Estou preocupado com uma dúvida que tenho. Já procurei bastante e não encontrei nenhum lugar que dê detalhes sobre isto. Comprei minha ranger recentemente e é a primeira vez que troco o óleo dela. Ela usa o refil e não o filtro blindado. Levei pra trocar numa oficina e voltando pra casa notei que a tampa não estava totalmente fechada. Fiquei preocupado e abri novamente para conferir. Então notei que a tampa do filtro tem uma haste que passa pelo refil e vai até no fundo do copo, e na ponta desta haste tem uma borrachinha de vedação. Com isto eu deduzi o seguinte: "no fundo do copo tem um buraco que deixa o óleo descer para o carter e outro que leva o óleo para os pistões, assim quando a tampa está fechada esta borracha na ponta da haste veda o buraco que leva o óleo para o carter e assim a pressão manda o óleo para fazer a lubrificação. Quando tiro a tampa este buraco fica aberto e o óleo desce para o carter para ser esgotado". Se esta minha idéia estiver certa, com a tampa sem fechar completamente este buraco não ficará vedado pela ponta da haste e o óleo passará para o carter em vez de ir para os pistões, sendo assim a lubrificação ficará comprometida.
Obs: estou apertando a tampa até onde consigo usando somente a mão. Mesmo assim, só consigo abrí-la novamente usando a chave pois fica muito dura. Já testei com dois filtros diferentes e com borrachas diferentes.
1) Vocês acham que a minha dedução está correta?
2) Será que posso forçar e apertar a tampa até o fim usando uma chave?
3) A tampa de vocês fecha até o final?
4) Quando retiro a tampa o copo está vazio. Isto é normal?
Abraços e obrigado!