Ver Versão Completa : Debutando no DIY
Pessoal, boa noite!
Aos poucos vamos tomando coragem e iniciando no DIY. Antes de iniciar dá um certo receio, mas ao terminar, por mais simples que o “serviço” possa parecer aos mais experientes, a sensação de dever cumprido é excelente!
Há alguns dias desmontei os faróis para trocar as lâmpadas originais por lâmpadas Osram Night Breaker, aproveitando para limpar as lentes por dentro, que estavam bem embaçadas. Usando uma pinça de aquário, alguns chumaços de algodão e álcool, parece até que os faróis foram trocados. A defender ganhou olhos “vivos”.
Semana passada, fui comprar óleo para poder fazer a troca do óleo do cárter, assim como também comprei os filtros. Após ler no fórum, optei pelos Top Turbo da BR por R$12,00 o litro. Pretendo manter o mesmo óleo nas demais trocas.
Óleo novo, obviamente filtro novo. Comprei numa revenda MWM aqui do Rio, o HS017 por R$19,00.
Aproveitei e procurei também os de diesel e de ar. Para o diesel, me disseram existir duas opções, sendo um menor e outro pouco maior. Optei pelo maior, embora mais caro (R$45,00), sob o raciocínio de existir uma maior área de filtragem, melhorando seu desempenho. O código deste filtro é HS049. Não sei se fiz bem, ou se só gastei dinheiro à toa... O que tirei do carro era código S4039, ambos MWM/Internacional. De fato existem duas opções para nossos motores 300 Tdi Maxion Euro II? Qual o mais indicado?
Quanto ao filtro de Ar, não encontrei na revenda onde comprei o filtro de diesel. O Vendedor me disse não existir no catálogo deles esse filtro. Achei estranho, aceitei e não quis a opção oferecida da TecFil, se não me engano. Havia me proposto a comprar todos os filtros originais. No caminho de volta para casa, passei em outra revenda MWM. A vendedora, muito solicita, abriu o sistema junto comigo e de fato não vimos a opção de filtro de ar. De fato não existe no catálogo? Onde encontrar, somente nas concessionárias?
O próximo passo para os próximos dias, seguindo a dica do Clemente em outro post. Comprei e aguardo chegar os saches da Molykote de óleo para cambio e diferencial, para trocar os óleos dos diferenciais, também comprados da BR. Em seguida será o do cambio, mas não pesquisei ainda...
Agradeço dicas dos mais experientes, por hora, principalmente quanto ao filtro de ar, e se a opção do diesel foi de fato uma boa escolha.
Abraços,
Leandro
Pára TUDO Leandro!
Primeiro parabéns pela iniciação! Excelente começo e a sensação é realmente boa! A limpeza dos faróis é uma boa dica! Recomendo!
Agora atenção: a caixa de câmbio do Defender NÃO deve usar Molykote! Somente na caixa de transferência e diferenciais. Molykote não é compatível com o óleo do câmbio e o sistema de bomba de óleo da caixa. Talvez não aconteça nada, mas é importante evitar.
Abraços
continue a empreitada!
Clemente
O próximo passo para os próximos dias, seguindo a dica do Clemente em outro post. Comprei e aguardo chegar os saches da Molykote de óleo para cambio e diferencial, para trocar os óleos dos diferenciais, também comprados da BR. Em seguida será o do cambio, mas não pesquisei ainda...
Agradeço dicas dos mais experientes, por hora, principalmente quanto ao filtro de ar, e se a opção do diesel foi de fato uma boa escolha.
Abraços,
Leandro
Oi Clemente,
Comprei os saches para colocar nos diferenciais. O Câmbio eu ainda não pesquisei nada e não tinha ideia formada. Me referi ao sache como óleo para câmbio e diferenciais por conta da forma que aparece no site de onde comprei: Molykote Aditivo para Cmbio e Diferencial automotivo. (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=oleo+e+Aditivos&produto=oleo+Molykote+para+Cambio+%2F+Diferencial&dept_id=100&pf_id=OL024)
Obrigado pela observação/orientação. É sempre bem vinda evitando que debutantes “deem com os burros na água”!
Abraços,
Leandro
Pessoal, alguma dica quanto ao filtro de ar? E o de diesel, vale pagar mais para colocar o que usei? Qual o codigo certo? Obrigado, Leandro
Alexandre Tietsche
09/05/2013, 13:00
Cara, eu uso um da Tecfill, não me lembro de cabeça agora mas acho que é o que vai na Mitsubishi L300, o modelo tem o número 390..preciso dar uma olhada.
Fabrício Bastos
10/05/2013, 15:22
Acho que é esse mesmo que o alexandre falou!
Segue link no ML:
Filtro De Ar Land Rover Defender 2.5 16v - R$ 75,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475327835-filtro-de-ar-land-rover-defender-25-16v-_JM)
Abraço.
Armindo Neto
10/05/2013, 19:29
Pessoal da Land , como eu sou Trolleiro, eu não sei o que é DIY , sempre tive essa duvida , alguém pode me explicar o que é DIY?
Djalma Inoue
10/05/2013, 19:42
É uma expressão do ingles "Do It Yourself" (faça você mesmo, fazer isso sozinho)
A atitude DIY é obviamente associada a um espírito anticonsumista evitando a imitação por plágio e pensamentos pre-fabricados e assentando no pressuposto de que uma pessoa sozinha pode muito bem fazer um trabalho com originalidade e de vários "profissionais" excessivamente bem pagos e por vezes incompetentes.
Pessoal da Land , como eu sou Trolleiro, eu não sei o que é DIY , sempre tive essa duvida , alguém pode me explicar o que é DIY?
olá pessoal
existe alguma coisa na net que ajude nesta iniciação no DIY???
adoro ficar catucando a minha 110 mas tenho medo de fazer merda.
nunca troquei sequer o óleo e filtros mas vou começar preparando a garagem para isso!!!!
abçs
Armindo Neto
10/05/2013, 20:07
É uma expressão do ingles "Do It Yourself" (faça você mesmo, fazer isso sozinho)
A atitude DIY é obviamente associada a um espírito anticonsumista evitando a imitação por plágio e pensamentos pre-fabricados e assentando no pressuposto de que uma pessoa sozinha pode muito bem fazer um trabalho com originalidade e de vários "profissionais" excessivamente bem pagos e por vezes incompetentes.
Agora entendi , obrigado pela explicação! Abraço!
Djalma Inoue
10/05/2013, 21:38
Tem sim no YouTub principalmente escolhe o tema e coloca Land Rover, eu por exemplo pretendo trocar o retentor da roda trazeira do lado direito, e encontrei lá vários videos e tomei coragem para fazer a troca, pretendo filmar também porque se fizer "M" fica mais facil alguem me ajudar e se não servirá para outro, tem muito em ingles se vc vão conhece muito bem o idioma como eu, vai no tradutor google que ele resolve o seu problema de portuques para ingles e vice verso.
olá pessoal
nunca troquei sequer o óleo e filtros mas vou começar preparando a garagem para isso!!!!
abçs
olá pessoal
abçs
Vander
Tem uma coleção de videos em YouTube (http://m.youtube.com/#/user/trailerfitter2?&desktop_uri=%2Fuser%2Ftrailerfitter2)
Luciano Valois
11/05/2013, 13:56
Vander
Tem uma coleção de videos em YouTube (http://m.youtube.com/#/user/trailerfitter2?&desktop_uri=%2Fuser%2Ftrailerfitter2)
Ae Hugo. muito bom.
é isso ai, "Do It Yourself" na veia.
Pára TUDO Leandro!
Primeiro parabéns pela iniciação! Excelente começo e a sensação é realmente boa! A limpeza dos faróis é uma boa dica! Recomendo!
Agora atenção: a caixa de câmbio do Defender NÃO deve usar Molykote! Somente na caixa de transferência e diferenciais. Molykote não é compatível com o óleo do câmbio e o sistema de bomba de óleo da caixa. Talvez não aconteça nada, mas é importante evitar.
Abraços
continue a empreitada!
Clemente
Ola Clemente,
Eu troquei o óleo da caixa de transferência e também do cambio da minha 90 mas não sabia sobre o molykote, por isso eu perguntou: posso acrescentar o molykote agora, ou seja, depois que já coloquei o óleo na quantidade certa? Caso seja possível colocar agora me diga quanto devo colocar de molykote. Valeu mesmo.
Weliton Novaes
Pode colocar sim, apenas nos diferenciais e na caixa de transferência. Jamais no câmbio...
Abs
Clemente
Ola Clemente,
Eu troquei o óleo da caixa de transferência e também do cambio da minha 90 mas não sabia sobre o molykote, por isso eu perguntou: posso acrescentar o molykote agora, ou seja, depois que já coloquei o óleo na quantidade certa? Caso seja possível colocar agora me diga quanto devo colocar de molykote. Valeu mesmo.
Weliton Novaes
Pode colocar sim, apenas nos diferenciais e na caixa de transferência. Jamais no câmbio...
Abs
Clemente
Aproveitando o gancho. E no motor? alguém usa o molykote A2?
Tenho preocupação com o motor do carro da minha mulher (Disco 1 2.8) pois diferentemente do meu Defender que é usado sempre em condições ideais , a Disco 1 sofre com as partidas a frio e sendo usada muito em trajetos curtos.
Depois de algumas pesquisas estou comprando molykote A2 para tentar minimizar o desgastes das peças moveis do motor submetidas a este uso severo (juntamente com uma troca de óleo mais frequente claro).
Abs
Sergio
Aproveitando o gancho. E no motor? alguém usa o molykote A2?
Tenho preocupação com o motor do carro da minha mulher (Disco 1 2.8) pois diferentemente do meu Defender que é usado sempre em condições ideais , a Disco 1 sofre com as partidas a frio e sendo usada muito em trajetos curtos.
Depois de algumas pesquisas estou comprando molykote A2 para tentar minimizar o desgastes das peças moveis do motor submetidas a este uso severo (juntamente com uma troca de óleo mais frequente claro).
Abs
Sergio
Belo, dá uma olhada nesse link:
Teste de Aditivos de Óleo (http://www.renaultclube.com/teste-de-aditivos-de-oleo/)
Bem, só sei que mal não faz, agora se faz bem eu não tenho certeza... Pela reportagem NÃO vale a pena colocar. É dinheiro jogado fora.
Belo, dá uma olhada nesse link:
Teste de Aditivos de Óleo (http://www.renaultclube.com/teste-de-aditivos-de-oleo/)
Bem, só sei que mal não faz, agora se faz bem eu não tenho certeza... Pela reportagem NÃO vale a pena colocar. É dinheiro jogado fora.
Pois é, eu tinha já visto este teste, porém o foco deles ficou no consumo e na emissão. Como meu foco é apenas minimizar o desgaste, não serviu para eu formar minha opinião.
Abs
Sergio
Pois é, eu tinha já visto este teste, porém o foco deles ficou no consumo e na emissão. Como meu foco é apenas minimizar o desgaste, não serviu para eu formar minha opinião.
Abs
Sergio
Sergio, acredito que se realmente melhorasse na questão da durabilidade do motor o consumo teria diminuído, já que teria menos atrito entre as peças, o que geraria menos calor, logo menos perda de energia e como consequência melhoraria o consumo (mesma ideia dos carros que estão vindo agora com 3 cilindros).
Se esse produto fosse bom mesmo, acho que haveria um estudo, ao menos no próprio fabricante, provando ser bom. A única coisa que vi na internet foi um vídeo de 1900 e bolinha de um jeep que teoricamente usou molycote, aí retiraram o cárter e o jeep rodou vários e vários quilômetros sem nenhum óleo.
Agora não sei se isso prova muita coisa, pois já vi até no topgear os caras rodando um bocado com carros sem óleo no cárter e demorou um certo tempo até o motor bater e travar.
Sergio, acredito que se realmente melhorasse na questão da durabilidade do motor o consumo teria diminuído, já que teria menos atrito entre as peças, o que geraria menos calor, logo menos perda de energia e como consequência melhoraria o consumo (mesma ideia dos carros que estão vindo agora com 3 cilindros).
Se esse produto fosse bom mesmo, acho que haveria um estudo, ao menos no próprio fabricante, provando ser bom. A única coisa que vi na internet foi um vídeo de 1900 e bolinha de um jeep que teoricamente usou molycote, aí retiraram o cárter e o jeep rodou vários e vários quilômetros sem nenhum óleo.
Agora não sei se isso prova muita coisa, pois já vi até no topgear os caras rodando um bocado com carros sem óleo no cárter e demorou um certo tempo até o motor bater e travar.
Também pensei isso. Mas quanto de diminuição de atrito seria necessária para alguma coisa perceptível no teste? seria proporcional?
Bom só especulação. Se a formula for inerte mesmo e se o produto não segregar e acumular em algum lugar eu acho vou fazer uma experiência, pois é comprovada a diminuição do desgaste em engrenagens.
abs
Sergio
Wilson Haddad
25/11/2013, 21:03
Eu sempre uso militec em tudo nunca tive problema algum
Pois é, eu não coloco nada... Assim posso sempre ver a cor do óleo, o que com o Molykote fica inviável.
Molykote tem tradição, ainda assim não acho que precisemos de algo mais além de óleo novo e bom.
Abs
Clemente
Pois é, eu não coloco nada... Assim posso sempre ver a cor do óleo, o que com o Molykote fica inviável.
Molykote tem tradição, ainda assim não acho que precisemos de algo mais além de óleo novo e bom.
Abs
Clemente
Então, também acho que em situações normais só precisamos do óleo mesmo. Como eu disse é só uma tentativa de minimizar o desgaste para o uso severo que minha esposa faz da Discovery . No meu Defender, que trabalha 90% do tempo em condições ideais, só óleo mesmo.
Abs
Sergio