Ver Versão Completa : GM151 4c álcool pipocando... o que fazer?
megadeth
29/09/2005, 09:44
:D Bom dia amigos foristas. :D
Após um longo tempo sem postar mensagens ou mesmo visitar o fórum devido a vários problemas (incluindo a quase venda do Gema :cry: ), eis-me aqui novamente incomodando... :P
O problema que vos peço ajuda é o seguinte:
Estou utilizando o Gema todos os dias, pois não possuo carro, então pela manhã, após a verificação dos ítens básicos para um bom funcionamento durante o trajeto casa-trabalho, aqueço o bicho até ficar com uma temperatura ideal para funcionamento e então inicio minha jornada.
Porém, após alguns quilometros, o motor começa a engasgar e dá uns estouros, inclusive jogando o botão do afogador pra frente, como se eu tivesse puxado o mesmo e não mais "acelera".
Acontece mais ou menos assim: estou em 4ª a uns 80 km/h, quando de repente parece que eu tirei o pé do acelerador e o motor começa á "estourar", e a aceleração não volta mais. Aí ele fica como se estivesse em marcha lenta porém as vezes o motor morre. Fiz um teste hoje e quando o motor morreu, dei uns 2 minutos e tentei novamente. O motor pega normal e ele engrena normalmente, mas uns 600 metros adiante começa tudo de novo. Não é sempre que isso ocorre, nem só em alta rotação, pois o mesmo acontece a 80km/h ou a 30km/h, e nem sempre o motor morre.
Foi trocado na semana passada o motor de arranque, bomba de combustível e boia (tudo zero km).
Não tenho idéia do que pode ser... alguém pode dar uma força pro futuro papai aqui? (minha filha nasce mes que vem... :D :D :D )
[]s
Caio
Ps.: Apenas mais um detalhe: o combustível é bom, inclusive coloco um pouco de gasolina quando abasteço pra deixar um pouco mais forte, mas apenas um pouco.
Ronaldo B.
29/09/2005, 10:10
Fala aí Caio, blz???
Eu tive um problema semelhante e era a bomba de combustível, após rodar por uns 10 ou 15 minutos com velocidade acima de 70 km/h pareceia que cortava a alimentação de combustível e a velocidade ía caindo até parar, aí era só parar, dar a partida novamente que voltava a funcionar porém se continuasse rodando acima de 70 km/h o defeito voltava em poucos metros. Como você disse que a bomba é nova, já é uma possibilidade e menos a não ser que o defeito tenha aparecido justamente após a troca da bomba, afinal não é impossível que tenha vindo com defeito, dá uma olhada se o filtro de combustível está entupido ou muito sujo, também pode ser ajuste da altura da bóia do carburador mas acho difícil que seja.
Não sei se você está com ignição eletrônica, mas esses estouros são comuns quanto o motor está fora de ponto, também tive esse problema mas o sintoma era difernte do que você descreve, o motor começa a falhar só em alta rotação, era só tirar o pé que voltava ao normal.
Não entendi o que acontece quando você diz que "Porém, após alguns quilometros, o motor começa a engasgar e dá uns estouros, inclusive jogando o botão do afogador pra frente, como se eu tivesse puxado o mesmo e não mais "acelera".. Você está com carburador H34, certo ??? Se for, dá uma olhada se o mecanismo de acionamento do afogador, no carburador, não foi montado errado quando foi desmontado para trocar a bóia, aquele mecanismo é meio chato de montar e verificar também se a ponta do cabo do afogador foi presa corretamente no carburador, principalmente a ponta da capa que é fixada por uma chapa e um parafuso que espana com facilidade, pode estar solto ou montado errado e o defeito do acionamento do afogador estar aí .
Bom, acho que o prinicipal é issso, não tem muito o que causar esse tipo de defeito além da bomba e do carburador.
[]´s e Parabéns pro PAPAI !!!!!
megadeth
29/09/2005, 10:23
Grande Ronaldo... tranquilo? Estou de volta a ativa... rs
Então, eu dei uma boa pesquisada sobre este assunto antes de postar, e realmente ví que vc postou algo semelhante em um tópico anterior, porém como vc viu, não é o mesmo caso infelizmente... pois se fosse, eu já teria a resposta... :(
Então, estou sem a ignição ainda, já comprei a danada porém aqueles "dentes" da parte de baixo do distribuidor estão muito gastos, então vou procurar em alguma loja esta parte antes de instalar. E exato, estou com o H34... mas vc acha que o motivo deste "forfé" todo pode ser a má instalação do cabo do afogador? No caso... injetando de menos no carburador?
Valeu a força irmão!!!
Caio
Ronaldo B.
29/09/2005, 13:38
Caio,
Vamos por partes:
Os dentes da engrenagem do distribuidor gastos podem ter causado ele sair do ponto, inclusive no caso do GM151 o que faz girar essa engrenagem que está no eixo do distribuidor é uma engrenagem entalhada no comando de válvulas que ao contrário de um motor AP, no GM fica na parte de baixo do motor, ou seja no bloco e não no cabeçote, então se a engrenagem do eixo do distribuidor está gasta, vale a pena dar um verificada na engrenagem do comando de válvulas também, além disso o eixo do distribuidor também movimenta a bomba de óleo no GM151 se não me engano, por isso a ponta do eixo é chata e não redonda.
Quanto ao carburador, se o cabo do afogador estiver instalado errado, o que pode acontecer é não fechar corretamente a borboleta e aí fica mais difícil de pegar quando está frio, ou começar a fechar a borboleta quando está andando, aí o consumo sobre e pode começar a afogar o motor quando já está quente, mas acho dificil que seja esse o problema, citei a possibilidade do cabo estar montado errado por causa da afirmação que você fez que o afogador sobe sozinho, é estranho e nunca ví isso acontecer, mas pode ter certeza que montar o H34 errado não é impossível, já ví mecânico fazer cada put@ cagad@ que você nem imagina, aí vai da confiança que você tem no meca.
Você está com partida à frio instalada ?? Se tiver, verifica se o carburador não está puxando a gasolina do reservatório, isso já me aconteceu quando eu estava sem o solenóide na magueira que vai do reservatório para o carburador e o motor começa a falhar e perde a força porque entra mais gasolina que álcool.
Eu ainda suspeito da bomba ou de alguma coisa montada errada, sei não, mas pode ser vela, bobina, distribuidor, estar fora de ponto, ou seja uma porrada de coisas. Porque você trocou a bomba de combustível ?? Se tiver a velha ainda, experimenta colocar de volta prá ver se o defeito não é da bomba nova. O problema é que guardar bomba usada, estraga o diafragama pois resseca, mas acho que vale a pena fazer o teste se você ainda tiver a velha.
Esse problema começou de uma hora prá outra, sem nenhuma causa aparente ou foi depois de ter mexido em alguma coisa ou ter trocado as peças ???
Um dia desses um amigo nosso aqui do fórum teve um defeito parecido e era falta de combustível, só que no tanque ... :lol: ... não vou perguntar prá você se tem álcool no tanque para você não me mandar prá PQP, mas no CJ se tiver menos de 8 litros no tanque, na descida começa a falhar porque o combustível vem todo para a frente do tanque e a saída normalmente é na parte de trás, defeitinho bom esse.
Qualquer novidade, posta aqui e se descobrir o que é também.
[]´s E bem vindo a ativa de novo, outra vez, again ... :mrgreen:
megadeth
29/09/2005, 15:26
Ronaldão... a ignição ainda não foi instalada, só a comprei e está encostada e estou aguardando a oportunidade (tempo) de comprar uma engrenagem nova, ainda mais agora que moro perto da Ricardo Jafet e Cursino... :dance:
Quanto a partida a frio posso checar, a viatura está equipada com tal high technology... :o
Ja sobre a bomba véia acho que não rola mais, pois foi meu pai que fez tudo sem eu saber (pois estou correndo atrás dos últimos detalhes das coisas da minha nene) e acho que ele não guardou as peças antigas... mas de qqr forma, vou perguntar ao véio.
Este problema apareceu do nada. Meu pai trouxe o jeep de Osasco até a Saúde e não ocorreu nenhum problema. Vim trabalhar por dois dias resultando em 80 km e nada ocorreu. Começou ontem e hoje está um pouco pior... e não é falta de combustível não... deste ítem eu não me esquecí!! :P
Vou ver se consigo verificar algo e solucionar logo este problema, pois não é fácil ficar com o Jeep nesta situação... :( :( :(
[]s e valeu pela ajuda!
Duda Lopes
29/09/2005, 17:18
Grande Caio,
Parabéns pela sua Filhinha, a minha Esposa tb esta grávida e minha Filha (Giovana) estará chegando no começo de Dezembro.
[]´s,
Amigos,
Só para botar o meu dedinho nesta conversa, tive um problema semelhante a algum tempo e troquei bomba e nada, sabe o que era?, cano de combustível que vem do tanque levemente entupido, quando pisava a bomba tentava puxar e entrava ar. dê uma olhada.
Abraços
megadeth
30/09/2005, 10:09
Eae Duda... pois é cara, a ansiedade está me matando!!! É demais ser papai cara, não vejo a hora de ver o rostinho da minha filhota... parabéns a vc também papai!!!! :D
Então Furlan, vou olhar, mas veja bem o teste que eu fiz ontem quando estava indo embora com a viatura:
Quando começou a pipocar, e se ela não morria, eu desligava a vtr, dava 1 minuto e ligava de novo. Aí ficava tudo normal, mas após uns 800 metros + ou -, começava tudo de novo... pra poder ir embora, eu dava um tempo no acostamento, ligava, esticava pra pegar um embalo e quando começava a pipocar de novo, eu desligava e ia no embalo até ficar devagar demais, aí ligava e esticava de novo... cara, muito estranho!!! O filtro está beleza, e o puxadorzinho do afogador aparentemente está ok... não sei o que olhar agora, só a sua sugestão sobre o cano de combustível...
Valeu a força pessoal!!
fala caio , q bom q desistiu da ideia de vender o gema ein !!! e parabens pela filha !!! quanto ao seu problema ... bom ... sei la hehehe
megadeth
30/09/2005, 11:07
Pois é Santoro... acho que conseguí escapar de ter que vender o Gema... a situação apertou e quase perdí meu guerreiro... :cry:
Mas é isso aí, agora só nos preparativos pra minha nenezinha!!!!
E quanto a sua ajuda... sacaneou hein?? :shock: :D
[]s
É isso aí Caio, espero que você encontre o problema, e parabéns pela sua filhinha,
Sergio Rocha
01/10/2005, 15:53
Caio
Pelo seu relato, de como vc chegou em casa embalando e desligando, eu tenho certeza que o seu problema é combustível.Dá a impressão que enche a cuba do carburador vc anda uns 800 mts, gasta o combustível q está na cuba e ele pipoca.Como vc desliga o motor e ele volta a alimentar sozinho eu faria a seguinte experiecncia.Tira a tampa do tanque de combustível e tenta andar com o Jeep.vamos ver se o respiro não está entupido.Se não resolver solta a mangueira de combustível antes da bomba e dá um ar nela.Vamos ver se ela está entupida.Pesquisa na linha de combustível, mangueira, filtro,bomba, coisas do genero.tem q estar aí o seu problema.
[]'
megadeth
04/10/2005, 10:10
Valeu Furlan... que minha gatinha venha com muita saude!!! :D
E então Sergio... fiz o teste mas não houve melhora na situação. Levei no Mauro lá da Cursino e ele me disse que tem que regular o balancin e outros quetais... recomendou-me andar igual a "tiozinho" e estou fazendo isso por enquanto. Amanhã eu encosto a viatura na oficina e ele faz esta regulagem pra mim.
Agora só falta corrigir o shimmy e troca os diferenciais pelo canela grossa (ou pelo menos os retentores e rolamentos) que vai ficar 100%...
[]s e valeu pela ajuda amigos!
megadeth
13/10/2005, 16:18
Amigo Sergio... vc esta com a razão...
Após regularem o balancim e instalação da Ignição, o CJ piorou, não segurava acelaração nem por 5 metros.
Levei pela 4ª vez ao mecanico e hoje ele me disse que o tanque estava cheio de sujeiras, ocasionando assim os problemas já citados anteriormente.
Agora vos pergunto: será mesmo que a sujeira do tanque iria me atrapalhar apenas em rodovias, quando mantenho os 60-70km/h?????
Tudo bem que ultimamente o problema era em alta e em baixa, mas solucionando-se o problema da sujeira no tanque, no que isso influenciaria na manutenção de uma velocidade de cruzeiro um pouco mais alta? Não estou confiando mais no veredicto...
O que acham?
[]s
Ronaldo B.
13/10/2005, 16:55
Caio,
Quanto mais você acelera maior é o consumo de combustível, se tiver sujeira obstruindo parcialmente a saida do combustivel no tanque, chega uma hora que o bicho pára por falta de combustível mesmo, mas prá falar a verdade, não coloco minha mão no fogo por esse diagnóstico que o mecânico fez.
Ainda acho que o problema ou está na bomba ou na regulagem da altura da bóia. Prá tirar a dúvida, é bem simples, pega uma garrafa de refrigerante de 2 litros, enche de alcool, coloca uma mangueira direto da boca da garrafa para a entrada da bomba, sem filtro, prende a garrafa em uma daquelas hastes que tem entre a corta fogo e a grade, amarra bem e sai prá rodar, se falhar esquece essa teoria do mecânico. O ideal é usar uma pet de 2 litros mas se tiver uma maior melhor ainda, dá prá rodar mais, porque se o problema for da bomba, se rodar pouco pode não dar tempo da bomba esquentar e o problema se apresentar. Se você precisar de uma dica de um cara muito bom em carburadores, me avisa que te passo o fone, tem um aí bem perto de você.
[]´s
megadeth
17/10/2005, 11:11
Fala aí Ronaldo...
Pois é, preciso dar um jeito no carbura...
Passa os dados do cara aí, please?
Valeu!
Ronaldo B.
17/10/2005, 14:26
Fala Caio,
O problema é no carburador ????
Tô passando os dados por MP.
[]´s