PDA

Ver Versão Completa : Barra Estabilizadora Bandeirante

Páginas : 1 [2]

hercilio.neto
22/03/2014, 00:02
Realmente estas postagens e desenhos da BE traseira são ótimas e eu já copiei. Obrigado.

O objetivo principal da barra estabilizadora é evitar a inclinação excessivo de carroceria e por isto é chamada em Inglês da "anti roll bar". A barra estabilizadora (BE) nada mais é que uma barra de torção (mola) que interliga as molas do mesmo eixo e geralmente é feita de aço trefilado. Assim quando o carro pega uma ondulação longitudinal (lombada, por exemplo) ambas as rodas oscilam juntas, a barra estabilizadora apenas acompanha o movimento delas sem ter nenhuma atuação. Quando o carro faz uma curva, principalmente se for de raio fechado e velocidade razoável a roda do lado externo à curva afunda na chão e a roda do lado interno da curva tende a se levantar e perder a aderência.
Se o carro não tiver BE a inclinação será notável. Com a BE conforme uma roda afunda e a outra levanta, pois ela se torce e transfere força de uma mola para outra. Desta forma a roda externa afunda menos e a roda interna levanta menos. A aderência dos pneus é mais garantida, a inclinação diminui e a estabilidade do carro melhora. Mas tudo isto ocorre dentro de limites, pois muitos fatores entram em jogo, principalmente o raio da curva, velocidade do veículo, largura e desenho dos pneus, peso do carro, altura do centro de gravidade, etc.

A colocação é bem elucidativa. Ótima contribuição, Capt.

CAPT GOTTLIEB
22/03/2014, 00:05
Outra função um tanto esquecida, mas também importante da BE é a sua atuação nas irregularidades da pista e buracos.
Quando a roda do cai e depois sai de num buraco há uma oscilação no sentido longitudinal que inclina o carro (eixo de "roll") e que é dissipada pelos amortecedores. Com a BE roda entra e sai do buraco e esta peça força a roda do lado oposto a fazer um movimento contrário, ou seja, subir e depois a abaixar. Isto cria uma segunda oscilação no sentido transversal do carro (eixo de "pitch").
A oscilação em rolling é quando o carro está oscilando entre a direita e a esquerda.
A oscilação em pitch é quando o carro está oscilando entre a frente e a traseira.
Num carro sem a barra estabilizadora, quando uma das rodas de um dos lados entra e sai de um buraco, a tendência do carro é ficar balançando de lado até os amortecedores dissiparem essa energia. Com a barra estabilizadora, quando uma roda entra no buraco a BE força a outra roda no mesmo eixo a se erguer, e quando a primeira sai do buraco a BE puxa a outra roda para baixo. Assim, parte da energia de oscilação que manteria o carro balançando de um lado para outro vai para manter o carro balançando para frente e para trás. O resultado final é uma repartição das oscilações fazendo com que as inclinações laterais e da frente para trás sejam menores e auxiliando a manter a estabilidade.

455768

CAPT GOTTLIEB
22/03/2014, 00:43
É interessante saber se o nosso veículo é sobre-esterçante (oversteer), isto é: tem tendência numa curva de sair de traseira e rodar ou se é sub-esterçante (understeer), isto é: sair de frente, não fazer a curva e ir para o acostamento ou pista oposta. Mas isto é muito claro em alguns carros e um tanto difícil de se definir em outros carros, pois muitos fatores estão em jogo. Muitos carros exibem os dois comportamentos e são conhecidos como NEUTRAL STEER. Por vezes estes comportamentos são quase iguais e por vezes um nitidamente preponderante sobre o outro. Quem dirigiu Opala e Fusca sabe que ambos são oversteer, pois adoram sair de ré e rodar. Quem já dirigiu um carrão americano antigo (Cadillac, Chevrolet, Ford, Mercury, Dodge, etc.) sabe bem que eles adoram sair de frente. Penso que os Jipes Toyotas Band têm mais tendência em sair de frente, mas em certas condições poderão também sair de traseira, rodar, derrapar...
Há uma regra (sujeita a muitas exceções) dizendo que o veículo é Understeer (sai de frente), deve-se inicialmente colocar uma barra estabilizadora no outro eixo (traseiro), de forma que o eixo traseiro "escorregue mais" e com isso, você tenha um comportamento mais NEUTRO. E se o carro é Oversteer (sai de traseira) deve-se colocar uma barra estabilizadora no eixo dianteiro forma que o eixo dianteiro "escorregue mais" e você tenha um comportamento mais NEUTRO. Será que estas regrinhas tem grande valor? Penso que o valor é escasso. O que vale mesmo é colocar a BE, seja dianteira, traseira ou ambas e verificar o comportamento do carro na pista de testes. Aliás, é exatamente isto que as montadoras fazem.

455769455770 455771

Amanhã, se der tempo vou terminar postando tudo que sei sobre força centrífuga, velocidade, centro de gravidade, limites, etc.

sebastiao colombi
22/03/2014, 12:55
Bem colocado mesmo cap... mas e nas valas deixadas por trafego de caminhões pesado nas pista... a BH. corrigi aquelas puxadas de um lada pra outro a minha tinha esta tendência mas depois de uma serie de trocas de componentes melhorou e muito mas ainda fica um pouco nas valas sera que a bh. corrigi esta falha ??

Band amarela 91 OM 364:safari-rig:

MarcioNatal
22/03/2014, 13:36
Falando em BE, coloquei na traseira do Toyossauro e fui ver hoje como ficou. Achei o serviço bem feito e bem pensado. O mecânico(Nenem) já usa na dele há algum tempo e disse que o resultado é positivo. Algumas fotos.

455780 455781455782455783455784

Um abraço.

Márcio Humberto

sebastiao colombi
22/03/2014, 13:58
Marcio já andou com ela sentiu melhorias.... e qual barra e esta de que carro

Band. Amarela 91 OM364

MarcioNatal
22/03/2014, 14:41
Sebastião, boa tarde.

Sim, andei e notei que ela está mais "firme" nas curvas. Entrei "quadrado", a propósito, em um retorno que sou acostumado a fazê-lo, ai vi que a coisa ficou diferente, para melhor! Acho que valeu a modificação.

A barra usada foi a dianteira do ômega. Pegamos várias e saímos testando qual a que daria melhor. Para adaptar na configuração atual da viatura, a que deu certinho foi essa!

Um abraço.

Márcio Humberto

CAPT GOTTLIEB
22/03/2014, 15:21
Sebastião, boa tarde.

Sim, andei e notei que ela está mais "firme" nas curvas. Entrei "quadrado", a propósito, em um retorno que sou acostumado a fazê-lo, ai vi que a coisa ficou diferente, para melhor! Acho que valeu a modificação.

A barra usada foi a dianteira do ômega. Pegamos várias e saímos testando qual a que daria melhor. Para adaptar na configuração atual da viatura, a que deu certinho foi essa!

Um abraço.

Márcio Humberto

Meus parabéns pela engenhosa adaptação. No final de todo este debate salutar as teorias devem ceder terreno à prática e à experimentação. Só após a instalação e teste de pista é que poderemos realmente saber se a barra instalada funciona bem. A teoria aponta a barra traseira como muito boa, mas também não condena a barra dianteira. Na minha modesta opinião os nossos Jipessauros têm mais tendência a sair de frente (UNDERSTEER) e portanto a BE traseira deveria ser a primeira a ser lembrada. Mas estes Jipessauros, em determinadas circunstâncias porém sair de ré (OVERSTEER) e rodar. Eu achei uma BE dianteira a preço módico e instalei. Melhou, mas está muito longe de ficar parecido com um carro de passeio. Se eu não tivesse encontrado esta BE certamente estaria fazendo esta adaptação que você fez. Pela postagem do Elmer dá para ver que a Toyota instalou BE traseira no FJ40 e FJ45 Landcruiser. Se a montadora optou por BE traseira é porque ela realmente funciona.

CAPT GOTTLIEB
22/03/2014, 16:42
Singelos princípios de Física elementar (mecânica)

Um corpo de massa M em linha reta tem uma velocidade constante V e percorre uma distância S em determinado tempo t. Então chama-se velocidade a distância percorrida neste intervalo de tempo. Ou seja V = S/t
Exemplo: V = 100 Km/h ou seja, este corpo percorre 100 Km em uma hora.
Mas para que esta velocidade seja aumentada ou diminuída é necessário uma aceleração A, que poderá ser positiva (acelerar) ou negativa (frear). A aceleração é a variação da velocidade num certo intervalo de tempo. Ou seja: A = V/t
Mas V = s/t
Então A = V/t/t = V/t²
Pelas Leis da Física quando um corpo de massa M está submetido a uma aceleração A isto se constitui numa força F (massa x aceleração = força). Se esta aceleração for a gravidade esta força se chama peso.
F = M x A = M x V/t²
Mas também será necessária uma aceleração para desviar a trajetória do corpo de massa M, mesmo que ele se mantenha em velocidade constante. É o caso do movimento circular uniforme, onde a velocidade de rotação é constante, porém a cada ponto a trajetória vai sendo desviada, desenhando um círculo e não mais uma reta. O exemplo mais simples e interessante é da pedra amarrada a um barbante sendo girada. A tração do barbante faz a pedra mudar de direção a cada ponto, sempre em direção ao centro do círculo que está descrevendo. Esta aceleração chama-se centrípeta e multiplicada pela massa M torna-se a força centrípeta (força = massa x aceleração). O que mantem o barbante esticado é a velocidade angular da pedra que tem a tendência de sair pela tangente do círculo. Isto é chamado impropriamente de força centrífuga. Se uma aceleração angular agir sobre a pedra aumentando muito a rotação o barbante poderá se romper e a pedra sairá pela tangente no mesmo instante. Existem exemplos históricos disto, como a funda com a qual Davi derrotou o gigante Golias e o esporte greco-romano de arremesso do martelo.
455820 455821

É intuitivo que no movimento circular o raio e o ângulo percorrido são as variáveis mais importantes.
O ângulo Ψ = S/R e S = ΨR
A velocidade angular Ω = Ψ/t
Quando Ψ = 360º temos uma volta completa e o distância percorrida é o comprimento da circunferência: 2∏R e Ω = 2∏R/t
Velocidade linear do corpo = velocidade angular x Raio, isto é: V = ΩR
455814 455815 455816

Outro exemplo é um carro que vem em linha reta e começa a fazer uma curva (circular-elíptica). Mesmo em velocidade constante irá surgir uma força centrípeta ao sair da reta e começar a descrever a curva. Se a velocidade do veículo for elevada e o raio da curva for pequeno a força centrípeta poderá subitamente desaparecer (derrapagem), pois quem faz o papel similar ao barbante da pedra (exemplo anterior) são os pneus aderentes ao solo. E aí o carro sairá pela tangente. Repare que se a força centrífuga realmente existisse o carro não sairia pela tangente e sim na direção oposta ao centro do círculo naquele instante.
455817 455818 455819 455828
Figura carro
Imaginemos que este carro está no meio da curva. A força centrípeta age nos pneus e está representada por f1 + f2. Peso do carro está também agindo nos pneus (N1 e N2), desigualmente distribuído. A resultante destas forças ainda está equilibrada e o veículo inclina, mas não tomba. Todavia o centro de gravidade (CG) é representado por um X de cor verde e nele as somas dos momentos de força (peso x metade da largura do veículo) + (força centrífuga x altura do CG) devem ser zero. Peso, altura do CG e metade da largura são constantes. Mas conforme o carro acelera a sua força centrífuga (o correto seria chamar de aceleração tangencial) aumenta, a equação de soma dos momentos de força deixa de ser zero, os pneus vão perdendo aderência e a força centrípeta vai deixando de existir. Então o carro derrapa, sai pela tangente e pode até tombar e capotar. O limite aqui é muito claro, até intuitivo e é dado pela velocidade, pelo raio da curva (mais fechada ou mais aberta) e altura do CG. Quanto mais alto o CG menor deveria ser a velocidade para equilibrar a equação dos momentos. É neste ponto que a BE pode ser útil, pois o peso do carro fica melhor distribuído nos pneus daquele eixo e mantem a aderência por mais tempo, além de inclinar menos o veículo. Mas tudo isto dentro de limites, pois uma velocidade muito elevada vai terminar em perda de aderência, derrapagem, saída pela tangente, etc. O Jipe Band tem um CG elevado, bem mais alto que um carro de passeio. Um carro de corrida tipo Fórmula Vee, que corre em Interlagos tem uma altura de CG de 10 a 15 cm do solo. O Jipe Band deve ter um CG próximo de 1 metro! Por isso um FVee pode fazer uma curva a 120, 150 Km/h e andar na pista sempre perto do limite. Com o Jipe Band dá-se o oposto, pois como o CG é muito alto o limite de velocidade segura é relativamente baixo.

455822 455823 455824

Usando o mínimo de fórmulas e apenas simples conceitos da Física acho que podemos entender como funciona a BE, seja dianteira, traseira ou ambas e também o que esperar desta peça nos nossos veículos. O calcanhar de Aquilles dos jipes é realmente a altura elevada do centro de gravidade e portanto não podemos esperar da BE mais do que ela nos pode dar! Afinal, não dá para tirar sangue de rabanete só porque é vermelho! As figuras falam mais do que as palavras e muitas variáveis estão em jogo, tais como largura e desenho dos pneus, peso do carro, velocidade ao iniciar da curva, frenagem antes e durante a curva, estado dos amortecedores, molas, raio de ataque da curva (rota escolhida para abrir ou fechar a curva), etc. Desejo a todos ótimas viagens e passeios com suas Bands.

CAPT GOTTLIEB
22/03/2014, 16:58
Bem colocado mesmo cap... mas e nas valas deixadas por trafego de caminhões pesado nas pista... a BH. corrigi aquelas puxadas de um lada pra outro a minha tinha esta tendência mas depois de uma serie de trocas de componentes melhorou e muito mas ainda fica um pouco nas valas sera que a bh. corrigi esta falha ??

Band amarela 91 OM 364:safari-rig:

Sebastião, me desculpe se não tiver entendido sua pergunta. A barra estabilizadora (BE) não é útil em trilhas e pode até atrapalhar. Então no caso de trafegar por estradas com valas provocadas por caminhões eu não usaria BE. Abraços.

sebastiao colombi
22/03/2014, 17:17
Sim na trilha eu sei... mas aqueles defeitos de pista onde a frente da uma dançada, a barra estabilizadora não corrigi certo...

hercilio.neto
22/03/2014, 17:47
Sim na trilha eu sei... mas aqueles defeitos de pista onde a frente da uma dançada, a barra estabilizadora não corrigi certo...

Colombi,
Nessas galhadas o problema está no jogo (folgas) do sistema. Normalmente o que dá mais folga é o pino central, que requer constantes ajustes na bucha cônica. A solução é a troca por um pino roletado.
Outra coisa que ajuda é o amortecedor de direção.

sebastiao colombi
22/03/2014, 18:58
Hercílio a minha já esta rolamentado e também coloquei os amortecedor de direção certo....a pergunta e se colocar a barra iria melhorar quando sair para o acostamento ou asfalto irregular ... se for so para corrigir em curva a minha e boa em curva Hercílio ok ..

Band Amarela 91 OM364

sebastiao colombi
22/03/2014, 19:06
Blz Marcio a do ômega e bem reforçada mesmo...

MarcioNatal
22/03/2014, 19:47
E dá na medida/bitola certinha. O diâmetro dela é um pouco maior que o da BE dianteira original. Bem, agora é desmontar, levar para jatear, aplicar uma boa base anticorrosiva, pintar e remontar.

Um abraço e bom final de semana.

Márcio Humberto

Elmer_Jeep
09/04/2014, 01:45
Hercílio a minha já esta rolamentado e também coloquei os amortecedor de direção certo....a pergunta e se colocar a barra iria melhorar quando sair para o acostamento ou asfalto irregular ... se for so para corrigir em curva a minha e boa em curva Hercílio ok ..

Band Amarela 91 OM364
Melhora sim, logo que instalei barra estabilizadora de toyota na dianteira do meu Jeep fiz esse teste e senti a diferença.

Quanto ao desempenho nas trilhas pode ser feito um esquema pra desconectar a barra, adaptação testada e aprovada, tem um tutorial aqui que publiquei faz alguns anos:

Vamos lá :concordo:

Utilizei esse esquema no meu ex CJ5 em 2005 e fiz umas fotos da adaptação caso alguém um dia precisasse.

A matéria prima é uma barra estabilizadora da band(logico)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/57179417a661f8c653c38fc226ff0a1b.jpg

Resolvi cortá-la no meio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/acc1b699d00735288270ff3592a69577.jpg

E um cardan quadrado, este comprei numa loja de tratores:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/e95f75d2162e6bd75152ef6b1fde5046.jpg

A parte maciça da barra quadrada foi furada na mesma medida do estabilizador:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/ddae8306616ed65e8965b39294ea080f.jpg

Pra vestir as extremidades:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/bd6ac31a5c0abb45dff10e3f2c5d13db.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/4c9afab97ba18b9ca827d1096d544dac.jpg
E serem posteriormente soldadas

O tubo quadrado foi cortado num tamanho suficiente pra unificar as duas partes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/6929b56db41b5a86ac5c55a06da7744a.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/56efb30df52be830caa37bf1be5cf9af.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/273b39439074c63078add89b9fa73d5f.jpg

No mais adaptei uma presilha pra segurar o tubo quadrado no lugar, bem facil de remover quando precisasse desconectar, na trilha funcionava muito bem.
Na foto abaixo o tubo estava desconectado, daí era só afastar pra um dos lados e colocar a presilha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/bcb0f29aed382242dfd5b996f101df47.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/429b95237f3e66241bba3ad239ae01d9.jpg

Acho que com esse tutorial ja da pra fazer algo parecido :concordo:

[]'s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/45223-spoa-na-suspensao-da-band-2.html#post1122748

[]'s

fabiano r
09/04/2014, 07:53
Elmer muito bem bolado! Mas esse eixo cardã que se compra em lojas de tratores costumam criar folga, geralmente são usados em estacionarios giram sempre para o mesmo lado como a barra força para ambos os lados pode criar folga e começar a bater, digo isso pois tentei utilizar um desses na barra de direção e em menos de 6 meses tive que remover pois já tinha uma baita folga.

Denise Ávila
25/05/2014, 18:14
Oi Colegas!
Para aqueles que estão atrás da barra estabilizadora original da Bandeirante, tem uma à venda nos Classificados aqui do Forum.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/139229-vendo-barra-estabilizadora-dianteira-original-bandeirante.html

Bjcas

paulinho_haiti
30/07/2014, 12:08
Bom dia.... após ler todos os posts eu entendi (para mim não ficou claro) que é possível instalar a barra estabilizadora dianteira no eixo de Band antigo.... estou correto???

Elmer_Jeep
30/07/2014, 12:59
é possível sim, basta adquirir um kit de instalação que tem pra vender no mercado livre.
Essas peças do kit vão soldadas no eixo dianteiro e no chassi pra assim poder fixar a barra como nas bands mais modernas.

[]'s

Dimasi
30/07/2014, 22:25
Bom dia.... após ler todos os posts eu entendi (para mim não ficou claro) que é possível instalar a barra estabilizadora dianteira no eixo de Band antigo.... estou correto???

Eixo antigo que vc fala é aquele com o diferencial centralizado ? Nesse caso vai ter que adaptar uma barra.

BANDEIRANTE FRANK STAIN
31/07/2014, 19:18
Na minha band 1985 não tinha a barra estabilizadora.Eu fiz as peças e soldei com solda MIG funciona perfeitamente.

jsuttili
23/09/2014, 11:34
Na minha band 1985 não tinha a barra estabilizadora.Eu fiz as peças e soldei com solda MIG funciona perfeitamente.

Frank..
Vc fez a barra estabilizadora tbm, ou só os suportes?

cristiano
28/10/2014, 09:01
Essa barra estabilizadora do omega, foi usada bieletas do próprio Omega?

cristiano
07/11/2014, 10:37
Falando em BE, coloquei na traseira do Toyossauro e fui ver hoje como ficou. Achei o serviço bem feito e bem pensado. O mecânico(Nenem) já usa na dele há algum tempo e disse que o resultado é positivo. Algumas fotos.

455780 455781455782455783455784

Um abraço.

Márcio Humberto

Alguém me ajuda...

Essas bieletas são de qual veículo? :pensativo:

Denise Ávila
15/12/2014, 09:57
Olá Colegas!
Tem um toyoteiro da "Lista Nacional do Toyoteiros" que está com 2 barras estabilizadoras para venda. O preço tá beeeem salgado R$650,00, mas para quem estiver interessado, o e-mail dele é: lm@lm79.com
Bjcas!

titanium
15/12/2014, 12:04
Olá Colegas!
Tem um toyoteiro da "Lista Nacional do Toyoteiros" que está com 2 barras estabilizadoras para venda. O preço tá beeeem salgado R$650,00, mas para quem estiver interessado, o e-mail dele é: lm@lm79.com
Bjcas!

O LM é o elmestizo daqui do fórum!
:)

Denise Ávila
15/12/2014, 12:53
Ah! Não sabia.
De qualquer forma o alerta vai servir pois não vi anúncio dele aqui no Portal.
Bjcão!

elmestizo
15/12/2014, 14:17
Chamo, chamo....

Radames Menegaz
16/12/2014, 08:41
alguem sabe me dizer se posso baixar um pouco braço da barra estabilizadora, tenho ideia de trocar o suporte, fazendo com que ele fique mais baixo, porque a bucha me parece estrangulada
487117

jsuttili
16/12/2014, 08:59
O meu é jipe tem SPOA.. eu alonguei as bieletas uns 10cm.. e encurtei o suporte tbm.... não vejo problema nenhum....

Glauco mendes
16/12/2014, 09:03
Olhando a foto parece que o suporte foi instalado muito para cima, teria outra foto mostrando ele de lado?

Radames Menegaz
16/12/2014, 09:27
Olhando a foto parece que o suporte foi instalado muito para cima, teria outra foto mostrando ele de lado?

Segue mais fotos

487122487123

jsuttili
16/12/2014, 09:37
O Glauco tem razão.. o suporte ta bem alto...

olha nesse tópico na página 3 tem umas fotos pra vc comparar.. o suporte é mais pra baixo...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120291-barra-estabilizadora-bandeirante-3.html

jsuttili
16/12/2014, 09:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/418847d1372119425-barra-estabilizadora-bandeirante-dscf5774.jpg

Radames Menegaz
16/12/2014, 09:43
O Glauco tem razão.. o suporte ta bem alto...

olha nesse tópico na página 3 tem umas fotos pra vc comparar.. o suporte é mais pra baixo...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/120291-barra-estabilizadora-bandeirante-3.html

Realmente pessoal, está muito auto!!

será que tem algum problema em fazer os furos no chassi ao invés de soldar?

Glauco mendes
16/12/2014, 11:32
Realmente pessoal, está muito auto!!

será que tem algum problema em fazer os furos no chassi ao invés de soldar?

Não aconselho apenas com parafuso pois com a vibração e força exercida ai vai cair, faz uma solda bom bacana e boa...

hercilio.neto
17/12/2014, 21:43
Segue mais fotos

487122487123

Está um pouco alto sim.
Veja o original como é.

487334

Radames Menegaz
18/12/2014, 07:26
Obrigado pelas dicas pessoal

vou fazer um perfil da Toyota (MARMITA) nesses próximos dias

para vocês irem acompanhando as atualizações

Obrigado!!!

Ohlsen
28/12/2014, 19:34
Chamo, chamo....

Boa noite Elmestizo,

voce tem barra estabilizadora pra vender? e-mail ohlsennogueira@gmail.com.

att. Ohlsen

Kraken_DAGG
30/12/2014, 20:02
Senhores,
Alguem pode indicar um lugar aqui no RJ para fazer a instalação da BR na dianteira? (alguém que já tenha feito e que não precise de um outro toyota com esta BR?
OBrigado
Sds
Antonio

Kraken_DAGG
01/01/2015, 10:57
Senhores,
Alguem pode indicar um lugar aqui no RJ para fazer a instalação da BR na dianteira? (alguém que já tenha feito e que não precise de um outro toyota com esta BR?
OBrigado
Sds
Antonio

Senhores, Bom dia e um excelente e próspero 2015 para todos!

Apenas retificando o que escrevi na citação anterior, onde se lê BR é BE.

Outro ponto, não vi que tipo de solda foi utilizada para fixação do kit dianteiro se eletrodo revestido comum ou MIG. De qualquer forma minha preocupação está no enfraquecimento ou fragilização (ZTA) da mesma. Alguém chegou a verificar se isto procede?

Agradeço mais uma vez o apoio

Sds

Antonio

Kraken_DAGG
20/02/2015, 18:52
Senhores, boa tarde!

Pergunta direcionada aqueles que não tinham BE e instalaram por necessidade. Antes da ideia da instalação da BE, algum de vcs verificou as molas, em termos de fadiga ou mesmo quebra?

Pergunto isto pq pego muita Serra diariamente e, comecei a sentir necessidade da BE pois senti o carro "molenga" nas curvas coisa que não acontecia.. me colocava debaixo do carro para tentar encontrar alguma coisa que justificasse o comportamento anormal do carro e nada. Até que, em uma das revisões, fui parar nas "Molas Carioca" onde encontrei uma mola quebrada da dianteira, coisa pequena que não consegui encontrar na garagem do prédio.

Resultado, carro voltou a responder a contento nas curvas. Mudança absurda em comparação ao que foi feito.

O "porquê" da minha pergunte? Já escutei pessoas "precisarem" instalar amortecer na direção por esta apresentar trepidação no volante ("chimie") mas sem pelo menos tentar alinhar a direção, e outras pérolas...

Por favor, não interpretem mal minha pergunta, gostaria apenas que se possível compartilhassem suas experiencias...

Sds

Antonio

T.Azevedo
25/04/2015, 23:44
Boa noite 500055a todos
Finalmente consegui a barra estabilizadora, e o melhor, como dizem aqui "de grátis".
A barra ja tem as buchas nela, mas ja que vou instalar melhor colocar novas e braçadeiras também.

Então, meu eixo dianteiro é das picapes 14b, ou seja, ja tem o suporte soldado originalmente. Facilitou minha vida.

Vocês tem a medida do suporte para as bielas que vão no chassis, vou fazer aqui na fazenda mesmo. Ai preciso saber o tamanho e quantos cm deixar do chassis pra baixo pra não ficar enforcando a biela.

Segue foto do meu eixo, e do material que vou fazer o suporte.500052
500053
500054

Denise Ávila
26/04/2015, 23:39
Oi Tarcísio!
Te respondi no Face, mas deixo novamente aqui pois pode ajudar alguma colega. Acho que não compensa todo este trampo de fazer esta peça. No ML tem o kit completo por R$119,00. É só seguir o link.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633956621-kit-instalaco-barra-estabilizadora-toyota-bandeirante-_JM
Bjcão

Carlo Pecca
04/05/2015, 17:15
Kraken_DAGG,
recentemente dei uma geral nas molas, lá no Renato (Molas Guerreiros Carioca) e troquei os quatro amortecedores.
Ta muito macio e não balança lateralmente como antigamente.
Grd Abç.

fabiano r
04/05/2015, 17:41
500052 repara a marretada na unha rsrs dói só de pensar

Kraken_DAGG
04/05/2015, 21:04
Kraken_DAGG,
recentemente dei uma geral nas molas, lá no Renato (Molas Guerreiros Carioca) e troquei os quatro amortecedores.
Ta muito macio e não balança lateralmente como antigamente.
Grd Abç.
carlo, não vejo a hora de pegar o carro... A instalação da BE era um dos "upgrades".. Rsrsr
obrigado pelo seu retorno.
abraco
antonio

Kraken_DAGG
16/05/2015, 14:38
Senhores, peguei o carro..... ficou ANIMAL...
Com a instalação da BE, e troca do feixe de molas dianteiros e instalação de disco na traseira, o carro ficou outro... direção muito mais "na mão".
Com o diferencial alongado 11:35, o carro ficou bem solto. Agradeço a dica do pessoal do forum..
A instalação do eixo flutuante... só segurança mesmo...
Abs a todos..
:euforico:

Agora é testá-lo na estrada..rsrs
501972

T.Azevedo
16/05/2015, 22:48
Instalei hoje.
Havia trocados todas as mestras, ficou bem bom. Mas agora com a barra ficou ótimo.

altairemiliano
30/01/2018, 12:51
Fala Márcio

Obrigado pelas imagens. Bom, acabei de perceber que o buraco é mais embaixo, isso porque o meu eixo dianteiro (do ano '89) não tem o suporte para a braçadeira que prende os coxins de borracha, portanto tenho que fazer os suportes e mandar soldar no eixo na medida certinha como o Amadeus fez. Olhando as suas fotos fica a impressão que o suporte na imagem onde aparece o munhão no seu eixo é na versão que vem de fábrica, pois o seu Bandeirante é ano 2001, confere? Dá pra sacar pelo acabamento da peça, e parece que a espessura da chapa do seu é maior que a do Amadeus.

Pergunta: Seria possível você mandar uma ou mais fotos mais detalhadas dessa peça e as medidas? tipo espessura da chapa, medida do retângulo onde a braçadeira é aparafusada, e distância dessa superfície para o eixo? (que aluguel...)

O suporte preto das bieletas é o mesmo da imagem e vai aparafusado no chassi?

Abraço grande e mil obrigados pela força.
Chico

Olá,
alguém pode por favor passar as medidas desse suporte da bieleta da barra ... preciso produzir os suportes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/416620d1371150129-barra-estabilizadora-bandeirante-suporte-bieleta-no-chassi-copy.jpg

hercilio.neto
30/01/2018, 21:32
Tinha uns kits de suporte para barra estabilizadora. Será que não é fabricado mais?
Aqui em Campinas era vendido na Tor Offroad, mas agora eles não vendem mais peças para Toyota.

Elmer_Jeep
30/01/2018, 22:12
Tinha uns kits de suporte para barra estabilizadora. Será que não é fabricado mais?
Aqui em Campinas era vendido na Tor Offroad, mas agora eles não vendem mais peças para Toyota.

Na página deles ainda tem anunciado
Tor off-road - Comercio e Servicos Ltda (http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=1)

hercilio.neto
31/01/2018, 08:49
Tor off-road - Comercio e Servicos Ltda (http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=1)
Olha aí Altair.
Dá uma ligada lá e fala com o Rodrigo ou com o Virgílio.
Não é caro e as peças já vem prontas.

Outro dia encontrei o Rodrigo no meca e ele me disse que não vendia mais peças para Toyota. Mas pelo jeito tem algumas coisas no estoque ainda.

altairemiliano
13/02/2018, 21:08

Valeu Elmer ... muito grato vou pesquisar.

altairemiliano
13/02/2018, 21:09
Olha aí Altair.
Dá uma ligada lá e fala com o Rodrigo ou com o Virgílio.
Não é caro e as peças já vem prontas.

Outro dia encontrei o Rodrigo no meca e ele me disse que não vendia mais peças para Toyota. Mas pelo jeito tem algumas coisas no estoque ainda.

Grande Hercílio,
muito grato e desculpe a demora ...

T.Azevedo
19/03/2019, 18:09
Fiz uma barra estabilizadora pra traseira da minha toyota 565053
565054

T.Azevedo
19/03/2019, 18:20
Ja tinha instalado original na dianteira e melhora bem. Depois fiz pra traseira, dai cortei outra barra dianteira original reduzi pra medida menor de tras e espelhei pra caber na traseira. O eixo traseiro é diferente a posição dos feixe. A barra dianteira nao cabe so da certo na traseira pra quem tem molas spoa. Dai poem pra trás. Minha solução pra susp original foi fazer a barra. Ficou otimo mesmo. Fiquei com medo que fosse quebrar mas ate hoje nada, as soldas ficaram embaixo das buchas onde a presilha abraça e prende. Ja tem 1 ano e meio.
565055

Diogo_Vargas
20/03/2019, 09:35
Ja tinha instalado original na dianteira e melhora bem. Depois fiz pra traseira, dai cortei outra barra dianteira original reduzi pra medida menor de tras e espelhei pra caber na traseira. O eixo traseiro é diferente a posição dos feixe. A barra dianteira nao cabe so da certo na traseira pra quem tem molas spoa. Dai poem pra trás. Minha solução pra susp original foi fazer a barra. Ficou otimo mesmo. Fiquei com medo que fosse quebrar mas ate hoje nada, as soldas ficaram embaixo das buchas onde a presilha abraça e prende. Ja tem 1 ano e meio.
565055

Show Tarcisio pela explicação.
Mas como ficou a estabilidade com barra na dianteira e na traseira?
Limitou muito o curso da suspensão?

Abraço.

T.Azevedo
01/04/2019, 15:19
Ficou muito bom Diogo. A barra dianteira apenas ja fica ótimo pra curva. Com a traseira fica muito firme na estrada. Mas o melhor resultado pra mim foi que a barra traseira elimina totalmente aquela balançada lateral quando tu esta em uma estrada de terra bem ruim, onde a band da um chacoalhada de lado em algum buraco em X. Acabou isso...Segue firme e reto. Nao senti diferença no curso pro meu uso. Mas nao faço trilha ok. Com certeza limita um pouco (coisa que o amortecedor original ja faz kkk)

T.Azevedo
01/04/2019, 16:36
Diogo A picape australiana tem barra estabilizadora traseira original na série 45 deles.
Mas ela é fixa na Travessa do amortecedor em cima. E só as violetas presas ao eixo.
565323
565324
Fica a dica pois é muito mais simples de fazer

T.Azevedo
01/04/2019, 16:37
Bieletas ***

Diogo_Vargas
02/04/2019, 16:46
Ficou muito bom Diogo. A barra dianteira apenas ja fica ótimo pra curva. Com a traseira fica muito firme na estrada. Mas o melhor resultado pra mim foi que a barra traseira elimina totalmente aquela balançada lateral quando tu esta em uma estrada de terra bem ruim, onde a band da um chacoalhada de lado em algum buraco em X. Acabou isso...Segue firme e reto. Nao senti diferença no curso pro meu uso. Mas nao faço trilha ok. Com certeza limita um pouco (coisa que o amortecedor original ja faz kkk)

Show Tarcísio, obrigado pela resposta.

E sobre este outro método de instalação é bem mais fácil se achar uma barra nas dimensões próximas.

Abraço.