Ver Versão Completa : Aumentando ou Diminuindo o eixo cardan
Numa eventual adaptação de cambio , caso haja necessidade de REDUZIR OU AUMENTAR o comprimento do eixo cardan , como isto é feito ???
É necessario novo balanceamento após o reparo ???
Quem faz isto em SP ???
[]´s
Valmor
Alessandro Henrique
23/09/2005, 07:07
valmor,
A verificacao do balanceamento e necessaria apos alterar o carda.
Tambem deve se observar a posicao do entalhado (spline) em relacao a luva, de modo a manter as cruzetas em fase.
Sds.
leopoldo
23/09/2005, 08:13
Valmor,
pega a lista amarela e veja em automóveis - cardans
Aproveitando.
Quando deve ter a distancia entre a luva e o espigão do cardan?
Até.
leopoldo
23/09/2005, 12:00
????????????????
Elmer_Jeep
23/09/2005, 15:45
????????????????
Mestre, a pergunta do vosso conterrâneo Ribon não tem uma certa relevância :?:
Pelo que aprendi com meu pai, após medidos a distancia entre pião e tcase o cardâ deve ser confeccionado deixando a estria praticamente escondida dentro da luva buscando permitir o curso pra dentro e para fora.
não sei se tem uma explicação melhor... :lol: :oops:
[]'s
leopoldo
23/09/2005, 18:04
sim,
tem
mas eu não entendí exatamente o que ele quer perguntar !
Pelo que aprendi com meu pai, após medidos a distancia entre pião e tcase o cardâ deve ser confeccionado deixando a estria praticamente escondida dentro da luva buscando permitir o curso pra dentro e para fora.
[]'s
nao tem perigo de bater espiga no fundo da luva?
eu deixei mais ou menos 2 dedos , da estria, pra fora da luva.
[]´s
É Leopoldo... Minha pergunta foi bem vaga... Mais é isso ai que o Elcio e o Elmer estão falando...
Qual a distancia recomendada para a espiga não bater na luva?
Abraço...
leopoldo
24/09/2005, 00:19
AH !
Ficou + claro então !
Veja que o batimento (fim de curso para ambas as extremidades) da luva depende do curso da suspensão e neste caso depende do jumelo, do curso do amortecedor e do batente da suspensão.
Quando tudo está certo, o entalhado deve ficar dentro da luva por todo o percurso da suspensão. Nem mais nem menos.
Quando não está certo, ou na compressão a tampa da luva será arrancada pela ponteira (pode até dar fim de curso na cruzeta e quebrá-la) ou na extensão o entalhado fica exposto (ou até desacopla).
Mas voltando aos termos técnicos corretos, também a luva não deve se chocar contra o corpo da poteira e isso só acontece se deu batimento na compressão e a cruzeta já foi impactada.
Portanto, o que se faz é verificar se os limites não estão extrapolados, por exemplo:
Levante totalmente o chassis num macaco, veja como os eixos se dependuram na suspensão e veja como se comporta o curso do cardan.
O mais problemático é o cardan dianteiro CJ5 BR pois o jumelo trabalha do lado da luva...... e contra ela.
Elmer_Jeep
24/09/2005, 00:43
:palmas: :palmas: :palmas:
Pedro Freitas
25/09/2005, 12:03
Tive esse problema na minha viatura, principalmente quando se faz SPOA. Precisei almentar o cardã, tomando cuidado com o tamanho dele para trabalhar junto com o curso da suspensão.
Não esquecer de balancear tudo. :concordo:
[]'s
posso simplesmente soldar as cruzetas , entalhado e luvas numa barra de aço , despresando o tubo ?
alias , por que é usado um tubo e não uma barra de aço redonda como eixo cardan ?
Se positivo :
Qual expessura e qual tipo de aço devo usar ??
Muito obrigado pela ajuda e
[]s´
Valmor
por que é usado um tubo e não uma barra de aço redonda como eixo cardan ?
deve ser pelo peso... :pensativo:
parpiteiros........
Sergio Rocha
27/09/2005, 19:50
por que é usado um tubo e não uma barra de aço redonda como eixo cardan ?
deve ser pelo peso... :pensativo:
parpiteiros........
Pelo peso e pela resistencia.
[]'
quem faz um serviço honesto de decente em cardans , aqui em S.Paulo ?