Conectar

Ver Versão Completa : De São Luís para Porto Alegre



roos
24/04/2013, 00:23
Olá pessoal.

Sou professor universitário e estou indo realizar meus estudo de doutorado na UFRGS daqui a uns meses. Vou com a mulher e o filho de 10 meses e quem sabe algum amigo agregado aventureiro, candidato não vai faltar :). De primeira pensei em ir de carro, mas logo surgiu diversas questões: risco, custo, distância, criança pequena, etc. etc. mas se formos só pensar em problemas não iremos sai nem de casa. Pensei em vender o carro e viver um tempo em POA economizando uma grana e vivendo como estudante, mas jipeiro no Sul sem 4x4 é igual a tomar cerva sem álcool. Depois de alguns meses estudando as possibilidades, acabamos decidimos de ir de carro para Porto Alegre.Talvez eu troque a viatura por uma a diesel, não sabemos ainda, estou inclinado para pegar uma x-terra até 2005, o problema é o apego ao valente tracker, mas isso é outra história.

Sobre o roteiro, pensamos de ficar de 10 a 15 dias na estrada, a ideia inicial é sair da ilha de São Luís até o Sul do Maranhão com destino a Carolina, região com lindas cachoeiras que até então não conhecemos. Depois pensamos em seguir pra Tocantins e conhecer o Jalapão. Pensamos em passar apenas 1 dia em Palmas e já seguirmos rumo a Brasília, onde iremos visitar amigos e articular umas trilhas pela região. Seguiremos para Goiânia, onde ficaremos 1 dia para conhecer a cidade. Depois partiremos pela BR 153 rumo a São Paulo. Ficaremos uns dias em São Paulo, depois seguiremos para Curitiba e logo após Florianópolis, onde ficaremos uns dias para visitar parentes e depois seguirmos para Porto Alegre. Cansa só de pensar, mas acho que vale a pena a aventura.

Assim, gostaria de obtermos dicas.

-Além dos cuidados básicos a serem tomados em longas viagens de carro, algo mais que devo saber?
-Dicas de rotas alternativas e de lugares que posso desviar que é fundamental conhecer pra quem curte offroad.
-Gostaria de dicas de locais bons para descansar, comer, etc. no percurso de Brasília até São Paulo. Pensamos em fazer camping em locais seguros.
-Se não for abusar tracklogs são bem vindos :)

Desde já agradeço. Abraços.

nicksalgado
24/04/2013, 10:11
No caminho tem alguns belos lugares para conhecer, vai depender do tempo que vais ter para isso.

- Perto de Araguaina tem a Chapada das Mesas (onde fica a cidade de Carolina), com belas cachoeiras para visitar e que já falaste em passar por lá
- Perto de Palmas (nem tão perto), tem o Jalapão, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Essa é uma viagem á parte, que se fores fazer aconselho chegares com o carro em Ponte Alta e de lá contratar o serviço de guia e transporte em uma das pousadas locais. Te aconselho fortemente a NÃO usares o teu carro para fazer os passeios, mas sim contratar os passeios em Ponte Alta
- Antes de Brasília tem a Chapada dos Veadeiros, lugar muito bonito com trilhas e cachoeiras. Podes fazer teu caminho de ida (ou de volta) alternativamente pela Chapada dos Veadeiros, com a vantagem de ter menos tráfego que a estrada normal. Eu prefiro transitar por ela. Vais entrar para Alto Paraiso de Goiás e sair em Brasília
- Perto de Brasília tem ainda Pirenópolis
- Depois de Brasília, se fores subir por São Paulo (o que eu recomendo fortemente, melhor pista e tráfego), tem Rio Quente.
- Perto de Belo Horizonte, se subires em direção ao Rio de Janeiro, tem a Gruta de Maquiné
- No caminho ainda terás: Curitiba, Floripa, e, se desviares um pouco, Gramado e Canela. Gramado e Canela são bem perto de POA e podes deixar para depois

Eu tenho a minha sistemática própria de viagem e não costumo parar para almoçar (mas eu viajo somente com minha esposa, e sem filhos). Vais ter um pouco de dificuldade de almoço até BSB, mas depois disso fica fácil.
Eu também evito fortemente viajar a noite, especialmente no trecho SLZ-BSB, pois tem muito animal na pista e a noite isso fica pior (em geral faço a viagem BEL-BSB pelo menos 1 vez por ano)
Tem vários pontos de abastecimento, então não te preocupas com isso. Entretanto ainda temos alguns postos que não aceitam nem cartão de débito nem de crédito, então leva algum "cash" contigo para emergência.
Como és jipeiro, vais tirar isso de letra !!!! BOA VIAGEM .....

roos
25/04/2013, 10:55
Nick, por que vc não aconselha ir com o carro no Jalapão? pelo que li Jalapão é muito tranquilo, até carro de passeio chega lá. Vou começar estudar esse caminho pela Chapada dos Veadeiros. Com certeza suas outras dicas serão acatadas, esse final de semana vou pesquisar sobre esses locais.
Não pretendo pegar estrada a noite e parada para o almoço eu acho muito arriscado, ainda mais quando perguntam para onde vc está indo. Como foi colocado aqui no fórum em outro post, São Luís até Imperatriz a estrada está muito boa, mas duvido que permanecerá por muito tempo :).

Obrigadão.

nicksalgado
25/04/2013, 13:19
Nick, por que vc não aconselha ir com o carro no Jalapão? pelo que li Jalapão é muito tranquilo, até carro de passeio chega lá. Vou começar estudar esse caminho pela Chapada dos Veadeiros. Com certeza suas outras dicas serão acatadas, esse final de semana vou pesquisar sobre esses locais.
Não pretendo pegar estrada a noite e parada para o almoço eu acho muito arriscado, ainda mais quando perguntam para onde vc está indo. Como foi colocado aqui no fórum em outro post, São Luís até Imperatriz a estrada está muito boa, mas duvido que permanecerá por muito tempo :).

Obrigadão.

Estive no Jalapão em NOV/2012 com a minha Blazer 2.8 4x4 Diesel. Chegamos no Jalapão por Ponte Alta-TO.
Estavamos apenas eu e minha esposa, e usamos a ajuda do pessoal da cidade para saber as trilhas e locais a serem visitados.
Eu podia escolher entre contratar o serviço da propria pousada que eu estava, ou ir com meu carro. Decidi ir com o meu carro.
O que posso dizer é que não só vale a pena, mas sim a galinha inteira. Porém, após ter feito todos os passeios, acho que teria feito melhor escolha se usasse os serviços que me foram oferecidos.
1-Teria um guia local o tempo todo comigo, e não teria errado a trilha por duas vezes (sem maiores problemas, mas perdemos um pouco de tempo)
2-Poderia ter prestado mais atenção no visual por não estar dirigindo
3-Não teria proporcionado a meu carro o desgaste das estradas extremamente mal conservadas, especialmente no trecho Ponte Alta a Mateiros. O trecho Mateiros a Novo Acordo está muito melhor
Não consigo imaginar, na boa, uma viagem por ali sem 4x4. O carro, na minha opinião, não precisa de nenhuma preparação especial, mas o 4x4 para mim foi fundamental, especialmente em vários trechos de areião que encontrei pela frente. Talvez um piloto mais experiente que eu consiga fazer aquilo lá com um carro comum, mas eu não consigo, e acredito que a maioria dos mortais também não !!! heheheheheheh
Ressalto que não tive nenhum problema com o carro. Apenas acho que é muito desgastante para o motorista e para o carro. Atentar para o fato que eu não sou trilheiro, mas sou um viajante experiente, com muitos quilômetros de rodovias nas Américas e na Europa. Atentar também para o fato que eu estava sozinho com minha esposa, não havia um segundo carro para dar qualquer tipo de apoio e fomos numa época de baixa temporada, com pouco movimento nas estradas e trilhas.
Em resumo, acho que eu teria aproveitado melhor o passeio se tivesse ido de passageiro !!!!
Um forte abraço.

Dimasi
25/04/2013, 18:26
roos,
Sua viatura encara tranquilamente o Jalapão, é questão de vc querer ou não. Como o Nick falou, um motorista experiente em areia faz até de 4x2. Os locais que tem $$ andam de L200, quem não tem vai de Uno. Vi eles passarem em locais que não acreditei.

André-4WD
25/04/2013, 20:38
Roos,
Opa.. bem-vindo por aqui e na UFRGS! qual é sua área?
Eu ja fiz 2 expedições longas com uma turma daqui do fórum (entre 6.000 a 7.000 km rodados, ida e volta)e conheço relativamente bem o trecho POA-Goiânia (de onde parte a expedição).
Resumindo, meu roteiro é BR290, BR101 até Curitiba, Ponta Grossa/PR, Castro etc.. até cair na BR153. O ruim são os pedágios q tem ali, mas tem toda infraestrutura caso dê alguma pane no veículo. Eu faço este trajeto sozinho (uma viatura) e no ano passado estava com minha filha de 9 anos. Não tive problema algum com o carro, foi e voltou sem quebras.É o caminho mais curto, mas pelo visto vc quer entrar em São Paulo/SP, é isso?
Quanto a criança, a minha suportou bem, muita revista em quadrinho, DVD etc... para passar o tempo, pois para cumprir a agenda e chegar em Goiânia a tempo da expedição, fazemos em torno de 1.000 km/dia! É puxado.
Vc vem mais light, dá para passear e parar mais, de repente fazer um caminho mais longo.
Quando estiver aqui, aí vc terá muitos passeios para fazer, pode deixar para depois como ja foi comentado aqui.
abraço
Andre

roos
26/04/2013, 01:05
Olá André, obrigado pelas boas vindas. Rapaz, esse negócio de área é uma complicação, nem sei de qual área eu sou hahaha. Sou de várias áreas e ao mesmo tempo de nenhuma. Brincadeiras a parte, sou bibliotecário de formação, depois fui fazer mestrado em computação e agora doutorado em Informática na Educação. Mas posso afirmar que minha especialidade é Tecnologia da Informação em Bibliotecas, sou prof. do dept. de biblio daqui da UFMA.

Vou ficar uns 9 meses em POA vivendo como estudante, com certeza terei muito tempo pra trilhas. E vc André atua em qual área? Estuda e/ou trabalha na UFRGS?

Legal seus relatos, motiva mais ainda pegar a estrada. Eu gostaria de visitar São Paulo, pois não conheço, do sudeste só visitei MG e RJ. Mas acho que isso pode ficar pra depois.

ainda não viajei com meu filho, só quando ele tava na barriga da mãe :) Mas ele gosta mesmo é de tirar um cochilo quando tá passeando. Creio que isso tb é tranquilo, a minha maior preocupação mesmo é com acidentes e assaltos, mas isso pode acontecer com qualquer meio de transporte que eu escolher.



Dimasi, outro dia desatolando um carro na praia daqui conheci um cara com uma dakota que já foi em um Celta pro Jalapão, olha ai o vídeo: Voltando de jalapão de CELTA Life I... - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RVvImgklAg8) . Tem doido pra tudo. Como o nick comentou, o lance nem é a viatura, a questão é que fazer essa trilha sozinho deve ser meio monótono e corre o risco de se perder, segurança tb, dentre outras coisinhas, mas quem sabe nessa época encontro uma turma daqui do fórum por lá.

Abs pessoal.

André-4WD
26/04/2013, 10:27
Roos:
Sei como é complicado essa coisa de área, pois tem muita coisa interligada. Sou Professor na Veterinária (campus vale).Se vc for fazer o doutorado no CINTED, tua base será campus centro.
Voltando ao assunto, você terá duas situações bem diferentes: uma seria o deslocamento pp dito, que acontecerá em rodovias (e muitas delas pelo fato de serem pedagiadas, terás o suporte adequado) e a outra situação seria no passeio 4x4, onde estaria sozinho, em caso de pane. Sempre é bom ter um kit de resgate junto contigo (uma cinta, manilhas). Vai que vc encontra alguem para ajudar e falta o equipamento?
De qualquer forma, sempre antes de viajar, faço uma revisão caprichada na viatura. Só felicidade até o momento!
abraço
andre

FNO-Vitara
10/06/2013, 12:23
ROOS,

Também sou de SLZ e farei esta viagem nestas férias de Julho. O roteiro de paradas será: SLZ - Carolina - IGU - Serra Gaúcha - POA - FLN - CWB - SLZ. Iremos eu, esposa e filho de 8 anos. Na volta farei um relato da experiência.
Tem data para sua viagem?
Abraço
Fábio

roos
17/09/2013, 11:15
Olá Fábio, dei uma sumida desse post, mas ai fez a viagem? Pretendo fazer essa viagem em fevereiro 2014.

E ai faz uns passeios aqui pela ilha?

Abraços