PDA

Ver Versão Completa : Hilux tracionando no 4x4.

Flavio Torres
11/05/2013, 23:56
Olá pessoal.

Estou com uma dúvida e gostaria que os amigos me ajudassem.

Reboco um trailer, e seguidamente subo serra íngreme. Como sei que o diferencial traseiro sofre numa subida rebocando 1500kg, pensei em subir tracionado para dividir o peso, só que tenho medo de forçar as homocinéticas nas curvas.

O que vocês acham.

Abraços.

Flavio Torres.

dpab
12/05/2013, 01:42
Flavio,
Eu só engato o 4x4 rebocando o trailer no asfalto, quando a serra é mesmo íngreme, mas acho que o desgaste pode ser minimizado se conseguirmos efetuar as curvas o mais aberto possível.
Em serras onde posso subir em terceira ou quarta marchas, ou seja, em velocidades entre 60/80 Km/h, subo em 4x2, mas se a subida exige a segunda marcha e baixa velocidade ou com frequentes paradas, prefiro subir com o 4x4 engatado, pois o que força mais o diferencial traseiro é o momento de vencermos a inércia do conjunto.
Um abraço, Delfim.

HERICK
12/05/2013, 09:23
Segue o que o nosso mestre Delfim disse, ele entende bem do assunto! Só fico na dúvida pela sua VTR, se é uma Sr5? a roda livre é manual e portanto você vai ter que deixar as borboletas no Lock e engatar a tração em seguida, não sei até que ponto rodando com o Lock travado sem tracionar na alavanca vai desgastar o conjunto no asfalto, na terra andava sem problema, pra não ter a dor de cabeça de ter que parar a VTR lockar e tracionar e depois parar deslockar e destracionar, fica aí a dúvida, ok!

Flavio Torres
12/05/2013, 18:52
Olá Delfim e Herick.

A serra é pesada mesmo, subo em segunda uns 9kms, e quanto a roda livre, é automática.

Abraços.

Flavio Torres.

HERICK
12/05/2013, 19:35
Beleza! Bons passeios!

Flavio Torres
12/05/2013, 19:57
Olá pessoal.

Delfim só para ter uma ideia da serra, tem um vídeo de uns malucos de moto. Olhem as curvas, não tem muitas muito fechadas.

Subidinha básica na serra by Cavera - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fTH1_3TH5ow)

Abraços.

Flavio.

HERICK
12/05/2013, 20:11
Subindo a mais de 160km/h qualquer curva aberta fica fechada, hahahahaha agora à 60km/h beleza!

dpab
12/05/2013, 20:49
Flavio,
Parece que essa serra só tem curvas abertas, assim pode subir rebocando com a tração 4x4 ligada, sem problemas.
Um abraço, Delfim

Glaicon
13/05/2013, 07:03
Conheço essa estrada. É a rota do sol. Já subi três vezes indo à Bento Gonçalves ou Gramado.
Visual belíssimo.
Podes e deves subir em 4X2, pois ela não é tão ingrime.
Além do mais, carregar 1.500 Kg sobre rodas não é sacrificante para o veículo.
A força maior se exerce somente no momento de saída da inércia.
Veja que qualquer homem adulto é capaz de empurrar um carro em ponto morto, certo?
Voltando à estrada, foi logo depois dessa subida que eu queimei o cabeçote da Sportage diesel, andando na imensa reta à 155 Km/h.
Fiquei traumatizado!:mrgreen:

Flavio Torres
13/05/2013, 08:01
Olá pessoal.

Glaicon éla não é muito íngreme, mas é uma subida constante. em 9kms sobe 900m. Depois do primeiro túnel boto segunda e não tiro mais. E quanto ao visual tens razão é linda.
Obrigado Delfim e Herick.

Abraços.

Flavio Torres.