Ver Versão Completa : Alguém sabe o que significa folga no fixo do motor om364?
Tenho uma band curta/aço 1994, câmbio de 05 marchas, numa troca de óleo normal o mecânico comentou que ela estava com esse problema e acabei sem saber o que é?
Sergioporto
05/05/2013, 16:02
Como numa simples troca de oleo o cara falar que está com folga nos mancais fixo ???Pressao de óleo está boa ?Ele colocou manometro mecanica para verificar pressao ??Está vazando óleo na parte traseira inferior do motor??(gaxeta).
Motor está fazendo barulho diferente ?? Ele achou limalha no bujao de óleo??Para mim é balela !!!
hercilio.neto
05/05/2013, 16:09
Como numa simples troca de oleo o cara falar que está com folga nos mancais fixo ???Pressao de óleo está boa ?Ele colocou manometro mecanica para verificar pressao ??Está vazando óleo na parte traseira inferior do motor??(gaxeta).
Motor está fazendo barulho diferente ?? Ele achou limalha no bujao de óleo??Para mim é balela !!!
Não conheço bem o motor 14B, mas pra mim também é balela.
Francisco Bicalho
05/05/2013, 19:11
Não conheço bem o motor 14B, mas pra mim também é balela.
uai? não é um 364?
hercilio.neto
05/05/2013, 23:22
uai? não é um 364?
Acho que tô ficando cego... rarará.
Amigão, voce tem a melhor configuração do Bandeirante.
Se é um OM364 então é balela mesmo.
mecamaniaco
06/05/2013, 07:08
Acho que tô ficando cego... rarará.
Não quero ser chato e nem polêmico, mas quem diz que as bands com 5M e motor OM364 é a melhor configuração é prq simplesmente nunca andou num 14B turbinado!
Não estou desmerecendo o MB, mas não sejam hipócritas em dizer que o 14B é pior!
Francisco Bicalho
06/05/2013, 07:10
Assino embaixo da mesma frase. Essa configuração que vocês tem, a 93 e a pequena fornada de 94 com 364 é considerada por muita gente como a melhor versão do Bandeirante construída, e seria triste saber que você vendeu o carro por conta da opinião de um suposto mecânico que inventou um factóide sobre o seu motor.
Se estiver com alguma dúvida, leve numa concessionária de caminhões Mercedes-Benz (sim eles mexem em Bandeirante com motor M-B) e faça uma revisão, ou seja vá diretamente na empresa que fabrica o motor. Aliás eles não cobram caro para fazer manutenção nos motores, eu mesmo levo o meu carro para revisar numa concessionária Mercedes. Onde você mora, Peixe? Fico tentado a fazer uma piada oceânica, mas vou passar. ;ˆ)
Francisco Bicalho
06/05/2013, 08:30
Não quero ser chato e nem polêmico, mas quem diz que as bands com 5M e motor OM364 é a melhor configuração é prq simplesmente nunca andou num 14B turbinado!
Não estou desmerecendo o MB, mas não sejam hipócritas em dizer que o 14B é pior!
É pelo valor mais alto da manutenção do 14B mecamaníaco. Conforme os anos vão se passando o desgaste dos motores inevitavelmente ocorre e os 14B naturalmente precisarão de mais manutenção assim como os 364 e a diferença de valores das peças entre o 364 e o 14B é gritante (quanto a isso não há discussão), sem falar que se você precisa de uma peça em Santos-Dumont, Piauí, ou no meio de Mato Grosso a do motor Mercedes (brasileiro) aparece muito mais rápido que a peça japonesa do motor Toyota. Só por isso mecamaníaco, não porque o motor 14B turbinado não seja bom. Fique tranquilo, mecamaníaco, ninguém quer manchar a reputação o motor do seu carro; o 14 B é muito bom. O turbinado então nem se fala.
Carlos A. C. Azevedo
06/05/2013, 09:23
Pessoal, desculpa atrapalhar a discussão, mas o fixo que ele se referiu na primeira postagem não seriam as bases onde o motor está fixado no chassis?
hercilio.neto
06/05/2013, 09:45
Mecamaniaco,
Esse assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum. É um assunto polêmico.
Confesso que só dirigi os 14B quando estava experimentando para comprar o jipe.
OM364 e 14B são motores que se diferenciam por algumas caraterísticas. Umas agradam a uns, outras agradam a outros.
Pra mim, as características mais admiradas pelos Toyoteiros (Robustez, Simplicidade e Estilo), atingiram o seu auge com o motor OM364 e câmbio de 5 marchas. Infelizmente, essa configuração só foi fabricada por 1 ano e meio (93 e parte de 94).
É lógico que conforto, modernidade e otimização também são características relevantes. Afinal qual toyoteiro não sonha com um FJ Cruiser, não é mesmo?
Não quis dizer que o motor 14B não é bom ou que não pode ser considerado o melhor, além disso, o motor Toyota é Toyota (hehehe). Apenas elogiei a configuração que mais me agrada.
Por terem sido fabricadas poucas unidades, essa configuração tornou-se rara. Eu mesmo procurei muito até encontrar o meu jipe. Então, na minha opinião, o Peixe tem que pensar 2 vezes antes de cogitar vender o seu Toyota. E se existir mesmo a folga no mancal, é sorte dele não ser o 14B.
hercilio.neto
06/05/2013, 09:51
Pessoal, desculpa atrapalhar a discussão, mas o fixo que ele se referiu na primeira postagem não seriam as bases onde o motor está fixado no chassis?
Carlos,
Também cogitei isso em outra postagem (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120291-barra-estabilizadora-bandeirante-2.html) post #20
Francisco Bicalho
06/05/2013, 10:37
Carlos,
Também cogitei isso em outra postagem (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120291-barra-estabilizadora-bandeirante-2.html) post #20
Pois é, mas que raio de diagnóstico é esse? Existem os calços do motor que são aparafusados nas bases de fixação. Se os calços estivessem com 'folga' por conta dos parafusos esse mecânico-zinho tinha que ter apertado as porcas dos parafusos dos calços e avisado ao Peixe que eles estavam soltos, se as bases de fixação dos calços estivessem com problema ele tinha que ser específico, e não mandar uma mensagem criptografada usando um termo que ninguém nunca ouviu falar.
Peixe, acho que você não deveria levar o seu carro pra esse mecânico nunca mais. Inclusive, dê graças a deus que ele apenas trocou o óleo, (aliás CHEQUE O NÍVEL NA VARETA AGORA), porque eu acho que esse cara é um mau mecânico. Leve num bom mecânico ou num revendedor M-B para tirar qualquer dúvida, e não venda o carro. Se decidir vender o carro fale comigo primeiro que eu arrumo um comprador se o preço for justo.
Chico
marciorank@gmail.com
06/05/2013, 12:38
Pois é, mas que raio de diagnóstico é esse? Existem os calços do motor que são aparafusados nas bases de fixação. Se os calços estivessem com 'folga' por conta dos parafusos esse mecânico-zinho tinha que ter apertado as porcas dos parafusos dos calços e avisado ao Peixe que eles estavam soltos, se as bases de fixação dos calços estivessem com problema ele tinha que ser específico, e não mandar uma mensagem criptografada usando um termo que ninguém nunca ouviu falar.
Peixe, acho que você não deveria levar o seu carro pra esse mecânico nunca mais. Inclusive, dê graças a deus que ele apenas trocou o óleo, (aliás CHEQUE O NÍVEL NA VARETA AGORA), porque eu acho que esse cara é um mau mecânico. Leve num bom mecânico ou num revendedor M-B para tirar qualquer dúvida, e não venda o carro. Se decidir vender o carro fale comigo primeiro que eu arrumo um comprador se o preço for justo.
Chico
peixe, minha opiniao;
se for facil, entre em contato com este (mecanico (meu deus) ) e pergunte a ele o que ele quis dizer com este tal de ( FIXO), e a melhor forma de tirarmos a pulga de tras da orelha, provavelmente deve de ser uma coisa bem IDIOTA e esta deixando todos preocupados, principalmente voce peixe.
Francisco Bicalho
06/05/2013, 13:42
provavelmente deve de ser uma coisa bem IDIOTA e esta deixando todos preocupados, principalmente voce peixe.
A minha única preocupação é se o tal mecânico trocou mesmo o óleo do motor, se trocou o filtro, se botou no nível certo... de resto eu acho que esse mecânico é um blefe.
Peixe
Conheci o termo Fixo do Motor pelo pessoal que mexia com Fusca e afins. Lá pelo século passado fui vender meu 1300 ano 69 e o comprador levou num mecânico. Primeira providência dele foi movimentar a polia para frente e para trás. Como se fosse tirar ela do lugar. Diagnóstico: "tem folga no fixo, tem de retificar a carcaça."
Será que o seu mecânico é dos velhos tempos? Entendido em Fusca?
Abs.
Francisco Bicalho
07/05/2013, 08:08
Peixe
Conheci o termo Fixo do Motor pelo pessoal que mexia com Fusca e afins. Lá pelo século passado fui vender meu 1300 ano 69 e o comprador levou num mecânico. Primeira providência dele foi movimentar a polia para frente e para trás. Como se fosse tirar ela do lugar. Diagnóstico: "tem folga no fixo, tem de retificar a carcaça."
Será que o seu mecânico é dos velhos tempos? Entendido em Fusca?
Abs.
Será que o mecânico está senil e achou que o Bandeirante era um fusca?
OliveiraDf
07/05/2013, 10:25
Eu já vi isso antes, mais não era o fixo do motor, era a REPIMBOCA DA PARAFUSETA. kkkkkkk
Acho que ele só quis impressionar.
AlexandreStudart
07/05/2013, 13:53
Peixe,
Dependendo da região do país em que se esteja o nome muda para uma determinada coisa, ex: o Aro na região nodeste chama-se jante e existe no "pai dos burros", assim como Funilaria = lanternagem, etc. Sendo assim, eu voltaria nele só para entender melhor o que ele quis dizer com "fixo do motor", mostrá-lo a tal folga, aí volta aqui e pergunta. Realmente ele pode ser um senil, mas também não!
Boa sorte,
Alexandre
Francisco Bicalho
08/05/2013, 11:53
Alguém já reparou que o Peixe postou a pergunta 4 dias atrás, e sumiu do mapa? Todos nós demos sugestões, mas não houve um comentário do peixe sequer... Será que ele está acompanhando essa postagem que no fundo interessa apenas a ele? Será que vendeu o carro? O cara tem apenas 3 postagens no Fórum, vai que ele se escafedeu e a gente aqui dando idéia pro cara que nem está acessando o Fórum...
Alô peixe! Quando vier a superfície mande notícias, esse assunto é pertinente ao seu interesse. Faz parte da conversa a sua presença nas postagens, é assim que a coisa funciona, nove pessoas já postaram diversas sugestões e puseram energia e tempo para te ajudar, mas você tem que estar presente, se não a gente pode estar jogando o nosso tempo fora...
Se ele não der sinal de vida por mim o tópico está fechado.
AlexandreStudart
08/05/2013, 20:28
Alguém já reparou que o Peixe postou a pergunta 4 dias atrás, e sumiu do mapa? Todos nós demos sugestões, mas não houve um comentário do peixe sequer... Será que ele está acompanhando essa postagem que no fundo interessa apenas a ele? Será que vendeu o carro? O cara tem apenas 3 postagens no Fórum, vai que ele se escafedeu e a gente aqui dando idéia pro cara que nem está acessando o Fórum...
Alô peixe! Quando vier a superfície mande notícias, esse assunto é pertinente ao seu interesse. Faz parte da conversa a sua presença nas postagens, é assim que a coisa funciona, nove pessoas já postaram diversas sugestões e puseram energia e tempo para te ajudar, mas você tem que estar presente, se não a gente pode estar jogando o nosso tempo fora...
Se ele não der sinal de vida por mim o tópico está fechado.
Francisco, acho que o lago, rio, aquário ou mar faltou oxigênio e o peixe já era!kkkkk
Francisco Bicalho
09/05/2013, 06:58
Francisco, acho que o lago, rio, aquário ou mar faltou oxigênio e o peixe já era!kkkkk
Como o cara só tinha 3 postagens, acho que entrou no Fórum, lançou a pergunta primeiro na postagem alheia, depois abriu esse tópico (por recomendação minha) e simplesmente vazou. E nós aqui nos empenhando para dar uma solução para o problema dele...
Amigos, desculpe o desaparecimento! Já descobri a tal folga, nada demais apenas a folga normal de mancais de um motor muito rodado, mas no momento não vale a pena mexer! Não vaza,não queima e não fumaceia!deixei a viatura para reforma no lucio, vou ficar uns meses sem ela. Grato pelas dicas!
Realmente um mecânico dos velhos tempos. kkkk