Ver Versão Completa : Revisão no sistema de vácuo - Que solenóide é essa ?
denishark
18/05/2013, 13:39
Bom dia pessoal
Tirei o dia pra uma revisão na bichinha. Comprei as mangueiras de todo sistema de vácuo pra trocar.
A solenóide das rodas livres ja estava ruim e troquei, e ai fui testar uma outra solenóide que vai conectada a bomba de diesel, e aparentemente ela está ruim também, porém não sei qual a função dela, alguem sabe ? Segue a foto dela.
Ela fica do lado direito do capô, parafusada junto ao filtro de ar. A mangueira de saida dela vai conectada bomba de diesel, próximo aonde é conectado o cabo do acelerador.
411908
Valeu galera !
Fastjack
21/05/2013, 14:43
denishark, se puder me ajudar, onde fica a solenóide da roda livre?
Grato.
Marcus Pereira
21/05/2013, 17:36
Fastjack, a pergunta foi pro Denishark mas vou dar meu pitaco: essa solenóide do vácuo da roda livre fica fixada no painel da viatura, atrás da bateria. Remova a bateria e terá acesso fácil a ela.
denishark
22/05/2013, 22:57
denishark, se puder me ajudar, onde fica a solenóide da roda livre?
Grato.
Como o Marcus ja disse... é atrás da bateria sim...
Antes que gaste com a solenoide e outras coisas, teste a vedação das RL... na saida da solenóide tem um "T" que manda o vacuo para as duas rodas, tire o T e conecte uma mangueira qualquer em cada um dos lados para testar cada lado separadamente, "chupe" para ver se gera vacuo... se o vacuo não se manter ou vc sentir que tem ar entrando em algum lugar, pode ser uma mangueira, ou o retentor ou a vedação da RL, cheque isso td antes de se preocupar com a solenoide ok ?
Se tiver vazamento em algum lugar, não adianta mexer com a solenoide. A dica que realmente FUNCIONA, é colocar a RL manual da AVM ou alterar a sua, eu fiz isso na minha pois do lado do passageiro tinha vazamento, postei aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/35953-como-colocar-pra-funcionar-roda-livre-sportage-27.html#post1930695
Falow
Fastjack
23/05/2013, 11:08
Como o Marcus ja disse... é atrás da bateria sim...
Antes que gaste com a solenoide e outras coisas, teste a vedação das RL... na saida da solenóide tem um "T" que manda o vacuo para as duas rodas, tire o T e conecte uma mangueira qualquer em cada um dos lados para testar cada lado separadamente, "chupe" para ver se gera vacuo... se o vacuo não se manter ou vc sentir que tem ar entrando em algum lugar, pode ser uma mangueira, ou o retentor ou a vedação da RL, cheque isso td antes de se preocupar com a solenoide ok ?
Se tiver vazamento em algum lugar, não adianta mexer com a solenoide. A dica que realmente FUNCIONA, é colocar a RL manual da AVM ou alterar a sua, eu fiz isso na minha pois do lado do passageiro tinha vazamento, postei aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/35953-como-colocar-pra-funcionar-roda-livre-sportage-27.html#post1930695
Falow
Vlw, fiz o que tu disse, a solenóide está OK. Então são as rodas livres ou mangueira que vai para elas. Vou tentar fazer o que tu postou ali, se eu não conseguir vou economizar e comprar roda livre manual.
Uma "grande descoberta" qualquer solenóide de tres vias sempre fechada serve pra substituir a original e custam apartir de R$ 29,00.
Eu desisti de deixar o sistema a vacuo em ordem. (O sistema mecanico da 1997 gasolina era mais confiável), agora na TDI 2001
Tive que partir para roda livre,
O sistema a vacuo sempre é uma surpresa, funciona quando "quer", trocamos a solenoide, (qualquer 1 serve, é so adaptar), no caso tiramos a da aceleração quando liga o ar condicionamos e ligamos trocamos pela do 4x4,
funcionou um tempo, depois o problema é que entupiu as mangueiras, nao as de borracha, as de aluminio, retiramos e limpanos tudo com um compressor de alta pressão. funcionou novamente por 1 tempo, desta vez os problemas foram nos retentores na roda.
Ai desistimos de vez...
Uma "grande descoberta" qualquer solenóide de tres vias sempre fechada serve pra substituir a original e custam apartir de R$ 29,00.
Sr. motinho , qual especificação e aplicação deste solenoide de 29 reais aproximado ? é de vacuo mesmo? Preciso de um com uma entrada e uma saída para adaptar na minha sw4 97, pois me pediram 1.300,00 na toyosul em Porto Alegre, confeço que estou meio assustado com o preço q me foi fornecido e procurarei produto de marca similar, mas por enquanto não sei nem como pedir cotação por nome, deste tipo de solenóides , preciso de outras aplicações em outros veículos... Se alguem poder me judar por gentileza .... Abraço.
Sr. motinho , qual especificação e aplicação deste solenoide de 29 reais aproximado ? é de vacuo mesmo? Preciso de um com uma entrada e uma saída para adaptar na minha sw4 97, pois me pediram 1.300,00 na toyosul em Porto Alegre, confeço que estou meio assustado com o preço q me foi fornecido e procurarei produto de marca similar, mas por enquanto não sei nem como pedir cotação por nome, deste tipo de solenóides , preciso de outras aplicações em outros veículos... Se alguem poder me judar por gentileza .... Abraço.
Desculpa a demora, é que não tinha como saber da tua dúvida se não visitasse novamente este tópico, acho que as MP deveriam ser liberadas.
Mas a valvula solenóide que comprei é uma universal de três vias na Elétrica Sul em Pelotas, seu funcionamento é sempre fechado e a terceira via é pra descomprimir, parece que estão sendo usadas nos carros flex como o Palio, tanto as sempre abertas como as de duas vias não servem pois não desligaria mais a tração ficando sempre com vácuo .
De fato, o solenoide que me deu dor de cabeça é de tres vias... mas, desmontei e montei de novo e o danado seguiu funcionando. Vou providenciar uns 3 para carregar dentro da sw4. :curtir: Obrigado pela informação... Absurdo a diferença de preço da mesma peça ...
Renato Queiroz Alvarenga
13/07/2013, 19:03
Hoje tirei as valvulas solenoides e constatei que apenas uma estava queimada (ligue ela na bateria e escute ela armando), coloquei uma para carros da wv de 3 vias (já tinha comprado 2 no mercado livre com os conectores), as luzes do painel pararam de piscar e esta traçando normalmente. Pode trocar que da certo.
lourival rangel berico
28/07/2013, 16:58
Amigos tenho tenho uma sportage 2000 roda livre a vácuo, posso trocar por automáticas?
obrigado
Atte lourival Rangel Berico
Celso Babilon
29/07/2013, 10:42
Amigos tenho tenho uma sportage 2000 roda livre a vácuo, posso trocar por automáticas?
obrigado
Bom dia Lourival.
É so voce entrar no site da AVM, que tem lá uma tabela onde voce encontra todas as rodas livres indicadas para as SPORTS.
Celso
obrigado
Boa Tarde,
As a vacuo são consideradas automaticas, mas a vacuo, e não mecanicas que vai até o ano de 99.
Se você comprar da AVM automática, e o sistema de vacuo, retentores tiver com problema, não vai te adiantar de nada.
O que você pode fazer é comprar manual que você tem que descer do carro e virar borboleta