Ver Versão Completa : Qual a melhor Gasolina comum e qual a melhor aditivada?
Bruno Furtado
18/03/2013, 17:32
Sera que a muita diferença entre as gasolinas, ja ouvi dizer que a melhor gasolina é a PODIUM da BR, será que os beneficios valem a pena?
Roberto FL
19/03/2013, 00:44
fora a podium que é meia boca a preço de ouro, o resto é uma mistura de alcool, água e um monte de lixo liquido misturado. As proporções não são nem exatas e ora funciona mal ora pior ainda. tive carros importados e francamente: Nossa gasolina dá vergonha e sempre gastam mais que a média mundial. Vai na Argentina e enche o tanque lá. Vai saber a diferença.
Discordando um pouco do colega Roberto, as gasolinas NÃO são todas iguais
A Podium, V Power e sei lá o nome da "especial" da Texaco são diferentes
Mas você só sente a diferença em motores de alta compressão. Para 99% dos carros a única diferença é que custa mais caro
A unica verdadeira vantagem da Podium para o uso "comum" é que ela dura mais. Então é bom para abastecer um carro que vai ficar muito tempo parado
De resto, é $ saindo pelo escapamento
FabioTr4
19/03/2013, 13:23
Colegas,
Ao que lembro a Podium era considerada a gasolina mais potente vendida no mundo (octanagem). De resto a gasolina bem como etanol seguem a mesma química pois é fornecida por um único produtor> Petrobrás que distribui para as marcas colocarem corante e xixi...
Gasolina comum é 25% de etanol.
Aditivada é 25% de etanol mais detergentes e aditivos que apenas limpam e não dão nada de potência a mais.
Lembremos as batizadas gerais q realizam por aí desde a fila de caminhões na distribuidora até o caminho do posto e no próprio....
Eu já enchi tanque de podium e me diverti. Demora pro carro perceber a troca mas depois é sensível a diferença mas nada que valha a pena.
A melhor é aquela que nao lhe traz problemas. Abastecia sempre num BR, até que mudei de emprego e de posto BR. A autonomia aumentou. Depois passei a abastecer num SP perto de casa e pouco mais barato. A autonomia piorou e trepidações em marcha lenta ocorriam. Passei abastecer num "sem bandeira" muito mais barato, nunca deu alteração.
Pra mim, a bandeira nao quer dizer muita coisa e gasolinas aditivadas só no tanquinho de partida a frio pela durabilidade.
Colegas,
Ao que lembro a Podium era considerada a gasolina mais potente vendida no mundo (octanagem). De resto a gasolina bem como etanol seguem a mesma química pois é fornecida por um único produtor> Petrobrás que distribui para as marcas colocarem corante e xixi...
Gasolina comum é 25% de etanol.
Aditivada é 25% de etanol mais detergentes e aditivos que apenas limpam e não dão nada de potência a mais.
Lembremos as batizadas gerais q realizam por aí desde a fila de caminhões na distribuidora até o caminho do posto e no próprio....
Eu já enchi tanque de podium e me diverti. Demora pro carro perceber a troca mas depois é sensível a diferença mas nada que valha a pena.
Permita-me discordar, mas a Petrobrás é uma CARA DE PAU! A Podium não é a gasolina mais potente (octanagem) vendida no mundo. É uma gasolina com Índice Antidetonante de 95, enquanto nos Estados Unidos vemos a venda gasolinas Premium com até 98! Perto das gasolinas comuns aqui no Brasil a Podium realmente é muito boa, como a V-Power Racing da Shell (apesar da Podium ter o IA maior).
As gasolinas premium (Podium, V-Power Racing e etc) tem maior índice antidetonante e menor teor de enxofre. São mais potentes e tem validade maior que as gasolinas comuns.
As gasolinas aditivadas são basicamente as gasolinas comuns com aditivos (e lubrificantes).
As gasolinas comum, como o nome diz, são as básicas, sem aditivos e com octanagem padrão.
Nos motores de alta performace (especialmente MOTOS esportivas) a diferença da Podium para as outras gasolinas fica BEM evidente. Na minha moto, por exemplo, se eu não usar Podium ela reclama imediatamente. Nas nossas viaturas a diferença deve ser imperceptível.... Não vale a diferença brutal de preço.
floripa1978
19/03/2013, 18:21
Eu já abasteci com PODIUM e a melhora nas respostas do motor foi totalmente perceptível. No consumo não vi diferença mas no desempenho sim, principalmente nas retomadas e no arranque. A diferença de valor é realmente muito grande mas uma coisa é fato, carros importados sente muito mais quando a gasolina é de qualidade ruim. Se tiver condições financeiras de abastecer com PODIUM, eu acho que deve fazer, pois além do ganho no desempenho, ganhará também na durabilidade, pois é uma gasolina menos suja.
sds
floripa1978
19/03/2013, 18:22
Desculpa, não tinha mencionado no email anterior, meu carro é um ASX 2.0 2012.
sds
FabioTr4
19/03/2013, 19:30
Ó... agora fui atrás: (link enorme na página da Petrobrás)
Gasolina - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAy NTD5egIEcnQ4MgQ_2CbEdFAGTlInk!/?PC_7_9O1ONKG10GSIC025HDRRAB10F4000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/Portal+de+Conteudo/Produtos/Automotivos/Gasolina/Gasolina+Podium/)
A Petrobrás então é cara de pau em dobro, pois no site dela tá escrito "o combustível de maior octanagem comercializada mundialmente". Lembrava disto e fui ao site...
No fundo o que vale é a qualidade do combustível na bomba. Mesmo sendo Podium legítima paga-se muito pela qualidade. De resto até gasolina comum sem ser batizada vale a pena.
[s]
SAPO-BOMBA
19/03/2013, 20:55
Vou falar do que eu já conheço e vi comprovadamente: GASOLINA COMUM é melhor que ADITIVADA...
Depois de 10 mil rodados, as velas NGK do meu Subaru, depois que troquei e passei a usar somente gasolina COMUM, estavam parecendo NOVAS no dia que tirei pra inspecionar.
As mesmas velas NGK que eu usei antes, usando ADITIVADA, estavam bem mais desgastadas e com aspecto de queima ruim!
E não mudei absolutamente nada no motor, nem ignição, nem cabos, nem filtro de ar, nem nada... Pura e simples comprovação óbvia ao ver o estado das velas!
Fabio3010
19/03/2013, 21:02
Tive algumas experiências diversificando bandeiras e postos de combustível.... e posso afirmar, realmente dá diferença de um posto para o outro, inclusive de mesma bandeira!! Percebi as diferenças quando trocava as velas...
Há alguns anos abasteço em postos Shell e nunca tive problemas... percebi que com a gasolina V-Power o desempenho e rendimento são um pouco melhores que com a normal, porém nada de extraordinário!!
Agora, como comentou o colega Caíto, tbm tive uma moto que só utilizava/aceitava Poduim e era evidente os benefícios!! Porém o preço era e continua sendo um absurdo!! E outra... acredito que como tem maior octanagem, por ser mais pura, se utilizada por muito tempo pode não contribuir para a durabilidade dos componentes internos do motor... pelo menos nos veículos nacionais!!
Roberto FL
19/03/2013, 22:03
como ia dizendo, cada um aqui vai dar um testemunho diferente, porque na verdade todos estão corretissimos. Na teoria é tudo uma beleza, teor de enxofre, octanagem , detergentes e bla bla bla. Na prática voce poe gasolina num posto e acha que andou bem, poe a mesma gasolina no outro dia e o carro morre. Gasolina batizada no posto, na fonte, no caminhão e em tudo que é lugar. É alcool com água vendido a preço de petróleo. Não dá para comparar. já tentei de tudo! é futebol de varzea e chutão pro alto!
Amatinho
20/03/2013, 07:54
como ia dizendo, cada um aqui vai dar um testemunho diferente, porque na verdade todos estão corretissimos. Na teoria é tudo uma beleza, teor de enxofre, octanagem , detergentes e bla bla bla. Na prática voce poe gasolina num posto e acha que andou bem, poe a mesma gasolina no outro dia e o carro morre. Gasolina batizada no posto, na fonte, no caminhão e em tudo que é lugar. É alcool com água vendido a preço de petróleo. Não dá para comparar. já tentei de tudo! é futebol de varzea e chutão pro alto!
KKKKKKKKKKKKK. corretíssimo ....
na viatura , vai comum mesmo, afinal, no trânsito parado, o que adianta colocar combustível melhor, o gasto e desempenho , vão ser o mesmos. Na estrada , com certeza vai ter algum diferença.
Como CAITO e FABIO3010, usava PODIUM na moto, e lá tinha grande diferença , principalmente quando mudava de posto e a PODIUM era velha, seria melhor ter colocado comum. Com o preço , esse combustível fica estocado mais tempo e encontrar posto com PODIUM realmente boa era uma aventura. Na moto , em PORCENTAGEM , a diferença de consumo se eqüivalia a diferença de preço , no final do mês , na ponta do lápis , não havia diferença. Com PODIUM a moto andava mais , acelerando menos , esquentava menos, tinha funcionamento mais redondo .
O motor precisa estar regulado para a PODIUM. Troquei a moto e mesmo a nova sendo maior e da mesma marca, não mostrava diferença nenhuma se punha PODIUM , comum, água ou urina ( kkkkkk ) desde que o combustível não esteja batizado, fica exatamente igual
Boa Noite,
Sem desconsiderar as considerações anteriormente feitas, estou tendo uma boa experiencia com minha triton 3.5 gasolina.
Sempre abasteci com gasolina comum shell e o carro fazia no máximo 5,5Km/l; a minha média era 5,1Km/L.
Passei a abastecer com a V-Power da shell, cuja diferença de preço é 0,30 centavos em minha cidade, e o carro ta variando entre 6Km/L a 6,5 Km/L na cidade.
Roberto FL
20/03/2013, 22:32
pra não falarem mal de mim por ai que sou chato e bla bla vou descrever um experimento meu.
Andava com gas shell comum no meu outlander V6. Fez várias vezes 11km/l na estrada (Beleza!). Botei de novo no mesmo posto e fez 8km/l!!!
Daí fiquei matutando e então botei 50% alcool no tanque (já considerando os 25% da gasolina comum) e adivinha?
O carro fez 8km/l!!!! É sacanagem da braba isso!