Ver Versão Completa : Ranger 3.0 fumaceando pelo suspiro
Lucianu Ohlveiler
29/03/2013, 01:16
Ola pessoal tenho uma Ranger 3.0 2007 com 110000 km e notei que ela esta soltando uma fumacinha, tipo um vapor pelo suspiro isso é normal?
Quando tiro a tampa de abastecimento de oleo no motor, percebo que sai ar com pressão, sera que devo me preocupar com isto ou não?
alguém já verificou isto na sua viatura
Ela não baixa óleo, não fumaceia pelo escapamento e o raster não acusa nenhum problema, aparentemente ela esta normal.
Pedro Eduardo Patussi
29/03/2013, 09:06
vapor...creio q seje normal.....não sendo fumaça branca....ta otimo....
Douglas Souza
29/03/2013, 09:21
tem que levantar a vareta de óleo para ver se sai fumaça tb, se sair é desgastes nos kits ou somente nos anéis. Poder ser tb valvula PCV entupida, é aquela valvula que vai em cima da tampa, ou pode ser normal tb, depende de como vc está interpretanto esta fumaça.
da uma olhada pra ver se o filtro de ar ta ficando melecado e se ta baixando oleo.. provavelmente é a valvula pcv
Imperador!
29/03/2013, 19:16
da uma olhada pra ver se o filtro de ar ta ficando melecado e se ta baixando oleo.. provavelmente é a valvula pcv
X2! Alguns desses motores modernos trabalham com taxa de compressão bem alta então alguns deles soltam muitos vapores pelo suspiro, bem como podem cuspir óleo pela vareta e pela tampa de óleo superior do motor. A questão é saber identificar se é o normal do carro ou se está com alguma alteração.
Siga as dicas do dudu e, se tudo estiver ok, relaxe!
Daniel.Shimomoto
29/03/2013, 22:29
Ola pessoal tenho uma Ranger 3.0 2007 com 110000 km e notei que ela esta soltando uma fumacinha, tipo um vapor pelo suspiro isso é normal?
Quando tiro a tampa de abastecimento de oleo no motor, percebo que sai ar com pressão, sera que devo me preocupar com isto ou não?
alguém já verificou isto na sua viatura
Ela não baixa óleo, não fumaceia pelo escapamento e o raster não acusa nenhum problema, aparentemente ela esta normal.
x3!!!
Essa historia de não assoprar com a tampa do carter aberta só funciona com os motores Mercedes OM352/366.
A Ranger assopra pelo suspiro sim e quando quente e natural expulsar vapor de óleo. A minha assoprou do dia 05/12/2006 (dia que comprei ela - lembro que uma das primeiras coisas que fiz foi esse teste) até o dia 23 de agosto de 2012 quando troquei-a na F-1000
Se estiver jogando óleo pelo suspiro e babando pela turbina o caso é limpar a PCV como foi mencionado pelo Dudu.
E de resto, desencana e vá em frente!
Abraços
Lucianu Ohlveiler
01/04/2013, 21:20
Ola pessoal.
Hoje fiz os testes, tirei a válvula, limpei ela, mas ela não estava entupida, então tirei a vareta do óleo, liguei ela, não sai ar, mas se acelero sai umas gotas de óleo, mas só óleo ar não.
Ela tem 111.000 km troco óleo e filtro a cada 10.000 km, só uso óleo móbil delvac e ela não baixa óleo.
Acho esse fato meio estranho.
Douglas Souza
01/04/2013, 21:56
Ola pessoal.
Hoje fiz os testes, tirei a válvula, limpei ela, mas ela não estava entupida, então tirei a vareta do óleo, liguei ela, não sai ar, mas se acelero sai umas gotas de óleo, mas só óleo ar não.
Ela tem 111.000 km troco óleo e filtro a cada 10.000 km, só uso óleo móbil delvac e ela não baixa óleo.
Acho esse fato meio estranho.
Se não baixa óleo e a valvula PCV tá limpa, tua camionete tá loco de boa! Fica tranquilo!
Pessoal, a minha ranger 2008 esta com os mesmos sintomas da do Lucianu. Na cidade, em baixas rotaçoes, ela nao baixa oleo. Mas fui rodar para outra cidade, cerca de 300 km, e baixou mais que 1 litro de oleo. Tirei a mangeira do suspiro que vai no tubo de entrada de ar da turbina e nao parece estar entupida. Quando coloco o dedo para segurar a vazao de ar que sai do suspiro e seguro um pouco sai uma compressao muito forte e na saida da tampa do oleo, quando aberta, sai bastante vapor. Estou preocupado, pois alguns mecanicos na minha cidade falaram que precisa trocar os aneis de compressao. O que voces acham?
Lucianu Ohlveiler
27/08/2013, 21:16
dudu
Falaram a mesma coisa para mim, que eu teria de trocar os anéis, mas até hoje não troquei e ja andei mais 15000 km e não deu nada.
Mas a minha não baixa óleo
Pois eh, Lucianu. Meu medo eh que a minha baixa o oleo. Acho que vou levar numa autorizada MWM na minha cidade.
Daniel.Shimomoto
27/08/2013, 22:20
Pois eh, Lucianu. Meu medo eh que a minha baixa o oleo. Acho que vou levar numa autorizada MWM na minha cidade.
Galera;
Voces leram os posts iniciais do Tópico? Esse negocio de nao assoprar com a tampa de oleo aberta é coisa de motor Mercedes.
Abs!!!
Daniel,
Ovapor ou a quantidade de vapor que sai do motor nao e´ o que me preocupa. O que me preocupa e´ um motor que anda 300km e consome 1 litro de oleo lubrificante.
Daniel.Shimomoto
27/08/2013, 22:54
Daniel,
Ovapor ou a quantidade de vapor que sai do motor nao e´ o que me preocupa. O que me preocupa e´ um motor que anda 300km e consome 1 litro de oleo lubrificante.
Bom...ai me perdoe a franqueza...nao tem nem o que questionar. Ou tem algum vazamento de óleo violento nitido ou o motor está condenado.
Nesse ritmo, nao precisa nem trocar o óleo. A cada 2400km, o motor já teve todo seu oleo do carter queimado e recolocado novo.
Abs!!!
troca a valvula pvc custa uns R$200, é facinho de trocar nao precisa nem levar num mecanico.... a minha tava baixando oleo so quando pegava estrada depois que troquei nunca mais baixou oleo...
esse negocio de só trocar aneis de seguimento é gambiarra pura ainda mais num motor moderno, se realmente estiver com perda de compressao tem que abrir o bloco pra 0,25 ou 0,50 ou encamisar e deixar std...
marcoswiedemann
28/08/2013, 20:18
Como se tira essa válvula PCV pra fazer a limpeza?
ja tentei retira na minha mas não consegui.
se tiver um tutorial ou fotos agradeço.
428655 é so retirar os parafusos
marcoswiedemann
29/08/2013, 20:30
Retiro os 2 parafusos apenas?
depois qual o procedimento pra limpeza
obrigado
Retiro os 2 parafusos apenas?
depois qual o procedimento pra limpeza
obrigado
sim, ela e um pouco dificil de sair tem que ir forçando um pouco limpa com oleo diesel...
marcoswiedemann
30/08/2013, 15:28
Obrigado pela ajuda.
Pessoal, uma ajuda... Ainda estou com problemas no motor e por ter comprado em garagem, estamos tentando resolver com base na garantia. Mas como consta no painel a km de 95000, todos acham que esta km e` muito baixa pra apresentar problemas. Li num tópico que havia uma maneira de como ver a quilometragem que fica registrada no modulo de injeção. Procurei e não achei.. Alguém sabe como fazer? (me lembro que era girar a chave segurando algum botão).. OBRIGADO!!!
marcoswiedemann
08/09/2013, 17:10
Pessoal, uma ajuda... Ainda estou com problemas no motor e por ter comprado em garagem, estamos tentando resolver com base na garantia. Mas como consta no painel a km de 95000, todos acham que esta km e` muito baixa pra apresentar problemas. Li num tópico que havia uma maneira de como ver a quilometragem que fica registrada no modulo de injeção. Procurei e não achei.. Alguém sabe como fazer? (me lembro que era girar a chave segurando algum botão).. OBRIGADO!!!
acho que passando um scanner vc pode ver qual KM esta no modulo.
Pessoal, boa tarde
Ressuscitando o tópico, houveram mudanças desde meu ultimo post. O motor foi todo retificado (0.50) só com pecas originais.
Agora o problema e' outro.
O mano metro do turbo que fica no painel (limited) travou no meio. Ele não muda tanto com o carro na lenta nem com ela toda acelerada. Meu receio e' que de algum problema na central de injeção pois levei aonde a retifica da turbina foi feita e colocaram manômetro nele e esta funcionando corretamente. Outra coisa e' que parei ela com o motor quente e depois fui fazer ela pegar, quem disse que ligava?? Tive que esperar uns 15 minutos e depois pegou de boa. O que acham que possa ser?
Grato pelos comentários.
alemaord
04/03/2017, 20:48
cara tenho uma ranger v6 estava com dois cabeçotes trincados,,ja substitui os dois..montei e percebi que o motor esta soprando muita fumaça pela tampa de oleo....alguma dica sobre isso...alguem ja passou por isso..sou novato com a ranger v6..pois ja pegei ela desmontada parte de cima..e nao sei qual seria aindo o normal do motor 4.0 ainda
Imperador!
05/03/2017, 07:04
Se foi feita a parte de cima e o motor está assim ainda, você com certeza precisará mexer na parte de baixo.
Provalvemente um (ou mais) anéis estão condenados. Pode também ser motor fora do ponto.
Coophamat
05/03/2017, 22:31
Pessoal, fui tentar fazer a limpeza dessa válvula na minha ranger hoje, consegui retirar ela com facilidade, porém fui tentar abrir a parte de cima da válvula e não consegui, fique com medo de forçar muito e quebrar. Notei que dentro ela possui uma mola e um diafragma, inclusive encontrei a venda esse diafragma. Outra coisa que percebi é que ela possui dois anéis de vedação, um grande em cima e um pequeno embaixo, na minha estava faltando esse de baixo. Felizmente meu pai tem vários desses anéis de reserva e um deles se encaixou perfeitamente. Duas questões: alguém tem alguma dica de como soltar aquela tampa de cima da válvula, a segunda é que se a ausência desse anel inferior acarreta alguma alteração?
Danilo Garcia
11/06/2017, 12:14
Pessoal, fui tentar fazer a limpeza dessa válvula na minha ranger hoje, consegui retirar ela com facilidade, porém fui tentar abrir a parte de cima da válvula e não consegui, fique com medo de forçar muito e quebrar. Notei que dentro ela possui uma mola e um diafragma, inclusive encontrei a venda esse diafragma. Outra coisa que percebi é que ela possui dois anéis de vedação, um grande em cima e um pequeno embaixo, na minha estava faltando esse de baixo. Felizmente meu pai tem vários desses anéis de reserva e um deles se encaixou perfeitamente. Duas questões: alguém tem alguma dica de como soltar aquela tampa de cima da válvula, a segunda é que se a ausência desse anel inferior acarreta alguma alteração?
Fala Coopermat, eu tb estou tentando entender o funcionamento dessa valvula para limpa-la. A minha nao esta passando ar por um dos 4 dutos menores que fica ao lado do central. Outra coisa, tb tentei abrir a parte de cima para ter acesso ao diafragma e mola para limpar e nao sei como abrir.
Voce tb fez o teste do ar nos dutos um 1 a 1?
Deixe apenas o duto que a mangueira aberto e tampe todos os outros, soprando 1 a 1 pra ver se o ar sai pelo duto que liga a mangueira.
valeu
Abs
Coophamat
11/06/2017, 18:39
Daniel, não me lembro se havia obstrução nos dutos menores, só lembro da ausência do anel inferior.
Eu acho que o funcionamento e assim: o vapor sobe pelo orifício central, e entra em contato com o diafragma. O óleo condensa e escorre pelos orifícios menores de volta para o cárter e o ar passa e sai por cima indo para admissão.
Depois de colocar o anel, ele diminuiu a melação de óleo na admissão, mas ainda continua melando um pouco.
Danilo Garcia
11/06/2017, 22:01
Daniel, não me lembro se havia obstrução nos dutos menores, só lembro da ausência do anel inferior.
Eu acho que o funcionamento e assim: o vapor sobe pelo orifício central, e entra em contato com o diafragma. O óleo condensa e escorre pelos orifícios menores de volta para o cárter e o ar passa e sai por cima indo para admissão.
Depois de colocar o anel, ele diminuiu a melação de óleo na admissão, mas ainda continua melando um pouco.
Entendi.
Eu retirei a mangueira da admissao e joguei para debaixo do motor e limpei a mangueira que entra na turbina. A turbina esta sequinha, limpinha e a mangueira que foi pra baixo do motor esta seca na ponta. Acho que o volume de oleo que esta passando pelo respiro nao é suficiente para melar a mangueira toda.
DaviPerpetuo
12/06/2018, 10:13
Fala Coopermat, eu tb estou tentando entender o funcionamento dessa valvula para limpa-la. A minha nao esta passando ar por um dos 4 dutos menores que fica ao lado do central. Outra coisa, tb tentei abrir a parte de cima para ter acesso ao diafragma e mola para limpar e nao sei como abrir.
Voce tb fez o teste do ar nos dutos um 1 a 1?
Deixe apenas o duto que a mangueira aberto e tampe todos os outros, soprando 1 a 1 pra ver se o ar sai pelo duto que liga a mangueira.
valeu
Abs
Olá pessoal! Conseguiram entender o funcionamento da válvula? Tbm já desmontei a minha, mas nem sabia que ela tinha duas partes, abri só a parte inferior então, que tem os dutos, realmente, um deles é obstruído, os outros 3, livres. Na minha não vi mola e diafragma nenhum, creio então que estejam nessa parte de cima que não abri. Tinha pouco óleo, nenhuma borra, assoprando, o ar passa livre, como se fosse uma caixa vazia.
Minha 3.0 é 2006, está hoje com 150.000km, a comprei com 130.000km. Carro muito bem cuidado, até os 100.000km só foi em CCS. É muito forte, econômica, mas desde que a comprei, quando viajo com ela na estrada ela consome um pouquinho de óleo, digamos uns 100-200ml a cada 1000km de estrada. As vezes viajo puxando um trailer de 1600kg, aí consome mais, já completei 1L em 1800km. A turbina não tem folga anormal, ela não faz fumaça branca, ela anda igual a 3.0 2011 do meu pai, e é super econômica (já fiz 16km/l medidos na boca do tanque, o pc de bordo marcava 17.2km/l, rodei exatos 160km com 10.06L, viajando a 90km/h), ou seja, não tem sintomas de motor cansado, mas pra algum lugar esse óleo está indo... troco óleo de 5 em 5 mil km, já precisei tirar o cárter pra soltar a caixa de distribuição e substituir uma junta entre a caixa e o bloco, o motor está absolutamente limpo, zero de borra.
Estou desconfiado desse "anti-chama", é normal ele ser completamente livre?