Ver Versão Completa : Cabo de aço do Guincho
Waldmartins
01/05/2013, 22:43
Galera,
minha 90tinha veio com um guincho WORK 12.000 só que fui desenrolar e vi que o cabo de aço está cheio de partes "desfiando". Aí veio a dúvida.
Qual cabo instalar. Li no forum um tópico fora do específico para Land Rover que tem uns com "alma" de fibra e outros com "alma" de aço...
Que vem a ser isso???
Qual espessura do cabo mais adequada?
É fácil a troca do cabo?
Espero que possam sanar minhas dúvidas :eek:
Abs
Wald
SergioMedeiros
01/05/2013, 23:01
Wald, compra um de Kevlar. É mais caro mas as vantagens são enormes.
Mais leve
Tão resistente quanto
Manusear na trilha é uma maravilha, nem precisa de luvas pois não tem as farpas do aço que cortam.
Caso arrebente, não mata ninguém, pois simplesmente cai no chão e não chicoteia que nem o aço.
30m custa em torno de R$800... se optar por ele pega o cinza que é o mais forte. A instalação é simples.. desenrola um e enrola o outro.
Abs
SergioMedeiros
01/05/2013, 23:05
Mais uma vantagem que esqueci de comentar.... se arrebentar dá pra fazer um nó e continuar usando o guincho....
Waldmartins
01/05/2013, 23:09
Wald, compra um de Kevlar. É mais caro mas as vantagens são enormes.
Mais leve
Tão resistente quanto
Manusear na trilha é uma maravilha, nem precisa de luvas pois não tem as farpas do aço que cortam.
Caso arrebente, não mata ninguém, pois simplesmente cai no chão e não chicoteia que nem o aço.
30m custa em torno de R$800... se optar por ele pega o cinza que é o mais forte. A instalação é simples.. desenrola um e enrola o outro.
Abs
Sergio,
eu li sobre o Kevlar, mas os comentários foram ruins. Disseram que suja muito e na hora de enrolar é um saco!!!
Outra coisa que esqueci de perguntar...normalmente quantos metros vem enrolado no guincho? Ou vou ter que desenrolar o meu inteiro pra saber?
Abs
Wald
SergioMedeiros
01/05/2013, 23:20
Wald, eu usei muito o cabo na minha ex Ranger de trilha... olha, eu só vi vantagens e todos os jipeiros ficavam loucos querendo comprar um... Ele suja sim, mas esse é mais uma vantagem dele... Dá pra tirar e lavar... muito fácil. Tenta tirar um cabo inteiro de aço pra voce ver a trabalheira. A questão de enrolar eu não vejo problemas não.. em qual sentido falaram que é ruim enrolar? É só deixar tensionado e ir guiando ele.
Em trilhas costumamos ir com o cabo desenrolado já... e ele é muito bom para isso também! Dá pra enrolar até nos Hella do carro que não vai arrebentar nada com o peso. Sabe aquela história que "o meu é de aço e o de Kevlar não presta"? Então, ta parecendo isso os comentários que voce leu.
Mais uma... hehe... não enferruja e não precisa ficar lubrificando.
Eu não sei quanto vem no original, mas imagino algo em torno de 20m... mas isso é puro achismo ok?
Waldmartins
01/05/2013, 23:33
Wald, eu usei muito o cabo na minha ex Ranger de trilha... olha, eu só vi vantagens e todos os jipeiros ficavam loucos querendo comprar um... Ele suja sim, mas esse é mais uma vantagem dele... Dá pra tirar e lavar... muito fácil. Tenta tirar um cabo inteiro de aço pra voce ver a trabalheira. A questão de enrolar eu não vejo problemas não.. em qual sentido falaram que é ruim enrolar? É só deixar tensionado e ir guiando ele.
Em trilhas costumamos ir com o cabo desenrolado já... e ele é muito bom para isso também! Dá pra enrolar até nos Hella do carro que não vai arrebentar nada com o peso. Sabe aquela história que "o meu é de aço e o de Kevlar não presta"? Então, ta parecendo isso os comentários que voce leu.
Mais uma... hehe... não enferruja e não precisa ficar lubrificando.
Eu não sei quanto vem no original, mas imagino algo em torno de 20m... mas isso é puro achismo ok?
Hum...fiquei tentado...mas o preço tá meio salgado pra algo que nem sei se vou usar já que minha VTR é mais para uso diário e viagens/expedições futuras...
Talvez eu vá de cabo de aço de momento e veja o kevlar mais no futuro (se eu vir que meu uso e necessidade aumentaram)
Valeu demais!
Abs
Wald
SergioMedeiros
02/05/2013, 00:03
Wald, tranquilo. Para uso eventual o de aço atende perfeitamente. O de Kevlar realmente tem que usar bastante para justificar o valor... se bem que ainda tenho a opinião de que seu menor peso conserva mais a viatura (suspensão e consumo), e não precisa ficar tirando para lubrificar, pois o de aço enferruja legal, mesmo não utilizando.
Grande abraço
Sergio
Caros,
os cabos sintéticos são só vantagens. Ponto. Geralmente não são feitos de Kevlar, mas sim de outras fibras. Hoje a mais comum e resistente é Dyneema®. Hoje existem cabos protegidos, com uma camada que evita penetração da terra, que com o tempo destrói o cabo.
Uso no nosso 110 e posso dizer que é absolutamente incrível.
Vantagens:
Boia na água
Não fere as pessoas, pois não ricocheteia se arrebentar
Super leve (guia + cabo pesam 2kg, contra 12kg do sistema de aço e rolete)
Não "embola" ao desenrolar
Não tem farpas
Não precisa de luvas para operar
Aguenta mais carga
Permite reduzir a bitola de 3/8 para 5/16 e assim colocar mais cabo.
Dura mais
Não oxida
Comprei cabo e o guia na Winch Rope, Winch Line, Recovery Rope, Kinetic Recovery Ropes, ATV Winch Lines Ropes, MASTER PULL Recovery Gear (http://www.masterpull.com/) durante uma viagem ao país que não tem nome.
Abs
Clemente
poeckster
02/05/2013, 10:04
só lembrando ( o Clemente citou o conjunto na lista) tem que trocar o guia/bocal de rolete para um de alumínio, não cometa o erro de um amigo que deixou o de rolete original e o cabo caríssimo foi pro saco na primeira usada numa trilha pesada, perda total.
ficou só com um pedaço de 15m que ele usa de cinta hoje.
Waldmartins
02/05/2013, 12:29
Caros,
os cabos sintéticos são só vantagens. Ponto. Geralmente não são feitos de Kevlar, mas sim de outras fibras. Hoje a mais comum e resistente é Dyneema®. Hoje existem cabos protegidos, com uma camada que evita penetração da terra, que com o tempo destrói o cabo.
Uso no nosso 110 e posso dizer que é absolutamente incrível.
Vantagens:
Boia na água
Não fere as pessoas, pois não ricocheteia se arrebentar
Super leve (guia + cabo pesam 2kg, contra 12kg do sistema de aço e rolete)
Não "embola" ao desenrolar
Não tem farpas
Não precisa de luvas para operar
Aguenta mais carga
Permite reduzir a bitola de 3/8 para 5/16 e assim colocar mais cabo.
Dura mais
Não oxida
Comprei cabo e o guia na Winch Rope, Winch Line, Recovery Rope, Kinetic Recovery Ropes, ATV Winch Lines Ropes, MASTER PULL Recovery Gear (http://www.masterpull.com/) durante uma viagem ao país que não tem nome.
Abs
Clemente
Não entendi uma coisa...Qual é o país que não tem nome? :pensativo:
Este cabo serve para meu guincho?
Cabo Sintético 8000lbs Para Guincho - Fibra Dyneema Sk-75 - R$ 655,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475581474-cabo-sintetico-8000lbs-para-guincho-fibra-dyneema-sk-75-_JM)
Tenho uma amiga que está indo para a África do Sul. Será que consigo comprar ele lá mais barato que isso?
Abs
Wald
CesarMit
02/05/2013, 13:44
Leia este tópico antes de qualquer coisa http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/94255-cabo-sintetico-tem-como-saber-se-presta.html
Fuja destes cabos do ML
Waldmartins
02/05/2013, 13:47
O cara do anúncio achou esse cabo fraco para minha Land e sugeriu um de 8 toneladas/15000 lbs. O que vcs acham? Besteira pagar mais R$ 130,00 por ele?
Lembrando que meu guincho é um Work 12000 (Guincho Elétrico Work 12000lbs Compacto (http://www.gama4x4.com.br/guincho-work-12-000-compacto.html))
CesarMit
02/05/2013, 13:54
No meu comentário acima não tinha visto o anúncio do ML- se for de fato da Smittybilt (comprovadamente)... pode ir q é bom......
Geralmente os anúncios são de cabos xing ling q não prestam.
Waldmartins
02/05/2013, 13:55
Leia este tópico antes de qualquer coisa http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/94255-cabo-sintetico-tem-como-saber-se-presta.html
Fuja destes cabos do ML
Mas esse cabo do ML é esse aqui:
Smittybilt Part 97780 - 8,000 Pound XRC Synthetic Winch Rope, 100 Foot Length-RH1 (http://www.smittybiltdepot.com/Smittybilt-Winches-and-Winch-Accessories/8-000-Pound-XRC-Synthetic-Winch-Rope-100-Foot-Length.aspx?t_c=18&t_s=124&t_pt=5157&t_pn=S%2fB97780)
Vou ler o tópico que me indicou...valeu!!!
Abs
Wald
Waldmartins
02/05/2013, 14:13
ah sim...o cabo que o cara está vendendo é dessa marca:
Smittybilt Part 97780 - 8,000 Pound XRC Synthetic Winch Rope, 100 Foot Length-RH1 (http://www.smittybiltdepot.com/Smittybilt-Winches-and-Winch-Accessories/8-000-Pound-XRC-Synthetic-Winch-Rope-100-Foot-Length.aspx?t_c=18&t_s=124&t_pt=5157&t_pn=S%2fB97780)
homerohermida
02/05/2013, 14:35
Acho que o único motivo para colocar cabo de aço é a falta de dinheiro. Mas muito cuidado com o vendedor e/ou com a marca do cabo pois há relatos no fde cabos que duraram muito pouco.
E pra ilustrar... Dyneema rope VS steel rope - strength test - break test - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GDJ3QjvRZT0)
Waldmartins
02/05/2013, 15:12
No meu comentário acima não tinha visto o anúncio do ML- se for de fato da Smittybilt (comprovadamente)... pode ir q é bom......
Geralmente os anúncios são de cabos xing ling q não prestam.
Cesarmit,
minha dúvida agora é se esse cabo serve para minha 90tinha com guincho work 12000. O cara me falou que seria melhor um de 15000lbs (que ele tem) do que esse de 8000lbs? O que vc acha?
Abs
Wald
Estados Unidos.
O Brasil também é Estados Unidos. O Canadá também fica na América do norte, etc...
rsrsr
Abs
Não entendi uma coisa...Qual é o país que não tem nome? :pensativo:
Wald
CesarMit
02/05/2013, 17:19
Cesarmit,
minha dúvida agora é se esse cabo serve para minha 90tinha com guincho work 12000. O cara me falou que seria melhor um de 15000lbs (que ele tem) do que esse de 8000lbs? O que vc acha?
Abs
Wald
Veja, isso é muito relativo ao uso de sua viatura.... se vai fazer trilhas mais pesadas recomendo um cabo de maior resistência.... só para trilhas leves onde teóricamente não vai se enroscar tão feio.... este cabo certamente da conta pois aguenta até 4 ton.... ou seja.... vai do teu uso e bolso
Waldmartins
02/05/2013, 18:25
Valeu Cesar.
Digamos que eu nem faço trilhas...só devo pegar eventuais estradas de terra ruins após uma chuva forte por exemplo. Pretendo fazer uma viagem num futuro atravessando a transamazônica estilo Camel Trophy, mas isso vai demorar bastante e +não faria sozinho.
Acha que então esse me serviria?
Abs
Wald
SergioMedeiros
02/05/2013, 22:03
Wald, na minha opinião você estaria bem servido com ele para uso eventual. 15000lbs é para trilha pesada, onde o carro afunda metade na lama.
Waldmartins
02/05/2013, 23:36
Wald, na minha opinião você estaria bem servido com ele para uso eventual. 15000lbs é para trilha pesada, onde o carro afunda metade na lama.
Sérgio,
acho que vou desse mesmo...:pular:
Valeu!
Abs
Wald
CesarMit
03/05/2013, 09:09
Para este seu uso, pode ir tranquilo.
Agora na real, para este seu uso relatado que é deixar o cabo enrolado e sem uso, eu não investiria no sintético, pois o cabo de aço vai te atender do mesmo jeito. Apenas uma questão de custo benificio X bolso
Waldmartins
03/05/2013, 10:10
Para este seu uso, pode ir tranquilo. Agora na real, para este seu uso relatado que é deixar o cabo enrolado e sem uso, eu não investiria no sintético, pois o cabo de aço vai te atender do mesmo jeito. Apenas uma questão de custo benificio X bolsoPutz...agora que vc me fala?Rsrs acabei de comprar o sintético! Vou ter que começar usar pra qqr coisa então só pra valer o investimento. AbsWald
SergioMedeiros
03/05/2013, 11:25
Wald, ainda considero que fez um otimo investimento, pois por mais que use pouco, terá um ótimo equipamento em mãos, pois a hora que precisamos do guincho é a hora que estamos na m.... nunca é numa situação confortável.. ehehe
E outra, mesmo deixando enrolado a maior parte do tempo, ainda assim é uma vantagem, pois não enferruja e não vai ficar precisando desenrolar para lubrificar! Parabéns pela aquisição!
Waldmartins
15/05/2013, 21:03
O cabo chegou!!! :euforico:
411360
Agora é passar o fds retirando o cabo de aço e fazendo uma limpeza no conjunto para colocar o sintético. Alguém tem alguma sugestão de qual produto utilizar para fazer a limpeza?
Abs
Wald
É isso ai!!! Bom investimento... a guia do cabo sintético é diferente da guia roletada do cabo de aço, heim!!! Se não trocou troca logo!
Aproveita o de aço antigo e coloca 2 anilhas nele uma em cada ponta... pode ser bem útil se precisar de um cabo extra.....para ancorar também.... uma patesca junto mata a pau!!
Hoje fui pegar o EK35 ekron... amanha começo a revisão dele (já olhei dentro dele hj parece que saiu da fabrica zerado!!!) troca de óleos, limpeza, inspeção e lubrificação do cabo de aço (que logo vai dar lugar ao sintético)..
Aos poucos a viatura vai tomando forma... mau morri $$$ no guincho já comecei a estudar o uso de bloqueio nos diferenciais....kkkk
Waldmartins
15/05/2013, 21:25
É isso ai!!! Bom investimento... a guia do cabo sintético é diferente da guia roletada do cabo de aço, heim!!! Se não trocou troca logo!
Aproveita o de aço antigo e coloca 2 anilhas nele uma em cada ponta... pode ser bem útil se precisar de um cabo extra.....para ancorar também.... uma patesca junto mata a pau!!
Hoje fui pegar o EK35 ekron... amanha começo a revisão dele (já olhei dentro dele hj parece que saiu da fabrica zerado!!!) troca de óleos, limpeza, inspeção e lubrificação do cabo de aço (que logo vai dar lugar ao sintético)..
Aos poucos a viatura vai tomando forma... mau morri $$$ no guincho já comecei a estudar o uso de bloqueio nos diferenciais....kkkk
Putz...agora vc falou grego pra mim...o que é essa guia roletada!?!? :pensativo:
Agora preocupei...será que consigo trocar esse cabo!?!?
Qdo ao cabo velho, talvez eu tenha que corta-lo pra aproveitar pq tem muita parte que está "defiando"...por isso resolvi trocar...
Abs
Wald
Vamos lá:
O cabo sintético uma uma guia (parte que fica na saída do cabo) que serve para guiar o mesmo deste tipo:
411364
Já o cabo de aço usa um igual o que voce tem ai deste tipo:
411365
Quanto a usar o cabo sintético nesta guia para o de Aço eu não sei dizer se pode. Eu não usaria!
Caso for comprar a guia, mede o tamanho do carretel do guincho (ou o tamanho da abertura da guia que vc tem) e tenta comprar outra com abertura igual ou mais próximo possível. Nunca maior que o carretel, pois ela ajuda a guiar o cabo!
Waldmartins
16/05/2013, 01:08
Vamos lá:
O cabo sintético uma uma guia (parte que fica na saída do cabo) que serve para guiar o mesmo deste tipo:
411364
Já o cabo de aço usa um igual o que voce tem ai deste tipo:
411365
Quanto a usar o cabo sintético nesta guia para o de Aço eu não sei dizer se pode. Eu não usaria!
Caso for comprar a guia, mede o tamanho do carretel do guincho (ou o tamanho da abertura da guia que vc tem) e tenta comprar outra com abertura igual ou mais próximo possível. Nunca maior que o carretel, pois ela ajuda a guiar o cabo!
Ahhh sim...
Eu li que essa guia do cabo de aço pode ser usada desde que esteja "rodando" bem pra não gastar o cabo sintético. Vou dar uma olhada no meu e se estiver em ordem, vou deixar....rs
O lance é saber que produto usar para limpar o rolete onde fica o cabo de aço...:pensativo:
Abs
Wald
Fabrício Bastos
16/05/2013, 01:43
Ahhh sim...
Eu li que essa guia do cabo de aço pode ser usada desde que esteja "rodando" bem pra não gastar o cabo sintético. Vou dar uma olhada no meu e se estiver em ordem, vou deixar....rs
O lance é saber que produto usar para limpar o rolete onde fica o cabo de aço...:pensativo:
Abs
Wald
Wald,
Uma dica na hora de trocar o cabo é usar uma lixa "bem fina" (nº 120 ou 180 +/-) e passar no rolete onde o cabo fica "enrolado" pois com o uso o cabo de aço pode acabar estrangulando o rolete e criando imperfeições, que com o uso podem esgaçar o cabo sintético!
Se não for trocar os roletes "externos" que guiam o cabo, recomendo fazer o mesmo com eles!
Mas... o mais indicado é colocar uma guia de alumínio como o Lucar disse!
No mais acho que só limpar bem o rolete e as partes onde o cabo vai enconstar durante o uso!
Abraço!
Optei pelo bom e velho cabo de aço 3/8.
Uso pouco e na época tive receio do cabo sintético se deteriorar parado e quando eu precisar de verdade ele não resistir...
Além disso, tenho um guincho mecânico e gosto da aparência do cabo na minha viatura. Combinou com o conjunto.
Não tenho problemas com o peso tbm. Então foi de aço mesmo...
*Uso 30m.
Agora...
As vantagens do cabo sintético são enormes. Só a questão de segurança já fala tudo.
Você está muito bem servido, não se preocupe.
Wald, não se esqueça das cintas!!!
*Sei não, mas não é melhor trocar sua guia??
Djalma Inoue
16/05/2013, 12:17
Se você for reutilizar partes do cabo de aço dá para fazer a mão dele com facilidade, separa três pernas para cada lado e desenrola elas, dependenso do tamanho da não é o quanto vc vai desenrolar, entrelaça as duas pontas como se fosse dar um nó as partes vão casar e vc continua enrolando até formar um laço no final pega as duas pontas e volta a enrolar juntas e prende com um grampo fica um espetáculo.
411442
Esse procedimento serve tanto para trabalhar com o cabo novo e colocar as pontas ...
Ou para fazer uma laçada e te tirar do aperto.
Não custa nada reforçar:
*Usem luvas!
411459 411460 411461 411462 411463
Abraço!
Waldmartins
16/05/2013, 14:32
Optei pelo bom e velho cabo de aço 3/8.
Uso pouco e na época tive receio do cabo sintético se deteriorar parado e quando eu precisar de verdade ele não resistir...
Além disso, tenho um guincho mecânico e gosto da aparência do cabo na minha viatura. Combinou com o conjunto.
Não tenho problemas com o peso tbm. Então foi de aço mesmo...
*Uso 30m.
Agora...
As vantagens do cabo sintético são enormes. Só a questão de segurança já fala tudo.
Você está muito bem servido, não se preocupe.
Wald, não se esqueça das cintas!!!
*Sei não, mas não é melhor trocar sua guia??
Hailton,
estou propenso a trocar a guia, mas espero não precisar do cabo na próxima viagem, pois viajo na semana que vem e até lá não consigo comprar outra guia...
Descobri que o rolete direito está um pouco difícil de girar e, embora os outros estejam girando livremente, acho que só por isso já vale a pena trocar.
Foi a primeira vez que estiquei o cabo todo. Olha as fotos do estado geral de tudo... :neutral:
Parece que o antigo dono passava longe da manutenção do cabo... :( e do carro...
411469411470411471411472411473411474411475
Quanto às cintas, já tenho uma, uma manilha (preciso comprar outra) e um cabo acessório.
Abs
Wald
Waldmartins
16/05/2013, 14:37
Se você for reutilizar partes do cabo de aço dá para fazer a mão dele com facilidade, separa três pernas para cada lado e desenrola elas, dependenso do tamanho da não é o quanto vc vai desenrolar, entrelaça as duas pontas como se fosse dar um nó as partes vão casar e vc continua enrolando até formar um laço no final pega as duas pontas e volta a enrolar juntas e prende com um grampo fica um espetáculo.
411442
Putz Djalma...isso que vc narrou aí é um nó de marinheiro!?!? Deve ser já que vive embarcado...:chorandoderir:
Por enquanto acho que vou "re-enrolar" o cabo de aço ou ficar sem até o final de semana. O rolete tá muito sujo e quero limpar bem antes de colocar meu cabo sintético novinho e limpinho! :angel:
Será que posso lixar e depois jogar um WD40 para evitar a ferrugem ou a ferrugem é sujeira do cabo de aço?
Abs
Wald
Eu tirei o cabo velho, lixei e limpei tudo e ainda pintei de preto fosco.
Cabo novo e até o guincho ficou parecendo novo!! hahahhaa
Wald, não confie nesse cabo velho...
Waldmartins
16/05/2013, 17:17
Eu tirei o cabo velho, lixei e limpei tudo e ainda pintei de preto fosco.
Cabo novo e até o guincho ficou parecendo novo!! hahahhaa
Wald, não confie nesse cabo velho...
Pois é Hailton,
esse cabo velho acho que vai virar sucata. Deu mó trabalho enrolar NA MÃO e acho que não vou ter paciência de desenrolar pra pegar uma parte "boa" e tals...
Dei uma lixada nos roletes e até que melhorou bastante o aspecto.
Fotos do antes e depois:
ANTES
411492
DEPOIS
411493
Fiquei com medo de "lavá-los" com WD40 e vou deixar assim mesmo. Vou deixar pra instalar o cabo sintético no sábado que hoje eu cansei e ainda vou lixar os suportes dos bancos traseiros... :karate:Fora que amanhã tenho que dar aula em outra cidade... :zzz:
Abs
Wald
Fabrício Bastos
16/05/2013, 17:59
Pois é Hailton,
esse cabo velho acho que vai virar sucata. Deu mó trabalho enrolar NA MÃO e acho que não vou ter paciência de desenrolar pra pegar uma parte "boa" e tals...
Dei uma lixada nos roletes e até que melhorou bastante o aspecto.
Fotos do antes e depois:
DEPOIS
411493
Fiquei com medo de "lavá-los" com WD40 e vou deixar assim mesmo. Vou deixar pra instalar o cabo sintético no sábado que hoje eu cansei e ainda vou lixar os suportes dos bancos traseiros... :karate:Fora que amanhã tenho que dar aula em outra cidade... :zzz:
Abs
Wald
Wald,
Isso que sugeri! Ficou como novo!
Tente fazer o mesmo processo de lixar nas laterais do tambor! O cabo encosta muito ali!
Sei que é quase impossível mas tente dar uma limpada na parte da mesa do guincho que fica abaixo do rolete, acredito que não mas se o cabo enrolar uma parte maior de um lado do rolete ele pegue na mesa e pode acabar desfiando!
Fazendo com que as superfícies fiquem as mais lisas possíveis tem cabo pra um boom tempo!
Abraços!
Waldmartins
16/05/2013, 18:23
Wald,
Isso que sugeri! Ficou como novo!
Tente fazer o mesmo processo de lixar nas laterais do tambor! O cabo encosta muito ali!
Sei que é quase impossível mas tente dar uma limpada na parte da mesa do guincho que fica abaixo do rolete, acredito que não mas se o cabo enrolar uma parte maior de um lado do rolete ele pegue na mesa e pode acabar desfiando!
Fazendo com que as superfícies fiquem as mais lisas possíveis tem cabo pra um boom tempo!
Abraços!
Fabrício, vou fazer isso sábado. Como devo levar a VTR pra lavar, vou primeiro deixar eles lavarem ela, passo a lixa onde vc sugeriu e depois instalo o cabo sintético... :dance:
Os roletes da guia estou girando facilmente QUASE todos. Apenas o da direita (ou esquerda dependendo da posição...rsrs), aquele em que o cabo fica "preso" que está girando com um pouco de dificuldade. Alguma sugestão para amolecê-lo? Parece que é falta de lubrificação, mas não sei se é aconselhavel usar WD40 nele...:pensativo:
Segue as fotos:
ANTES
411504
DEPOIS
411505
Abs
Wald
ocimarpelegrino
16/05/2013, 21:10
Wald, Pode usar WD40 sem medo, só limpe o excesso depois pra não ficar grudando pó.
Djalma Inoue
16/05/2013, 23:30
Wald vc acertou sou do mar, trabalho em uma plataforma, pelo que ví no seu cabo só vai servir para a sucata nem para fazer estropo ele serve, esta muito maltratado, cabos de aço tem que estar sempre com graxa para se conservar, não importa se a graxa esta com lama ou areia o importante é que ela esteja lá protegendo a alma do cabo, nunca lave um cabo de aço com lava jato pois, impregna água na madre e o cabo fica com corrosão de dentro para fora, esta opção de usar cabo sintético é muito boa mas não deixe que o seu tambor fique enferrujado para não deteriorar o cabo, então de uma pintura nele espere a tinta curar e só depois enrole o cabo e faça uma manutenção preventiva para verificar o estado do tambor e do cabo.
Não tenha medo de usar WD 40 para desengripar o rolete, lembre-se WD não foi feito para ser lubrificante depois de desengripar use óleo para lubrificar e seja feliz com seu novo brinquedinho, manda umas fotos quando usar o guincho.
Putz Djalma...isso que vc narrou aí é um nó de marinheiro!?!? Deve ser já que vive embarcado...:chorandoderir:
Por enquanto acho que vou "re-enrolar" o cabo de aço ou ficar sem até o final de semana. O rolete tá muito sujo e quero limpar bem antes de colocar meu cabo sintético novinho e limpinho! :angel:
Será que posso lixar e depois jogar um WD40 para evitar a ferrugem ou a ferrugem é sujeira do cabo de aço?
Abs
Wald
homerohermida
17/05/2013, 09:34
Eu pintei o meu rolete com preto epoxi para não enferrujar novamente.
luiz ccosta
17/05/2013, 21:26
Dicas sobre os tipos e qualidade, dimensionamento, instalação e manutenção do cabo sintetico.
Winch Rope, Winch Line, Recovery Rope, Kinetic Recovery Ropes, ATV Winch Lines Ropes, MASTER PULL Recovery Gear (http://www.masterpull.com/synthetic-winch-line-comparison/)
Winch Rope, Winch Line, Recovery Rope, Kinetic Recovery Ropes, ATV Winch Lines Ropes, MASTER PULL Recovery Gear (http://www.masterpull.com/synthetic-winch-line-comparison/)
Winch Rope, Winch Line, Recovery Rope, Kinetic Recovery Ropes, ATV Winch Lines Ropes, MASTER PULL Recovery Gear (http://www.masterpull.com/rope-maintenance/)
Winch Rope, Winch Line, Recovery Rope, Kinetic Recovery Ropes, ATV Winch Lines Ropes, MASTER PULL Recovery Gear (http://www.masterpull.com/sizing-winch-line/)
Link com discursão sobre falha em cabos sinteticos novos.
Winch Rope Failure - 1 (http://www.stu-offroad.com/recovery/winchline/winchline-6.htm)
luiz claudio
Waldmartins
19/05/2013, 21:59
Pronto! Cabo instalado na VTR!!! :euforico:
412088
Só falta testar, mas vou deixar pra fazer isso outra hora pq estou nos preparativos da viagem e espero não precisar dele nessa viagem...rsrs
Abs
Wald
Djalma Inoue
19/05/2013, 22:40
Wlad ficou lindo.
Wlad ficou lindo.
X2 parabéns
Waldmartins
19/05/2013, 23:29
Valeu galera!
Num é pq é meu não, mas gostei muito tb! A VTR aos poucos vai ficar do jeito que quero! :concordo:
Djalma Inoue
20/05/2013, 12:03
É por isso que dizem que jipe não se compra se faz, e nós vamos moldando eles de acordo com nossas necessidades, ele ele passa a fazer parte de nós pois tem a nossa cara. Dá para vender depois????? Quando isso acontece parece uma amputação de um membro do corpo.:slap:
Waldmartins
24/10/2013, 13:14
galera,
no domingo quanto tive que "guinchar" minha VTR, eu usei o meu guincho (junto com o do reboque) para subir a VTR. Ao desenrolar o cabo sintético, vi que os debaixo do rolo estavam "amassados". Será que tem algum problema?
Já desenrolei e enrolei umas três vezes e todas as vezes encontro cabos amassados no final do rolo.:pensativo:
Abs
Wald
Fabrício Bastos
24/10/2013, 14:57
Wald,
Isso é normal!
Devido a pressão que vc exerce ao enrolar o cabo!
Com o cabo de aço isso não acontece pq ele é mais resistente a "amassados"!rsrsr
Está aí relacionada uma das vantagens do sintético!... o guincho não precisa "fazer força" para enrolá-lo no rolete!
Ao fazer o reboque da viatura vc ancorou o seu guincho no reboque e o do reboque num ponto de ancoragem do seu carro OK?
Abraços!
Waldmartins
24/10/2013, 18:30
Wald,
Isso é normal!
Devido a pressão que vc exerce ao enrolar o cabo!
Com o cabo de aço isso não acontece pq ele é mais resistente a "amassados"!rsrsr
Está aí relacionada uma das vantagens do sintético!... o guincho não precisa "fazer força" para enrolá-lo no rolete!
Ao fazer o reboque da viatura vc ancorou o seu guincho no reboque e o do reboque num ponto de ancoragem do seu carro OK?
Abraços!
Aahhhhh bom...rsrs Fiquei com medo de estragar o cabo amassando ele...rsrs
Sobre o reboque, como troquei recentemente a mesa e mandei galvanizar meu peito de aço, nem reparei que na remontagem acabaram "encobrindo" parcialmente meu dois pontos de ancoragem e não cabia o gancho do caminho de reboque. Aí, na pressa, tive a idéia de usar o meu cabo como ponto de ancoragem. Não cheguei a usar meu guincho pra subir a VTR. Entendeu?
Abs
Wald
Fabrício Bastos
24/10/2013, 22:59
Aahhhhh bom...rsrs Fiquei com medo de estragar o cabo amassando ele...rsrs
Sobre o reboque, como troquei recentemente a mesa e mandei galvanizar meu peito de aço, nem reparei que na remontagem acabaram "encobrindo" parcialmente meu dois pontos de ancoragem e não cabia o gancho do caminho de reboque. Aí, na pressa, tive a idéia de usar o meu cabo como ponto de ancoragem. Não cheguei a usar meu guincho pra subir a VTR. Entendeu?
Abs
Wald
Não sei se entendi muito bem...rsrs(Entendi não entendendo!hahah)
Vc usou o cabo do guincho(a ponta dele) para engatar no cabo do caminhão?
Se for isso tome cuidado!
Em proporções menores(Como no seu caso de subir a viatura no reboque) creio que não cause problemas mas por exemplo se vc esticar esse cabo para outra viatura te puxar(Como se fosse uma cinta) vc pode estragar feio o freio do guincho!
Abraços!
Waldmartins
24/10/2013, 23:18
Não sei se entendi muito bem...rsrs(Entendi não entendendo!hahah)
Vc usou o cabo do guincho(a ponta dele) para engatar no cabo do caminhão?
Se for isso tome cuidado!
Em proporções menores(Como no seu caso de subir a viatura no reboque) creio que não cause problemas mas por exemplo se vc esticar esse cabo para outra viatura te puxar(Como se fosse uma cinta) vc pode estragar feio o freio do guincho!
Abraços!
Vc entendeu direitim...rsrs
Mas agora sou eu que não entendo. Por que eu posso puxar minha viatura e o freio do guincho aguenta...mas para ser puxado não pode!?!?! :screwy:rsrs
Abs
Wald
Fabrício Bastos
25/10/2013, 00:27
hahaha
Continuando a "conversa de tonto"(cada hora um não entende!hahaha)
Quando vc está puxando com a "força do guincho" ou quando vc está liberando o cabo(tipo para descer uma inclinação forte de ré, usando o guincho para não escorregar!) em ambos os casos o motor/redução do guincho fazem o papel do freio e no caso que vc usou o guincho estava desligado e assim pode acabar estourando as engrenagens!
Já ouvi casos que o cara foi dar uma "puxadinha" e acabou estourando o guincho!
Abraços e juízo com o guincho!rsrsr
PS: Bom "minicurso" para o próximo encontro! "Uso do guincho!" ( não sei se já teve!)
Editando e acrescentando...
Da uma olhada no tópico que achei sobre o assunto!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/92888-puxar-jipe-pelo-guincho-pode-danificar-algo.html
E uma frase que li aqui tbm e resume tudo...
"O guincho foi projetado para FAZER força e não para SOFRER força"
Waldmartins
25/10/2013, 01:31
hahaha
Continuando a "conversa de tonto"(cada hora um não entende!hahaha)
Quando vc está puxando com a "força do guincho" ou quando vc está liberando o cabo(tipo para descer uma inclinação forte de ré, usando o guincho para não escorregar!) em ambos os casos o motor/redução do guincho fazem o papel do freio e no caso que vc usou o guincho estava desligado e assim pode acabar estourando as engrenagens!
Já ouvi casos que o cara foi dar uma "puxadinha" e acabou estourando o guincho!
Abraços e juízo com o guincho!rsrsr
PS: Bom "minicurso" para o próximo encontro! "Uso do guincho!" ( não sei se já teve!)
Editando e acrescentando...
Da uma olhada no tópico que achei sobre o assunto!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/92888-puxar-jipe-pelo-guincho-pode-danificar-algo.html
E uma frase que li aqui tbm e resume tudo...
"O guincho foi projetado para FAZER força e não para SOFRER força"
Ahhhh sim...agora entendi.
Já que vc é o "cara do guincho", vou me "aproveitar de vc (no bom sentido) para uma dúvida... Existe alguma recomendação sobre o angulo de uso do guincho? Tipo rola de puxar algo atrás da VTR usando o guincho com o cabo passado por cima do capô e bagageiro? (idéia mirabolante...rsrs)
Abs
Wald
Fabrício Bastos
25/10/2013, 11:26
Ahhhh sim...agora entendi.
Já que vc é o "cara do guincho", vou me "aproveitar de vc (no bom sentido) para uma dúvida... Existe alguma recomendação sobre o angulo de uso do guincho? Tipo rola de puxar algo atrás da VTR usando o guincho com o cabo passado por cima do capô e bagageiro? (idéia mirabolante...rsrs)
Abs
Wald
Negativo!!!rsrs
Se vc fizer isso e o objeto for muito pesado imagina o que poderia acontecer!
Amassar o bagageiro seria a menor das preocupações, pois coisas piores podem acontecer!
Já vi "ideias mirabolantes" de pessoas que passam o cabo debaixo do carro!
Mas aí entra outro "porém" como seu cabo é sisntético ele não pode entrar em contato com material cortante e/ou abrasivo! Tipo uma chapa de aço debaixo do carro, eixos e etc!
Pense numa corda de varal dessas de mercado(plástico) esfolando em uma chapa de metal... com o tempo ela vai arrebentar!(Peguei pesado no exemplo!hahah)
Mas numa "emergência" de vida ou morte mais vale correr o risco de danificar o carro do que ficar lá agarrado!
Mas nunca passar o cabo por cima do carro!
Aí vai outro tópico pra clarear as ideias!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/83331-como-usar-o-proprio-guincho-para-te-puxar-para-traz.html
Mais duvidas e eu sabendo(isso é importante!) pode perguntar que respondo!
Mas vale perguntar aqui do que estourar um cabo e fazer algo de errado na trilha que gere um acidente!
Abraços!
Waldmartins
25/10/2013, 15:13
Negativo!!!rsrs
Se vc fizer isso e o objeto for muito pesado imagina o que poderia acontecer!
Amassar o bagageiro seria a menor das preocupações, pois coisas piores podem acontecer!
Já vi "ideias mirabolantes" de pessoas que passam o cabo debaixo do carro!
Mas aí entra outro "porém" como seu cabo é sisntético ele não pode entrar em contato com material cortante e/ou abrasivo! Tipo uma chapa de aço debaixo do carro, eixos e etc!
Pense numa corda de varal dessas de mercado(plástico) esfolando em uma chapa de metal... com o tempo ela vai arrebentar!(Peguei pesado no exemplo!hahah)
Mas numa "emergência" de vida ou morte mais vale correr o risco de danificar o carro do que ficar lá agarrado!
Mas nunca passar o cabo por cima do carro!
Aí vai outro tópico pra clarear as ideias!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/83331-como-usar-o-proprio-guincho-para-te-puxar-para-traz.html
Mais duvidas e eu sabendo(isso é importante!) pode perguntar que respondo!
Mas vale perguntar aqui do que estourar um cabo e fazer algo de errado na trilha que gere um acidente!
Abraços!
Hoje a noite tento fazer um esboço do que quero, mas já te adianto que é algo "simples" e com pouco uso.
Vamos lá.
Vou comprar uma barraca de teto e como minha garagem não cabe (não passaria no portão), a solução é instalar a barraca quando fosse usá-la na rua aqui de casa. Até aí "tudo bem".
A barraca não é muito pesada (49kg), mas é muito grande e fica complicada colocá-la sozinho no teto da VTR. Minha namorada baixinha num vai poder me ajudar...rsrsrs
Então a idéia é fazer uma "rampa" e apoia-la no estepe inclinada (tipo assim /° ) e esticar uma cinta presa ao cabo do guincho para içar a barraca para o teto da VTR.
Ou seja, não é muito peso e posso colocar algo para proteger o cabo sintético, que a princípio iria "relar" no quebra-mato e bagageiro.
E ai? Tem algum problema isso?
tem alguma idéia para me ajudar nessa solução mirabolante!?:torcendo:
Abs
Wald
...tem alguma idéia para me ajudar nessa solução mirabolante!?:torcendo:
Já pensou em trocar a namorada por uma mais alta?
Ou então instalar um munck, ia te facilitar muito... :-?
Waldmartins
25/10/2013, 19:05
Já pensou em trocar a namorada por uma mais alta?
Ou então instalar um munck, ia te facilitar muito... :-?
A namorada não...mas tô pensando em trocar de amigo por um menos chato...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk