Ver Versão Completa : Revisão no sistema de vácuo - Que solenóide é essa ?
denishark
18/05/2013, 13:39
Bom dia pessoal
Tirei o dia pra uma revisão na bichinha. Comprei as mangueiras de todo sistema de vácuo pra trocar.
A solenóide das rodas livres ja estava ruim e troquei, e ai fui testar uma outra solenóide que vai conectada a bomba de diesel, e aparentemente ela está ruim também, porém não sei qual a função dela, alguem sabe ? Segue a foto dela.
Ela fica do lado direito do capô, parafusada junto ao filtro de ar. A mangueira de saida dela vai conectada bomba de diesel, próximo aonde é conectado o cabo do acelerador.
411908
Valeu galera !
Fastjack
21/05/2013, 14:43
denishark, se puder me ajudar, onde fica a solenóide da roda livre?
Grato.
Marcus Pereira
21/05/2013, 17:36
Fastjack, a pergunta foi pro Denishark mas vou dar meu pitaco: essa solenóide do vácuo da roda livre fica fixada no painel da viatura, atrás da bateria. Remova a bateria e terá acesso fácil a ela.
denishark
22/05/2013, 22:57
denishark, se puder me ajudar, onde fica a solenóide da roda livre?
Grato.
Como o Marcus ja disse... é atrás da bateria sim...
Antes que gaste com a solenoide e outras coisas, teste a vedação das RL... na saida da solenóide tem um "T" que manda o vacuo para as duas rodas, tire o T e conecte uma mangueira qualquer em cada um dos lados para testar cada lado separadamente, "chupe" para ver se gera vacuo... se o vacuo não se manter ou vc sentir que tem ar entrando em algum lugar, pode ser uma mangueira, ou o retentor ou a vedação da RL, cheque isso td antes de se preocupar com a solenoide ok ?
Se tiver vazamento em algum lugar, não adianta mexer com a solenoide. A dica que realmente FUNCIONA, é colocar a RL manual da AVM ou alterar a sua, eu fiz isso na minha pois do lado do passageiro tinha vazamento, postei aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/35953-como-colocar-pra-funcionar-roda-livre-sportage-27.html#post1930695
Falow
Fastjack
23/05/2013, 11:08
Como o Marcus ja disse... é atrás da bateria sim...
Antes que gaste com a solenoide e outras coisas, teste a vedação das RL... na saida da solenóide tem um "T" que manda o vacuo para as duas rodas, tire o T e conecte uma mangueira qualquer em cada um dos lados para testar cada lado separadamente, "chupe" para ver se gera vacuo... se o vacuo não se manter ou vc sentir que tem ar entrando em algum lugar, pode ser uma mangueira, ou o retentor ou a vedação da RL, cheque isso td antes de se preocupar com a solenoide ok ?
Se tiver vazamento em algum lugar, não adianta mexer com a solenoide. A dica que realmente FUNCIONA, é colocar a RL manual da AVM ou alterar a sua, eu fiz isso na minha pois do lado do passageiro tinha vazamento, postei aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/35953-como-colocar-pra-funcionar-roda-livre-sportage-27.html#post1930695
Falow
Vlw, fiz o que tu disse, a solenóide está OK. Então são as rodas livres ou mangueira que vai para elas. Vou tentar fazer o que tu postou ali, se eu não conseguir vou economizar e comprar roda livre manual.
Uma "grande descoberta" qualquer solenóide de tres vias sempre fechada serve pra substituir a original e custam apartir de R$ 29,00.
Eu desisti de deixar o sistema a vacuo em ordem. (O sistema mecanico da 1997 gasolina era mais confiável), agora na TDI 2001
Tive que partir para roda livre,
O sistema a vacuo sempre é uma surpresa, funciona quando "quer", trocamos a solenoide, (qualquer 1 serve, é so adaptar), no caso tiramos a da aceleração quando liga o ar condicionamos e ligamos trocamos pela do 4x4,
funcionou um tempo, depois o problema é que entupiu as mangueiras, nao as de borracha, as de aluminio, retiramos e limpanos tudo com um compressor de alta pressão. funcionou novamente por 1 tempo, desta vez os problemas foram nos retentores na roda.
Ai desistimos de vez...
Uma "grande descoberta" qualquer solenóide de tres vias sempre fechada serve pra substituir a original e custam apartir de R$ 29,00.
Sr. motinho , qual especificação e aplicação deste solenoide de 29 reais aproximado ? é de vacuo mesmo? Preciso de um com uma entrada e uma saída para adaptar na minha sw4 97, pois me pediram 1.300,00 na toyosul em Porto Alegre, confeço que estou meio assustado com o preço q me foi fornecido e procurarei produto de marca similar, mas por enquanto não sei nem como pedir cotação por nome, deste tipo de solenóides , preciso de outras aplicações em outros veículos... Se alguem poder me judar por gentileza .... Abraço.
Sr. motinho , qual especificação e aplicação deste solenoide de 29 reais aproximado ? é de vacuo mesmo? Preciso de um com uma entrada e uma saída para adaptar na minha sw4 97, pois me pediram 1.300,00 na toyosul em Porto Alegre, confeço que estou meio assustado com o preço q me foi fornecido e procurarei produto de marca similar, mas por enquanto não sei nem como pedir cotação por nome, deste tipo de solenóides , preciso de outras aplicações em outros veículos... Se alguem poder me judar por gentileza .... Abraço.
Desculpa a demora, é que não tinha como saber da tua dúvida se não visitasse novamente este tópico, acho que as MP deveriam ser liberadas.
Mas a valvula solenóide que comprei é uma universal de três vias na Elétrica Sul em Pelotas, seu funcionamento é sempre fechado e a terceira via é pra descomprimir, parece que estão sendo usadas nos carros flex como o Palio, tanto as sempre abertas como as de duas vias não servem pois não desligaria mais a tração ficando sempre com vácuo .
De fato, o solenoide que me deu dor de cabeça é de tres vias... mas, desmontei e montei de novo e o danado seguiu funcionando. Vou providenciar uns 3 para carregar dentro da sw4. :curtir: Obrigado pela informação... Absurdo a diferença de preço da mesma peça ...
Renato Queiroz Alvarenga
13/07/2013, 19:03
Uma "grande descoberta" qualquer solenóide de tres vias sempre fechada serve pra substituir a original e custam apartir de R$ 29,00.
Hoje tirei as valvulas solenoides e constatei que apenas uma estava queimada (ligue ela na bateria e escute ela armando), coloquei uma para carros da wv de 3 vias (já tinha comprado 2 no mercado livre com os conectores), as luzes do painel pararam de piscar e esta traçando normalmente. Pode trocar que da certo.
lourival rangel berico
28/07/2013, 16:58
Amigos tenho tenho uma sportage 2000 roda livre a vácuo, posso trocar por automáticas?
obrigado
Atte lourival Rangel Berico
Celso Babilon
29/07/2013, 10:42
Amigos tenho tenho uma sportage 2000 roda livre a vácuo, posso trocar por automáticas?
obrigado
Atte lourival Rangel Berico
Bom dia Lourival.
É so voce entrar no site da AVM, que tem lá uma tabela onde voce encontra todas as rodas livres indicadas para as SPORTS.
Celso
Amigos tenho tenho uma sportage 2000 roda livre a vácuo, posso trocar por automáticas?
obrigado
Atte lourival Rangel Berico
Boa Tarde,
As a vacuo são consideradas automaticas, mas a vacuo, e não mecanicas que vai até o ano de 99.
Se você comprar da AVM automática, e o sistema de vacuo, retentores tiver com problema, não vai te adiantar de nada.
O que você pode fazer é comprar manual que você tem que descer do carro e virar borboleta
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