Carletto
04/04/2013, 13:28
Amigos... Preciso de uma opinião de vocês.
Comprei meu primeiro 4x4 há 3 meses, mais ou menos. Fiquei super feliz porque sempre quis um. É um Vitara 1.6 16v 1997 5p. Atende bem para meu objetivo, que são passeios, trilhas leves (nada de trilha quebra jipe, rock crawling, etc) e longas viagens offroad. Além de ser econômico, confortável (até ar condicionado), bom porta-malas e espaço interno, é de mecânica confiável e tudo mais que vocês conhecem. Veio preparado com pára-choque frontal, guincho, calço de carroceria, protetor de cambio, peito de aço, bagageiro reforçado, 6 milhas e pneus mud 265/75. O carro ta bonito mas como era carro de trilha, cheio de ‘nhec nhec’ e ‘toc toc’, vidro que não sobe, porta que não trava.. coisa de carro velho mesmo e que eu já sabia e pretendo arrumar com o tempo. Já comecei a manutenção trocando coifas, rolamento, retentor, sapata, freios, filtro de combustível, etc.
Fiz o primeiro passeio de Salesópolis a Caraguá, pela estrada da Petrobrás e só confirmei minha intuição. Não saio mais desse mundo 4x4. Isso que é carro de verdade, nada desses carrinhos de porcelana, que ficamos com medo de parar na rua e alguém dar um ‘totó’, ou de alguém apoiar com calça jeans e riscar... Desculpem o desabafo... voltando ao assunto...
Infelizmente comprei gato por lebre... Levei na alternativa 4x4 para uma opinião e passou, só com uma pequena observação de um barulho no motor e sem necessidade de abrir para verificar. Mas aparentemente o antigo dono mascarou bem o motor rajando. Já levei em outros 4 mecânicos, inclusive voltei lá e não tem jeito, tem que fazer. Não venho questionar a avaliação da oficina, o que gostaria mesmo é da opinião racional de vocês. Se for levar em conta a emoção, sem problemas, vou gastar de 4 a 6 mil para fazer o motor e ficar com o carro de 5 a 10 anos. Tenho um mecânico de confiança, que trabalhou com preparação de carros turbo e vai adaptar um supercharger, já vou aproveitar para fazer embreagem (talvez de cerâmica, nada muito duro) e avaliar o câmbio.
O que venho é perguntar a vocês se vale apena, levando em conta a razão, gastar neste carro ou vender (o que não é fácil) para procurar outro, fazendo uma avaliação bem rigorosa desta vez. Também fui iludido com o ano da viatura, imaginando que a mecânica estaria melhor. Felizmente não é meu único carro, mas pretendo vender o outro assim tiver um 4x4 com a mecânica em dia.
No processo de escolha, que durou mais 6 meses, fiquei entre os Samurais e o Vitara. Quando vi o 4p achei perfeito, porque faço parte de um grupo de Escoteiros muitas vezes levo a mulecada para acampar, levamos caiaques, bambus, madeira, barraca, etc... Porém, o entre-eixos é maior, o que não ajuda em trilhas, além de parecer bem pesado comparado ao 2p.
Desculpem pelo texto longo.. Estou mais para o conserto da viatura e certamente vou casar com o carro, não vou vendê-lo depois de desembolsar esse valor num carro de 20 mil. Sei que é uma questão pessoal, mas sempre é bom ouvir a opinião de quem está nessa vida há mais tempo.
Comprei meu primeiro 4x4 há 3 meses, mais ou menos. Fiquei super feliz porque sempre quis um. É um Vitara 1.6 16v 1997 5p. Atende bem para meu objetivo, que são passeios, trilhas leves (nada de trilha quebra jipe, rock crawling, etc) e longas viagens offroad. Além de ser econômico, confortável (até ar condicionado), bom porta-malas e espaço interno, é de mecânica confiável e tudo mais que vocês conhecem. Veio preparado com pára-choque frontal, guincho, calço de carroceria, protetor de cambio, peito de aço, bagageiro reforçado, 6 milhas e pneus mud 265/75. O carro ta bonito mas como era carro de trilha, cheio de ‘nhec nhec’ e ‘toc toc’, vidro que não sobe, porta que não trava.. coisa de carro velho mesmo e que eu já sabia e pretendo arrumar com o tempo. Já comecei a manutenção trocando coifas, rolamento, retentor, sapata, freios, filtro de combustível, etc.
Fiz o primeiro passeio de Salesópolis a Caraguá, pela estrada da Petrobrás e só confirmei minha intuição. Não saio mais desse mundo 4x4. Isso que é carro de verdade, nada desses carrinhos de porcelana, que ficamos com medo de parar na rua e alguém dar um ‘totó’, ou de alguém apoiar com calça jeans e riscar... Desculpem o desabafo... voltando ao assunto...
Infelizmente comprei gato por lebre... Levei na alternativa 4x4 para uma opinião e passou, só com uma pequena observação de um barulho no motor e sem necessidade de abrir para verificar. Mas aparentemente o antigo dono mascarou bem o motor rajando. Já levei em outros 4 mecânicos, inclusive voltei lá e não tem jeito, tem que fazer. Não venho questionar a avaliação da oficina, o que gostaria mesmo é da opinião racional de vocês. Se for levar em conta a emoção, sem problemas, vou gastar de 4 a 6 mil para fazer o motor e ficar com o carro de 5 a 10 anos. Tenho um mecânico de confiança, que trabalhou com preparação de carros turbo e vai adaptar um supercharger, já vou aproveitar para fazer embreagem (talvez de cerâmica, nada muito duro) e avaliar o câmbio.
O que venho é perguntar a vocês se vale apena, levando em conta a razão, gastar neste carro ou vender (o que não é fácil) para procurar outro, fazendo uma avaliação bem rigorosa desta vez. Também fui iludido com o ano da viatura, imaginando que a mecânica estaria melhor. Felizmente não é meu único carro, mas pretendo vender o outro assim tiver um 4x4 com a mecânica em dia.
No processo de escolha, que durou mais 6 meses, fiquei entre os Samurais e o Vitara. Quando vi o 4p achei perfeito, porque faço parte de um grupo de Escoteiros muitas vezes levo a mulecada para acampar, levamos caiaques, bambus, madeira, barraca, etc... Porém, o entre-eixos é maior, o que não ajuda em trilhas, além de parecer bem pesado comparado ao 2p.
Desculpem pelo texto longo.. Estou mais para o conserto da viatura e certamente vou casar com o carro, não vou vendê-lo depois de desembolsar esse valor num carro de 20 mil. Sei que é uma questão pessoal, mas sempre é bom ouvir a opinião de quem está nessa vida há mais tempo.