PDA

Ver Versão Completa : Molas Rock Krawler do Wrangler JK no Troller

Páginas : [1] 2

dudarj
25/03/2013, 17:20
Olá pessoal,

Estava escrevendo sobre esse assunto no tópico de amortecedores e resolvi criar este para que não atrapalhe o tópico e fique mais fácil de quem esteja interessado em molas, de saber mais a respeito.

Eu tive 2 trollers e 4 Wranglers. A maior diferença na trilha entre eles é a suspensão. Aqui no Brasil, a gente consegue colocar amortecedores melhores, do mesmo nível dos americanos, como Bilstein, Fox etc pois há revendas dos mesmos aqui. POREM, nada de molas. A experiencia que tenho de molas no troller é péssima. então vou copiar o que escrevi no outro tópico.

Copiado do Tópico amortecedores bilstein:

O uso de amortecedores "melhores" é apenas 1 parte da suspensão.

O que realmente modifica o Troller é o uso do conjunto mola/amortecedor melhores.

Semana passada fizemos o teste do Troller com as molas de 2.5" da Rock Krawler para JK.

A diferença de dirigibilidade e de curso é BRUTAL. O Troller em questão estava usando molas da Garagem 4wd, que não possuem elasticidade nenhuma. Tiramos o conjunto de molas dianteiras do meu JK e colocamos no Troller.

A suspensão trabalha MUITO. Aquela sensação que vocês tem, quando trocam o amortecedor, do carro ficar mais confortável e ao mesmo tempo com melhor dirigibilidade se tornão tão obvia que quase perco minhas molas....

RECOMENDO demais. As medidas são perfeitas. A carga também. O amortecedor usado estava para um lift de 2" mas devido ao curso de suspensão, deu batente tanto aberto quanto fechado....Rancho...

Para se ter uma ideia, meus amortecedores FOX de quase 12" de curso, abrem TODO.

As molas são progressivas, no inicio as espirais ficam quase coladas. Quando aberto, essas espirais ajudam mais ainda na elasticidade da mola.

Minha sugestão é usar 2 pares de dianteira, tanto p/ frente quanto p/ traseira do Troller.

abs!

dudarj
25/03/2013, 17:21
Pode perguntar a vontade, o que eu souber eu respondo.

A mola do kit de 2.5" da RK tem 13cm de diametro e 49 de altura no estado natural. É grande, mas tem MUITA elasticidade.

Ela deixa o troller com aprox 3" a mais do que o Troller original com PC modelo troller offroad e com guincho Warn 9.5ti

No meu JK ela subiu o carro em 3.5"-4" sem guincho e sem parachoque.

Quanto ao peso do Troller, ele é mais pesado que o JK 2ptas e mais leve que o JK 4ptas...Essas molas servem nos 2 JK's, por isso o lift maior no meu caso 2ptas. No 4ptas o lift fica em torno de 3".

Elas parecem ser feitas para o troller. Encaixam como uma luva!! No kit completo, vem um parafuso que prende a mola na base para nao pular, eu também recomendo usar no troller. No mais, o encaixe é 100%, perfeito mesmo.

A RK só vende através de revendedores. Se quiser o contado do representante nos EUA, me manda uma MP que te passo. Tem o melhor preço disparado para RK e diversas outras marcas.

Esse link que postou é genérico, mas são deste tipo sim!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Vermeio http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/104981-bilstein-5125-no-troller-impressoes-7.html#post1893547)
duda,
vo abusar ok?! hehehe
sabe dizer que tamanho são estas molas e que tamanho elas ficam montadas no troller?
quanto ao tamanho, elas encaixam corretamente no prato de mola original do troller?
quanto pesa o JK?

JK Front Coil Springs (http://www.rockkrawler.com/ProductDetails.asp?ProductCode=JK_FRONT_COILS)
sao estas?

abraço!

dudarj
25/03/2013, 17:26
Vermeio, A Rock Krawler nao vende direto, somente através de seus distribuidores. Existem VÁRIOS, sendo a RIVER CITY OFFROAD River City Offroad - The Wheelin Man's Friend (http://www.rivercityoffroad.com/) a que temos comprado. Já foram 4 kits com o MARCUS, que é gerente lá. Se quiser pesquisar fique a vontade, mas eu garanto que não tem preço melhor (eu pesquisei MUITO hehehe)

O cara é gente muito boa e se comentar que é do Brasil e me conhece do forum 4x4brasil (Luiz Eduardo), ele ainda dá mais desconto!!!

Vale muito a pena mandar um email para ele...

jaime_sandim
25/03/2013, 17:30
Duda,

to doido pra ver um troller montado com essas molas ai,
consegue as fotos pra galera?

Spike
25/03/2013, 17:36
Eu tbm gostaria de ver as fotos duda!!!

Boa iniciativa!!!

as molas serião essas?
Rock Krawler JK H.D. 3.5" Rear Coils (http://www.rivercityoffroad.com/ProductDetails.asp?ProductCode=RK02002)
Rock Krawler JK H.D. 3.5" Front Coils (http://www.rivercityoffroad.com/ProductDetails.asp?ProductCode=RK02001)

Abs

dudarj
25/03/2013, 17:52
NAO!!!

Eu usei as molas de RK 2.5 progressivas!! Elas deram um lift de 2.5-3" no Troller, que usava pneus 37 e BL de 1"

No Troller as molas tem que ser as 4 do modelo FRONT.

Os modelos REAR não vão caber.

A RK vende MUITO essas molas. Hoje em dia, a maior procura são por molas com pouco lift (2.5) para manter o centro de gravidade baixo, ao mesmo tempo usando o maior pneu possível.

Manda um email para o Marcus, ele responde com brevidade, apesar de estar no Texas e ter ums 5 horas de fuso....

Boa iniciativa!!!

as molas serião essas?
Rock Krawler JK H.D. 3.5" Rear Coils (http://www.rivercityoffroad.com/ProductDetails.asp?ProductCode=RK02002)
Rock Krawler JK H.D. 3.5" Front Coils (http://www.rivercityoffroad.com/ProductDetails.asp?ProductCode=RK02001)

Abs

dudarj
25/03/2013, 17:53
As fotos eu tenho que pegar com o proprietário, mas tenho essas outras aqui que podem transmitir o que essas molas são capazes de fazer...

Essa foi tirada no dia da troca:
http://img856.imageshack.us/img856/5526/testerk.jpg

ORIONE
25/03/2013, 18:25
Show heim, pra abrir tanto e fechar tanto estava sem amort.?
Se a mola tem 49cm no estado normal a do ld dir. ja devia estar solta ou ñ?

[]´s

dudarj
25/03/2013, 18:47
Show heim, pra abrir tanto e fechar tanto estava sem amort.?
Se a mola tem 49cm no estado normal a do ld dir. ja devia estar solta ou ñ?

[]´s

A suspa estava completa, apenas a bieleta desconectada.

A mola da esquerda sai do prato superior, mas não cai devido ao batente, que no caso do JK é igual ao do Troller, estando no meio da mola. Embaixo a mola é fixa, atraves de uma trava, sem chance de pular, o que acontece muito com o Troller.

dudarj
25/03/2013, 18:53
Outra coisa, o curso para cima é determinado pelo batente.

Eu defino o quanto quero.

Meu jeep está ajustado para dar batente ANTES do pneu pegar no paralamas.

Com essa medida, da suspensão fechada, ai determina-se qual o amortecedor a ser usado.

Meu kit é o RK de 2.5 mas uso amortecedores para lift de 6".

Isso pois queria bastante curso e ainda usando pneus 37. Então tive que cortar meus paralamas e usar um batente de mais 2" na frente.

O pessoal da RK me instruiu a usar o conjunto dessa maneira, pois expliquei exatamente o que queria e o que eu estava usando de pneus e paralamas.

Toda suspensão precisa de um ajuste fino. Assim é que fazemos esse ajuste para maximizar o curso e não prejudicar os componentes.

Nada da mola fechar elo, nada do pneu raspar, nada do amortecedor fechar todo. Quem trabalha ali são os batentes, que é a sua função.

ORIONE
25/03/2013, 19:48
Muito bom!
Justamente a idéia q pensei pra mim.
Lift c/ Molas ou calços 2" e amort. c/ abertura maior d 4" (sendo 2" p/ compensar o lift e 2" p/ maior abertura).
Ajuste do batente p/ ñ raspar, fechar elo, fechar amort...

1 - Originais:
Dimencional aberto: 597mm / 23,5"
Dimencional fechado: 373mm / 14,68"
Curso:224mm / 8,81"(boa parte ñ usada, msm c/ a susp. dando batente fechada o amort. ainda tem bem curso p/ fechar...)

2 - Rancho Troller 999350:
Dimencional aberto: 604mm / 23,77"
Dimencional fechado: 382mm / 15,03"
Curso:222mm / 8,74" (idem o orig.)

3 - Rancho Tras. Ranger 999112:
Dimencional aberto: 661mm / 26"
Dimencional fechado: 410mm / 16,14"
Curso:251mm / 9,88"

4 - Bilstein 10"
Dimencional aberto: 658mm / 25.93"
Dimencional fechado: 404mm / 15,91"
Curso:254mm / 10"

5 - Bilstein 11"
Dimencional aberto: 711mm / 28,01"
Dimencional fechado: 432mm / 17"
Curso:279mm / 11"

6 - Bilstein 12"
Dimencional aberto: 754mm / 29,7"
Dimencional fechado: 455mm / 17,91"
Curso:299mm / 12"

7 - Bilstein 14"
Dimencional aberto: 886mm / 34,9"
Dimencional fechado: 527mm / 20,75"
Curso:359mm / 14"

Pelas medidas da pra usar o 3 e 5 da lista, pois ambos tem aprox. 2" a + fechados. Ja o 6 talvez tenha q ajustar o batente.

Agora o 7 ja fica grande fechado, 6" a + q o orig., descontando 2" do lift ainda sobra 4" / 100mm...

[]´s

Sandrãobh
25/03/2013, 19:51
Outra coisa, o curso para cima é determinado pelo batente.

Eu defino o quanto quero.

Meu jeep está ajustado para dar batente ANTES do pneu pegar no paralamas.

Com essa medida, da suspensão fechada, ai determina-se qual o amortecedor a ser usado.

Meu kit é o RK de 2.5 mas uso amortecedores para lift de 6".

Isso pois queria bastante curso e ainda usando pneus 37. Então tive que cortar meus paralamas e usar um batente de mais 2" na frente.

O pessoal da RK me instruiu a usar o conjunto dessa maneira, pois expliquei exatamente o que queria e o que eu estava usando de pneus e paralamas.

Toda suspensão precisa de um ajuste fino. Assim é que fazemos esse ajuste para maximizar o curso e não prejudicar os componentes.

Nada da mola fechar elo, nada do pneu raspar, nada do amortecedor fechar todo. Quem trabalha ali são os batentes, que é a sua função.

Duda, e para limitar a abertura, quando dá batente de um lado , o outro ainda tem um pouco de curso abrindo? vc sabe a medida do elo desta mola?

abç

jaime_sandim
25/03/2013, 20:03
Muito bom esse tópico:concordo:
Pena nao ter sido aberto uns tempos atras antes de mexer na minha suspensão.
Mas vou acompanhar quem sabe no futuro na sei oque fazer.

dudarj
25/03/2013, 20:28
Duda, e para limitar a abertura, quando dá batente de um lado , o outro ainda tem um pouco de curso abrindo? vc sabe a medida do elo desta mola?

abç

O amortecedor que segura a abertura da suspensão, dá final de curso. A foto mostra o limite da suspensão sem que as 3 rodas fiquem no ar.

Se você usa o troller em corridas, no qual o carro "voa" ai usam os limiting straps, que são aquelas cintas que limitam a suspensão e os batentes tem que ser do tipo airbumps, para o "pouso".

A mola tem 49cm x 13cm. Não entendi bem a pergunta sobre a medida do elo?

A espessura do fio da mola nao diz ABSOLUTAMENTE nada, já que o fio pode ser feito de N diferentes tipos de aço/ligas.

A quantidade de "elos" também nao significa ABSOLUTAMENTE nada. Uma mola ter mais elos do que outra nao quer dizer NADA.

Tem muita gente que vende molas e fala da espessura, da quantidade de elos etc....FUJA dessas pessoas.

dudarj
25/03/2013, 20:42
Olha outra foto na rampa de RTI de 30graus

http://img201.imageshack.us/img201/6098/ramparti.jpg

Pedro Rocha
25/03/2013, 21:05

Boa iniciativa!!! x 2!!!

assinando o tópico e de olho nas fotos.....

Duda pelo que eu entendi do 1º post só foi montado na diant. do troller as dianteiras do JK, correto..?

as diant. do JK tb são plug and play na traseira?

no troller tem uma difereça de +ou- (infelizmente tava sem paquimetro quando medi) de 0,5cm no diametro interno entre as molas traseiras e dianteiras (a dianteiras tem diametro menor), não sei se tem diferença nos pratos de mola.....

será que as diant. do jk assentam bem tb no prato de mola traseiro do troller? vc falou em 49x13cm, 13cm é diametro externo? qual o diametro interno delas?! vcs chegaram a ameaçar a montagem na traseira...?

Realmente essas molas progressivas pro jk que devem ter anos luz de deselvovimento em relação ao que a gente tem aqui seriam um tremendo up pra suspa do bugão!

desculpa o bombardeio de perguntas mas me interessei muito tópico! Parabéns pelo mesmo.

leonardo rocha
25/03/2013, 21:12

duda achei essa mola no ebay...

Jeep JK Wrangler Front Coil Springs Teraflex 2 5" 4 Door 3" 2 Door | eBay (http://www.ebay.com/itm/Jeep-JK-Wrangler-Front-Coil-Springs-Teraflex-2-5-4-Door-3-2-Door-/200835008979?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2ec2b309d3&vxp=mtr)

essa eh a mesma? ou pode ser essa tambem?

Sandrãobh
25/03/2013, 21:28
O amortecedor que segura a abertura da suspensão, dá final de curso. A foto mostra o limite da suspensão sem que as 3 rodas fiquem no ar.

Se você usa o troller em corridas, no qual o carro "voa" ai usam os limiting straps, que são aquelas cintas que limitam a suspensão e os batentes tem que ser do tipo airbumps, para o "pouso".

A mola tem 49cm x 13cm. Não entendi bem a pergunta sobre a medida do elo?

A espessura do fio da mola nao diz ABSOLUTAMENTE nada, já que o fio pode ser feito de N diferentes tipos de aço/ligas.

A quantidade de "elos" também nao significa ABSOLUTAMENTE nada. Uma mola ter mais elos do que outra nao quer dizer NADA.

Tem muita gente que vende molas e fala da espessura, da quantidade de elos etc....FUJA dessas pessoas.

Valeu Duda, era a espessura do fio mesmo!!!! mas somente curiosidade!!! O que eu queria saber mesmo era sobre o fim de curso abrindo, pois se não me engano no tópico dos bilstein, dizem que o fabricante recomenda que o amortecedor não tenha esta carga de segurar o eixo....

abç

dudarj
25/03/2013, 22:00
Valeu Duda, era a espessura do fio mesmo!!!! mas somente curiosidade!!! O que eu queria saber mesmo era sobre o fim de curso abrindo, pois se não me engano no tópico dos bilstein, dizem que o fabricante recomenda que o amortecedor não tenha esta carga de segurar o eixo....

abç

Sandrão, em toda suspa de JK o que segura os eixos são os amortecedores. Isso tirando as suspas de "prerunner" que usam as cintas pois a paulada é grande. Na trilha ou na estrada, dificilmente vc vai saltar para abrir todo o amortecedor.

dudarj
25/03/2013, 22:07
duda achei essa mola no ebay...

Jeep JK Wrangler Front Coil Springs Teraflex 2 5" 4 Door 3" 2 Door | eBay (http://www.ebay.com/itm/Jeep-JK-Wrangler-Front-Coil-Springs-Teraflex-2-5-4-Door-3-2-Door-/200835008979?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2ec2b309d3&vxp=mtr)

essa eh a mesma? ou pode ser essa tambem?

Leonardo,

O teste foi feito com a mola da empresa Rock Krawler.

Mas nada impede o uso de molas de outros fabricantes.

No "mundo" dos Wranglers, existem dezenas de fabricantes, dezenas de tamanhos e diversas aplicaçoes uns melhores, outros nao tão bons. Há relatos de molas de kits que cansam com o tempo etc.

Há as molas progressivas, molas lineares, molas para alta velocidade no deserto, molas para trilhas...

Marcas como RK, EVO, Metalcloak, Rubicon Express, Teraflex entre outras, não costumam dar problemas.

Eu escolhi a RK pelas experiências de outros usuários, pelo suporte pos venda e pela garantia (vida eterna nos braços), Acho que uma companhia que atende esses requisitos é para ser levada em consideração.

Essa do seu link é uma mola de 5" da marca Teraflex. A marca é muito boa, mas como nao tive experiencia, não sei como ficaria a altura do troller, certamente pouco mais alto do que a RK que instalamos.

dudarj
25/03/2013, 22:20
Montamos apenas as molas dianteiras do JK pois as molas traseiras são bem menores e possuem o diametro maior.

As dianteiras cabem na traseira do troller sem problemas. O diametro casa na frente e atrás. Quando medimos, as molas dianteiras e traseiras do Troller tinham o mesmo diametro, sendo uma pequena diferenca na altura delas (cerca de 2cm). Não sabemos se houve desgaste das molas. O Jogo anterior, da garagem 4x4 cedeu nitidamente, alem de perder mais ainda a pouca elasticidade que tinha.

13cm é o diametro externo, diametro compatível com os pratos dianteiro e traseiro do Troller.

Quando a RK (ou qualquer uma das grandes) vai lançar um kit novo, eles passam mais de 1 ano só pesquisando o tipo de molas e o trabalho em conjunto com amortecedores (valvulas, cargas) Só daí lançam o produto.

Como a concorrencia é acirrada, não adianta lançar um produto mais ou menos. (até existem, mas são totalmente descriminados). Estão sempre tentando inovar, melhorar a capacidade offroad sem detrimento da onroad etc.

Eu sinceramente acho que o pessoal da Troller pode se beneficiar com isso, tendo um produto que foi desenvolvido para uma aplicaçao bem similar, sem achismos, com bastante pesquisa.

Realmente só faltava o teste.

Outra coisa, não comprem molas indo somente no preço. As vezes voce paga 20-30 dolares a mais e tem um produto bem superior. Eu não conheço todas as marcas, mas posso ajudar fazendo pesquisas nos foruns gringos que são repletos de informaçoes técnicas sobre cada kit, cada mola, cada amortecedor.

x 2!!!

assinando o tópico e de olho nas fotos.....

Duda pelo que eu entendi do 1º post só foi montado na diant. do troller as dianteiras do JK, correto..?

as diant. do JK tb são plug and play na traseira?

no troller tem uma difereça de +ou- (infelizmente tava sem paquimetro quando medi) de 0,5cm no diametro interno entre as molas traseiras e dianteiras (a dianteiras tem diametro menor), não sei se tem diferença nos pratos de mola.....

será que as diant. do jk assentam bem tb no prato de mola traseiro do troller? vc falou em 49x13cm, 13cm é diametro externo? qual o diametro interno delas?! vcs chegaram a ameaçar a montagem na traseira...?

Realmente essas molas progressivas pro jk que devem ter anos luz de deselvovimento em relação ao que a gente tem aqui seriam um tremendo up pra suspa do bugão!

desculpa o bombardeio de perguntas mas me interessei muito tópico! Parabéns pelo mesmo.

Vermeio
26/03/2013, 09:47
Muito bom!
Justamente a idéia q pensei pra mim.
Lift c/ Molas ou calços 2" e amort. c/ abertura maior d 4" (sendo 2" p/ compensar o lift e 2" p/ maior abertura).
Ajuste do batente p/ ñ raspar, fechar elo, fechar amort...

1 - Originais:
Dimencional aberto: 597mm / 23,5"
Dimencional fechado: 373mm / 14,68"
Curso:224mm / 8,81"(boa parte ñ usada, msm c/ a susp. dando batente fechada o amort. ainda tem bem curso p/ fechar...)

2 - Rancho Troller 999350:
Dimencional aberto: 604mm / 23,77"
Dimencional fechado: 382mm / 15,03"
Curso:222mm / 8,74" (idem o orig.)

3 - Rancho Tras. Ranger 999112:
Dimencional aberto: 661mm / 26"
Dimencional fechado: 410mm / 16,14"
Curso:251mm / 9,88"

4 - Bilstein 10"
Dimencional aberto: 658mm / 25.93"
Dimencional fechado: 404mm / 15,91"
Curso:254mm / 10"

5 - Bilstein 11"
Dimencional aberto: 711mm / 28,01"
Dimencional fechado: 432mm / 17"
Curso:279mm / 11"

6 - Bilstein 12"
Dimencional aberto: 754mm / 29,7"
Dimencional fechado: 455mm / 17,91"
Curso:299mm / 12"

7 - Bilstein 14"
Dimencional aberto: 886mm / 34,9"
Dimencional fechado: 527mm / 20,75"
Curso:359mm / 14"

Pelas medidas da pra usar o 3 e 5 da lista, pois ambos tem aprox. 2" a + fechados. Ja o 6 talvez tenha q ajustar o batente.

Agora o 7 ja fica grande fechado, 6" a + q o orig., descontando 2" do lift ainda sobra 4" / 100mm...

[]´s

boas informações dos amortecedores, mas penso que o tamanho do lift por si só nao quer dizer o tamanho a mais que temos que ter no amortecedores, vai depender do tamanho dos batentes tambem. acho que foi isso que o duda quis dizer no post #10
ao meu ver tenho duas opções:
1. retirar minhas molas e baixar o jipe ate ele se "escorar" no batente, ver se este esta do tamanho correto para que o pneu nao bata no paralamas. com o jipe nesta posição medir o tamanho maximo que o amortecedor teria que ter fechado para o batente segurar a suspenção antes de dar fim de curso no amortecedor (acredito que teria que pegar a medida e tirar uma polegada?). apartir dessa medida escolher o amortecedor pelo tamanho que ele tem fechado.
ou
2. comprar um amortecedor grande que me permita utilizar toda a elasticidade da mola e depois ajustar o batente para nao dar fim de curso no amortecedor. meu medo nesse caso é ter que limitar muito a subida da suspenção, acho que só medindo na pratica para saber...

agora as duvidas kkkk
meu raciocínio esta correto ou mereço ser chamado de orelha pontuda?
qual das opções seria mais indicada?
na verdade tava mais inclinado a primeira opção para trazer tudo de uma vez... claro que deixando um espaço entre pneu e paralama, vai que um dia a gente queira bota uns 40 né?!.... hehehehhe

duda,
tem amortecedor quando todo aberto permite que a mola saia do prato?
vou mandar um email pro Marcus

agradeço
abraços

dudarj
26/03/2013, 10:29
Fala!

Faz esse teste! Eu soltaria os 4 amortecedores antes, 1 parafuso de cada, e somente a mola que estivesse no lado a ser levantado.

Não sei como faria isso, mas assim consiguiria visualizar quando estaria dando batente.

2. A mola tem grande elasticidade tanto para UPtravel quanto para DOWNtravel Voce pode colocar um amortecedro grande, CONTANDO que quando fechado o batente já esteja atuando. Este é o limite para o tamanho do amortecedor. Se quiser um maior ainda, ai terá que modificar os pontos de fixação do amortecedor, seja em cima ou seja embaixo. Ou então vai perder curso se aumentar os batentes... OUTRA opçao é cortar os paralamas igual eu fiz com o JK....

No Troller que testamos, a mola "normal" pulava fora do prato toda hora devido ao curso do amortecedor. Quando trocamos a mola, o amortecedor dava fim de curso ANTES da mola soltar. MAS tem que prender a parte de baixo sempre.

É normal a mola sair do prato superior. O que não pode é pular fora do inferior.

Olha essa mola traseira na cherokee oficial da Clayton Offroad...

http://img29.imageshack.us/img29/3760/67465197339814011006967.jpg

boas informações dos amortecedores, mas penso que o tamanho do lift por si só nao quer dizer o tamanho a mais que temos que ter no amortecedores, vai depender do tamanho dos batentes tambem. acho que foi isso que o duda quis dizer no post #10
1. retirar minhas molas e baixar o jipe ate ele se "escorar" no batente, ver se este esta do tamanho correto para que o pneu nao bata no paralamas. com o jipe nesta posição medir o tamanho maximo que o amortecedor teria que ter fechado para o batente segurar a suspenção antes de dar fim de curso no amortecedor (acredito que teria que pegar a medida e tirar uma polegada?). apartir dessa medida escolher o amortecedor pelo tamanho que ele tem fechado.
ou
2. comprar um amortecedor grande que me permita utilizar toda a elasticidade da mola e depois ajustar o batente para nao dar fim de curso no amortecedor. meu medo nesse caso é ter que limitar muito a subida da suspenção, acho que só medindo na pratica para saber...

agora as duvidas kkkk
meu raciocínio esta correto ou mereço ser chamado de orelha pontuda?
qual das opções seria mais indicada?
na verdade tava mais inclinado a primeira opção para trazer tudo de uma vez... claro que deixando um espaço entre pneu e paralama, vai que um dia a gente queira bota uns 40 né?!.... hehehehhe

duda,
tem amortecedor quando todo aberto permite que a mola saia do prato?
vou mandar um email pro Marcus

agradeço
abraços

dudarj
26/03/2013, 10:35
Só para constar, mandei email para o Marcus e o par de molas de 2.5" da RK custam 159.00 dolares lá fora. Ainda tem desconto, é só pedir para ele!

abs

Spike
26/03/2013, 11:22
Só para constar, mandei email para o Marcus e o par de molas de 2.5" da RK custam 159.00 dolares lá fora. Ainda tem desconto, é só pedir para ele!

abs

Duda. Vc poderia por gentileza postar o link dessa mola? Assim teremos certeza que estamos citando a mesma mola.

E para reforçar... Será necessário 2 conjunto de molas Front do JK para montar na dianteira e traseira do Troller?

Abs

AAKRIECK
26/03/2013, 11:43
Muito bom o tópico, parabéns.

Duda, você pode passar o E-mail do Marcos que você sitou para eu entrar em contato?

Abs.

ORIONE
26/03/2013, 15:26
ou

abraços

Isso mesmo, eu iria na 1ªopção! Só vai da um pouquinho a mais d trabalho por ter q retirar as 4 molas...
[]´s

hugocsl
26/03/2013, 15:27
Valeu por compartilhar a experiencia Duda!

Se a minha Baixinha não fosse tão nervosa eu já teria levantando o buggão hahaha

Abs

dudarj
26/03/2013, 16:35

abs

Email do Marcus é sales@rivercityoffroad.com

Não achei um link específico da mola, apenas aquele link que fala das molas de 2.5 e 3.5 progrssivas.

As molas são exatamente iguais a esta aqui. Apesar do meu kit ser o Xfactor, as molas sao as mesmas.

ROCK KRAWLER 2.5" Max. Travel Suspension System (http://www.rivercityoffroad.com/ProductDetails.asp?ProductCode=RKJK25MT)

dudarj
26/03/2013, 16:43
Spike, a RK só faz 1 tipo de mola progressiva de 2.5". Pode mandar email para ele pois ele tá sabendo que fiz esse tópico.

Com relaçao a amortecedores, eu já tive por 2x bilstein e 2x Fox, inclusive ando de Fox agora.

Eu prefiro o FOX. São mais firmes. Em alta velocidade no piso ruim são excelentetes, nas trilhas tbm. Na mão a sensação é de que são de uma qualidade superior.

No meu Troller eu usava os FOX com reservatório e COM REGULAGEM. Era um espetáculo, mas custaram o dobro dos FOX 2.0 que uso hoje...ai vai do bolso de cada um...

Um Fox 2.0 custa em média uns 120-130 dol. O Bilstein uns 75-80... Pessoal, o bilstein não é um amortecedor ruim, LONGE disso, é apenas minha opçao. Certamente estarão bem servidos com um ou com outro.

Eu acho que o Marcus consegue fazer um jogo de fox COM RESERVATORIO por cerca de 750 dolares os 4...São FOX valvulados pela Teraflex. Alguns amigos aqui usam e estão extremamente satisfeitos. Não esqueça de mencionar que os 4 amortecedores são do tipo olhal-olhal....

abreu
26/03/2013, 16:57
Nossa, parem de me fazer inveeeeeja! =(

Tudo que eu queria era estar com meu Troller agora, com pneus 35" MUD em roda aro 20" da Tuff, 2,5" de lift, guincho Warn Zeon 12 e bloqueios Eaton E-locker nos dois eixos.

Era esse meu projeto =(
Pena que meu Troller não funciona =(

dudarj
26/03/2013, 17:19
Nossa, parem de me fazer inveeeeeja! =(

Tudo que eu queria era estar com meu Troller agora, com pneus 35" MUD em roda aro 20" da Tuff, 2,5" de lift, guincho Warn Zeon 12 e bloqueios Eaton E-locker nos dois eixos.

Era esse meu projeto =(
Pena que meu Troller não funciona =(

2,5" de lift e abrindo a suspa desse jeito, imagina só!!!

Calma que é questão de tempo até arrumarem solução....Enquanto isso vai pesquisando sobre os upgrades!!!

Giuberto
26/03/2013, 17:21
Passando para parabenizar o criador!
Duda, meus parabéns pelo tópico e iniciativa. Só faltam as fotos e vídeos se possível.
Sem sombra de dúvidas usarei esse tópico quando comprar meu próximo troller!

dudarj
26/03/2013, 17:37
Passando para parabenizar o criador!
Duda, meus parabéns pelo tópico e iniciativa. Só faltam as fotos e vídeos se possível.
Sem sombra de dúvidas usarei esse tópico quando comprar meu próximo troller!

Vlw Giuberto,

Estou comprando um jogo de molas hoje. Espero semana que vem poder estar com elas instaladas no Troller para trazer mais informaçoes. Mas garanto que são infinitamente superiores as originais.

Dai posso prever qual medida de amortecedor/batente adotar...

Spike
26/03/2013, 18:02
Vlw Giuberto,

Estou comprando um jogo de molas hoje. Espero semana que vem poder estar com elas instaladas no Troller para trazer mais informaçoes. Mas garanto que são infinitamente superiores as originais.

Opa, ai sim heimm!!!!

Vou até esperar para ver o andamento!!!

Abs

abreu
26/03/2013, 18:18
Vlw Giuberto,

Quanto ta saindo as molas com o frete para o Brasil Duda?

Abraços.

dudarj
26/03/2013, 19:03
Quanto ta saindo as molas com o frete para o Brasil Duda?

Abraços.

Ainda não tenho o valor do frete p/ Brasil, só vou saber na semana que vem mesmo. As molas vao p/ Miami antes.

Acho que o custo total das molas deve ficar em torno de 1500 reais as 4. Dá para ficar mais barato se forem despachadas por USPS direto dos EUA para o BR, mas demoram cerca de 20 dias...

O Marcus perguntou se o pessoal nao quer fazer um GROUP BUY das molas...ai cai ainda mais...só nao sei como faz p/ enviar tudo. Se é junto ou separado...

jaime_sandim
26/03/2013, 20:15
Duda,
Gostei muito da ideia das molas apesar de ter colocado a menos de um mês as molas da rota4x4.
Eu ainda nao acertei totalmente elas....
Se voce conseguir um acerto tão bom na suspensão com esse valor, não penso 2 vezes e vendo elas e vou montar do jeito que você esta fazendo pro teu amigo.
Voi copiar na cara dura mesmo hehehe

To ansioso pra ver as fotos delas montadas.

Abs e Parabéns novamente pela invenção

dudarj
26/03/2013, 20:24
Duda,
Gostei muito da ideia das molas apesar de ter colocado a menos de um mês as molas da rota4x4.
Eu ainda nao acertei totalmente elas....
Se voce conseguir um acerto tão bom na suspensão com esse valor, não penso 2 vezes e vendo elas e vou montar do jeito que você esta fazendo pro teu amigo.
Voi copiar na cara dura mesmo hehehe

To ansioso pra ver as fotos delas montadas.

Abs e Parabéns novamente pela invenção

O intuito é esse mesmo! Podem copiar a vontade! E também há outros fabricantes de molas nos EUA, alem da RK. O legal é buscar as molas progressivas.

O tópico é para agitar um pouco esse mercado, que praticamente nao existe, de molas importadas. Amortecedores já estão usando, os Bilstein, Fox, o "caipira"de logo vermelha, os procrap, skyjocker.... falta mesmo as molas....

jaime_sandim
26/03/2013, 20:36
Ja que você vai estar com o troller na mão pra montar essas molas.
Seria muito legal se inventasemos uma espécie de kit.
Com oque precisar pra montar por exemplo.
Molas de tal modelo, amortecedores de tal modelo,ai cada um escolhe a marca da preferencia
e bieletas reguláveis ou quick desconect (quem sabe alguma do JK mesmo).
E mais alguma coisas que se faça necessário.

Ia facilitar muito a vida de gente igual eu que nao sabe muito dessas coisas mas sonha com a viatura equipada com peças de primeiro mundo

abreu
26/03/2013, 21:15
Ainda não tenho o valor do frete p/ Brasil, só vou saber na semana que vem mesmo. As molas vao p/ Miami antes.

Acho que o custo total das molas deve ficar em torno de 1500 reais as 4. Dá para ficar mais barato se forem despachadas por USPS direto dos EUA para o BR, mas demoram cerca de 20 dias...

O Marcus perguntou se o pessoal nao quer fazer um GROUP BUY das molas...ai cai ainda mais...só nao sei como faz p/ enviar tudo. Se é junto ou separado...

Eu quero Duda. Por esse preço e se for tão boa quanto estás dizendo eu quero sim.

Só uma pergunta, essas molas não deixam o carro muito "molenga"?

Meu intuito, além de levantar o carro, é melhorar ou pelo menos manter a boa estabilidade dele.

No domingo eu voltava da praia na Mohave (Kia), e na minha frente vinha um Troller 3.0 bem apressado com pneus 33" MUD e amortecedores Bilstein.
Fiquei admirado com estabilidade dele, entrava nas curvas como um carro pequeno.
Provavelmente o meu original com pneus 32" não tem uma estabilidade tão boa assim.

Infelizmente o motorista não me deu chance de perguntar o que estava usando de molas, vi apenas os amortecedores.

Abraços.

abreu
26/03/2013, 21:30
Então organizando as coisas:
Seriam as molas RK de 2,5" dianteiras do Wrangler e amortecedores Bilstein (de quantas polegadas? 10, 11 ou 12?) Abraços!

dudarj
26/03/2013, 21:36
Eu quero Duda. Por esse preço e se for tão boa quanto estás dizendo eu quero sim.

Só uma pergunta, essas molas não deixam o carro muito "molenga"?

Meu intuito, além de levantar o carro, é melhorar ou pelo menos manter a boa estabilidade dele.

No domingo eu voltava da praia na Mohave (Kia), e na minha frente vinha um Troller 3.0 bem apressado com pneus 33" MUD e amortecedores Bilstein.
Fiquei admirado com estabilidade dele, entrava nas curvas como um carro pequeno.
Provavelmente o meu original com pneus 32" não tem uma estabilidade tão boa assim.

Infelizmente o motorista não me deu chance de perguntar o que estava usando de molas, vi apenas os amortecedores.

Abraços.

Abreu, eu gosto do jipe macio, MAS não é o caso do meu conjunto mola/amortecedor...

Eu tenho o pé pesado, costumo a andar acima do limite (sem pedras pfv). Chego a desligar tudo quanto é controle de estabilidade, etc... porque ficam ativando toda hora. Posso te falar que o jipe está extremamente estável. Não aderna em curvas, não é molenga. Original era MUITO molenga.

Acho que o conjunto mola/amortecedor contribui para manter essa estabilidade. Nao é fato somente da mola.

O Troller original é mais molenga, mais bobo, do que meu wrangler hoje. De maneira NENHUMA é um carro duro. ...Difícil de explicar, mas citando um tópico que lí, está mais para uma suspensão "esportiva" no asfalto.

Eu particularmente gosto do estilão cadillac, das grand cherokas antigas...mas não é o caso, longe disso.

dudarj
26/03/2013, 21:44
Então organizando as coisas:
Seriam as molas RK de 2,5" dianteiras do Wrangler e amortecedores Bilstein (de quantas polegadas? 10, 11 ou 12?) Abraços!

Molas OK.

O amortecedor precisa ser definido de acordo com o curso da suspensão fechada (dando batente) e dai ver qual o amortecedor que dará mais curso...Eu nao sei dizer isso hoje, mas semana que vem posso passar essas informaçoes quando tivermos com as 4 molas montadas. Ai faço o ciclo da suspa dianteira e traseira, anotando tudo.
Provavelmente iremos comprar 1 jogo de FOX para esse Troller (urubu).

Ele estará usando também as bieletas desconectáveis da JKS (desconectando somente 1 lado para a barra não cair). Também é uma peça de Wrangler, mas pode ser qualquer bieleta, inclusive a original, basta tirar o parafuso e pedir para 1 torneiro fazer um pino com um buraco para um contra pino, como esse da imagem. Esse "pino"seria atarrachado como um parafuso no suporte da bieleta que vai no lado do chassis.

http://www.carid.com/images/brand/jks/pn_4100_alt1.jpg

abreu
26/03/2013, 21:45
Então eu estou dentro.
O pagamento seria feito individualmente? Paypal?
Ou juntamos tudo e fazemos um pagamento só?

O frete seria melhor separado, pois sou de Natal-RN e vocês estão mais para baixo...

Abraços.

dudarj
26/03/2013, 22:00
Ja que você vai estar com o troller na mão pra montar essas molas.
Seria muito legal se inventasemos uma espécie de kit.
Com oque precisar pra montar por exemplo.
Molas de tal modelo, amortecedores de tal modelo,ai cada um escolhe a marca da preferencia
e bieletas reguláveis ou quick desconect (quem sabe alguma do JK mesmo).
E mais alguma coisas que se faça necessário.

Ia facilitar muito a vida de gente igual eu que nao sabe muito dessas coisas mas sonha com a viatura equipada com peças de primeiro mundo

Isso vai acabar sendo o resultado desse tópico...daqui a pouco todo mundo vai estar contribuindo e se der certo, os Troleiros terão diversos "kits" de qualidade para comprar...

Eu sou limitado, minha experiência são de poucos kits, nem tenho Trollerv(tive 2x), estou apenas ajudando um grande amigo que está dando murro em ponta de faca com os produtos que tá comprando aqui no BR.

Se tiver alguém aqui com mais idéias, fique a vontade de compartilhar com o povo.

O que eu to buscando com isso é usar produtos de QUALIDADE no Troller pois sei que o carro tem potencial!! E muita das vezes, produtos de extrema qualidade com custos bem competitivos perto da porcariada que vende aqui...o bom é que a galera começa a saber mais sobre o funcionamento da suspensão, ajustes etc...

Vamos torcer para que eu consiga casar o conjunto mola/amortecedor....1 passo de cada vez. Assim montamos um kit tipo "estágio 1" (mola e amort) e ai vamos para os seguintes estágios, panhard com juntas rotulares, braços de suspa com regulagem de caster...etc.

Tudo para ser feito por cada proprietário, no seu tempo e no seu orçamento...sem depender de ninguém.

dudarj
26/03/2013, 22:17
Então eu estou dentro.
O pagamento seria feito individualmente? Paypal?
Ou juntamos tudo e fazemos um pagamento só?

O frete seria melhor separado, pois sou de Natal-RN e vocês estão mais para baixo...

Abraços.

HEHEHEHE

Tudo que eu estou escrevendo aqui é para ajudar vcs...eu não sei como voces podem fazer.

Ou cada um compra individualmente, o que acho que dá menos rolo, ou fazem o group buy, que foi uma sugestão do Marcus...

As vezes esse group buy pode até enrolar o meio de campo....

Eu citei apenas opçoes. Cabe a vocês se organizarem. Eu ajudo no que for preciso.

Só para esclarecer aqui, eu não sou vendedor de peças, não ganho absolutamente nada com isso. Foi uma experiencia que fiz que deu um resultado EXCELENTE e estou compartilhando com todos voces, mostrando os caminhos que eu tomei e estou tomando, para montar o Troller.

O que estou fazendo aqui, fiz para amigos do Wrangler...3 amigos usaram a mesma receitinha e estão felizes da vida!

Uma dica:
Para trazer peças em geral uso uma consolidadora. Essas recebem o produto para vc nos EUA e despacham para sua casa no Brasil. Conheço 2 das dezenas que existem - www.shipito.com e USAbox.com ® mail forwarding - Mail Boxes and Mailing Addresses in USA (http://www.usabox.com) A shipito tem maior variedade de envio e diversos mecanismos internos, tipo, retirar tudo das caixas, jogar fora manuais, juntar tudo e trocar de caixa...

Não me perguntem como, onde e porque...o site delas diz tudo explicadinho como faz para se associar. É relativamente simples.

Independente disso, o Marcus tá vendo como faz para mandar direto da RK para o Brasil. Bom que o custo das molas não é tão alto na incidencia do imposto. Voces podem perguntar isso diretamente para ele.

dudarj
26/03/2013, 22:19
Ja ia esquecendo....ele aceita paypal sim!

Paulo_CW
26/03/2013, 23:10
Duda...
Parabens pela iniciativa... sempre acompanhei seus posts e este certamente é mais um de interesse de todos....
Bom.... sou mais um aqui querendo ter estas molas.... e Duda, vc q já tem o caminho das pedras não quer encabeçar uma remessa destas molas aos aqui interessados.....
Abraço

abreu
27/03/2013, 11:47
Então vou aguardar vocês instalarem nesse Troller e me passar o resultado. Enquanto isso vou providenciar os amortecedores.

O Bilstein de 10" seria o ideal então?
Ou 11" seria melhor?

Abraços.

Pedro Rocha
27/03/2013, 12:56
segue um video interessante com instalação de um kit para lift de 2.5" no JK, só fiquei na dúvida se essas molas do vídeo são progressivas, aparentemente não.

quem sabe um dia alguém chega a um desenvolvimento de um kit básico nesse naipe pro troller aqui no BR...

TeraFlex Install: JK 2.5" Spring Lift Kit - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vz-R5E-NPQg&list=HL1364398295)

nesse mesmo canal tem alguns up mais extensos pra suspa: panhard com juntas rotulares, braços de suspa com regulagem de caster...e etc como Duda citou.

Vermeio
27/03/2013, 14:39
acrescentando informações ao tópico...
as medidas tirei da pagina da fox as opções com olhal-olhal

2.0 Factory Series Reservoir

Eyelet - Eyelet
10"
26.130"
66,3702
16.130"
40,9702
980-24-032

Eyelet - Eyelet
11"
28.130"
71,4502
17.130"
43,5102
980-24-039

2.0 Performance Series Reservoir

Eyelet - Eyelet
10"
25.950"
65,913
15.850"
40,259
985-24-052

Eyelet - Eyelet
11"
27.950"
70,993
16.850"
42,799
985-24-053

2.0 Performance Series IFP

Eyelet - Eyelet
10"
26.625"
67,6275
16.625"
42,2275
985-24-005

Eyelet - Eyelet
11"
28.825"
73,2155
17.825"
45,2755
980-24-685

aqui só coloquei os cursos de 10 e 11.
quem quiser ver o resto Universal Eyelet - Eyelet Shocks | FOX (http://www.ridefox.com/filter.php?make=Universal&model=Eyelet%20-%20Eyelet&t=shocks&m=truck)
hoje uso os amortecedor de S-10 que tem 383mm fechado e 638 aberto que ja da curso de 10"
comparando estas medidas com os bilstein que ja foram colocados aqui, os bilstein são ligeiramente menores quando comparados com os fox de mesmo curso.
os bilstein com reservatório 5165 são ainda menores.

agora só falta definir os tamanhos dos batentes e achar o comprimento que o amortecedor tem que ter fechado...

abraços

Vermeio
27/03/2013, 23:51
fiz uns testes hoje, infelizmente nao deu pra tirar as molas porque meu sistema de elevação do jipe nao tava lááá taoo seguro (vide foto abaixo) então preferi fazer as medições só elevando com o jacaré os eixos e o jipe sem os amortecedores.
tirei as bieletas dianteiras tambem.
meus achados quanto a medida de amortecedores e molas:
1. traseira toda fechada quase no batente 51 cm de amortecedor. pensei em tirar uns 4 que levaria a 47 cm o amortecedor quando a susp toda fechada. a mola estava com 29 cm (medi a mola de cima do prato superior ate embaixo do prato inferior)
2. traseira aberta ao maximo que consegui, amortecedor ficaria com 75 cm e a mola com 48 cm - mais um pouco e a mola começava a soltar
3. dianteira fechada, amortecedor com 47 cm e mola com 23 cm.
4. dianteira aberta ao maximo que consegui, amortecedor ficaria com 70 cm e mola com 47.

nestas opções o pneu ainda fica um pouco longe dos paralamas
para escolher o amortecedor, quantos cm este deve ter a menos que a medida quando o jipe no batente?
ex: no meu caso a medida minima seria 47 cm, o amortecedor com 45 cm fechado estaria bom?
como as medidas fechadas sao bastante semelhantes pensei em comprar quatro iguais

402995
outras alterações a serem feitas
1. cabo de freio de mao nao guenta esse curso, tive que desconectar para elevar o jipe. tem que ir atras de um maior...
2. flexiveis traseiros ficaram totalmente esticados ai nao pude elevar mais a traseira (com o macaco nao iria muito mais mesmo)
3. na dianteira nao tive problemas pois ja havia aumentado os flexiveis e respiro
4. nesta foto da pra ver o quanto a panhard força a bucha, um terminal rotular seria o ideal e acredito que mais resistente tambem. alguem tem alguma dica? estou pesquisando algumas opções... penso que colocando este terminal nas duas pontas tambem ja ganharia uma regulagem para aumentar a barra e acertar o alinhamento do eixo que fica errado depois de erguido...
enfim, mais informações e mais duvidas tambem kkkk
abraço

Pedro Rocha
28/03/2013, 22:59
uma aula de alinhamento para quem pretende lift de molas maior do que 2" !

https://www.youtube.com/watch?v=3qVhY17xmpw

Vermeio
30/03/2013, 09:41
Show de bola esses vídeos, pra mim q sou leigo no assunto então....
quanto ao angulo do pinhão, no caso de nao usar a CV ele deve ficar paralelo com a saída da caixa ou angulado "apontando" para a saída da caixa?

Renato Fraga
30/03/2013, 10:04
Cadê as fotos do Troller com as molas???????

Pedro Rocha
30/03/2013, 14:32
Show de bola esses vídeos, pra mim q sou leigo no assunto então....
quanto ao angulo do pinhão, no caso de nao usar a CV ele deve ficar paralelo com a saída da caixa ou angulado "apontando" para a saída da caixa?

Vermeio,

quem determina o angulo que o pinhão vai trabalhar é o angulo de caster.

com ou sem a CV, independente, vc tem que respeitar o angulo de caster especificado para o modelo para poder manter o correto alinhamento da suspensão conforme mostra no video, onde a correção do mesmo foi feita através dos links da suspensão.

o problema é que sem a junta CV as cruzetas vão trabalhar em um angulo maior, com mais esforço, e talvez em altas velocidades você sinta uma vibração. Atuando assim, o conjunto provavelmente vai durar menos.

tem um tópico interessante sobre junta CV com opções de reposição e reparo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/106182-junta-cv.html

Qando vc levanta a suspa é preciso corrigir o alinhento do eixo (geralmente ele anda pro lado) e o angulo de caster, e como foi debatido no tópico troller receita pra pneus 35" acaba tb alterando a cambagem, já que vc girando o eixo (que é o que o ocorre quando você rotaciona o eixo, ou seja altera o angulo de caster com o lift)vc muda (ainda que milimetricamente) o centro de apoio do pneu em relação ao solo já que o angulo do pino mestre é fixo.

Tudo isso eu vi na prática (no monitor) na hora de fazer o alinhamento ("computadorizado")da viatura.

quem vai com mais do que 2" de lift na suspensão já sabe que vai precisar alinhar.

só faltava alguma empresa desenvolver o kit (com preço acessível) pra regulagem na panhard e dos links com junta rotular pra facilitar a vida...

tornando o processo reversível, assim na hora de vender a viatura desmonta tudo e guarda pra montar no próximo se quiser..

Renato Fraga
30/03/2013, 15:25
Entendo que o comentário do colega Vermeio faz referência às diferenças que existem na configuração de um eixo cardã que usa juntas universais para um que usa junta CV.

Realmente, o correto para um cardã que usa cv é o linhão e o cardã ficaram em ângulo 0 e na articulação da tcase a cv neutraliza o ângulo resultante.

É fato que num projeto original que não utiliza cv, se alterarmos severamente a altura, vai acontecer vibração. Instalar uma cv da maneira correta vai obrigar alterar certos ângulos e o cáster pode ser afetado. Para evitar isso, o correto seria girar apenas a bola do diferencial, o que exige um trabalho muito mais complicado.

Abraços

dudarj
30/03/2013, 16:09
Cadê as fotos do Troller com as molas???????

Fala Renato,

Comprei as molas essa semana e acho que até sexta que vem estão aqui. Se correr tudo bem, instalamos no FDS que vem.

Vou tentar tirar foto e medidas de tudo, para colocar aqui e ajudar o pessoal.

Abs

Renato Fraga
31/03/2013, 02:49
Opa, bem legal, ficamos na expectativa !!!!

Pedro Rocha
31/03/2013, 03:59
Entendo que o comentário do colega Vermeio faz referência às diferenças que existem na configuração de um eixo cardã que usa juntas universais para um que usa junta CV.

talvez eu esteja equivocado, mas no meu entendimento acho que o Vermeio quis saber como proceder no caso dos trollers que retiraram a cv, já que ele menciona no caso de não usar CV..

Realmente, o correto para um cardã que usa cv é o linhão e o cardã ficaram em ângulo 0 e na articulação da tcase a cv neutraliza o ângulo resultante.

Originalmente é assim no troller! o que acontece é que alguns optam por tirar a junta cv quando a mesma se desgasta e substituir por um cardã prolongado comprado já pronto ou feito sob encomenda(com juntas universais).

É fato que num projeto original que não utiliza cv, se alterarmos severamente a altura, vai acontecer vibração. Instalar uma cv da maneira correta vai obrigar alterar certos ângulos e o cáster pode ser afetado. Para evitar isso, o correto seria girar apenas a bola do diferencial, o que exige um trabalho muito mais complicado.

Abraços

caso for considerada a hipótes de mexer na bola para corrigir o angulo de trabalho do cardã, quando substituir a CV pela universal o correto é que a duas extremidades trabalhem alinhadas e com o mesmo angulo conforme a figura.

403512

na minha humilde opinião se for pra mexer na bola do diferencial do troller pra corrigir o angulo do cardã, é melhor colocar a cv de volta. Sai mais em conta.

E mesmo que se corrija o angulo de trabalho do carda mexendo na bola ainda vai ser necessário você corrigir o caster mexendo nos links se vc tiver lift de suspa > 2".

Como tem troller rodando por aí sem CV, acho melhor fazer o alinhamento da suspensão aproximando o angulo de caster ao original, melhorando a estabilidade, e tirar o pé pro cardã com as juntas universais durarem mais.

Vermeio
31/03/2013, 11:09
Acho que estamos todos falando a mesma coisa
Na verdade pensei tanto na dianteira quanto na traseira, sim nao estou mais usando a cv na dianteira também, tenho apenas calcos de 3 cm nas molas dianteiras e até o momento nao tive problemas sem a cv, mas com aumentos de suspensão maiores tenho duvida de como tratar, minhas duvida e se devo apontar o pinhão ao máximo para a saída da caixa ou apenas corrigir e deixar no mesmo angulo do original.
sei que mexendo o angulo do pinhão vai alterar também o caster mas pelo que entendi tem que se achar a melhor posição levando em conta estas duas variáveis. Certo? Ou nao? Kkkk
o pessoal que mecha em suspensão aqui ajusta o caster cortando e resoldando nas extremidades do eixo ao invés de mexer somente na bola, mas de qualquer forma nao pretendo mexer nisso...
na verdade o que busco é aliar um bom curso de suspensão com o mínimo de aumento na altura possível.
Hj tenho 3 cm na dianteira e 4 na traseira, se pudesse manter isso seria o ideal. Acho que ajudaria em acertar a panhard e links
desculpem o texto Hehehe abraços.

dudarj
31/03/2013, 13:37
Acho que estamos todos falando a mesma coisa
Na verdade pensei tanto na dianteira quanto na traseira, sim nao estou mais usando a cv na dianteira também, tenho apenas calcos de 3 cm nas molas dianteiras e até o momento nao tive problemas sem a cv, mas com aumentos de suspensão maiores tenho duvida de como tratar, minhas duvida e se devo apontar o pinhão ao máximo para a saída da caixa ou apenas corrigir e deixar no mesmo angulo do original.
sei que mexendo o angulo do pinhão vai alterar também o caster mas pelo que entendi tem que se achar a melhor posição levando em conta estas duas variáveis. Certo? Ou nao? Kkkk
o pessoal que mecha em suspensão aqui ajusta o caster cortando e resoldando nas extremidades do eixo ao invés de mexer somente na bola, mas de qualquer forma nao pretendo mexer nisso...
na verdade o que busco é aliar um bom curso de suspensão com o mínimo de aumento na altura possível.
Hj tenho 3 cm na dianteira e 4 na traseira, se pudesse manter isso seria o ideal. Acho que ajudaria em acertar a panhard e links
desculpem o texto Hehehe abraços.

É isso ai. Ajustar o caster sem perder angulo de pinhao.

Nao creio que as molas RK irão levantar tanto o carro ao ponto de afetar significamente angulos de pinhão. Só montando e medindo para ter certeza.

Pedro Rocha
31/03/2013, 16:45
se as molas rk realmente ficarem com 3" não vai dar bronca no angulo pinhão, ainda mais se tiver CV

senão tiver a CV pode ocorrer problema na saída da t-case conforme relato do Tarja Preta ( o troller, não o dono) no tópico da CV, mas tb não sei quanto ele tem de lift...

mesmo sem CV tb não acredito que seja necessária alguma correção no angulo do pinhão.

vamos aguardar a montagem pra conferir na prática, que é o que vale!

nagata
31/03/2013, 18:10
Assinando o tópico a aguardando fotos do Troller com as molas instaladas.

Parabéns pela colaboração Duda.

abs

Nagata

Renato Fraga
31/03/2013, 22:59
talvez eu esteja equivocado, mas no meu entendimento acho que o Vermeio quis saber como proceder no caso dos trollers que retiraram a cv, já que ele menciona no caso de não usar CV..

Originalmente é assim no troller! o que acontece é que alguns optam por tirar a junta cv quando a mesma se desgasta e substituir por um cardã prolongado comprado já pronto ou feito sob encomenda(com juntas universais).

caso for considerada a hipótes de mexer na bola para corrigir o angulo de trabalho do cardã, quando substituir a CV pela universal o correto é que a duas extremidades trabalhem alinhadas e com o mesmo angulo conforme a figura.

403512

na minha humilde opinião se for pra mexer na bola do diferencial do troller pra corrigir o angulo do cardã, é melhor colocar a cv de volta. Sai mais em conta.

E mesmo que se corrija o angulo de trabalho do carda mexendo na bola ainda vai ser necessário você corrigir o caster mexendo nos links se vc tiver lift de suspa > 2".

Como tem troller rodando por aí sem CV, acho melhor fazer o alinhamento da suspensão aproximando o angulo de caster ao original, melhorando a estabilidade, e tirar o pé pro cardã com as juntas universais durarem mais.

É isso aí, seu comentário e raciocínio está perfeito.

Remover a junta CV na minha opinião é besteira, custa caro sim, mas obriga a confecção de outro cardã e deixa o veículo susceptível a vibrações. Falando nisso, muita gente não encontra problemas nessa manobra porque desligando a roda livre, o cardã não vira e não tem vibração que se manifeste. E esse lance de manter a roda livre desligada é que destrói com a CV.

Voltando ao assunto original, é mais válido manter o cáster correto do que qualquer outra coisa. Se a alteração na suspensão for permanente e a discrepância for muito grande, aí é de se pensar em corrigir o que está errado...

Abraços a todos

Camilo JR
01/04/2013, 16:24

subir isso ai com o troller original ia ser de chorar ... ia levantar as patinhas ja ja

PCoelho
06/04/2013, 14:38
Fala Duda, alguma novidade?

abs.

dudarj
06/04/2013, 19:12
Fala Duda, alguma novidade?

abs.

Fala Coelho,

As molas estão chegando na minha casa na segunda-feira. Por pouco não chegou na sexta...

Mas iremos instalar e usar uma rampa de RTi para fazer as medições. Já já tenho os resultados e coloco aqui.

Próximo passo será a definição do amortecedor.

OBS: essa sua assinatura é brincadeira ou está mesmo chateado?

PCoelho
06/04/2013, 21:41
Fala Coelho,

As molas estão chegando na minha casa na segunda-feira. Por pouco não chegou na sexta...

Mas iremos instalar e usar uma rampa de RTi para fazer as medições. Já já tenho os resultados e coloco aqui.

Próximo passo será a definição do amortecedor.

OBS: essa sua assinatura é brincadeira ou está mesmo chateado?

Cara, eu estou lutando com um problema no motor desde dezembro, já passei por várias oficinas e um milhão de peças e ninguém resolve. Agora ele está na Trilha Real de BH e vamos ver no que dá. Tem mais detalhes em "Defeitos em Troller 2011"

ORIONE
12/04/2013, 09:18
Aoowww hehehe, vamo instala essa mola pra v o q q dá!!!

Velociraptor
13/04/2013, 18:35
Oi pessoal. Sou um novo proprietário de um Troller 3.2 e também novo no fórum (marinheiro de 1a viajem) e me interessei muito pelo assunto postado pelo dudarj. Se me permitirem vou acompanhar pois tenho muito interesse em trocar as molas e amortecedores do meu carro. Abraço a todos

Sidnei
14/04/2013, 15:10
Marcando o tópico para acompanhar de perto.
Também me interessei muito por essas molas!

dudarj
14/04/2013, 20:17
Oi pessoal. Sou um novo proprietário de um Troller 3.2 e também novo no fórum (marinheiro de 1a viajem) e me interessei muito pelo assunto postado pelo dudarj. Se me permitirem vou acompanhar pois tenho muito interesse em trocar as molas e amortecedores do meu carro. Abraço a todos

Galera, instalamos as molas no sábado, mas não tivemos tempo de fazer nenhum teste.

Uma observação é que os pratos das molas são diferentes do wrangler e como as molas tabalham, acabam rangendo em contato com as abas do prato. Vamos "ensacar" as molas com mangueira para parar com o rangido.

Essa semana faremos os testes, medindo curso, tamanho de amortecedores e batentes. FALTA POUCO ehehehe

Velociraptor
14/04/2013, 20:40
Duda que expectativa!!!!! Estou quase comprando as molas!!!! Só uma duvida/dica .... Vc utilizou alguma empresa tipo mercado direito para trazer as molas para o Brasil? Tem ideia do peso delas? Abs

Spike
15/04/2013, 13:08
Galera, instalamos as molas no sábado, mas não tivemos tempo de fazer nenhum teste.

Uma observação é que os pratos das molas são diferentes do wrangler e como as molas tabalham, acabam rangendo em contato com as abas do prato. Vamos "ensacar" as molas com mangueira para parar com o rangido.

Essa semana faremos os testes, medindo curso, tamanho de amortecedores e batentes. FALTA POUCO ehehehe

Ai sim heimmm

Estamos na expectativaaa!!!

Abrs

dudarj
15/04/2013, 18:00
Duda que expectativa!!!!! Estou quase comprando as molas!!!! Só uma duvida/dica .... Vc utilizou alguma empresa tipo mercado direito para trazer as molas para o Brasil? Tem ideia do peso delas? Abs

Calma galera! Antes de gastarem $$ vamos ver se as molas vao funcionar bem. O bom do boi de piranha eh que os ajustes vao sendo decobertos/feitos assim ninguem precisa se preocupar.

O 2o jogo de molas ja ta no Br e deve ser instalado em breve em outro troller!!

Para vir para o Brasil, pode ser usado qualquer consolidador desses, tipo USA Address & Mail Forwarding – Shipito.com | English (http://www.shipito.com) etc.

Pedro Rocha
15/04/2013, 19:19
Duda, não teria uma fotos do que já foi feito..?!

abrs!

dudarj
15/04/2013, 19:29
Duda, não teria uma fotos do que já foi feito..?!

abrs!

Eu tirei algumas poucas, mas estão no celular do dono do carro....O carro dele tem mais Bodylift de 1.25" e usa pneus 37". Vou pedir para ele me mandar.

abs

Pedro Rocha
15/04/2013, 20:06
blz, valeu!

AAKRIECK
16/04/2013, 13:15
dudarj, depois você passa o valor que pagou pelas molas?

GPBarbosa
16/04/2013, 18:44
Eu tirei algumas poucas, mas estão no celular do dono do carro....O carro dele tem mais Bodylift de 1.25" e usa pneus 37". Vou pedir para ele me mandar.

abs

Caraca Duda quanto suspense...
:pipoca:

dudarj
16/04/2013, 19:36
Caraca Duda quanto suspense...
:pipoca:

Não queria que fosse assim....mas não faço isso como profissão, só tento ajudar os amigos.

O que eu mais queria era ficar fazendo esses testes, gosto muito disso, mas essa semana tem sido braba...

O dono do carro é que quer me matar, pois estou para fazer essa mediçao e nao tenho tempo...Imagina a ansiedade!! hehehe

ps: Paulo, vamos fazer isso juntos, não se preocupe!!

dudarj
16/04/2013, 19:39
dudarj, depois você passa o valor que pagou pelas molas?

Tenho que somar o valor das molas do cartão, o custo do frete e o valor que paguei do imposto...mas por estimativa, o custo total ficou em torno de 1.3mil, pagando o frete e mais imposto. A molas sozinhas custam 300 dolares...acho que ficou razoável...

Paulo Lixa
20/04/2013, 22:02
Não to preocupado Duda... sou um cara paciente...

dudarj
23/04/2013, 11:57
Fizemos um passeio no domingo passado...

O Troller com molas RK está com os amortecedores "curtos". A suspa está sendo travada pois os amortecedores dão final de curso.

A diferença no rodar do dia-a-dia melhorou MUITO.

Dêem uma olhada...

OBS: Troller está com pneus 37, molas RK 2.5" e BL de 1.25". Usa amortecedores rancho, panhard com ajuste e rótulas, bieletas desconectáveis na frente.

http://www.youtube.com/watch?v=OjWtiC1cmeU

Nada foi medido ainda. Ainda vamos medir tudo, ajustar e coloco aqui para vcs.

dudarj
23/04/2013, 12:09
A bieleta foi desconectada, mais ainda não trabalha bem. Notem em 5:24 no vídeo.

A suspensão traseira não tá trabalhando nada...

Na frente vemos que o amortecedor segura o eixo, mas atrás não deu para analisar. A estabilizadora estava conectada atrás.

AAKRIECK
23/04/2013, 12:51
Dudarj, manda o link de onde você comprou e o modelo certinho. vou tentar trazer doi pares para mim!

dudarj
23/04/2013, 15:37
Dudarj, manda o link de onde você comprou e o modelo certinho. vou tentar trazer doi pares para mim!

Comprei por email com a River City Offroad - The Wheelin Man's Friend (http://www.rivercityoffroad.com)

2 pares de molas dianteiras progressivas de 2.5" para JK.

Não tem erro. Manda email para eles.

Abs

Paulo Lixa
23/04/2013, 17:01
Previsão para essas medições e ajustes???

Velociraptor
23/04/2013, 23:14
Paulo, pelo que percebi no vídeo a performance na trilha já e muito melhor que com as molas originais (mesmo sem os ajustes e os amortecedores bem dimensionados). Minha pergunta a vc e em relação ao desempenho (comportamento) do carro na cidade e estrada ......... Vc chegou a testar? Fica mole ou mais firme? Já entrei em contato com a River City e vou encomendar as molas mas queria sua opinião sobre o carro na cidade. Abs

Vermeio
24/04/2013, 11:04
Duda. Se puder informar ( e se tiver base de comparacao) quanto ficou de lift em relação ao original agradeço.
Valeu!! Abraço

Paulo Lixa
24/04/2013, 11:15
Raptor, o carro está muito diferente... anda muito bem na cidade, muito mais confortável. Ando com ele direto no asfalto, e o que pude perceber dessas molas progressivas é que elas se adaptam melhor ao terreno. Estou bastante satifeito, e acredito que após as medições e ajustes, talvez troca dos amortecedores, vá ficar perfeito.... Abs

Velociraptor
24/04/2013, 12:23
Paulo, valeu. Em relação ao barulho das molas .... Vcs ensacaram as molas e parou de ranger (sem nada de barulho) ? Ensacaram com mangueira preta? Somente as bases? Abs

Pedro Rocha
24/04/2013, 15:54
Raptor, o carro está muito diferente... anda muito bem na cidade, muito mais confortável. Ando com ele direto no asfalto, e o que pude perceber dessas molas progressivas é que elas se adaptam melhor ao terreno. Estou bastante satifeito, e acredito que após as medições e ajustes, talvez troca dos amortecedores, vá ficar perfeito.... Abs

Paulo,

gostaria muito de ver como ficou o serviço das panhards com terminal rotular, se vc puder postar umas fotos, eu te agradeço.

os amortecedores atuais são os 912?!

abç.

moraespedro
24/04/2013, 18:07
Pessoal,

Me foi enviado por engano 2 pares de mola RK 2,5 dianteiras. Estão em sampa para pronta entrega. Alguém se interessa em pagar o custo?
Eu comprei um jogo para meu próprio JK, mas houve um erro na embalagem...
R$ 1400,00 mais o frete para onde quer que seja...

Abraços

Pedro

Paulo Lixa
24/04/2013, 19:15
Raptor, ensaquei com mangueiras transparentes, só uma volta... sem nada de barulho...

Paulo Lixa
24/04/2013, 19:23
Pedro. A panhard ficou ótima, não tenho nenhuma foto no momento, mas vou tirar e postar... os amortecedores atuais são os 005. tem 11" de curso...

dudarj
24/04/2013, 19:28
Pessoal,

Me foi enviado por engano 2 pares de mola RK 2,5 dianteiras. Estão em sampa para pronta entrega. Alguém se interessa em pagar o custo?
Eu comprei um jogo para meu próprio JK, mas houve um erro na embalagem...
R$ 1400,00 mais o frete para onde quer que seja...

Abraços

Pedro

Tá ai a oportunidade!!! hehehe. Sem problemas na receita ou risco de extravio!

Velociraptor
24/04/2013, 20:22
Pedro, as 4 molas que vc tem são progressivas? Vc tem o kit completo com os parafusos que prende a base ou somente as molas. Envia pra Campinas via PAC? Vc pagou US$ 300 e a diferença foi frete e imposto? Pode me enviar seu email? Abs

dudarj
24/04/2013, 21:54
Pedro, as 4 molas que vc tem são progressivas? Vc tem o kit completo com os parafusos que prende a base ou somente as molas. Envia pra Campinas via PAC? Vc pagou US$ 300 e a diferença foi frete e imposto? Pode me enviar seu email? Abs

Adiantando o Pedro, as molas de 2.5" da RK para JK dianteiras são todas progressivas e os parafusos vem apenas com o kit de suspensão completo para o JK....quando compramos as molas separadas, não vem, mas nao passa de um pedaço de metal dobrado e 1 parafuso com porca....

Paulo Lixa
24/04/2013, 22:09
407668

Pedro, o terminal na panhard...

moraespedro
24/04/2013, 23:12
Paguei 300 verdinhas... Diferença composta de frete e imposto com taxa administrativa da dhl... São só as molas... Para Campinas da para combinar de tomar uma no Giovanete...
Pedrohzm@gmail.com

Pedro Rocha
25/04/2013, 08:15
407668

Pedro, o terminal na panhard...

Paulo, valeu pela foto!

Qual a medida desse terminal rotular, foi necessário algum retrabalho na parte de fixação da barra no chassi para colocação do terminal rotular..ou foi só substituir o olhal da bucha original pelo terminal e montar na fixação original do chassi?

Pô com o 005 ainda tá segurando a suspensão, realmente essas "MOLINHAS" trabalham um bocado!

abç.

Paulo Lixa
25/04/2013, 13:43
Pedro, o terminal teve que ter a bucha torneada. Cortamos a panhard e fizemos a rosca de acordo com o terminal, torneamos as buchas conforme o exemplo da foto e usamos parafusos originais, montados no suporte original do chassi... medi pelo tamanho da original, apertada a contra porca e pronto... bem simples, na verdade... o tamanho do terminal, não lembro direito, mas devo estar comprando outro para deixar de reserva e passo os dados... esse é o segundo, o primeiro se foi por falta de graxa... coisas de trilha...407728407729407730

igorsa
25/04/2013, 20:36
Ihh essas molas ai Duda?! Hahahaha Será q com os fox ficam boas?!
Ps: Teria que tirar os Bl fora correto? E os ajustes no cambio?

abss

dudarj
25/04/2013, 21:54
Ihh essas molas ai Duda?! Hahahaha Será q com os fox ficam boas?!
Ps: Teria que tirar os Bl fora correto? E os ajustes no cambio?

abss

Fala Igor!!

Nao precisa tirar os fox, não precisa tirar o BL...nada de ajuste no cambio!!

Pedro Rocha
26/04/2013, 18:42
Pedro, o terminal teve que ter a bucha torneada. Cortamos a panhard e fizemos a rosca de acordo com o terminal, torneamos as buchas conforme o exemplo da foto e usamos parafusos originais, montados no suporte original do chassi... medi pelo tamanho da original, apertada a contra porca e pronto... bem simples, na verdade... o tamanho do terminal, não lembro direito, mas devo estar comprando outro para deixar de reserva e passo os dados... esse é o segundo, o primeiro se foi por falta de graxa... coisas de trilha...407728407729407730

Blz Paulo! Tô pretendo fazer o mesmo no meu, e sem precisar mexer no suporte é bem mais tranquilo, dá pra tirar a barra fora e fazer o serviço no torneiro sem "aperreio" (como se diz aqui)... Onde você comprou esse terminal? O que foi pro brejo tinha graxeiro, ou era blindado?!

abç.

Paulo Lixa
26/04/2013, 19:23
tinha graxeira Pedro, ainda não achei um blindado... encontrei em uma casa de rolamentos... amanhã devo ir lá tentar achar outro...

Velociraptor
27/04/2013, 19:58
Galera, já estou com molas RK 2,5" dianteiras. Só falta eu trazer os amortecedores. Estou em duvida entre os bilstein 5125 (11" ou 12") ou Fox 2.0 equivalentes. Vou aguardar todas as medições e pensar mais um pouco para definir. Abs

Vermeio
27/04/2013, 22:49
Alguém sabe dizer quanto o Troller fica mais alto que original com estas molas?

para quem já trouxe amortecedores dos EUA, sabem dizer por qual corroer veio?

tentei dhl pelo usabox mas recusaram dizendo que não pode ser enviado...
abraços

CarlãoBH
27/04/2013, 23:52
Alguém sabe dizer quanto o Troller fica mais alto que original com estas molas?

para quem já trouxe amortecedores dos EUA, sabem dizer por qual corroer veio?

tentei dhl pelo usabox mas recusaram dizendo que não pode ser enviado...
abraços
A DHL trouxe meus amortecedores atraves da USABox, FOX com reservatorio. Eles foram para a DHL e ela devolveu, aí a Fox mandou um email para a DHL esclarecendo que seria seguro o transporte e veio normal. Não precisei fazer nada, só acompanhei os emails com copia pra mim.

Velociraptor
28/04/2013, 01:27
Carlao, me ajuda a entender. Vc comprou direito na Fox EUA e eles entregam na USABOX e de lá eles enviam via DHL Para o seu endereço no Brasil? Quanto vc gastou ao todo neste jogo de amortecedores? O seu e aquele que possui as regulagens de 1 a 8? Qual a configuração que vc usa? Abs

Vermeio
28/04/2013, 11:38
Os meus a usabox não quer bem enviar para a dhl...

Grélo
28/04/2013, 13:07
Acompanhando...

CarlãoBH
28/04/2013, 19:09
Carlao, me ajuda a entender. Vc comprou direito na Fox EUA e eles entregam na USABOX e de lá eles enviam via DHL Para o seu endereço no Brasil? Quanto vc gastou ao todo neste jogo de amortecedores? O seu e aquele que possui as regulagens de 1 a 8? Qual a configuração que vc usa? Abs
Vamos lá, achei que tinha apagado os emails mas estão na caixa. Comprei com a northridge.com, FOX 2.0 para lift de 2,5 a 4", com reservatorio, preparado pela teraflex. Não tem regulagem, eu não entendo de mecanica e nao sei como ele funciona, acho impressionante: eu passo em quebramolas a 80km/h e o carro balança igual a um Landau, sem pancada; na estrada fica mais firme nas curvas que o carro original, sem lift; na trilha é sem comentarios...
Primeiro a Usabox me mandou o seguinte email:

"In order to ship items that are considered hazardous material DHL needs to prepare Special Documentation. They charge $100.00 to do this. If you want us to proceed, please request the shipment adding the following note to the shipment notes section"

Respondi que aceitava a taxa, mas entre um erro de ingles e outro (rsrsrs), veio o seguinte email:

"We have received certification from Fox for the Dangerous Goods Exception on their shocks and will be shipping them out today with DHL. Since they are exempt from dangerous goods classification you will not have to pay the $100 surcharge on them"

E aí me enviaram normal, paguei o frete e imposto como das outras vezes e pronto, chegou no meu endereço daqui.

djeo40
29/04/2013, 02:58
Bom dia
Galera

Li todos os topicos e agradeço a todos pela as informaçoes. Confesso que desde a compra troller 2011 pensei nessas mudanças; so agora com esclarecimento é que vou atuar.Me interessa muito este kit(mola/amortcedor).
Grato
Jeova

JEFFCATUNDA
29/04/2013, 18:50
Vamos lá, achei que tinha apagado os emails mas estão na caixa. Comprei com a northridge.com, FOX 2.0 para lift de 2,5 a 4", com reservatorio, preparado pela teraflex. Não tem regulagem, eu não entendo de mecanica e nao sei como ele funciona, acho impressionante: eu passo em quebramolas a 80km/h e o carro balança igual a um Landau, sem pancada; na estrada fica mais firme nas curvas que o carro original, sem lift; na trilha é sem comentarios...
Primeiro a Usabox me mandou o seguinte email:

"In order to ship items that are considered hazardous material DHL needs to prepare Special Documentation. They charge $100.00 to do this. If you want us to proceed, please request the shipment adding the following note to the shipment notes section"

Respondi que aceitava a taxa, mas entre um erro de ingles e outro (rsrsrs), veio o seguinte email:

"We have received certification from Fox for the Dangerous Goods Exception on their shocks and will be shipping them out today with DHL. Since they are exempt from dangerous goods classification you will not have to pay the $100 surcharge on them"

E aí me enviaram normal, paguei o frete e imposto como das outras vezes e pronto, chegou no meu endereço daqui.

Mas essa brincadeira sai por quanto??

CarlãoBH
29/04/2013, 19:08
Mas essa brincadeira sai por quanto??
um otimo jogo de amortecedores deve sair por uns 500 doletas, mais o frete e o imposto, acredito que chegue aqui (tudo) por uns 2200 reais. Nesse despacho eu perdi um pouco a referencia pois a caixa do reservatorio é maior (frete mais caro) e vieram outras muambas junto

Velociraptor
30/04/2013, 18:39
Fala Paulo, tudo bem? ........ Qual o amortecedor (e medida) que vc esta utilizando atualmente? Já conseguiu
fazer as medidas? Abs

Paulo Lixa
01/05/2013, 01:56
Fala Raptor.... blz... estou usando amortecedores rancho RS999005XL, com 11 polegadas de curso (28 aberto, 17 fechado). Ainda não tive tempo de fazer as medidas da suspensão, mas assim que fizer, passo os resultados. Abs

Gustavo de Olliveira
02/05/2013, 14:03
Olá Paulo Lixa, li o tópico e sei que as fotos estão difíceis mas esse é um serviço pioneiro e tem muita gente querendo ver ... se der documenta essas alterações e instalações pra gente ver.
abç
Gustavo

Paulo Lixa
02/05/2013, 20:48
Oi Gustavo... Pode deixar, vou postar as fotos todas... ando meio enrolado com o trabalho, e não estou tendo tempo para mexer no Carcajú... vou ver se amanhã consigo um tempinho para fazer uns testes e medidas e volto para postar os resultados... abraço.

Vermeio
03/05/2013, 01:08
Oi Gustavo... Pode deixar, vou postar as fotos todas... ando meio enrolado com o trabalho, e não estou tendo tempo para mexer no Carcajú... vou ver se amanhã consigo um tempinho para fazer uns testes e medidas e volto para postar os resultados... abraço.

Eai Paulo, blz?
Poderia dizer que configuração de molas usava antes? Era original? Calcos?
com estas molas ficou mais alto ou mais baixo?
quanto ao amortecedor, se fosse comprar hoje compraria os mesmos? Nao estou pensando em marca e sim em dimensões, estou comprando os bilstein de 11 que tem estes mesmos tamanhos...
Agradeço, abraco

Velociraptor
03/05/2013, 06:39
Vermeio, Blz? Também já decidi pelos bilstein e só estou na duvida se e mesmo o 11" (acredito que seja a melhor opção). Vc esta comprando aqui no Brasil ou lá fora? Me de umas dicas pois vou comprar também. Com quem ira comprar? Andei pesquisando e o jogo ( só preço dos amortecedores) deve sair por Us$ 300,00 la fora ....... porém ainda não sei quem despacha para o Brasil. Abs.

Paulo Lixa
03/05/2013, 19:10
40938540938640938740938840938940939040939140939240 9393

Levantei o bicho... 72 cm na frente e 80 atrás... mola não saiu, amortecedores não deram fim de curso na frente... atrás preciso de um calço...

Paulo Lixa
03/05/2013, 19:11
Chegou o módulo: 250 cv...

igorsa
03/05/2013, 19:33
40938540938640938740938840938940939040939140939240 9393

Levantei o bicho... 72 cm na frente e 80 atrás... mola não saiu, amortecedores não deram fim de curso na frente... atrás preciso de um calço...

Ai sim eu vim vantagem!

M-Beltrame
03/05/2013, 20:29
Ficou bom!
Oque limitou a abertura?
A barra estabilizadora?

Abraços

Paulo Lixa
03/05/2013, 21:03
Bieletas estavam desconectadas... fim de curso dos amortecedores...

M-Beltrame
03/05/2013, 23:14
Sem os amortecedores ou com outros maiores vc acha que o curso aumentaria muito?

Abraços

FGarcia
03/05/2013, 23:57
Galera, atravessando o tópico, estou utilizando amortecedores Rancho 350 e gostaria de saber se ha' algum problema em utilizar estas molas, ou se podem me indicar alguma outra mola para que um 2010 fique mais confortável.
ats

Paulo Lixa
04/05/2013, 00:15
o 350 é para o troller original... essa molas levantam 2,5 polegadas... tem que trocar por um 005, ou, molas originais...

Paulo Lixa
04/05/2013, 00:17
talvez Murilo, mas tem um limite... acho que mexendo na suspenão, colocando um four link...

jipeiroMT
04/05/2013, 01:40
Parabéns Paulo, pra mim esse curso todo já é até exagero rs. Eu investiria em bons bloqueios. Sai mais caro mas...
Quem tem boca vai a Roma. Quem tem bloqueio vai a Lua. hehe

http://www.youtube.com/watch?v=POwi9FE-rTI
http://www.youtube.com/watch?v=0dYoEkc0maQ

Parabéns pelo tópico e iniciativa de vocês. Com certeza usar molas importadas no bugão será uma opção maravilhosa. Isso só mostra um pouco do potencial do nosso amado jipão.

jaime_sandim
04/05/2013, 09:08
Paulo,

gostei das medidas, o meu que esta com as molas da rota4x4 esta dando praticamente isso tambem de abertura aprox. 80cm de elevação mas não medi com precisão...

o que realmente me interessou alem da abertura é o conforto e do carro...
me diz isso realmente melhorou o conforto de quando usava a molas originais?

JipeiroMT,

só pelas fotos do troller do Paulo com aquelas tampas de diferencial da ARB posso te garantir que ele já tem bloqueio sim
e dos melhores possíveis.

abraços.

Paulo Lixa
04/05/2013, 10:45
Bom dia senhores... sim, tenho bloqueio dianteiro e traseiro... realmente Jaime, a abertura ainda não foi foi o diferencial das molas, e sim o conforto... é um carro bem diferente.... e agora então, com o chip de 250 cv...

jaime_sandim
04/05/2013, 12:01
Parabéns pela viatura Paulo.

Pena eu ter acabado de colocar as molas da rota se não pensaria seriamente nessas molas...
Acho que se trabalhar bem essa suspensão ela deve abrir ainda mais.
Por enquanto vou ficar com as minhas, tenho outras prioridades

Uma coisa que gostaria de melhorar é o conforto...mas ta bom não da pra ter tudo né.
Quem fez essa reprogramação pra voce de 250cv?
Ele mandou uma central nova e voce guarda a original?
Pode falar o valor?

Abraços

Paulo Lixa
04/05/2013, 13:32
Obrigado Jaime... concordo com vc, as molas podem esperar um pouco... tbm tinha as molas da rota, e não tive problemas com elas... ainda estão ótimas...
A reprogramação foi feita pelo Maurício, Reiko (11 97041 6162). ele tinha uma central já programada e me mandou. Instalei hoje, ainda testando... paguei 1.500,00, com duas semanas de teste...
Amanhã devo fazer mais alguns comentários....
abs

jipeiroMT
04/05/2013, 13:41
Obrigado Jaime... concordo com vc, as molas podem esperar um pouco... tbm tinha as molas da rota, e não tive problemas com elas... ainda estão ótimas...
A reprogramação foi feita pelo Maurício, Reiko (11 97041 6162). ele tinha uma central já programada e me mandou. Instalei hoje, ainda testando... paguei 1.500,00, com duas semanas de teste...
Amanhã devo fazer mais alguns comentários....
abs

Paulo, quanto de torque com essa central?

jaime_sandim
04/05/2013, 14:30
Paulo,

Mas teu troller não tinha nem um outro tipo reprogramação né.estava com 163cv original?
Depois coloque o que achou dos 250cv e como ficou a questão da fumaça se aumentou muito...

Abraço

Paulo Lixa
07/05/2013, 23:11
Jaime, instalei o modulo no sabado e até agora, estou bem satisfeito... o troller estava original, e a diferença é estúpida...
Não está parecendo fumaçar muito não, vou calcular agora o consumo... depois informo...
Estou trabalhando agora em um para-choque de aluminio... devo pegar amanhã...

Abs

jaime_sandim
08/05/2013, 08:38
Paulo,

o meu quando comprei já veio reprogramado mais não sei quantos cv's tem mas acredito não ser muito forte...
no futuro que colocar intercooler da SFI pra ajudar o motor...

parachoque de alumínio? sera que quenta? vai comprar ou fabricar?
eu uso da power off road e recomendo 100% aguenta muito desaforo...

abraços.

Paulo Lixa
08/05/2013, 12:17
Não sei se vai aguentar, acredito que sim... chapa de 1/4"... o meu atual está muito pesado, apesar de ser extremamente resistente... vamos ver...
Abs

zeca_cj
08/05/2013, 14:15
talvez Murilo, mas tem um limite... acho que mexendo na suspenão, colocando um four link...

O limite de abertura da suspensão do troller T4, mesmo sem os amortecedores e a estabilizadora nao será muito diferente das fotos postadas por Paulo.

Vermeio
08/05/2013, 17:40
o 350 é para o troller original... essa molas levantam 2,5 polegadas... tem que trocar por um 005, ou, molas originais...
Paulo
se importaria de medir o tamanho que fica essa mola (ou distancia entre as capelas) com o carro no plano?
me ajudaria ver a diferença do que tenho hoje com molas originais e calços.
valeu
Matias

andres-tavares
09/05/2013, 16:55
Paulo
se importaria de medir o tamanho que fica essa mola (ou distancia entre as capelas) com o carro no plano?
me ajudaria ver a diferença do que tenho hoje com molas originais e calços.
valeu
Matias

Realmente seria legal saber o tamanho da mola dentro do prato com o carro no plano.

E alem disso uma coisa que eu teria gostado de ver, na hora do teste, era como as molas estavam comprimidas ... se o carro realmente deu batente totalmente ou os elos encostaram um com outro ? (o qual eh comum em troller com calco grande, limitando o curso na compressao)

Abs!

Paulo Lixa
11/05/2013, 22:37
Farei isso, e posto aqui para vocês... abs

Lamberto
12/05/2013, 00:10
Paulo, o contato com o Marcus pode ser feito em português ou tem q ser em inglês?

agradece,

Lamberto

andres-tavares
12/05/2013, 15:16
Farei isso, e posto aqui para vocês... abs

Opa eu agracedo Paulo ... tive contato com umas molas RK 2.5" iguais as tuas hoje, e realmente a qualidade da mola impressiona ... estou realmente curioso pra ver o tamanho delas no prato, na frente e atras, colocadas no troller.

Abs!

Paulo Lixa
12/05/2013, 19:27
Lamberto, quem fez o contato com o Marcus foi o Duda... mas acredito que em ingles será mais garantido...

Velociraptor
14/05/2013, 22:27
Galera, vou instalar as molas RK no meu Troller na próxima semana. Só faltara medir para verificar os amortecedores. Devo pegar o carro dia 25. Atualmente estou utilizando pneus 35 creepy crawler. Acho que vai ficar 10. Depois conto como ficou.

AAKRIECK
15/05/2013, 13:03
Velociraptor, a titulo de informação, você importou as molas? Quanto você gastou na importação? Foi cobrado os impostos de importação?

igorsa
15/05/2013, 18:56
Fala Velocipator. Entrei em contato com a River Citty Off road. Bom eles não fazem o Shipping pro brasil. Como vc fez para importa-las ? Abraço

Galera, vou instalar as molas RK no meu Troller na próxima semana. Só faltara medir para verificar os amortecedores. Devo pegar o carro dia 25. Atualmente estou utilizando pneus 35 creepy crawler. Acho que vai ficar 10. Depois conto como ficou.

Lamberto
15/05/2013, 19:56
Também entrei em contato com o Marcus. O preço do par está em 150 doletas.

Paulo Lixa
16/05/2013, 06:44
Senhores, medi as molas. 33 cm na frente e 29 na traseira. Retirei o parachoque dianteiro que estava muito pesado (55 kg) e estou substituindo por um de alumínio (15 kg). Teve um ganho de mais ou menos 1.1/2". Quando refizer o traseiro deve aumentar um pouco também...

André F
16/05/2013, 08:01
Retirei o parachoque dianteiro que estava muito pesado (55 kg) e estou substituindo por um de alumínio (15 kg)...

Paulo, que parachoque é esse de alumínio? Muito interessante!

Vermeio
16/05/2013, 09:51
Senhores, medi as molas. 33 cm na frente e 29 na traseira. Retirei o parachoque dianteiro que estava muito pesado (55 kg) e estou substituindo por um de alumínio (15 kg). Teve um ganho de mais ou menos 1.1/2". Quando refizer o traseiro deve aumentar um pouco também...

fala paulo, agradeço a medição.
me diga uma, como pode a mola traseira estar menor que a dianteira?
pensei que fosse estar menor na dianteira em virtude do peso...
valeu!!

Paulo Lixa
16/05/2013, 15:00
O para-choque da traseira ainda é de aço, muito pesado... mais o estepe grande...

Paulo Lixa
16/05/2013, 15:03
Mandei fazer... bem simples...

André F
16/05/2013, 15:46
Paulo,

Bem interessante o pc - estou pesquisando uma peça pronta, mas mandar confeccionar é uma possibilidade. Já vi alguns modelos em alumínio p/ JK, mas não para o Troller.

E o alumínio é muito resistente, apesar de leve. Parece muito bom - é alumínio naval?

Paulo Lixa
17/05/2013, 06:48
Paulo,

Bem interessante o pc - estou pesquisando uma peça pronta, mas mandar confeccionar é uma possibilidade. Já vi alguns modelos em alumínio p/ JK, mas não para o Troller.

E o alumínio é muito resistente, apesar de leve. Parece muito bom - é alumínio naval?

André, esse é um protótipo... pode ver que não tem nada de mais nele, como o antigo (também fabricado, com base em alguns modelos do wrangler)... vou fazer uma experiência com ele, e, se for o caso, no futuro fazer um mais elaborado... aluminio naval com chapa de 1/4"... será instalado o guincho e farois de milha em cima, e dois links de reboque na frente...

411613411614411612

Paulo Lixa
19/05/2013, 12:19
Para-choque novo instalado... faltam os acessórios. Feito de alumínio, deu uma aliviada de 40 kg de peso na frente... Devo fazer o mesmo na trazeira...

412031412032412033

Bernardo Hoelz
19/05/2013, 13:43
Paulo, essa peça que corrige a panhard é da atitude 4x4?

André F
19/05/2013, 15:51
Para-choque novo instalado... faltam os acessórios. Feito de alumínio, deu uma aliviada de 40 kg de peso na frente... Devo fazer o mesmo na trazeira...

412031412032412033

Paulo, ficou excelente. Muito bom mesmo.

eduardojunq
19/05/2013, 15:54
Como foi feito a pintura nesse PC ?

Paulo Lixa
19/05/2013, 19:23
Paulo, essa peça que corrige a panhard é da atitude 4x4?
Sim Bernardo, essa mesmo... mas achei ela pequena para o meu... ainda tem uma inclinação..

Paulo Lixa
19/05/2013, 19:24
Como foi feito a pintura nesse PC ?
Pintura automotiva... preto fosco, batido de pedra... estou querendo pintar com Rhino Lining em breve...

Paulo Lixa
19/05/2013, 19:26
Paulo, ficou excelente. Muito bom mesmo.
Obrigado André... ainda falta o guincho, farois de milha, links de reboque...

eduardojunq
20/05/2013, 12:38
Pelas fotos ficou muito bom mesmo... Perguntei com relação a pintura pela facilidade em retocar e etc ... Parabens pelo trabalho!

Paulo Lixa
21/05/2013, 12:06
Para-choque montado...

412691412692412693412694

Paulo Lixa
22/05/2013, 22:26
E aí Raptor, tudo bem? Instalou as molas???

Velociraptor
23/05/2013, 22:26
Fala galera. Desculpe mas trabalhei umas 15hs por dia nestas ultimas semanas e nem consegui acessar. Respondendo sobre a compra das molas contatei o Marcus e estava trazendo via umas destas empresas que despacham dos EUA para o Brasil mas tive a sorte de o Pedro estar vendendo 4 unidades e acabei comprando com ele (dei sorte). Meu carro demorou na pintura e atrasou o serviço e o meu Mecanico prometeu me entregar o carro na próxima 2a. Aí vou saber como ficou e aviso vcs. Paulao o PC ficou nota 1000. Abs

Velociraptor
23/05/2013, 22:28
Paulo, só mais uma pergunta? Vc esta utilizando amortecedor rancho? Em caso afirmativo e o 999112 ou o 999005? Qual tegulagem vc usa? Abs

Paulo Lixa
23/05/2013, 22:37
Paulo, só mais uma pergunta? Vc esta utilizando amortecedor rancho? Em caso afirmativo e o 999112 ou o 999005? Qual tegulagem vc usa? Abs
Fala Raptor... estou usando o 999005.. mudo a regulagem conforme a estrada. Coloquei o controle wireless neles, muito prático. São excelentes na estrada e cidade, mas não são muito bons para trilhas ou andar no meio do mato. galhos e pedras podem pegar nas mangueiras e válvulas e aí, vc fica sem... comprei amortecedores da doetsch tech para testar. tem um curso bem grande (13.5"). se chegar a tempo, instalo para a viagem ao pantanal na segunda, mas levo o jogo do rancho, como reserva.... nunca se sabe...rs. minha intenção é colocar em um futuro próximo, amortecedores da fox... abs

jaime_sandim
24/05/2013, 08:44
Paulo,
desculpa o :offtopic:

te pergunta voce vai viajar segunda(27/05) pro pantanal? que região esta indo?
estamos saindo quarta feira dia 29/05 pro pantanal tambem
vamos sair de Aquidauana e entrar pantanal a dentro pelas fazendas e tal
aprox uns 300km de chão, ou melhor água(diz que ta tudo alagado la)
vai um total de uns 20 jipes

abraços.

Paulo Lixa
25/05/2013, 00:55
Paulo,
desculpa o :offtopic:

te pergunta voce vai viajar segunda(27/05) pro pantanal? que região esta indo?
estamos saindo quarta feira dia 29/05 pro pantanal tambem
vamos sair de Aquidauana e entrar pantanal a dentro pelas fazendas e tal
aprox uns 300km de chão, ou melhor água(diz que ta tudo alagado la)
vai um total de uns 20 jipes

abraços.

Estamos saindo segunda para Bonito... sairemos em dois carros do Rio, um de Sta Catarina e outro de SP, encontrando no caminho... vamos ficar uns 15 dias rodando, com certeza cruzaremos por lá...

jaime_sandim
25/05/2013, 09:11
Legal Paulo

Bonito e show:concordo:
quem sabe nos vemos por la:safari-rig:

mas nossa rota vai ser totalmente fora de qualquer estrada normalmente usada
sem passar por qualquer cidade, saímos de Aquidauana e retornamos a mesma...
parece que na volta passaremos pela estrada parque de resto só estrada de comitivas e fazendas...

abraços e boa viagem

Velociraptor
26/05/2013, 18:05
acabei de vir de SP para Campinas com as novas molas RK. O carro ficou otimo. Muito confortável e bem melhor de dirigir. Acabei utilizando os amortecedores do 1113 pois ainda nao decidi qual amortecedor vou utilizar definitivamente mas gostei da forma como o carro se comportou na estrada e cidade. Agora no feriado vou para a canastra e depois comento como foi. Seguem algumas fotos do velociraptor.

Velociraptor
26/05/2013, 18:26
Descobri que nao sei enviar fotos. Hahahahahaha. Tentei mas nao consigo fazer ficar direito. Abraço a todos.

GPBarbosa
26/05/2013, 19:30
Descobri que nao sei enviar fotos. Hahahahahaha. Tentei mas nao consigo fazer ficar direito. Abraço a todos.
Se vc estiver utilizando iOS (Apple) basta dar um giro de 360° e salvar, pelo menos pra mim funciona.

Vermeio
26/05/2013, 23:11
acabei de vir de SP para Campinas com as novas molas RK. O carro ficou otimo. Muito confortável e bem melhor de dirigir. Acabei utilizando os amortecedores do 1113 pois ainda nao decidi qual amortecedor vou utilizar definitivamente mas gostei da forma como o carro se comportou na estrada e cidade. Agora no feriado vou para a canastra e depois comento como foi. Seguem algumas fotos do velociraptor.

Apesar de cabeça pra baixo ficou show! KKkkk
tem lifts de carroceria ou de resto ele ta todo original?
abraco

Spike
26/05/2013, 23:44

Show de bola!!!
Quanto ficou total essa brincadeira? Deu BO na alfândega?
Abrs

andres-tavares
27/05/2013, 00:54
Para-choque montado...

acabei de vir de SP para Campinas com as novas molas RK. O carro ficou otimo...
Boa noite!

Gostaria de perguntar pra ambos se o carro ficou mais mole que o original?(claro que depende dos amortecedores que usam mas da pra ter uma nocao)

No caso do Velociraptor, te digo que ficou legal o carro, eu vi ontem na oficina ... fiquei realmente curioso pra saber como ficou o conforto.

Assim como no seu e no do paulo reparei que ambos ficaram mais baixos na traseira, seria legal voce medir as molas com o carro no plano pra comparar com o do paulo e saber o lift real destas molas na frente e atras.

Abs!

Velociraptor
28/05/2013, 23:05
O carro nao tem lift de carroceira. Troquei somente as molas (RK + 2,5") e amortecedores do 1113. Tirei as fotos num lugar bem inclinado mas ficou bem alinhado traseira e frente. Vou fazer o teste e se a traseira abaixar + vou colocar o calco que tirei de 1". Gastei R$ 1200 nas molas e R$ 600 nos amortecedores e ficou muito gostoso de dirigir. Vou poder dizer melhor depois de voltar da canastra no feriado. Abraço a todos.

Velociraptor
28/05/2013, 23:12
Andres ainda nao tive tempo de medir mas quando der posto aqui. Vc viu o carro na concessionária? Abs

Mercadao 4x4
30/05/2013, 18:14
O carro nao tem lift de carroceira. Troquei somente as molas (RK + 2,5") e amortecedores do 1113. Tirei as fotos num lugar bem inclinado mas ficou bem alinhado traseira e frente. Vou fazer o teste e se a traseira abaixar + vou colocar o calco que tirei de 1". Gastei R$ 1200 nas molas e R$ 600 nos amortecedores e ficou muito gostoso de dirigir. Vou poder dizer melhor depois de voltar da canastra no feriado. Abraço a todos.

queremos ver as fotos

Paulo Lixa
01/06/2013, 19:43
O sonho de todos nós: um troller que anda no teto... :)

Paulo Lixa
01/06/2013, 19:50
Senhores, estou em bonito, MS.. o carro rodou até aqui maravilhosamente... muito bom na estrada, asfalto e terra... tirei o controle do rancho e travei na posição 4... ficou tranquilo. deve melhorar mais quando aliviar o peso na trazeira, fazendo o parachoque de aluminio.... o estepe já saiu, está no teto, e melhou alguma coisa...

Sandrãobh
01/06/2013, 20:33
Senhores, estou em bonito, MS.. o carro rodou até aqui maravilhosamente... muito bom na estrada, asfalto e terra... tirei o controle do rancho e travei na posição 4... ficou tranquilo. deve melhorar mais quando aliviar o peso na trazeira, fazendo o parachoque de aluminio.... o estepe já saiu, está no teto, e melhou alguma coisa...

Paulo, vc tá aliviando o peso por quê? Tá achando que o carro tá arriado? Resposta lenta das molas? Excesso de balanço em curvas e frenagens? As molas poderiam ser um pouco mais duras, tipo heavy duty? Para PC pesados , guinchos e carga de expedição? Te pergunto isso porque quero trocar as minhas e estou estudando várias variações e marcas....

abç

igorsa
05/06/2013, 19:38
Paulo e Duda. Deem uma olhada nesse tópico. Talvez vcs ajudem.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/121767-molas-eibach-no-troller-2.html#post1942286

Abraços

Cunha03
07/06/2013, 15:19
Pessoal,
Estou terminando de negociar com o Marcus no USA o jogo de amortecedores bilstein e molas Rock Krawler para o troller.
Para encerrar o pedido ele pediu a confirmação do modelo dos amortecedores.
Bilstein, Innovation and High Quality Since 1873 (http://cart.bilsteinus.com/product/33-186559)
Quem já comprou ou sabe me confirme se é esse modelo mesmo para usar com as molas de 2,5"
Abraço
Cunha

Spike
07/06/2013, 15:51
Pessoal,
Estou terminando de negociar com o Marcus no USA o jogo de amortecedores bilstein e molas Rock Krawler para o troller.
Bilstein, Innovation and High Quality Since 1873 (http://cart.bilsteinus.com/product/33-186559)
Quem já comprou ou sabe me confirme se é esse modelo mesmo para usar com as molas de 2,5"
Abraço
Cunha

Cunha, libera espaço na inbox, tentei enviar uma MP e deu problema.

Aproveitando, já que o Marcus não despacha itens direto para o Brasil, alguém tem alguma informação de qual site além do USA.com despacha para Brasil?

Abrs

Vermeio
07/06/2013, 17:27
Pessoal,
Abraço
Cunha

comprei essa configuração, bilstein de 11' + rock krawler 2,5'
mas ta na caixa ainda, instalação completa só depois da transcatarina... provavelmente os amortecedores eu instale se der pra usar com as molas originais...

Cunha, libera espaço na inbox, tentei enviar uma MP e deu problema.

Aproveitando, já que o Marcus não despacha itens direto para o Brasil, alguém tem alguma informação de qual site além do USA.com despacha para Brasil?

Abrs

usei USAbox.com ® mail forwarding - Mail Boxes and Mailing Addresses in USA (http://www.usabox.com)
funcionou direitinho...

essas joints vieram junto pra ganha regulagem na panhard.... traseira ja no lugar
415826415827

Spike
07/06/2013, 17:38
comprei essa configuração, bilstein de 11' + rock krawler 2,5'
mas ta na caixa ainda, instalação completa só depois da transcatarina... provavelmente os amortecedores eu instale se der pra usar com as molas originais...

usei USAbox.com ® mail forwarding - Mail Boxes and Mailing Addresses in USA (http://www.usabox.com)
funcionou direitinho...

essas joints vieram junto pra ganha regulagem na panhard.... traseira ja no lugar
415826415827

Vermeio,

Obrigado pelas informações, poderia anexas as imagens novamente? Não consegui visualizar (deu erro)

Abrs

Vermeio
07/06/2013, 17:59
ué... nao sei q q deu...
vai de novo
abraço!

415836415835

dudarj
07/06/2013, 20:10
ESCLARECIMENTO:

Pessoal, o Marcus da River City Offroad não sabe NADA sobre Trollers. Ele tem recebido emails sobre quais amortecedores usar no Troller e ele não faz a menor idéia.

Quando criei o tópico foi para relatar uma experiência nossa, já que as molas tem alturas e diametro similares com a do Troller e sustentam quase o mesmo peso. Daí surgiu a idéia de testar e o resultado foi muito bom.

O Marcus me pediu para esclarecer aqui que ele NÃO envia nada para o Brasil.

Seria ótimo se alguém do mercado 4x4 entrasse em contato com a RK e viabilizasse a vinda dessas molas para o Brasil...

Cunha03
08/06/2013, 08:25
DudaRJ, encaminhei uma MP para vc.
Att
Cunha

dudarj
08/06/2013, 08:52
DudaRJ, encaminhei uma MP para vc.
Att
Cunha

Respondi por email.
abs

Velociraptor
08/06/2013, 15:32
Galera, a viagem para serra da canastra foi espetacular e pude avaliar melhor o carro ( em todas as condições). Quanto ao comportamento do carro minha impressão foi a seguinte: 1) Na Cidade o carro ficou muito gostoso e confortável de dirigir (minha mulher fica com ele as vezes e não quer mais me devolver). 2) Na Trilha ficou muito melhor - mais macio - e apesar de estar com os amortecedores 1113 provisórios - o desempenho melhorou muito em termos de curso (senti muita diferença para melhor pois realmente as molas trabalham muito mais). 3) Na estrada achei que ficou um pouco pior (mais mole) e como ficou mais alto também estou estranhando um pouco. Acho que esta sensação de menos estabilidade piora pois estou utilizando pneus 35 creepy crawler (não radiais) e certamente eles não ajudam. Em resumo estou (e minha mulher tbm) muito satisfeito com as molas RK. Se alguém tiver organizando trazer molas ou amortecedores para o Brasil me avise que quero trazer num jogo deste Bilstein 11". Vermeio onde vc comprou as "joints"? Vcs acham que com os Bilstein vai melhorar o performance na estrada? Abs

Pedro Rocha
08/06/2013, 17:38
ué... nao sei q q deu...
vai de novo
abraço!

415836415835

Vermeio,

as joints precisaram de algum retrabalho pra encaixar no suporte do chassi? tb vieram de fora? e qto tempo vc levou pra receber as molas..?

abs.

Cunha03
09/06/2013, 09:37
Ola Velociraptor
Estou concluindo a compra das molas e amortecedores com o Marcus, esta saindo por 600 U$ o conjunto
Abraço
Cunha

ALLR
09/06/2013, 10:33
Pessoal gostaria de saber se as molas RK 2,5" do Jk cairiam bem no troller com amortecedores Offshocks 2"

Vermeio
09/06/2013, 15:59
Velociraptor e pedro
comprei na teraflex. Veio junto com os amortecedores e molas.
Nao precisei alterar nada no suporte, so botei uma arruela de aço pois o suporte e mais largo e não queria puxar tudo no parafuso.
Abraco

Velociraptor
09/06/2013, 20:46
Vermeio, obrigado. Sabe dizer a especificação destas joints? Pelo que comentou a teraflex também nao despacha para o Brasil e vc trouxe tudo pela USAbox. Correto? Cunha acho que vou encomendar os amortecedores também com o Marcus ...... Ele esta fazendo US$ 75 cada ....... Ok? Abs.

Vermeio
09/06/2013, 22:43
Vermeio, obrigado. Sabe dizer a especificação destas joints? Pelo que comentou a teraflex também nao despacha para o Brasil e vc trouxe tudo pela USAbox. Correto? Cunha acho que vou encomendar os amortecedores também com o Marcus ...... Ele esta fazendo US$ 75 cada ....... Ok? Abs.
Cara. São essas:
| TeraFlex Suspensions (http://www.teraflex.biz/tj-trackbar-flex-end.html)
Queria colocar uma toda de metal mas nao achei na largura do espaço original do troller.
trouxe tudo pelo usabox, mesmo preço q eu paguei.
abraco

Paulo Lixa
10/06/2013, 21:21
Senhores, desculpem não estar participando deste tópico mais de perto, mas estou terminando uma expedição pelo pantanal, testando as molas tbm... volto essa semana, e coloco minhas observações do comportamento do carro, a algumas melhorias planejadas... abraços

Pedro Rocha
10/06/2013, 22:22
Velociraptor e pedro
comprei na teraflex. Veio junto com os amortecedores e molas.
Nao precisei alterar nada no suporte, so botei uma arruela de aço pois o suporte e mais largo e não queria puxar tudo no parafuso.
Abraco

Valeu Vermeio.

Quanto tempo vc levou pra receber as peças?

abs.

Vermeio
11/06/2013, 12:49
Valeu Vermeio.

Quanto tempo vc levou pra receber as peças?

abs.

cara da teraflex foi demorado para eles enviarem... meio enrolado a coisa.
depois de sair dos eua em uma semana tava aqui
abraço

dudarj
11/06/2013, 14:11
PESSOAL,

A ROCK Krawler está sem molas 2.5" no estoque (back ordered) e o prazo estimado é de 30-45 dias.

São vendidos centenas de kits por mês e cada vez mais a demanda está aumentando devido a qualidade do conjunto, então me pediram para transmitirem isso aqui.

Abs!

Cunha03
12/06/2013, 07:46
Dudarj,
Cara, esses dias gastando todo esse meu inglês britânico para comprar essas molas e amortecedores, ai quando consigo concluir a negociação, o Marcus me diz que não tem as molas a pronta entrega. É pra caba mesmo...
Vamos aguardar o retorno do vendedor enquanto isso vamos dar uma pesquisada em outros sites
Abraço

dudarj
12/06/2013, 08:48
Dudarj,
Cara, esses dias gastando todo esse meu inglês britânico para comprar essas molas e amortecedores, ai quando consigo concluir a negociação, o Marcus me diz que não tem as molas a pronta entrega. É pra caba mesmo...
Vamos aguardar o retorno do vendedor enquanto isso vamos dar uma pesquisada em outros sites
Abraço

Olá Cunha!

A AEV e a Metalcloak fabricam molas de 2.5" progressivas também. Acredito que as molas da Metalcloak sejam tão boas quanto as RK. Seria uma outra opção! Porem o Marcus não trabalha com Metalcloak...

Hoje a suspa da Metalcloak está fazendo bastante sucesso. Tem um conceito novo de juntas e é bem interessante.

Cunha03
13/06/2013, 07:31
Fale DudaRj
Valeu por mais uma opção em molas, vou dar uma pesquisada na net.
Tem um amigo que morou fora muito tempo e tem seus contatos ainda, passei um email para ele do que estou precisando e semana que vem ele vai pesquisar e ver a compra pra mim, vamos ser se agora sai. Fogo que o dolar agora esta dando uma subida, assim as coisas ficam mais caras.
Duda, o modelo dessas molas da Metalcloak é o do JK tbém?
Grande abraço
Cunha

Cunha03
13/06/2013, 09:19
Dudarj
As molas da metalcloak seriam essas: Metalcloak 3.5" Front Coil Spring, Dual-Rate, JK, Pair (http://www.metalcloak.com/JK-Wrangler-3-5-Front-Coil-Spring-Dual-Rate-p/7009.htm)

Sandrãobh
13/06/2013, 15:46
Dudarj
As molas da metalcloak seriam essas: Metalcloak 3.5" Front Coil Spring, Dual-Rate, JK, Pair (http://www.metalcloak.com/JK-Wrangler-3-5-Front-Coil-Spring-Dual-Rate-p/7009.htm)

Cunha, essas molas não são progressivas, são dual rate.... são mais caras... veja este tópico... Linear vs Progressive vs Dual rate coil springs - AUSJEEPOFFROAD.COM - AJOR (http://www.ausjeepoffroad.com/forum/showthread.php?t=114312)...

abç

Cunha03
14/06/2013, 07:18
Cunha, essas molas não são progressivas, são dual rate.... são mais caras... veja este tópico... Linear vs Progressive vs Dual rate coil springs - AUSJEEPOFFROAD.COM - AJOR (http://www.ausjeepoffroad.com/forum/showthread.php?t=114312)...

abç

Valeuuu Sandrãobh

andres-tavares
14/06/2013, 11:48
As molas da metalcloack sao dual rate nao sao progressivas ... porem dao lift de 2.5 no jk 4 ptas, isso sao umas 3.5 no jk 2 ptas ... muito alto pro meu uso. Lembrem que nos kit pra JK as molas dianteiras fornecem um lift maior do que prometem devido a que a frente eh mais baixa e eles gostam de deixar o carro reto, entao o lift de 2.5" costuma levantar ao redor de 3.5" na frente e umas 2.5" atras (aprox)

Metalcloak 3.5" Front Coil Spring, Dual-Rate, JK, Pair (http://www.metalcloak.com/JK-Wrangler-3-5-Front-Coil-Spring-Dual-Rate-p/7009.htm)

E o comprimento delas parece ser grande demais pra usar no troller sem alongar os batentes ... por isso eu as descartei

Molas da Teraflex e OME nao sao progressivas.

As AEV sao progressivas porem a AEV nao vende separado.

Acho interessante as molas da TF de lift 1.5" (que dao um lift de 2-2.5" na frente de um jk sem peso adicional) ... e tambem as OME light duty dao um lift semelhante ... alem das da RK claro.

Paulo Lixa
14/06/2013, 12:14

abç

Sandrãobh, grande artigo sobre as molas, ajudou bastante.... as molas RK que o Duda se refere estão instaladas no meu carro, e acabei de voltar de uma viagem ao Pantanal com elas... minhas impressões são as melhores possíveis. O carro mais confortável, estável, altura boa para os pneus 37 que uso... devo trocar os amortecedores e fazer um teste com os Doetsch tech 8407 (tenho instalado o rancho 999005)...

Sandrãobh
14/06/2013, 17:42
Sandrãobh, grande artigo sobre as molas, ajudou bastante.... as molas RK que o Duda se refere estão instaladas no meu carro, e acabei de voltar de uma viagem ao Pantanal com elas... minhas impressões são as melhores possíveis. O carro mais confortável, estável, altura boa para os pneus 37 que uso... devo trocar os amortecedores e fazer um teste com os Doetsch tech 8407 (tenho instalado o rancho 999005)...

Beleza Paulo..., o que eu não gosto no rancho é a regulagem, me parece chato esse negócio de tá no asfalto liso 7e8, entra na cidade 3e4, e assim vai.... mesmo com o controle interno...Mas os seus não estão te satisfazendo?
Por falar em amortecedor, se eu comprar as molas terei de trocar os amortecedores e já tem uns 4 dias que eu tô sonhando com os 6pack da metalcloak, mas eles custam os olhos da cara!!!!Vai ficar somente no sonho mesmo!!! MetalCloak 6Pak Long Travel Compact Shock Technology (Patent Pending) (http://www.metalcloak.com/MetalCloak-Long-Travel-Shock-s/229.htm) , já me disseram que o Doetch tech é meio durão, não sei se dá para revalvular como os offshox que também estão em meus pensamentos , pois tem um representante que mora perto de minha casa, e se eles ficarem duros ou vazarem fica fácil de pegar no pé dele...

Quanto às molas, vou ficar no aguardo, pois acho que boas notícias virão em breve!!!

abç

Paulo Lixa
16/06/2013, 19:56
Beleza Paulo..., o que eu não gosto no rancho é a regulagem, me parece chato esse negócio de tá no asfalto liso 7e8, entra na cidade 3e4, e assim vai.... mesmo com o controle interno...Mas os seus não estão te satisfazendo?
Por falar em amortecedor, se eu comprar as molas terei de trocar os amortecedores e já tem uns 4 dias que eu tô sonhando com os 6pack da metalcloak, mas eles custam os olhos da cara!!!!Vai ficar somente no sonho mesmo!!! MetalCloak 6Pak Long Travel Compact Shock Technology (Patent Pending) (http://www.metalcloak.com/MetalCloak-Long-Travel-Shock-s/229.htm) , já me disseram que o Doetch tech é meio durão, não sei se dá para revalvular como os offshox que também estão em meus pensamentos , pois tem um representante que mora perto de minha casa, e se eles ficarem duros ou vazarem fica fácil de pegar no pé dele...

Quanto às molas, vou ficar no aguardo, pois acho que boas notícias virão em breve!!!

abç

Fala Sandrão... não estou insatisfeito com o rancho... o problema é que para a trilha, o seletor de plastico pode quebrar em uma pedra ou galho, e aí, adeus amortecedor... fica sem controle... para viajar em asfalto e mudar para terra é ótimo, mas procuro sempre melhorar... esses Doetsch Tech serão um teste... são progressivos, (ficam mas macios ou duros de acordo com a velocidade)... até estranhei, pois quando abri a caixa e eles não estenderam como os outros amortecedores, achei que estavam quebrados, mas, de acordo com o representante, é assim mesmo... mas resolvi viajar com o rancho, e testar agora os novos... devo trocar essa semana... minha meta é chegar no FOX... mas, enquanto isso, vou devagar... minha baixa durante a viagem foi o para-choque de alumínio, que amassou em uma tentativa de reboque... vou ter que refazer com um reforço... minha próxima melhoria será na suspensão... tenho duas alternativas: 4 link da atitude, ou fabricar um radius arm http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/406066d1366057331t-receita-troller-com-35-519_ouo_ala_02.jpg... vou começar a pensar nisso... abs

Sandrãobh
16/06/2013, 21:18
Fala Sandrão... não estou insatisfeito com o rancho... o problema é que para a trilha, o seletor de plastico pode quebrar em uma pedra ou galho, e aí, adeus amortecedor... fica sem controle... para viajar em asfalto e mudar para terra é ótimo, mas procuro sempre melhorar... esses Doetsch Tech serão um teste... são progressivos, (ficam mas macios ou duros de acordo com a velocidade)... até estranhei, pois quando abri a caixa e eles não estenderam como os outros amortecedores, achei que estavam quebrados, mas, de acordo com o representante, é assim mesmo... mas resolvi viajar com o rancho, e testar agora os novos... devo trocar essa semana... minha meta é chegar no FOX... mas, enquanto isso, vou devagar... minha baixa durante a viagem foi o para-choque de alumínio, que amassou em uma tentativa de reboque... vou ter que refazer com um reforço... minha próxima melhoria será na suspensão... tenho duas alternativas: 4 link da atitude, ou fabricar um radius arm http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/troller/406066d1366057331t-receita-troller-com-35-519_ouo_ala_02.jpg... vou começar a pensar nisso... abs

Legal, mas também achei estranho estes Doetsch tech não estenderem, os Bilstein são auto ajustáveis e quando soltos se estendem na hora e rápido....

Quanto aos radius arms, com esses terminais rotulares não vai travar a suspa? Pergunto isso porque quando estava recolocando meus links, apertei em demasia a porca e a suspa travou, pois as buchas estavam estranguladas....

abç

AlemãoRS
17/06/2013, 10:22
Os DT não se estendem porque não são a gás.

Renato Fraga
17/06/2013, 14:11
Sim, os doetch tech não são pressurizados, tenho a mais de um ano no carro e entraram no lugar de um par de amortecedores traseiros da F250 pressurizados.

O carro mudou da água para o vinho....muito melhor. Também achei que seriam piores por não serem pressurizados, mas me surpreenderam.

Referente ao radius arm, você não precisa fazer o igual ao da foto. Pode adaptar o seu original colocando uma regulagem de rosca esquerda/direita na barra que se liga à bucha inferior. Fiz isso no meu carro e tá tudo certo. Serviço de R$150,00.

Agora entenda que isso só vai te permitir ajustar o cáster, nada além disso.

Se deseja melhorar o trabalho da sua suspa, vai de 4 link

Abraços

Cunha03
17/06/2013, 14:46
Pessoal, mais uma ajuda.
Um amigo esta me ajudando com contatos nos USA para a compra, consegui as molas em outro site, ele esta vendo a cotação do frete para envio. Preciso definir o amortecedor ideal para as molas RK.
Qual desses de 11'' é o mais indicado?
Bilstein 5125 Shocks (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/bilstein-5125-shocks.html)

O site das molas é Suspension & Steering - JK Suspension - Suspension Components - Globex Performance (http://www.globexperformance.com/suspension-components/)

Abraço

Cunha

Spike
17/06/2013, 16:13
Pessoal, mais uma ajuda.
Um amigo esta me ajudando com contatos nos USA para a compra, consegui as molas em outro site, ele esta vendo a cotação do frete para envio. Preciso definir o amortecedor ideal para as molas RK.
Qual desses de 11'' é o mais indicado?
Bilstein 5125 Shocks (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/bilstein-5125-shocks.html)

O site das molas é Suspension & Steering - JK Suspension - Suspension Components - Globex Performance (http://www.globexperformance.com/suspension-components/)

Abraço

Cunha

Cunha, qual sistema de válvula vc vai pegar?
255-70 ou 170-60? O pessoal disse que isso determina como será o comportamento do amortecedor. Eu sinceramente não sei qual é melhor

Abrs

Sandrãobh
17/06/2013, 18:16
Os meus são 255/70 e tem quem os ache moles, imagine os 170/60?

abç

Paulo Lixa
17/06/2013, 23:55
Sim, os doetch tech não são pressurizados, tenho a mais de um ano no carro e entraram no lugar de um par de amortecedores traseiros da F250 pressurizados.

O carro mudou da água para o vinho....muito melhor. Também achei que seriam piores por não serem pressurizados, mas me surpreenderam.

Referente ao radius arm, você não precisa fazer o igual ao da foto. Pode adaptar o seu original colocando uma regulagem de rosca esquerda/direita na barra que se liga à bucha inferior. Fiz isso no meu carro e tá tudo certo. Serviço de R$150,00.

Agora entenda que isso só vai te permitir ajustar o cáster, nada além disso.

Se deseja melhorar o trabalho da sua suspa, vai de 4 link

Abraços

Obrigado pela dica Renato... não pretendo fazer igual a foto... foi apenas um exemplo. tenho algumas ideias, mas o 4link ainda seria o mais viável...

dudarj
18/06/2013, 08:34
Obrigado pela dica Renato... não pretendo fazer igual a foto... foi apenas um exemplo. tenho algumas ideias, mas o 4link ainda seria o mais viável...

Paulo, olha o Wrangler com suspa Radius Arm da Clayton.

http://i461.photobucket.com/albums/qq340/ryan_barrus/908572_10152727351670220_1398225203_n.jpg

Acho que a questão é apenas fazer uma suspa bem feita. Seja 4link ou Radius arm.

dudarj
18/06/2013, 08:37
Mais uma de Radius Arm

http://i272.photobucket.com/albums/jj177/ClaytonOffRoad/LJ/Vehicle%20Pictures/Eric/Picture2.jpg

Vermeio
18/06/2013, 10:34
duvidas...
qual a diferença de colocar a fixação de cima do link mais para o meio do eixo ou deixa-los um em cima do outro como o original do troller?
continua o uso da panhard certo?

hugocsl
18/06/2013, 14:07
Acho que com ela mais fechada tipo assim \ / quando o eixo torce o movimento é mais curto, se estivesse nas extremidade do eixo o movimento seria mais longo para alcançar o mesmo curso, e talvez até atrapalhasse no meio das erosões, pois alguma coisa poderia encostar nela e impedir da suspensão abrir toda . É só um palpite ok.

Grélo
18/06/2013, 20:00
EU conheço um cara aqui do RJ que vai ter uma suspensão dessas na mão essa semana... hehehehe

[ ]´s

Grélo.

Mais uma de Radius Arm

http://i272.photobucket.com/albums/jj177/ClaytonOffRoad/LJ/Vehicle%20Pictures/Eric/Picture2.jpg

Paulo Lixa
18/06/2013, 20:09
Paulo, olha o Wrangler com suspa Radius Arm da Clayton.

http://i461.photobucket.com/albums/qq340/ryan_barrus/908572_10152727351670220_1398225203_n.jpg

Acho que a questão é apenas fazer uma suspa bem feita. Seja 4link ou Radius arm.

Concordo Duda... as molas foram o começo... vou testar esses amortecedores doetsch tech, e hoje falei com o pessoal da atitude... chegaram os amortecedores de direção e vamos instalar o 4link deles... apenas os braços e sub frame...
acho que dá para melhorar bastante a suspensão do troller assim...

Sandrãobh
18/06/2013, 20:43
Concordo Duda... as molas foram o começo... vou testar esses amortecedores doetsch tech, e hoje falei com o pessoal da atitude... chegaram os amortecedores de direção e vamos instalar o 4link deles... apenas os braços e sub frame...
acho que dá para melhorar bastante a suspensão do troller assim...

Paulo, tomara que dê tudo certo, estes experimentos não ficam baratos!!! Não esqueça de relatar as impressões, pois tem sido de grande ajuda no melhoramento do Troller.

abç

Renato Fraga
18/06/2013, 22:15
Amigos, o assunto é meio chato de discutir porque o princípio de cada arranjo se comporta diferentemente.

No Troller, as buchas ficam alinhadas verticalmente, e para que no mesmo eixo, uma roda suba e outra desça, é necessário que as buchas se deformem.Por isso que o troller usa aquelas enormes buchas maleáveis. Se isso não ocorrer, a suspensão fica travada. Basta colocar buchas mais resistentes para travar sua suspensão.

O exemplo postado pelo Duda, não representa exatamente o que ocorre com o Troller.

No Wrangler, as buchas não ficam alinhadas verticalmente, e exatamente por isso é que a suspensão não fica travada quando uma roda sobe e a outra desce no mesmo eixo. Esse arranjo é muito utilizado nos kits long arms. Um atenuante também é o comprimento dos braços, que acaba reduzindo os ângulos nas extremidades. Esse arranjo não dispensa a panhard.

POrtanto não depende exatamente de fazer bem ou mal feito um projeto, mas sim saber como cada um funciona e entender suas virtudes e limitações.

Abraços a todos

Renato Fraga
18/06/2013, 23:38
Achei uma imagem que ilustra a diferença entre um 4 link e u 2 link:

http://www.oman4x4.com/ju/radiusarm.jpg

Vermeio
19/06/2013, 09:51
Amigos, o assunto é meio chato de discutir porque o princípio de cada arranjo se comporta diferentemente.

No Troller, as buchas ficam alinhadas verticalmente, e para que no mesmo eixo, uma roda suba e outra desça, é necessário que as buchas se deformem.Por isso que o troller usa aquelas enormes buchas maleáveis. Se isso não ocorrer, a suspensão fica travada. Basta colocar buchas mais resistentes para travar sua suspensão.

O exemplo postado pelo Duda, não representa exatamente o que ocorre com o Troller.

No Wrangler, as buchas não ficam alinhadas verticalmente, e exatamente por isso é que a suspensão não fica travada quando uma roda sobe e a outra desce no mesmo eixo. Esse arranjo é muito utilizado nos kits long arms. Um atenuante também é o comprimento dos braços, que acaba reduzindo os ângulos nas extremidades. Esse arranjo não dispensa a panhard.

POrtanto não depende exatamente de fazer bem ou mal feito um projeto, mas sim saber como cada um funciona e entender suas virtudes e limitações.

Abraços a todos

Renato,
aprendi que quem tem medo de erra nao aprende a acerta então...
tenho uma duvida na questão das buchas que voce que voce diz ter necessidade de ser bem maleaveis no sistema do troller.
voce esta falando das buchas do eixo ou das buchas do chassis que precisam ser bem maleáveis?
te pergunto pois as buchas do chassis permite que o link gire em 360 graus (neste ponto nao trazendo limitação quando um lado do eixo descer e outro subir), a limitação estaria no movimento vertical do link aonde a bucha irá travar depois de certos graus de movimento vertical, acredito que quando apertada em demasia fique pior ainda.
as buchas fixadas no eixo são para impedir que o eixo rotacione em acelerações e freiadas apenas.
é isso ou to escrevendo bobagem? corrige ai...
como são as buchas do wrangler?

com tanto congresso por ai podiam faze um de suspenção off road na fenajipe pra assistir umas aulas kkk
valeu a paciencia ai...
abraços

dudarj
19/06/2013, 10:04
Renato, estou com certa dificuldade.

Esse 5 link que postou não retrata uma suspa 5 link de jk. No jk, os braços não sao do mesmo tamanho, nem os pontos de fixação sao paralelos e o eixo "rotaciona" quando trabalha.

Já a 2a foto retata os pontos de fixacao de uma suspa de Troller com radius, correto?

Seguindo seu raciocinio das buchas rigidas, se colocarmos juntas esfericas com amplitude de movimento, liberaríamos mais a suspensão, correto?

Eu não sei se gostaria de ter um 5 link como este da foto. Ele parece funcionar quando ambos os lados da suspensao estao subindo/descendo, mas como fica quando o eixo está trabalhando em "X"? Esses braços paralelos e do mesmo tamanho não impediriam o eixo de rotacionar?

Esse modelo lembra os da Atitude e não vi até hoje um Troller deles com a suspa trabalhando, pelo contrário...

abreu
19/06/2013, 11:59
Eu instalei minhas molas recentemente (Garage4WD com 2" a mais) e estive pensando:

Se usar essas molas do Wrangler, 4 molas iguais, o carro não fica com a traseira arriada não?

Pegunto isso pois tanto as molas originais quanto as da Garage4wd tem as molas traseiras maiores que as dianteiras, cerca de 6cm maiores.

Abraços.

Renato Fraga
19/06/2013, 12:01
Ok, já adiantando, seu raciocínio está equivocado:

O que a ilustração se refere por 5 link, nada mais é que um 4 link paralelo que necessita de panhard. É o caso da suspa original do Wrangler, cherokee, dodge ram, entre tantos outros.

O fato dos baços serem ou não do mesmo tamanho, paralelos ou não não desvirtua a eficiência da suspensão. Com a devida geometria, tudo funciona perfeitamente.

Esse tipo de suspensão tem a vantagem exatamente que permitir que o eixo se alterne em X com o máximo de liberdade, pois em tese, o eixo não gira conforme cada roda sobe ou desce. Diante disso podemos colocar até terminais rotulares no lugar das buchas que o trabalho do eixo fica ainda mais livre. O ruim de usar esses terminais é que não amortecem nada e transmitem toda vibração e impacto direto para o chassi.

Já o arranjo de 2 link ou radius arm igual ao do troller, o eixo gira quando a suspensão trabalha, e se uma roda sobe e a outra desce, a tendência desse giro é ocorrer em sentidos opostos.
No movimento de X, se as buchas que prendem o link ao eixo forem muito rígidas, a suspensão ficará travada. Entenda que se nada deforma, o movimento de X não acontece. É aí que entra as buchas que estão no eixo, que precisam ser maleáveis para permitir esse movimento, que apesar de ocorrer, acontece de uma forma forçada. Referente a fixação do link ao chassi, ali sim pode ter até um terminal rotular, mas se colocar isso no eixo sua suspensão não vai trabalhar, ao menos que o seu eixo torça longitudinalmente o que não vai acontecer.

Interpretando melhor a ilustração, repare nas linhas vermelhas.

Note que no desenho que está à direita, simulando o trabalho em X, no 5 link elas continuam paralelas, ao passo que no radius arm, elas se divergem.

Essa linha vermelha descreve o alinhamento do centro de cada bucha dos links de um dos lados da suspensão.

Uma coisa tenha como certo, a suspensão original do seu wrangler como de qualquer outro carro que eu citei e que tenha arranjo semelhante, funciona muito melhor que a suspensão original do troller.

Repare naquele vídeo que postaram da trilha que fizeram em 2 wranglers + o troller do paulo lixa. Como é brutal a diferença no trabalho das suspensões.

O kit da atitude é excelente, o problema é que custa muito caro.

Pense bem !!!!

Abração

zeca_cj
19/06/2013, 12:38
Duda,

Lembra daquele exemplo que lhe dei a algum tempo atrás num tópico sobre a suspensão do troller? Acho que foi na receita pra 35”. Não lembro.

Enfim.

A explicação de Renato tá perfeita. Mas pra quem é leigo, é difícil imaginar essa dinâmica de movimentos.

Pra isso, vai um exemplo pratico e simples que ajuda no entendimento da tendência de mudança de cáster no radius arms.

Estique os dois braços paralelos e aponte o dedo indicador pra cima e o polegar pra baixo.
Essa posição simula o radius arms em posição ride hight, onde a ponta dos dedos são as buchas do eixo e o cotovelo a bucha do chassis.

OK até ai?

Sem mexer os cotovelo, abaixe um braço e levante o outro. Essa posição simula uma situação de X na suspensão, onde uma roda está no buraco enquanto a outra num batente.

Percebeu que a linha imaginaria entre a ponta do polegar e indicador do braço direito não está paralela ao do braço esquerdo?

Pois bem, é justamente isso que acontece no carro e é exatamente esse movimento que a bucha precisa permitir pra suspensão trabalhar. Quando a bucha chega no limite, a suspensão não abre mais. Independente de mola ou amortecedor que use.

Em outra língua, no sistema Radius arms, onde os pontos do chassis são um acima do outro, o eixo funciona como uma grande barra estabilizadora.

Outra imagem que ajuda no entendimento dessa arquitetura.

zeca_cj
19/06/2013, 12:56
Sobre o sistema radius arms que Duda colocou fotos, ele é um pouco diferente do original Troller.

Os braços superiores estão apontados para o centro do eixo enquanto no Troller não acima do inferior.

Zeca, porque eles estão apontados pro centro?

Porque quanto mais perto do centro, menor o ângulo e o giro que o eixo faz. Dai é possível tirar um pouco mais de amplitude da suspensão.

No caso do Wrangler é fácil fazer essa alteração porque os brackets já estão ali. Fazem parte do 4 link original.

No caso do Troller, confesso que não sei se é possível fazer. É Preciso medir a altura entre carter e o eixo pra saber se os brackets e links cabem ali sem se chocarem.

Se for possível fazer essa mudança, é um sistema fácil e barato de fazer que dará uma boa amplitude na suspensão.

Algumas fotos pra ilustrar.

Paulo Lixa
22/06/2013, 15:47
Amortecedores Instalados....
Vou testar esses doetsch tech e depois posto... a primeira impressão é do carro mais duro, mas, vou passar essa semana rodando e ver qual é...
Próxima: suspensão...

Paulo Lixa
25/06/2013, 13:39
http://www.facebook.com/paulolixa/photos#!/photo.php?v=543983668998191&set=vb.100001596884310 &type=3&theater
Para distrair... troller RC

moraespedro
25/06/2013, 21:25
Esta discuçao de geometria está ficando ótima. Mas o problema é que sao muitas variáveis em pouco espaço. A diferença nao para nisso... quando se usa o 4 link + panhard, dependendo do angulo entre o os braços superiores e entre os braços inferiores, olhando a suspensao de cima, muda completamente o comportamento do veículo em questao. Fazendo com que quando se acelere a suspensao abra ou feche, e ajustando o comportamento ao se brecar. Existem muitas calculadoras para calcular essas forcas verticais de acordo com os angulos que tentei falar... No sistema 4 link, existem muitos acertos de geometria onde se pode ferrar com a dirigibilidade. Ele é um desenho mais avançado de suspensao. Outra vantagem é que o diferencial fica preso ao chassis por 4 pontos, onde o radious arm fica preso por 2 pontos apenas. Pensando nos impactos que damos nos diferenciais...
Lógico que um radious arm bem desenhado funciona muito bem e articula como as fotos mostram. Mas eles articulam torcendo o diferencial. O 4link funciona mais livre, mas é muito mais difícil de desenvolver.

Duda, quando o Renato mostrou o desenho, nao o leve tao literal, mas pegue apenas a ideia. Com bracos independentes em cima e em baixo, eles rodam em diferentes arcos, podendo ajudar ou atrapalhar o comportamento da suspensao.

moraespedro
25/06/2013, 21:27
Se voce triangular os bracos de cima e os de baixo, como dois triangulos invertidos, ao se olhar por cima, pode se nao precisar mais da panhard... mas o desenho fica ainda mais complicado e com uma boa chance de ferrar de vez. Acho que este seria o melhor desenho, nao faria o eixo andar para o lados com o curso da suspensao e e pode elevar o roll center, diminuindo o body roll (inclinacao do veiculo ao fazer curva). Nos podemos fazer isso levantando a panhard nos diferenciais, mas ai tem que mexer em monte de coisa para nao piorar a dirigibilidade...

moraespedro
25/06/2013, 21:28
Acho que confundi mais do que expliquei... kkkkkkkkkkkkkkk

zeca_cj
25/06/2013, 22:06
Moraes,

Ferrou nao. rsrs

O grande lance de NAO fazer um 4-link sem Panhard na dianteira é a questão da dirigibilidade. Caso contrario certamente voce terá terá bumpsteer.

A nao ser que vá partir pra um full-hidro. Ai sim as possibilidades sao grandes de 4 link. porem o carro nao poderá (por lei) rodar em rua.

Nao sei se voce está acompanhando meu topico do Troller Taxi. Estou fazendo dois 4 links. Triangulado noa traseira e paralelo com panhard na dianteira (até então, isso ainda pode mudar). Vou usar coilovers de 17" de curso.

Tenho estudado bastante e recentemente parei pra brincar com o 4 link calculator.

Quem sabe meu quebra cabeça nao sirva mais tarde pra alguem copiar, Ou evitar. Se der errado! rsrsrs

Vermeio
30/07/2013, 09:37
acho que nao tinha a foto comparativa ainda entre a mola dianteira original (do meu 2003) para as RK.
423707

Spike
30/07/2013, 09:48
acho que nao tinha a foto comparativa ainda entre a mola dianteira original (do meu 2003) para as RK.
423707

Vermeio
Vc comprou aonde? Qual é o amortecedor que vc está usando?
Se vc tiver fotos da instalação, vc poderia postar?

Abrs