Ver Versão Completa : Bandeirante, dúvidas no dia-a-dia
Fernando'sOffRoad
31/03/2013, 19:08
Prezados, me chamo Fernando e como todos aqui, sou um admirador da Toyota Bandeirante, sempre fui uma pessoa que preferiu pneus 33" invés de rodas aro 20" e carros rebaixados.
Agora esta surgindo a oportunidade de cair neste mundo e montar em uma Band, porem após ler diveeeeeeeeeeeeeersos tópicos neste forúm, não encontrei um específico de quem usa esta Lenda no dia-a-dia.
Sei que entra água, é treme-treme, barulhenta, mas sabe como é né? amor a primeira vista. Não dirigi nenhuma por enquanto, porem acho que se eu dirigir, minha admiração pela Band vai aumentar.
Então lanço a minha dúvida amigos, o que vocês donos de Band que usam no dia-a-dia tem a dizer? Criticas e elogios? Irei começar a procurar uma Band curta, não irei especificar o motor se vai ser mercedez ou toyota, porem prefiro que seja Mercedez.
Sou um cara que não liga para o faça você mesmo e meter a mão na graxa, até prefiro, pois assim não fico nas mãos dos mecânicos.
Então pessoal, conto com a ajuda de todos, com relatos positivo e negativos do uso de uma Bandeirante no dia-a-dia.
Abrs.
titanium
31/03/2013, 19:47
Olá Fernando!
A primeira recomendação que lhe darei: Dirija várias Bands! Pois cada uma tem um caráter!
Muita gente admira a Band, mas na hora do "vamos ver" acaba "desistindo" por conta (por exemplo) da patroa.
Band no dia-a-dia muita gente usa!! Muita mesmo!
Mas isso vai depender de alguns fatores:
1 - TAMANHO / TIPO:
(modelo) da Band. tem o Jipe Curto c/ capota de aço, Jipe Curto c/ capota de lona, o Jipe Longo (perua) e as pick-ups (curta, caçamba alongada, cabine dupla).
Se você pretende usar no dia-a-dia, talvez tenha que considerar que uma curta seja mais fácil de estacionar (dependendo do seu local de trabalho, etc)
2 - DESTINAÇÃO
Pretende usar ela pra que? SOMENTE dia-a-dia? dia a dia + trilhas leves? dia-a-dia + trilhas pesadas? dia-a-dia + longas expedições? dia-a-dia + trabalho com carga?
A destinação da Band determina muito o Tipo da Band que você deve procurar para compra (inicialmente, procurar para testar).
3 - GOSTO PESSOAL
Dinheiro em caixa disponível para comprar: isso fala muito sobre se você deve comprar uma "pronta" ou compre uma para arrumar.
em relação ao Motor, tem que experimentar mesmo... E há um pouco de influência em função da Destinação que dará à Band. Dizem que o 14b (por ser mais elástico) é melhor para longas expedições.
Bom espero ter dado alguma pequena contribuição aí! rsrs
Logo aparecem outras opiniões que te ajudarão no Caminho!
:)
Abraços,
minha ranger ta largada num deposito a uns 6 meses.. o jipinho tem o mesmo tamanho de um uno no transito todo mundo respeita é facílimo de manobrar é econômico, pra mim se tornou o carro do dia a dia, sempre tem alguma coisanha pra faezr mas sempre tudo muito barato..pensa bem uma bandeirante acima de 94 ja tem 5 marchas dh e freio a disco dianteiro...
João Eduardo
31/03/2013, 19:53
Prezados, me chamo Fernando e como todos aqui, sou um admirador da Toyota Bandeirante, sempre fui uma pessoa que preferiu pneus 33" invés de rodas aro 20" e carros rebaixados.
Agora esta surgindo a oportunidade de cair neste mundo e montar em uma Band, porem após ler diveeeeeeeeeeeeeersos tópicos neste forúm, não encontrei um específico de quem usa esta Lenda no dia-a-dia.
Sei que entra água, é treme-treme, barulhenta, mas sabe como é né? amor a primeira vista. Não dirigi nenhuma por enquanto, porem acho que se eu dirigir, minha admiração pela Band vai aumentar.
Então lanço a minha dúvida amigos, o que vocês donos de Band que usam no dia-a-dia tem a dizer? Criticas e elogios? Irei começar a procurar uma Band curta, não irei especificar o motor se vai ser mercedez ou toyota, porem prefiro que seja Mercedez.
Sou um cara que não liga para o faça você mesmo e meter a mão na graxa, até prefiro, pois assim não fico nas mãos dos mecânicos.
Então pessoal, conto com a ajuda de todos, com relatos positivo e negativos do uso de uma Bandeirante no dia-a-dia.
Abrs.
Fernando,
Se você tiver procurando um carro só para andar dentro de BH, esquece, a Band é um Jeep.
Cara, se você trabalhar lá pelo Centro de BH e tiver que pegar aquele "maldito" trânsito todos os dias(Av Pedro II, Av Antonio Carlos, etc..), não sei não.
Na verdade, a Band curta é tranquila de dirigir em condições normais de trânsito, agora, todos os dias cair naquele engarrafamento, é f@da.
No entanto, se tiver procurando um carro para o dia a dia, gosta do "off road" nos finais de semana e não pega trânsito "pesado" , eu recomendo a Band.
Esta é a opinião de quem tem uma e gostaria que ela fosse o carro do dia a dia, mas o trânsito de BH não deixa.
Abç
Fernando'sOffRoad
31/03/2013, 20:06
Pessoal, muito obrigado pelas respostas. Estou anotando tudo que vocês estão me passando.
@João Eduardo, a minha sorte é que não pego transito pesado, as vezes na volta ao trabalho agarra um pouco na av. catalão próximo ao Shopping Del Rey, pois trabalho no santa tereza, com estacionamento próprio e pego o caminho do serviço por dentro do bairro cachoeirinha. Entao antonio carlos, nem passo perto.
Aos demais do tópico, minha destinação para Bandeirante é dia-a-dia caminho: serviço - casa, e nos finais de semana uma trilha leve, cachoeiras e estradas de terra. Por isso já irei dispensar configurações como SPOA, pois não irei usar 1/3 do que esta modificação oferece.
Obrigado a todos e ja estou coletando informações que me foram passadas aqui
Abrs
João Eduardo
31/03/2013, 20:29
... não pego transito pesado, as vezes na volta ao trabalho agarra um pouco na av. catalão próximo ao Shopping Del Rey, ...
Pelo visto mora perto da Pampulha, eu também.
Se quiser conhecer uma Band com motor 14B, coloco-me à disposição, nos finais de semana. No próximo não dá pois vou acampar e curtir as montanhas de Minas.
Se tiver interesse, manda uma mp para mim que te passo os meus tels.
Ps: Não estou vendendo a minha.
Abç
João,
Se ele andar na sua vai ficar muito exigente hahahahaha.
fabiano soriano
31/03/2013, 20:35
Fala Fernando, beleza,
Minha band é para o dia a dia, viagens, trilhas e afins...vou para o trabalho todo dia com ela e para o dia a dia, acho indispensável os seguintes itens:
1-bancos confortáveis;
2-ar condicionado;
3-isolamento acústico;
destes acredito que o ar condicionado é indispensável, tanto nos dias de calor extremo, como disseram aqui em um engarrafamento, quanto naquela chuva torrencial onde já não se enxerga nada por causa da abundância de água e se não tiver ar condicionado os vidros da band embaçam bastante e fica quase impossível dirigir.
Tendo isso e uma boa aparelhagem para escutar a som-zeira, é só alegria, ninguém te fecha, vc não fica afobado querendo passar os outros, porque sabe que sua band não para isso mesmo, vc fecha os outros sem querer, mas ninguém acha ruim (pelo menos no meu caso, nunca estressaram).
E óbvio, como já é sabido, muitos itens anti-furto, dificulte ao máximo para os bandidos, eu tenho seguro de cooperativa, pago 180,00 por mês, pois já tive a amarga experiência de perder uma band. Já tive que usar o reboque, quando estava refazendo o caminho do escapamento e foi super tranquilo, o guincho veio rapidinho e levou de uma oficina para outra, numa boa.
Mas é isso, sou apaixonado por band desde pequeno e não largo a minha por nada.
Abrass
Fabiano
Gugu-Mairipa
31/03/2013, 20:46
Abrs.
Boa noite Fernando bem vindo a um caminho sem volta, Bande vicia mais que crack, uso a minha no dia a dia com muito gosto, só tem que ficar ligado com furtos e roubos, as minhas são motor 14b muito econômicas faz 12 a 13 km/l, pego transito pesado diariamente com a minha e sinto só falta de um A/C (instalarei em breve) na estrada ando a 110 120 mas se apertar bem chega a uns 150 no painel.......... Não tenho contras para te falar, "Barulhenta" - Põe um sistema de som legal que vc nem ouve o barulho
"Treme-Treme" - treme mesmo mas não é tanto assiimmmmmmmmmmm (desculpe pelo assim é q meu jipe tava ligado kkkkkk)
Resumindo..... É um tesão de jipe/carro/caminhonete/pickup de tudo............
hercilio.neto
31/03/2013, 20:59
Uso o Bandeirante no dia a dia a 11 anos.
Quando comprei o primeiro (um Band 64 de lona) muitos amigos e familiares diziam que eu não ia acostumar, porque era barulhento, porque era de lona, porque eu trabalhava de terno, porque trabalhava em outra cidade e tinha que pegar estrada, enfim, motivos existiam aos montes.
Aqui em casa sempre tivemos 2 carros porque minha esposa também precisa de um carro para uso no dia a dia, então a adaptação seria basicamente a minha.
Não tem como não amar esse carro. A robustez, a simplicidade, a força... Voce começa a entender como ele funciona, as peças, as possibilidades de atualizações, é apaixonante.
Gosto muito e por mim só viajaria de Bandeirante. Mas a opinião aqui em casa não é unânime e na maioria das vezes acabamos viajando com o carro de plástico.
O mais difícil foi convencer a patroa de que todo investimento no jipe é compensado pela baixa desvalorização dele, mas acho que ela compreendeu isso quando vendi o outro jipe e comprei esse, devido aos valores envolvidos.
É um estilo de vida. Se essa decisão só depender de você, eu recomendo. Você não vai querer outro carro.
Mas se você precisa de um carro que a esposa também dirija (algumas mulheres gostam, mas a maioria não), que precisa ter 4 portas, que tem que colocar e tirar criança da cadeirinha, etc... aí não é a opção ideal.
Além das questões que o Titanium colocou, o Bandeirante foi produzido por muitos anos e recebeu varias configurações, que ficaram melhores ao longo dos anos.
O pessoal aqui considera que para iniciar o Bandeirante tenha que ter no mínimo o motor OM314 e câmbio com reduzida, neste caso seria um Bandeirante a partir de 82 pois esses já tem essa configuração.
A questão é que você vai pagar num jipe desses se estiver bom, o mesmo que pagaria em uma Ranger 4x4 Cabine Dupla a Diesel ano 2002. E você ainda vai querer gastar mais nele. Se o jipe tiver câmbio de 5 marchas e motor OM364 ou 14B o valor dispara.
Então, como disse o Titanium, o maior desafio é convencer a esposa.
Boa sorte.
Cesar1971
31/03/2013, 23:42
Fernando, comprei a pouco tempo uma curta 1993, motor OM364, e posso dizer da pra usar no dia a dia sim, tranqüilamente .É bm demais!
dalmo cruz torres
01/04/2013, 00:32
Pois é, minha Band é meu carro de uso diário. Pego estrada com ela para viagens perto dos 350/400 Km duas vezes por semana. Minha única reclamação é a suspensão, que podia ser mais confortável.
fabiano r
01/04/2013, 09:18
Fernando, acabo de completar um ano de Band no dia dia... o q posso lhe dizer, é questão de gosto mesmo a minha é 81 cx seca 4 marchas (já tô cambeando ela de boa rsrs) complicado só a relação dessa caixa para o trânsito a primeira e a segunda são muito reduzidas a terceira é um meio termo acabo andando quase só em terceira e a quarta é muito longa (melhor seria comprar uma com 5 marchas e com reduzida mas ai vai dos seus $$$. a minha não é muito dura não ela tem a carroceira elevada com coxins de opala isso deixa muito mais macia. O pessoal fala q a patroa reclama e tals mas lá em casa a patroa gosta muito do jeep e até dirige ele e as crianças adoram.
mas isso vai de cada um eu recomendo. E vc sempre vai ter algo para mudar ou aperfeiçoar na máquina rsrsr
Francisco Bicalho
01/04/2013, 09:20
Uso o Bandeirante no dia a dia a 11 anos.
Quando comprei o primeiro (um Band 64 de lona) muitos amigos e familiares diziam que eu não ia acostumar, porque era barulhento, porque era de lona, porque eu trabalhava de terno, porque trabalhava em outra cidade e tinha que pegar estrada, enfim, motivos existiam aos montes.
Aqui em casa sempre tivemos 2 carros porque minha esposa também precisa de um carro para uso no dia a dia, então a adaptação seria basicamente a minha.
Não tem como não amar esse carro. A robustez, a simplicidade, a força... Voce começa a entender como ele funciona, as peças, as possibilidades de atualizações, é apaixonante.
Gosto muito e por mim só viajaria de Bandeirante. Mas a opinião aqui em casa não é unânime e na maioria das vezes acabamos viajando com o carro de plástico.
O mais difícil foi convencer a patroa de que todo investimento no jipe é compensado pela baixa desvalorização dele, mas acho que ela compreendeu isso quando vendi o outro jipe e comprei esse, devido aos valores envolvidos.
É um estilo de vida. Se essa decisão só depender de você, eu recomendo. Você não vai querer outro carro.
Mas se você precisa de um carro que a esposa também dirija (algumas mulheres gostam, mas a maioria não), que precisa ter 4 portas, que tem que colocar e tirar criança da cadeirinha, etc... aí não é a opção ideal.
Além das questões que o Titanium colocou, o Bandeirante foi produzido por muitos anos e recebeu varias configurações, que ficaram melhores ao longo dos anos.
O pessoal aqui considera que para iniciar o Bandeirante tenha que ter no mínimo o motor OM314 e câmbio com reduzida, neste caso seria um Bandeirante a partir de 82 pois esses já tem essa configuração.
A questão é que você vai pagar num jipe desses se estiver bom, o mesmo que pagaria em uma Ranger 4x4 Cabine Dupla a Diesel ano 2002. E você ainda vai querer gastar mais nele. Se o jipe tiver câmbio de 5 marchas e motor OM364 ou 14B o valor dispara.
Então, como disse o Titanium, o maior desafio é convencer a esposa.
Boa sorte.
No meu caso, a diferença entre o Hercilio e eu é que o meu Bandeirante é o carro de viagem e o Golf da minha mulher é o carro urbano inclusive porque o Bandeirante só tem seguro para terceiros e o VW dela tem seguro pra tudo. Claro que o TB também roda na cidade, mas pouco, por razões pessoais / ambientais, pois na cidade opto sempre pelo transporte público. Mas o TB curto é realmente 'curto' do tamanho de um Uno, e fácil de estacionar, sobretudo tem uma vantagem que me agrada que é uma visão 'de cima' do trânsito, pois eu vejo sobre a capota de todos os carros em volta; nada é mais alto que o TB, só os ônibus e caminhões, e essa visão 'privilegiada' de cima me dá segurança, pois nessa era de insulfilm preto em todos os carros (no Rio pelo menos), a gente se sente oprimido e sem visão dentro de um carro baixo no trânsito porque não enxerga nada a não ser o vidro preto dos carros em volta. Odeio insulfilm.
Preparei meu Bandeirante durante os últimos anos para ser um carro para viajar. Não tem pneus enormes, chaminé, snorkel, quebra-mato, não tem nenhum penduricalho de trilha, mas tem caixa de 5 marchas, relação alongada, um motorzinho melhor, bancos confortáveis, AC, DH, e pneus AT, bons faróis, bons amortecedores, e em breve instalarei uma barra estabilizadora. Outra coisa que instalei e que considero importante é um Santo Antônio e cintos de 4 pontos, além do cinto de 3 pontos que agora é instalado mais para trás no próprio SA. Considero o TB um carro inseguro, à pesar de tantas opiniões contrárias, isso porque o TB é um carro que não deforma e tem um chassis como um trilho rígido, e a coluna de direção também não deforma. Me sinto mais seguro com o SA e o cinto de 4. Outra coisa é que o cinto de 3 pontos, originalmente preso à coluna logo atrás da porta em minha opinião fica fixado muito para frente, perto demais do volante e do parabrisas, e trava muito tarde, eu acho, por isso joguei a fixação dele uns 30 cm para trás.
Enfim, o Bandeirante é um carro que ou você se envolve ou não. Hoje não tem dois iguais, eles ficam com o DNA de cada dono, com o espírito da pessoa, e acho que chega um ponto (como muitos de nós) em que a gente decide que nunca vai vender o carro. Sobretudo o Banderante é muito adaptável, você monta ele como quiser, para trilha com pneus enormes e todos os penduricalhos estilo. 'Camel Trophy', ou pode ser um carro urbano facilmente, também pode ser um carro de estrada e trilha como o meu, vai ao gosto do freguês.
Ao contrário de tantos casos, a minha mulher adora viajar no Bandeirante, subimos a serra todo fim de semana nele, sempre que podemos fazemos viagens mais longas que envolvem asfalto e terra (queremos ir a Chapada Diamantina em junho), mas eu me esforcei muito e caprichei no fator 'conforto' com buchas dos jumelos em PU, calços mais macios, bancos Rallye Dakar (que ela ama de paixão), isolamento acústico pra tudo que é lado, não adianta querer achar que as moças vão curtir um jipe rústico esporrento e que sacoleja como um pandeiro, tem que dar um desconto e fazer um esforço para pensar na pessoa do banco ao lado, e isso faz uma diferença grande na hora de curtir o carro à dois. Aqui entra outro aspecto importante que é o ar condicionado; peça chave no fator conforto. Originalmente o AC do TB vinha com a caixa evaporadora embaixo do porta luvas, jogando ar gelado nos joelhos do passageiro, e um risco no caso de colisão frontal pois as pernas do passageiro ficam a centímetros dele, portanto, instalei o meu AC no centro do painel no lugar onde ficava o buraco do rádio e do cinzeiro. Com certeza isso colabora para o bem estar da minha mulher quando viajamos no Toyota, além do mais, com a evaporadora no centro, é muito mais seguro para o motorista mexer nos comandos do AC porque você não tem que se esticar todo para o lado do porta luvas quando está sozinho no carro.
Portanto, Fernando, pelo que li na sua postagem e pelo seu entusiasmo, compre um Bandeirante e siga o seu coração, ouça a opinião sas pessoas nesse Fórum, entre no 'Toyoteiros/Google' onde tem muita gente versada no assunto, e escolha o seu. Na minha humilde opinião você deve olhar o modelo 1993, sem querer comprar briga com a galera do 14b, apenas pela facilidade em achar peças Mercedes-Benz em qualquer buraco no Brasil, se for necessário. Só por isso.
abraço,
Chico
Gugu-Mairipa
01/04/2013, 14:26
No meu caso, a diferença entre o Hercilio e eu é que o meu Bandeirante é o carro de viagem e o Golf da minha mulher é o carro urbano inclusive porque o Bandeirante só tem seguro para terceiros e o VW dela tem seguro pra tudo. Claro que o TB também roda na cidade, mas pouco, por razões pessoais / ambientais, pois na cidade opto sempre pelo transporte público. Mas o TB curto é realmente 'curto' do tamanho de um Uno, e fácil de estacionar, sobretudo tem uma vantagem que me agrada que é uma visão 'de cima' do trânsito, pois eu vejo sobre a capota de todos os carros em volta; nada é mais alto que o TB, só os ônibus e caminhões, e essa visão 'privilegiada' de cima me dá segurança, pois nessa era de insulfilm preto em todos os carros (no Rio pelo menos), a gente se sente oprimido e sem visão dentro de um carro baixo no trânsito porque não enxerga nada a não ser o vidro preto dos carros em volta. Odeio insulfilm.
Preparei meu Bandeirante durante os últimos anos para ser um carro para viajar. Não tem pneus enormes, chaminé, snorkel, quebra-mato, não tem nenhum penduricalho de trilha, mas tem caixa de 5 marchas, relação alongada, um motorzinho melhor, bancos confortáveis, AC, DH, e pneus AT, bons faróis, bons amortecedores, e em breve instalarei uma barra estabilizadora. Outra coisa que instalei e que considero importante é um Santo Antônio e cintos de 4 pontos, além do cinto de 3 pontos que agora é instalado mais para trás no próprio SA. Considero o TB um carro inseguro, à pesar de tantas opiniões contrárias, isso porque o TB é um carro que não deforma e tem um chassis como um trilho rígido, e a coluna de direção também não deforma. Me sinto mais seguro com o SA e o cinto de 4. Outra coisa é que o cinto de 3 pontos, originalmente preso à coluna logo atrás da porta em minha opinião fica fixado muito para frente, perto demais do volante e do parabrisas, e trava muito tarde, eu acho, por isso joguei a fixação dele uns 30 cm para trás.
Enfim, o Bandeirante é um carro que ou você se envolve ou não. Hoje não tem dois iguais, eles ficam com o DNA de cada dono, com o espírito da pessoa, e acho que chega um ponto (como muitos de nós) em que a gente decide que nunca vai vender o carro. Sobretudo o Banderante é muito adaptável, você monta ele como quiser, para trilha com pneus enormes e todos os penduricalhos estilo. 'Camel Trophy', ou pode ser um carro urbano facilmente, também pode ser um carro de estrada e trilha como o meu, vai ao gosto do freguês.
Ao contrário de tantos casos, a minha mulher adora viajar no Bandeirante, subimos a serra todo fim de semana nele, sempre que podemos fazemos viagens mais longas que envolvem asfalto e terra (queremos ir a Chapada Diamantina em junho), mas eu me esforcei muito e caprichei no fator 'conforto' com buchas dos jumelos em PU, calços mais macios, bancos Rallye Dakar (que ela ama de paixão), isolamento acústico pra tudo que é lado, não adianta querer achar que as moças vão curtir um jipe rústico esporrento e que sacoleja como um pandeiro, tem que dar um desconto e fazer um esforço para pensar na pessoa do banco ao lado, e isso faz uma diferença grande na hora de curtir o carro à dois. Aqui entra outro aspecto importante que é o ar condicionado; peça chave no fator conforto. Originalmente o AC do TB vinha com a caixa evaporadora embaixo do porta luvas, jogando ar gelado nos joelhos do passageiro, e um risco no caso de colisão frontal pois as pernas do passageiro ficam a centímetros dele, portanto, instalei o meu AC no centro do painel no lugar onde ficava o buraco do rádio e do cinzeiro. Com certeza isso colabora para o bem estar da minha mulher quando viajamos no Toyota, além do mais, com a evaporadora no centro, é muito mais seguro para o motorista mexer nos comandos do AC porque você não tem que se esticar todo para o lado do porta luvas quando está sozinho no carro.
Portanto, Fernando, pelo que li na sua postagem e pelo seu entusiasmo, compre um Bandeirante e siga o seu coração, ouça a opinião sas pessoas nesse Fórum, entre no 'Toyoteiros/Google' onde tem muita gente versada no assunto, e escolha o seu. Na minha humilde opinião você deve olhar o modelo 1993, sem querer comprar briga com a galera do 14b, apenas pela facilidade em achar peças Mercedes-Benz em qualquer buraco no Brasil, se for necessário. Só por isso.
abraço,
Chico
Concordo com você, peça para o motor mercedez vc encontra até em Boteco de beira de estrada já para o 14b é mais complicado... Meu sonho é ter uma 93 longa, para expedições mais longas
Ronaldo Petri
01/04/2013, 17:49
Como você já sabe os contras (barulhenta, entra água, bla bla bla...), tirando essa parte, não dá pare reclamar do uso no dia a dia com uma band. Eu acabei de vender uma band que a utilizava no dia a dia, é um jipe que você sair de casa e ter a certeza que não vai ficar na mão no meio do caminho, muito confiável. Estando bem reguladinha, é muito econômica, mesmo os motores mais antigos.
Fernando'sOffRoad
01/04/2013, 20:35
Pessoal,
muitissimo obrigado pelos comentários, não imaginei que iria surtir tanta informação boa como as que vocês estão me passando. Mas vamos la.
Primeiro, vários dizendo sobre esposa, tenho apenas 25 anos, acho que não me enquadro muito bem no perfil de usuários da Band, geralmente 30 anos +, porem sou apaixonado com este tipo de carro desde quando tinha uns 14 anos. Geralmente amigos diziam gostar de carros rebaixado e essas coisas, eu olhava uma F75 na rua e babava, Rural e Willys nem se fala. E o amor pela Band veio quando vi uma de perto, o design quadrado, o barulho de um verdadeiro motor a Diesel, não essas pickups que vendem por ai que não tem aquele barulho maravilhoso de um motor a Diesel. hehehe.
Mas a minha ideia era inicialmente comprar uma Bandeirante, em um estado aceitavel, não precisa ser impecavel pois sei que o dono vai querer valorizar suas modificações.
Após a compra da Band, começar a ajeitar ela e deixa-la com a minha cara, para mim o legal vai ser isto, ver a evolução que ela vai tendo. Não ligo em perder um final de semana para ficar mexendo, e trocando peças, como já disse sou adepto do faça você mesmo.
E como já disseram ai, NUNCA vende-la, fazer o máximo possivel para NUNCA abrir mão deste sonho.
Pois bem, passado o historico, mais uma vez anotei o que estão me passando.
@Jõao Eduardo sim, moro na região da pampulha. Irei te contactar por MP para que eu possa olhar a sua Bando, vai ser de grande ajuda.
@Hercilio.Neto seu perfil se enquadrou perfeitamente no que eu passo, trabalho 90% dos dias da semana de terno, pois sou analista de sistemas, e tenho muito contato com Clientes e Usuários. Muitos familiares dizendo que é um carro velho, que vai me deixar na mão. Mas o que eu penso, e com paciência irei encontrar uma Bandeirante legal, ainda estou na fase de coleta de informações.
Aos demais do tópico, mais uma vez meu agradecimento.
Ao ler as informações passadas por vocês, muitos dizendo sobre o isolamento acústico, ai surgiu a dúvida sobre este item.
Pois seria melhor investir num possível isolamento acústico na Bandeirante após uma reforma geral, certo? para eliminar qualquer tipo de ponto de ferrugem/podre.
No mais é isso, vocês sempre me surpreendendo com toneladas de informações ricas.
Abraços a todos
No seu caso então, se não tem namorada, terá dificuldade para arrumar uma, pois é difícil mulher entrar nesse carro feliz, só amarrada mesmo!!!! auhahaaaa!!!
Primeiro reforme, depois faça o isolamento, caso contrário, quando tiver que reformar a lata, se não estiver boa, aproveitará pouco do isolamento acústico, que é, normalmente, colado na lata.
No mais, dirija bastante bands, especialmente para o dia a dia, visto que, no meu caso, quando o trânsito tá parado, se a janela estiver aberta, o cheiro de diesel entra na cabine e impregna na roupa (mais ou menos como moto dois tempos). Trabalhar de terno com cheiro de diesel......
NO mais, band é algo incompreensível, visto que vc tem todas as razões para não gostar (qualquer carro de passeio é melhor no trânsito normal), mas acaba amando, pois ela é única e vc nunca verá uma patricinha dirigindo um carro igual ao seu!!! hehehe
abçs e boa sorte
Dendrobates
01/04/2013, 22:28
minha primeira Band foi um jipe curto de lona, e o uso era no dia-a-dia. Até formatura, casamento entre outros fui com ela, afinal era meu carro. Vendi pq me incomodei de ter que pegar transito com bandeirantes todo dia. Me arrependo de ter vendido até hoje... mas todo mundo passou por uma idade meio besta! kkk
O mais correto é andar com varias bands pra vc ver o que realmente é uma BAND, e depois vc mesmo pode responder a essa pergunta.
mas uma coisa pode ser feita... compra o jipe e vai andando. depois quando sobrar $tempo$ tu compra um carro e deixa a band só pra lazer!!!
eu discordo, a mulherada adora o "jipinho" a maioria reclama quando eu vou buscar com outro carro, é claro que tem que estar o estribo e a porta sempre limpo pq senão vai escutar, sem falar que essa moda de vestidinho curto dos anos 80 é uma beleza quando tem que levar a tropa rsrsrsrssr, mas atras não tem jeito a mulherada reclama mesmo
eu sou um dos poucos em que a mulher preferiu ficar com o jipe do que comigo eu tinha ate comprado outra band pra mim, mas na hora que ela foi embora tive que rebolar pra nao perder essa band, um dia essa mulher me viu mo jipe branco com outra quase teve um treco não por minha causa mas por causa do jipe rsrsrssr
outra vantagens das band acima de 93 é que o tanque fica totalmente pra fora do veiculo diminuindo e muito o odor dentro do veiculo
hercilio.neto
01/04/2013, 22:48
Ao ler as informações passadas por vocês, muitos dizendo sobre o isolamento acústico, ai surgiu a dúvida sobre este item.
Pois seria melhor investir num possível isolamento acústico na Bandeirante após uma reforma geral, certo? para eliminar qualquer tipo de ponto de ferrugem/podre.
É isso mesmo, primeiro a funilaria depois o isolamento acústico.
Eu particularmente evito colocar feltros por dentro do jipe. Então procuro isolar o piso e o torpedo com borracha. Não tem a mesma eficiência mas ajuda.
Quem prepara o Bandeirante para viagens e uso no dia a dia forra com feltro isolante. Fica excelente o resultado.
Com borracha é diferente, você tira as tampas dos drenos e passa o Wap no assoalho.
No seu caso então, se não tem namorada, terá dificuldade para arrumar uma, pois é difícil mulher entrar nesse carro feliz, só amarrada mesmo!!!! auhahaaaa!!!.
Sei não... uma Band arrumadinha fica cheia de estilo. Marca presença. Tenho ouvido bastante elogios das mulheres, para o jipe bem entendido!!! he he he
Sei não... uma Band arrumadinha fica cheia de estilo. Marca presença. Tenho ouvido bastante elogios das mulheres, para o jipe bem entendido!!! he he he
Galera,
Uma coisa é elogiar e tal, outra é entrar no carro e pará-lo na frente do bar cheio de amiguinhas e dizer "esse é o carro do meu namorado"!!!! aí, sei não!!! Por aqui (goiânia) são poucas. Garanto que numa Land rover evoque o sucesso será bem maior!!! Mesmo assim, amo minha band, até porque sou casado!! não tenho que abafar com a mulherada!!! hehehehe!!!
abçs
pilotothiago
02/04/2013, 21:39
Rapaz aqui em Anapolis, tem 2 Bandeirantes que mulheres andam no dia dia, uma é uma Band Curta mais antiga, deve ser 88, e anda uma senhora com os filhos, sempre levando menino pra tudo que é lugar, e o carro é dela mesmo...
Ja a outra, anda uma Senhorita de uns 25 anos, uma Band Curta deve ser 98 por é 14b pelo barulho, e o carro dela é do dia dia, e o que mais vemos sao as cantadinhas de pedreiro, e ela nem da moral... :cool:
dea_arendt
10/02/2014, 11:24
acabei de comprar a minha band!
modelo 89! com direção e ar condicionado instalados...comprei na Casa das Toyotas, em Sao Jose dos Pinhais, cidade logo ao lado de Curitiba.
a band apresenta varias ferrugens, mas como a loja tem uma grande área de oficina, eles irão refazer toda lataria, pintar novamente, pintar o chassi e fazer uma revisão geral nela na faixa! sem contar que posso fazer as minhas futuras revisões neste mesmo lugar! bom né? me senti confortavel com a situação!
sempre tive medo de comprar carro 4x4 para o uso diário, e bem, vamos testar agora! um novo desafio hahahah
e uma coisa, qual seria o valor deste revestimento acustico? eu mesmo posso fazer isso?
na metade do ano quero fazer uma viagem mais caprichada, de curitiba a buenos aires...pra começar a aprender a logística de uma expedição...
dicas? tenho que ver TODAS correias? como vejo se tenho que trocar as mesmas?
irei pegar o carro só dia 22, portanto, feriado é praia! vou testa-la! hahahha
abraços a todos!
dea_arendt
10/02/2014, 11:35
ahhhh, a minha band veio com: motor MB 608 (qual seria a cilindrada deste motor? é compatível com o ano? e é de confiança?), direção hidráulica (foi instalada a original de um ano superior), ar condicionado (foi instalado de um ano superior, só que está sem as palhetas na frente, voces conhecem aonde comprar isso? ou como adaptar?) e caixa sincronizada com reduzida (o que seria isso? só sei que dirigi o carro e achei simplesmente MUITO macio os engates...realmente impressionante! nunca tinha dirigido um jipe tao macio hahahah)
desculpe-me a quantidade de perguntas, comprei por impulso, e no final deu certo! e agora estou ansioso pra poder entender este carro...desde já agradeço!!
ahhhh, a minha band veio com: motor MB 608 (qual seria a cilindrada deste motor? é compatível com o ano? e é de confiança?), direção hidráulica (foi instalada a original de um ano superior), ar condicionado (foi instalado de um ano superior, só que está sem as palhetas na frente, voces conhecem aonde comprar isso? ou como adaptar?) e caixa sincronizada com reduzida (o que seria isso? só sei que dirigi o carro e achei simplesmente MUITO macio os engates...realmente impressionante! nunca tinha dirigido um jipe tao macio hahahah)
desculpe-me a quantidade de perguntas, comprei por impulso, e no final deu certo! e agora estou ansioso pra poder entender este carro...desde já agradeço!!
Dea_arendt<
Bem vindo ao mundo das bands. Minha primeira recomendação é: se vc nunca teve um 4x4, especialmente uma band, vá com calma e conheça o carro melhor. É muito diferente dos carros de passeio e vc precisa de adaptar a ela, pois ela não se adaptará a vc, se sua expectativa é um carro-de-passeio 4x4, isto é, andar a 140km com conforto.
Se entendi bem sobre sua pergunta acerca da caixa sincronizada com reduzida... Bom, as bands acima de 83 já saíram de fábrica com câmbio 4 marchas sincronizado, isto é, o engate das marchas é mais fácil e macio. As anteriores a 83 tinham as duas primeiras marchas secas, com engate um pouco mais duro.
A reduzida é a alavanca menor, ao lado da alavanca de marchas, e serve para dar mais torque à band. É recomendado o uso em terrenos com muita lama, areia, ou subidas muito inclinadas.
É isso.
O restante o pessoal aí vai respondendo aos poucos.
Bem vindo a este mundo fascinante e caro!!!
dea_arendt
10/02/2014, 14:13
entao, andar a 140km/h eu já nem espero pq eu nunca ando a essa velocidade...90km/h ta otimo!
eu ja andei muito com l200 da quadrada, só que este carro é completamente diferente, a dinamica dela! sempre gostei de carro espartano, e sinceramente, estou apaixonado! hahahahha
valeu pela resposta sobre o cambio, quando o vendedor comentou, eu não sabia nem oq era isso....agora estou dando uma pesquisada msm! e bem, obrigado pela resposta!
helder.dir
10/02/2014, 14:52
Amigo, BEM VINDO ao mundo das Toytotas...., aos poucos você perceberá que estará loucamente apaixonado ou cético, espero que seja mais um apaixonado, assim como eu.
Só pra vc ter ideia quanto ao que o amigo disse, de adaptarmos a ela e não ela a nós, a minha Band é meu UNICO carro, trabalho viagem, trilha e etc..., antes eu tinha montana e já tiver ranger 4x4...mas meu sonho mesmo era uma Band, q finalmente deu certo! Eu me adaptei totalmente a ela, viajava do sul do pará até interior de sp, mais de 2 mil km, a 140 km/h na montana..., hj eu faço a 100 km/h porém MUITO mais feliz do que antes, afinal de band vc praticamente vai curtindo tudo, a paisagem (que fica por cima, no alto), a galera pagando um pau quando se para nos lugares... (isso pq a minha não está toda equipada ein), e assim por diante... hehehehe Afinal, band chama atenção, não há duvidas disso!!
Aos poucos quando fores lendo e apreendendo você se apaixonará mais ainda...., bom, assim espero.
Estamos sempre a disposição, afinal ser toyoteiro é ter espirito de companheiro...
Abraços!
dea_arendt
10/02/2014, 16:17
com certeza! esse é o objetivo, ter prazer! e tenho certeza que vai me proporcionar exatamente isso...afinal, é um brinquedo muito caro! hahahah
obrigado pela resposta! e estamos a disposição também!
(segue em anexo a foto do bichano antes de começar a reforma...logo logo posto fotos dele sendo desmontado!)
hercilio.neto
10/02/2014, 19:47
dea_arendt,
Bem vindo.
Toyota Bandeirante é assim mesmo. Voce experimente e ama ou odeia.
Quem ama acaba comprando uma Band. Não é bom comprar por impulso, o melhor é pesquisar bastante até achar o melhor negócio.
Pelo que voce relatou, tem um boa Band nas mãos.
O motor é compatível com o ano, tem direção hidráulica original e ar condicionado (Jesus, como me faz falta um). O cambio de 4 marchas sincronizado com reduzida também é compatível.
Como disse o DeMelo, a maneira de conduzir é diferente de um carro de passeio. É só pegar o jeito.
Olá dea_arendt! Bem-vindo!
Aqui no Fórum tem os melhores conhecedores de Band do planeta (leia "os mais infectados"). Então, suas dúvidas serão respondidas a contento.
Outra opção é encontrar-se com outros "zeladores/as de Band". Em Curitiba deve haver algum grupo ou proprietários de Bands que se ofereceriam para ajudá-lo.
Att
Norival
dea_arendt
12/02/2014, 11:25
ola a todos!
pode deixar! já estou bem inteirado no fórum! hahahah inclusive estou perdendo horas lendo!
já começaram a mexer nela, no momento esta toda desmontada e eles estão fazendo a funilaria...muitos pontos de ferrugem por baixo do carpet! COMPRICADO! hahahah mas em termos de trincas, incrivelmente nao encontraram nada até agora...espera que estivesse pior!
logo logo posto fotos do tratorzinho peladão!
bom que enquanto isso eles vão separar a carroceria do chassi e vão pintar ele todo e fazer a revisao do motor...trocar todas correias, agua do radiador, todos óleos, filtros e revisão nos freios...a tapeçaria vai ficar beeeeem pra frente pq toda essa brincadeira ta me quebrando as pernas hahahaha $$$ mas faz parte!
e obg galera! vocês todos me tranquilizaram com os seus relatos! o meu unico problema vai ser parar o carro na rua no meu trabalho...e inclusive é em uma subida!
GERALDOMS
12/02/2014, 11:27
No seu caso então, se não tem namorada, terá dificuldade para arrumar uma, pois é difícil mulher entrar nesse carro feliz, só amarrada mesmo!!!! auhahaaaa!!!
Comigo foi diferente, a minha esposa primeiro se apaixonou pela Band curta, pra depois se apaixonar por mim, e adorava os solavancos, pulos e sacudidas que o carro dava na trilha, inclusive preferia ir no banco traseiro.
Com a gravidez resolvi alongar a Band e colocar 4 portas, melhorou muito os solavancos, pulos e molejo do Barrão, mas ainda assim prefere andar no banco traseiro.
A minha é pra uso diário, trilhas pesadas e longas expedições.
Boa sorte na sua aquisição.
dea_arendt
12/02/2014, 11:43
ainda bem q namorada eu já tenho! e essa gosta de uma aventura...não nasci pra ficar na cidade, se quiser me acompanhar tem que ter pé vermelho msm! hahahah
Carlo Pecca
12/02/2014, 14:59
Dea_arendt
Bem vindo ao forum e fique tranquilo, aqui todos ajudam a todos, afinal somos uma grande família de Bands. Tem relato no forum sobre viagens ao Sul da América Andina. Quanto as peças necessárias para uma viagem longa, antes uma boa geral de motor, transmissão, parte elétrica e mimos de conforto, tipo geladeira a abordo, bancos confortáveis e etc. Esses "up-graid" vc irá fazendo ao longo do ano ou anos. Lembre-se o importante e fazer um pequeno serviço e depois curtir a BAnd. Boa viagem.
hercilio.neto
13/02/2014, 00:46
...o meu unico problema vai ser parar o carro na rua no meu trabalho...e inclusive é em uma subida!
Então são dois problemas:
1) Deixar a Band na rua é uma fria... é muito visada pelos ladrões.
2) O freio de mão é péssimo.
LEONELO FORTINI
13/02/2014, 09:23
Então são dois problemas:
1) Deixar a Band na rua é uma fria... é muito visada pelos ladrões.
2) O freio de mão é péssimo.
Bom dia Hercílio,
Realmente são dois problemas ora citados por vc. 1) Deixar a Band na rua rua, só ficando de olho, tb coloquei um interruptor na solenoide de combustível (não pode esquecer de ativar) rsrsrs... e tb comprei um volante anti furto; 2) O freio de mão, resolvi comprar um a disco na Casa da Transmissão com o Danilo, ficou muito bom.
Interessante que quando eu tinha uma D20 1992, eu tinha o mesmo cuidado. É incrível como isso pode acontecer, a Toyota Bandeirante e a D20 são veículos que já saíram de linha a muitos anos e são alvos de ladrões. Tantos outros modernos e a bandidagem quer levar nossas Bands.
dea_arendt
13/02/2014, 15:40
Pior que é...vou ter que me arranjar pra parar em um estacionamento...ossos do oficio!
ainda nao tenho dinheiro pra investir em toda segurança do carro, melhor prevenir do que ficar chorando depois!
valeu hercilio e leonelo!
então, lendo aqui no forum já fiz a minha lista de compras...vai demorar! hahahah quero colocar o mesmo tipo de volante, trava carneiro, aquela trava no cambio e mais a trava de embreagem...
agente sabe q quando eles querem roubar eles roubam, mas desse jeito fica mais complicado! hahahaha
Sérgio Bambirra
14/02/2014, 17:18
Dea, uma outra opção que vc ainda tem é a trava corta-combustível da Veronezzi, que é um dispositivo exclusivamente mecânico e, me parece, muito confiável.
Sds.
dea_arendt
17/02/2014, 12:16
Bom dia pessoal!!
Então, já providenciei um rastreador, trava carneiro e vou ver esta trava Veronezzi!
Depois disso não tem muito oq fazer, ela vai ficar em um estacionamento a uma quadra do trabalho...no final tudo irá dar certo!
Como prometido, aqui estão as fotos deles trabalhando na bichona!!
Mandei pintar as rodas dela, comprei pneus novos goodyear 70% asfalto (vai ser o meu uso msm), ja trocaram todas correias, trocaram todos oleos, filtros, agua do radiador e agora estao pintando o chassi e depois a pintura!
dae fechou! logo logo posto foto dela pronta!
hercilio.neto
18/02/2014, 07:42
Aí sim, heim!
dea_arendt
17/03/2014, 15:37
E ae pessoal! Venho novamente conversar com os senhores!
Venho acompanhando diariamente o fórum, só não participo pq não tenho muito a acrescentar hahaha
Então, já estou com a band a algumas semanas....mmmmmmmuitas coisas que eu levei um super susto e tive que arrumar! Freio de mão, segunda marcha do câmbio que já estava no pau da viola (isto dentro da garantia da loja, AINDA BEM), e agora q eu reparei q um dos feixes de mola esta partido...BEEEMMM agora vem a dúvida...
Qual que é o lugar certo para bateria da bandeirante? Sobre o banco do motorista ou do passageiro?? Eu vi neste final de semana que está sobre o banco do motorista, e a bateria fica exposta ao tempo...isto esta certo? Me desesperei pq tinha acabado de passar em um riacho! E na minha band a elétrica ta uma grande ZONA...nao encontro a caixa de fusíveis...só acho umonte de plug pra todo e quanto lado...tem como organizar isso? Eu tenho um toque para q as coisas fiquem organizadas, não tem problema em ser rustico, mas tem que ser organizado!
Venho acompanhando diariamente o fórum, só não participo pq não tenho muito a acrescentar hahaha
Então, já estou com a band a algumas semanas....mmmmmmmuitas coisas que eu levei um super susto e tive que arrumar! Freio de mão, segunda marcha do câmbio que já estava no pau da viola (isto dentro da garantia da loja, AINDA BEM), e agora q eu reparei q um dos feixes de mola esta partido...BEEEMMM agora vem a dúvida...
Qual que é o lugar certo para bateria da bandeirante? Sobre o banco do motorista ou do passageiro?? Eu vi neste final de semana que está sobre o banco do motorista, e a bateria fica exposta ao tempo...isto esta certo? Me desesperei pq tinha acabado de passar em um riacho! E na minha band a elétrica ta uma grande ZONA...nao encontro a caixa de fusíveis...só acho umonte de plug pra todo e quanto lado...tem como organizar isso? Eu tenho um toque para q as coisas fiquem organizadas, não tem problema em ser rustico, mas tem que ser organizado!
Qual é o ano da Band ?
Abs
dea_arendt
17/03/2014, 16:36
é uma 1989!
fabiano r
17/03/2014, 17:10
Boa tarde dea_arendt!
Na minha band a bateria está no lugar original embaixo do banco do motorista já está lá a 3 anos sem problema algum, quando a ficar exposta ao tempo, as pick-ups todas tem bateria exposta assim como vários caminhões.
é uma 1989!
Dea_arendt,
O lugar da bateria é esse mesmo, em baixo do banco do motorista. Não tem problema da bateria ficar exposta, só aconselho você a revisar essa elétrica antes de ficar na mão. Pode até fazer em casa mesmo... não tem segredo.
Fiz toda a elétrica na minha Band, faróis, lanternas, conexões, terminais, fios, relês, tudo novo! Tudo estanhado e muito bem isolado !
Abs
dea_arendt
17/03/2014, 18:27
Mas como assim? E se eu atravessar um rio, e pegar agua na bateria, ela vai encher de agua envolta e não vai dar curto?
Qual bateria voce usa na sua?
Eu estou pensando seriamente em fazer igual você, pois esta dificílimo de achar profissional da área que faça um serviço decente...to realmente em um ''mato sem cachorro''! Como assim estanhado?? Oque seria isso?
Você arrumou tudo usando oq como base? Nunca fiz isso...
E oque é aquela coisa embaixo do banco do carona?? Eu vi que tem uma torneira embaixo...
Geralmente é o tanque de combustivel...
dea_arendt
17/03/2014, 21:33
Geralmente é o tanque de combustivel...
Dei uma de burro nessa! Hahahahahaha edemar, vc eh de Curitiba?
Vc conhece um mecânico e eletricista bom e organizado?
quero organizar o meu carro pro meu uso diário...pelo menos o mínimo!
Como minhas viaturas são a gasolina o mecânico que lida nelas dá conta do recado embora já tenha visto umas Ranger Diesel por lá. Quanto a elétrica, as raras broncas que enfrentei forão resolvidas satisfatóriamente.
Se a instalação elétrica estiver mesmo muito danada é melhor fazer nova. Fiz assim com meu BUGGY. Quando comprei em janeiro de 2010, metade do carro não funcionava e a outra metade funcionava quando queria. Quem fez a eletrica prá mim na época foi um amigo que conhecí em um curso em 2004. Ele tem Auto Elétrica no Boa Vista.
Se quiser trocar idéias estou as ordems. (41)9602-2117
Carlo Pecca
18/03/2014, 10:58
Mas como assim? E se eu atravessar um rio, e pegar agua na bateria, ela vai encher de agua envolta e não vai dar curto?
Qual bateria voce usa na sua?
Eu estou pensando seriamente em fazer igual você, pois esta dificílimo de achar profissional da área que faça um serviço decente...to realmente em um ''mato sem cachorro''! Como assim estanhado?? Oque seria isso?
Você arrumou tudo usando oq como base? Nunca fiz isso...
E oque é aquela coisa embaixo do banco do carona?? Eu vi que tem uma torneira embaixo...
Blz DEA_ARENT,
na minha band, foi trocado toda a fiação e colocado uma caixa de fusível da UNO. Paguei 1,2K em tudo pois também foi feito motor de arranque e alternador. VC se tiver tempo e mãos habilidosas, também pode fazer em casa. O secreto e tirar por partes a fiação. Eu ajudei o eletricista Há época, para poder aprender a mexer em tudo na Band. Se vc for realmente fazer, come-se comprando os fios aos poucos, tipo rolo de 30mts. Escolha: cabos flexíveis, anti-chama, 4mm de bitola parte elétrica geral (lanternas/piscas, painel, buzina, som e outros equipamentos que vier a colocar) e de 6mm para os faróis da Band e faróis de neblina (futuro) . è importante colocar relé entre os interruptores as lanternas, farol, buzina, limpador de parabriza e outros equipamentos que passe corrente acima de 2 Amp. Assim vc não sacrifica os interruptores (chave de contato E ETC). As cores de Sinalização e iluminação são regidas pela Resolução CONTRAM nr 680/87, parcialmente modificada pela de nr 692/88. Pelo Google vc acha fácil. Espero ter ajudado!