PDA

Ver Versão Completa : Motor Iveco

Twunay
27/04/2013, 00:59
Olá a todos,

Possuo um Engesa fase 1 com motor Iveco Daily 2.8 turbo diesel, mas estou tendo problemas com a embreagem que já quebrou algumas vezes. Estou usando o kit de embreagem da C10, câmbio clark 5 marchas... Já troquei a bucha guia do eixo piloto de bronze por um rolamento, já mandei verificar o eixo piloto, mas mesmo com tudo certo a embreagem está quebrando o disco.

Agradeço pela ajuda!
Twunay

RogérioNunes
02/05/2013, 18:33
Pode ser desalinhamento entre cambio e motor.
Como foi feito o acoplamento entre cambio e motor? O cambio que está usando é o original 240V?
Se não estiver 100% alinhado quebra o disco e rolamento do eixo piloto.
Se tiver fotos fica melhor pra avaliar...

abraço

Twunay
21/05/2013, 15:32
Oi Roger, o câmbio é o 240v. Foi feita um flange para acoplar o motor, capa seca e câmbio. Essa semana vou desmontar para verificar se tem algum parafuso quebrado ou solto na flange, aí eu posto as fotos...O último disco que quebrou na verdade soltou os arrebites e separou o centro do disco das extremidades (parte da lona), e isso aconteceu sem fazer barulho algum... As marchas estavam engatando bem fácil, mas notei que ao parar em uma subida ficava difícil de desengatar a marcha...Obrigado, abç

rfdex
21/05/2013, 16:19
Oi Roger, o câmbio é o 240v. Foi feita um flange para acoplar o motor, capa seca e câmbio. Essa semana vou desmontar para verificar se tem algum parafuso quebrado ou solto na flange, aí eu posto as fotos...O último disco que quebrou na verdade soltou os arrebites e separou o centro do disco das extremidades (parte da lona), e isso aconteceu sem fazer barulho algum... As marchas estavam engatando bem fácil, mas notei que ao parar em uma subida ficava difícil de desengatar a marcha...Obrigado, abç

Já tentou usar os componentes de embreagem da D10/D20 e não da C20/C10?

Twunay
21/05/2013, 17:59
Fala Raphael! não tentei usar os discos da D10/ D20. Sei que o disco da C10 aguenta até 135cv porque possuíam motor 6cc a gasolina. Você acha que isso pode solucionar o problema?

Obrigado!

guilhermeabreu
22/05/2013, 00:03
Como o Rogerio Nunes falou se estiver desalinhado este acoplamento , nenhuma embreagem vai aguentar , teria em primeiro lugar aferir o alinhamento deste flange de acoplamento do cambio com o motor .

Twunay
22/05/2013, 18:12
Oi Guilherme, esse final de semana vou desmontar tudo e conferir o alinhamento, mas as marchas estão entrando bem fáceis... Uma coisa que não citei é que o valante do motor atual é uns 8mm mais espeço do que o que tinha antes (do opala), ou seja, hoje é um volante mais pesado... Será que pode ser essa causa?

Obrigado

guilhermeabreu
22/05/2013, 22:37
Oi Guilherme, esse final de semana vou desmontar tudo e conferir o alinhamento, mas as marchas estão entrando bem fáceis... Uma coisa que não citei é que o valante do motor atual é uns 8mm mais espeço do que o que tinha antes (do opala), ou seja, hoje é um volante mais pesado... Será que pode ser essa causa?

Obrigado

Deixo esta resposta pro Rogerio ( ROGER NUNES ) responder com mais exatidão .

RogérioNunes
27/05/2013, 18:38

Obrigado

Não, o volante mais pesado não faria quebrar embreagem.
No início você disse que a embreagem já quebrou outras vezes, todas as vezes foi o disco?

Twunay
28/05/2013, 13:01
Oi Roger!Sim em todas as vezes foi o disco. Sempre separando a parte das molas do restante do disco (parte da lona), separando as duas partes por total. Na última vez não fez nem barulho, simplesmente eu pisava no pedal da embreagem, engatava a marcha e o carro não saia do lugar... O rolamento guia do eixo piloto é novo, assim como o próprio eixo piloto, ambos estão trabalhando sem folga... Teve um disco que arrancou as molas, nesse dia verifique se o disco estava pegando nos parafusos do volante, mas não estava...Obrigado

haundrich
02/06/2013, 14:32
A embreagem do meu F2 é a mesma da F-1000 turbo. Nunca deu problema. Estou usando mwm 2.8 + clark CL2605B
A F-1000 turbo senão me engano é 148Cv @ 34,5 kgfm

Quantos CV e kgfm tem seu motor iveco você está usando?

Twunay
07/06/2013, 17:55
A embreagem do meu F2 é a mesma da F-1000 turbo. Nunca deu problema. Estou usando mwm 2.8 + clark CL2605B
A F-1000 turbo senão me engano é 148Cv @ 34,5 kgfm

Quantos CV e kgfm tem seu motor iveco você está usando?

Olá haundrich! Desculpa a demora em responder... estava enrrolado com meu trabalho...
Pelo que sei é 147cv/110kW @ 3500rpm com torque máximo de 350Nm @ 1250rpm

Obrigado!

Twunay
01/07/2013, 21:44
Prezados amigos, olha o que está acontecendo no disco de embreagem... Se alguém já passou por esse problema peço que me ajudem, aqui na região onde moro tudo é muito difícil, principalmente mecânicos... Esse disco é da C10.

419936

Obrigado

haundrich
02/07/2013, 08:05
Acho que seu motor iveco é fortinho demais para a embreagem de C10. Em que situação quebrou? acelerando? na troca de marcha?

Twunay
02/07/2013, 14:50
Acelerando, subindo a rua de casa... Mas nem foi tanto, foi em baixa velocidade, andando normalmente...

Luti
29/08/2013, 23:08
Amigo espero que tenha resolvido seu problema com a embreagem. Gostaria de saber sobre seu motor. Estou procurando um motor diesel para o meu projeto e me ofereceram um iveco 2.8 turbo que era da ducato 2011. Acredito que é igual ao seu. Gostaria de saber sua opinião sobre desempenho, manutenção, consumo, etc, etc.... obrigado.

RogérioNunes
30/08/2013, 16:39
Acelerando, subindo a rua de casa... Mas nem foi tanto, foi em baixa velocidade, andando normalmente...

Fazer uma avaliação sem ver de perto e conferir as outras partes fica difícil mas vou arriscar um palpite:

É bem provável que o acoplamento entre motor e cambio esteja desalinhado. Ou não estão concêntricos, ou não estão paralelos na face de contato entre motor e câmbio ou ambos. Nessa condição, o miolo do disco sofrerá um esforço angular e fadigará levando-o a quebra.
Não creio que seja potência do motor que fez isso, esse disco aguenta de sobra o motor do traveco...
Dá notícias pra gente da solução caso encontre.

guilhermeabreu
02/09/2013, 14:02
Amigo espero que tenha resolvido seu problema com a embreagem. Gostaria de saber sobre seu motor. Estou procurando um motor diesel para o meu projeto e me ofereceram um iveco 2.8 turbo que era da ducato 2011. Acredito que é igual ao seu. Gostaria de saber sua opinião sobre desempenho, manutenção, consumo, etc, etc.... obrigado.

LUTI

Pelas informações que tenho este motor IVECO 2.8 da DUCATO é muito bom , pelo menos é o que vejo qdo vou trabalhar nas cidades vizinhas e as DUCATOS passam por mim como uma bala , andam muito a 130/140km/h não é a toa que a DUCATO pelo menos aqui em minha região é lider disparada em vendas .

Vai fundo que será feliz com este motor .

Walter da Camper
03/09/2013, 18:11
Concordo com o Rogério.
O problema deve estar na flange de adaptação. Um mínimo de desalinhamento é suficiente para causar esse estrago.
Provavelmente o conjunto deve estar com forte vibração, típica de eixo fora de centro (alta frequência), diferente de embreagem trepidando.

Fazer uma avaliação sem ver de perto e conferir as outras partes fica difícil mas vou arriscar um palpite:

É bem provável que o acoplamento entre motor e cambio esteja desalinhado. Ou não estão concêntricos, ou não estão paralelos na face de contato entre motor e câmbio ou ambos. Nessa condição, o miolo do disco sofrerá um esforço angular e fadigará levando-o a quebra.
Não creio que seja potência do motor que fez isso, esse disco aguenta de sobra o motor do traveco...
Dá notícias pra gente da solução caso encontre.

Twunay
10/09/2013, 20:19
Olá amigos, peço desculpas pela demora em responder...

Bom, resolvi o problema da embreagem colocando uma de 11' MWM. Ela coube perfeitamente é a furação da Iveco quase bateu com o platô, nesse ponto percebi que a embreagem original desse motor era de 11 polegadas... Já estou rodando com o meu ENGESA faz um tempo e até agora está tudo OK!!! A flange estava OK, tanto que as marchas entram fáceis e na arrancada não trepida... O motor que é muito forte mesmo e o volante muito pesado para uma embreagem de 10 polegadas da C10...

Em relação ao motor, excelente motor. No meu caso o Engesa faz 14 km com 1 litro de diesel. Não me deu manutenção até o momento, faz 1 ano que comprei... O bicho parece um relógio....

Agora a empreitada está sendo o DOC...