Conectar

Ver Versão Completa : Qual a melhor Gasolina comum e qual a melhor aditivada?

Bruno Furtado
18/03/2013, 17:32
Sera que a muita diferença entre as gasolinas, ja ouvi dizer que a melhor gasolina é a PODIUM da BR, será que os beneficios valem a pena?

Roberto FL
19/03/2013, 00:44
fora a podium que é meia boca a preço de ouro, o resto é uma mistura de alcool, água e um monte de lixo liquido misturado. As proporções não são nem exatas e ora funciona mal ora pior ainda. tive carros importados e francamente: Nossa gasolina dá vergonha e sempre gastam mais que a média mundial. Vai na Argentina e enche o tanque lá. Vai saber a diferença.

reybelo
19/03/2013, 09:06
Discordando um pouco do colega Roberto, as gasolinas NÃO são todas iguais
A Podium, V Power e sei lá o nome da "especial" da Texaco são diferentes
Mas você só sente a diferença em motores de alta compressão. Para 99% dos carros a única diferença é que custa mais caro

A unica verdadeira vantagem da Podium para o uso "comum" é que ela dura mais. Então é bom para abastecer um carro que vai ficar muito tempo parado
De resto, é $ saindo pelo escapamento

FabioTr4
19/03/2013, 13:23
Colegas,
Ao que lembro a Podium era considerada a gasolina mais potente vendida no mundo (octanagem). De resto a gasolina bem como etanol seguem a mesma química pois é fornecida por um único produtor> Petrobrás que distribui para as marcas colocarem corante e xixi...

Gasolina comum é 25% de etanol.
Aditivada é 25% de etanol mais detergentes e aditivos que apenas limpam e não dão nada de potência a mais.

Lembremos as batizadas gerais q realizam por aí desde a fila de caminhões na distribuidora até o caminho do posto e no próprio....
Eu já enchi tanque de podium e me diverti. Demora pro carro perceber a troca mas depois é sensível a diferença mas nada que valha a pena.

leojaz
19/03/2013, 13:56
A melhor é aquela que nao lhe traz problemas. Abastecia sempre num BR, até que mudei de emprego e de posto BR. A autonomia aumentou. Depois passei a abastecer num SP perto de casa e pouco mais barato. A autonomia piorou e trepidações em marcha lenta ocorriam. Passei abastecer num "sem bandeira" muito mais barato, nunca deu alteração.
Pra mim, a bandeira nao quer dizer muita coisa e gasolinas aditivadas só no tanquinho de partida a frio pela durabilidade.

Caíto
19/03/2013, 15:28
Colegas,
Ao que lembro a Podium era considerada a gasolina mais potente vendida no mundo (octanagem). De resto a gasolina bem como etanol seguem a mesma química pois é fornecida por um único produtor> Petrobrás que distribui para as marcas colocarem corante e xixi...

Gasolina comum é 25% de etanol.
Aditivada é 25% de etanol mais detergentes e aditivos que apenas limpam e não dão nada de potência a mais.

Lembremos as batizadas gerais q realizam por aí desde a fila de caminhões na distribuidora até o caminho do posto e no próprio....
Eu já enchi tanque de podium e me diverti. Demora pro carro perceber a troca mas depois é sensível a diferença mas nada que valha a pena.

Permita-me discordar, mas a Petrobrás é uma CARA DE PAU! A Podium não é a gasolina mais potente (octanagem) vendida no mundo. É uma gasolina com Índice Antidetonante de 95, enquanto nos Estados Unidos vemos a venda gasolinas Premium com até 98! Perto das gasolinas comuns aqui no Brasil a Podium realmente é muito boa, como a V-Power Racing da Shell (apesar da Podium ter o IA maior).

As gasolinas premium (Podium, V-Power Racing e etc) tem maior índice antidetonante e menor teor de enxofre. São mais potentes e tem validade maior que as gasolinas comuns.

As gasolinas aditivadas são basicamente as gasolinas comuns com aditivos (e lubrificantes).

As gasolinas comum, como o nome diz, são as básicas, sem aditivos e com octanagem padrão.

Nos motores de alta performace (especialmente MOTOS esportivas) a diferença da Podium para as outras gasolinas fica BEM evidente. Na minha moto, por exemplo, se eu não usar Podium ela reclama imediatamente. Nas nossas viaturas a diferença deve ser imperceptível.... Não vale a diferença brutal de preço.

floripa1978
19/03/2013, 18:21
Eu já abasteci com PODIUM e a melhora nas respostas do motor foi totalmente perceptível. No consumo não vi diferença mas no desempenho sim, principalmente nas retomadas e no arranque. A diferença de valor é realmente muito grande mas uma coisa é fato, carros importados sente muito mais quando a gasolina é de qualidade ruim. Se tiver condições financeiras de abastecer com PODIUM, eu acho que deve fazer, pois além do ganho no desempenho, ganhará também na durabilidade, pois é uma gasolina menos suja.

sds

floripa1978
19/03/2013, 18:22
Desculpa, não tinha mencionado no email anterior, meu carro é um ASX 2.0 2012.

sds

FabioTr4
19/03/2013, 19:30
Ó... agora fui atrás: (link enorme na página da Petrobrás)

Gasolina - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAy NTD5egIEcnQ4MgQ_2CbEdFAGTlInk!/?PC_7_9O1ONKG10GSIC025HDRRAB10F4000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/Portal+de+Conteudo/Produtos/Automotivos/Gasolina/Gasolina+Podium/)

A Petrobrás então é cara de pau em dobro, pois no site dela tá escrito "o combustível de maior octanagem comercializada mundialmente". Lembrava disto e fui ao site...
No fundo o que vale é a qualidade do combustível na bomba. Mesmo sendo Podium legítima paga-se muito pela qualidade. De resto até gasolina comum sem ser batizada vale a pena.

[s]

SAPO-BOMBA
19/03/2013, 20:55
Vou falar do que eu já conheço e vi comprovadamente: GASOLINA COMUM é melhor que ADITIVADA...

Depois de 10 mil rodados, as velas NGK do meu Subaru, depois que troquei e passei a usar somente gasolina COMUM, estavam parecendo NOVAS no dia que tirei pra inspecionar.

As mesmas velas NGK que eu usei antes, usando ADITIVADA, estavam bem mais desgastadas e com aspecto de queima ruim!

E não mudei absolutamente nada no motor, nem ignição, nem cabos, nem filtro de ar, nem nada... Pura e simples comprovação óbvia ao ver o estado das velas!

Fabio3010
19/03/2013, 21:02
Tive algumas experiências diversificando bandeiras e postos de combustível.... e posso afirmar, realmente dá diferença de um posto para o outro, inclusive de mesma bandeira!! Percebi as diferenças quando trocava as velas...

Há alguns anos abasteço em postos Shell e nunca tive problemas... percebi que com a gasolina V-Power o desempenho e rendimento são um pouco melhores que com a normal, porém nada de extraordinário!!

Agora, como comentou o colega Caíto, tbm tive uma moto que só utilizava/aceitava Poduim e era evidente os benefícios!! Porém o preço era e continua sendo um absurdo!! E outra... acredito que como tem maior octanagem, por ser mais pura, se utilizada por muito tempo pode não contribuir para a durabilidade dos componentes internos do motor... pelo menos nos veículos nacionais!!

Roberto FL
19/03/2013, 22:03
como ia dizendo, cada um aqui vai dar um testemunho diferente, porque na verdade todos estão corretissimos. Na teoria é tudo uma beleza, teor de enxofre, octanagem , detergentes e bla bla bla. Na prática voce poe gasolina num posto e acha que andou bem, poe a mesma gasolina no outro dia e o carro morre. Gasolina batizada no posto, na fonte, no caminhão e em tudo que é lugar. É alcool com água vendido a preço de petróleo. Não dá para comparar. já tentei de tudo! é futebol de varzea e chutão pro alto!

Amatinho
20/03/2013, 07:54
como ia dizendo, cada um aqui vai dar um testemunho diferente, porque na verdade todos estão corretissimos. Na teoria é tudo uma beleza, teor de enxofre, octanagem , detergentes e bla bla bla. Na prática voce poe gasolina num posto e acha que andou bem, poe a mesma gasolina no outro dia e o carro morre. Gasolina batizada no posto, na fonte, no caminhão e em tudo que é lugar. É alcool com água vendido a preço de petróleo. Não dá para comparar. já tentei de tudo! é futebol de varzea e chutão pro alto!

KKKKKKKKKKKKK. corretíssimo ....

na viatura , vai comum mesmo, afinal, no trânsito parado, o que adianta colocar combustível melhor, o gasto e desempenho , vão ser o mesmos. Na estrada , com certeza vai ter algum diferença.

Como CAITO e FABIO3010, usava PODIUM na moto, e lá tinha grande diferença , principalmente quando mudava de posto e a PODIUM era velha, seria melhor ter colocado comum. Com o preço , esse combustível fica estocado mais tempo e encontrar posto com PODIUM realmente boa era uma aventura. Na moto , em PORCENTAGEM , a diferença de consumo se eqüivalia a diferença de preço , no final do mês , na ponta do lápis , não havia diferença. Com PODIUM a moto andava mais , acelerando menos , esquentava menos, tinha funcionamento mais redondo .

O motor precisa estar regulado para a PODIUM. Troquei a moto e mesmo a nova sendo maior e da mesma marca, não mostrava diferença nenhuma se punha PODIUM , comum, água ou urina ( kkkkkk ) desde que o combustível não esteja batizado, fica exatamente igual

mtriton
20/03/2013, 19:40
Boa Noite,
Sem desconsiderar as considerações anteriormente feitas, estou tendo uma boa experiencia com minha triton 3.5 gasolina.
Sempre abasteci com gasolina comum shell e o carro fazia no máximo 5,5Km/l; a minha média era 5,1Km/L.
Passei a abastecer com a V-Power da shell, cuja diferença de preço é 0,30 centavos em minha cidade, e o carro ta variando entre 6Km/L a 6,5 Km/L na cidade.

Roberto FL
20/03/2013, 22:32
pra não falarem mal de mim por ai que sou chato e bla bla vou descrever um experimento meu.
Andava com gas shell comum no meu outlander V6. Fez várias vezes 11km/l na estrada (Beleza!). Botei de novo no mesmo posto e fez 8km/l!!!
Daí fiquei matutando e então botei 50% alcool no tanque (já considerando os 25% da gasolina comum) e adivinha?
O carro fez 8km/l!!!! É sacanagem da braba isso!