PDA

Ver Versão Completa : Vitara 1.6 16v com motor rajando. Opinião

Carletto
04/04/2013, 13:28
Amigos... Preciso de uma opinião de vocês.
Comprei meu primeiro 4x4 há 3 meses, mais ou menos. Fiquei super feliz porque sempre quis um. É um Vitara 1.6 16v 1997 5p. Atende bem para meu objetivo, que são passeios, trilhas leves (nada de trilha quebra jipe, rock crawling, etc) e longas viagens offroad. Além de ser econômico, confortável (até ar condicionado), bom porta-malas e espaço interno, é de mecânica confiável e tudo mais que vocês conhecem. Veio preparado com pára-choque frontal, guincho, calço de carroceria, protetor de cambio, peito de aço, bagageiro reforçado, 6 milhas e pneus mud 265/75. O carro ta bonito mas como era carro de trilha, cheio de ‘nhec nhec’ e ‘toc toc’, vidro que não sobe, porta que não trava.. coisa de carro velho mesmo e que eu já sabia e pretendo arrumar com o tempo. Já comecei a manutenção trocando coifas, rolamento, retentor, sapata, freios, filtro de combustível, etc.

Fiz o primeiro passeio de Salesópolis a Caraguá, pela estrada da Petrobrás e só confirmei minha intuição. Não saio mais desse mundo 4x4. Isso que é carro de verdade, nada desses carrinhos de porcelana, que ficamos com medo de parar na rua e alguém dar um ‘totó’, ou de alguém apoiar com calça jeans e riscar... Desculpem o desabafo... voltando ao assunto...

Infelizmente comprei gato por lebre... Levei na alternativa 4x4 para uma opinião e passou, só com uma pequena observação de um barulho no motor e sem necessidade de abrir para verificar. Mas aparentemente o antigo dono mascarou bem o motor rajando. Já levei em outros 4 mecânicos, inclusive voltei lá e não tem jeito, tem que fazer. Não venho questionar a avaliação da oficina, o que gostaria mesmo é da opinião racional de vocês. Se for levar em conta a emoção, sem problemas, vou gastar de 4 a 6 mil para fazer o motor e ficar com o carro de 5 a 10 anos. Tenho um mecânico de confiança, que trabalhou com preparação de carros turbo e vai adaptar um supercharger, já vou aproveitar para fazer embreagem (talvez de cerâmica, nada muito duro) e avaliar o câmbio.

O que venho é perguntar a vocês se vale apena, levando em conta a razão, gastar neste carro ou vender (o que não é fácil) para procurar outro, fazendo uma avaliação bem rigorosa desta vez. Também fui iludido com o ano da viatura, imaginando que a mecânica estaria melhor. Felizmente não é meu único carro, mas pretendo vender o outro assim tiver um 4x4 com a mecânica em dia.

No processo de escolha, que durou mais 6 meses, fiquei entre os Samurais e o Vitara. Quando vi o 4p achei perfeito, porque faço parte de um grupo de Escoteiros muitas vezes levo a mulecada para acampar, levamos caiaques, bambus, madeira, barraca, etc... Porém, o entre-eixos é maior, o que não ajuda em trilhas, além de parecer bem pesado comparado ao 2p.
Desculpem pelo texto longo.. Estou mais para o conserto da viatura e certamente vou casar com o carro, não vou vendê-lo depois de desembolsar esse valor num carro de 20 mil. Sei que é uma questão pessoal, mas sempre é bom ouvir a opinião de quem está nessa vida há mais tempo.

prgaviaop
09/04/2013, 15:48
Oi, Carletto!

Penso que você pode avaliar por quanto conseguiria vender esse carro na situação em que está. Depois da venda, quanto mais teria que completar para conseguir um outro em bom estado com a experiência que você adquiriu.

Você adquiriu uma viatura que recebia uso bastante diverso do que você pretende realizar agora. E para passeios e principalmente para tê-lo como único veículo, os itens de conforto ganham importância. Vidro que não sobe, porta que não trava, nesse modelo, podem custar mais dinheiro e trabalho do que você está esperando.

Você já sabe o gasto que terá com o motor e parece já estar disposto a consertá-lo. Para uma decisão mais segura, aproveite pra avaliar também as caixas. E dê uma cotada nesses detalhes de acabamento que você sabe que vão te incomodar se não forem corrigidos. Some pra ter uma noção dos gastos que terá em um curto prazo.

Um Vitara original não é tão difícil de encontrar e, pelo que você relatou, deve estar mais próximo das suas necessidades e uns pneus de uso misto já te levariam pra quase qualquer lugar. Porém, caso não consiga mais se desfazer da ideia de ter o seu vitarão com visual agressivo e jeito brucutu, saiba que a vantagem é que o que for feito nele, tende a durar mais 15 anos.

Carletto
09/04/2013, 17:04
Olá Paulo!

Estou avaliando só um reparo de leve, e nao fazer o motor inteiro, vou descobrir mesmo quando abrir. Então tentaria vender e perder o que já foi feito. Mas é preciso levar em conta o tempo necessário para vender. Sei que não é pouco porque outros carros que estavam no meu 'radar' ainda estão à venda, e considerando que também são de trilha, teria que fazer algumas manutenções.

Eu gostei muito do carro, do estilo 'brucutu' como você disse, me deixa mais tranquilo em deixar o carro em qualquer lugar, nao fico pilhado com riscos ou 'totós'. O estilo era este mesmo que eu queria.

Antes dele, estive avaliando comprar uma Pajero IO 2000 original, logo descartada a idéia por conta de ser um carro mais visado para roubo e preocupação/cuidado com a lataria. Também tinha avaliado a possibilidade de vender meu atual e pegar um pajero tr4 2011, mas não me agrada aidéia de ter um carro de mais de 50 mil sem seguro (no meu caso, saiu quase 4 mil). Nao achei o Vitara tão fraco na cidade (exceto subidas, é quase um 1.0). Na verdade até me surpriendi com o consumo, que chegou a 10km/l na estrada, com pneu mud 265/75r15 e um certo trânsito na Tamios. Ter um guincho é uma segurança a mais pra sair do 'buraco'.

Nao tinha pensado a respeito do conforto. Realmente nao pesquisei sobre estes reparos do vidro e porta. Quanto ás peças que você se referiu, é o que todos dizem. Quando troca a peça de um suzuki, troca uma vez só, claro que sem abusos e com o serviço bem feito.

Estou pendendo para o conserto porque se considerar o preço de reparo deste (sem o interior), fica o mesmo preço final de pegar um carro original e equipar do jeito que eu quero, (protetores inferiores, parachoque, bagageiro e lift). E o carro original ainda pode apresentar problemas de mecânica.
Mas que é broxante, é... Ver o carro na garagem, parado.

Embora pareça um tópico de lamentação, a opinião de vocês sempre ajuda a refletir e tomar a decisão com mais propriedade. Muito obrigado.