PDA

Ver Versão Completa : Troca do filtro de óleo - Ranger 3.0

emschas
19/04/2013, 16:18
Estou preocupado com uma dúvida que tenho. Já procurei bastante e não encontrei nenhum lugar que dê detalhes sobre isto. Comprei minha ranger recentemente e é a primeira vez que troco o óleo dela. Ela usa o refil e não o filtro blindado. Levei pra trocar numa oficina e voltando pra casa notei que a tampa não estava totalmente fechada. Fiquei preocupado e abri novamente para conferir. Então notei que a tampa do filtro tem uma haste que passa pelo refil e vai até no fundo do copo, e na ponta desta haste tem uma borrachinha de vedação. Com isto eu deduzi o seguinte: "no fundo do copo tem um buraco que deixa o óleo descer para o carter e outro que leva o óleo para os pistões, assim quando a tampa está fechada esta borracha na ponta da haste veda o buraco que leva o óleo para o carter e assim a pressão manda o óleo para fazer a lubrificação. Quando tiro a tampa este buraco fica aberto e o óleo desce para o carter para ser esgotado". Se esta minha idéia estiver certa, com a tampa sem fechar completamente este buraco não ficará vedado pela ponta da haste e o óleo passará para o carter em vez de ir para os pistões, sendo assim a lubrificação ficará comprometida.

Obs: estou apertando a tampa até onde consigo usando somente a mão. Mesmo assim, só consigo abrí-la novamente usando a chave pois fica muito dura. Já testei com dois filtros diferentes e com borrachas diferentes.

1) Vocês acham que a minha dedução está correta?
2) Será que posso forçar e apertar a tampa até o fim usando uma chave?
3) A tampa de vocês fecha até o final?
4) Quando retiro a tampa o copo está vazio. Isto é normal?

Abraços e obrigado!

emschas
22/04/2013, 10:12
As respostas que preciso acho que seriam bem simples de serem respondidas por quem tem uma ranger ou troller de refil e faz a troca em casa. Se alguém puder contribuir ficaria grato. O que desejo saber é:

1) Quando vc tira a tampa do filtro o copo permanece cheio de óleo ou vazio?
2) Quando vc fecha a tampa ela fecha completamente usando somente a mão ou
precisa de ferramenta para apertar até o final?

Estas dicas já me ajudariam muito.

Abraços!

Imperador!
22/04/2013, 10:30
1) Fica cheio ainda... mas não completamente, cerca 50% do volume total..
2) Precisa de ferramenta. Apenas com a mão apresenta vazamento. Mas também não é um aperto absurdo não...

emschas
22/04/2013, 10:43
Valeu Imperador!

MASTERDAN
05/11/2013, 00:40
Troquei o refil do meu filtro de combustível em casa recentemente. Paguei R$59,00 no mesmo em uma autorizada MWM e não usei nenhum tipo de ferramenta para a troca. O mesmo não apresentou vazamentos. O corpo externo do filtro é aquele mais novo, feito de material plástico.

tadeu-trailer
02/10/2014, 20:06
Que chave seria da tampa, soquete de 35mm?