PDA

Ver Versão Completa : Dicas para a primeira gaiola

Germano Ascari
02/06/2013, 11:08
Olá, estou pensando e adquirir minha primeira gaiola, apenas para a diversão e trilhas nos finais de semana, e após muita pesquisa tanto por gaiolas prontas, ou por um fusca para faze-la me deparei com uma dúvida. Devo encurtar o chassi? Quais são todas as vantagens e desvantagens desse encurtamento?

digobrazil
02/06/2013, 11:41
principal vantagem de encurtamento: fica mais difícil de enroscar o assoalho da gaiola quando se vai transpor obstáculos curtos, porem alto. Fácil de manobrar em pequenos espaços.
desvantagem: tomar cuidado em solos com muita aderência (asfalto), pois fica fácil de capotar.

principal vantagem de não encurtar o chassi. mais fácil de montar a estrutura e excelente estabilidade para quem gosta de correr.
desvantagem: fácil de enroscar o meio da gaiola e obstáculos mais altos, fazendo da gaiola uma "gangorra". dificil de manobrar em espaços pequenos.

digobrazil
02/06/2013, 12:02
ja tenho varias gaiola feitas e a dica que dou para você que pretende fazer a sua é a seguinte:
faça a parte da frente do assoalho conforme a foto que esta com os tubos sem pintura e o detalhe da curva a ser feita em vermelho, assim quando você esterçar, as rodas não batem na estrutura.
se fizer com um tubo reto e sem esta curva, conforme a gaiola vermelha onde mostra o detalhe circulado em amarelo/azul da estrutura sem a curva , sua gaiola vai esterçar pouco o que dificulta muito na trilha

alecalil
02/06/2013, 19:15
se eu fosse voce encurtaria sim, a nao ser que vc queira fazer uma gaiola de 4 lugares, mas ela enrosca facilmente e alguns locais, se vc for encurtar o chassi, deve fazer isso num lugar totalmente PLANO(já vi gaiolas tortas que praticamente só um lado da susp. trabalhava) tomar cuidado com o angulo do varão da troca de marcha e encurtá-lo na mesma medida, também tirar os cabos do freio de mão, acelerador e embreagem,(a não ser q vc vá trocar tudo depois), no vídeo dela mostra como foi encurtado, e vou colocar algumas fotos tambem

http://youtu.be/cLdhykux3wU

414791414788414790414792

Germano Ascari
03/06/2013, 23:52
Muito obrigado, dicas muito esclarecedoras!
Mas no caso de encurtamento, quanto devo encurtar? Achei um chassi já encurtado 53cm, será que isto compromete muito a estabilidade em curvas de alta e média velocidade?

digobrazil
04/06/2013, 09:05
Muito obrigado, dicas muito esclarecedoras!
Mas no caso de encurtamento, quanto devo encurtar? Achei um chassi já encurtado 53cm, será que isto compromete muito a estabilidade em curvas de alta e média velocidade?

Compromete e muito.....
O máximo que eu encurtaria seria o espaço que tem entre o numero do chassi e o freio de mão.

Segue umas fotos para você ter um a ideia de onde encurto e o quanto.
Só tenha cuidado na hora de cortar o túnel se tiver a intenção de aproveitar os encanamentos dos cabos, então cuidado para não entrar demais com o disco de corte e na hora de tirar o pedaço cortado, solte umas chapas que prendem os encanamentos dentro do tunel

marcosp
04/06/2013, 22:41
Olá amigo, tenha muito cuidado na hora de soldar o chassi para não ficar torto ok.
Quando encurtei o meu eu coloquei o chassi em cima de um cavalete bem alinhadinho.
e depois que soldar ,solde um reforço(aqui na minha região chamamos de bacalhau) bem soldado.
Boa sorte.

Germano Ascari
24/06/2013, 13:18
Acabei comprando uma gaiola semi pronta e já encurtada por questões de tempo e valor também, assim futuramente posso construir a minha desde o inicio sem pressa. Mas logo na primeira volta tive problemas com a ignição eletrônica. Qual a opinião de vocês a respeito deste sistema, será que ele realmente funciona bem?

César J.S
27/09/2013, 22:48
se eu fosse voce encurtaria sim, a nao ser que vc queira fazer uma gaiola de 4 lugares, mas ela enrosca facilmente e alguns locais, se vc for encurtar o chassi, deve fazer isso num lugar totalmente PLANO(já vi gaiolas tortas que praticamente só um lado da susp. trabalhava) tomar cuidado com o angulo do varão da troca de marcha e encurtá-lo na mesma medida, também tirar os cabos do freio de mão, acelerador e embreagem,(a não ser q vc vá trocar tudo depois), no vídeo dela mostra como foi encurtado, e vou colocar algumas fotos tambem

http://youtu.be/cLdhykux3wU

414791414788414790414792

Amigo, não entendo muito de soldas, sou novo aqui, ouvi dizer que a solda MIG é melhor que a de eletrodo, existe alguma diferença? Posso usar eletrodo mesmo?

alecalil
28/09/2013, 18:53
Amigo, não entendo muito de soldas, sou novo aqui, ouvi dizer que a solda MIG é melhor que a de eletrodo, existe alguma diferença? Posso usar eletrodo mesmo?

a solda mig seria melhor, mas sendo bem feita com eletrodo fica bom também, pode tomar pancada a vontade!

e não esqueça de fazer os reforços também, porque se não, n tem solda que aguente!

Acabei comprando uma gaiola semi pronta e já encurtada por questões de tempo e valor também, assim futuramente posso construir a minha desde o inicio sem pressa. Mas logo na primeira volta tive problemas com a ignição eletrônica. Qual a opinião de vocês a respeito deste sistema, será que ele realmente funciona bem?

se seu motor for AR, é o que há de (quase) melhor e funciona bem sim!!
olha, se vc acha q ignição da problema n queira nem saber do platinado!!! kkkkkkkkk

se for AP, também e bom, e vc pode estudar colocar uma injeção eletronica, que é o que eu pretendo fazer na minha, até porque só vejo falarem muito bem dela aqui no forum, dizem q a gaiola vira outra!
existe injeção nos motores AR também, mas na minha opinião é meio inviável...

jhoni.briga
15/10/2013, 21:55
Estou Fazendo uma Tambem não vou aproveitar o túnel , vou por Redução da Kombis com Cruzeta Cambio gol 5 Marcha , Suspensão IRS , Amortecedores Traseiro Saveiro 83/87 , Molas do Versailles . vi uma Com este Conjunto Ficou top não pula muita força , quando começar posto foto