Olá pessoal.
Sou professor universitário e estou indo realizar meus estudo de doutorado na UFRGS daqui a uns meses. Vou com a mulher e o filho de 10 meses e quem sabe algum amigo agregado aventureiro, candidato não vai faltar

Sobre o roteiro, pensamos de ficar de 10 a 15 dias na estrada, a ideia inicial é sair da ilha de São Luís até o Sul do Maranhão com destino a Carolina, região com lindas cachoeiras que até então não conhecemos. Depois pensamos em seguir pra Tocantins e conhecer o Jalapão. Pensamos em passar apenas 1 dia em Palmas e já seguirmos rumo a Brasília, onde iremos visitar amigos e articular umas trilhas pela região. Seguiremos para Goiânia, onde ficaremos 1 dia para conhecer a cidade. Depois partiremos pela BR 153 rumo a São Paulo. Ficaremos uns dias em São Paulo, depois seguiremos para Curitiba e logo após Florianópolis, onde ficaremos uns dias para visitar parentes e depois seguirmos para Porto Alegre. Cansa só de pensar, mas acho que vale a pena a aventura.
Assim, gostaria de obtermos dicas.
-Além dos cuidados básicos a serem tomados em longas viagens de carro, algo mais que devo saber?
-Dicas de rotas alternativas e de lugares que posso desviar que é fundamental conhecer pra quem curte offroad.
-Gostaria de dicas de locais bons para descansar, comer, etc. no percurso de Brasília até São Paulo. Pensamos em fazer camping em locais seguros.
-Se não for abusar tracklogs são bem vindos

Desde já agradeço. Abraços.