ainda não tive a felicidade de rodar com ela, como sou meticuloso mandei dar uma geral (desmontar inteira), assim ela ainda não saiu do estaleiro....
Estamos revisando motor, cubos, rolamentos e tudo mais que possa dar dor de cabeça, mas a previsão é de que com mais uma ou duas semanas ela esteja pronta.
425186425187

Um grande abraço!

diogo ludovico
10/08/2013, 00:53
Novidades do front!
Bem, eixos revisados, coisa bem simples, uns rolamentos quebrados mas nada grave.
Os amortecedores dianteiros tinham sido improvisados pelo antigo dono com uns traseiros de S-10, mas devemos trocar por um par de dianteiros do caminhão Mercedes Benz 1113, que conforme informações aqui do Fórum é a melhor opção para os Engesas e Marruás.
A má noticia ficou por parte do uso indevido de uma gambiarra para usar o carro sem o tanque de combustível, que alem de destruir a boia original ferrou com os 4 bicos injetores!:parede: ÔÔÔ coisa boa!!!!
A improvisação do tanque de combustível que liquidou com os bicos deu-se devido ao excesso de agua no diesel, já que o galão de 20 litros que foi usado como tanque não tinha tampa e ficava exposto ao clima na caçamba.
O ex proprietário também sumiu com o cabo do freio de mão, então mais uma peça para correr atras ou mandar fabricar.:cry:

Assim, estou a procura de uma boia de combustível original do AM-200, e de um cabo de freio de mão. Bicos novos devem chegar esta semana!:concordo:

R-Mendes
10/08/2013, 12:06
Novidades do front!
Bem, eixos revisados, coisa bem simples, uns rolamentos quebrados mas nada grave.
Os amortecedores dianteiros tinham sido improvisados pelo antigo dono com uns traseiros de S-10, mas devemos trocar por um par de dianteiros do caminhão Mercedes Benz 1113, que conforme informações aqui do Fórum é a melhor opção para os Engesas e Marruás.
A má noticia ficou por parte do uso indevido de uma gambiarra para usar o carro sem o tanque de combustível, que alem de destruir a boia original ferrou com os 4 bicos injetores!:parede: ÔÔÔ coisa boa!!!!
A improvisação do tanque de combustível que liquidou com os bicos deu-se devido ao excesso de agua no diesel, já que o galão de 20 litros que foi usado como tanque não tinha tampa e ficava exposto ao clima na caçamba.
O ex proprietário também sumiu com o cabo do freio de mão, então mais uma peça para correr atras ou mandar fabricar.:cry:

Assim, estou a procura de uma boia de combustível original do AM-200, e de um cabo de freio de mão. Bicos novos devem chegar esta semana!:concordo:

Parece que eu conheço essa oficina... 8--)

Diogão vendeu o Porkim e partiu pra um Javali. Putz, carro gigante.

Tá lá no Caverna? Vou acompanhar o tópico, esse tipo de viatura quadrada muito me interessa num futuro não muito distante...

diogo ludovico
10/08/2013, 20:08
Parceiro, o carro não está mais no Kaverna, levei para outra oficina que era mais especializada no motor.
Realmente a Marruá é gigante, 2,20m de largura (carroceria de madeira) por 5,40m de comprimento!!! kkkkkk Isso sem contar o peso brito total de 4300 kg!:shock:

diogo ludovico
13/08/2013, 10:56
Interessante ver como o preço das peças podem variar de um local para o outro!
O serviço está parado aguardando a boia do tanque (código da peça nº 6013.006.018.00.3) e o cabo do freio de mão (código da peça nº 6011.005.062.00.6).
Pesquisei o valor das peças em três locais, Goiânia (Autocenter), Belo Horizonte (Agramotors) e em Brasilia (Tagumotors).
Deixei brasilia por ultimo, já que como dizem tudo em Brasilia costuma ser mais caro! e olha que cai do cavalo!!!! Me assustei com a diferença de preço entre as mesmas peças, chegando a quase 100% no caso do freio de mão!!!!!
Fica a dica para quem precisar de peças para a Marruá!!!!

Goiânia Belo Horizonte Brasilia
Boia do tanque de combustível: R$ 233,38 :screwy: R$ 270,00 :screwy: R$ 204,00:concordo:
Cabo do freio de mão: R$ 440,55 :shock: R$295,00 :shock: R$ 236,00 :concordo:
Amortecedor dianteiro(unitario): Não tem!!! R$ 225,00 R$ 210,00

Comprei em Brasilia, mesmo tendo o frete para Goiânia sai beeem mais em conta do que BH ou aqui!!
Agora é aguardar as peças chegarem, enquanto isso os bicos estão sendo trocados.

Mas cobrarem R$ 440,55 em um cabo de feio de mão é para acabar com o Pequi de Goiás!!!!!:freaking:

diogo ludovico
15/08/2013, 11:29
Como por enquanto estou apelas colocando o carro para rodar, aproveitei os amortecedores que vieram nela, um par de amortecedores traseiros de S-10, que dizem serem o mesmo usado no troller :pensativo:.
Se for, as especificações ficarão muito próximos do original, conforme tabela encontrada aqui no fórum. :concordo:
A unica coisa que foi modificada foi a confecção de um espaçador para o amortecedor, já que este por ficar muito próximo a fixação estava pegando no suporte da mola.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/85789d1182725350-amortecedores-camper-e-engesa-mb-1113-ou-f4000-amort.jpg

R-Mendes
15/08/2013, 11:39
Aôôôô bichão!

Essa eu quero ver rodando. Sorte minha que sou do Goiás, verei in loco.

uvantuil
15/08/2013, 13:55
Parabens pela aquisição - Tomara que em breve rodando dando-lhe muitas alegrias....
Qual o valor de gasolina e diesel ae na sua região?

rfdex
15/08/2013, 14:40
Parabens pela aquisição - Tomara que em breve rodando dando-lhe muitas alegrias....

Na Taguamotors, aqui em Brasília, que é autorizada Agrale e MWM, o preço é bem itneressante. Inclusive para pessoa jurídica. Caso tenham CNPJ, a compra fica mais em conta ainda. A diferença de preço é enorme! Quando fiz o motor da ex-F1000, comprei usando o CNPJ de uma empresa da família. Ficou em 3/5 do valor normal. Saudações

diogo ludovico
15/08/2013, 14:49
Pois eh, foi comprado pessoa juridica, fica bem mais em conta mesmo!!!!

R-Mendes
15/08/2013, 20:04

GAS:

R$ 2,57 (onde abasteço, mas pagamento em cash)
R$ 2,75 (a média por aí)

DIESEL:

R$ 2,20 (comum)
R$ 2,40 (S10)

Razão pela qual já tentei mostrar que diesel hoje em dia não compensa mais, mas já rolou até faca em outro tópico... =]

Claro, só compeeeeeensa se for uma Marruá, porque infelizmente não tem a gasolina.

uvantuil
15/08/2013, 22:53
Fala R-mendes, cara to entrando em paranoia pensando na parada de diesel e gasolina qual ser vantagem. pois cada um diz uma coisa... mas sei la fico pensando nos custo o diesel hoje se aproxima do valor do etanol, custos de ipva (RJ - absurdo de alto), seguro alto, e tem mecanico que ve carro a diesel e ja cobra trocentas vezes mais caro pelo servico que nao tem vinculo com o motor nem nada.

R-Mendes
15/08/2013, 23:07
Fala R-mendes, cara to entrando em paranoia pensando na parada de diesel e gasolina qual ser vantagem. pois cada um diz uma coisa... mas sei la fico pensando nos custo o diesel hoje se aproxima do valor do etanol, custos de ipva (RJ - absurdo de alto), seguro alto, e tem mecanico que ve carro a diesel e ja cobra trocentas vezes mais caro pelo servico que nao tem vinculo com o motor nem nada.

Fala patrão, tranquilo?

Olha, na última discussão que tive no fórum, um colega forista disse que não importa o preço, se a gente trabalha tanto, é pra ter as coisas que gosta, por isso ele optava pelo diesel, mesmo tendo manutenção mais cara, mesmo o carro sendo mais caro, mesmo sendo menos potente, mesmo o seguro sendo mais caro, mesmo o IPVA sendo mais caro, mesmo fazendo mais barulho, mesmo soltando fumaça, sendo vantagem (pouca agora) apenas na hora de abastecer.

Então tá, se pra ele economia não importa muito, pra mim importa. Importa eu pagar mais barato, a manutenção ser mais barata, IPVA (no meu caso, aqui no Goiás não pago mais) mais em conta, não soltar aquela fumaça cretina, não ter meliante querendo levar meu carro, etc...

Sério, só compensa pra quem roda muuuuuuuuuito. Fora isso, não vale a pena mesmo.

uvantuil
15/08/2013, 23:39
Fala patrão, tranquilo?

Olha, na última discussão que tive no fórum, um colega forista disse que não importa o preço, se a gente trabalha tanto, é pra ter as coisas que gosta, por isso ele optava pelo diesel, mesmo tendo manutenção mais cara, mesmo o carro sendo mais caro, mesmo sendo menos potente, mesmo o seguro sendo mais caro, mesmo o IPVA sendo mais caro, mesmo fazendo mais barulho, mesmo soltando fumaça, sendo vantagem (pouca agora) apenas na hora de abastecer.

Então tá, se pra ele economia não importa muito, pra mim importa. Importa eu pagar mais barato, a manutenção ser mais barata, IPVA (no meu caso, aqui no Goiás não pago mais) mais em conta, não soltar aquela fumaça cretina, não ter meliante querendo levar meu carro, etc...

Sério, só compensa pra quem roda muuuuuuuuuito. Fora isso, não vale a pena mesmo.
Rodar muito seria mais precisamente....
tipo tenho rodado uma média mês de 2500 km.
Diesel aqui em Campos vejo na casa de 2,30 - etanol 2,60 e gasolina 3,10 3,20

uvantuil
15/08/2013, 23:44
entao to tentando achar o que seria viavel para mim uma L200 com suas particularidades ser maior, ter menos conforto para quem anda no banco traseiro (tenho dois coroas que andam comigo meus sogros, com frequencia, eu tenho 1,60 70 kg - esposa com 1,76 e 90 kg e os coroas) e uma TR4.
Mala para mim que tenho um corsa e ja saiu de uma titan tudo que porta mala é enorme... afinal tudo tem que ser arrumado... e o corsa tem estimados 260 lts de portamala. Então to tentando ver o que mais indicado para mim.

R-Mendes
15/08/2013, 23:54
entao to tentando achar o que seria viavel para mim uma L200 com suas particularidades ser maior, ter menos conforto para quem anda no banco traseiro (tenho dois coroas que andam comigo meus sogros, com frequencia, eu tenho 1,60 70 kg - esposa com 1,76 e 90 kg e os coroas) e uma TR4.
Mala para mim que tenho um corsa e ja saiu de uma titan tudo que porta mala é enorme... afinal tudo tem que ser arrumado... e o corsa tem estimados 260 lts de portamala. Então to tentando ver o que mais indicado para mim.

E queeeeeeeem sou eu pra indicar alguma coisa pra alguém... Hehe.

Sou um reles usuário do fórum. Mas acho que vamos poluir o tópico do Diogão, vamos não? Ele criou o tópico pra destrinchar a reforma no AC/DC, que servirá como enciclopédia para os próximos proprietários de Marruá.

Criei esse aqui: Ajudem o Uvantuil com dicas de viaturas. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/126232-ajudem-o-uvantuil-com-dicas-de-viaturas.html)

Clica aí e vamo pra lá.

=)

uvantuil
16/08/2013, 00:03
+ Diogão desculpa a minha atrapalhada no seu tópico.
+ Obrigado R-Mendes!

diogo ludovico
16/08/2013, 11:51
KKK
Tranquilo :concordo:
Só para registro, aqui em casa temos uma Pajero V6 e uma TR4, ou seja, gasolina come na alta! kkkkk:rally:

uxio69
19/08/2013, 12:38
GAS:

R$ 2,57 (onde abasteço, mas pagamento em cash)
R$ 2,75 (a média por aí)

DIESEL:

R$ 2,20 (comum)
R$ 2,40 (S10)

Razão pela qual já tentei mostrar que diesel hoje em dia não compensa mais, mas já rolou até faca em outro tópico... =]

Claro, só compeeeeeensa se for uma Marruá, porque infelizmente não tem a gasolina.

Se quiser, posso trocar o motor diesel do teu Marruá num outro a gasolina, e sem custo nenhum! :mrgreen:

Aqui em Salvador, S-10 tá por R$ 2,45.

Tb concordo que carro a diesel deixou de ser vantajoso. Só vale a pena pra quem roda muito, muito mesmo. A manutenção, seguro e valor de revenda do carro a diesel é maior, porém acho que o valor de revenda do carro a diesel vai diminuir um pouco justamente por causa desses custos maiores e da menor diferença do preço do litro do diesel com o da gasolina.

Segue uma planilha pra calcular quantos km um carro a diesel tem que rodar pra compensar o custo maior de aquisição.

Quando for trocar o Abutre, já não sei se vou querer outro a diesel.

Abs,

Uxío

uvantuil
19/08/2013, 12:55
Se quiser, posso trocar o motor diesel do teu Marruá num outro a gasolina, e sem custo nenhum! :mrgreen:

Aqui em Salvador, S-10 tá por R$ 2,45.

Tb concordo que carro a diesel deixou de ser vantajoso. Só vale a pena pra quem roda muito, muito mesmo. A manutenção, seguro e valor de revenda do carro a diesel é maior, porém acho que o valor de revenda do carro a diesel vai diminuir um pouco justamente por causa desses custos maiores e da menor diferença do preço do litro do diesel com o da gasolina.

Segue uma planilha pra calcular quantos km um carro a diesel tem que rodar pra compensar o custo maior de aquisição.

Quando for trocar o Abutre, já não sei se vou querer outro a diesel.

Abs,

Uxío

nao achei a planilha... se possivel me manda... vantuil@gmail.com

uxio69
19/08/2013, 13:59
nao achei a planilha... se possivel me manda... vantuil@gmail.com

Desculpem a nossa falha!:mrgreen:

Não percebi que não podia enviar arquivos no formato .xls. :parede:

Segue novamente em formato .doc e o original .xls zipado.

No arquivo doc, para inserir os valores, dê duplo clique na lacuna.

R-Mendes
19/08/2013, 15:24
Desculpem a nossa falha!:mrgreen:

Não percebi que não podia enviar arquivos no formato .xls. :parede:

Segue novamente em formato .doc e o original .xls zipado.

No arquivo doc, para inserir os valores, dê duplo clique na lacuna.

Fiz o teste aqui. Considerando apenas o combustível, compensaria depois de rodar quase 85.000 km no carro a diesel.

Muito útil sua planilha, tá salva e será usada muuuuitas vezes.

=]

jdutra
19/08/2013, 20:45
Jonas
O seu é o jipe curto né? qual está sendo o consumo médio do seu?
Ainda não tive a felicidade de rodar com ela, como sou meticuloso mandei dar uma geral (desmontar inteira), assim ela ainda não saiu do estaleiro....
Estamos revisando motor, cubos, rolamentos e tudo mais que possa dar dor de cabeça, mas a previsão é de que com mais uma ou duas semanas ela esteja pronta.
425186425187

Um grande abraço!

Amigo,

Não sou muito de medir consumo...
Mas posso dizer que é bem econômico eu acho.
Para ter uma idéia, na Páscoa, fizemos um espedição de uns 1000km (ida e volta), com estradas de chão, asfalto, areia, etc...
Tinha Troller, Amarok, Ranger, etc.. e eu com o Marruá...quando abastecemos todos juntos...o Troller gastou bem mais (tinha bomba mexida), as picapes zero km ficaram muito próximas do consumo do meu jipe...tipo 2 litros de diferença quando enchemos o tanque...

Acho que fizeram algo por volta de 10km/l.

Abraços,

Jonas

diogo ludovico
20/08/2013, 00:17
J dutra
Se a minha fizer por volta de 10 km/l já estou mais do que feliz!!:euforico:
Estava me acostumando com os 8km/l relatados aqui no forum :rolleyes:

uvantuil
20/08/2013, 07:21
Referencia em AM é o lucas nassif com os dois que já passaram na mão dele... kim também tem bom conhecimento mas o dele é um engesa que modificou...

Lucas Nassif
20/08/2013, 08:42
J dutra
Se a minha fizer por volta de 10 km/l já estou mais do que feliz!!:euforico:
Estava me acostumando com os 8km/l relatados aqui no forum :rolleyes:

Diogo,
consumo perto dos 10 km/l numa AM-200, só em cima do reboque.

A minha AM100 quando era 100% original fazia quase 8km/l. Atualmente faz 7,2/7,5 km/L e na estrada já cheguei a fazer 8,6 km/L com AC ligado.

diogo ludovico
20/08/2013, 11:44
Lucas
Se chegar na sua configuração com um consumo de 7,5 a 8 estou mais do que satisfeito. A diferença de peso entre as nossas viaturas é de 100kg, conforme o manual do carro, mas com certeza a aerodinâmica (ou falta dela :mrgreen:) da carroceria de madeira deve influenciar no consumo.
O manual não especifica se esta diferença de peso e com ou sem caçamba, já que a Am-200 é vendida sem ela. Se considerar o peso da caçamba ai já vai para uns 500kg de diferença no minimo!!
Quanto a 10km/l em cima do reboque, acho que não chegam a isso, pois com o peso estes caminhõezinhos 3/4 sofrem para carregar a "Heavy Metal" kkkkk.

Aproveitando, como vai a durabilidade da caixa de tração de Hilux? e afinal de contas que diacho está passando na sua cabeça para vender a sua?? ficou doido??:screwy:

diogo ludovico
20/08/2013, 17:54
Bem ontem chegaram as peças novas, e o meca já está pegando quente para entregar a "Heavy Metal" ainda esta semana.
427248
Terminando de montar o tanque o pessoal responsável pela elétrica cai em cima!!:euforico:
Aproveitei para trocar as molas traseiras da Maria Gasolina, que já estavam com mais de 105000 km e já tinham arriado...
427249

Agora tenho que correr atras de uma bateria, estou na duvida se coloco uma de 150 amperes ou duas de 90 + chave geral náutica.:pensativo:

http://www.barconovo.com/imagens/barconovo.com/produtos/PRODUTOS/chave-geral-perko-360-amperes-p-2-baterias-uso-nautico_MLB-O-193920902_1506.jpg

diogo ludovico
20/08/2013, 18:22
Já que o trem ficou parado muito tempo na oficina, a gente fica com mais tempo para os duendes:twisted: ficarem atazanando:mrgreen:

Aproveitei e retirei a capa da entrada de ar para já ir providenciando um snorkel para a Heavy, bem como retirei uma das pontas do para-choque que são de fibra para tentar reproduzi-las me metal ou quem sabe cortar fora o suporte como fez o Lucas.
Minha unica duvida é se cortando as pontas não terei problema com as "puliça"! tendo em vista que a usarei principalmente em viagens.
O Snorkel é fácil, basta fazer uma chapa no formato da capa (marca encardida kkkk), e fazer as curvas nos canos. Estou pensando em um cano de 3", com a ponta chanfrada para tras protegido com uma tela ou algo para impedir a entrada de detritos, ou com uma cabeça em fibra destas voltada para tras.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfp7KQuBpmU3kdxUTLuIsh7DrHjbVpj 1qXKW7pX1oPRLp1Wu4oww
Não estou pensando em usar mangueiras para fazer a curva, penso em um único tubo. Será que é necessário a mangueira para se ter um pouco de flexibilidade? já que o paralama da Marruá não se desloca em relação a carroceria?:pensativo:
427250427251427252427253

fassis
21/08/2013, 16:13
Bem ontem chegaram as peças novas, e o meca já está pegando quente para entregar a "Heavy Metal" ainda esta semana.
427248
Terminando de montar o tanque o pessoal responsável pela elétrica cai em cima!!:euforico:
Aproveitei para trocar as molas traseiras da Maria Gasolina, que já estavam com mais de 105000 km e já tinham arriado...
427249

Agora tenho que correr atras de uma bateria, estou na duvida se coloco uma de 150 amperes ou duas de 90 + chave geral náutica.:pensativo:

http://www.barconovo.com/imagens/barconovo.com/produtos/PRODUTOS/chave-geral-perko-360-amperes-p-2-baterias-uso-nautico_MLB-O-193920902_1506.jpg

Opa, onde consigo essa chave geral para duas baterias? Sabe quantos amperes ela suporta? E preço?

diogo ludovico
22/08/2013, 17:06
Fassis
Esta chave geral vi no topico do Galego http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-142.html.
Sei que ela aguenta até 250A, mas tem uma outra que aguenta mais. O preço ainda não encontrei....:roll:

Quanto a Heavy Metal, decidi por enquanto colocar uma bateria de 90 amperes, para liberar o carro para ida ao eletricista, já que o antigo proprietário fez questão de desligar tudo!!! Ai não chega energia a boia.... ao medidor de temperatura... a um monte de coisas!!
Posteriormente colocarei uma segunda bateria de 90A, ai sim com uma chave dessa, de onde sairá a alimentação para o Guincho e para os farois de milha.

diogo ludovico
27/08/2013, 21:16
A Heavy já deu seus primeiros passos fora da oficina!:euforico: direto para o eletricista:chorandoderir:.
A previsão é de que esta semana se Deus quiser e o Diabo não atrapalhar ela possa finalmente ir para casa!!!!

R-Mendes
27/08/2013, 21:26
A Heavy já deu seus primeiros passos fora da oficina!:euforico: direto para o eletricista:chorandoderir:.
A previsão é de que esta semana se Deus quiser e o Diabo não atrapalhar ela possa finalmente ir para casa!!!!

Depois coloca foto aí pá nóis!

diogo ludovico
27/08/2013, 21:35
Só depois de uma boa guariba! Pensa em um trem sujo! encardido, que não vê água a quase um ano kkkkkk!!
Depois, com ela limpinha e arrumadinha coloco mais fotos:computador:

Alex-Amarok
08/07/2015, 10:17
Beleza galera!
Hoje adquiri um 4x4 de peso... literalmente!!
A AC/DC Heavy Metal:violao:, ou Agrale Cabine Dupla com Carroceria - ACDC , modelo AM-200, 6 lugares e capacidade para 2 toneladas de carga!
Segue dados da criatura:
Modelo Agrale AM-200, ano 2007/08
Motor: MWM 2.8 Diesel Turbo intercooler
Carroceria de madeira, já que ela vem de fabrica só com o chassi
Capacidade para 6 passageiros
Cambio 5 marchas, com a primeira beem reduzida
Caixa de tração Agrale com opção de 4x2 e 4x4 sem reduzida... (na fase II deve entrar uma Ct de hilux com kit MK 4.7:concordo:)

Primeira fase.
Devido ao descuido do antigo proprietário, teremos algumas coisinhas a arrumar:
1 - Revisão geral do motor, bomba injetora e cambio
2- Troca de todos os óleos
3 - revisão elétrica
4- Sanar um shimmy que teima em aparecer a 60-70 KM/h
5 - Conserto de um dos dois tanques de 50l, que com a quebra da cruzeta do cardã traseiro acabou sendo perfurado.:parede:
6- Troca dos 5 pneus atuais (ressolados e em péssimo estado) por um conjunto de 5 BF AT 33" ou 35", aro 16":safari-rig:
7 - Descobrir porque a luz do 4x4 não quer apagar.

Alem de tudo isso ainda tenho que correr para mudar de categoria de CNH, já que com peso bruto total de 4500 Kg, a minha categoria B não serve...:freaking:

Segue fotos do Heavy Metal:violao:

41499241499341499441499541499641499741499841499941 5000

Blz amigo?

Estou com uma oportunidade de comprar uma Marruá AM200CD. O que conheço são apenas vídeos. Ando 98% do tempo em cidade, com trânsito leve para ir ao trabalho e procissão para voltar para casa (Quanto é o consumo?). O valor para um modelo 11/12 com 86milkms está 98mil reais. Tenho uma Amarok 12/13 topo de linha. Não sei se é custo beneficio, nem se a maioria das peças são universais (compra em qualquer lugar e de fácil manutenção). Será que compensa? Minha vontade era de ter um veículo de apocalipse para enfrentar cidades e crises que virão. Qual a opinião melhor para o assunto, pois queria me livrar do jugo e da dependência de concessionárias.
Abraço!

R-Mendes
08/07/2015, 10:30
Blz amigo?

Estou com uma oportunidade de comprar uma Marruá AM200CD. O que conheço são apenas vídeos. Ando 98% do tempo em cidade, com trânsito leve para ir ao trabalho e procissão para voltar para casa (Quanto é o consumo?). O valor para um modelo 11/12 com 86milkms está 98mil reais. Tenho uma Amarok 12/13 topo de linha. Não sei se é custo beneficio, nem se a maioria das peças são universais (compra em qualquer lugar e de fácil manutenção). Será que compensa? Minha vontade era de ter um veículo de apocalipse para enfrentar cidades e crises que virão. Qual a opinião melhor para o assunto, pois queria me livrar do jugo e da dependência de concessionárias.
Abraço!

Vou acompanhar, gostei do 'veículo de apocalipse'. Mas acho que o Diogo já vendeu ela...

rfdex
08/07/2015, 17:08
Nao pensaria 2x em trocar a amarok pelo marrua!!!

diogo ludovico
08/07/2015, 17:15
Ainda estamos com a nossa aqui, apenas está parada por falta de tempo de mudar a cnh que precisa ser C.
Não trocaria nunca uma marruá por uma amarok ou qualquer outra, quem tem uma marruá não quer outro veiculo!

soares1971
14/03/2020, 17:11
Os fenders foram feitos aqui em Goiânia mesmo, são de fibra reforçada.
Vou tentar buscar mais detalhes dele, ai posto aqui.

Boa tarde!

Um dia eu vi esta caminonete em goiânia, estava próxima ao CDI, na portugal, o motorista me falou mais ou menos onde ficava a fabrica, mais não achei, se pudesse me passar o nome ou telefone agradeceria muito. Outa coisa os fenders dianteiros tem continuação no parachoque, foram eles que fizeram também?
Desde já agradeço!
Soares 66 992820772 zap ou email: soares1971@yahoo.com.br