PDA

Ver Versão Completa : Acionamento do 4x4 do Grand Vitara / Tracker

Eu!
14/04/2013, 14:41
Sempre quis saber detalhes sobre o acoplamento da tração dianteira do Grand Vitara/ Tracker, mas notei que havia um conflito nas informações sobre o que acionava o diafragma do diferencial dianteiro: alguns diziam era uma bombinha de vácuo, outros que eram um compressor, duas coisas bem diferentes entre si.
Enfrentando pela segunda vez problemas no acionamento do 4x4, resolvi então fazer algo que há tempos tinha vontade: desmontei o tal acionador para tentar identificar o defeito. O resultado eu compartilho aqui, para quem tiver curiosidade ou precisar de algum detalhe sobre o equipamento.
405823

Com uma chave de 12mm, remove-se, da parte traseira do para-choque dianteiro (detalhe número 5 do desenho a seguir), o “conjunto do compressor”, nome mais adequado para ele, depois que se conhece sua função. Atentar somente ao detalhe de marcar os conduítes onde conectam as mangueiras, sendo que o mais elevado é a entrada de ar ou sucção da bomba e, o mais baixo, a saída para o diferencial.
405846

Este é o detalhe da ligação dos cabos do conjunto, sendo que o motor tem o cabo verde e o vermelho conectados respectivamente no rosa e no vermelho do rabicho.
405824
Com auxílio de uma chave de fenda, desdobra-se as beiradas da tampa metálica que cobre a caixa plástica, a qual posssui uma junta de borracha para a vedação.
405826
Removendo-se a tampa, acessa-se uma carcaça metálica que envolve o circuito eletrônico e o conjunto do pressostato, presos por dois pequenos parafusos Philips.
405829
Acessa-se também a ponta do excêntrico que é ligado ao eixo do motor e o acopla a uma biela da bomba de diafragma, semelhante ao esquema abaixo.
405844
A partir daí, remove-se o anel elástico da ponta do eixo. Usei, para isso, duas chaves pequenas, por falta de recursos mais adequados. Para soltar o motor, retira-se então os quatro parafusos philips que o prendem, puxando-o para fora em seguida.
405832405834

A carcaça metálica que envolve os componentes do circuito pode ser removida desamassando-se suas travas com auxílio de um alicate.
405836405837

Isto dá acesso ao conjunto do pressostado, aos componentes do circuito eletrônico e ao solenóide, cujas funções serão detalhadas na sequência.
O que aqui é chamado de conjunto do pressostato, na verdade trata-se de um atuador e uma chave conectada no circuito eletrônico. O solenóide, por sua vez, é uma bobina com duas peças cilíndricas separadas por uma mola em seu interior.
405839
Tanto o pressostato quanto o solenóide acessam o corpo da bomba por dois orifícios. Há, entre a união destes, uma vedação de borracha ou o’ring.
405838
O atuador do pressostato possui um diafragma de borracha que deforma-se com a alteração da pressão do ar e move uma haste que sai de seu corpo para atuar a chave do circuito eletrônico.
405842
A montagem seguinte, que contou com uma bomba de ar de bicicleta e um manômetro, serviu para verificar o funcionamento do atuador, bem como para medir sua pressão de trabalho, que é cerca de 6 psi.
405843405856

O compressor eleva a pressão do sistema para expandir o diafragma no diferencial dianteiro e acoplar a tração neste eixo. Depois que a pressão de trabalho do pressostato é atingida (cerca de 6 psi), a chave do circuito é atuada e abre um contato, desligando o motor. A seguir, pode ser vista a chave na posição normal e na posição atuada.
405850

Quanto ao solenóide, sua função é manter fechado um dos orifícios do corpo da bomba durante o período em que o 4x4 estiver acionado, mantendo assim a pressão necessária para que o diafragma permaneça expandido e a tração dianteira acionada. Ao desligar o 4x4, ele deixa sair o ar para que o diafragma volte à posição inicial e a tração dianteira seja desacoplada.
De acordo com a posição que aparece nas fotos seguintes, à esquerda tem-se uma peça metálica cilíndrica vazada, que fica fixa no conjunto e comunica-se com o interior da bomba por um dos orifícios mostrados anteriormente. No meio há uma mola e depois outra peça metálica cilíndrica, com uma borracha de cor laranja, que pode mover-se com relação à primeira peça. Estes três componentes estão dentro de uma bobina cujos terminais conectam-se ao circuito eletrônico. Quando seleciona-se o “4x4 High” ou “4x4 Low” na alavanca de transferência, a bobina é energizada e “imanta” as peças no seu interior, fazendo a peça móvel vencer a força da mola e mover-se em direção à peça fixa, tampando então a saída de ar com a borracha. Assim, a bomba pode elevar a pressão no sistema, expandindo o diafragma no diferencial dianteiro e acionando a tração neste eixo. Ao tirar a alavanca do 4x4, a bobina é desligada e a mola separa as peças novamente, deixando livre o furo da peça fixa, por onde o ar sai, o que faz desacoplar a tração dianteira, como já foi citado.
405855
No desenho que indica a posição do compressor no veículo, é indicado também onde localiza-se o controle do 4x4 (número 3 , “4WD Controler”), que é o responsável por um atraso de cerca de 1 segundo na energização do conjunto do compressor depois que o sensor do 4x4 é atuado (número 1, “4WD switch”), provavelmente para garantir que a operação ocorra primeiro na caixa de transferência e somente depois no diferencial dianteiro, quando o diafragma acopla a tração para os semi-eixos. Assim, estando o veículo em linha reta, as peças acopladas estarão girando a uma mesma velocidade. É também o controle do 4x4 que limita a operação do compressor para que ele não permaneça em funcionamento em caso de vazamentos no sistema. Se o pressostato não atuar, ou seja, se sua pressão de trabalho não for atingida, o contato da chave permanecerá fechado e o motor tenderia a permanecer funcionando. Neste caso, o controle desliga o motor depois de 10 segundos do início de sua energização.
Com relação ao circuito eletrônico do conjunto do compressor, ele recebe o positivo pelo fio vermelho e o negativo pelo preto, quando é acionado o 4x4. Como pode se ver, a bobina do solenóide é imediatamente energizada e, em série com o contato fechado da chave, o motor também é ligado. Ao atingir 6 psi, a chave abre e o motor é desligado, mas o solenóide permanece energizado até que o 4x4 seja desativado, como já foi mencionado.
405828405845
Apesar de não ter seguido todo o circuito, o funcionamento da lâmpada 4WD do painel pode ser explicado considerando-se que esteja ligada entre o fio rosa e o negativo. Em 4x4, enquanto a pressão de ar ainda não atuou o pressostato, o negativo que vem pelo fio preto passa pelo contato fechado da chave e chega até a lâmpada também pelo outro lado. Com negativo nos dois terminais, a lâmpada não acende. Porém, quando a pressão do compressor atinge 6 psi, o atuador aciona a chave abrindo o contato e interrompendo o negativo do motor, que é então desligado. Porém, o positivo que vem do fio vermelho “passa” pelo enrolamento do motor e alimenta a lâmpada em série, a qual acende e indica que a tração das rodas dianteiras foi acionada. Como a lâmpada possui uma resistência elétrica elevada, ela provoca uma queda grande de tensão (voltagem). O valor que “sobra” para o motor não é suficiente para fazê-lo funcionar.
Com auxílio de um multímetro, alguns componentes do conjunto do compressor podem ser testados por seu conector, desde que esteja desligado do conector do veículo, conforme se vê na tabela seguinte. 405847

chicok
14/04/2013, 15:41
Genial!
Só deixa eu ver se entendi uma coisa... Existem 2 acionamentos simultâneos da tração dianteira, um na caixa de transferência e outro no diferencial. É isso?
Por exemplo, por defeito nessa bomba o cardã dianteiro pode ser acoplado na caixa de transferencia e girar, mas não vai acoplar o diferencial.
Entendi direito? Seria possível então fixar o acionamento do diferencial, colocar rodas livres na dianteira, e manter o funcionamento da tração totalmente mecânico?
Eu perderia a capacidade de acionar o 4x4 em movimento?

Eu!
14/04/2013, 20:10
Genial!
Só deixa eu ver se entendi uma coisa... Existem 2 acionamentos simultâneos da tração dianteira, um na caixa de transferência e outro no diferencial. É isso?
Por exemplo, por defeito nessa bomba o cardã dianteiro pode ser acoplado na caixa de transferencia e girar, mas não vai acoplar o diferencial.
Entendi direito? Seria possível então fixar o acionamento do diferencial, colocar rodas livres na dianteira, e manter o funcionamento da tração totalmente mecânico?
Eu perderia a capacidade de acionar o 4x4 em movimento?
Entendeu direito sim, é isso mesmo! Minha intenção é fazer exatamente o que você citou. Mas tentarei fazer algo melhor do que um doido de uma foto que vi na net, que usou fita de nylon (abraçadeira plástica) para manter o acionamento do diferencial fixo... rs, rs, rs. 405896405895

Chuva
15/04/2013, 08:42
Muito bom cara!

Valeu por compartilhar!

[ ]

Elisson
15/04/2013, 10:18
Entendeu direito sim, é isso mesmo! Minha intenção é fazer exatamente o que você citou. Mas tentarei fazer algo melhor do que um doido de uma foto que vi na net, que usou fita de nylon (abraçadeira plástica) para manter o acionamento do diferencial fixo... rs, rs, rs. 405896405895

Meu grand vitara está sem o diafragma e com o diferencial preso, o acionamento agora é através de rodas livres manuais. Meu mecânico fez uma peça de nylon (tarugo) empurrando o diferencial e assim estou já há 3 meses sem problemas. O acionamento da 4x4 high pode sim ser feito com o veículo em movimento, desde que as rodas livres estejam já ativas em 4x4.

m_bispo
16/04/2013, 11:52
Excelente tutorial EU!
Fiz uma manutenção no meu acionador, pois a luz do painel dava uma piscada antes de acender em definitivo.
Não consegui desmontar o motor, mas como todo mecanismo estava limpo, fiz uma lubrificação e fechei com silicone.
Favor colocar seu tutorial no post abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117040-gm-tracker-somente-topicos-de-manutencao.html
A fim de fique fácil nós acharmos ele.
Abraços

Eu!
16/04/2013, 19:58
Excelente tutorial EU!
Fiz uma manutenção no meu acionador, pois a luz do painel dava uma piscada antes de acender em definitivo.
Não consegui desmontar o motor, mas como todo mecanismo estava limpo, fiz uma lubrificação e fechei com silicone.
Favor colocar seu tutorial no post abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117040-gm-tracker-somente-topicos-de-manutencao.html
A fim de fique fácil nós acharmos ele.
Abraços
Enviado, m bispo!

Executor
16/04/2013, 21:12
Parabéns Eu!
Tópico excelente!
Quando peguei minha TK descobri que o dono anterior tinha feito maior gambiarra no acionamento da tração. O acionamento não tava funcionando daí ele foi lá no compressor e testou cada fio direto na bateria até ver que o compressor começou a funcionar. Aí ele instalou um interruptor embaixo do painel pra acionar o compressor manulamente após engatar a 4x4, então quando ele ligava o tal interruptor o compressor funcionava direto e a luz do 4x4 não acendia mas a tração na frente engatava. Fiquei indignado com essa bosera, desmontei tudo e corrigi o problema. O que havia começado tudo era que um dos fios da cebolinha da tração (o sensor que fica na t case e aciona o compressor) havia se partido, mesmo após emendá-lo o sistema não funcionou. Daí desconbri que a brincadeira de ligar o compressor direto na bateria queimou uma das trilhas do circuito. Após reparar a trilha tudo voltou a funcionar que é uma maravilha.

Angelo RJ
14/06/2013, 09:42
Olá Pessoal,,

Para não ter que abrir um novo tópico, vou utilizar esse para perguntar:

Minha GV (99) é automática. Sendo assim pergunto:

1 - Para acionar a tração 4x4 devo parar o carro e colocar o cambio na posição "N" , correto ?

2 - Após engatar a tração, devo colocar o cambio automático na posição "D" para poder sair andando ? Pergunto isso, porque depois de engatar a tração (com o cambio na posição "N") o carro já sai andando.

3 - Para andar no asfalto, ou mesmo numa estrada de terra sem obstáculos, o cambio da tração pode ficar (ou deve?) na posição "neutro" ? Ou deve ficar naquela última posição de trás (não lembro a denominação) ?

Obrigado !

mas.marco
14/06/2013, 11:06
1 - Para acionar a tração 4x4 devo parar o carro e colocar o cambio na posição "N" , correto ?

Correto. SEMPRE parar o veículo completamente e com as rodas alinhadas à frente. Câmbio na posição N.

2 - Após engatar a tração, devo colocar o cambio automático na posição "D" para poder sair andando ? Pergunto isso, porque depois de engatar a tração (com o cambio na posição "N") o carro já sai andando.

Sim, colocar na posição D ou no caso de desnível leve, posição 2 ou, ainda, L.

3 - Para andar no asfalto, ou mesmo numa estrada de terra sem obstáculos, o cambio da tração pode ficar (ou deve?) na posição "neutro" ? Ou deve ficar naquela última posição de trás (não lembro a denominação) ?

Não. Neutro é neutro. Não há engate de marchas. Use para ser rebocado, por exemplo. Tração acionada? Use D, 2 ou L (ou ainda a R, de reverse ou ré).

mas.marco
14/06/2013, 11:07
e não use a tração em pisos secos.

Erick_Chibanca
14/06/2013, 11:51
e não use a tração em pisos secos.
nem em estrada de terra?

Angelo RJ
14/06/2013, 14:09
Obrigado pelas respostas. Só ficou uma dúvida:

Andando com o carro normalmente, no asfalto ou num local onde não é preciso acionar a tração, em qual posição o cambio da tração tem que estar colocado ?

valeu !

mas.marco
15/06/2013, 18:53
nem em estrada de terra?

Estrada de terra = baixa aderência = pode usar sem medo.

mas.marco
15/06/2013, 18:55
Obrigado pelas respostas. Só ficou uma dúvida:

Andando com o carro normalmente, no asfalto ou num local onde não é preciso acionar a tração, em qual posição o cambio da tração tem que estar colocado ?

valeu !

Na posição 4x2 (2H)

Telêmaco
12/09/2013, 13:20
Caros!
Gostaria de compartilhar uma experiência que ocorreu comigo em relação ao acionador da 4x4 da TRACKER 2008. Fiz todos os procedimentos de manutenção da bomba de acionamento citados pelo colega mas o problema ainda persistia. Então resolvi analisar mais detalhadamente o problema que só descobri quando comprei o manômetro e instalei na linha de pressão: 1 - o tempo para acender a lampada do 4x4 é exatamente o tempo para encher a linha de pressão para o diferencial até o botão interno atuar com a pressão de 4 a 7 libras, no meu caso, exatos 4,5 mca. 2 - Se houver qualquer vazamento a pressão cai gradativamente conforme a severidade do mesmo. Mas percebi que quando acelerava a minha tracker a pressão caia a zero quase que instantaneamente e depois voltava a pressurizar, mas na rampa retirando a lancha da água, o estrago estava feito pq o diferencial dianteiro desacoplava e fazia o tranco característico que enlouquece qualquer jipeiro:shock:... 3 - Conclui o seguinte: se a pressão cai bruscamente é porque a linha de alimentação 12V do conjunto está com problemas porque a única justificativa para essa queda brusca da pressão é a desenergização do solenoide que libera o ar. Verificando então essa linha achei o problema: Há 2 anos tive um outro problema de quebra do suporte do focinho que por sua vez danificou um pedaço da caixa seca do câmbio os conjuntos tiveram que ser retirados para reparos, trocados por focinho de ferro bla bla bla. Ocorre que o mecânico ao reparar a tcase, deve ter quebrado o conector do 4x4 e fez uma emenda apenas torcendo os fios e conectando novamente. Mas com o tempo, essa emenda folgou com as trepidações das estradas e provocou a intermitência do acionamento do 4x4 que foi ficando paulatinamente cada vez mais frequente. Consegui arrumar eu mesmo o problema abrindo a abertura do câmbio por cima e colocando outro conector e refazendo as conexões soldando tudo conforme manda o figurino. Resultado: Show. O acoplamento agora está sendo feito da forma correta e a luz da tração não apaga mais ou seja tudo funcionando. Segue a Foto mostrando o local entre os bancos por onde fiz o serviço.

PFernando
07/10/2013, 11:03
O meu sistema também não esta acoplando o diferencial, acho que é algum problema elétrico, que aconteceu quando foi consertado o coletor de descarga. Alguém tem o esquema de como seguir o circuito desde o conector da tcase? Vi que o cabo tem três pinos. Tava pensando em curto circuitar o conector pra ver se o comando tá indo, depois tentar retirar o contato da tcase (precisa tirar o óleo para soltar o conector?). Se alguém tiver algum detalhe deste circuito completo favor enviar. Obrigado.

Executor
07/10/2013, 19:33
Oi PFernando!
Melhor usar um multimetro pra testar o circuito, custa coisa de 15 pratas um xingling que atende bem. Foi fazendo curto no sistema que o bendito dono anterior da minha viatura fritou uma trilha na placa do compressor. Lógico que vc está falando no curto do termial sem o compressor, mas nunca se sabe...
Se não tiver chegando corrente no terminal pode ser a cebola da tcase ou algum fusível.. um dos problemas que ocorreu no meu (fora a trilha queimada do compressor) foi um fio partido na cebola, neste caso não precisei retirá-la para fazer o reparo, mas creio que não seja necessário baixar o óleo pra fazer isso.

Um abraço!

PFernando
12/11/2013, 10:02
Oi PFernando!
Melhor usar um multimetro pra testar o circuito, custa coisa de 15 pratas um xingling que atende bem. Foi fazendo curto no sistema que o bendito dono anterior da minha viatura fritou uma trilha na placa do compressor. Lógico que vc está falando no curto do termial sem o compressor, mas nunca se sabe...
Se não tiver chegando corrente no terminal pode ser a cebola da tcase ou algum fusível.. um dos problemas que ocorreu no meu (fora a trilha queimada do compressor) foi um fio partido na cebola, neste caso não precisei retirá-la para fazer o reparo, mas creio que não seja necessário baixar o óleo pra fazer isso.

Um abraço!

Dei uma olhada no circuito elétrico e percebi que a bombinha está funcionando. Ela liga, passa um tempo (próximo aos 10 segundos citados) e não acende a luz do 4x4. Alguém tem o esquema das linhas de pressão para seguir. Se eu entendi, teria que desconectar a linha que vai para o diferencial e colocar um pressostato. Se atingir algo próximo a 6psi então o problema é interno ao diferencial.
Outra coisa. A mangueira da tomada de ar está livre. Esta tomada de ar tem algum filtro ou é assim mesmo?
Obrigado.

mfjunior
20/11/2013, 23:46
Dei uma olhada no circuito elétrico e percebi que a bombinha está funcionando. Ela liga, passa um tempo (próximo aos 10 segundos citados) e não acende a luz do 4x4. Alguém tem o esquema das linhas de pressão para seguir. Se eu entendi, teria que desconectar a linha que vai para o diferencial e colocar um pressostato. Se atingir algo próximo a 6psi então o problema é interno ao diferencial.
Outra coisa. A mangueira da tomada de ar está livre. Esta tomada de ar tem algum filtro ou é assim mesmo?
Obrigado.

O meu parou de funcionar hoje...

uvantuil
21/11/2013, 09:47
Acompanhando o topico. Ganhando conhecimento

Dataguga
19/01/2014, 18:52
Gostei muito de transformar para acionamento mecanico!

No caso a roda livre será instalada no cubo da roda??

Poderiam postar como fizeram, ou onde fizeram? tenho interesse

Obrigado

Sergio c
19/01/2014, 19:04
Muito bom esse tópico....

Rafa_Marques
21/01/2014, 15:46
Pessoal, pegando carona neste topico, comprei meu Tracker a pouco tempo, fui testar a tração 4x4, a luz no painel acendeu e senti o carro puxar com as 4 rodas, mas faz um estalo principalmente do lado esquerdo. entrando em baixo do carro vi que a coifa da homocinetica esta rasgada. Acredito que vou ter que trocar a homocinetica, existe alguma de outro carro que posso usar?

Elisson
23/01/2014, 19:03
Pessoal, pegando carona neste topico, comprei meu Tracker a pouco tempo, fui testar a tração 4x4, a luz no painel acendeu e senti o carro puxar com as 4 rodas, mas faz um estalo principalmente do lado esquerdo. entrando em baixo do carro vi que a coifa da homocinetica esta rasgada. Acredito que vou ter que trocar a homocinetica, existe alguma de outro carro que posso usar?

veja essa planilha.... https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?authkey=CNLSr_EF&key=0AgCAie39BjJKdC1qLUdleGlFOXViWV9WZ3VheGdPN1E&hl=en_US&authkey=CNLSr_EF#gid=0

aqui tem várias peças compatíveis....

lj.mota
27/01/2014, 16:09
Para nao abrir outro topico...pergunto>>>
Ontem vi que a luz 4x4 começou a ascender mesmo sem ter movimentado a alavanca do 4x4,parei o carro movimentei pata L,N,H,mas nao apagou,para desencargo deconectei o motorinho (esse das fotos) ai apagou,hoje abri a parte da reduzida,alavanca do 4x4,religuei o motorinho e a luz do 4x4 direto,desconectei o cabo que esta perto da alavanca 4x4,ai desliga motorinho e apaga a luz,conclui que se for interruptor esta em curto, pergunto...
Para verificar esse contato é so retirar e olhar,ou tenho mesmo que levar num mecanico,em hipotese de estar danificado,como se chama essa peça,alguma sugestao de onde encontrar?
obrigado

Executor
27/01/2014, 18:15
Para nao abrir outro topico...pergunto>>>
Ontem vi que a luz 4x4 começou a ascender mesmo sem ter movimentado a alavanca do 4x4,parei o carro movimentei pata L,N,H,mas nao apagou,para desencargo deconectei o motorinho (esse das fotos) ai apagou,hoje abri a parte da reduzida,alavanca do 4x4,religuei o motorinho e a luz do 4x4 direto,desconectei o cabo que esta perto da alavanca 4x4,ai desliga motorinho e apaga a luz,conclui que se for interruptor esta em curto, pergunto...
Para verificar esse contato é so retirar e olhar,ou tenho mesmo que levar num mecanico,em hipotese de estar danificado,como se chama essa peça,alguma sugestao de onde encontrar?
obrigado

lj.mota, está falando disso aqui?
Interruptor 4x4 G.VITARA/TRACKER/VITARA (http://suzucar.com.br/loja/interruptor-4x4.html)
Pra testar se é essa nessa peça o problema, basta desconectar o cabo que chega nela, daí a luz vai apagar no painel, então voce faz uma conexão entre os dois fios do cabo que conecta nela e veja se a luz o painel acente. Se fizer isso e a luz acender, com certeza o problema é nela. Acredito que pra trocar é só tirar e colocar a nova, sem grandes problemas, a não ser pelo fato da posição ser bem ruin.

lj.mota
27/01/2014, 20:12
lj.mota, está falando disso aqui?
Interruptor 4x4 G.VITARA/TRACKER/VITARA (http://suzucar.com.br/loja/interruptor-4x4.html)
Pra testar se é essa nessa peça o problema, basta desconectar o cabo que chega nela, daí a luz vai apagar no painel, então voce faz uma conexão entre os dois fios do cabo que conecta nela e veja se a luz o painel acente. Se fizer isso e a luz acender, com certeza o problema é nela. Acredito que pra trocar é só tirar e colocar a nova, sem grandes problemas, a não ser pelo fato da posição ser bem ruin.

Obrigado pelas informaçoes,meu medo esra que fosse algo mais complexo,mas é apenas o interruptor que estava atuado direto.
Vou comprar outro.

obrigado

Lucio Mota

foxel
12/03/2014, 22:25
Sempre quis saber detalhes sobre o acoplamento da tração dianteira do Grand Vitara/ Tracker, mas notei que havia um conflito nas informações sobre o que acionava o diafragma do diferencial dianteiro: alguns diziam era uma bombinha de vácuo, outros que eram um compressor, duas coisas bem diferentes entre si.
Enfrentando pela segunda vez problemas no acionamento do 4x4, resolvi então fazer algo que há tempos tinha vontade: desmontei o tal acionador para tentar identificar o defeito. O resultado eu compartilho aqui, para quem tiver curiosidade ou precisar de algum detalhe sobre o equipamento.
405823

Com uma chave de 12mm, remove-se, da parte traseira do para-choque dianteiro (detalhe número 5 do desenho a seguir), o “conjunto do compressor”, nome mais adequado para ele, depois que se conhece sua função. Atentar somente ao detalhe de marcar os conduítes onde conectam as mangueiras, sendo que o mais elevado é a entrada de ar ou sucção da bomba e, o mais baixo, a saída para o diferencial.
405846

Este é o detalhe da ligação dos cabos do conjunto, sendo que o motor tem o cabo verde e o vermelho conectados respectivamente no rosa e no vermelho do rabicho.
405824
Com auxílio de uma chave de fenda, desdobra-se as beiradas da tampa metálica que cobre a caixa plástica, a qual posssui uma junta de borracha para a vedação.
405826
Removendo-se a tampa, acessa-se uma carcaça metálica que envolve o circuito eletrônico e o conjunto do pressostato, presos por dois pequenos parafusos Philips.
405829
Acessa-se também a ponta do excêntrico que é ligado ao eixo do motor e o acopla a uma biela da bomba de diafragma, semelhante ao esquema abaixo.
405844
A partir daí, remove-se o anel elástico da ponta do eixo. Usei, para isso, duas chaves pequenas, por falta de recursos mais adequados. Para soltar o motor, retira-se então os quatro parafusos philips que o prendem, puxando-o para fora em seguida.
405832405834

A carcaça metálica que envolve os componentes do circuito pode ser removida desamassando-se suas travas com auxílio de um alicate.
405836405837

Isto dá acesso ao conjunto do pressostado, aos componentes do circuito eletrônico e ao solenóide, cujas funções serão detalhadas na sequência.
O que aqui é chamado de conjunto do pressostato, na verdade trata-se de um atuador e uma chave conectada no circuito eletrônico. O solenóide, por sua vez, é uma bobina com duas peças cilíndricas separadas por uma mola em seu interior.
405839
Tanto o pressostato quanto o solenóide acessam o corpo da bomba por dois orifícios. Há, entre a união destes, uma vedação de borracha ou o’ring.
405838
O atuador do pressostato possui um diafragma de borracha que deforma-se com a alteração da pressão do ar e move uma haste que sai de seu corpo para atuar a chave do circuito eletrônico.
405842
A montagem seguinte, que contou com uma bomba de ar de bicicleta e um manômetro, serviu para verificar o funcionamento do atuador, bem como para medir sua pressão de trabalho, que é cerca de 6 psi.
405843405856

O compressor eleva a pressão do sistema para expandir o diafragma no diferencial dianteiro e acoplar a tração neste eixo. Depois que a pressão de trabalho do pressostato é atingida (cerca de 6 psi), a chave do circuito é atuada e abre um contato, desligando o motor. A seguir, pode ser vista a chave na posição normal e na posição atuada.
405850

Quanto ao solenóide, sua função é manter fechado um dos orifícios do corpo da bomba durante o período em que o 4x4 estiver acionado, mantendo assim a pressão necessária para que o diafragma permaneça expandido e a tração dianteira acionada. Ao desligar o 4x4, ele deixa sair o ar para que o diafragma volte à posição inicial e a tração dianteira seja desacoplada.
De acordo com a posição que aparece nas fotos seguintes, à esquerda tem-se uma peça metálica cilíndrica vazada, que fica fixa no conjunto e comunica-se com o interior da bomba por um dos orifícios mostrados anteriormente. No meio há uma mola e depois outra peça metálica cilíndrica, com uma borracha de cor laranja, que pode mover-se com relação à primeira peça. Estes três componentes estão dentro de uma bobina cujos terminais conectam-se ao circuito eletrônico. Quando seleciona-se o “4x4 High” ou “4x4 Low” na alavanca de transferência, a bobina é energizada e “imanta” as peças no seu interior, fazendo a peça móvel vencer a força da mola e mover-se em direção à peça fixa, tampando então a saída de ar com a borracha. Assim, a bomba pode elevar a pressão no sistema, expandindo o diafragma no diferencial dianteiro e acionando a tração neste eixo. Ao tirar a alavanca do 4x4, a bobina é desligada e a mola separa as peças novamente, deixando livre o furo da peça fixa, por onde o ar sai, o que faz desacoplar a tração dianteira, como já foi citado.
405855
No desenho que indica a posição do compressor no veículo, é indicado também onde localiza-se o controle do 4x4 (número 3 , “4WD Controler”), que é o responsável por um atraso de cerca de 1 segundo na energização do conjunto do compressor depois que o sensor do 4x4 é atuado (número 1, “4WD switch”), provavelmente para garantir que a operação ocorra primeiro na caixa de transferência e somente depois no diferencial dianteiro, quando o diafragma acopla a tração para os semi-eixos. Assim, estando o veículo em linha reta, as peças acopladas estarão girando a uma mesma velocidade. É também o controle do 4x4 que limita a operação do compressor para que ele não permaneça em funcionamento em caso de vazamentos no sistema. Se o pressostato não atuar, ou seja, se sua pressão de trabalho não for atingida, o contato da chave permanecerá fechado e o motor tenderia a permanecer funcionando. Neste caso, o controle desliga o motor depois de 10 segundos do início de sua energização.
Com relação ao circuito eletrônico do conjunto do compressor, ele recebe o positivo pelo fio vermelho e o negativo pelo preto, quando é acionado o 4x4. Como pode se ver, a bobina do solenóide é imediatamente energizada e, em série com o contato fechado da chave, o motor também é ligado. Ao atingir 6 psi, a chave abre e o motor é desligado, mas o solenóide permanece energizado até que o 4x4 seja desativado, como já foi mencionado.
405828405845
Apesar de não ter seguido todo o circuito, o funcionamento da lâmpada 4WD do painel pode ser explicado considerando-se que esteja ligada entre o fio rosa e o negativo. Em 4x4, enquanto a pressão de ar ainda não atuou o pressostato, o negativo que vem pelo fio preto passa pelo contato fechado da chave e chega até a lâmpada também pelo outro lado. Com negativo nos dois terminais, a lâmpada não acende. Porém, quando a pressão do compressor atinge 6 psi, o atuador aciona a chave abrindo o contato e interrompendo o negativo do motor, que é então desligado. Porém, o positivo que vem do fio vermelho “passa” pelo enrolamento do motor e alimenta a lâmpada em série, a qual acende e indica que a tração das rodas dianteiras foi acionada. Como a lâmpada possui uma resistência elétrica elevada, ela provoca uma queda grande de tensão (voltagem). O valor que “sobra” para o motor não é suficiente para fazê-lo funcionar.
Com auxílio de um multímetro, alguns componentes do conjunto do compressor podem ser testados por seu conector, desde que esteja desligado do conector do veículo, conforme se vê na tabela seguinte. 405847
segue fotos da biela da bomba de diafragma, pois o meu tinha era vazamento de pressão no sistema, então desmontei tudo com as seqüências do amigo acima e fui além...até a boma de diafragma e colei todas borrachinhas e encaixes com cola veda-junta de motor= R$ 5,00 e troquei um filtro de esponja (esponja amarela na foto) para melhorar a sucção
1. lado a ser quebrado as curvinhas de plastico para acessar interior 454536
2. tampa removida com peça laranja de borracha (cuidado para nãoo quebrar este fico da borracha454544 , se quebrar só colar com super-bonder)454538 aparecem 2 parafusos que prendem o diafragma
3. diafragma removido 454540 aparece agora a biela q empurra e puxa o diafragma
4. esponja quadrada criada para substituir454546, esponja colocada na entrada de ar454547, agora só colar o diafragma nas extremidades para q ele dê a pressão suficiente e ficou zero bala (PS a tampa final tb colei com a veda junta e está segurando e vedando normalmente)

foxel
12/03/2014, 22:33
segue também fotos q achei noutro post onde adaptaram o plástico para ficar bloqueada a tração post #1373 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-115.html#post2101873)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-115.html#post2101873

Telêmaco
10/04/2014, 11:19
Senhores!

Esse sábado (05/04/2014) tive problemas com a tração da minha tracker após sete meses do último conserto.

Desta vez, o problema apresentado foi outro: a luz da tração acendia normalmente e a tração não engatava.
Tive que sair do rancho com corda nas rodas traseiras.458817

Depois em casa testando o conjunto, percebi que o motorzinho do compressor não ligava de maneira nenhuma. Abri o circuito testei e verifiquei que quando fazia curto no capacitor com a chave de fenda, o motorzinho funcionava. :semideiaAchei que pudesse ser o capacitor, troquei-o(Custa menos de R$1,00) e não resolveu. Cheguei de pegar o código do conjunto do compressor na concessionária e ligar achando o kit por R$1.050,00 através do site peçapeças.

:pensativo: Pelo alto valor resolvi eu mesmo enfrentar o desafio de abrir mais uma vez o conjunto e tentar repará-lo.

Após abri-lo novamente, Raciocinei o seguinte: se o motor não gira, o contato NC(normalmente fechado) da chave do circuito poderia estar com problemas. Tirei a solda do componente(chave), removi e testei com o multímetro. Dito e feito, o contato estava aberto ou, as vezes fechado e com uma resistência muito alta. Resolvi abri-lo para verificar e tentar o reparo.

:news-coffee: Um detalhe: essa chave é importada e tem um tamanho específico que encaixa no pressostato, portanto, apesar de ser passível de substituição, acredito que deve ser um tanto difícil achar uma no mercado que tenha as mesmas dimensões

A foto mostra a chave do circuito do compressor que atua quando a pressão de trabalho do pressostato é atingida.
458818A seta verde indica a posição do ressalto onde o pressostato toca a chave. A posição do estilete, por sua vez é o local por onde fiz a abertura da chave para verificação.

Após aberto percebi que o interior da chave tinha sujeita tipo fuligem fina no metal. Lavei-o com limpa contatos e sequei com cuidado. Depois limpei os contatos com papel como explico a seguir.
458819458820
A foto mostra na seta clara o resíduo da limpeza que ficou no papel.

Para colocar o papel entre os contatos, pressionei de leve(circulo azul) para abrir o contato e empurrei(direção da seta azul). Depois puxei segurando na posição da seta vermelha.

Fechei a chave, soldei novamente na plaquinha e fechei o conjunto do acionador da tração e instalei novamente no veículo.
Resultado: :cool:Show - Funcionou tudo novamente!
Vamos ver agora por mais quanto tempo. :bye:

mas.marco
10/04/2014, 19:14
Ninja!
:karate:

MARCANGIANE
10/04/2014, 19:27
este post foi show de bola,parabéns aos amigos

abraço

Vicente Serra de Azevêdo
23/05/2014, 11:48
Olá amigo, não consegui visualizar as imagens desta última parte! tem como você disponibiliza-las?
Agradeço desde já! aproveitando, pergunto se foi fácil remover o motor elétrico, pois o meu está difícil de tirar e tenho receio de empregar força e quebrar o eixo da bomba! Já retirei a presilha como mostrado na foto do outro companheiro!
veja os anexos que não consigo ver:
Anexo 454536 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=454536)
Anexo 454544 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=454544)
Anexo 454538 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=454538)
Anexo 454540 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=454540)
Anexo 454546 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=454546)
Anexo 454547 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=454547)

MUNDO OUTDOOR
25/05/2014, 18:58
Excelente tópico... parabéns

PFernando
16/06/2014, 15:56
O meu problema é essa chavinha também. Sabe se tem outra que posso substituir? Quando abri verifiquei que a tampa principal tinha caído e encheu de areia e água o conjunto. Testei o compressor, o solenoide e tudo ok, mas a chavinha que devia ser NF está aberta. Pensei em colocar algum relé auxiliar para inverter o contato do meio que não é usado na chave (que é NA). Será que dá certo? Mas antes vou tentar abrir para limpar.

Senhores!

Esse sábado (05/04/2014) tive problemas com a tração da minha tracker após sete meses do último conserto.

Desta vez, o problema apresentado foi outro: a luz da tração acendia normalmente e a tração não engatava.
Tive que sair do rancho com corda nas rodas traseiras.458817

Depois em casa testando o conjunto, percebi que o motorzinho do compressor não ligava de maneira nenhuma. Abri o circuito testei e verifiquei que quando fazia curto no capacitor com a chave de fenda, o motorzinho funcionava. :semideiaAchei que pudesse ser o capacitor, troquei-o(Custa menos de R$1,00) e não resolveu. Cheguei de pegar o código do conjunto do compressor na concessionária e ligar achando o kit por R$1.050,00 através do site peçapeças.

:pensativo: Pelo alto valor resolvi eu mesmo enfrentar o desafio de abrir mais uma vez o conjunto e tentar repará-lo.

Após abri-lo novamente, Raciocinei o seguinte: se o motor não gira, o contato NC(normalmente fechado) da chave do circuito poderia estar com problemas. Tirei a solda do componente(chave), removi e testei com o multímetro. Dito e feito, o contato estava aberto ou, as vezes fechado e com uma resistência muito alta. Resolvi abri-lo para verificar e tentar o reparo.

:news-coffee: Um detalhe: essa chave é importada e tem um tamanho específico que encaixa no pressostato, portanto, apesar de ser passível de substituição, acredito que deve ser um tanto difícil achar uma no mercado que tenha as mesmas dimensões

A foto mostra a chave do circuito do compressor que atua quando a pressão de trabalho do pressostato é atingida.
458818A seta verde indica a posição do ressalto onde o pressostato toca a chave. A posição do estilete, por sua vez é o local por onde fiz a abertura da chave para verificação.

Após aberto percebi que o interior da chave tinha sujeita tipo fuligem fina no metal. Lavei-o com limpa contatos e sequei com cuidado. Depois limpei os contatos com papel como explico a seguir.
458819458820
A foto mostra na seta clara o resíduo da limpeza que ficou no papel.

Para colocar o papel entre os contatos, pressionei de leve(circulo azul) para abrir o contato e empurrei(direção da seta azul). Depois puxei segurando na posição da seta vermelha.

Fechei a chave, soldei novamente na plaquinha e fechei o conjunto do acionador da tração e instalei novamente no veículo.
Resultado: :cool:Show - Funcionou tudo novamente!
Vamos ver agora por mais quanto tempo. :bye:

rosineihenrique
17/06/2014, 19:37
Galera, tenho uma tracker 2008/2009 e engata a tração tudo certinho, fuciona 4x4 hi e low sem ruído, mas tem uma coisa que acontece que so engata a 4x4 hi com o carro parado, pois em movimento pelo menor que seja arranha e não engata, mas no parar o carro ja engata certinho, alguém pode me ajudar, preciso dessa solução urgente?

Chuva
17/06/2014, 20:33
Os pneus andando estão alinhados? Se não tiver reto nem engata.

rosineihenrique
18/06/2014, 19:31
Os pneus andando estão alinhados? Se não tiver reto nem engata.

Sempre alinhados, fiz testes com outra tracker de meu amigo e funciona sem problemas alguns, realmente a minha tem algum problema e assim, quanto engato parado, começo a andar e posso desengatar e engatar normalmente, mas se eh a primeira vez onde ao diferencial da frente ainda não engatou nenhuma vez ela não engata mesmo e arranha, estou achando que tem problema no compressor que está meio fraco e demora para engatar e ai so parado mesmo, o detalhe que a lampada 4x4 acende no painel sem piscar, acende normalmente quando engata parado sem piscar.

Executor
18/06/2014, 20:53
Se arranha ao tentar engatar andando pode não ser problema no engate do diferencial (roda livre/compressor). Se não me engano, há um anel sincronizador que é responsável por permitir o engate da 4x4 hi com o carro em movimento. Se esta informação estiver correta, pode ser problema nesse anel sincronizador.

Sempre alinhados, fiz testes com outra tracker de meu amigo e funciona sem problemas alguns, realmente a minha tem algum problema e assim, quanto engato parado, começo a andar e posso desengatar e engatar normalmente, mas se eh a primeira vez onde ao diferencial da frente ainda não engatou nenhuma vez ela não engata mesmo e arranha, estou achando que tem problema no compressor que está meio fraco e demora para engatar e ai so parado mesmo, o detalhe que a lampada 4x4 acende no painel sem piscar, acende normalmente quando engata parado sem piscar.

rosineihenrique
18/06/2014, 21:17
Se arranha ao tentar engatar andando pode não ser problema no engate do diferencial (roda livre/compressor). Se não me engano, há um anel sincronizador que é responsável por permitir o engate da 4x4 hi com o carro em movimento. Se esta informação estiver correta, pode ser problema nesse anel sincronizador.

Bom amigo, e como identifico se eh ou não esse anel sincronizado, tem que abrir a caixa ou tem algum teste que da para fazer para identificar o problema, mas assim, uma coisa estranha acontece, uma vez engatado e andando na 4x4 hi, se eu desengatar e não demorar muito tempo, algo de até 1 minuto, eu posso engatar novamente com ela andando sem problemas, mas se demorar muito tempo ai volta a não engatar novamente e so parando o carro

aleilario
18/06/2014, 21:23
muito bom....

rosineihenrique
18/06/2014, 21:27
muito bom....

Alguém tem alguma ideia para me ajudar com esse problema, porque ter que parar para engatar o 4x4 eh um saco!

Executor
18/06/2014, 21:39
Bem, pra ter certeza só abrindo msm. Mas o fato de não engatar andando já seria um sintoma desse problema, igual quando ocorre o msm problema nos anéis sincronizadores das marchas normais, onde deixa de engatar algumas por causa de desgaste nesse anel.

Bom amigo, e como identifico se eh ou não esse anel sincronizado, tem que abrir a caixa ou tem algum teste que da para fazer para identificar o problema, mas assim, uma coisa estranha acontece, uma vez engatado e andando na 4x4 hi, se eu desengatar e não demorar muito tempo, algo de até 1 minuto, eu posso engatar novamente com ela andando sem problemas, mas se demorar muito tempo ai volta a não engatar novamente e so parando o carro

rosineihenrique
18/06/2014, 22:05
Bem, pra ter certeza só abrindo msm. Mas o fato de não engatar andando já seria um sintoma desse problema, igual quando ocorre o msm problema nos anéis sincronizadores das marchas normais, onde deixa de engatar algumas por causa de desgaste nesse anel.

Vocês sabem onde posso encontrar esse anel sincronizado e qual o valor e mão de obra para troca ?

valdemar martins
05/10/2014, 16:16
procurei muito estas respostas tenho um suzuki sidekick 93 automático e eu marinheiro de primeira viagem senti que o 4x4 não entrou o procedimento que devo fazer meus amigos é o mesmo que o Angelo mencionou acima muito obrigado

Claudio_Mag
24/01/2015, 17:17
Um bom dia / tarde / noite !
Venho pedir a ajuda dos amigos . . . neste fds no meio de um passeio no interior de MG, notei que repentinamente perdi a tração 4x4 . . .ela estava funcionando normalmente e no meio de uma subida mais íngreme com muito cascalho a viatura começou a perder aderencia . . . a luz do 4WD ficou piscando . . . . . . e nada da tração dianteira. . . . parei, desengatei e engatei a tração, a reduzida, e nada . . . a luz verde do 4WD ficava piscando até apagar e nada de engatar o diferencial . . . continuei na reduzida apenas com tração traseira, subindo no impulso. . . .
Lembrei deste excelente tópico e culpei a bombinha do compressor . . . . Antes de o desmontar ou o substituir, fiz alguns testes . . . retirando a mangueira que vai ao diferencial e ligando a tração, a bombinha é acionada e sai ar pela saída correspondente. . .tampando a mesma, a lâmpada do 4WD e o motor do compressor desarma. . . abrindo novamente a saída de ar, a indicação 4WD apaga e o motor do compressor parte imediatamente, ficando energizado até que se tampe novamente a saída, quando então volta a acender a indicação do 4WD e o motor para . . . ou seja, concluí que o sistema compressor/pressostato estava perfeito. . . . segui a tubulação até o diferencial dianteiro e retirei a mangueira de conexão. . . confesso que não gostei quando saiu um pouco de óleo . . . . repeti o teste . . . tampando a mangueira junto ao diferencial, o circuito é pressurizado, a indicação 4WD acende e o motor do compressor desliga . . .liberando a mangueira, a indicação apaga e o compressor volta a funcionar.
Bem, com isto cheguei a desagradável conclusão de que o problema deve estar dentro do diferencial dianteiro. Ou no atuador, que pelo que entendi deflexiona 3 mm quando pressurizado com 5,4 libras :
490744

Ou então, algum problema nas conexões internas do diferencial (itens 19 ou 20), que deve ser mais fácil de corrigir do que o atuador (itens 15 e 16):
490745

Alguem já passou por um problema parecido ?
Será que minhas conclusões podem estar corretas (espero que não. . . .e que seja algo mais simples. . .)
Confesso que a simples ideia de abrir o diferencial me deixa sem $$$ono . . . alem de não ter a menor ideia de onde conseguir um novo atuador, se for este o problema. . . . alguem teria alguma dica / sugestão ?

Obrigado pela atenção e um abraço a todos,

Claudio

Ricardo Bambhoo
25/01/2015, 00:31
Galera, 4x4 reduzida só se engata com o veículo parado. Pelo menos na maioria dos que conheço é assim ! No Tracker, reduzida só parado.

LFC
26/01/2015, 11:54
Um bom dia / tarde / noite !
Venho pedir a ajuda dos amigos . . . neste fds no meio de um passeio no interior de MG, notei que repentinamente perdi a tração 4x4 . . .ela estava funcionando normalmente e no meio de uma subida mais íngreme com muito cascalho a viatura começou a perder aderencia . . . a luz do 4WD ficou piscando . . . . . . e nada da tração dianteira. . . . parei, desengatei e engatei a tração, a reduzida, e nada . . . a luz verde do 4WD ficava piscando até apagar e nada de engatar o diferencial . . . continuei na reduzida apenas com tração traseira, subindo no impulso. . . .
Lembrei deste excelente tópico e culpei a bombinha do compressor . . . . Antes de o desmontar ou o substituir, fiz alguns testes . . . retirando a mangueira que vai ao diferencial e ligando a tração, a bombinha é acionada e sai ar pela saída correspondente. . .tampando a mesma, a lâmpada do 4WD e o motor do compressor desarma. . . abrindo novamente a saída de ar, a indicação 4WD apaga e o motor do compressor parte imediatamente, ficando energizado até que se tampe novamente a saída, quando então volta a acender a indicação do 4WD e o motor para . . . ou seja, concluí que o sistema compressor/pressostato estava perfeito. . . . segui a tubulação até o diferencial dianteiro e retirei a mangueira de conexão. . . confesso que não gostei quando saiu um pouco de óleo . . . . repeti o teste . . . tampando a mangueira junto ao diferencial, o circuito é pressurizado, a indicação 4WD acende e o motor do compressor desliga . . .liberando a mangueira, a indicação apaga e o compressor volta a funcionar.
Bem, com isto cheguei a desagradável conclusão de que o problema deve estar dentro do diferencial dianteiro. Ou no atuador, que pelo que entendi deflexiona 3 mm quando pressurizado com 5,4 libras :
490744

Ou então, algum problema nas conexões internas do diferencial (itens 19 ou 20), que deve ser mais fácil de corrigir do que o atuador (itens 15 e 16):
490745

Alguem já passou por um problema parecido ?
Será que minhas conclusões podem estar corretas (espero que não. . . .e que seja algo mais simples. . .)
Confesso que a simples ideia de abrir o diferencial me deixa sem $$$ono . . . alem de não ter a menor ideia de onde conseguir um novo atuador, se for este o problema. . . . alguem teria alguma dica / sugestão ?

Obrigado pela atenção e um abraço a todos,

Claudio

Temo que o seu teste esteja correto. A luz da 4x4 apagou completamente ou ficou piscando?
Não se assuste com o fato de ter que desmontar o diferencial. Aí em Niteroi tem o Junior e em Campo Grande tem o ZéZuki.
O atuador vc acha em desmanche ou aqui:
http://www.tracado4x4.com.br/produtos.php?pagina=2&cod_linha=4&nome_produto=
Boa sorte.
Abs,
LFC

Waldmartins
28/01/2015, 01:05
Boa noite galera,

só uma dúvida (de quem só teve 4x4 integral). Quando a tracker está 4x2 ela é tração traseira?

Existe a possibilidade dela andar 4x4 sem a alavanca estar acionada (ou painel acesso)? É que comprei a minha tem uma semana e estou achando ela meio "presa"...

Abs

Wald

Claudio_Mag
28/01/2015, 07:23
Prezado LFC,

Um bom dia e muito grato pelo retorno.
Bem, nas primeiras tentativas, a luz do 4x4 ficava piscando por cerca de um minuto . . . e depois apagava. Atualmente pisca uma única vez por cerca de um segundo . . .
Obrigado pelas dicas . . . vou ver na semana que vem se consigo parar a viatura e verificar o que houve . . . depois retorno a informação para os Amigos do Fórum.

Um abraço a todos,

Claudio Magnanini
Niterói Jeep Clube - 275

danielreisp
02/02/2015, 21:16
Prezados, boa noite!

No meu carro, ele ficava piscando e agora parou de piscar, teste e realmente não está traçando o 4x4...

Sábado de manhã tentei tirar o bendito atuador, mas não consegui ter acesso ao parafuso da direita.

Vocês tiraram o parachoque do carro para conseguir tirar?
Usei uma chave de boca 12, e uma catraca 12 tb, não conseguia arrumar espaço para a catraca 12. Triste, eu tentei tirar o parachoque também e sem sucesso, tinha alguns parafusos com porca que não conseguia ter acesso a eles, e ficavam girando em falso. Não sei se isso foi adaptado no meu parachoque. O que eu sei é que não consegui de jeito nenhum a desaparafusar o da direita...

Alguma dica??? Para tirar eles?

Grato pela atenção! =D.

Claudio_Mag
06/02/2015, 20:40
Prezados,

Uma boa noite a todos !

LFC : Perfeito, vc estava com toda a razão. A desmontagem do diferencial comprovou que o defeito era mesmo no atuador do 4x4, devido a um pequeno rasgo no diafragma desta peça. Eu desconhecia o fato de que aparentemente existem pelo menos dois diferentes atuadores para a Tracker com motorização a gasolina. Quem me ajudou muito foi Edvaldo, da Suzucar, que me alertou para este fato e pediu algumas fotos do diferencial desmontado e do atuador . . .(quase que comprei a peça errada) . . . fiz alguns testes em um trecho com algumas erosões e parece que tudo ficou 100 %. .

Daniel : Não estou certo da necessidade de retirar o parachoque dianteiro para ter acesso ao compressor . . . tenho quase certeza de que não é necessário (como troquei o parachoque original por um de aço + guincho, reposicionei o atuador da minha viatura para o interior do capot, ao lado do reservatório de água do esguicho do pára-brisa). Vou ver se encontro algumas fotos efetuadas na época para encaminhar/publicar. . . .

Waldmartins : Desculpe, tb não sei responder . . . mas é facil testar/verificar o funcionamento ou não da tração levantando a viatura em um elevador de alguma oficina ou posto e acionar a mesma com os pneus no ar.

Um abraço e obrigado a todos pela atenção e ajuda,

Claudio

danielreisp
06/02/2015, 20:56
Prezados,

Uma boa noite a todos !
Daniel : Não estou certo da necessidade de retirar o parachoque dianteiro para ter acesso ao compressor . . . tenho quase certeza de que não é necessário (como troquei o parachoque original por um de aço + guincho, reposicionei o atuador da minha viatura para o interior do capot, ao lado do reservatório de água do esguicho do pára-brisa). Vou ver se encontro algumas fotos efetuadas na época para encaminhar/publicar. . . .

Claudio

Olá Claudio, obrigado pelo retorno.
Realmente acho que é o problema sou eu mesmo. Eu vou levar num mecânico nesse fds que concerteza ele irá conseguir tirar mais rápido que eu. Bom saber que existe dois modelos. Mas caso seja realmente esse o problema, eu estou inclinado a partir para a solução da roda livre.

Bom fds a todos!

LFC
09/02/2015, 14:20
O interessante seria saber pq o rompimento do diafragma acontece. Seria por contaminação do óleo do diferencial?
Abs,
LFC

Waldmartins
09/02/2015, 16:32
A tração da tracker tem alguma restrição de uso em relação a direção (não pode esterçar muito, etc)? Obrigado!

Abs

Wald

LFC
09/02/2015, 16:40
A tração da tracker tem alguma restrição de uso em relação a direção (não pode esterçar muito, etc)? Obrigado!

Abs

Wald

Que eu saiba não, desde que o piso seja sem aderência.
Abs,
LFC

Claudio_Mag
10/02/2015, 16:59
O interessante seria saber pq o rompimento do diafragma acontece. Seria por contaminação do óleo do diferencial?
Abs,
LFC

Boa pergunta . . . vou ver se consigo um tempinho para proceder uma "autópsia" do acionador de modo a visualizar o diafragma. Como informação, a primeira troca de óleo do diferencial foi em 12.06.13 com 75.515 km e a segunda em 4.12.2014 com 119.602 km rodados. Não tenho dados sobre a primeira troca, mas na segunda o aspecto do óleo estava normal, sem aparente contaminação, etc. . . e a falha do diafragma foi com cerca de 124.400 km . . .

dgpnet
23/02/2015, 21:58
Boa noite galera,

só uma dúvida (de quem só teve 4x4 integral). Quando a tracker está 4x2 ela é tração traseira?

Existe a possibilidade dela andar 4x4 sem a alavanca estar acionada (ou painel acesso)? É que comprei a minha tem uma semana e estou achando ela meio "presa"...

Abs

Wald

Sim Wald, no 4x2 eh traseira...
E a Tracker é meio lenta mesmo na saida, mas se aumentar a rotação verá que ela fica mai esperta na saida...
Na minha que é a diesel, isso é ainda mais necessario se precisar de uma arrancada mais rapida.

TPSilva
24/02/2015, 18:31
Boa tarde Galera,
estou chegando pela primeira vez no Fórum, já com um probleminha para tentar resolver.
O diferencial do meu Suzuki Grand Vitara foi desmontado para trocar peças que quebraram(Conj. de corôa e Pião e focinho), até aí tudo bem, tudo trocado e montado.
Fiz os testes e o 4x4 funcionou perfeitamente(Luz acesa e 4x4 funcionando).
Andei uns 10 km com o 4x4 acionado por estrada de terra boa e cheguei ao meu destino.
No dia seguinte sai para fazer mais alguns testes no 4x4, engatei e desengatei e tudo normal.
Tentei engatar novamente e a Luz do 4x4 não acendeu mais, porém o carro tracionou no 4x4 e 4x4 reduzido, más percebi que logo após engatar sem a luz acesa o 4x4 não mantem, ele sai do 4x4 e quando eu engato o 4x4 reduzido ele não acende a luz entra fica reduzido e sai do 4x4 logo após também e continua reduzido.

Alguém pode tentar me ajudar???

LFC
25/02/2015, 12:34
Boa tarde Galera,
estou chegando pela primeira vez no Fórum, já com um probleminha para tentar resolver.
O diferencial do meu Suzuki Grand Vitara foi desmontado para trocar peças que quebraram(Conj. de corôa e Pião e focinho), até aí tudo bem, tudo trocado e montado.
Fiz os testes e o 4x4 funcionou perfeitamente(Luz acesa e 4x4 funcionando).
Andei uns 10 km com o 4x4 acionado por estrada de terra boa e cheguei ao meu destino.
No dia seguinte sai para fazer mais alguns testes no 4x4, engatei e desengatei e tudo normal.
Tentei engatar novamente e a Luz do 4x4 não acendeu mais, porém o carro tracionou no 4x4 e 4x4 reduzido, más percebi que logo após engatar sem a luz acesa o 4x4 não mantem, ele sai do 4x4 e quando eu engato o 4x4 reduzido ele não acende a luz entra fica reduzido e sai do 4x4 logo após também e continua reduzido.

Alguém pode tentar me ajudar???

Em geral é defeito na bombinha de ar. Pode estar vazando. Se a luz não acende, o diferencial dianteiro não acopla e fica em 4x2. A redução funciona pq é na caixa de transferência (engrenagens), cujo acionamento é mecânico por alavancas.
Abs,
LFC

danielreisp
13/03/2015, 17:14
Pessoal,

Estou já alguns meses sem o 4x4, juntando grana e etc.. dos problemas existentes, o que mais me preocupa é o atuador. então vamos lá.

Ainda não desmontei o meu, pois não estava conseguindo tirar, vou tentar novamente, com as ferramentas certas e ver se consigo. Caso seja o tal problema no diafragma, segue minha dúvida:

1) Eu travo o diferencial e uso roda livre? Valor sem M.O uns 400,00
Pros-> Nunca mais teria o problema
Contra-> As vezes, preciso ligar o 4x4 pra sair de um morro, principalmente quando está chuvando, descer do carro pra mudar ai é osso...
Contra2-> Se vender, será que desvaloriza?
2) Compro um usado num desmanche? 500,00
Pros-> Perto de casa tem
Contra->Usado... pode ter o mesmo problema daqui a pouco
3) Algum lugar eu vi adaptando o da L200, compro um novo da L200 e adapto, uns 400,00;
Pros-> Se funcionar, uso um novo e fico tranquilo
Contra->Tenho que pesquisar direito se a adaptação é simples.

Aguardo opniões:

Att

LFC
13/03/2015, 18:58
Pessoal,

Estou já alguns meses sem o 4x4, juntando grana e etc.. dos problemas existentes, o que mais me preocupa é o atuador. então vamos lá.

Ainda não desmontei o meu, pois não estava conseguindo tirar, vou tentar novamente, com as ferramentas certas e ver se consigo. Caso seja o tal problema no diafragma, segue minha dúvida:

1) Eu travo o diferencial e uso roda livre? Valor sem M.O uns 400,00
Pros-> Nunca mais teria o problema
Contra-> As vezes, preciso ligar o 4x4 pra sair de um morro, principalmente quando está chuvando, descer do carro pra mudar ai é osso...
Contra2-> Se vender, será que desvaloriza?
2) Compro um usado num desmanche? 500,00
Pros-> Perto de casa tem
Contra->Usado... pode ter o mesmo problema daqui a pouco
3) Algum lugar eu vi adaptando o da L200, compro um novo da L200 e adapto, uns 400,00;
Pros-> Se funcionar, uso um novo e fico tranquilo
Contra->Tenho que pesquisar direito se a adaptação é simples.

Aguardo opniões:

Att

1)RL AVM. Se for subir um morro, já aciona a RL antes. Só traciona depois de acionar a alavanca, aí o cardã roda.
2) se quer manter a originalidade...
3) não acho que valha a pena adaptar, pois o preço não vai compensar.
4) tenta limpar e lubrificar, de acordo com as orientações do pessoal do Forum.
5) Boa sorte.
Abs,
LFC

danielreisp
16/04/2015, 16:25
Opa, atualizando...

Resolvi ir de roda livre, chega semana que vem, vamos ver se resolve =D. Comprei o modelo trilha4x4parts.com.br/produtos/roda-livre-manual-avm-738xp-o-par/ 400,00 reais, o preço do acionador estava mais que isso, sendo usado (ou seja pode dar o mesmo problema logo).

Agora, vou procurar nos post o gabarito para travar o diferencial.

Ainda vou tentar adaptar o adaptado da l200 rs.. :http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637358671-valvula-solenoide-3-vias-partida-frio-fox-crossfox-spacefox-_JM 30 reais acho q vale a pena a tentativa.

Até mais! obrigado pelas informações!

LFC
16/04/2015, 18:52
Opa, atualizando...

Resolvi ir de roda livre, chega semana que vem, vamos ver se resolve =D. Comprei o modelo trilha4x4parts.com.br/produtos/roda-livre-manual-avm-738xp-o-par/ 400,00 reais, o preço do acionador estava mais que isso, sendo usado (ou seja pode dar o mesmo problema logo).

Agora, vou procurar nos post o gabarito para travar o diferencial.

Ainda vou tentar adaptar o adaptado da l200 rs.. :http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637358671-valvula-solenoide-3-vias-partida-frio-fox-crossfox-spacefox-_JM 30 reais acho q vale a pena a tentativa.

Até mais! obrigado pelas informações!

Para adaptar vc tem que ver quantas libras essa válvula libera e comparar com a original (tem essa info no tópico).
Boa sorte.
Abs,
LFC

danielreisp
16/04/2015, 20:12
Uma ponta de esperança, eu já tinha falado que não tinha conseguido retirar o motorzinho, e deixei para o mecânico tirar e ele condenou ela, hoje eu fui buscar a peça e desmontei de curiosidade e vi as soldas soltas. Fds espero soldar e testar.

499195
Abraços!

MARCANGIANE
17/04/2015, 08:42
pegue um fio fininho e refaça as trilhas que vai funcionar,depois de refazer as trilhas e testar se estiver tudo ok passe wd40 dentro antes de fechar.
pode refazer as trilhas que vai funcionar,está sem continuidade.

Iran.dsb
25/04/2015, 16:23
Boa tarde pessoal, no meu tracker a bomba liga mas não acende e nem liga a tração.
Quais são os próximos passos a testar? Medir a pressão da bomba com um manômetro? E depois?
Obrigado.

danielreisp
02/05/2015, 19:05
pegue um fio fininho e refaça as trilhas que vai funcionar,depois de refazer as trilhas e testar se estiver tudo ok passe wd40 dentro antes de fechar.

Refiz as trilhas e não tive uma solução rápida, e como já instalei a roda livre deixei encostado um pouco. Mas vou recuperar ela para ou deixar na reserva ou vender. No mais obrigado pela dica!

danielreisp
02/05/2015, 19:11
Boa tarde pessoal, no meu tracker a bomba liga mas não acende e nem liga a tração.
Quais são os próximos passos a testar? Medir a pressão da bomba com um manômetro? E depois?
Obrigado.

Olá! Sugestão, leia esse tópico todo, são somente 6 páginas rs. Por eliminação vc chega no problema, que pode ser sujeira, mal contato, trilha rompida (meu caso), e por ultimo o rompimento da membrana que condena o motorzinho. No meu caso eu pulei algumas etapas e coloquei roda livre, que já tinha a necessidade de usar a reduzida sem 4x4.

Boa sorte nessa empreitada! e relate aqui para acompanharmos! =D abraços!

LFC
04/05/2015, 12:54
Olá! Sugestão, leia esse tópico todo, são somente 6 páginas rs. Por eliminação vc chega no problema, que pode ser sujeira, mal contato, trilha rompida (meu caso), e por ultimo o rompimento da membrana que condena o motorzinho. No meu caso eu pulei algumas etapas e coloquei roda livre, que já tinha a necessidade de usar a reduzida sem 4x4.

Lembrando que, no caso, é preciso abrir o diferencial para que o mesmo fique do modo que fica quando o diafragma é acionado pela bombinha de ar.
Abs,
LFC

danielreisp
04/05/2015, 13:07
Lembrando que, no caso, é preciso abrir o diferencial para que o mesmo fique do modo que fica quando o diafragma é acionado pela bombinha de ar.
Abs,
LFC

Isso mesmo LFC, teve esse procedimento a ser feito tb!

Iran.dsb
21/05/2015, 09:55

Esse final de semana vou arrumar um tempinho para ver isso, lembrei também que tem o manual de serviço aqui, peguei mais umas dicas de testes.
Assim que possível posto aqui, inclusive com a parte do manual correspondente.
Obrigado.

danielreisp
21/05/2015, 10:38

Eu fiz isso, e não ficou bom... acabou que agora vou ter tempo para olhar com calma, já tenho a RL.

danielreisp
21/05/2015, 10:40
Esse final de semana vou arrumar um tempinho para ver isso, lembrei também que tem o manual de serviço aqui, peguei mais umas dicas de testes.
Assim que possível posto aqui, inclusive com a parte do manual correspondente.
Obrigado.

Eu vou fazer isso, qnd meu carro voltar da oficina. Eu apanhei e não tinha conseguido tirar o motorzinho do compartimento, agora que está na minha mão vai ser possivel, boa sorte ai na empreitada!

danielreisp
10/06/2015, 18:00
Bom, sobre minha saga com o motorzinho, bom.

Hoje, me arrependo de ter colocado a roda livre, pois gastei muito mais que simplesmente comprar o atuador da tração usado.
RL da AVM foi qse 300 reais, a manutenção de colocar mais 300, passei raiva com o mexanico que não usou material adequado para juntar o diferencial e estava vazando, me fez mta raiva e levei para o de confiança (pq n levei antes?: pq tava no desespero e não quiz esperar TOMA!)

Final das contas, agora está instalado.

Iran.dsb
15/06/2015, 09:43
Bom dia, a minha eu abri o compressor dei uma limpeza geral nele, inclusive nas escovas do motor (desmontei umas 3 vezes, pois toda hora dava alguma perda de pressão).
Vedei ele todo com silicone, agora está acionando só que, como nunca tive carro com esse tipo de acionamento, estou estranhando que ele só engata se o carro estiver em movimento, e demora alguns segundos, isso é normal?

Daniel, esses mexânicos são uma tristeza, por isso o que dá para fazer em casa eu prefiro... Melhor do que deixar na mão de qualquer um e depois descobrir gambiarras. Como aconteceu com meu Sportage, que era para fazer uma bucha para alavanca de cambio e depois eu descobri que o mexânico apenas enrolou uma fita isolante no lugar para deixar "firme"...

(Fico devendo as páginas do manual que prometi, no fim de semana eu posto).

DIDIURJ
15/02/2016, 17:07
405823

405846

405824
405826
405829
405844
405832405834

405836405837

405839
405838
405842
405843405856

405850

405855
405828405845
Olá, eu gostaria de te agradecer e principalmente de parabenizar pela postagem rica em detalhes. Isso faz uma diferença tremenda pra quem tem dúvidas sobre o acionamento 4x4, especialmente quando você está só ou até mesmo frente a frente com um mecânico. Peguei minha tracker sem entender praticamente nada do assunto. A luz do 4x4 piscava no painel e eu acha que era assim. Num determinado momento, no primeiro funcionamento do dia, ela passou a piscar uma única vez permanecendo apaga. Logo depois não piscou mais e apagou de vez. Meus conhecimentos de parte elétrica são muito limitados. Me atrevi a desmontar parcialmente o conjunto compressor, aparentemente em boas condições e enviando pressão. O motor funciona e "pelo menos aparentemente" desempenha sua função. Conversei rapidamente com Zezuki pelo telefone e ele me disse que dificilmente o diafragma dentro do diferencial dá problemas e que geralmente a luz do painel piscando intermitentemente é consequência de má vedação na mangueira do diferencial. Ele me sugeriu desconectar a mangueira que vai para o diferencial, fechar a saída de ar e acionar o 4x4. Dessa forma, para efeito de teste, a luz do painel deveria ascender. Mas não acendeu. Isso me fez pensar nos fios rosa, o negativo, o positivo e o solenóide, onde talvez se localize o problema e o fato da luz do painel não ascender. O 4x4 e a reduzida funcionam, independentemente da luz no painel estar ou não acesa. Acho que agora vou ter que achar um eletricista, já que o Zezuke fica muito longe.

DIDIURJ
15/02/2016, 17:18
405823

405846

405824
405826
405829
405844
405832405834

405836405837

405839
405838
405842
405843405856

405850

405855
405828405845
Olá, eu gostaria de te agradecer e principalmente de parabenizar pela postagem rica em detalhes. Isso faz uma diferença tremenda pra quem tem dúvidas sobre o acionamento 4x4, especialmente quando você está só ou até mesmo frente a frente com um mecânico. Peguei minha tracker sem entender praticamente nada do assunto. A luz do 4x4 piscava no painel e eu acha que era assim. Num determinado momento, no primeiro funcionamento do dia, ela passou a piscar uma única vez permanecendo apaga. Logo depois não piscou mais e apagou de vez. Meus conhecimentos de parte elétrica são muito limitados. Me atrevi a desmontar parcialmente o conjunto compressor, aparentemente em boas condições e enviando pressão. O motor funciona e "pelo menos aparentemente" desempenha sua função. Conversei rapidamente com Zezuki pelo telefone e ele me disse que dificilmente o diafragma dentro do diferencial dá problemas e que geralmente a luz do painel piscando intermitentemente é consequência de má vedação na mangueira do diferencial. Ele me sugeriu desconectar a mangueira que vai para o diferencial, fechar a saída de ar e acionar o 4x4. Dessa forma, para efeito de teste, a luz do painel deveria ascender. Mas não acendeu. Isso me fez pensar nos fios rosa, o negativo, o positivo e o solenóide, onde talvez se localize o problema e o fato da luz do painel não ascender. O 4x4 e a reduzida funcionam, independentemente da luz no painel estar ou não acesa. Acho que agora vou ter que achar um eletricista, já que o Zezuke fica muito longe.

LFC
15/02/2016, 17:58
Se a luz não acende a tração dianteira não deve estar funcionando. O cardã pode até rodar, mas o diferencial não acopla e não faz girar os semi-eixos. A reduzida funciona, mas o carro não traciona no eixo dianteiro. O vazamento de ar pode ser na própria bomba. Pode ser uma lâmpada queimada.
Veja os anexos.
Abs,
LFC

DIDIURJ
24/02/2016, 15:24
Olá, Você saberia me informar qual a função da mangueira do diferencial dianteiro da tracker-gran vitara que se localiza na parte superior no lado direito do fiferencial dianteiro? Dá pra vê-la olhando de cima onde está o filtro de ar. Ela caminha para o suspiro do radiador. Te agradeço muito.

DIDIURJ
24/02/2016, 15:47
Olá, Você saberia me informar qual a função da mangueira do diferencial dianteiro da tracker-gran vitara que se localiza na parte superior no lado direito do fiferencial dianteiro? Dá pra vê-la olhando de cima onde está o filtro de ar. Ela caminha para o suspiro do radiador. Te agradeço muito.
Lado direito ( do carona )

Kleber Staloch
30/03/2016, 14:04
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405823-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-004-conjunto-bomba-05.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405846-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-suzuki-grand-vitara-i.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405824-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-005-liga-o-dos-cabos.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405826-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-007-tampa-do-conjunto-02.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405829-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-010-componentes-internos-02.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405844-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-bomba-de-diafragma.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405832-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-013-anel-ela-stico-02.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405834-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-014-motor-removido.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405836-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-016-removendo-carca-02.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405837-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-017-carca-aberta.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405839-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-019-conjunto-do-pressostado-01.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405838-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-018-orif-cios-do-corpo-da-bomba.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405842-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-021-diafragma-do-atuador.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405843-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-022-teste-do-aduador-01.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405856-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-025-atuado-01.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405850-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-027-contato.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405855-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-029-componentes-da-solen-ide-010.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405828-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-009-placa.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405845-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-placa-3.jpg
Com auxílio de um multímetro, alguns componentes do conjunto do compressor podem ser testados por seu conector, desde que esteja desligado do conector do veículo, conforme se vê na tabela seguinte. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/405847-acionamento-do-4x4-do-grand-vitara-tracker-tabela-de-medi-es.jpg

Estou com problemas com a tração da minha Grand Vitara. Ao engatar a tração, após alguns instantes a luz acende e depois começa a pistas. Acende e apaga. O motorzinho liga e desliga. Uso o carro pra trilha e ao tracionar, ocorre com frequência estalos da impressão que a tração liga e desliga. Já revisei homocinéticas, coxins, etc.
Alguém pode me ajudar? será que realmente é problema do cj de vácuo?

Angelo RJ
31/03/2016, 08:38
Olá pessoal, aproveitando o tópico .....

Estou com problema parecido.

Começou com a luz do paine (4x4) apagando. Depois não acendeu mais.

Depois quando ia engatar o 4x4 (reduzida), ele entrava e logo que eu andava com o carro ouvia um estalo forte embaixo do carro e a tração desarmava.

O mecanico disse que as homicinéticas estão ok.

Não sei o que fazer.

Angelo RJ
31/03/2016, 08:41
aproveitando o tópico.....

Meu GV começou com a luz do painel (4x4) apagando.

Agora ao acionar a reduzida por exemplo, ela entra mas quando acelero o carro escuto um estalo e ela desarma.

O mecanico olhou a homocinetica e está ok. O interessante é que a transmissão é acionada quando engato a tração, mas por algum motivo a tração "solta" e não firma.

Não sei o que fazer.

Augusto Braga
31/03/2016, 18:11

Agora ao acionar a reduzida por exemplo, ela entra mas quando acelero o carro escuto um estalo e ela desarma.

O mecanico olhou a homocinetica e está ok. O interessante é que a transmissão é acionada quando engato a tração, mas por algum motivo a tração "solta" e não firma.

Não sei o que fazer.

Angelo,

A alavanca da tração que escapa ou para de tracionar ?

Angelo RJ
01/04/2016, 08:40
Olá Augusto,

A tração para de funcionar. Acontece um estalo forte e o carro fica sem tração.

Acredito que seja algo nas rodas, pois quando aciono a alavanca da tração, a transmissão dianteira começa a girar (como tem que ser) , porém quando vou andar com o carro, escuto o estalo e percebo que ele não tem tração.

Arildo MT
01/04/2016, 22:41

Não sei o que fazer.

Pelo que sitou, entre outros fatores, pode ser baixa pressão/compressão no sistema de acoplamento do diferencial dianteiro, não me lembro em qual tópico, mas há um boletim técnico da suzuki que informava defeito em unidades dos primeiros modelos de gv, pelo que me lembro, erá no acoplamento interno que acoplava e desacoplava quando recebia um torque maior, dando estes estalos fortes, teve postagem recente neste tópico, de uma boa pesquisada.

Augusto Braga
02/04/2016, 14:05
Olá Augusto,

A tração para de funcionar. Acontece um estalo forte e o carro fica sem tração.

Acredito que seja algo nas rodas, pois quando aciono a alavanca da tração, a transmissão dianteira começa a girar (como tem que ser) , porém quando vou andar com o carro, escuto o estalo e percebo que ele não tem tração.

Angelo ,

Temos jipes iguais; no meu acontecia barulhos quando acionava a tração com reduzida ( tinha Xcrawler ) . O problema estava na corrente de acionamento da tração e ou nas engrenagens que acionam a corrente . Resolvi substituindo por uma caixa de transferência de Tracker , montei sem abrir para colocar a Xcrawler .

Meu Jipe tem bloqueio dianteiro e sempre usei pneus agressivos , que somados a Xcrawler deve ter contribuído para detonar a corrente . Preferi comprar uma caixa completa porque não achei em lugar nenhum as engrenagens para comprar , e, como até hoje ainda não abri a caixa original , não sei o estado das engrenagens .

Att

Angelo RJ
05/04/2016, 08:13
Olá Augusto,

Pois é, não sei o que pode estar acontecendo com a tração do meu GV.

Você conhece alguma oficina de confiança que possa fazer um diagnostico e solucionar este problema ?

grato

Augusto Braga
05/04/2016, 18:52
Leva no ZEZUKI , em Campo Grande .

Abrs

webcadsim
05/09/2016, 11:07
bom dia Pessoal.

Sou carlos Eduardo, pois bem estou com um problema no meu vitara 4x4, ele não esta tracionando 4x4 , verifiquei os sensores na alavanca de cambio e elas estão ok verifiquei que a bomba de ar que aciona o 4x4 não esta funcionado porem não esta chegando tensão para funcionar.

então o problema esta no rele, mas eu não sei onde fica esse rele.

será que voce saberia onde fica o rele que aciona a bomba de ar ?

um forte abraço

Iran.dsb
05/09/2016, 22:07
Boa noite, segue os manuais técnicos do Tracker e Gran Vitara Diesel. Isso deve ajudar bastante todos que precisam efetuar algum serviço, tem tudo sobre esses carros.

Update your browser to use Google Drive - Drive Help (https://drive.google.com/open?id=0BzGBTiYYGfLedmo0WkhoVlhEUTA)

BJSilveira
15/06/2019, 20:22

Não sei o que fazer.

O meu está com o mesmo problema, comprei uma roda livre achando q ia solucionar, mas não adiantou.

NogueiraTK2008
21/06/2019, 10:39
BJSilveira,

Já li sobre esse problema em algum outro tópico, sou novo de inscrição mas acompanho os tópicos da Tracker há mais de 1 ano.

Já fez avaliação da linha de pressão da bombinha de ar?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre um Aparato Técnico Improvisado de Baixo Custo e, se der certo, de Uso Prolongado...8--)

Geralmente, quando vou fazer passeios, os faço com a família, por isso o carro sempre esta pesado, e já algumas vezes o carro não conseguiu subir carregado em aclives ingrimes... nessas ocasiões fiquei com muita vontade de colocar no 4x4 Low, porem como o piso era de alta aderência e a viatura estava bem pesada... fiquei com muito medo de danificar seriamente alguma coisa..:semideia:parede:

Estava pensando em colocar um interruptor, para desligar a bomba de ar da roda livre, do diferencial dianteiro, para conseguir ligar o 4x4 Low mesmo em pisos aderentes e assim conseguir subir esses aclives com o carro carregado..:safari-rig:

O que vocês acham??:screwy:

LFC
21/06/2019, 16:10
BJSilveira,

Já li sobre esse problema em algum outro tópico, sou novo de inscrição mas acompanho os tópicos da Tracker há mais de 1 ano.

Já fez avaliação da linha de pressão da bombinha de ar?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre um Aparato Técnico Improvisado de Baixo Custo e, se der certo, de Uso Prolongado...8--)

Geralmente, quando vou fazer passeios, os faço com a família, por isso o carro sempre esta pesado, e já algumas vezes o carro não conseguiu subir carregado em aclives ingrimes... nessas ocasiões fiquei com muita vontade de colocar no 4x4 Low, porem como o piso era de alta aderência e a viatura estava bem pesada... fiquei com muito medo de danificar seriamente alguma coisa..:semideia:parede:

Estava pensando em colocar um interruptor, para desligar a bomba de ar da roda livre, do diferencial dianteiro, para conseguir ligar o 4x4 Low mesmo em pisos aderentes e assim conseguir subir esses aclives com o carro carregado..:safari-rig:

O que vocês acham??:screwy:

O que faz a bombinha ligar é o interruptor (cebolinha) que acende a luz no painel e que fica na caixa. Em tese vc poderia instalar um botão para cortar a corrente e teria o resultado que procura.
Abs
LFC

NogueiraTK2008
23/06/2019, 10:05
Obrigado LFC!!!

vou fazer isso que vc falou e postar o resultado aqui!

os dias de todos descerem do carro para subir o morro vai acabar!:dance:

RogerG17
28/09/2019, 01:21
boa noite pessoal, estou com um problema um pouco diferente dos demais, o meu caso é o seguinte!! depois de uma trilha que fiz, onde peguei granjas de arroz, finalizei ela com a tração funcionando normalmente, lavei o carro por baixo, lubrifiquei... tudo que sempre faço, só que desta vez,um tempo depois quando precisei usar a tração percebi que não estava funcionando, a luz no painel não acendia e não travava o dif diant, a primeira instância condenei o compressor, fiz os teste e ele parecia funcionar normal, então parti para a remoção do dif, levei em um mecânico que entende, e o mesmo disse que o problema não era dentro do dir, então comprei um compressor novo... e pronto a luz voltou a acender, porém o dif não está travando, não fiz o teste oficial ainda na areia, mas quando dou uma arrancada com a tração ligada e o pé no fundo, as rodas dianteiras não giram um dedo, é normal?? onde pode estar o problema, grande abraço

bobweg
03/11/2019, 15:43
(...)
405829
405844
A partir daí, remove-se o anel (...)

Não consegui remover essa carcaça metálica dos circuitos. Tem algum segredo pra fazer isso? Puxei com alicate, forcei um pouco com chave de fenda e nada...

Geraldolazarini
10/05/2020, 19:20
Pessoal eu tenho um problema parecido com de vocês: meu gv Tracker 2001/2002 quando aciono 4x4 fica com a luz do 4WD piscando tanto no 4x4 normal como na reduzida não escuto barulhos de ele não acoplando mas no caso eu subi morros fortes com ele e subiu a reduzida foi bem e tudo mas eu nunca tive um carro 4x4 então ele pode tá funcionando incorretamente e eu não sei analizar isso vocês conseguem me dar alguma dica aí !? E sobre ele original eu tenho que parar parar por 4x4 ?? Vi falarem de roda livre tbm não entendo desse sistema podem me falar um pouco pois vamos usar o carro para passeios diários com turistas e estou procurando algo confiável de alta duração mas se for o compressor como dizem pra mim tudo bem trocar ele e continuar como está pq o carro e bom e promete concluir os serviços ele tbm vai tirar barcos da água e por sempre que precisar. Mas sóbre 4x4 eu ainda sou leigo espero que me entendam !
Um abraço pessoal !! Falo aqui do sul de minas próximo a represa de Furnas mg

Augusto Braga
11/05/2020, 11:40
Geraldo ,

A tração dianteira depende de um sistema com um pequeno compressor para engatar o diferencial dianteiro , o engate na caixa de transferência é mecânico , pela alavanca , mais para acoplar o diferencial dianteiro depende deste sistema .

A reduzida é engate mecânico , se o diferencial dianteiro não acopla vai ficar reduzido só na traseira . Tem bastante informação sobre os problemas e soluções da tração dianteira em tópicos por aqui , dá uma pesquisada e se tiver duvidas avisa .

Já estive na sua área , inclusive fiz o passeio no lago , muito bonito .

Abrs

Geraldolazarini
12/05/2020, 22:20
Valeu a aula augusto estou aprendendo a cuidar da Tracker e estou gostando muito como posso descobrir onde e o defeito ?? Se e o compressor ou se e na caixa de diferencial pq ela fica piscando e não percebo muita diferença se ligo 4x4 com ela piscando ou quando deixo ela normal acho que ela não acopla então pelo jeito né !?
Na cidade vizinha tem um mecânico que tem um scanner top vocês acha que pelo scanner acha ? Ou tem algo que eu mesmo faço e descobro onde está o problema ?
Novamente obrigado augusto Tmj aí amigo eu estou precisando sempre de ajuda como a sua.
Aí quando quiser vir pra cá e só fala não sei se pode deixar o whats aqui se puder eu deixo vcs avisam estamos aqui todos os dias e trabalhamos com turismo e muito bom rsrs agora vai começar a subir os morros tbm com pessoal rsrs primeiro 4x4 de muitos se Deus abençoar. 🙏🙏👊

Augusto Braga
15/05/2020, 18:27
Scanner não vai achar o defeito , aqui mesmo no Fórum tem tópicos que ensinam a diagnosticar , reparar ou travar o diferencial dianteiro e usar rodas livres manuais , melhor opção para quem usa em Trilhas .

Abrs

PandaPaschoal
05/07/2020, 00:53
Gostaria de deixar minha contribuição para o tópico aqui também, pois muito penei com este tal compressor. Minha tracker parou de funcionar o 4x4 e não ligava a luz no painel. Resolvi então desmontar o compressor e verificar o que poderia ser. De primeira já foi possível perceber que o meu se encontrava em péssimas condições, com muita oxidação e sinais de entrada de água (figura 1). Fiz então uma pasta para remover a ferrugem (retirei a receita deste link: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=f2DUJl6cCqg&t=110s)). Apliquei a pasta e deixei agir por 48 horas (figura 2), removi e refiz o procedimento (figura 3). Saiu muita ferrugem, mas só fiquei satisfeito quando apliquei duas demãos de conversor de ferrugem TF7.
No rotor do motor passei uma lixa fina e removi o produto para não interferir na ação do imã. Montei tudo e voltou a dar um sinal, mas a luz voltava a apagar. Desmontei novamente e percebi que um dos imãs se soltou da carcaça do motor, então removi os imãs (se não estiverem soltos tem que esquentar em água quente), lixei para remover a cola restante, limpei, apliquei trava rolamento e com cuidado montei os imãs nos seus lugares, que estão marcados por rebaixos na carcaça. Aguardei 24 horas para secagem do trava rolamento e montei tudo novamente.
Também troquei as duas borrachinhas (o’rings) que ficam entre o diafragma e a bobina e entre o diafragma e o pressostato. Montei mantendo as antigas no lugar para que pressionem as novas na ponta (montagem no destaque da figura 3).
Para minha decepção ainda não foi o suficiente, então em uma última tentativa desmontei o conjunto e percebi que as trilhas do circuito que comanda o motor tinham sido danificadas pela umidade. Apesar de testar com o multímetro e todas as resistências estarem dentro do esperado, provando que não haviam trilhas rompidas, as mesmas apresentavam “bolhas” evidenciando oxidação, o que provavelmente não permitia a passagem da corrente necessária (figura 4). Retirei o verniz e refiz as trilhas, e já aproveitei para refazer a soldas dos fios que ligavam na placa, pois de tanto movimentar para montar e desmontar já estavam quebrando (figura 5).
Feito isso, montei tudo novamente a luz do 4x4 voltou a acender. No momento está piscando alguns segundos antes de estabilizar, mas depois que estabiliza não pisca mais. Acredito que possa haver algum resquício de sujeira na tubulação de entrada de ar do compressor, pois enquanto o mesmo estava desmontado, resolvi limpar a tubulação e encontrei a mesma totalmente obstruída.
573427573428573429573430573431

Hafen
06/07/2020, 00:19
Gostaria de deixar minha contribuição para o tópico aqui também, pois muito penei com este tal compressor. Minha tracker parou de funcionar o 4x4 e não ligava a luz no painel. Resolvi então desmontar o compressor e verificar o que poderia ser. De primeira já foi possível perceber que o meu se encontrava em péssimas condições, com muita oxidação e sinais de entrada de água (figura 1). Fiz então uma pasta para remover a ferrugem. Apliquei a pasta e deixei agir por 48 horas (figura 2), removi e refiz o procedimento (figura 3). Saiu muita ferrugem, mas só fiquei satisfeito quando apliquei duas demãos de conversor de ferrugem TF7.
No rotor do motor passei uma lixa fina e removi o produto para não interferir na ação do imã. Montei tudo e voltou a dar um sinal, mas a luz voltava a apagar. Desmontei novamente e percebi que um dos imãs se soltou da carcaça do motor, então removi os imãs (se não estiverem soltos tem que esquentar em água quente), lixei para remover a cola restante, limpei, apliquei trava rolamento e com cuidado montei os imãs nos seus lugares, que estão marcados por rebaixos na carcaça. Aguardei 24 horas para secagem do trava rolamento e montei tudo novamente.
Também troquei as duas borrachinhas (o’rings) que ficam entre o diafragma e a bobina e entre o diafragma e o pressostato. Montei mantendo as antigas no lugar para que pressionem as novas na ponta (montagem no destaque da figura 3).
Para minha decepção ainda não foi o suficiente, então em uma última tentativa desmontei o conjunto e percebi que as trilhas do circuito que comanda o motor tinham sido danificadas pela umidade. Apesar de testar com o multímetro e todas as resistências estarem dentro do esperado, provando que não haviam trilhas rompidas, as mesmas apresentavam “bolhas” evidenciando oxidação, o que provavelmente não permitia a passagem da corrente necessária (figura 4). Retirei o verniz e refiz as trilhas, e já aproveitei para refazer a soldas dos fios que ligavam na placa, pois de tanto movimentar para montar e desmontar já estavam quebrando (figura 5).
Feito isso, montei tudo novamente a luz do 4x4 voltou a acender. No momento está piscando alguns segundos antes de estabilizar, mas depois que estabiliza não pisca mais. Acredito que possa haver algum resquício de sujeira na tubulação de entrada de ar do compressor, pois enquanto o mesmo estava desmontado, resolvi limpar a tubulação e encontrei a mesma totalmente obstruída.

Procedimento bem realizado, muito bem explicado, muito didático!! Parabéns, PandaPaschoal, legal de verdade!! Obrigado, é este tipo de contribuição que faz deste forum algo espetacularmente útil!!

PandaPaschoal
07/07/2020, 23:04
Obrigado pelo reconhecimento Hafen! E pra encerrar o caso, hoje consegui resolver por completo o problema.
Desmontei a tubulação que liga o compressor ao diferencial, limpei com bastante ar comprimido e um pouco de spray desengripante. Lembrando que pra fazer isso tem que desconectar as duas pontas da tubulação, para a sujeira não acabar indo para o diferencial ou compressor, dependendo do sentido que é assoprado. Enfim, após a limpeza remontei tudo e a luz voltou a funcionar como deveria: demora cerca de dois segundos pra ligar, mas depois de ligar não pisca mais.
E por não saber se haviam emendas no meio da tubulação acabei removendo toda ela, o que não recomendo, pois além de complicado é desnecessário. A tubulação é rígida, o que dificulta bastante pra retirar a mesma entre as demais peças. Só há uma mangueirinha em cada ponta, basta desconectar as duas e soprar ar em uma delas. Para limpar só com ar comprimido e uma ponteira que conecte na mangueira, pois a tubulação é tão fina que não passa nem um arame fino.

luannmoretti
31/07/2020, 15:01
Bom dia Galera

Comprei recentemente uma tracker a diesel e acabei descobrindo da pior maneira que ela estava sem o compressor que aciona o diafragma da tração dianteira. Estou com dificuldade de achar ela e me falaram que consigo adaptar o da L200. Alguem já fez isso? Alguem tem a peça pra venda?
Ref. 27940-65D03
https://i.ebayimg.com/images/g/MhsAAOSw9IpfCQtZ/s-l1600.jpg

Fico no aguardo

Grato

xibiu!!!
31/07/2020, 15:21
Bom dia Galera

Comprei recentemente uma tracker a diesel e acabei descobrindo da pior maneira que ela estava sem o compressor que aciona o diafragma da tração dianteira. Estou com dificuldade de achar ela e me falaram que consigo adaptar o da L200. Alguem já fez isso? Alguem tem a peça pra venda?
Ref. 27940-65D03

Fico no aguardo

Grato

Bomba De Atuador Bomba De Ar Suzuki Vitara Suzuki Grand Vitara Suzuk XL7 | eBay (https://www.ebay.com/itm/Actuator-Pump-Air-Pump-Suzuki-Vitara-Suzuki-Grand-Vitara-Suzuk-XL7-/153741393185)

New Genuine Suzuki Grand Vitara 4x4 Air Pump , Actuator Pump Front 27940-65D03 | eBay (https://www.ebay.co.uk/itm/New-Genuine-Suzuki-Grand-Vitara-4x4-Air-Pump-Actuator-Pump-Front-27940-65D03/203045289596?_trkparms=aid%3D1110009%26algo%3DSPLI CE.COMPLISTINGS%26ao%3D1%26asc%3D228096%26meid%3D4 ff71c3d7e254190b0b87d6012eaa42a%26pid%3D100008%26r k%3D1%26rkt%3D6%26sd%3D153783639317%26itm%3D203045 289596%26pmt%3D1%26noa%3D0%26pg%3D2047675%26algv%3 Ddefault%26brand%3DSuzuki&_trksid=p2047675.c100008.m2219)

Augusto Braga
31/07/2020, 22:17
Melhor opção é eliminar este sistema e usar rodas livres manuais , existe um kit com uma peça para instalar no diferencial e resolver o problema .

Abrs

PandaPaschoal
02/08/2020, 23:12
Luan, no Mercado Livre lembro de ter visto um usado por volta de R$ 550,00 se não me engano. Agora, se está funcionando e ainda está disponível não sei...

Hafen
04/08/2020, 01:00
Obrigado pelo reconhecimento Hafen! E pra encerrar o caso, hoje consegui resolver por completo o problema.
Desmontei a tubulação que liga o compressor ao diferencial, limpei com bastante ar comprimido e um pouco de spray desengripante. Lembrando que pra fazer isso tem que desconectar as duas pontas da tubulação, para a sujeira não acabar indo para o diferencial ou compressor, dependendo do sentido que é assoprado. Enfim, após a limpeza remontei tudo e a luz voltou a funcionar como deveria: demora cerca de dois segundos pra ligar, mas depois de ligar não pisca mais.
E por não saber se haviam emendas no meio da tubulação acabei removendo toda ela, o que não recomendo, pois além de complicado é desnecessário. A tubulação é rígida, o que dificulta bastante pra retirar a mesma entre as demais peças. Só há uma mangueirinha em cada ponta, basta desconectar as duas e soprar ar em uma delas. Para limpar só com ar comprimido e uma ponteira que conecte na mangueira, pois a tubulação é tão fina que não passa nem um arame fino.

:o E isto foi somente um trabalhinho que você fez no carro, só para ter certeza de que encerrou tudo... Se eu pedisse esta remoção da tubulação para o meu mecânico, nunca mais poderia pisar na oficina (rss)! Mãezinha do céu, que serviço! Parabéns, PandaPaschoal! Muito, muito legal mesmo!

bobweg
18/11/2020, 21:39
Esse compressor/atuador do diferencial é o mesmo do Kia Sorento 2.5 2008 (outros anos, não sei). A única diferença entre eles é o suporte metálico que prende na carroceria; no mais, é exatamente a mesma peça.

Coloquei um usado e voltou a acoplar o diferencial e acender a luz no painel. Testei na garagem mesmo (tenho roda livre nas pontas dos eixos) e confirmei o acoplamento.

Bobpeh
27/05/2021, 16:58
Excelente explicação. Sabe me dizer qual o código dessa peça?

Bobpeh
27/05/2021, 17:18
Sabe o código? Como achou a peça, onde comprou. Abs

jipezuki
09/06/2021, 01:27
Meu 4x4 não estava funcionado. Tive problemas com o módulo e ele não estava mandando energia para bomba. Um "mexanico" me sugeriu colocar roda livre, e disse que iria dar um jeito. Coloquei roda livre automática AVM, ele instalou e disse estar OK. Na primeira vez que fui usar o 4x4, engatei e vi que não estava funcionando, quase fiquei atolado no barro. Ao subir o carro no elevador, verifiquei que a bomba não estava mais lá. Depois de um longo tempo, comprei esta bomba no mercado livre, instalei uma chave liga/desliga no console, próximo a alavanca. Instalei a bomba no mesmo lugar da original, com uma fiação nova. Liguei a chave que aciona a bomba, acionei a alavanca e...funcionou perfeitamente. Não precisaria nem ter colocado a roda livre !! Só precisei adaptar esta bomba em anexo.
576492

Hiago9633
11/11/2021, 21:19
Saudações. Estarei revivendo o tópico pelo motivo de que revirei este aqui e encontrei problemas parecidos, mas não exatamente o que procurava.
Meu problema é o seguinte: comprei o carro ciente de que a tração estava problemática, entretanto só fui começar a mexer nisso agora, um ano e meio após a compra. Com a tração ativada, estava com o clássico problema da luz de tração piscando, então resolvi fazer uma limpeza e troca de orings no motorzinho compressor, melhorou a frequencia das piscadas, mas ainda continuava piscando.
Então fiz um teste qualitativo pra ver se o problema era no compressor ou no diafragma fechando o circuito de ar. Com este fechado, o compressor continuava trabalhando, então acabei por culpar o compressor.
Comprei um usado funcionando, testei em outra Tk e está funcionando normalmente, só que pra minha surpresa, no meu carro ele não está ligando a luz da tração, funciona cerca de 10 segundos e desliga.
Retirei e mangueira e o conector e ele funcionou por alguns segundos, mas bastou acelerar o carro que a luz voltou a apagar.
Alguém tem alguma ideia do que seja?

bobweg
22/11/2021, 21:20
Sabe o código? Como achou a peça, onde comprou. Abs

Olá, colega. Encontrei a peça no "Merc@doLivre" como "Bomba De Vacuo Kia Sorento 2.5 09 Diesel 4x4".

Anexo fotos com o que restou do código da peça (suporte do Kia), e da bomba fixada ao suporte do Kia (basta desaparafusar e fixar no suporte do Tracker).

Abraço.

amaral_rodrigo
03/04/2022, 16:22
Boa tarde a todos,

Sou de Araruama, RJ e adquiri recentemente um Gran Vitara 98 e fui premiado com a questão do não acionamento do 4x4. A reduzida entra, mas a tração 4x4 não.

Estou levando ao mecânico e devo seguir o caminho indicado pelo Alex nesse post: https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/122518-problema-acionamento-4x4-suzuki-problema-resolvido-1.html#post1944955

Caso seja realmente o atuador pneumático, onde consigo adquirir o kit que o elimina? OU vale a pena a substituição da peça original?

Pelo que li por aqui, com esse kit, precisarei instalar as rodas livre na frente.

Fica aqui uma pergunta de novato no mundo 4x4: Com a instalação do kit que elimina o atuador, o carro passará a funcionar full time no 4x4, e a seleção na alavanca 4x2 e 4x4H perde a função, e eu ativarei o 4x4 acoplando manualmente as rodas livre, ou a alavnca de seleção continuará funcionando normalmente?

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Rodrigo
Gran Vitara 98

amaral_rodrigo
04/05/2022, 14:40
Boa tarde,

Alguém fabricando e vendendo a flange para eliminar o diafragma do acionamento do 4x4?

Ou alguma indicação de onde comprar?

Obrigado

jipezuki
05/05/2022, 11:23
Kit Roda Livre Tracker 2.0 Diferencial Diafragma 4x4 Bomba | X4OFFSTREET (https://www.x4offstreet.com.br/MLB-1681539363-kit-roda-livre-tracker-20-diferencial-diafragma-4x4-bomba-_JM#position=3&search_layout=stack&type=item&tracking_id=b221921f-9e84-4b66-bf99-d7457e40f485)

Leonardo Raffi
26/08/2022, 13:57
algumas novidades sobre o assunto...estou com esse problema kkkk