Conectar

Ver Versão Completa : Diferencial dianteiro da def90

mouramares
13/05/2013, 18:41
Galera troquei o óleo do diferenciais da minha noventinha, que rodou uns 50.000km, o diferencial traseiro saiu óleo fino e o dianteiro saiu uma papa misturada com graxa azul, como havia trocado o retentor do munhao, engraxamos ambas homocineticas, e, não tem vazamento em ponteiras ta normal, somente quando abriu o dif. que notei a graxa, agora estou em duvida o que fazer......rssss
abcs
(Clemente já te mandei um MP pelo face perguntando...rss)

Hugo4x4
13/05/2013, 21:41
Tem que trocar o retentor do semi-eixo.

mouramares
13/05/2013, 22:01
vou desmontar para ver....valeu Hugo, depois te falo.....
abcs

Hugo4x4
13/05/2013, 22:42
O retentor é a peça N*8, veja a figura em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/62176-defender-110-relato-e-problemas-9.html#post1457804

mouramares
13/05/2013, 23:02
O retentor é a peça N*8, veja a figura em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/62176-defender-110-relato-e-problemas-9.html#post1457804

Hugo vou trocar os dois, mas a vtr nao aparenta nda que esteja pifado o retentor pois nao vaza nda, so me dei conta na troca do oleo...
abcs

Hugo4x4
13/05/2013, 23:16
Hugo vou trocar os dois, mas a vtr nao aparenta nda que esteja pifado o retentor pois nao vaza nda, so me dei conta na troca do oleo...
abcs

Quando tem problema este retentor, a graxa do munhão se mistura com óleo do diferencial, na parte externa do munhão podem aparecer traços de óleo.

CGAUER
14/05/2013, 14:22
Moura,

conforme disse no FB, ainda acredito num vacilo na última troca de óleo. Graxa de munhão é cinza.

Isso me cheira óleo contaminado...

Antes de mexer, examine os munhões abrindo seus bujões de enchimento. Geralmente quanto o retentor tem problemas, você tem a migração do óleo do diferencial para os munhões e não o contrário...

Abs

Clemente

Quando tem problema este retentor, a graxa do munhão se mistura com óleo do diferencial, na parte externa do munhão podem aparecer traços de óleo.

mouramares
14/05/2013, 15:44
Clemente semana que vem vou desmontar tudo e trocar, a ultima troca foi eu quem fiz e o óleo que retiramos não apresentava qualquer anormalidade, troquei a junta do munhao esquerdo, e engraxamos os dois munhoes, nada mais.
fomos a patagônia e voltamos, não aparenta nenhum vazamento em rodas, apenas decidi trocar o óleo porque já andei 60.000km, mas segunda vamos debuiar tudo e vc o que aconteceu e trocar o que tiver dando o vazamento, aproveitarei para ver os rolamentos e tbm troca-los...abçs
joao

gogbq
14/05/2013, 21:35
Moura,

conforme disse no FB, ainda acredito num vacilo na última troca de óleo. Graxa de munhão é cinza.

Isso me cheira óleo contaminado...

Antes de mexer, examine os munhões abrindo seus bujões de enchimento. Geralmente quanto o retentor tem problemas, você tem a migração do óleo do diferencial para os munhões e não o contrário...

Abs

Clemente

Clemente, deixei minha 90tinha para revisão, pois esta com vazamento no meio do carro e no diferencial dianteiro. Me passaram um orçamento de quase 700 praticamente em retentor e 800 de mão de obra.. Os retentores são caros mesmos? O mais barato foi 65,00 pilas.. é isso? achei caro

SergioMedeiros
14/05/2013, 21:55
Kcete!!! O retentor original na concessionária é caro mesmo... uns R$390 se não estou enganado cada um.
Pelo menos nos retentores do diferencial dianteiro e traseiro eu gastei no máximo R$300 com mão de obra já, isso em uma especializada daqui de Curitiba. Sugiro fazer outros orçamentos.
Abs

gogbq
14/05/2013, 22:10
obrigado Sergio, achei puxado mesmo, meio fora.. Vou procurar outros. O problema é que aqui em Goiania tenho apenas duas opções.. mas vamos ver. rsss

Kcete!!! O retentor original na concessionária é caro mesmo... uns R$390 se não estou enganado cada um.
Pelo menos nos retentores do diferencial dianteiro e traseiro eu gastei no máximo R$300 com mão de obra já, isso em uma especializada daqui de Curitiba. Sugiro fazer outros orçamentos.
Abs

SergioMedeiros
15/05/2013, 23:44
Detalhe.. acho que não ficou bem claro... gastei R$ 300 nos dois! E mais uns R$100 de MO. Qualquer coisa compra online e manda entregar... ou então fora do Brasil mesmo. Aí gasta só com MO e fluídos que voce vai trocar.
Abs

Waldmartins
16/05/2013, 17:26
Galera,

tem um vazamento CHATO de óleo na minha VTR que não consigo descobri onde está!!! Pior que pinga (EU ACHO) no diferencial dianteiro e agora não sei se é óleo do diferencial ou do motor. Eu troquei (pelo menos o primeiro mecânico que mexeu na minha VTR disse que trocou) todos os fluidos quando comprei minha VTR.

Eu acho (espero) que não seja óleo do diferencial, mas agora estou em dúvida. Como é o oleo do diferencial dianteiro? É igual ao óleo do motor após alguns km rodados? ou seja, preto viscoso?

De qqr forma, se for vazamento do diferencial, existe um nível "aceitável"? Tipo, deve estar vazando uma gota por dia... e como vou viajar semana que vem, não vou ter tempo de olhar isso agora (a não ser que digam que essa quantidade é perigosa...)

Valeu!

Abs

Wald

Hugo4x4
16/05/2013, 19:08
Lava o carro e observa por onde pinga, com o carro sujo é complicado ver.

Waldmartins
16/05/2013, 19:45
Lava o carro e observa por onde pinga, com o carro sujo é complicado ver.

Ah sim Hugo, um detalhe que esqueci de mencionar...

O diferencial dianteiro está sujo de óleo também em cima dele...daí a minha desconfiança que não seja um vazamento dele!Afinal, não tem como vazar pra cima...ou tem!? :pensativo:

Aproveito pra perguntar. Tem uma lavadora de alta pressão aqui em casa que usava para lavar meu outro carro. Posso usá-la para lavar o motor (com ele frio) ou melhor levar em algum lava-jato "especializado"?

Abs

Wald

rafaelfernandez
16/05/2013, 21:25
Fala Wald,

Tudo bem!?

Já verificou como está a bomba de vácuo? Esse é um ponto bem comum de vazamento de óleo e costuma pingar bem em cima do diferencial dianteiro.

[]´s
Rafael

Waldmartins
16/05/2013, 22:09
Fala Wald,

Tudo bem!?

Já verificou como está a bomba de vácuo? Esse é um ponto bem comum de vazamento de óleo e costuma pingar bem em cima do diferencial dianteiro.

[]´s
Rafael

Rafael,

fui lá agora olhar e a bomba de vácuo tá sequinha...vou tentar tirar uma foto de uma parte que tá "molhada" e posto aqui...parece algo embaixo da bomba injetora...:pensativo:

Abs

Wald

MFREITAG
16/05/2013, 22:34
Wald,
Foi trocado óleo do motor recentemente? Quando se tira o filtro de óleo do motor ele pinga exatamente sobre o diferencial. Lave bem o motor por baixo e o diferencial retirando todo óleo que vazou, depois de rodar com o carro observe de onde ele surge.
Abs,

Waldmartins
16/05/2013, 23:59
Wald,
Foi trocado óleo do motor recentemente? Quando se tira o filtro de óleo do motor ele pinga exatamente sobre o diferencial. Lave bem o motor por baixo e o diferencial retirando todo óleo que vazou, depois de rodar com o carro observe de onde ele surge.
Abs,

Markus,

tem duas semanas que trocaram o óleo e acho que esse oleo do diferencial é esse mesmo. Mas tem algo vazando sim pq está escorrendo e algumas coisas estão "meladas" na parte de cima do motor.

Entrei debaixo do carro agora a noite pra tirar umas fotos de onde PARECE que está vindo o vazamento.

411592411593

Eu limpei o filtro mais cedo pq ele tava todo "melado" de óleo...tá complicado achar esse vazamento.

Algum problema de eu usar uma lavadora de alta pressão pra limpar aí?

Abs

Wald

Djalma Inoue
17/05/2013, 00:50
Verifica se o filtro de óleo foi colocado correto pode ser que o o-ring ficou mal colocado e esta vazando ou falta de aperto, tira o filtro para verificar e recoloca novamente. O óleo de diferencial tem um cheiro característico, pega um pouco e cheira para ver é diferente do óleo de motor.

Não tem problema usar uma lavadora de alta pressão mas se vc acha que o vazamento é no filtro não vai dar um jato onde possa entrar água, limpe o diferencial com o lava jato e o filtro use um trapo.

Markus,

tem duas semanas que trocaram o óleo e acho que esse oleo do diferencial é esse mesmo. Mas tem algo vazando sim pq está escorrendo e algumas coisas estão "meladas" na parte de cima do motor.

Entrei debaixo do carro agora a noite pra tirar umas fotos de onde PARECE que está vindo o vazamento.

411592411593

Eu limpei o filtro mais cedo pq ele tava todo "melado" de óleo...tá complicado achar esse vazamento.

Algum problema de eu usar uma lavadora de alta pressão pra limpar aí?

Abs

Wald

CGAUER
17/05/2013, 21:55
Wald,

verifique também as duas mangueiras pretas que saem da base do filtro de óleo e vão para o radiador. Se estas soltarem, o motor trava na hora por falta de óleo...

Abs

Clemente

Verifica se o filtro de óleo foi colocado correto pode ser que o o-ring ficou mal colocado e esta vazando ou falta de aperto, tira o filtro para verificar e recoloca novamente. O óleo de diferencial tem um cheiro característico, pega um pouco e cheira para ver é diferente do óleo de motor.

Não tem problema usar uma lavadora de alta pressão mas se vc acha que o vazamento é no filtro não vai dar um jato onde possa entrar água, limpe o diferencial com o lava jato e o filtro use um trapo.

vwinit
18/05/2013, 01:04
Wald,

verifique também as duas mangueiras pretas que saem da base do filtro de óleo e vão para o radiador. Se estas soltarem, o motor trava na hora por falta de óleo...

Abs

Clemente

Quando li o seu relato Wald, pensei nessa mangueira na hora....

Eu tive este problema aqui e com sorte nada aconteceu. Troquei a tempo antes da viagem.

Já nosso amigo Climb aqui do fórum não teve a mesma sorte. Perdeu o motor pq a mangueira soltou de uma vez e o óleo vazou todo rapidamente.

Revise isso ...

Waldmartins
18/05/2013, 03:16
Blz Clemente e Hailton,

vou dar uma olhada nessa mangueira...aliás, vou aproveitar e fazer uma revisão de todas as mangueiras!

Abs

Wald

Waldmartins
03/06/2013, 23:40
Bom galera,

acabou que fui e voltei da minha mini-expedição à Bahia com o vazamento (que já identifiquei que é no diferencial dianteiro mesmo).

Será que só um "reaperto" dos parafusos pode resolver o problema? O vazamento, com o carro parado e frio é bem pouco. Algo em torno de uma ou duas gotas por noite. É algo preocupante?

O que vcs me aconselham?

Qual a cor do óleo do diferencial? É escuro?

Só lembrando que onde moro não tem nenhum oficina de Defender e só vou a BH daqui umas duas semanas. Será que vale a pena esperar?

Troco o óleo todo ou somente completo?

Foi mal as milhares de perguntas, mas estou tão feliz com minha 90tinha que não quero mais surpresas...

abs

Wald

SergioMedeiros
04/06/2013, 00:23
Wald, eu tava com problema semelhante e era somente o retentor do diferencial dianteiro. Mas o seu, como disse, vem de cima certo? Estranho...
A cor do óleo do diferencial é esverdeado, bem clarinho. Ainda mais se for novo.
Os respiros estão sem obstrução?
Deu uma verificada no carter? As vezes um ou outro parafuso deixa vazar óleo. Tem que tirar tudo e passar cola.. trocando o óleo do motor, claro.
A bomba de vácuo, como o Rafael disse, pode incomodar também, mas o vazamento é grande! Os dois selos dela estão no lugar?
Abs

Waldmartins
04/06/2013, 08:47
Wald, eu tava com problema semelhante e era somente o retentor do diferencial dianteiro. Mas o seu, como disse, vem de cima certo? Estranho...
A cor do óleo do diferencial é esverdeado, bem clarinho. Ainda mais se for novo.
Os respiros estão sem obstrução?
Deu uma verificada no carter? As vezes um ou outro parafuso deixa vazar óleo. Tem que tirar tudo e passar cola.. trocando o óleo do motor, claro.
A bomba de vácuo, como o Rafael disse, pode incomodar também, mas o vazamento é grande! Os dois selos dela estão no lugar?
Abs

Oi Sergio,

PARECE que vem de cima e do lado do diferencial. Já verifiquei tudo que disseram e o vazamento é realmente do diferencial. Um dos selos da bomba de vácuo (que troquei tem tres meses por uma original Wabco) tá até um pouco sujo, mas passei a mão nele e não vi que era dele o vazamento.

O meu óleo tá escuro...talvez um verde escuro.

Quanto ao respiro, vc falou uma coisa agora que lembrei de outra...:pensativo: há um tempinho atrás, (não sei se foi antes ou depois do vazamento), o "mexânico" COLOU a mangueirinha do suspiro. Ela tava saindo ou partida, não sei, e como ele num tava conseguindo repor, ele simplesmente meteu super bond e colou!!! :shock:

Na hora achei meio (muito) gambiarra, mas não achei que isso ia dar algum tipo de problema.

Acho que vou pedir pra trocar o óleo do diferencial.

Será que com o óleo novo (sem mexer em retentor nem nada) o vazamento pode piorar o diminuir? Eu imagino que a viscosidade de um oleo novo pode impedir/reduzir esse vazamento...ou falei besteira?

Qual especificação do óleo do diferencial e quantos litros?

Abs

Wald

SergioMedeiros
04/06/2013, 11:18
Oi Sergio,

PARECE que vem de cima e do lado do diferencial. Já verifiquei tudo que disseram e o vazamento é realmente do diferencial. Um dos selos da bomba de vácuo (que troquei tem tres meses por uma original Wabco) tá até um pouco sujo, mas passei a mão nele e não vi que era dele o vazamento.

O meu óleo tá escuro...talvez um verde escuro.

Quanto ao respiro, vc falou uma coisa agora que lembrei de outra...:pensativo: há um tempinho atrás, (não sei se foi antes ou depois do vazamento), o "mexânico" COLOU a mangueirinha do suspiro. Ela tava saindo ou partida, não sei, e como ele num tava conseguindo repor, ele simplesmente meteu super bond e colou!!! :shock:

Na hora achei meio (muito) gambiarra, mas não achei que isso ia dar algum tipo de problema.

Acho que vou pedir pra trocar o óleo do diferencial.

Será que com o óleo novo (sem mexer em retentor nem nada) o vazamento pode piorar o diminuir? Eu imagino que a viscosidade de um oleo novo pode impedir/reduzir esse vazamento...ou falei besteira?

Qual especificação do óleo do diferencial e quantos litros?

Abs

Wald

Wald, tudo certo? Cara, se o teu óleo tá meio escuro já, e tem vazamento, se trocar só vai piorar. Óleo novo é mais fino... vaza mais. O que pode estar acontecendo também é o cara ter entupido o respiro do diferencial, e aí o óleo esquenta com o uso, faz pressão e vaza mesmo! Pior que tá colado né... não dá nem pra tirar o caninho e assoprar? Dá uma verificada nisso, pois o respiro entupido pode mandar teu retentor pro saco...
Sabe se o cara chegou a desmontar o diferencial por algum motivo? Ele tirou todos os parafusos e a tampa? Pode ser falta de cola na hora de fechar novamente o diferencial.
Óleo para diferenciais é EP 90 ou 75W90.
Onde que pinga? Bem na extremidade de baixo do diferencial, logo após o bujão? Tira uma foto da bolota aí pra dar uma idéia, pois o local do pingo diz muita coisa sobre ele... hehe
Grande abreço
Sergio

lucar
04/06/2013, 11:43
Para ver se esta entupido o respiro basta assoprar com o caninho no lugar mesmo... se tiver entupido não passa ar. Se passar com pouco de pressão esta OK (voce sente o ar voltando)... caso passe com extrema facilidade (como um canudo de suco) pode estar rompido pelo caminho e pode contaminar em travessias de alagados.

Não custa caro a cola da tampa do diferencial, sangra ele todo, abre os parafusos e cola a tampa de novo no lugar depois de limpar muito bem o lugar e desengordurar onde faz contato... se atentar para o aperto que deve ser em "X" como se faz com cabeçotes. Coloca óleo novo e boa... mal não vai fazer! E pode solucionar seu problema... andar com vazamento conhecido não é bom!

O guincho mecânico que instalei tive que trocar um retentor da tomada de força que custou R$8,00 ... Com o óleo antigo não vazava, foi trocar pelo novo e começou a gotejar (ainda bem que fiz toda revisão antes de instalar portanto ficou mais fácil de trocar. É um sabó usado em cambio de implemento agrícola da agrale... segundo consta no catalogo. Acabou o pinga pingakkk

Waldmartins
04/06/2013, 15:24
Para ver se esta entupido o respiro basta assoprar com o caninho no lugar mesmo... se tiver entupido não passa ar. Se passar com pouco de pressão esta OK (voce sente o ar voltando)... caso passe com extrema facilidade (como um canudo de suco) pode estar rompido pelo caminho e pode contaminar em travessias de alagados.

Não custa caro a cola da tampa do diferencial, sangra ele todo, abre os parafusos e cola a tampa de novo no lugar depois de limpar muito bem o lugar e desengordurar onde faz contato... se atentar para o aperto que deve ser em "X" como se faz com cabeçotes. Coloca óleo novo e boa... mal não vai fazer! E pode solucionar seu problema... andar com vazamento conhecido não é bom!

O guincho mecânico que instalei tive que trocar um retentor da tomada de força que custou R$8,00 ... Com o óleo antigo não vazava, foi trocar pelo novo e começou a gotejar (ainda bem que fiz toda revisão antes de instalar portanto ficou mais fácil de trocar. É um sabó usado em cambio de implemento agrícola da agrale... segundo consta no catalogo. Acabou o pinga pingakkk

Fiz o "teste do suspiro" e está tudo ok. Um pouco de pressão com o ar voltando.

Vou postar umas fotos pra vcs tentar me ajudar.

Waldmartins
04/06/2013, 15:42
Isso se eu conseguisse postar as fotos... :(

Waldmartins
04/06/2013, 15:50
415153415154415155415156415157

Pronto...agora foi...:concordo:

Abs

Wald

SergioMedeiros
04/06/2013, 15:58
Foi não Wald... parece que o fórum tá com problemas pra postar fotos... tive o mesmo problema esses dias atrás.

Waldmartins
04/06/2013, 22:38
PQP!!!

De quem foi a idéia de mudar o layout do site!?!?!?

lucar
04/06/2013, 22:53
Ao lado de enviar resposta rápida tem a opção de "modo avançado" responde por lá e anexa a foto normalmente no ícone igual da resposta rápida que você consegue! Minhas respostas bugaram também e pude anexar por lá! Abç!

lucar
04/06/2013, 23:07
Você esta querendo meter a mão na "graxa" ... faça o que eu te disse...

Drena o óleo.....Saca a tampa do diferencial... limpa bem tudo, passa uma lixa bem fina para tirar toda sujeira, desengordura tudo... eu passo até alcool 92º antes de aplicar o silicone... coloca a tampa com silicone novo... APERTA TUDO EM "X" ou seja um parafuso de cada lado e assim sussecivamente... esse video é de um omega... mas mostra bem como deve ser limpo e adicionado o silicone.... Como troca o oleo do diferencial do omega - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WmlPLaYrJYI)

Depois para encher o diferencial eu tenho um esquema igual a esse aqui...http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/55762-tampas-do-diferencial-dianteiro-e-carter-p-troca-de-oleo.html faz tranquilo sem pressa.... mas lembra de sempre ir mantendo tudo muito bem limpo!!

Waldmartins
04/06/2013, 23:48
415232415233415234415235415236

tentando no modo avançado...

Waldmartins
04/06/2013, 23:50
Acho que agora as fotos foram...LUCAR, eu bem que queria meter a mão na graxa, mas acho que AINDA não tenho todos os equipamentos necessário para essa tarefa. Ainda estão nos meus planos a compra de um cavalete para esses serviços. Vou ver se acho um mecânico aqui em Montes Claros para fazer esse serviço. Do contrário, tenho que ir a BH daqui a duas semanas e faço isso...

Abs

Wald

Waldmartins
06/06/2013, 13:55
Levei em um "mexânico" daqui de Montes Claros que mexe com sprinter, ranger e dentre outros e ele disse que pode ser apenas aperto de parafusos. Então hoje a noite vou dar uma lavada na VTR (diferencial principalmente) e tentar EU mesmo apertar. Se não conseguir, levo no mexânico e ele diz que vai cobrar uns R$ 30,00 pra isso.

Segundo ele é apertar e ficar vendo se ainda vai vazar. Se continuar vazando, aí pode ser retentor...

Abs

Wald

Waldmartins
09/06/2013, 13:41
Acho que achei o motivo do vazamento!!! :dance:

Lavei o carro ontem e hoje pude ver melhor que tava vazando da parte de cima mesmo. Aí fui ver como estava o aperto dos parafusos e tinham uns quatro parafusos frouxos...

reapertei todos e espero que pare o vazamento.

Abs

Wald