PDA

Ver Versão Completa : Alinhamento Cambio/cardan/diferencial Toyota band

Pedrazzi
19/05/2013, 15:35
Ola possuo uma Band 67, jipe curto lona, e estou com um probleminha... ele possui mecânica do caminhão MB 608 com motor e cambio 5 marchas. Ele não é traçado (4x4), porem, esta com o diferencial da c-14 track-lock, relação 3,90 (o que também acho muito reduzido para o meu caso, creio q a relação original seria mais agradável pra mim 3,72) com bola central. Em visto a adaptação do diferencial, foi necessário encurtar a largura do mesmo e para isso, cortaram-se as pontas de eixo. Para o que preciso, um 4x2 com tração positiva me serve muito, porem em visto a adaptação as pontas de eixo se quebram com facilidade e eu perdi a confiança na adaptação. Entretanto, tenho um diferencial, de uma band picape, com eixo flutuante.... a partir dai tenho alguns empecilhos, a bola do diferencial ´deslocada para a direita (visto de tras) e o mesmo não tem blocante. A questão do blocante é que tenho cisma do modelo do diferencial não ser compativel coma linha de blocantes q há no mercado para os bands. E o outro ponto é o desalinhamento do diferencial com o cambio.:pular: alguém tem alguma experiência ou sugestão???

junior888
19/05/2013, 18:18
A caixa é das bands modernas ou do caminhao?

hercilio.neto
20/05/2013, 00:07
Pedrazzi,
Aparentemente seu jipe foi bem mexido.
O Bandeirante 67 originalmente vinha com o motor OM324, câmbio de 4 marchas com 1.ª e 2.ª secas e tração sem reduzida. Uma configuração que deixava a desejar.
A modernização do Bandeirante deve ser feita com componentes dos Bandeirantes mais modernos.
O que se nota, é que no seu jipe, houve uma tentativa de modernização com componentes de outros carros e isso não é bom.
Então analise a situação:
A motorização foi atualizada corretamente com a substituição do OM324 por um OM314.
O eixo, se utilizar o flutuante das Pickups terá sido uma ótima opção. Eixos flutuantes são desejados por 100% dos toyoteiros.
O seu problema é o câmbio e a T-Case. Voce precisa usar um câmbio de Bandeirante. Como o eixo traseiro já é do moderno, com diferencial deslocado, voce poderá utilizar o cambio de 4 ou de 5 marchas e a caixa de transferencia com reduzida.
Podes crer, essa é solução mais aconselhavel, mesmo que for usar somente a tração traseira.
Tem um ditado entre os toyoteiros que diz: "Band não tem adaptação, tem atualização".

Pedrazzi
20/05/2013, 01:45
A caixa é das bands modernas ou do caminhao? O cambio é do caminhãozinho tbm

Pedrazzi
20/05/2013, 01:45
**** cambio ZF com emblema Mercedes

Pedrazzi
20/05/2013, 01:50
Pedrazzi,
Aparentemente seu jipe foi bem mexido.
O Bandeirante 67 originalmente vinha com o motor OM324, câmbio de 4 marchas com 1.ª e 2.ª secas e tração sem reduzida. Uma configuração que deixava a desejar.
A modernização do Bandeirante deve ser feita com componentes dos Bandeirantes mais modernos.
O que se nota, é que no seu jipe, houve uma tentativa de modernização com componentes de outros carros e isso não é bom.
Então analise a situação:
A motorização foi atualizada corretamente com a substituição do OM324 por um OM314.
O eixo, se utilizar o flutuante das Pickups terá sido uma ótima opção. Eixos flutuantes são desejados por 100% dos toyoteiros.
O seu problema é o câmbio e a T-Case. Voce precisa usar um câmbio de Bandeirante. Como o eixo traseiro já é do moderno, com diferencial deslocado, voce poderá utilizar o cambio de 4 ou de 5 marchas e a caixa de transferencia com reduzida.
Podes crer, essa é solução mais aconselhavel, mesmo que for usar somente a tração traseira.
Tem um ditado entre os toyoteiros que diz: "Band não tem adaptação, tem atualização".

Com certeza hercilio.neto, ele foi bastante adaptado, _ VC NAO FAZ IDEIA DA HISTORIA DELE, com direito a vida bandida e tudo mais HAHAH_ e faz 22 anos que esta na família nesta configuração 4x2, eu particularmente não tenho do que reclamar, minha duvida maior seria quanto ao alinhamento da saída do cambio (central) com a bola do diferencial que é deslocada (direita). Sera que há problemas quanto à isto? e para identificar a marca, modelo, do diferencial (como saber se é o 30 estrias?)... Abraços e Obg!

Pedrazzi
20/05/2013, 01:54
Mais outra duvida .. heheheh sera que tem alguma caixa de transferência que se adapte no Cambio Zf do caminhão 3/4 da mercedes? cambio muito robusto e tem opção pra tomada de força.

hercilio.neto
20/05/2013, 09:05
Mais outra duvida .. heheheh sera que tem alguma caixa de transferência que se adapte no Cambio Zf do caminhão 3/4 da mercedes? cambio muito robusto e tem opção pra tomada de força.
Não existe essa opção de T-Case. Mas se para voce não é necessário o 4x4 e esse cambio tem opção para tomada de força, podeerá permanecer sem uma caixa de transferência.
Como você prefere o cambio do MB 608, então a melhor opção é o eixo original do Bandeirante sem reduzida (que tem o diferencial centralizado), que equipou os Bandeirantes até 1981. Não é dificil de achar, aliás, se voce tem um com a bola deslocada, achará permutas aos montes.

(...) minha duvida maior seria quanto ao alinhamento da saída do cambio (central) com a bola do diferencial que é deslocada (direita). Sera que há problemas quanto à isto? e para identificar a marca, modelo, do diferencial (como saber se é o 30 estrias?)... Abraços e Obg!

O ideal é que o cardã não fique atravessado, principalmente nos jipes curtos. Se as cruzetas não dobrarem vai funcionar normal.
O risco é de numa torção do chassi, o cardã soltar. Então tem que testar a abertura máxima para que a luva do estriado seja suficiente para esse alongamento.
Não sei o comprimento desse cambio. No cambio original com reduzida eu acho que não dá, a distância é muito pequena.
Sobre a relação, acho que tem que abrir e contar.

Pedrazzi
21/05/2013, 19:48
Não existe essa opção de T-Case. Mas se para voce não é necessário o 4x4 e esse cambio tem opção para tomada de força, podeerá permanecer sem uma caixa de transferência.
Como você prefere o cambio do MB 608, então a melhor opção é o eixo original do Bandeirante sem reduzida (que tem o diferencial centralizado), que equipou os Bandeirantes até 1981. Não é dificil de achar, aliás, se voce tem um com a bola deslocada, achará permutas aos montes.

O ideal é que o cardã não fique atravessado, principalmente nos jipes curtos. Se as cruzetas não dobrarem vai funcionar normal.
O risco é de numa torção do chassi, o cardã soltar. Então tem que testar a abertura máxima para que a luva do estriado seja suficiente para esse alongamento.
Não sei o comprimento desse cambio. No cambio original com reduzida eu acho que não dá, a distância é muito pequena.
Sobre a relação, acho que tem que abrir e contar.

hercilio.neto, bem por ai, gosto daquele cambião! então estive pensando aqui e realmente acho que numa torção a coisa da zebra"! visando que o bandeirante torce bem mais que o jeep pelo porte e articulação. Para esclarecer, a ponta do cardan (luva) é do caminhão tbm, inclusive quando banguelo ele, ele vibra um pouco a ponta como se não tivesse graxa, dai vc engraxa e some o barulho, mas não demora mto o barulho volta, mas não vibra a ponto de sentir no carro, é mais barulho. Eu até pensei no diferencial mais antigo, o com bola centralizada, acontece que, pelo oq andei vendo, ele não é flutuante e é semi-flutuante, que pra mim não traz nenhuma vantagem se comparado com o outro modelo que o eixo trava na planetária.

Pedrazzi
21/05/2013, 20:05
, a ponta e a cruzeta superior é toda do 608.... então esse diferencial com bola centralizada, é semi flutuante não é?, caso for, eu acho ele perigoso, e outra, o diferencial desse modelo até 81 é o que, DANA? tem blocante pra ele? e quanto à peças?

Pedrazzi
21/05/2013, 20:15
Outra opção seria adaptar o diferencial da S-10, com 6 furos- acho q é spicer- ou achar os de uma hilux, porem o que me preocupa é primeiro a relação, que quero uma menor ou igual a 3,7...e segundo a disponibilidade de usar um auto-blocante para o dia dia...