Ver Versão Completa : Rubik Cube, Meu Jimny 4Sport.
Cocatriz
17/05/2013, 16:41
Bom como prometido, esse é o post onde vou postar tudo que eu fizer com o meu Jimny e impressões e etc.
um pouquinho sobre mim:
Não sou um jipeiro experiente, mas gosto muito de Jipes e veículos 4x4, especialmente nosso pequeno guerreiro. Meu primeiro carro foi um Samurai 93 vermelho, e depois disso passei por vários veículos de populares até alguns desejo de consumo de muitos numa temporada que trabalhei nos EUA, entre eles, Nissan Maxima (300hp/CVT), Toyota Cruiser, Toyota Highlander, Toyota RAV4 v6 ( um capeta ), Nissan Murano e passei os últimos 2 anos andando com o Renault Scénic 1999 que herdei.
Faço muito uso de freio motor, sou um motorista bem regrado e tranquilo ( minhas pastilhas de freio duram em média 1.5x mais que o normal ) planejo as frenagens assim como minhas rotas com antecedência.
Nunca me envolvi em acidente grave, o pior deles foi quando bati meu Samuca atras de um caminhão parado por conta de uma aranha pendurada no meu espelho retrovisor :parede:.
Então sabendo disso, vamos ao que interessa, o Jimny... que foi batizado de Rubik Cube ( nome original do Cubo Mágico ).
Check List na ccs:
1 - Fluido de Freio
2 - Fluído de arrefecimento
3 - Óleo do motor
4 - Aspecto geral da carroceria
5 - Acessórios e parte inferior ( Não tenha vergonha de ajoelhar e olhar seu carro por baixo ).
Check List pendente:
1 - Acionamento dos vidros elétricos ( como estão com filme recém colocado não convém mexer )
2 - Acionamento do 4x4 (importantíssimo)
3 - Calibragem dos Pneus.
4 - Ar condicionado ( usei, mas foi por pouquissimo tempo, então fica na lista ainda ).
Eu estava bem apressado na hora de receber o veículo, então não pude fazer uma inspeção minuciosa no carro todo, mas eu achei o seguinte, que vai ser feito segunda:
1 - protetor dianteiro não está instalado.
2 - Acabamento do parafuso do puxador do Motorista está faltando.
3 - Filme, o vidro do motorista tem um pelinho de uns 2mm debaixo do filme, estou pensando se vou pedir pra trocar e me arriscar ficar pior ou não.
4 - Dei sorte saí com 1/4 de combustível
Impressões gerais:
Sai da ccs com pneus os BF MUD 215/75/R15 ( praticamente brinde da ccs, depois que deu um rolo, que não convém divulgar ).
Eu dirigi muito pouco, cerca de 5 km só.
Ah outra coisa, ele veio com 63km rodados.
Nesses 5 km, senti o motor amarrado, mas claro, é novo.
Vou conferir a calibragem, mas parece correta ele não tá pulando excessivamente.
Achei o Espaço entre o Joelho e o Volante ( principalmente pra embreagem ) um pouco apertado, mas saindo de um renault scénic,
qualquer carro é apertado, já que o assento do Scénic fica quase a 90 Graus.
Achei o Volante mole demais, mas acho que é questão de ajuste, já que a caixa de direção da scenic estava com problemas e pesando um pouco pra virar. (Não notei a folga ) Mas notei a vibração dos pneus :) [ E GOSTO] .
Como todo mundo sabe, ele é ridículamente fácil de manobrar, eu sai da CCS e fui a um compromisso, onde o estacionamento é muito mal projetado, mas foi tranqüilíssimo de estacionar e sair.
Preciso me acostumar com a Posição da Ré, ( A Scénic é junto com a 1o ) mas no geral achei o cambio bem macio.
Eu gostei da regulagem dos pedais.
O que me chamou a atenção logo de cara:
A Facilidade com que o bixinho manobra, eu saí de uma ambulância pra um carro muito menor, e mesmo com o motor amarrado, fiz uma manobra que eu não teria feito com o anterior.
rogerjunior
17/05/2013, 17:42
Boa sorte Cocatriz, com o seu novo brinquedo!!:)
Estou feliz por você, afinal chegou o bom momento de aproveitar a viatura! Desejo-lhe sorte e que o mesmo lhe dê muitas alegrias...
Vou acompanhando o seu tópico e demais, aproveitando todas as boas dicas, afinal, nunca fui jipeiro, então, tudo que eu puder aprender por espaços como este, será muito bem vindo! E quando chegar a minha viatura, eu irei com o tempo, contribuindo também...
Valeu pelas dicas do check-list.
No mais, bom final de semana e depois posta aí as fotos do Rubik Cube...
Marcus C.
18/05/2013, 21:23
Parabéns Cocatriz,
vou acompanhar esse tópico de perto. Como você, eu também não sou jipeiro mas há muito tempo que me interesso pelo assunto. Acho que até o fim do ano estarei de Jimny também. E eu tou gostando de ver, digo.. de não ver reclamações sobre o jimny 2013 no forum. É um bom sinal!
Felicidades com o Rubik Cube.
Abs,
Marcus
Cocatriz
19/05/2013, 11:49
Mais uma dica, eu tava olhando com carinho pra ele agora, e ví 2 arranhados na pintura do capô, que vou mostrar segunda feira, mas como não ví isso na hora, não sei se vai rolar.
Sobre o Filme dos vidros eu comparei com outros carros, e aparentemente nenhum fica perfeito, sempre uma minibolhas no vidro..mas o meu vidro traseiro tem um cabelo preso :P
Assim que tiver todos os acessórios instalados ( falta o protetor dianteiro ) posto fotos.
Alguém já te chamou de detalhista? rsrs Não consegui ler nem metade... Mas me vende depois esse jipe que eu compro! rsrs
Na boa, desencana dessas coisas e curte o Jimny! Tens um baita jipinho nas mãoes, isso é o mais importante. Boas trilhas!
rogerjunior
21/05/2013, 22:44
Fala Coca! Blz Cara?
Quer dizer então que acabou sendo necessário a instalação do protetor dianteiro?
Bom, quando tiver tudo certo, tire fotos e posta para nós!
Ah, tinha comentado com um amigo sobre o Jimny que estou adquirindo e ele me disse que viu hoje um 4 Sport no anel rodoviário aqui de BH, segundo ele era um verde com pneus grandes... até imaginei que pudesse ser o seu....rsrs.
Cocatriz
22/05/2013, 08:56
Cara, se foi no trecho da MG356 até a entrada do Buritis (segundo radar eletrônico), era eu mesmo na faixa da direita :).
Eu instalei, mas já tinha mandado instalar antes, agora depois de ver ele instalado, estou na dúvida se ele não pode ser chamado de Skid Plate, posto fotos no final de semana.
O Bixinho tá amarrado ainda, mas é ágil pra caramba. Ele sofre pra subir ladeira de manhã, frio. mas depois que esquenta, ele fica bem mais ligeiro. hoje chamei ele no acelerador pra fazer uma ultrapassagem, que deixei um polo velho pra tras. Era em baixa velocidade ( entre 40 e 60 ), mas a resposta foi excelente.
rogerjunior
23/05/2013, 17:13
Então foi você mesmo! Meu amigo estava voltando da Fiat em Nova Lima e logo, descendo o Anel até o entrocamento da Av. Amazonas....:)
Com certeza, esse protetor que solicitou, faz função do skid plate. Deve ser um em aço, e cujas dimensões permitem proteger uma área maior do que a de plástico que já vem de série no carro. Fiquei na dúvida do seguinte. Instalando este protetor em aço, este deveria substituir o existente em plástico, correto?
Imagino quanto deve ser ágil o Jimny. Eu tive uma "pequena" experiência ao fazer o test drive na Via Natsu com a Monique. Ao chegar aos 4000 rpm, a viatura vira um foguete....rsrs. Mas, ainda assim, devo estranhar um pouco no começo, pois estava ou estou acostumado com carros de torque em baixa rotação, como a pick-up Strada Adventure do meu pai com motor 1.8 GM. Será uma adpatação muito divertida, pois já imagino os passeios que o Jimny vai me proporcionar...:)
rogerjunior
31/05/2013, 12:02
Falae Coca! Blz Cara?
Como anda as coisas? Instalou mesmo o protetor dianteiro em aço no seu Rubik Cube? Anda curtindo bem o carro?
Depois posta aí as fotos e continue fazendo avaliações da viatura quando achar pertinente.
Eu por enquanto, só na expectativa da chegada do meu. Conversei com o Antônio nessa semana e o prazo é para 90 dias mesmo, igual foi para o seu. E vou ainda tranquilo, a ansiedade mesmo só tomara conta quando estiver expirando o prazo...:)
Abçs e bom fim de semana!
Cocatriz
03/06/2013, 10:33
:oops: bom ainda não tenho fotos... eu tenho uma preguiça magnanima em pegar meu Iphone e bater algumas fotos.
Fiz BH - Bragança Paulista, para amaciar o motor :twisted:, o que eu senti no carro foi o seguinte:
Barulhos, nenhum, é nenhum. Vidro aberto, vidro entre-aberto, curva em alta curva em baixa, nada... só o motor em alta rotação.
Perfomance, eu tinha viajado uma quantidade assim de KM num Samuka 93, e devo dizer que os 20CV a mais e o VVT do Jimny ajudam e muito a perfomance na estrada. Ele parece um carro de 3 machas, sendo a 4 e a 5 Overdrive.
Eu andei entre 80 e 110, com picos de 120 ( na decida e com vento a favor :P ), mas mantive 100~110 sem maiores dificuldades, quando começa uma subidinha, botava 4º e no plano ou descidas 5º... tive que engatar 3º umas 2 ou 3 vezes, mas em terceira a 4.500 RPM ele está a 90 quase 100.
Meu primeiro abastecimento na cidade depois de rodar uns 60km, teve perfomance de 7.5km/L as demais na estrada tive 10km/L.
Na volta pra casa, eu me enfiei num lamaçal fofo do lado da estrada, pq precisava pelo menos sujar os pneus, e depois de dançar um pouco na lama, ele atolou a 90º com a estrada. Bateu aquele frio na espinha, que tinha atolado, mas aí lembrei que estava em 4x2, botei 4x4L e sai do atoleiro como se fosse asfalto.
até agora só alegria :)
davidtuf
03/06/2013, 10:50
bacaninha.. mas 7,5km/l bebeu um pouco né? o meu tá entre 9 e 10 aqui na cidade.. estrada deve chegar a 11..
:oops: bom ainda não tenho fotos... eu tenho uma preguiça magnanima em pegar meu Iphone e bater algumas fotos.
Fiz BH - Bragança Paulista, para amaciar o motor :twisted:, o que eu senti no carro foi o seguinte:
Barulhos, nenhum, é nenhum. Vidro aberto, vidro entre-aberto, curva em alta curva em baixa, nada... só o motor em alta rotação.
Perfomance, eu tinha viajado uma quantidade assim de KM num Samuka 93, e devo dizer que os 20CV a mais e o VVT do Jimny ajudam e muito a perfomance na estrada. Ele parece um carro de 3 machas, sendo a 4 e a 5 Overdrive.
Eu andei entre 80 e 110, com picos de 120 ( na decida e com vento a favor :P ), mas mantive 100~110 sem maiores dificuldades, quando começa uma subidinha, botava 4º e no plano ou descidas 5º... tive que engatar 3º umas 2 ou 3 vezes, mas em terceira a 4.500 RPM ele está a 90 quase 100.
Meu primeiro abastecimento na cidade depois de rodar uns 60km, teve perfomance de 7.5km/L as demais na estrada tive 10km/L.
Na volta pra casa, eu me enfiei num lamaçal fofo do lado da estrada, pq precisava pelo menos sujar os pneus, e depois de dançar um pouco na lama, ele atolou a 90º com a estrada. Bateu aquele frio na espinha, que tinha atolado, mas aí lembrei que estava em 4x2, botei 4x4L e sai do atoleiro como se fosse asfalto.
Cocatriz
03/06/2013, 11:53
7,5km/L mas o o motor não tinha nem 100km rodados.
davidtuf
03/06/2013, 12:30
ahh tendi..
7,5km/L mas o o motor não tinha nem 100km rodados.
rogerjunior
03/06/2013, 13:50
Que vontade que tive de já estar com o meu!!!:(....rsrsrs.
Legal saber da qualidade de montagem do seu! É sinal que a Suzuki do Brasil se preocupa e muito com a qualidade do jipinho. Espero que continue assim, para ao menos amenizar a imagem da Souza Ramos...
Ah, lhe fiz uma pergunta noutro forum, e a repito aqui.
O seu foi montado na Planta da Suzuki em Itumbiara ou na Planta da Mitsubishi? E a partir de quando iniciou-se a produção na Planta de Itumbiara?
Abraços e boa semana!
Cocatriz
03/06/2013, 14:25
O Meu foi em Itumbiara, e foi um dos primeiros de lá, eu to com ele a 2 semanas... acredito que tenha começado na segunda quinzena de maio.
O consumo do meu não mudou desde zero até hoje, chegando aos 23 mil.
Para quem quiser xeretar:
https://www.fuelly.com/driver/yuki/jimny
Abraço,
PS: tá dando invejinha do seu Jimny silencioso... rsrs
Cocatriz
05/06/2013, 09:53
Pode ser o Pé, depois que voltei de viagem eu abasteci deu 9.4km/L.
E descobri que o meu acende a luz da reserva com aproximadamente 6 litros sobrando meu percurso diário é pequeno, apesar de ser muito montanhoso então até o próximo abastecimento devo demorar pelo menos 3 semanas. Eu não controlo pela Web, mas tenho um APP no celular que controla isso pra mim, eu particularmente gosto muito dele chama Gas Cubby.
Mudando de assunto, eu queria participar do SZK Adventure em BH, mas estou sem navegador, ( 1 rompeu o tendão de aquiles, 1 tem aniversário dos filhos, 1 a dona onça não quer ir :( ) Alguem de BH afim de se perder?
Cocatriz
05/06/2013, 13:21
=D Consegui um Navegador pro SKZ Adventure!, vou na categoria Fun. Já fiz o cadastro só espero a confirmação.
rogerjunior
05/06/2013, 17:37
Coca,
Quando que é o SZK Adventure em BH? É dia 15/06?
Nunca fui navegador. Porém, se for coisa simples, digo algo que se aprende com facilidade, eu me disponho em lhe ajudar... está aí algo bom de se fazer no fim de semana, se perder por aí....rs
Cocatriz
05/06/2013, 18:22
Sim é dia 15/06 a prova e 14/06 o breefing... Eu Já arrumei navegador, mas se quiser te ponho de Zéquinha. aí você conhece o carro, vê o que ele pode fazer e ainda confirma que eu não sou louco pq o Carro não faz barulho.
Os horários são os seguintes:
14/06 - 19:00 as 22:00 na Via Natsu.
15/06 - 8:00 ás 16:00 no Hard Rock Café em nova Lima.
Podemos marcar por MP um lugar para nos encontrar-mos.
Ah pra Acompanhantes tem uma taxa de 50 reais ( Café da manhã e almoço ), só navegador e piloto estão inclusos :(
rogerjunior
06/06/2013, 08:01
Sim é dia 15/06 a prova e 14/06 o breefing... Eu Já arrumei navegador, mas se quiser te ponho de Zéquinha. aí você conhece o carro, vê o que ele pode fazer e ainda confirma que eu não sou louco pq o Carro não faz barulho.
Os horários são os seguintes:
14/06 - 19:00 as 22:00 na Via Natsu.
15/06 - 8:00 ás 16:00 no Hard Rock Café em nova Lima.
Podemos marcar por MP um lugar para nos encontrar-mos.
Ah pra Acompanhantes tem uma taxa de 50 reais ( Café da manhã e almoço ), só navegador e piloto estão inclusos :(
Bom dia Cocatriz! Blz cara?
Já lhe respondi por MP com meus dados!
Agradeço pela oportunidade!
Abraços e boa quinta-feira.
Cocatriz
23/06/2013, 21:32
Faz um tempinho que não apareço aqui, mas só feliciade, umas fotinhos do Rubik Cube:
418647 O dia que ele saiu da CCS.
E fotos do SZK Adventure:
418648418649418650
Se os Links não funcionarem, link da pasta do dropbox.https://www.dropbox.com/sh/fmeboiv88enwcnf/cbpp2RtbI0
davidtuf
24/06/2013, 08:21
até q fim hein? rsrsrs mt bonito essa cor.. parabéns!
Faz um tempinho que não apareço aqui, mas só feliciade, umas fotinhos do Rubik Cube:
418647 O dia que ele saiu da CCS.
E fotos do SZK Adventure:
418648418649418650
Se os Links não funcionarem, link da pasta do dropbox.https://www.dropbox.com/sh/fmeboiv88enwcnf/cbpp2RtbI0
Cocatriz
24/06/2013, 21:23
Eu estou aqui pensando, eu amo meu jimny absurdamente, mas como exercício de chatisse, eu to tentando montar uma lista de "problemas" vamos lá:
1 - Ele não gosta de ladeira frio ( eu moro perto de uma boa subida, e antes dele estar quente, ele pena pra subir... e nem sempre eu posso ficar os 3 minutos que ele gosta até começar a ficar quente ), a segunda ladeira ele sobe de boa empurrando os 1000 da vida...
2 - Botão pra trancar e destrancar as portas... Eu não sou lá muito pequeno, e apesar da trava elétrica chegar até o pino na porta não é uma atividade muito fácil.
3 - Relógio no painel, Eu sinto falta do relógio no painel, eu estava acostumado a ter 2 no carro, o do rádio e do painel, agora sinto falta.
Alguem mais quer participar do exercício de chatice e achar coisinhas que incomodam, tipo procurar defeito em foto de playboy photoshopada.
davidtuf
25/06/2013, 08:07
são os mesmos problemas q tenho colega, além do mal cheiro qndo estaciono e do nhecnhec da suspensão q está um pouco mais baixo..
Eu estou aqui pensando, eu amo meu jimny absurdamente, mas como exercício de chatisse, eu to tentando montar uma lista de "problemas" vamos lá:
1 - Ele não gosta de ladeira frio ( eu moro perto de uma boa subida, e antes dele estar quente, ele pena pra subir... e nem sempre eu posso ficar os 3 minutos que ele gosta até começar a ficar quente ), a segunda ladeira ele sobe de boa empurrando os 1000 da vida...
2 - Botão pra trancar e destrancar as portas... Eu não sou lá muito pequeno, e apesar da trava elétrica chegar até o pino na porta não é uma atividade muito fácil.
3 - Relógio no painel, Eu sinto falta do relógio no painel, eu estava acostumado a ter 2 no carro, o do rádio e do painel, agora sinto falta.
Alguem mais quer participar do exercício de chatice e achar coisinhas que incomodam, tipo procurar defeito em foto de playboy photoshopada.
Cocatriz
25/06/2013, 11:42
Davidtuf,
a Rosinh@ levou na CCS e apertou e lubrificou a suspensão, e o nhec nhec parou, o meu fez o SKZ adventure, passou 1 semana sujo, e não tem nhec nhec nenhum na suspensão até o momento.
o Mal cheiro, se for ovo podre ( enxofre ), é o catalizador, aí não sei se tem como resolver mais, o meu está andando com podium, ou aditivada, não tive problema com acúmulo de enxofre.
O seu é 2012 japones ainda? pode ser que o catalizador que esteja nele seja JAPA e está sofrendo com a nossa gasolina enxofrada.
davidtuf
25/06/2013, 12:29
o meu é 2013 nacional.. vou ter q tirar um tempo msm pra levar na CSS daqui é o jeito! =/
Davidtuf,
a Rosinh@ levou na CCS e apertou e lubrificou a suspensão, e o nhec nhec parou, o meu fez o SKZ adventure, passou 1 semana sujo, e não tem nhec nhec nenhum na suspensão até o momento.
o Mal cheiro, se for ovo podre ( enxofre ), é o catalizador, aí não sei se tem como resolver mais, o meu está andando com podium, ou aditivada, não tive problema com acúmulo de enxofre.
O seu é 2012 japones ainda? pode ser que o catalizador que esteja nele seja JAPA e está sofrendo com a nossa gasolina enxofrada.
JulioTavares
25/06/2013, 19:02
O meu 4all 2012 tinha esse cheiro no catalizador também ao estacionar, parou depois de uns 2000km.
Já participei de trilhas/passeios etc, o carro atualmente está com cerca de 6300km (ultimos 2000km com os pneus at 215/75 sem o uso de lift) e não apresenta nenhum barulho na suspensão.
davidtuf
26/06/2013, 08:36
tem um conhecido meu q tinha um gol q fazia o msm barulho e com 3000km parou d fazer, o meu está com quase 2000 e está ficando mais baixo.. quanto ao cheiro tomara q pare mesmo pq onde eu chego todo mundo já sabe q sou eu, todo mundo diz, lá vem o carro d fossa rsrsrs
O meu 4all 2012 tinha esse cheiro no catalizador também ao estacionar, parou depois de uns 2000km.
Já participei de trilhas/passeios etc, o carro atualmente está com cerca de 6300km (ultimos 2000km com os pneus at 215/75 sem o uso de lift) e não apresenta nenhum barulho na suspensão.
Cocatriz
29/06/2013, 14:16
Outra feliz descoberta....
Eu não lí o manual do rádio, mas beleza.
Eu normalmente tomo susto de manhã quando ligo o rádio, por que aumento durante a viagem e esqueço de baixar quando chego em casa, dae quando acordo de manhã e ligo tomo aquele susto.
Mas notei que não tinha levado nenhum susto ainda, mas achei que era falta de potência do som ( Ele não é ruim mas é fraco, se puxar muito graves num volume alto as caixas vibram... ).
Então notei que estava aumentando o som... todo dia.
Toda vez que você desliga o carro ele baixa para 17, então você sobe até 20 ( 22 no máximo mais que isso distorce muito ) desliga e no outro dia ele tá em 17 =D
Cocatriz
01/07/2013, 13:48
Eu ando sem grana, então meus finais de semanas são mais caseiros, mas nada me impede de na ida ao mercado por exemplo achar alguma coisa nova...
Eu peguei o manual do rádio pra checar, queria testar o USB ( meu pendrive não leu, vou testar outro ).
Aí fui na parte do Bluethoot e pariei direito ( o cara da ccs não soube explicar direito como fazer ).
Eu tenho um Iphone, com Waze, agora eu ouço a navegação junto com o rádio e controlo as músicas do itunes no rádio.
:) sempre acho algo novo.
Nelson Foto
01/07/2013, 19:47
Boa noite a todos!!!!!!!!!!!!!!
Comprei meu primeiro 4x4 faz uma semana..........um Jimny 4 sun!!!!!!!!!
Ainda só andei pelas ruas de Sampa.........mas já estou 100% contente!!!!!!!!
Neste final de semana, pegarei 300 km de estrada e algumas estradas de terra...........aí sim poderei testar (dentro do meu limite) o potencial do Jeremyas(sim, esse é o nome dele, rsrsrsrs)!!!!!!!!!!!!
Abraços a todos
Cocatriz
02/07/2013, 10:30
Fala Nelson, Parabéns pela compra!
Seja bem vindo ao Forum e a comunidade de Jimneiros :)
Pode ir tranquilo, ele é bem valente, mais valente do que você imagina. Pelo menos eu tive essa supresa quando fiz o Suzuki Adventure, eu não teria coragem de botar meu Gran Vitara em alguns trechos, e todos passaram sem problemas, fico imaginando até onde o Jimny Iria...
Eu acho que o seu é o primeiro 4Sun do Forum, depois posta suas impressões no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114233-jimny-nacional-o-que-mudou-elogios-e-criticas-76.html
rogerjunior
02/07/2013, 13:43
Parabéns Nelson!
Cocatriz está certo! A capacidade off-road do Jimny surpreende a todos que não o conhece bem! Eu participei de Zequinha com o Cocatriz e fiquei mais satisfeito ainda pela minha decisão de adquirir um.
Coca, pego o meu nesta quinta-feira agora!! Infelizmente, não terei os pneus Mud, optei por permanecer por enquanto com os Dueler H/T, a Strada do meu pai terá que trocar os pneus ano que vem, aí eu passo esses para ele e compro os Mud ou mesmo os BF Goodrich all terrain.
Agora, é só contar as horas e curtir!!! :euforico:
Abraços,
Roger
Cocatriz
02/07/2013, 20:26
Eu estava cansado de ficar com o GPS no banco do passageiro, então fui pesquisar suportes... Mas a grana tá curta...
Então comecei a ficar criativo olhando pro vão embaixo do rádio... então, depois de fazer o bluetooth funcionar com meu iphone... agora eu fiz uma Base para ele...
Usando nada mais que a BASE de mesa do iphone ( que eu nunca tinha usado antes ) uma Borracha Faber Castel TKplast com capa, e Meu cabo de carregar o Iphone no carro...
photos da presepada :
https://www.dropbox.com/s/50xjsal2uvybrip/2013-07-02%2018.36.32%20%281%29.jpg
https://www.dropbox.com/s/0qs8y4fou1cu3i5/2013-07-02%2018.36.32.jpg
Cocatriz
12/07/2013, 11:16
Dica de utilidade pública, a Ré do Jimny é manhosa que nem do Samuca era.
então a dica é não forçar a ré, e sim engatar a 1º ou 2º e depois engatar a ré, ela deve entrar macia depois de engatar a 1º por que muda a posição dos dentes na embreagem, não precisa nem soltar o pé do pedal, só levar até a primeira e voltar pra ré.
Achei que isso só acontecia comigo.
Mas tem vezes que não funciona, tenho que engatar uma primeirinha e andar um teco pra daí por a ré.
Ou se tiver no inclinado, só deixar o carro andar um pouco.
Abraço
Cocatriz
15/07/2013, 09:45
Meu samuca fazia isso também, é algo no cambio da Suzuki, não tenho idéia o que pode ser.
Cocatriz
17/07/2013, 18:01
Tem uma coisa me incomodando no Rubik, quando ele tá em primeira marcha e em uma subida ou algo que exija um pouco mais, ele faz um barulho de como se tivesse batendo uma peça solta por volta dos 2k giros, e perde um pouco de força.
No ultimo final de semana que re-fizemos a trilha do suzuki adventure eu senti denovo, e pra não ter que voltar e embalar denovo, coloquei ele na reduzida e subi de 2º...
Minha dúvida é se eu estou fazendo alguma coisa errada ( pé na embreagem, por exemplo ). ou se deve ser algum problema mesmo no meu cambio.
Se bem que em 4x4 em subidas mais forte ele faz o mesmo barulho, mesmo se eu não estiver com o pé na embreagem.
Aceito idéias do que pode ser, mas devo agendar uma visita na CCS essa semana ou a próxima.
Não me incomoda muito o problema, por que só acontece em casos muito específicos.
afonso85
21/07/2013, 08:53
Dica de utilidade pública, a Ré do Jimny é manhosa que nem do Samuca era.
então a dica é não forçar a ré, e sim engatar a 1º ou 2º e depois engatar a ré, ela deve entrar macia depois de engatar a 1º por que muda a posição dos dentes na embreagem, não precisa nem soltar o pé do pedal, só levar até a primeira e voltar pra ré.
Achava que eu que era muito grosso com a ré do bichinho...
No meu caso geralmente alivio a embreagem e piso novamente, ela entra sem maiores dificuldades!
Isso tudo culpa da escola que foi o câmbio do meu antigo Astra, era praticamente impossível engatar a ré dele sem dar uma patinada...
Cocatriz
21/07/2013, 16:05
Alguma fotos do Passeio que Fizemos eu Rosinha e Roger, pela mestra trilha que foi usada no SZK adventure.... como a gente não vê chuva a uns 2 meses... pó, muito pó...
A ponte é um trecho da estrada Real, o Roger que é mais especialista pode dizer qual é o trecho.
Uma foto no pó, com os 3 Jimny, o 4Sport Vermelho (RedBull) do Roger o 4Sport Verde (Rubik Cube) Meu e o 4All Prata da Rosinh@.
Uma foto com o trechinho de mata fechada.
e uma foto de uma amiga que encontramos na trilha.
Cocatriz
21/07/2013, 16:09
Ah 2 fotos da minha "central multimídia" ela foi testada na trilha, mas não aguentou a trepidação eu tive que re-encaixar...
davidtuf
21/07/2013, 18:39
bacana as fotos.. parabéns! enqnto isso aqui em Fortaleza só estou andando acompanhado de 2 TR4 e 1 Gran Vitara..
Alguma fotos do Passeio que Fizemos eu Rosinha e Roger, pela mestra trilha que foi usada no SZK adventure.... como a gente não vê chuva a uns 2 meses... pó, muito pó...
A ponte é um trecho da estrada Real, o Roger que é mais especialista pode dizer qual é o trecho.
Uma foto no pó, com os 3 Jimny, o 4Sport Vermelho (RedBull) do Roger o 4Sport Verde (Rubik Cube) Meu e o 4All Prata da Rosinh@.
rogerjunior
22/07/2013, 07:46
Ótimas fotos Coca!!
Este passeio foi ótimo! Muita aventura e muita poeira.....kkkkk
Estava querendo postar algumas fotos desde a semana passada... mas tem pouco mais de 1 mês que cancelei a minha internet 3G e agora não estou conseguindo boa conexão usando o meu celular como modem ao conectá-lo no meu notebook... a velocidade de navegação pelo celular é boa, só que também não consegui postar fotos através dele. dá sempre erro... Acho que estou fazendo alguma coisa errada.... até a foto do perfil não conegui mudar...
Mas, foi bom ver que postou...
Esta estrada é do período do império. Porém, uma variante à Estrada Real. Hoje, todas as partes da Estrada Real estão demarcadas por totens, indicando posição geográfica e distância entre cidades e distritos... partes delas nem trânsito existem direito... e com algumas de dificil acesso.
Coca, existe uma parte que liga Rio Acima a Acuruí e São Gonçalo do Monte, ambos distritos de Itabirito... Estrada estreitinha, com algumas valas e muita natureza (rios margiando a estrada e paredões em algumas partes). E nessa estrada pega uma entrada para Cachoeira da Chicadona ou Xicadona (não sei a grafia correta).
Os jipeiros adoram ela, não a conheço direito (só fiz 5km dela com o meu pai) e gostaria muito de explorar este trecho... vamos marcar uma data, chamamos a Rosinh@ e faremos um circuito que agradará mais aos nossos jipes.... hehehe
Um grande abraço e boa semana de trabalho e vida!!
Nivaldo Jr.
23/07/2013, 09:43
Parabéns pelas fotos e pelo belo passeio!
Sds a todos...
Cocatriz
14/10/2013, 18:42
Eu tenho na minha mesa no trampo a matéria do Vrum que saiu no dia 23 de fevereiro de 2013, sobre o Jimny...
E lembrei que uma psicologa disse o tempo da "felicidade" das coisas e que carro novo era algo em torno de 3 meses...
E Pensei, que eu adoro meu carro, todo dia que eu entro nele ou vejo ele, eu fico feliz... Eu posso dizer que eu dirijo o carro que eu sonhei, posso mudar, claro, o negócio de sonho é que quando você alcança ele, você pode sonhar mais alto... Mas atualmente, e espero que por muitos anos, eu sou extremamente feliz com meu Jimny e não trocaria o Rubik por carro nenhum... E se eu ganhasse outro carro, vendia e equipava o Rubik :screwy:
Depois dessa declaração de amor ao meu carro, de fazer ciúmes na mulher... Vamos a Agenda do Rubik....
Final de Semana,
Sexta = Estrada ( BH/MG - Guararema/SP ).
Sábado = Suzuki Adventure, ultima etapa do ano, Guararema SP.
Sábado ou Domingo = Estrada ( Guararema/SP - BH/MG ).
No próximo Mês, eu vou botar mais um pouquinho de Km nele... e vou de BH a Porto Alegre.
É isso aí, ah informação importante... Depois do Szk Adventure vou fazer rodízio dos Pneus ( 5k ) e ponho o status dos Mud e quanto foi o desgaste.
Faz um pit stop aqui em Campinas.
Abraço
rogerjunior
17/10/2013, 18:44
Eu tenho na minha mesa no trampo a matéria do Vrum que saiu no dia 23 de fevereiro de 2013, sobre o Jimny...
E lembrei que uma psicologa disse o tempo da "felicidade" das coisas e que carro novo era algo em torno de 3 meses...
E Pensei, que eu adoro meu carro, todo dia que eu entro nele ou vejo ele, eu fico feliz... Eu posso dizer que eu dirijo o carro que eu sonhei, posso mudar, claro, o negócio de sonho é que quando você alcança ele, você pode sonhar mais alto... Mas atualmente, e espero que por muitos anos, eu sou extremamente feliz com meu Jimny e não trocaria o Rubik por carro nenhum... E se eu ganhasse outro carro, vendia e equipava o Rubik :screwy:
Depois dessa declaração de amor ao meu carro, de fazer ciúmes na mulher... Vamos a Agenda do Rubik....
Final de Semana,
Sexta = Estrada ( BH/MG - Guararema/SP ).
Sábado = Suzuki Adventure, ultima etapa do ano, Guararema SP.
Sábado ou Domingo = Estrada ( Guararema/SP - BH/MG ).
No próximo Mês, eu vou botar mais um pouquinho de Km nele... e vou de BH a Porto Alegre.
É isso aí, ah informação importante... Depois do Szk Adventure vou fazer rodízio dos Pneus ( 5k ) e ponho o status dos Mud e quanto foi o desgaste.
Boa noite Coca! Blz cara?
Você está bem animado hem? Eu também continuo super feliz com o meu Jimny, acho que vou continuar assim por um bom tempo....rsrsrs
Boa viagem para você e depois conte para a galera de como foi a etapa em Guararema...
Eu estou analisando a possibilidade de por uns pneus Muds no meu carro Coca, estou pensando na medida 235/75/R15 ao invés dos tradicionais 215/75/R15 que equipa o carro como opcionais. Os de medida 235 custam quase o mesmo dos de medida 215... diferença de R$20,00 pelo que pesquisei...
Ganho mais na altura, e perco um pouco mais no torque... pelas pesquisas preliminares, não perco em curso...
Bom, vou pesquisando e depois vou conversar contigo pedindo uma opinião...
Quando você retornar, marcamos algo.... Eu e a Rosinha estamos com um passeio programado para sábado agora na região de Ouro Preto... eu já tinha lido este seu post e até falei para ela que você não estaria aqui em BH...
Bom... grande abraço e boa viagem...
Roger
Cocatriz
03/11/2013, 15:48
O correria, tenho um monte de update para fazer, vou tentar ser sucinto e separar por post se for o caso...
começando pelo Suzuki Adventure:
38, bom to melhorando, meu NOVO navegador ainda precisa se ajustar a planilha...
A prova foi muito divertida, como choveu na noite anterior ao Rally teve bastante lama no começo, infelizmente o sol estava forte e na metade para o final já estava bem seco novamente... (levem protetor solar, eu deixei o meu em casa, e to descascando até agora... ).
Tinha muitos, mas, muitos jimnys juntos... juntaram 2 eventos o Suzuki Adventure e o Jimny Fun Day, então estava impressionante a quantidade de carros juntos. O espaço estava bem legal, organizado, tinha show ao vivo com uma banda de Sampa FBI, mas a comida da etapa de BH foi melhor :P
Não fiquei até o final da festa, pq voltei para BH no sábado mesmo... Encontrei um colega do Forum, trocamos algumas figurinhas, e eu peço desculpa, pq minha memória é de peixe dourados não lembro do Nick, nem nome... só lembro que o Jimny era o Japa tinha uns pontos de ancorarem legal, umas redes para carregar coisas e 2 lamparina de uno nas laterais =D.
Ano que veem quero tentar ir em todas as etapas.
Vou descrever como ele se comportou na estrada em outro tópico, por que não quero poluir (mais) esse aqui Mas o novo recorde de velocidade Rubick é 136km/h, e a velocidade máxima para mim é 125km/h.
Cocatriz
03/11/2013, 15:50
Problema com o Cambio?
Uma das coisas que senti, desde o primeiro szk adventure é que meu cambio em primeira, quando é realmente exigido (subidas bem íngremes ) estala e faz uns barulhos de batendo, como se não tivesse encaixando a marcha corretamente... no dia a dia não sinto nada, só em situações mais pesadas, devo agendar uma visita ao CCS para verificar o que pode ser ( que pode ser só grilo meu, ou algo sério ) e atualizo vocês...
Cocatriz
03/11/2013, 16:12
Bom eu ia fazer rodízio dos Pneus e minha troca de óleo com 5k ontem... mas quando descobri que era feriado, meus planos foram por agua abaixo... então depois hoje... num acesso de macaco de graxa, eu fui lá fazer o rodízio dos pneus...
O rodízio que fiz foi utilizando os 5 pneus, como eles são Mud, quero consegui garantir o maior tempo de vida possível para eles.
o Esquema é em N então o estepe, vai para o Lado do Passageiro dianteiro, o Dianteiro do Passageiro para para traseiro do mesmo lado, o Traseiro do passageiro, passa para Dianteiro do motorista, o Dianteiro do Motorista vai para o Traseiro motorista, e o traseiro Motorista, passa a ser o Estepe.
Bom, o exercício foi bom, ainda não sei se o balanceamento ficou prejudicado e foi relativamente fácil de fazer...
Mas chega de papo e vamos ao que interessa.
Lado a lado o Estepe que foi posto para rodar e o que assumiu o lugar de sobressalente.
437880
depois de 5k KM ele perdeu aparentemente uns 2 MILIMETROS nos gomos centrais, é uma medida estimada pq não tinha nenhuma ferramenta a mão para fazer uma medição mais precisa, tirei umas fotos mas é meio inconclusivo, mas vou postar aqui.
437884437882
Os gomos laterais ainda apresentam a marca dos "cabelinhos" então, foram pouco gastos provavelmente pq andei a maior parte do tempo com 26lbs agora estou com 24lbs, pra ficar mais macio, e para poder fazer o que fiz na estrada ( outro tópico ).
Dicas:
437886437887
Não faça isso em casa, pq cobram uns 50 reais para fazer isso, mas se você estiver com muita vontade de fazer aqui vão 2 dicas valiosas.
1 - (primeira foto) a calota centra das rodas de traz são encaixadas, depois que tirar a roda uma pisadela centralizada na calota vai empurrar ela pra fora da roda, ela fica bem firma e tem uma "rebarba" por isso sai para trás.
Para recolocar é só empurra por dentro da roda, não se preocupe se ela não ficar posicionada até o fundo, ela vai ajustar um pouco quando vc apertar os parafusos.
2- quando montar o estepe na porta traseira, lembre-se de deixar o Bico para cima, para facilitar calibrar o pneu quando você parar no posto, assim vc só tem que puxar a capa um pouco.
;)
Cocatriz
11/11/2013, 17:57
Problema com o Cambio?
Uma das coisas que senti, desde o primeiro szk adventure é que meu cambio em primeira, quando é realmente exigido (subidas bem íngremes ) estala e faz uns barulhos de batendo, como se não tivesse encaixando a marcha corretamente... no dia a dia não sinto nada, só em situações mais pesadas, devo agendar uma visita ao CCS para verificar o que pode ser ( que pode ser só grilo meu, ou algo sério ) e atualizo vocês...
Na revisão dos 6 meses, pedi para ver isso, e aparentemente o barulho são so Coxins do Motor e do Cambio que estão estourados... Eu indaguei como um carro com apenas 5000km poderia ter danificado os Coxins a esse ponto ( lembrando que eu senti a primeira vez no Suzuki Adventure em BH, onde o caro tinha menos de 1000km ). Ele não soube responder, amanhã vou ver se consigo ver a peça.
A boa notícia, é que vão substituir na garantia.
davidtuf
12/11/2013, 11:16
quanto a peça eu já percebi q sempre tem 1 0km vindo com uma peça e outra desgastada, quando recebi o meu em março/13 veio com problema no amortecedor dianteiro esquerdo, exigi q o carro fosse substituido, no atual quando deu 2k começou a fazer um barulho na dianteira toda vez q eu passo por um quebra-molas ou um buraco, levarei dpois para verificar o q ocorre apesar d já ter levado e não ouviram.
Quanto ao alinhamento e balanceamento, tem uma promoção no grupon de Fortaleza por R$19,90 tem algum cuidado q tenho q ter ou é a msm coisa pra todos os carros?
Na revisão dos 6 meses, pedi para ver isso, e aparentemente o barulho são so Coxins do Motor e do Cambio que estão estourados... Eu indaguei como um carro com apenas 5000km poderia ter danificado os Coxins a esse ponto ( lembrando que eu senti a primeira vez no Suzuki Adventure em BH, onde o caro tinha menos de 1000km ). Ele não soube responder, amanhã vou ver se consigo ver a peça.
A boa notícia, é que vão substituir na garantia.
Cocatriz
14/11/2013, 09:53
é Igual, o problema é que é mais difícil balancear as rodas do Jipe por conta do vão dentro da roda algumas máquinas não leem bem... eu to com um shiminy depois que fiz rodízio e (des)alinharam na revisão, mas pode ser a pressão dos pneus...
se você alinhar e balancear e sentir ele trepidar entre 60 e 70km/h, é o danado do shiminy, pode fazer denovo.
A minha vantagem aqui na Szk de BH, é que sempre fui muito bem atendido.
Quando falei que tinha um barulho, eles no dia do agendamento da minha revisão, disponibilizaram um dos mecânicos, para ir dar uma volta comigo pra ouvir o barulho, Então depois de umas voltas e umas ladeiras ( que é fácil aqui em BH ) o barulho apareceu, e o mecânico conseguiu ouvir.
Antes de eu ir embora, eu ví que levaram ele denovo para mais uma volta, ( provavelmente com o mecânico chefe...).
davidtuf
14/11/2013, 12:33
fiz o alinhamento e balanceamento ontem em uma oficina conhecida em Fortaleza, porém quando cheguei em casa q enrolei o giro ele tá fazendo um barulho tipo estalo. vou levar hj novamente lá pra eles dar uma olhada espero q não seja nada d+..
é Igual, o problema é que é mais difícil balancear as rodas do Jipe por conta do vão dentro da roda algumas máquinas não leem bem... eu to com um shiminy depois que fiz rodízio e (des)alinharam na revisão, mas pode ser a pressão dos pneus...
se você alinhar e balancear e sentir ele trepidar entre 60 e 70km/h, é o danado do shiminy, pode fazer denovo.
A minha vantagem aqui na Szk de BH, é que sempre fui muito bem atendido.
Quando falei que tinha um barulho, eles no dia do agendamento da minha revisão, disponibilizaram um dos mecânicos, para ir dar uma volta comigo pra ouvir o barulho, Então depois de umas voltas e umas ladeiras ( que é fácil aqui em BH ) o barulho apareceu, e o mecânico conseguiu ouvir.
Antes de eu ir embora, eu ví que levaram ele denovo para mais uma volta, ( provavelmente com o mecânico chefe...).
Elton GR
15/11/2013, 16:22
Ótimas fotos Coca!!
Este passeio foi ótimo! Muita aventura e muita poeira.....kkkkk
Esta estrada é do período do império. Porém, uma variante à Estrada Real. Hoje, todas as partes da Estrada Real estão demarcadas por totens, indicando posição geográfica e distância entre cidades e distritos... partes delas nem trânsito existem direito... e com algumas de dificil acesso.
Coca, existe uma parte que liga Rio Acima a Acuruí e São Gonçalo do Monte, ambos distritos de Itabirito... Estrada estreitinha, com algumas valas e muita natureza (rios margiando a estrada e paredões em algumas partes). E nessa estrada pega uma entrada para Cachoeira da Chicadona ou Xicadona (não sei a grafia correta).
Os jipeiros adoram ela, não a conheço direito (só fiz 5km dela com o meu pai) e gostaria muito de explorar este trecho...
Prezado rogerjunior,
Por acaso vc tem ou sabe onde posso conseguir este trecho para inserir no gps?
egmachado
26/06/2014, 15:08
Cara muito legal esse passeio hein!! Me passa depois o roteiro certinho se puder... Quero fazer com a patroa...
rogerjunior
28/06/2014, 10:52
Cara muito legal esse passeio hein!! Me passa depois o roteiro certinho se puder... Quero fazer com a patroa...
Egmachado, bom dia!
Esse trecho que fizemos ano passado é o mesmo do Suzuki FUN de 2013... refizemos o trajeto um mês depois do evento, pois no dia do evento eu não tinha pego o meu Jimny ainda... então fui de Zeca com o Coca...
É um trecho que tem algumas partes legais, mas o Suzuki FUN desse ano foi melhor do que a do ano passado. Teve um trail na Serra da Gandarela que da uma visão panorâmica da Serra do Curral... região de Itabirito/Rio Acima... e Barão de Cocais/Caraça... show o lugar...
Acredito que as planilhas de navegação ficam disponíveis no site da suzuki adventure... lembro de ter feito o download dela em pdf ano passado...
Abraços,
Roger
shujuebruno
28/06/2014, 17:14
Boa tarde, queria tirar uma duvida, qual é a relaçao do diferencial dos jimnys? Procurei, mas não achei nada ''confiavel'', alguns sites gringos dizem ser 4,300 outros 4.090 ou 3,416, se alguem souber, ou dar uma olhada do manual seria muito bom.
Obrigado.
Miguel Angelo F
28/06/2014, 20:28
Boa tarde, queria tirar uma duvida, qual é a relaçao do diferencial dos jimnys? Procurei, mas não achei nada ''confiavel'', alguns sites gringos dizem ser 4,300 outros 4.090 ou 3,416, se alguem souber, ou dar uma olhada do manual seria muito bom.
Obrigado.
É só olhar no site da Susuki, mas é 4,3