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Ver Versão Completa : Aumentando ou Diminuindo o eixo cardan



valmor
23/09/2005, 00:51
Numa eventual adaptação de cambio , caso haja necessidade de REDUZIR OU AUMENTAR o comprimento do eixo cardan , como isto é feito ???

É necessario novo balanceamento após o reparo ???

Quem faz isto em SP ???

[]´s

Valmor

Alessandro Henrique
23/09/2005, 07:07
valmor,
A verificacao do balanceamento e necessaria apos alterar o carda.
Tambem deve se observar a posicao do entalhado (spline) em relacao a luva, de modo a manter as cruzetas em fase.
Sds.

leopoldo
23/09/2005, 08:13
Valmor,

pega a lista amarela e veja em automóveis - cardans

ribon
23/09/2005, 09:08
Aproveitando.

Quando deve ter a distancia entre a luva e o espigão do cardan?

Até.

leopoldo
23/09/2005, 12:00
????????????????

Elmer_Jeep
23/09/2005, 15:45
????????????????

Mestre, a pergunta do vosso conterrâneo Ribon não tem uma certa relevância :?:

Pelo que aprendi com meu pai, após medidos a distancia entre pião e tcase o cardâ deve ser confeccionado deixando a estria praticamente escondida dentro da luva buscando permitir o curso pra dentro e para fora.

não sei se tem uma explicação melhor... :lol: :oops:

[]'s

leopoldo
23/09/2005, 18:04
sim,

tem

mas eu não entendí exatamente o que ele quer perguntar !

elcio
23/09/2005, 22:18
Pelo que aprendi com meu pai, após medidos a distancia entre pião e tcase o cardâ deve ser confeccionado deixando a estria praticamente escondida dentro da luva buscando permitir o curso pra dentro e para fora.
[]'s
nao tem perigo de bater espiga no fundo da luva?
eu deixei mais ou menos 2 dedos , da estria, pra fora da luva.
[]´s

ribon
23/09/2005, 23:33
É Leopoldo... Minha pergunta foi bem vaga... Mais é isso ai que o Elcio e o Elmer estão falando...

Qual a distancia recomendada para a espiga não bater na luva?

Abraço...

leopoldo
24/09/2005, 00:19
AH !

Ficou + claro então !

Veja que o batimento (fim de curso para ambas as extremidades) da luva depende do curso da suspensão e neste caso depende do jumelo, do curso do amortecedor e do batente da suspensão.

Quando tudo está certo, o entalhado deve ficar dentro da luva por todo o percurso da suspensão. Nem mais nem menos.

Quando não está certo, ou na compressão a tampa da luva será arrancada pela ponteira (pode até dar fim de curso na cruzeta e quebrá-la) ou na extensão o entalhado fica exposto (ou até desacopla).

Mas voltando aos termos técnicos corretos, também a luva não deve se chocar contra o corpo da poteira e isso só acontece se deu batimento na compressão e a cruzeta já foi impactada.

Portanto, o que se faz é verificar se os limites não estão extrapolados, por exemplo:

Levante totalmente o chassis num macaco, veja como os eixos se dependuram na suspensão e veja como se comporta o curso do cardan.

O mais problemático é o cardan dianteiro CJ5 BR pois o jumelo trabalha do lado da luva...... e contra ela.

Elmer_Jeep
24/09/2005, 00:43
:palmas: :palmas: :palmas:

Pedro Freitas
25/09/2005, 12:03
Tive esse problema na minha viatura, principalmente quando se faz SPOA. Precisei almentar o cardã, tomando cuidado com o tamanho dele para trabalhar junto com o curso da suspensão.
Não esquecer de balancear tudo. :concordo:

[]'s

valmor
25/09/2005, 21:26
posso simplesmente soldar as cruzetas , entalhado e luvas numa barra de aço , despresando o tubo ?
alias , por que é usado um tubo e não uma barra de aço redonda como eixo cardan ?

Se positivo :
Qual expessura e qual tipo de aço devo usar ??

Muito obrigado pela ajuda e

[]s´

Valmor

Tatão
27/09/2005, 14:37
por que é usado um tubo e não uma barra de aço redonda como eixo cardan ?



deve ser pelo peso... :pensativo:



parpiteiros........

Sergio Rocha
27/09/2005, 19:50
por que é usado um tubo e não uma barra de aço redonda como eixo cardan ?



deve ser pelo peso... :pensativo:



parpiteiros........


Pelo peso e pela resistencia.

[]'

valmor
28/11/2005, 21:21
quem faz um serviço honesto de decente em cardans , aqui em S.Paulo ?