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Ver Versão Completa : Pneu Ranger XLT 2002 S/T ou A/T ??? 235 ou 255 ???



emerson_dickel
06/10/2005, 21:00
Boa Noite pessoal,

Estive pesquisando no forum, apesar de existir vários tópicos sobre pneus, nenhum me satisfez :(

Atualmente tenho os Pirelli Scorpion S/T 235 / 75 R 15, mas tenho que trocar os bichos, e estou pensando em ir pro Paraguay trocar lá, dai estava pensando em colocar o Pirelli Scorpion S/T 255 / 70 R 15 (Acho que eh igual ao 235 soh mais largo certo ???

E quanto ao A/T, dificilmente ando na estrada de chão, trilha então nem pensar, (Acho ela muito valor pra essas coisas), futuramente pode vir um veiculo soh para esse fim (Trilha), soh as vezes aproveito pra ligar a tração quando tem um pedaço de chão e chove, mas tudo local onde carros de passeio passam :)

Então vale a pena eu pegar um modelo A/T ??? Ele dura menos no asfalto do que o S/T certo ???

Ele tem mais ruido e não tem a mesma estabilidade dos S/T certo ???

Bom Aguardo Sugestões da mesma faixa de preço, ou pouco mais ($ 80,00 ) cada pneu.

Bom Aguardo sugestões dos mestres :)

Walter L. L. Casitta
06/10/2005, 22:39
Atualmente tenho os Pirelli Scorpion S/T 235 / 75 R 15, mas tenho que trocar os bichos, e estou pensando em ir pro Paraguay trocar lá, dai estava pensando em colocar o Pirelli Scorpion S/T 255 / 70 R 15 (Acho que eh igual ao 235 soh mais largo certo ???


Certo!



Então vale a pena eu pegar um modelo A/T ??? Ele dura menos no asfalto do que o S/T certo ???


Se for um BFGoodrich vale a pena pagar mais sim! O ultimo BF31x10,5x15 que usei na minha Ranger, troiquei com 65000Km. Acho difícil um ST durar mais que isso e se for Pirelli então vai durar a metade.



Ele tem mais ruido e não tem a mesma estabilidade dos S/T certo ???


Pode ser, mas o motor da minha Ranger faz muito mais barulho... Em compensação o AT é muito mais resistente alem de muito mais bonitão!
O BFAT31x10,5x15 é o pneu ideal pra Ranger e custa muito pouco a mais que um Pirelli ST235x75x15 e muito menos que o ST255x75x15

Porque Pirelli? Não tem BF no Paraguai?

cbridi
06/10/2005, 22:51
Emerson,

Em OUT/03 fui ao Paraguai e coloquei 4 Dunlop GrandTrek AT2 na medida 31x10.5, naquela ocasião paguei exatos US$80,00 cada, montados e balanceados na Ferrari Pneus (http://www.ferrari.com.py/). Na mesma loja tinha o Scorpion A/T na mesma medida e valor, optei pelos Dunlop por terem uma banda de rodagem que julguei mais adequada ao uso AT e por serem Made in Japan, os Pirelli eram Made in Argentina.
Minha experiência com os Dunlops:
- Apesar do AT no nome, eles se prestam mais para o asfalto e para areia, barro não é o forte
- Um pouco barulhentos no asfalto
- Rodei 58 mil Km e acabaram-se os pneus
- Furaram 2 vezes - por causa de pregos na estrada
Faço 400Km/mês em estrada de terra muito ruim e cheia de pedras, não sei se essa foi a causa mas com pouco mais de 52 mil Km os pneus começaram a ficar deformados, com bolhas... No fim da vida a viatura chegava a chacoalhar devido aos calombos...

Semana passada troquei os Dunlop por 4 BFGoodrich All Terrain KO 31x10.5 que, apesar de serem legítimos AT, são mais silenciosos no asfalto que os Dunlop e seguram mais nas curvas. Eles ainda não foram para a terra, mas não passa deste final de semana... mesmo assim já senti que não tem comparação, os BFs são muito melhores... Quando fui ao Paraguai procurei por eles mas não encontrei, acabei optando pelos Dunlop.

Se encontrares os BFs aconselho esquecer qquer outro. Mesmo que sejam AT.
E coloque na medida 31x10.5, é um pneu mais alto, a viatura fica mais imponente e não precisa mexer em nada da suspensão.

[]'s de sapatos novos...

Luiz Antonio
07/10/2005, 00:04
Walter e cbridi,

Concordo totalmente, a diferença de preço é muito pequena levando em consideração a kilometragem maior e a segurança, tanto no seco como em pista molhada.

[]'s

felippetti
07/10/2005, 00:41
Já que o assunto é pneu, tb vou perguntar...

Tenho 5 BF MT 31"x10,5 guardados. Estavam no meu Vitara e rodaram uns 2000Km apenas. Tenho a opção de trocá-los por 5 Goodyear MT/R 32" zerados pagando uma pequena diferença. O que fica melhor na Ranger, sendo que vou usá-la pra tudo?

Antecipadamente agradeço as opiniões...

Rafael

emerson_dickel
07/10/2005, 09:05
Buenas amigos, mas caso eu colocar os BFAT31x10,5x15, conforme sugerido, eu perco um pouco em torque certo ???
Pois o diametro do pneu eh um pouco maior, e a estabilidade ???

Quanto que o BFAT31x10,5x15 é mais largo e mais alto que os 235 / 75 R 15 ??? Quanto dá essa diferença em Milimetros ?

Estou pensando nos pirelli pois pelo que pesquisei custam uns $ 80,00 cada, mas como o BF custa soh um pouco mais, talvez valha a pena, quanto ele é mais duravel ??? Ele tem menos ou mais estabilidade do que o 235 / 75 R 15 S/T da Pirelli.

Um grande abraço a todos

emerson_dickel
07/10/2005, 09:31
http://www.bfgoodrichtires.com/bfgapp/catalog/tires/allterraintako.jsp seria esse modelo ???

Qual seria a durabilidade dele, andando normalmente em asfalto, sem ficar fazendo gracinha (borrachão, freadas bruscas etc), ando a uma velocidade média de 120 KM/H na estrada, e nunca levei susto com o S/T da Pirelli, só uma vez que ela deu uma saida de trazeira por que tinha óleo na pista numa curva, e não consegui desviar, mas deu pra corrigir :) Graças a Deus :)

Agradeço desde já

Pequeno jr
07/10/2005, 10:14
Buenas amigos, mas caso eu colocar os BFAT31x10,5x15, conforme sugerido, eu perco um pouco em torque certo ???
Pois o diametro do pneu eh um pouco maior, e a estabilidade ???



Emerson, so andei com os pneus originais 225 por uma semana qdo comprei a Ranger. Estou utilizando os Wrangler Ats 31x10,5 R15s e posso te dizer que em questão de torque nem senti a diferença. Agora qto a questão de estalibidade "melhorou" significativamente.





Se for um BFGoodrich vale a pena pagar mais sim! O ultimo BF31x10,5x15 que usei na minha Ranger, troiquei com 65000Km. Acho difícil um ST durar mais que isso e se for Pirelli então vai durar a metade.



Walter ja estou perto dos 80.000 rodados com os meus pneus e olha q tem borracha de sobra neles. Acho que ainda rodo + uns 30.000 ou mais com eles.

Tenho uma mania desde que comprei o carro ... a cada troca de oleo eu faço rodizio. Vcs podem ate achar q é besteira minha, mas qdo comprei os Pneus aq em Brasília o vendedor disse que fazendo rodizios a cada 10.000km os pneus duram e muito. Meus amigos, pagar R$ 1880,00 em 4 Pneus para quem ja tinha gastado 36latinhas na compra do carro foi complicado, por isso, sempre estou de olho nos pneus.
Agora na minha proxima troca to pensando sim em colocar uns BF 31''.

cbridi
07/10/2005, 10:51
http://www.bfgoodrichtires.com/bfgapp/catalog/tires/allterraintako.jsp seria esse modelo ???

Sim, é esse mesmo que coloquei semana passada.


Qual seria a durabilidade dele, andando normalmente em asfalto...

Não posso afirmar pois é a primeira vez que uso essa marca/modelo de pneu mas, segundo relatos de conhecidos meus, se você fizer rodízio a, no máximo, cada 10mil Km e tocar na boa, passa fácil dos 80mil Km. Estou esperando para ver, até agora rodei 550Km. :D

O diâmetro é um pouco maior mas, como diz o Pequeno jr, mal se percebe a perda de torque na arrancada... e o velocímetro vai ficar mais preciso...
[]'s

emerson_dickel
07/10/2005, 11:14
http://www.bfgoodrichtires.com/bfgapp/catalog/tires/allterraintako.jsp seria esse modelo ???

Sim, é esse mesmo que coloquei semana passada.


Qual seria a durabilidade dele, andando normalmente em asfalto...

Não posso afirmar pois é a primeira vez que uso essa marca/modelo de pneu mas, segundo relatos de conhecidos meus, se você fizer rodízio a, no máximo, cada 10mil Km e tocar na boa, passa fácil dos 80mil Km. Estou esperando para ver, até agora rodei 550Km. :D

O diâmetro é um pouco maior mas, como diz o Pequeno jr, mal se percebe a perda de torque na arrancada... e o velocímetro vai ficar mais preciso...
[]'s

emerson_dickel
07/10/2005, 11:16
Estranho :( Não apareceu no post anterior o que eu escrevi :( Cbridi, vc tem fotos da viatura com os pneus novos ???

Quanto aumenta a altura ???

Achei que a viatura ia perder estabilidade, e não ganhar :)

emerson_dickel
07/10/2005, 12:12
Pessoal soh me corrijam se eu estiver errado, a medida de um pneu se dá por

255 / 75 R 15 = 255 ( Largura do Pneu em milimetros) / 75 (perfil do pneu em % da largura) R 15 (Aro da roda)

e o 31 tem 310 milimetros ???? o que quer dizer o 10,5 ????

cbridi
07/10/2005, 12:40
Ainda não tenho fotos mas providenciarei...



255 / 75 R 15 = 255 ( Largura do Pneu em milimetros) / 75 (perfil do pneu em % da largura) R 15 (Aro da roda)

Certo!
E R15 são 15 polegadas do diâmetro interno do pneu




e o 31 tem 310 milimetros ???? o que quer dizer o 10,5 ????

É outro sistema de medidas, aqui tudo é em polegadas...
31x10,5 R15
- 31 polegadas de altura máxima
- 10,5 polegadas de largura máxima da banda de rodagem
- R15 (igual nos dois sistemas) é o diâmetro interno do pneu em polegadas

[]'s

emerson_dickel
07/10/2005, 13:31
235 / 75 R 15
Largura 23,5 CM
Altura 73,35 CM

255 / 75 R 15
Largura 25,5 CM
Altura 76,35 CM

31 / 10.5 R 15
Largura 26,67 CM
Altura 78,74 CM


Então vamos ver se eu fiz o calculo certo :)

Pego a largura em cm, e faço a porcentagem do perfil depois multiplico por 2, + o tamanho da roda (15) multiplicado por 2,54 CM

e no caso do 31 soh multiplico por 2,54 para saber a largura e a altura não preciso somar a roda, ou seja o 31x10,5x15 tem 266,7 Milimetros de largura e 787,4 Milimetros de altura.

então 266,7 - 235 = ou seja o 31 vai ser 31,7 Milimetros mais largo que o meu atual 235 / 75 15, e quanto a altura o 31 tem 53,9 Milimetros a mais que o 235.

Estão certos os meu calculos ???

Fernando.cesar
07/10/2005, 14:06
Cálculos corretos.
Eu também troquei os originais 235/75 R15 da minha pickup pelos BF AT 31 e estou muito satisfeito. O carro fica com outra cara já que o diâmetro dos pneus originais é muito pequeno, não percebi perda de torque no dia a dia e não são barulhentos.
Resumindo, bota BF AT 31 na Ranger e seja feliz.... :D

cbridi
07/10/2005, 14:14
Teus cálculos estão corretos...
Alguém já postou aqui no fórum, acho que foi o Walter, uma calculadora muito útil para esses casos.
Procurei mas não encontrei, só achei essa na internet http://www.miata.net/garage/tirecalc.html

Ops... agora encontrei, aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12759) está o tópico com o post do Walter.

[]'s

Fernando.cesar
07/10/2005, 16:07
O problema dessas calculadoras é não permitir comparar pneus com padronizações diferentes (Ex: 235/75 R15 com 31x10.5 R15).
Tirando isso são boas ferramentas..

emerson_dickel
07/10/2005, 16:36
Será que tem BF no Paraguay ???

Caso não tiver, qual seria a outra alternativa que me indicam ???

E com o pneu 31 x 10,5 não raspa quando vai manobrar girando toda a direção ????

Luizinho
07/10/2005, 17:12
Raspa um pouquinho na barra estabilizadora no lado esquerdo.Porem sem consequencias (a não ser o fato do pneu ficar brilhando por dentro), usamos nossa Ranger com Pneu 31x10,5x15 a mais de 90.000KM. Estamos no segundo jogo de Michelin LTX AT, o primeiro rodou +-80.000KM e agora roda na nossa A-20 que anda bem pouquinho. So temos elogios aos pneus, nunca sequer furaram, portanto e a opção que posso recomendar. Se não fosse os Michelin com certeza usaria os BF AT, nunca usaria pneu ST em uma pick-up 4x4, mesmo que usasse 99% do tempo no asfalto.

Abraço e boas compras.

Fernando.cesar
07/10/2005, 17:42
Raspa um pouquinho na barra estabilizadora no lado esquerdo.Porem sem consequencias (a não ser o fato do pneu ficar brilhando por dentro), usamos nossa Ranger com Pneu 31x10,5x15 a mais de 90.000KM. Estamos no segundo jogo de Michelin LTX AT, o primeiro rodou +-80.000KM e agora roda na nossa A-20 que anda bem pouquinho. So temos elogios aos pneus, nunca sequer furaram, portanto e a opção que posso recomendar. Se não fosse os Michelin com certeza usaria os BF AT, nunca usaria pneu ST em uma pick-up 4x4, mesmo que usasse 99% do tempo no asfalto.

Abraço e boas compras.

Eu achava que na Ranger não raspava nada com 31". Na minha Hilux 2003 dá para esterçar até o talo que não raspa. A caixa de roda das duas é bem grande, o problema é dos componentes da suspensão, no caso a barra que fica mais próxima na Ranger.....

Walter L. L. Casitta
07/10/2005, 19:19
Raspa um pouquinho na barra estabilizadora no lado esquerdo.Porem sem consequencias.


Luizinho,
Quando usava os 31 e rodas 7” não raspavam em nada. Com o 33 acontece exatamente o que você relata. As suas rodas são de 6,5”?

cbridi
07/10/2005, 20:21
Relatando

Os Dunlop 31x10,5 usei em tala 6,5'' original de aço da XL e nunca raspou em nada.
Montei os BF 31x10.5 nas rodas de liga da XLT tala 7'' e também não está raspando em nada.... pode esterçar até o talo que não raspa em lugar nenhum...

[]'s

Luizinho
08/10/2005, 08:53
Walter,
Desde os 10.000km montamos um jogo de Michelin LTX AT 31x10,5x15 em rodas originais da XLT, a partir dai quando se esterça o maximo para a direita, o pneu esquerdo "tira a tinta" da barra estabilizadora. Antes que me perguntem, o carro tem diametro de giro igual para os dois lados, nunca bateu, alinhamento sempre perfeito, rodizio a cada 10.000KM e todos os cuidados que eu consigo lembrar.
Mas repito, isso nunca trouxe nenhuma consequencia.
Certa vez em um passeio na praia a pick-up deu um "ligeiro salto" e na hora da aterrizar olado direito tocou primeiro o solo fazendo com que o pneu marcasse a parte de cima da proteção plastica da caixa de roda. Fora isso nunca mais pegou em nada.
A proposito nunca usamos o BF AT por achar que aquele desenho não e favoravel ao escoamento de agua em alta velocidade, logo pergunto: Como e o desempenho em chuva forte?

Abraço.

Pequeno jr
08/10/2005, 21:57
Raspa um pouquinho na barra estabilizadora no lado esquerdo.Porem sem consequencias (a não ser o fato do pneu ficar brilhando por dentro), usamos nossa Ranger com Pneu 31x10,5x15 a mais de 90.000KM. Estamos no segundo jogo de Michelin LTX AT, o primeiro rodou +-80.000KM e agora roda na nossa A-20 que anda bem pouquinho. So temos elogios aos pneus, nunca sequer furaram, portanto e a opção que posso recomendar. Se não fosse os Michelin com certeza usaria os BF AT, nunca usaria pneu ST em uma pick-up 4x4, mesmo que usasse 99% do tempo no asfalto.

Abraço e boas compras.

Qdo comprei a Ranger, quase comprei esses pneus da Michelin. O vendedor me garantiu vida útil de 110.000km nesses pneus. Mas a diferença em dinheiro para os que eu comprei era de R$ 220,00 por cada pneu.

Pequeno jr
08/10/2005, 22:04
Walter,
Desde os 10.000km montamos um jogo de Michelin LTX AT 31x10,5x15 em rodas originais da XLT, a partir dai quando se esterça o maximo para a direita, o pneu esquerdo "tira a tinta" da barra estabilizadora. Antes que me perguntem, o carro tem diametro de giro igual para os dois lados, nunca bateu, alinhamento sempre perfeito, rodizio a cada 10.000KM e todos os cuidados que eu consigo lembrar.
Mas repito, isso nunca trouxe nenhuma consequencia.
Certa vez em um passeio na praia a pick-up deu um "ligeiro salto" e na hora da aterrizar olado direito tocou primeiro o solo fazendo com que o pneu marcasse a parte de cima da proteção plastica da caixa de roda. Fora isso nunca mais pegou em nada.
A proposito nunca usamos o BF AT por achar que aquele desenho não e favoravel ao escoamento de agua em alta velocidade, logo pergunto: Como e o desempenho em chuva forte?

Abraço.


Luisinho .. usamos a mesma roda XLT mas pneus diferentes(Wrangler) e o meu não raspa.

emerson_dickel
11/10/2005, 13:48
E usar pneus 31 x 10,5 R15 E não prejudica o setor de direção, a bomba de DH que já é fragil por natureza ???

Luizinho
11/10/2005, 14:27
Emerson,
Coloca os 31x10,5x15 e seja feliz com a Pick-up bem mais bonita.
Voce ja tem o meu exemplo e de outros colegas do forum e o sistema de direção da Ranger não e tão fragil quanto se pensa.

Abraço.

cbridi
12/10/2005, 00:31
Cbridi, vc tem fotos da viatura com os pneus novos ???

Aí estão... tenho essas, que tirei neste final de semana...
E comprovei, os BFs também são bons de chuva no asfalto e na terra... Em estrada de terra enlameada não tem comparação com os Dunlop anteriores, chega a ser covardia...

Qdo fui ao Paraguai em 2003 não encontrei os BFs, se vc encontrar favor postar aqui o nome da loja, endereço e valor pago...

[]'s

emerson_dickel
13/10/2005, 01:14
Eh moçada, infelizmente não achei o BF, acabei de chegar de viagem e coloquei o pirelli scorpion 255 / 75 R 15, coloquei na Ferrari Pneus, até tinha um pouco mais barato na melpar, mas achei o atendimentos dos caras muito ruim, coisa normal no paraguay:( Agora na Ferrari eles tinha alguns modelos de BF, mas não o 31 AT, e segundo ele eles tinham alguns jogos de BF 31 AT a uns 15 dias, mas venderam, segundo ele algo de 98 dolares.

Paguei 88 Dolares cada montado e balanceado então 88 * 2,40 = R$ 211,20 cada pneu, ficou legal, e na Miguel Pneus ele disse que arumava e em algumas horas tava lá, mas segundo ele 160 dolares :(
160 * 2,4 = R$ 384,00 cada pneu.

Assim que possivel posto fotos, pois comprei uma maquina digital também e me obriguei brincar com a maquina um pouco :)

Um grande abraço a todos, muito obrigado pela ajuda, quem sabe futuramente não possa vir um BF 33 :) com mais algumas alterações.

cbridi
13/10/2005, 09:44
Aí que está a diferença é muito imposto no nosso país! Para efeito comparativo, paguei, aqui em Porto Alegre, R$505,00 no BF31''. Isso que agendei pelo site, o preço sem agendamento é de R$580,00, mesmo valor que estavam os Scorpion 31''. Nessa medida, os mais baratos por aqui são os Toyo por R$460,00.

[]'s

emerson_dickel
14/10/2005, 08:04
Olha umas fotinhos

[img=http://img446.imageshack.us/img446/5847/s30200563qm.th.jpg] (http://img446.imageshack.us/my.php?image=s30200563qm.jpg)

[img=http://img446.imageshack.us/img446/2130/s30200634pl.th.jpg] (http://img446.imageshack.us/my.php?image=s30200634pl.jpg)

[img=http://img446.imageshack.us/img446/917/s30200583bz.th.jpg] (http://img446.imageshack.us/my.php?image=s30200583bz.jpg)

Até que a bixinha tah aguentando o tranco :) 170 Mil KM e inteira :)

[img=http://img446.imageshack.us/img446/7038/s30200482vz.th.jpg] (http://img446.imageshack.us/my.php?image=s30200482vz.jpg)

Um grande abraço

J. G. Junior
14/10/2005, 11:22
Olá pessoal,

Gostei do tópico. :palmas:
Bem...com relação aos "Scorpions / AT", acho que a durabilidade realmente fica por volta de uns 35.000Km. Mas eu não ando economizando pneus, mas tb não ando cantando pneus, até pq não dá, ou mesmo arrastando em freadas fortes. Considero uso normal. Ando 99% do tempo com duas ou tres pessoas a bordo, sempre calibrado (28 libras) e rodízio com uns 18000km e quando viajo ando a uns 120km/h.
"A Poderosa" usava antes os Scorpions 215/80X16 ST, e agora estou com o 255/75X15 ST e 20.000km. Acho que vai chegar a uns 35.000km rodados, observando a marca de segurança na banda de rodagem.
Agora na próxima troca vou de BF ou Wangler. Agora colocarei um AT, antes tinha receio do ruido em viagens...se chegar a uns 60.000km estarei satisfeito.
Puxa vida...que diferença de preço o pneu no Paraguai. Paguei 500 latinhas aqui em Natal na ultima troca. :evil:

Abraços,

cbridi
14/10/2005, 12:06
Onde comprei os BFs All-Terrain recomendaram o rodízio a cada 7mil Km... no máximo a cada 10mil. Garantem que assim chegarei fácil nos 60mil Km. Com os Dunlop cheguei nos 58mil com apenas 2 rodízios (aos 20 e aos 40 mil), se o BF for tudo o que dizem quero chegar aos 80mil, daqui a dois anos e meio saberemos... :D

[]'s

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 15:55
Meus BF33 com 37000Km rodados:

http://img85.imageshack.us/img85/5879/imag0247yv.jpg

http://img85.imageshack.us/img85/2535/imag0233xf.jpg

Pequeno jr
14/10/2005, 16:14
Pergunta ....

Qto vcs estão usando de pressão nos Pneus ??? ... eu estou nesse exato momento com 35Lbs .. mas irei semana q vem recalibrar com nitrogênio.

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 18:05
27 na frente e 24 atras

Luizinho
14/10/2005, 18:47
Não e pouco não, Walter?
Não dobra muito?

Abraços.

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 19:13
Não dobra não e a Ranger fica bem confortável. Mais pressão que isso, uso quando carrego a Ranger, ou só a parte central da banda de rodagem fica em contato com o solo. Penso que a solução seria uma roda mais larga que essa que uso (15x7”).

Marcus Chevitarese
22/11/2005, 12:06
Walter e demais colegas do fórum,

tô pensando em colocar um Goodyear Wrangler AT/S (50% terra, 50% asfalto) 235/75 R15. Acho que ele tem um bom custo/benefício para mim, que não pego trilhas pesadas. Consegui uma cotação por 396,00 à vista. O que acham?

[]'s.

Walter L. L. Casitta
22/11/2005, 14:07
Marcus,

Esse Goodyear ta com o preço bom, mas o BFGoodrich é muito melhor, pode custar mais, mas também dura duas vezes mais...
Eu também não faço trilhas nem leves muito mesmo pesadas. Faz uma forcinha e coloca o BF31 que você não vai se arrepender...

Liga lá Tropical Pneus que fica ao lado do Mineirão 3443-3724 eles trabalham com Michelin, BFGoodrich e vendem mais barato porque se não ninguém vai até lá.

Edintruder
22/11/2005, 19:20
Walter,
A policia nunca encrencou com os BF33" como alteração de características tal como o BL?
Os pneus da minha ainda são os originais Scorpion ST 235 e estão com 66500km, mas não duram mais 10000km não, antes disso serão trocados. Acredito que fiquem no máximo 70000 km e as carcaças em excelente estado prontas para recapagem.

Walter L. L. Casitta
22/11/2005, 19:52
Até agora não e nem com o Samurai que tive e que tinha os pneus pra fora dos para-lamas. Parece que as autoridades são flexíveis com veículos 4x4 modificados e sempre com os documentos em dia, eles não incomodaram ainda...

Marcus Chevitarese
23/11/2005, 08:48
Walter, obrigado pela dica. Liguei para a Tropical e cotei os pneus. Apesar de eles não serem baratos, a condição de pagamento é boa.

Inté!

cbridi
23/11/2005, 09:10
Marcus, uma dica: aqui em Porto Alegre ficou mais barato (quase R$50,00 cada pneu) agendando a compra pelo site da BF (http://www.bfgoodrich.com.br/) no meio da página tem um banner "Compre com descontos"...

[]'s

Marcus Chevitarese
26/12/2005, 11:11
Fala, colegas, espero que tenham tido um bom Natal.

Comprei os pneus BF. Mas coloquei uma medida conservadora (235 x 75 x 15), pois, às vezes, ando com ela carregada para o sítio e fiquei com medo dos pneus de 31" rasparem.

Bem, aproveitando a mensagem, gostaria que me esclarecessem uma coisa. Como foram trocados os pneus, foi feito alinhamento e balanceamento. Mas a caminhonete continua 'balançando' de traseira, quando está vazia e passa por algum obstáculo que não seja buraco (lombada, costela etc.). Ele faz um movimento em "S", ou seja, ela sai um pouco e volta. Isso é crônico da Ranger em geral? Ou é algum problema conhecido que tem solução?

Valeu!

Walter L. L. Casitta
26/12/2005, 11:33
Marcus,
Isso acontece com todas as picapes medias, que no Brasil são obrigadas agüentar até 1T de carga máxima. Na verdade só as a diesel são obrigadas, nas os fabricantes optaram por fazer as a gasolina com a mesma suspensão das diesel.
Você pode minimizar o problema reduzindo um pouco a pressão dos pneus traseiros.
Pena você ter optado pelos 235. Os 31 não pega nem com carga máxima, permitiria você andar com menos pressão que os 235 na traseira, o que e poderia reduzir o problema da instabilidade mais ainda.