Ver Versão Completa : Como legalizar a troca do motor OM314 (85cv) por 14b(95cv)
Leonel Machry
27/05/2013, 18:48
Boa noite pessoal, estou negociando uma band 86 a qual foi colocada o motor moderno da band, o 14b. O negocio esta trancado pois no documento aparece potência de 85 cavalos. Segundo a legislação nao é permitido a troca de um motor por outro com potência superior a 10% do original. Alguém pode me ajudar com uma dica de como fazer esta legalização? Isso procede? Mesmo sendo um motor que esta nas próprias bandeirantes mais modernas? Detalhe, todas as notas de procedência deste novo motor estão em mãos.
Vai precisar de uma vistoria/ laudo feita por oficina credenciada no INMETRO. O detran encrencou com isso ? 99,9% dos vistoriadores não conhecem de motorização da band e esse detalhe passa batido. Nesse ano não constava o n. do motor. Melhor, vai ser muito mais fácil passar na vistoria dos gases. As bands 94 sairam com motor MB e 14b. Quando vou vistoriar, os caras puxam no sistema e aparece a opção OJ ou BJ, eles ficam com cara de paisagem hahahaha. Se vc quer fazer tudo certinho e colocar o n. do motor no doc, melhor coisa é procurar um despachante desenrolado.
Abs
Olá...
Realmente tem uma resolução do contran que proíbe aumento de potência de mais de 10%...aqui no RS não estão deixando mudar o motor (tentei trocar o de um maverick 4 cil por um v8, original dos mavericks e nada, sendo que o carro tem todos os reforços de fábrica). Um amigo tentou mudar de um opala 4 para um 6cil e tb não conseguiu
Se conseguir desenrolar me avisa pois queria trocar o 4 cil do maverick pra um v8...
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Portarias/2011/PORTARIA_DENATRAN_1100_11.pdf
Leonel
Quando comprei a Band ela já estava com o 14B. Na verdade antes de efetuar o negócio pedi para ver os documentos e verifiquei que nele constava 95 CV mas não o número do motor. Ia desistindo, mas o vendedor me disse que na época em que o mesmo foi trocado não era usual colocar o número.
Então solicitei a um despachante com bom trânsito no setor de documentos que pesquisasse as vistorias anteriores. Digamos que levei sorte pois ele conseguiu até a cópia daquela onde constava a substituição do motor e sua procedência.
Encaminhamos ela juntamente com os demais documentos de transferência incluindo o número do motor e não houve objeção.
O antigo proprietário tinha absoluta certeza de que toda a documentação estava correta e fizemos negócio para pagamento somente após a legalização.
Abs.
Leonel Machry
29/05/2013, 08:46
PP5GAS, pode me informar em que ano foi feito este procedimento???
A inclusão do número do motor no documento foi feita agora em 2013, mas a data da troca do motor eu não sei. Confesso que não verifiquei a data da vistoria onde constava os números dos dois motores. Também não fiz cópia da mesma.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.