Ver Versão Completa : Suspensão 4link na bandeirante
dalmo cruz torres
09/03/2013, 14:06
Pessoal, alguém já fez essa adaptação na bandeirante?
dalmo cruz torres
09/03/2013, 21:17
Pessoal, eu estive pensando em fazer essa adaptação no meu jipe. Será que funciona para jipes estradeiros ou só serve para jipe de trilha?
junior888
09/03/2013, 21:32
acho que o ganho é notável em trilhas, para estrada acho que nao há necessidade
hercilio.neto
09/03/2013, 21:41
Nesse programa do Canal Rural chamado Mundo 4x4 exibido em 13/12/2009 são mostrados 2 Bandeirante com suspensão de 4 link.
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=90449&channel=99
Não deve ser fácil de fazer, mas fica show.
jipeirodesdepequeno
09/03/2013, 23:08
Nesse programa do Canal Rural chamado Mundo 4x4 exibido em 13/12/2009 são mostrados 2 Bandeirante com suspensão de 4 link.
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=90449&channel=99
Não deve ser fácil de fazer, mas fica show.
Ja vi essa band branca nas trilhas, pessoal aqui da serra tão fazendo varias dessas band com chassis encurtado, tem várias com suspensão helicoidal, a fama é que fica muuuuito mais macia.
junior888
09/03/2013, 23:39
muuuuito mais macia mesmo... esses dias atras na oficina do meu mecanico, tinha uma band dessas com suspenção helicoidal, realmente é muito mais macia que a original... aquela só apoiando a mao ela já abaixava, a minha mesmo botando todo o peso quase nem meche, hehehehe... mas nao sei até que ponto é bom, meu mecanico tinha feito toda suspenção da band dele com mola helicoidal, mas acabou voltando para a original... só SPOA...
Glauco mendes
10/03/2013, 18:08
Acho que dificil ñ deva ser, mas o bom seria ter alguns exemplos, fotos etc....
Rodrigo ODIN4X4
10/03/2013, 18:43
Oi pessoal, sou de caçapava sp e o pessoal aqui também esta usando mola helicoidal em tudo que é jipe mais por aqui eles estão usando a do troller tem jeep f 75 mas nunca vi em toyota, acho que nela até as molas do troller ficariam boas.
Glauco mendes
10/03/2013, 19:15
Eu gosto da suspensão do Engesa, acho que cairia bem na band, alguém já usou?
399635
pedro bonadio
10/03/2013, 20:03
Suspensão bem feita deve ser especifica para cada carro. Peso, entre-eixos, tamanho de pneu, potência do motor, tudo influência...
É basicamente assim, mais Link melhor, porém muito mais complicado de ser fazer.
A 2Link com Panhard é a mais simples e pode gerar resultados satisfatórios e com bom desempenho tanto on quanto off-road.
Uma 4Link é bem mais complicada e passa envolver mais o tipo de direção e sua geometria e também precisa ser construída por profissional, o que é raro no Brasil. A maioria que faz esse tipo de suspensão faz na tentativa e erro.
marciorank@gmail.com
10/03/2013, 20:09
Acho que dificil ñ deva ser, mas o bom seria ter alguns exemplos, fotos etc....
concordo com voce Glauco
talves nao seja tam dificil assim como pensamos, mas se tivermos fotos talves facilite o trabalho
dalmo cruz torres
10/03/2013, 20:32
O Bigué da Perigoso Preparações disse que já colocou a suspensão do Engesa numas Bands. Disse que ficou muito bom.
Minha questão é simples, eu já fiz tudo o possível para amaciar a suspensão da Band, mas ela ainda está longe de ser confortável. E para quem toda hora está viajando com a Band, essa falta de conforto é soda!
Eu já pensei na suspensão do Troller, até porque está bem fácil de comprar as peças.
Já tinha visto essas bands do min do 4x4. Alguém tem o contato com algum dos proprietários?
Glauco mendes
10/03/2013, 20:41
O Bigué da Perigoso Preparações disse que já colocou a suspensão do Engesa numas Bands. Disse que ficou muito bom.
Minha questão é simples, eu já fiz tudo o possível para amaciar a suspensão da Band, mas ela ainda está longe de ser confortável. E para quem toda hora está viajando com a Band, essa falta de conforto é soda!
Eu já pensei na suspensão do Troller, até porque está bem fácil de comprar as peças.
Já tinha visto essas bands do min do 4x4. Alguém tem o contato com algum dos proprietários?
Blz Dalmo a cinfel tem o kit do Engesa para venda conforme foto que anexei , mandei um e-mail para eles solicitando os valores assim que derem uma posição eu posto aqui...
dalmo cruz torres
10/03/2013, 22:03
É uma boa idéia, vou mandar um email para eles.
Guiga Tostes
10/03/2013, 23:54
Olá Amigos!
Há tempos que venho tomando coragem para iniciar um projeto como esse...tanto que 3 anos atras comprei um kit de suspa baseada os 2link+panhard dos Engesa, só que montados para Band.
Os braços são do Engesa com buchas, mas a fixação no eixo é feita para Band, não precisa soldar nada é todo parafusado...o kit consta de:
4 braços(links)
2 barras panhard
4 molas helicoidais
Suportes para as molas e amortecedores
Está tudo na garagem...mas faltou tempo e disposição para montar...e tb considero o conjunto original da Band tão confiavel e simplificado que preferi não mexer e o kit segue empoeirado na garagem.
Abaixo algumas fotos(desculpem a qualidade mas são as que tenho aqui comigo), algumas são do kit, uma de uma Band montada com este kit e outra com uma visão traseira onde fora adaptado 2 amortecedores por roda, mas o bom da foto é entender como vai fixado o link no eixo.
Abs
bandoleiro
11/03/2013, 00:50
Olá Amigos!
Há tempos que venho tomando coragem para iniciar um projeto como esse...tanto que 3 anos atras comprei um kit de suspa baseada os 2link+panhard dos Engesa, só que montados para Band.
Os braços são do Engesa com buchas, mas a fixação no eixo é feita para Band, não precisa soldar nada é todo parafusado...o kit consta de:
4 braços(links)
2 barras panhard
4 molas helicoidais
Está tudo na garagem...mas faltou tempo e disposição para montar...e tb considero o conjunto original da Band tão confiavel e simplificado que preferi não mexer e o kit segue empoeirado na garagem.
Abaixo algumas fotos(desculpem a qualidade mas são as que tenho aqui comigo), algumas são do kit, uma de uma Band montada com este kit e outra com uma visão traseira onde fora adaptado 2 amortecedores por roda, mas o bom da foto é entender como vai fixado o link no eixo.
Abs
E ai Guiga. Quem é o fabricante desse kit de suspensão? Vi uma band longa em Santa Catarina, na BR 101 com uma suspensão similar a esta.
hercilio.neto
11/03/2013, 01:07
Olá Amigos!
Muito legal.
Principalmente porque é parafusado.
Guiga, voce sabe de que carro é essa mola? E a barra, também é parafusada?
Dendrobates
11/03/2013, 16:28
Aqui em minha cidade tem 2 bands com essa configuração. Uma com helicoidal no dianteiro e SPOA no traseiro. Já andei de carona e é um automóvel de passeio...
Existem planilhas na internet para ajudar a calcular... legal para começar a ver o que se leva em conta com uma suspensão desse tipo.
Mas me interesso muito!
Glauco mendes
11/03/2013, 20:28
Galera abaixo esta os valores das peças que o pessoal da Cinfel me passou.....
SUPORTES DO CHASSI
COD: DESCRIÇÃO DA PEÇA QUANT. VALOR
30356 SUPORTE DE MOLA 04 R$ 332,00 *
30361 SUPORTE BARRA PANHARD DIANT/ TRASEIRA 02 R$ 137,14 *
30362 COPOS DE MOLAS 04 R$ 220,00 *
30367 SUPORTE DA BARRA LONGITUDINAL 04 R$ 280,00 *
VALOR TOTAL DE R$ 969,14 **
SUPORTES DO DIFERENCIAL OU EIXO
30357 SUPORTE DE MOLA DIFER. DIAN. DIR. 01 R$ 218,57 *
30358 SUPORTE DE MOLA DIFER. DIAN. ESQUERDO 01 R$ 190,00 *
30359 SUPORTE DE MOLA DIFER. TRASEIRO DIR/ESQ 02 R$ 297,00 *
30372 SUPORTE AMORTECEDOR TRASEIRO DIR/ESQ. 02 R$ 90,00 *
30360 SUPORTE DA BARRA PANHARD DIFER. TRASEIRA 01 R$ 65,00 *
30373 ARRUELA DA BARRA LOGIT. CH 3/16# ZINCADA. 08 R$ 80,00 *
30368 BARRA LONGITUDINAL DA SUSPENSAO 04 R$1.377,16 *
30364 BARRA PANHARD DIANTEIRA ENGASA 01 R$ 146,00 *
30363 BARRA PANHARD TRASEIRA EANGASA 01 R$ 180,00 *
30370A BUCHA BORRACHA BARRA LONGITUDINALDO 08 R$ 336,00 *
30365 BUCHA DA BARRA PANHARD 04 R$ 88,00 *
30370B BUCHA DO TENSOR DA SUSPENSAO 08 R$ 80,00 *
Grato
Depto. De Vendas:
ATT: Edson Luiz
Cinfel off Road
Orçamento com validade de 20 dias.
www.cinfel.com.br (http://www.cinfel.com.br/) (43) 3327-3154 - 9112-7062
Glauco mendes
11/03/2013, 20:33
Olá Amigos!
4 braços(links)
2 barras panhard
4 molas helicoidais
Abs
Bacana Guiga parece simples a instalação, eles vão presos pelos grampos?
abs...
hercilio.neto
12/03/2013, 00:20
Galera abaixo esta os valores das peças que o pessoal da Cinfel me passou.....
SUPORTES DO CHASSI
30356 SUPORTE DE MOLA 04 R$ 332,00 *
30361 SUPORTE BARRA PANHARD DIANT/ TRASEIRA 02 R$ 137,14 *
30362 COPOS DE MOLAS 04 R$ 220,00 *
30367 SUPORTE DA BARRA LONGITUDINAL 04 R$ 280,00 *
VALOR TOTAL DE R$ 969,14 **
SUPORTES DO DIFERENCIAL OU EIXO
30357 SUPORTE DE MOLA DIFER. DIAN. DIR. 01 R$ 218,57 *
30358 SUPORTE DE MOLA DIFER. DIAN. ESQUERDO 01 R$ 190,00 *
30359 SUPORTE DE MOLA DIFER. TRASEIRO DIR/ESQ 02 R$ 297,00 *
30372 SUPORTE AMORTECEDOR TRASEIRO DIR/ESQ. 02 R$ 90,00 *
30360 SUPORTE DA BARRA PANHARD DIFER. TRASEIRA 01 R$ 65,00 *
30373 ARRUELA DA BARRA LOGIT. CH 3/16# ZINCADA. 08 R$ 80,00 *
30368 BARRA LONGITUDINAL DA SUSPENSAO 04 R$1.377,16 *
30364 BARRA PANHARD DIANTEIRA ENGASA 01 R$ 146,00 *
30363 BARRA PANHARD TRASEIRA EANGASA 01 R$ 180,00 *
30370A BUCHA BORRACHA BARRA LONGITUDINALDO 08 R$ 336,00 *
30365 BUCHA DA BARRA PANHARD 04 R$ 88,00 *
30370B BUCHA DO TENSOR DA SUSPENSAO 08 R$ 80,00 *
Grato
Depto. De Vendas:
ATT: Edson Luiz
Cinfel off Road
Orçamento com validade de 20 dias.
www.cinfel.com.br (http://www.cinfel.com.br/) (43) 3327-3154 - 9112-7062
R$ 4.116,87 só de peças?
Putz, será que não tem uma opção de qualidade que seja mais barato?
Rodrigo ODIN4X4
12/03/2013, 11:52
Temos um jipe e uma f75 com suspensão Helicoidal som somente na frente e realmente ficou como carro de passeio, o segredo é o uso de molas macias com amortecedores firmes como o da ranger de dupla ação, meu niva ficou mais macio que original e mesmo com sua altura ficou muito mais estável que quando era original e ficou muito macio mesmo tipo opalão.
titanium
12/03/2013, 12:25
Dendrobates chegou com idéias "pecaminosas" sobre mudar o motor das Bands e já contaminou a turma!
kkkkkkkkkk
:mrgreen:
Dendrobates
12/03/2013, 13:20
Dendrobates chegou com idéias "pecaminosas" sobre mudar o motor das Bands e já contaminou a turma!
kkkkkkkkkk
:mrgreen:
Kkkkkkkkk
To acompanhando isso aqui!!! Me interesso muito neste tipo de suspensão. Mas pelo que li aqui no forum o sistema do engesa e troller somente são melhores sobre a perspectiva da fabricação. Mas um SPOA bem feito com os jumelos articulados podem ter um desempenho igual ou até melhor. A 4link já êh outra história...
Guiga Tostes
12/03/2013, 13:39
Olá Amigos,
desculpem pela demora na resposta(s)...segue abaixo:
Esse kit não era fabricado por um empresa específica, mas pelo que me consta, quem o desenvolveu foi um engenheiro offroader da zona norte de SP(próximo a Serra da Cantareira). A primeira Band com um kit desses que vi instalado e tive a oportunidade de andar foi por volta do ano de 2001, realmente o conforto muda de forma espetacular...fica praticamente um Engesa. Nesta época eu tinha pouco tempo de Band, sabia quase nada do assunto e as informações eram conseguidas na raça(sem internet) e me recordo que esse kit era bem caro para a época, mas quem tinha gostava...porém não sei dizer qual o resultado e a performance do kit ao longo de anos e anos de uso continuo on e offroad.
Quando comprei o meu kit 3 anos atrás, meu tio(toyoteiro e engeseiro) tb se interessou e lembrou que um conhecido dele tinha um kit igual na garagem que ele tinha recebido como pagamento de uma divida foi lá e arrematou,...bom hoje tenho conhecimento destes 2 kits(meu e do tio) guardados e empoeirados aguardando motivação para serem montados... :mrgreen:
Quanto a fixação, tudo é parafusado ao chassi/eixo e é interessante a forma como os braços se encaixam aos eixos e são fixados por grampos como os dos feixes de molas, ou seja a instalação é totalmente reversível. As buchas de PU são as mesmas do Engesa e as molas, salvo engano são as mesmas do Engesa Diesel(frente mais pesada).
Em resumo, ganha-se em conforto e curso de suspensão comparando-se com o sistema original, mas as duvidas que pairam são, durabilidade e confiabilidade.
Abs
ô Guiga..
os suportes dos links sao bolt-on, mas nao vi nas fotos do kit como ficou a panhard, os suportes para o eixo e chassis vao onde?
Então,
Estou viajando a 20 dias com minha band e realmente não dá! a suspa é muito duraaaaa!! e quando se pega estrada de chão.... vixe!!!! Realmente terei que amaciar a band ou vender, pois o conforto em viagens muito longas é zero!!!! Quem sabe essas molas helicoidais?????
dalmo cruz torres
12/03/2013, 21:56
TÔ gostando da discussão !
De Melo, essa é exatamente a minha situação, eu pego estrada com minha Band no mínimo 2x por semana, sempre viagens de 300 Km para cima, e tô ficando moído por causa da suspensão. Queria criar uma alternativa para não sair do jipão, que eu amo de paixão!
Eu tenho pensado bastante na suspensão do Engesa também, mas para mim não tem problema nenhum em se fazer solda nos eixos e no chassis, aliás, o certo é fazer o serviço com solda. Se tem dúvida sobre a adaptação melhor não mexer então!
jipeirodesdepequeno
12/03/2013, 23:01
muuuuito mais macia mesmo... esses dias atras na oficina do meu mecanico, tinha uma band dessas com suspenção helicoidal, realmente é muito mais macia que a original... aquela só apoiando a mao ela já abaixava, a minha mesmo botando todo o peso quase nem meche, hehehehe... mas nao sei até que ponto é bom, meu mecanico tinha feito toda suspenção da band dele com mola helicoidal, mas acabou voltando para a original... só SPOA...
hehehe tambem fiz isso numa esses dias, só apoiando pelo parachoque dianteiro ja via a mola trabalhar, tem muitas bands que o cara pode pular em cima que mal mexe o feixe kkkkk
jipeirodesdepequeno
12/03/2013, 23:06
De Melo, essa é exatamente a minha situação, eu pego estrada com minha Band no mínimo 2x por semana, sempre viagens de 300 Km para cima, e tô ficando moído por causa da suspensão. Queria criar uma alternativa para não sair do jipão, que eu amo de paixão!
Eu tenho pensado bastante na suspensão do Engesa também, mas para mim não tem problema nenhum em se fazer solda nos eixos e no chassis, aliás, o certo é fazer o serviço com solda. Se tem dúvida sobre a adaptação melhor não mexer então!
Vai firme, tem muitas bands ja com esse sistema 2 link + panhard como no engesa, da uma mudança radical, ainda vou fazer isso na minha
Só pra dar mais uma babada: Trilha de Tramandai 2012 :Bandeirante chassi encurtado + mola helicoidal dianteira e traseira + motor MWM 2.8 (girava muuito, como fica bem mais macio vc pode pisar mais e consegue aproveitar mais a potencia do motor) + guincho ensimec
400240
Dendrobates
13/03/2013, 08:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/92321-vantagens-da-4-link-sobre-3-link.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/79307-numero-de-link-quanto-mais-melhor.html
Dendrobates
13/03/2013, 09:50
Se está visando somente o conforto, já pensou na inversão dos jumelos dianteiros?
hercilio.neto
13/03/2013, 09:56
Eu não curto muito as adaptações, quem me conhece sabe o quanto aprecio as coisas simples, mas uma Band macia é uma ideia muuuuiiiito tentadora.
Como diria o Kim: Os duendes ficam me assanhando!
Eu não curto muito as adaptações, quem me conhece sabe o quanto aprecio as coisas simples, mas uma Band macia é uma ideia muuuuiiiito tentadora.
Como diria o Kim: Os duendes ficam me assanhando!]
Hercílio, concordo com vc!!!! Adoro minha band e gosto da sua simplicidade. Gostaria de manter a originalidade, mas é dura demais e em estrada de chão, depois de 30 km ruins não dá!!! vc quer descer!!!!Realmente terei que mudar a suspa!!!
Esvazia o pneu, coloca amortecedores rancho, coloca mais 300Kg de areia dentro e só alegria..:safari-rig:
Abraço
Dendrobates
15/03/2013, 17:25
Volto a dizer...
Leia sobre a inversão dos jumelos dianteiros...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1390-posicao-dos-jumelos-cj3-cj5.html
Aqui uma explicação básica do Leopoldo sobre isso. Se procurar tem muito mais coisa!
Não acho que isso possa comprometer a durabilidade e confiabilidade do conjundo, pelo contrário evita que a pancada seja no conjunto.
dalmo cruz torres
15/03/2013, 17:29
Acho que o problema da Band é mesmo a geometria da suspensão. No jipe curto, quando vc passa num buraco ou lombada, assim que o eixo traseiro é atingido pelo obstáculo ele rebate as molas, e depois as molas empurram o jipe novamente para cima, e quem está dentro do jipe sente o movimento como uma leve batida de traseira, ou seja, nosso corpo é empurrado para frente, e a cabeça, que não está apoiada em nada sofre esse balanço. Quando vc vai passar pouco tempo no jipe, ou numa trilha, vc nem percebe isso, mas quando está viajando no asfalto, e em viagens longas, depois de 2 ou 3 horas o pescoço e ombros começam a doer.
junior888
15/03/2013, 17:42
quantas molas sua band ta usando?
se eu fosse vc, primeiro tentava tirar uma ou duas laminas do feixe de molas, se mesmo assim continuasse ruim, eu tentava trocar o amortecedor, e se mesmo assim continuasse muito ruim, ai sim eu pensava em trocar a suspenção...
Dendrobates
15/03/2013, 17:47
Acho que o problema da Band é mesmo a geometria da suspensão. No jipe curto, quando vc passa num buraco ou lombada, assim que o eixo traseiro é atingido pelo obstáculo ele rebate as molas, e depois as molas empurram o jipe novamente para cima, e quem está dentro do jipe sente o movimento como uma leve batida de traseira, ou seja, nosso corpo é empurrado para frente, e a cabeça, que não está apoiada em nada sofre esse balanço. Quando vc vai passar pouco tempo no jipe, ou numa trilha, vc nem percebe isso, mas quando está viajando no asfalto, e em viagens longas, depois de 2 ou 3 horas o pescoço e ombros começam a doer.
Dalmo,
é o efeito chicote! Nas longas isso diminui bastante...
dalmo cruz torres
15/03/2013, 17:48
Junior, minha Band tá com 4 molas na dianteira, amortecedores a gás, Espaçadores de molas, e jumelos articulando perfeitamente. Mas continua dura. Como eu disse, na cidade não me incomodo, afinal, sempre são percurssos curtos, mas depois de duas ou rês horas nela...a coisa desanda.
Eu estou pensando em mudar o jumelo dianteiro, e, se não der certo, partir para mudar a suspensão toda...
Dendrobates
15/03/2013, 18:02
Pros and Cons of Shackle Reversal (http://www.jeeptech.com/susp/elkcahs/)
leitura pra quem entende ingles, e as ilustrações ajudam quem não entender...
Mas acredito que esse efeito de chicote no pescoço não tenha muita relação com o jumelo dianteiro...
dalmo cruz torres
16/03/2013, 18:59
Acho que o chicote é por causa da suspensão traseira , que fica praticamente embaixo dos passageiros.
Rodrigo ODIN4X4
16/03/2013, 23:14
Dalmo bota logo a suspensão do troller ai e é só curtir depois, são muitas vantagens:
As buchas são de caminhão e custam menos que qualquer outra, com 400 latinhas da pra trocar todas buchas.
Os links são de um veiculo de linha, fáceis de se encontrar.
Maior estabilidade e conforto na condução como um carro de passeio (sem exagero)
Baixo custo na instalação e manutenção quase zero.
Se for colocar no papel custa quase o preço da substituição dos feixes e jumelos por novos de qualidade.
hercilio.neto
17/03/2013, 10:27
Ontem fomos à praia de Castelhanos em Ilhabela. Para quem não conhece é uma estradinha sinuosa de 22 km (44 ida e volta) com bastante pedra, buraco e lama.
Estávamos em 5 no jipe. Os que estavam no banco traseiro reclamaram muito, não só da "pulação", mas também do balanço lateral.
Agora mais ainda, essa ideia de suspensão com molas helicoidais não me sai da cabeça.
Se está visando somente o conforto, já pensou na inversão dos jumelos dianteiros?
ja tive uma band com jumelo invertido fica uma b#st@ a vibraçao aumenta muito e racha toda cabine..
fabiano soriano
17/03/2013, 12:03
Agora mais ainda, essa ideia de suspensão com molas helicoidais não me sai da cabeça.[/QUOTE]
Fala Hercilio, beleza!
Também estou com essa idéia, na verdade o plano já está em andamento, tudo começou quando uma lâmina do meu feixe traseiro, esquerdo (motorista) quebrou, então comprei 2 feixes traseiros novos para substituir os originais de 4 lâminas.
Porém, comprei com o Celso na oxford, ele por estar acostumado a requisitar feixe da band dianteiro para o pessoal que tem williys fazer adaptações na suspensão, pediu os feixes dianteiros e quando vieram, obviamente eram mais curtos, e deu uma canseira para fazer a troca.
Bom, o que importa, é que nesse meio tempo, ele me passou o contato direto do fabricante de molas e eu conversei com o cara por telefone, então, como já estava com a idéia de colocar as helicoidais do gol quadrado, então pedi um feixe com -1 lâmina, (invés de 4 lâminas, comprei com 3 lâminas), a idéia de comprar com 3 é tentar "balancear" sem cálculo nenhum, mas na tentativa e erro equalizar a saída de uma lâmina original e a adição das helicoidais.
O que fiz, foi instalar o novo feixe com 3 lâminas e subastituir os calços que eram de 1" topkits, por os de 2" do motor do opala. Agora irei comprar as helicoidais do gol, ou outra que seja para veículos mais leves (molas mais "finas"), preciso fazer um estudo sobre essas molas.......e fazer os suportes para montar as molas sobre o eixo e fixos nos próprios grampos do feixe de molas traseiro, e em cima, no chassi, tudo fixo com parafusos.
Os meus amortecedores, já são rancho ajustáveis e no momento estão na posição nº 7 que o deixa bem duro para que a band não fique "sambando" demais, pela falta de 1 lâmina no feixe traseiro.
Nota: ahh.....tem um histórico de uma cara que colocou molas helicoidais do opala na traseira da band e teve que tirar, porque a band ficou exrtremamente dura.
Vamos ver no que dá, o estudo agora é ver a especificação das molas helicoidais do gol e outras para ver a carga que comporta.
Abrass
Fabiano
...
Bom, o que importa, é que nesse meio tempo, ele me passou o contato direto do fabricante de molas e eu conversei com o cara por telefone, então, como já estava com a idéia de colocar as helicoidais do gol quadrado, então pedi um feixe com -1 lâmina, (invés de 4 lâminas, comprei com 3 lâminas), a idéia de comprar com 3 é tentar "balancear" sem cálculo nenhum, mas na tentativa e erro equalizar a saída de uma lâmina original e a adição das helicoidais.
O que fiz, foi instalar o novo feixe com 3 lâminas e subastituir os calços que eram de 1" topkits, por os de 2" do motor do opala. Agora irei comprar as helicoidais do gol, ou outra que seja para veículos mais leves (molas mais "finas"), preciso fazer um estudo sobre essas molas.......e fazer os suportes para montar as molas sobre o eixo e fixos nos próprios grampos do feixe de molas traseiro, e em cima, no chassi, tudo fixo com parafusos.
Os meus amortecedores, já são rancho ajustáveis e no momento estão na posição nº 7 que o deixa bem duro para que a band não fique "sambando" demais, pela falta de 1 lâmina no feixe traseiro.
Nota: ahh.....tem um histórico de uma cara que colocou molas helicoidais do opala na traseira da band e teve que tirar, porque a band ficou exrtremamente dura.
Vamos ver no que dá, o estudo agora é ver a especificação das molas helicoidais do gol e outras para ver a carga que comporta.
Abrass
Fabiano
Esses tempos atrás eu estava pensando em fazer a mesma coisa, feixe + helicoidais... Só não fiz por falta de tempo e de não saber se há alguma restrição ou problema que possa acontecer...
Se funcionar vou fazer isso na minha tbm...
dalmo cruz torres
17/03/2013, 15:53
Fabiano, tem um artigo sobre suspensão do Leopoldo, acho que de 2003 ou 2004. Esse artigo é excelente. Ele explica certinho (para leigos claro) o funcionamento da suspensão em seus vários desenhos. Uma questão muito interessante, e que nunca me deixou fazer essa mudança, colocar uma mola helicoidal no feixe de molas, eu entendí com esse post do Leopoldo, que eu vou tentar descrever no meu ignorantes..:
O feixe de molas tem dupla função, eles absorvem as ondulações do solo "molejando" de encontro ao chassis, isto é, aproximando o eixo do chassis. E a outra função, é segurar o eixo para que ele não se afaste do chassis, o que ele faz usando a mesma força que usa para não deixar o eixo se aproximar demais do chassis. Ou seja, ele trabalha em equilíbrio dessas duas forças, de se aproximar do chassis e se afastar do chassis.
A mola helicoidal só tem uma função, ou melhor, só faz uma força, que é de compressão. Assim, suspensões com molas helicoidais tem obrigatóriamente que usar algum limitador de abertura das molas, ou da suspensão.
Bem, quando vc coloca uma mola helicoidal para trabalhar junto com o feixe de molas vc desestabiliza essas duas forças sobre as quais o feixe de molas está baseado, ou seja, a mesma força para a compressão e extensão da mola, o resultado disso é que vc pode, e provavelmente ficará, com um veículo que faça movimentos involuntários da carroceria com força muito superior á ação que causou esse movimento.
Não sei se consegui explicar bem, mas o fato é que ficará um veículo muito perigoso, pois vc pode estar fazendo uma curva e uma pequena ondulação na pista fará a carroceria ser empurrada para cima, podendo causar um acidente.
E olha que eu já ví um monte de carros com essa adaptação!
fabiano soriano
17/03/2013, 17:51
Fala Dalmo,
Acho que entendi o que disse, só não consegui enxergar essa função no feixe de molas.....vou tentar encontrar esse post do leopoldo para ver se entra na caxola...hehehe
Outra função do feixe de molas é manter o eixo na posição, sem que o mesmo se desloque, para frente ou para trás, causando o deslocamento do cardã....esse é bem óbvio, mas tenho que levar isso em consideração, pois retirando uma lâmina do feixe, estarei enfraquecendo essa função também, agora, só fazendo teste subindo alguns barrancos para ver o comportamento do feixe de 3 lâminas.
Mas a idéia é a helicoidal, fazer a função de 1º estágio, mantendo a band mais firme e quando com carga mais confortável para os passageiros no banco de trás.....mas isso é tudo teoria....longe do real.
Fabiano
Dendrobates
17/03/2013, 21:35
Feixe + helicoidal...
Kit fess?
hercilio.neto
17/03/2013, 22:12
Eu já pensei em adicionar as molas do Gol, quando ainda tinha o outro Band. A ideia era para acertar o feixe que desarqueava constantemente.
Vi esse recurso aqui no forum no jipe do Darlan, mas já tinham falado que não melhorava o conforto.
Quanto a tirar lâminas, tenho algumas restrições pelo risco de torcer o eixo (com 3 acho que não torce).
Estou pensando mesmo no sistema 2 link do Engesa, mas pelo preço, isso vai demoraaaar...
Essa suspensão que o Guiga Tostes tem me pareceu melhor que o da Cinfel, porque é parafusado e é feito especialmente para o Bandeirante.
pedro bonadio
18/03/2013, 14:27
Esquece molas helicoidais e feixes de molas. Uso de molas novas e bons amortecedores resolve o problema de arqueamento.
Se fosse eu montando um esquema de suspensão helicoidal na Bandeirantes, usaria 3Link com Panhard na dianteira e 4Link triangulado na traseira. No esquema da Trail Gear:
http://www.trail-gear.com/images/110149-1-k-perspective-800.jpg - DIANTEIRA
http://www.trail-gear.com/images/trail-link-4-600.jpg - TRASEIRA
Com tubos de 2" com 0.5" de parede, buchas ou terminais rotulares, molas do Engesa ou sob encomenda e amortecedores sob encomenda.
-Frente: 3Link Panhard com tubos de 2" e 0.5" de parede nos links inferiores e 2" e 0.25" na Panhard e no link superior, terminais rotulares, molas sob encomenda e amortecedores (Fox, FOA, Bilstein) com 14" de curso.
-Atrás: 4Link Triangulado com tubos de 2" e 0.5" de parede nos links inferiores e 2" e 0.25" nos superiores, terminais rotulares, e Air Shocks de 14" (Fox, FOA, Bilstein, Off-Shocks, MKrawler)
Amigos,
Aqui na Serra Gaúcha o pessoal ta fazendo direto, tive a oportunidade de andar num vitara do mecanico aqui de Gramado (com motor 2.8 diesel), e o conforto e trabalho de suspensão é excepcional...um espetáculo.
Tenho uma Band pickup 93 e com certeza este será o próximo investimento (não muito barato).
Quanto a suspensão até onde sei são os braços do engesa, pajero sport, land rover etc...., amortecedor 608 (duraveis e baratos) e para a Bandeirante a mola indicada é do Opala 6cc.
Abraço,
Eder
Fabiano, tem um artigo sobre suspensão do Leopoldo, acho que de 2003 ou 2004. Esse artigo é excelente. Ele explica certinho (para leigos claro) o funcionamento da suspensão em seus vários desenhos. Uma questão muito interessante, e que nunca me deixou fazer essa mudança, colocar uma mola helicoidal no feixe de molas, eu entendí com esse post do Leopoldo, que eu vou tentar descrever no meu ignorantes..:
O feixe de molas tem dupla função, eles absorvem as ondulações do solo "molejando" de encontro ao chassis, isto é, aproximando o eixo do chassis. E a outra função, é segurar o eixo para que ele não se afaste do chassis, o que ele faz usando a mesma força que usa para não deixar o eixo se aproximar demais do chassis. Ou seja, ele trabalha em equilíbrio dessas duas forças, de se aproximar do chassis e se afastar do chassis.
A mola helicoidal só tem uma função, ou melhor, só faz uma força, que é de compressão. Assim, suspensões com molas helicoidais tem obrigatóriamente que usar algum limitador de abertura das molas, ou da suspensão.
Bem, quando vc coloca uma mola helicoidal para trabalhar junto com o feixe de molas vc desestabiliza essas duas forças sobre as quais o feixe de molas está baseado, ou seja, a mesma força para a compressão e extensão da mola, o resultado disso é que vc pode, e provavelmente ficará, com um veículo que faça movimentos involuntários da carroceria com força muito superior á ação que causou esse movimento.
Não sei se consegui explicar bem, mas o fato é que ficará um veículo muito perigoso, pois vc pode estar fazendo uma curva e uma pequena ondulação na pista fará a carroceria ser empurrada para cima, podendo causar um acidente.
E olha que eu já ví um monte de carros com essa adaptação!
Eu vou arrancar fora os feixes e colocar as molas helicoidais com braços (não sei qual). Vou discutir com um especialista em 4x4 para decidir, tendo sempre em vista o custo. Quem sabe a suspa do troller?????
Abçs.
Esquece molas helicoidais e feixes de molas. Uso de molas novas e bons amortecedores resolve o problema de arqueamento.
Se fosse eu montando um esquema de suspensão helicoidal na Bandeirantes, usaria 3Link com Panhard na dianteira e 4Link triangulado na traseira. No esquema da Trail Gear:
http://www.trail-gear.com/images/110149-1-k-perspective-800.jpg - DIANTEIRA
http://www.trail-gear.com/images/trail-link-4-600.jpg - TRASEIRA
Com tubos de 2" com 0.5" de parede, buchas ou terminais rotulares, molas do Engesa ou sob encomenda e amortecedores sob encomenda.
-Frente: 3Link Panhard com tubos de 2" e 0.5" de parede nos links inferiores e 2" e 0.25" na Panhard e no link superior, terminais rotulares, molas sob encomenda e amortecedores (Fox, FOA, Bilstein) com 14" de curso.
-Atrás: 4Link Triangulado com tubos de 2" e 0.5" de parede nos links inferiores e 2" e 0.25" nos superiores, terminais rotulares, e Air Shocks de 14" (Fox, FOA, Bilstein, Off-Shocks, MKrawler)
Rapaz,
Obrigado pela informação, mas devido a minha ignorância, "num intendi nada!!!!" hehehe!
dalmo cruz torres
18/03/2013, 20:47
Tô vendo qu tem mais gente achando ruim o "conforto" da Bandeirante.
Bem, eu estou achando a suspensão do Trolha o mais razoável, até em função do Preço, pois Troller já se acha em desmanche, e ao que me parece, as barras da suspensão não estragam fácil.
A grande questão é, quem pode fazer o serviço?
fabiano soriano
18/03/2013, 21:53
[QUOTE=pedro bonadio;1888866
-Atrás: 4Link Triangulado com tubos de 2" e 0.5" de parede nos links inferiores e 2" e 0.25" nos superiores, terminais rotulares, e Air Shocks de 14" (Fox, FOA, Bilstein, Off-Shocks, MKrawler)[/QUOTE]
Opa, eu também queria ter na minha band um up de 4 link, master, grind core splatter, multi plus, carbon fiber adamantium, destroyer hardcore.......mas para melhorar a band que calangueia pra caralho e não raspar os 35 que vou colocar, a opção é instalar as molas do gol quadrado novas R$ 76,80 (o par), quem sabe no futuro, invés de gastar 76,80 eu não gaste R$ 7.680,00 para alterar toda suspensão da band.
Mas, com certeza....eu vi o vídeo do pessoal no sul e também fiquei babando, é show!!!
Mas por hora.......hehehe, segue as fotos: KKKKKKKKKKK401275401276
Abrass
Fabiano
Dendrobates
19/03/2013, 09:20
Fabiano,
Sabe como vai ficar isso aí?
master, grind core splatter, multi plus, carbon fiber adamantium, destroyer hardcore di bom cara!!!!
hercilio.neto
19/03/2013, 10:39
Bem, eu estou achando a suspensão do Trolha o mais razoável, até em função do Preço, pois Troller já se acha em desmanche, e ao que me parece, as barras da suspensão não estragam fácil.
São muitas dúvidas:
Como fixar a barra no chassi?
Como fixar a barra no eixo?
Dá pra manter a estabilizadora original do Bandeirante?
Pode-se usar as Panhards do Troller ou tem que confeccionar uma nova?
Bem que podia aparecer aqui o depoimento de quem já usa dizendo os prós e contras.
Com certeza não é uma coisa fácil de fazer e deve ser caro também.
dalmo cruz torres
19/03/2013, 12:07
Hercílio, tenho a impressão que pode-se usar as barras da suspensão do troller.
Mas os suportes tem que ser feitos sob medida para a Bandeirante.
O Roni, de São José dos Campos, me disse certa feita que ja tinha feito essa adaptação numa Bandeirante. Talvez, se juntarmos um certo número de interessados, e propormos o serviço para o Roni, ele faça com um preço menor.
fabiano soriano
19/03/2013, 15:18
Fabiano,Sabe como vai ficar isso aí?master, grind core splatter, multi plus, carbon fiber adamantium, destroyer hardcore di bom cara!!!!Opa!!! Também estou torcendo para dar certo e resolver o meu problema, assim como resolveu do pessoal que instalou as molas do gol quadrado e deram parecer positivo.O legal é isso, ter a experiencia comprovada (positiva ou negativa) na prática e não ser somente "engenheiro de catálogo".AbrassFabiano
Dendrobates
19/03/2013, 17:22
Fabiano,
certo...
mas até onde sei, isso é mais ou menos o tal KIT FESS. Que é uma gambiarra pra dar jeito em feixe cansado.
Mas nada impede de vc fazer na sua band. Afinal tem tanta gente que arqueia feixes, não é mesmo?
Guiga Tostes
19/03/2013, 17:28
ô Guiga..
os suportes dos links sao bolt-on, mas nao vi nas fotos do kit como ficou a panhard, os suportes para o eixo e chassis vao onde?
Olá Fabil e amigos,
estou atrasado na resposta novamente mas vamos lá...
Todo o sistema é bolt-on, a panhard em uma extremidade vai fixada ao link e em outra na travessa do chassi, tudo parafusado. Não tenho como fazer fotos pois o kit está na casa do meu Tio a mais de mil km daqui...
Quanto a barra estabilizadora original, neste kit ela poderá ser utilizada pois os pontos de fixação(no eixo e chassi) independem dos links. Acredito que para outras adaptações tb sirva, mas isso depende da posição e fixação dos links.
Ps.: No Engesa em si pode ser utilizada a barra estabilizadora das Bands sem problemas.
Abrs
fabiano soriano
19/03/2013, 23:57
Fabiano,
certo...
mas até onde sei, isso é mais ou menos o tal KIT FESS. Que é uma gambiarra pra dar jeito em feixe cansado.
Mas nada impede de vc fazer na sua band. Afinal tem tanta gente que arqueia feixes, não é mesmo?
Exatamente....
enfim, o que é gambiarra e o que é adaptação KKKKKKKKK
Abrass
Fabiano
hugo.morais
20/03/2013, 08:18
Pessoal,
Este assunto também me interessa, pois tenho uma Hilux CD japa com feixe de molas na frente e eixo rígido...
Bem, na minha ex-camper adaptei toda a mecânica da Band e ficou muito bom, mas todos os suportes que vão não eixo foram copiados do eixo do engesa...
O problema maior desta adaptação é ver o espaço que fica entre o chassis e munhão para caber a mola helicoidal. O pessoal do sul faz muito esta adaptação, na traseira fazem um 3-Link (igual ao JPX e Land) e na frente 2-Link com Panhard...
Hoje o que eu ví é que tem aqueles kits da Trail Gear prontos, mas o preço fica alto para importar e ainda tem um bom trampo para instalá-lo, pois os suportes não são parafusados e sim soldados, ou seja, tem que ser um mecânico que saiba o que esta fazendo para poder calcular os ângulos corretos, principalmente o cáster na dianteira...
o Marilson aqui no fórum está vendendo um suspa completa de uma defender, só que não tem os suportes dos eixos e nem os do chassis e isso fez com que eu desistisse do projeto.
Bem, vou acompanhando o tópico...
Abraços,
Hugo
Pessoal,
Este assunto também me interessa, pois tenho uma Hilux CD japa com feixe de molas na frente e eixo rígido...
Bem, na minha ex-camper adaptei toda a mecânica da Band e ficou muito bom, mas todos os suportes que vão não eixo foram copiados do eixo do engesa...
O problema maior desta adaptação é ver o espaço que fica entre o chassis e munhão para caber a mola helicoidal. O pessoal do sul faz muito esta adaptação, na traseira fazem um 3-Link (igual ao JPX e Land) e na frente 2-Link com Panhard...
Hoje o que eu ví é que tem aqueles kits da Trail Gear prontos, mas o preço fica alto para importar e ainda tem um bom trampo para instalá-lo, pois os suportes não são parafusados e sim soldados, ou seja, tem que ser um mecânico que saiba o que esta fazendo para poder calcular os ângulos corretos, principalmente o cáster na dianteira...
o Marilson aqui no fórum está vendendo um suspa completa de uma defender, só que não tem os suportes dos eixos e nem os do chassis e isso fez com que eu desistisse do projeto.
Bem, vou acompanhando o tópico...
Abraços,
Hugo
Estou torcendo para que esse assunto resulte em algo, pois não quero vender minha band, mas depois de 3.000 km estou bem cansado, especialmente porque a minha não tem a bendita barra estabilizadora!!!!!! Foi cada susto naqueles trilhos feitos por caminhões no asfalto!!!! rsssss! sem contar a pulação!!!
abçs
jipeirodesdepequeno
20/03/2013, 15:36
Vendo !! Toyota Bandeirante , A Mais Top Do Mercado Livre.. - Ano 1991 - 65000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-468594869-vendo-toyota-bandeirante-a-mais-top-do-mercado-livre-_JM)
band com mola helicoidal
[]'s
Fe_jipeiro
20/03/2013, 17:18
Show de bola hein ..
Só fico com pulga atrás da orelha, referente a confiança devido ao peso da Band ... Tipo, saber se o dimensionamento feito, atenderá o que a suspensão original atende ... Principalmente numa estrada, andando em velocidade cruzeiro a 110-120km/h. Na trilha, se quebrar quebrou, só não te jogando para um precipício tá bom ... rsrsrs
Agora, com relação ao conforto e barulho, com certeza, não tem comparação ... Praticamente, teriamos uma SW4 na band ... rsrs
O interessante é saber na prática, tipo malhar na trilha e uso misto para saber como se comportará em todos os quesitos e tb na durabilidade.
Vendo !! Toyota Bandeirante , A Mais Top Do Mercado Livre.. - Ano 1991 - 65000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-468594869-vendo-toyota-bandeirante-a-mais-top-do-mercado-livre-_JM)
band com mola helicoidal
[]'s
Show mesmo!!! Quem fez as modificações poderia aparecer por aqui para relatar os resultados e o que foi feito, pois estou decidido a fazer, o que vai impedir é o custo e talvez a segurança.
Abçs
Glauco mendes
20/03/2013, 18:16
band com mola helicoidal
[]'s
Galera falei pelo telefone com o dono da Band que esta anunciada mo Ml, ele me deu algumas dicas sobre a suspensão e comentou que ficou muito bom, eles trabalham com mecânica de caminhões, os braços são semelhantes aos do troller, fixados nos suportes de mola originais no chassi da band e as molas são da pampa 4x4.
RogérioNunes
20/03/2013, 18:45
Dalmo, já fiz 4 suspensões 3 links em F, rural e CJ mas nunca numa Band, fabriquei todas as peças, menos as molas e ainda não tive a oportunidade de fazer para band mas acho que seria tranquilo.
A questão de segurança e durabilidade não seria problema assim como buchas de reposição. O que teria que avaliar seriam as dimensões das molas e qual amortecedor usar, seria bem empírico.
Não sei se perceberam mas se pretarem atenção na foto nº 4 da Band do anúncio do Mercado Livre verão o parafuso da barra longitudinal traseira quase caindo.
Parece, também, que as buchas das barras longitudinais são de Nylon Tecnil, se for, vai quebrar a barra com certeza.
hercilio.neto
20/03/2013, 19:27
Não sei se perceberam mas se pretarem atenção na foto nº 4 da Band do anúncio do Mercado Livre verão o parafuso da barra longitudinal traseira quase caindo.
Parece, também, que as buchas das barras longitudinais são de Nylon Tecnil, se for, vai quebrar a barra com certeza.
O Roger tem razão.
A lâmina principal do feixe tem a propriedade de torcer longitudinalmente e permite que o eixo se movimente. Da forma como está colocado qualquer movimento do eixo que não seja paralelo às longarinas força a barra a girar. Se a bucha for rigida, vai quebrar a barra ou o parafuso. Se a bucha for flexivel, não vai durar nada.
A não ser que não force a suspensão a trabalhar... Nada de trilhas.
Glauco mendes
20/03/2013, 19:33
O Roger tem razão.
A lâmina principal do feixe tem a propriedade de torcer longitudinalmente e permite que o eixo se movimente. Da forma como está colocado qualquer movimento do eixo que não seja paralelo às longarinas força a barra a girar. Se a bucha for rigida, vai quebrar a barra ou o parafuso. Se a bucha for flexivel, não vai durar nada.
A não ser que não force a suspensão a trabalhar... Nada de trilhas.
Se fosse assim as do Engesa e as do Troller iam dar problemas direto? abs...
RogérioNunes
20/03/2013, 20:01
O Roger tem razão.
A lâmina principal do feixe tem a propriedade de torcer longitudinalmente e permite que o eixo se movimente. Da forma como está colocado qualquer movimento do eixo que não seja paralelo às longarinas força a barra a girar.
[QUOTE]A não ser que não force a suspensão a trabalhar... Nada de trilhas.
Mesmo sem forçar, mesmo andando o tempo todo "ON" sem trilha, vai quebrar se a bucha for rígida.
Se a bucha for rigida, vai quebrar a barra ou o parafuso. Se a bucha for flexivel, não vai durar nada.
Hercílio, é bem por aí mas a bucha tem que ter flexibilidade e resistêcia mecânica. Já usei nos engesas PU e não durou muito mas não se pode desmerecer esse material pois eles existem várias densidades mas o que se vende é sempre uma incógnita!
A um pouco mais de um ano fiz todas as buchas da suspensão de um engesa com borracha lonada de pneu e tá aguentando muito bem. A viatura é de uso diário, roda bagarai!
Em tempo, não quebra o parafuso, quebra a barra.
RogérioNunes
20/03/2013, 20:03
Se a bucha for de NYlon ou outro material que não permita certa mobilidade vai quebrar a barra.
No engesa, trolha e JPX são buchas de borracha, PU ou de borracha lonada como já fiz aqui.
Glauco mendes
20/03/2013, 20:19
Se a bucha for de NYlon ou outro material que não permita certa mobilidade vai quebrar a barra.
No engesa, trolha e JPX são buchas de borracha, PU ou de borracha lonada como já fiz aqui.
Roger onde vc consegue as buchas de borracha lonada tem que mandar fazer? abs...
RogérioNunes
20/03/2013, 20:33
Eu comprei numa loja que vende acessórios e faz reparos de molas de carreta, vem na forma retangular e na espessura de 25mm, tem outras espessuras tb.
Cortei no diâmetro com serra copo, bem simples de fazer.
Soube de uma loja ou uma empresa na região de BH que faz sob encomenda e com ótimo acabamanto. Vou procurar o link e posto aqui.
Roger onde vc consegue as buchas de borracha lonada tem que mandar fazer? abs...
RogérioNunes
20/03/2013, 21:05
Buchas de borracha lonada sob medida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/1969-auto-pecas-engesa.html
dalmo cruz torres
21/03/2013, 13:40
Roger, se eu fizer a suspensão dianteira 2Link, partindo das barras do Troller, e a traseira 3Link, vc faz idéia de quanto irei gastar? As molas acho que o mais razoável seria usar as molas do Agrale Marruá.
hercilio.neto
23/03/2013, 21:49
No Troller a barra é fixada ao chassi de outra forma. A barra rotaciona na bucha... veja esse vídeo.
duvido outro Troller visto assim - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Kh1xcdtbC-M)
No Bandeirante foi colocada diferente, não tem como rotacionar.
http://img2.mlstatic.com/vendo-toyota-bandeirante-a-mais-top-do-mercado-livre_MLB-O-3980985276_032013.jpg
Não sou engenheiro mecânico (estudei engenharia civil), mas é instintivo que a barra precisa rotacionar quado o eixo não está paralelo ao chassi, se não, quebra. Acho até que as buchas de borracha (que permitiriam o movimento) não aguentariam por muito tempo até ficar com folga.
Estou errado?
dalmo cruz torres
24/03/2013, 18:14
Hercílio, não tinha olhado direito a suspensão do Bandeirante, mas é verdade, está montado errado!
RogérioNunes
24/03/2013, 23:53
Dalmo, são 3 links, dois longitudinais e 1 transversal como nos engesas,troler.
Não sei dizer quanto ficaria uma suspensão a partir das peças do troler, teria que cotar.
As molas e amortecedores seriam a "equação" principal do conjunto, teria que partir para testes até encontar o par ideal.
RogérioNunes
25/03/2013, 00:19
Não está errado Hercílio, o raciocínio é esse mesmo, porém, é possível montar as barras longitudinais com buchas em ambos os lados desde que essas buchas tenham uma construção que permita esse deslocamento. Os Samurais depois de 97, se não me engano, usam essa montagem.
As buchas de borracha aguentam sim desde que tenham resistência mecânica para essa utilização e o curso da suspensão não exceda o limite dos alojamentos das barras . Até carretas usam buchas de borracha nos tensores...
No Troller a barra é fixada ao chassi de outatra forma. A barra rotaciona na bucha... veja esse vídeo.
duvido outro Troller visto assim - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Kh1xcdtbC-M)
No Bandeirante foi colocada diferente, não tem como rotacionar.
http://img2.mlstatic.com/vendo-toyota-bandeirante-a-mais-top-do-mercado-livre_MLB-O-3980985276_032013.jpg
Não sou engenheiro mecânico (estudei engenharia civil), mas é instintivo que a barra precisa rotacionar quado o eixo não está paralelo ao chassi, se não, quebra. Acho até que as buchas de borracha (que permitiriam o movimento) não aguentariam por muito tempo até ficar com folga.
Estou errado?
RogérioNunes
25/03/2013, 00:24
Na minha opinião o erro está no tipo de buchas e no pequeno comprimento dos tensores. Usar os alojamentos das molas deixa esses braços muito curto, o ideal seria que fossem feitos outros suportes e braços maiores.
Hercílio, não tinha olhado direito a suspensão do Bandeirante, mas é verdade, está montado errado!to
hercilio.neto
25/03/2013, 09:16
A suspensão com molas helicoidais é um sonho. Mas pelo que estamos vendo, não existe um padrão consagrado para o Bandeirante.
Com exceção ao kit apresentado pelo Guiga Tostes que já vem pronto para o Bandeirante (mas que pelo jeito não é mais fabricado), todas as outras modificações são feitas diretamente para cada viatura, e cada um assume os bônus e os ônus do projeto.
Se fosse simplesmente trocar as peças da suspensão do Band pelas do Troller (ou Engesa, ou Defender...) e se existisse um estudo de engenharia que atestasse a resistência ao peso/comportamento do Bandeirante, deixaria a gente mais confiante.
Além disso, trata-se de um investimento alto, coisa de R$ 6 mil ou mais, e deve ser considerado como um up-grade definitivo. Aliás, a meu ver, se for bem sucedido valerá cada centavo investido.
hercilio.neto
25/03/2013, 09:25
Pelo que pesquisei, a suspensão de 2 link (como essa apresentada) usa a sua própria triangulação na função anti-wrap.
Enquanto as de 4 link usam duas barras presas na parte superior do eixo e duas barras na parte de baixo.
O de 3 link usa uma barra anti-wrap central.
Em todos os casos a panhard é indispensável.
pedro bonadio
25/03/2013, 13:30
Na 4Link triangulado não se usa panhard.
Na 3Link são 3 control arms e não 2Links + Anti-Wrap.
RogérioNunes
25/03/2013, 14:56
A suspensão com molas helicoidais é um sonho. Mas pelo que estamos vendo, não existe um padrão consagrado para o Bandeirante.
Com exceção ao kit apresentado pelo Guiga Tostes que já vem pronto para o Bandeirante (mas que pelo jeito não é mais fabricado), todas as outras modificações são feitas diretamente para cada viatura, e cada um assume os bônus e os ônus do projeto.
[QUOTE]Se fosse simplesmente trocar as peças da suspensão do Band pelas do Troller (ou Engesa, ou Defender...) e se existisse um estudo de engenharia que atestasse a resistência ao peso/comportamento do Bandeirante, deixaria a gente mais confiante.
No comparativo peso bruto total ACHO que o engesa com motor Q20B deve ter mais ou menos o mesmo peso que a band.
Além disso, trata-se de um investimento alto, coisa de R$ 6 mil ou mais, e deve ser considerado como um up-grade definitivo. Aliás, a meu ver, se for bem sucedido valerá cada centavo investido.
Com certeza passaria dos 6mil. Se fosse parti de algo já pronto como as peças da cinfel só o Kit seria uns 5mil.
hercilio.neto
25/03/2013, 19:12
Na 4Link triangulado não se usa panhard.
Na 3Link são 3 control arms e não 2Links + Anti-Wrap.
Tem razão Pedro. A 4 link triangulada não usa panhard.
Valeu. Vou aprendendo aqui.
Dalmo! aqui em são carlos tem um meca que manja dessa adaptação e é caprichoso, ele já fez em vários willys esse sistema
hercilio.neto
25/03/2013, 19:37
A Atitude 4x4 (Atitude 4x4 (http://www.atitude4x4.com/principal/)) tem um kit bolt on para Troller, feito como se fosse um sub-chassi. Pareceu-me um sistema interessante pois os links são feitos com 2 braços cada que articulam pantograficamente e permitem ajuste de caster.
Creio que não serve no Bandeirante pois as medidas são diferentes já que os braços da suspensão dianteira e traseira são presos na mesma peça, mas dá pra ter uma ideia de como fazer.
O pessoal do forum de Troller (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/111691-kit-suspensao-4link-atitude4x4.html) parece que não curtiu a ideia. Acham que não muda tanto o comportamento do Troller comparado com o original. Mas no Bandeirante faria muuuuuita diferença.
O problema é o de sempre... Custa 12 mil reais.
dalmo cruz torres
26/03/2013, 18:50
Hercílio, eu falei com o pessoal da Atitude 4x4 sobre eles fazerem essa suspensão para o Bandeirante, eles nem se dignaram a pensar em fazer só falaram que não faziam...
Glauco mendes
26/03/2013, 19:21
Estive falando com o Adriano aqui da minha região que me falou que faz a suspensão sem problemas, pode-se usar os braços do Engesa, pajero, troller e outros....
fabiano soriano
26/03/2013, 19:58
Fala pessoal,
Falei por telefone com o Kiko, o mecânico da reportagem que fez e faz as adaptações na suspenção das bands.
Ele me falou que faz a adaptação em cerca de 30 dias, faz uma inspeção e recuperação no chassi da band e toda M.O. com as peças fica em R$ 6.500,00.
Me disse que o sistema fica muito parecido com das pajero full até ano 2001, (eu não sei como é, nunca vi)
Pra quem tem bala na agulha, vale a pena conversar com ele.
Kiko (54) 9978-5712
Abrass
Fabiano
Glauco mendes
26/03/2013, 21:02
402765
pessoal olhem os braços da suspensão da Pajero, são bem semelhantes aos do Engesa, alguém sabe se o tamanho é igual?
Fala pessoal,
Falei por telefone com o Kiko, o mecânico da reportagem que fez e faz as adaptações na suspenção das bands.
Ele me falou que faz a adaptação em cerca de 30 dias, faz uma inspeção e recuperação no chassi da band e toda M.O. com as peças fica em R$ 6.500,00.
Me disse que o sistema fica muito parecido com das pajero full até ano 2001, (eu não sei como é, nunca vi)
Pra quem tem bala na agulha, vale a pena conversar com ele.
Kiko (54) 9978-5712
Abrass
Fabiano
Bom ... então já sabemos que é possível fazer e, se ficar bom, não fica tão absurdo assim, considerando que vc terá uma band com todas as suas qualidades e suspensão pajero full!!!!!!!!! ihaaaaaa!!! Já vou começar engordar o cofrinho, pois não quero vender a minha band, mas com a suspa como está não dá!!!!! Depois de 3000km precisei de 3 dias para me recuperar das sacudidas!!! hehehe
abçs
hercilio.neto
26/03/2013, 21:42
Bom ... então já sabemos que é possível fazer e, se ficar bom, não fica tão absurdo assim, considerando que vc terá uma band com todas as suas qualidades e suspensão pajero full!!!!!!!!! ihaaaaaa!!! Já vou começar engordar o cofrinho, pois não quero vender a minha band, mas com a suspa como está não dá!!!!! Depois de 3000km precisei de 3 dias para me recuperar das sacudidas!!! hehehe
abçs
É isso aí.
Estou cuidando aos poucos do meu jipe.
A sequencia de prioridades era: Mecânica, direção, funilaria, tapeçaria... etc
Agora passou a ser: mecânica, direção, suspensão 2Link, funilaria, tapeçaria... etc
A mecânica já revisei, troquei tanque, tirei vazamentos, etc. Troquei pivo central, terminais, e a revisão da DH por especialista será em abril. Toma-se um fôlego...(ai, ai, R$ 6.500,00 e 30 dias a pé) e partimos para a suspensão. Provavelmente será em novembro ou dezembro. Essa era a grana programada para a funilaria.
Estou determinado a fazer. Se alguém fizer antes, posta as impressões.
Glauco mendes
26/03/2013, 21:47
abçs
Eu acho que bem trabalhadinho e procurando as peças certas se consegue baixar e bastante este custo 6k é loucura heheheh.
Eu acho que bem trabalhadinho e procurando as peças certas se consegue baixar e bastante este custo 6k é loucura heheheh.
Concordo com vc!! ainda não decidi pagar os R$ 6.500,00, vou tentar algo mais barato, mas de toda forma, quero algo de qualidade, pois com suspensão não se brinca!! mas estou decidido a mudar a minha!!
Saindo um poudo do tópico!!!
Alguém poderia me dizer se aquela balançada que a band dá quando saimos do asfalto para o acostamento com aquele desnível já comum em todas as estradas brasileiras ou a súbita mudança de pista quando pegamos os trilhos feitos por caminhões no asfalto é consequência da ausência de direção com rolamentos ou ausência da barra estabilizadora ou as duas coisas???
Fui para a bahia e quase infartei com tantos sustos!!! ficava pensando que se tivessse que ir para o acostamento em uma emergência era melhor bater logo de frente, pois a opção de saída para o acostamento seria morte na certa, enquanto bater de frente existiria a possibilidade de sobrevivência, se fosse carro pequeno!!!! heheheh
Abçs
marciorank@gmail.com
26/03/2013, 22:24
Concordo com vc!! ainda não decidi pagar os R$ 6.500,00, vou tentar algo mais barato, mas de toda forma, quero algo de qualidade, pois com suspensão não se brinca!! mas estou decidido a mudar a minha!!
Saindo um poudo do tópico!!!
Alguém poderia me dizer se aquela balançada que a band dá quando saimos do asfalto para o acostamento com aquele desnível já comum em todas as estradas brasileiras ou a súbita mudança de pista quando pegamos os trilhos feitos por caminhões no asfalto é consequência da ausência de direção com rolamentos ou ausência da barra estabilizadora ou as duas coisas???
Fui para a bahia e quase infartei com tantos sustos!!! ficava pensando que se tivessse que ir para o acostamento em uma emergência era melhor bater logo de frente, pois a opção de saída para o acostamento seria morte na certa, enquanto bater de frente existiria a possibilidade de sobrevivência, se fosse carro pequeno!!!! heheheh
Abçs
boa noite Demelo
depois que fiz o outro sistema com rolamentos para substituir o pino conico
com bucha e acertei o grau do caster a minha band parou por completo de
dar aquelas saida de pista sem voce esperar, ficou praticamente a direçao
de um automovel.
hercilio.neto
26/03/2013, 22:30
DeMelo,
Por isso coloco a direção como minha prioridade da vez.
O meu jipe é 93 e tem amortecedor de direção, barra estabiizadora e direção hidráulica ZF tudo original. Uso pneu 33" com calços de 1,5"
O problema que voce descreveu também acontece no meu jipe, não sei se no mesmo nível. O que estou fazendo é revisar todos os pontos que podem ocasionar a folga. Troquei o pino central, e terminais, o último item que falta é a caixa de direção. Talvez seja só ajuste (tem um parafuso que serve para o ajuste), mas como tem um pequeno vazamento de fluido, vou levar no início de abril na Gardinotec (autorizada ZF aqui em Campinas) para revisar. Estou me preparando para a "facada".
Acho que depois disso terei um direção justinha.
marcvale
26/03/2013, 22:56
Fabiano.
Seria oportuno, se o Kiko pudesse postar algumas fotos. Creio que isto ajudaria na avaliação entre o preço e a qualidade do serviço.
Um abraço.
fabiano soriano
26/03/2013, 23:38
Fabiano.
Seria oportuno, se o Kiko pudesse postar algumas fotos. Creio que isto ajudaria na avaliação entre o preço e a qualidade do serviço.
Um abraço.
Fala Márcio
Então, pedi para ele me enviar fotos da adaptação feita naquelas toy bands do programa e de outras já feitas.
Quando ele me enviar, eu posto aqui pra nóis babar e viaja na marionese!!!
Abrass
Fabiano
boa noite Demelo
depois que fiz o outro sistema com rolamentos para substituir o pino conico
com bucha e acertei o grau do caster a minha band parou por completo de
dar aquelas saida de pista sem voce esperar, ficou praticamente a direçao
de um automovel.
VAleu Marcio,
Estava certo que era a ausência da barra estabilizadora, pois minha band tem direção idráulica e não há folga aparente nela. É bem justa, mas na estrada......
Vou providenciar isso, pois não farei outra viagem longa dessa forma não!!! Foi muito estressante!!
Abçs
DeMelo,
Por isso coloco a direção como minha prioridade da vez.
O meu jipe é 93 e tem amortecedor de direção, barra estabiizadora e direção hidráulica ZF tudo original. Uso pneu 33" com calços de 1,5"
O problema que voce descreveu também acontece no meu jipe, não sei se no mesmo nível. O que estou fazendo é revisar todos os pontos que podem ocasionar a folga. Troquei o pino central, e terminais, o último item que falta é a caixa de direção. Talvez seja só ajuste (tem um parafuso que serve para o ajuste), mas como tem um pequeno vazamento de fluido, vou levar no início de abril na Gardinotec (autorizada ZF aqui em Campinas) para revisar. Estou me preparando para a "facada".
Acho que depois disso terei um direção justinha.
Valeu hercilio!!! fiquei com dúvida só em uma coisa: a sua já está com os rolamentos?
Abçs
Fala Márcio
Então, pedi para ele me enviar fotos da adaptação feita naquelas toy bands do programa e de outras já feitas.
Quando ele me enviar, eu posto aqui pra nóis babar e viaja na marionese!!!
Abrass
Fabiano
Vamos mesmo colecionando informações. Semana que vem pretendo ir em um meca especialista em 4x4 muito bom aqui em Goiânia. Trabalha muito com suspensão. Vamos ver o que ele diz, qualquer coisa posto aqui.
Esse kiko é do sul? Se for, será uma pena, fica muito longe para mim!!!
Abçs
Dendrobates
27/03/2013, 11:15
DP OffRoad
Contato Douglas
Telefone: (48) 9993-1464
Ele fabrica isso que vcs querem.
Liguem e tirem suas dúvidas...
marciorank@gmail.com
27/03/2013, 13:03
VAleu Marcio,Estava certo que era a ausência da barra estabilizadora, pois minha band tem direção idráulica e não há folga aparente nela. É bem justa, mas na estrada......Vou providenciar isso, pois não farei outra viagem longa dessa forma não!!! Foi muito estressante!!AbçsBoa tarde Demeloacho que nao e a falta da barra estabilizadora, pois na minha tambem nao tem.coloquei um post ai no forum com a caixa com rolamentos que eu fiz, de umaolhada, tem fotos dela tambem.abraco
Boa tarde Demeloacho que nao e a falta da barra estabilizadora, pois na minha tambem nao tem.coloquei um post ai no forum com a caixa com rolamentos que eu fiz, de umaolhada, tem fotos dela tambem.abraco
Valeu marcio, já tinha visto o post e as fotos, mas para garantir resolvi confirmar, pois já li também que a barra estabilizadora resolveria esse problemão!
abçs
marcvale
27/03/2013, 17:16
Valeu, Fabiano!
Ficaremos aguardando as fotos.
Um abraço.
fabiano soriano
28/03/2013, 22:36
Fala galera, olha só esse passo a passo da instalação do 4 link na suspensão traseira de uma fj40.
parece que é tão fácil, que dá vontade de ir atrás das peças e fazer "in house".
4X4REVIEW.COM: Four Link Fantasies - Proffitt's Cruisers 4-Link Suspension Kit (http://www.4x4review.com/Reviews/ProductReviews/SuspensionandSteering/Proffitts4Link/tabid/734/Default.aspx)
Abrass
Fabiano
Fala galera, olha só esse passo a passo da instalação do 4 link na suspensão traseira de uma fj40.
parece que é tão fácil, que dá vontade de ir atrás das peças e fazer "in house".
4X4REVIEW.COM: Four Link Fantasies - Proffitt's Cruisers 4-Link Suspension Kit (http://www.4x4review.com/Reviews/ProductReviews/SuspensionandSteering/Proffitts4Link/tabid/734/Default.aspx)
Abrass
Fabiano
É verdade, não parece tão complicado assim!!! estou na expectativa, pois farei na minha!!!!
Achei esse link antigo do forum em que se vendia um kit de suspensão do egesa adaptado para band! A coisa tá ficando séria!!! heheh!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/60083-bracos-de-engesa-molas-kit-bandeirante.html
hercilio.neto
29/03/2013, 10:40
Achei esse link antigo do forum em que se vendia um kit de suspensão do egesa adaptado para band! A coisa tá ficando séria!!! heheh!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/60083-bracos-de-engesa-molas-kit-bandeirante.html
Esse kit é exatamente do mesmo modelo que o Guiga Tostes tem.
De tudo que eu vi, foi a opção que mais gostei. Pena não termos nenhum relato de quem usa.
Tudo bem que foi em 2009, mas 1.500 reais estava muito barato. Quem anunciou foi o LM. Vendeu na hora.
Esse kit é exatamente do mesmo modelo que o Guiga Tostes tem.
De tudo que eu vi, foi a opção que mais gostei. Pena não termos nenhum relato de quem usa.
Tudo bem que foi em 2009, mas 1.500 reais estava muito barato. Quem anunciou foi o LM. Vendeu na hora.
É verdade hercilio, tava muito barato!!! quando vi o link fiquei feliz, mas aí notei a data do post e .....
Também gosto da ideia da suspa do Engesa, pelo simples fato de ser Engesa, que todos sabem de sua robustez. Já andei lendo que a 4-link é melhor e tal, mas não quero perder a simplicidade da band. Quero algo mais confortável, mas não muito complicado. Ainda estou estudando a respeito, mas para mim, qualquer coisa próxima de R$ 5.000,00 está razoável, desde que bem feito, pois poderei ficar com minha band por muiiiittttooosss anos, enquanto com os feixes, não sei por quanto tempo aguentarei o pula-pula!
Abçs
MarcioNatal
29/03/2013, 11:36
Marcando para não perder de vista!!:pipoca:
MH
hercilio.neto
29/03/2013, 18:51
É verdade hercilio, tava muito barato!!! quando vi o link fiquei feliz, mas aí notei a data do post e .....
Também gosto da ideia da suspa do Engesa, pelo simples fato de ser Engesa, que todos sabem de sua robustez. Já andei lendo que a 4-link é melhor e tal, mas não quero perder a simplicidade da band. Quero algo mais confortável, mas não muito complicado. Ainda estou estudando a respeito, mas para mim, qualquer coisa próxima de R$ 5.000,00 está razoável, desde que bem feito, pois poderei ficar com minha band por muiiiittttooosss anos, enquanto com os feixes, não sei por quanto tempo aguentarei o pula-pula!
Abçs
Pois é DeMelo,
O que eu gostei nesse 2Link é justamente a simplicidade dele, mais o fato de ser oriundo de uma suspensão do Engesa, que é comprovadamente resistente.
Além disso, é totalmente bolt-on, então, se resolver trocar o jipe por um outro Band, posso reverter a suspensão antes de vender e usá-la no novo jipe.
Preciso achar uma dessas, se não, vou acabar fazendo uma.
hercilio.neto
29/03/2013, 18:59
Abrass
Fabiano
Sensacional.
A publicação é muito e didática, dá vontade de fazer mesmo.
O cara está usando um eixo Ford, que tem o diferencial centralizado, então a parte de cima foi fixada sobre a bola.
É a receita de um 4 Link triangulado para usar na suspensão traseira. No eixo dianteiro acho que não dá pra fazer triangulado.
Pois é DeMelo,
O que eu gostei nesse 2Link é justamente a simplicidade dele, mais o fato de ser oriundo de uma suspensão do Engesa, que é comprovadamente resistente.
Além disso, é totalmente bolt-on, então, se resolver trocar o jipe por um outro Band, posso reverter a suspensão antes de vender e usá-la no novo jipe.
Preciso achar uma dessas, se não, vou acabar fazendo uma.
Hercilio,
Vc achou a suspa original e nova que a Cinfel comercializa muito fora de preço? tenho certa dúvida quanto à produção caseira, principalmente quanto à qualidade. Estou inclinado a encarar a da Cinfel, mas antes vou conversar com um especialista aqui em Goiânia.
Qualquer novidade posto aqui.
Abçs
fabiano soriano
29/03/2013, 20:51
Fala pessoal,
tô começanu paixona qua idéia dessa bendita suspensão helicidal, rapaiz.....será que se formarmos uma equipe de 4 ou 5 bandeirante para fazer com o kiko lá no sul, tipo uma escala durante esse ano, ele não toparia fazer por uns R$ 4.000,00 cada uma não?
Digo de fazer com o Kiko, porque já vimos o vídeo das adaptações feitas e é o que temos de real até o momento. No entanto ele ficou de me enviar as fotos da suspensão, mas até agora não enviou porcaria nenhuma.
Mas....acho que vale a pena tentar, se tiver uns cabra macho pra jogar uma proposta dessa junto comigo, eu faço a proposta para ele e parcelo no cartão em 10 veis.....KKKKKKK vai que rola, mandava minha band de caminhão para lá.
Alguém se habilita?
1-Fabiano
2-?
3-?
4-?
5-?
Abrass
Fabiano
Fala pessoal,
tô começanu paixona qua idéia dessa bendita suspensão helicidal, rapaiz.....será que se formarmos uma equipe de 4 ou 5 bandeirante para fazer com o kiko lá no sul, tipo uma escala durante esse ano, ele não toparia fazer por uns R$ 4.000,00 cada uma não?
Digo de fazer com o Kiko, porque já vimos o vídeo das adaptações feitas e é o que temos de real até o momento. No entanto ele ficou de me enviar as fotos da suspensão, mas até agora não enviou porcaria nenhuma.
Mas....acho que vale a pena tentar, se tiver uns cabra macho pra jogar uma proposta dessa junto comigo, eu faço a proposta para ele e parcelo no cartão em 10 veis.....KKKKKKK vai que rola, mandava minha band de caminhão para lá.
Alguém se habilita?
1-Fabiano
2-?
3-?
4-?
5-?
Abrass
Fabiano
Eita proposta indecorosa!!!!hihihi!!!!
Agora, mandar minha band para o sul, só se ele for o cara mesmo, pois do contrário, tento por aqui mesmo!!! Sabe como é.. CIÚMES DA BANDIDA!!!! hehehe
Agora, outra opção seria um grupo para comprar a suspensão da Cinfel.....
abçs
dalmo cruz torres
29/03/2013, 21:51
Eu acho a suspensão do Kiko melhor. Eu topo o grupo.
Eu acho a suspensão do Kiko melhor. Eu topo o grupo.
Dalmo, ainda não vi, de verdade, a suspensão do kiko. Estou no aguardo das fotos e descrição de peças e serviços. Depois, quem sabe???
Em tempo, achei o seguinte relato de forista (Guilherme Abreu) bem interessante e pertinente, por isso o transcrevo aqui:
( Jamais trocaria os freixes de molas do meu Bandeirante por molas helicoidais. Acho feixes de mola muito mais interessantes, que ajudam a colocar o Bandeirante na cadegoria de caminhão, e não de automóvel. )
Não sei não , tive uma BAND 90 completa de tudo que se possa imaginar , tenho saudades dela , mas hoje tenho uma SW4 93 e um ENGESA modificado com MWM 2.8 turbo/intercooler , nem posso chamar ele de ENGESA pois tem 4 ferios a disco ventilados da BAND , hidrovácuo da BAND , embreagem hidráulica da BAND , caixa de transferencia ( T-CASE ) da BAND , estas substituições foram feitas para melhor pq as da BAND são superiores com relação aos do ENGESA , mas O PONTO MAIS FORTE QUE O ENGESA TEM COM RELAÇÃO A BAND , É EXATAMENTE NA SUSPENSÃO QUE O DO ENGESA É " MUITO SUPERIOR " , pois dá muito mais conforto do que as da BAND , ( JÁ ESPERIMENTEI OS DOIS BAND E ENGESA QUE AINDA TENHO ) , só NÃO VOLTARIA PARA A BAND por causa da suspensão , mas ficaria MUITO MAIS BARATO eu colocar MOLAS HELICOIDAIS EM UMA BAND do que eu ter feito tudo ísto que fiz num ENGESA .
Só fiz ísto pq na época estava sem grana e surgiu a oportunidade de eu comprar este ENGESA em um leilão por R$5.100,00 , pois minha vontade era de comprar outra BAND .
Com ísto VÍ E SENTI que uma SUSPENSÃO COM MOLAS HELOCOIDAL É MUITO MELHOR EM TODOS OS SENTIDOS " PRINCIPALMENTE NO QUESITO CONFORTO " .
Eu tenho meu ENGESA 4 anos , e vinha um pouco insatisfeito com O EXCESSO DE MACIEZ do ENGESA , ele balançava muito lateralmente e passava insegurança , MAS RESOLVÍ DEFINITIVAMENTE TROCANDO AS MOLAS HELICOIDAIS ORIGINAIS DELE QUE TEM 14,8mm DE EXPESSURA DE FIO POR MOLAS COM FIO DE 16mm AGORA SIM FICOU COMO DEVE SER : firme sem ficar duro , estável sem ficar desconfortável , no asfalto é um automóvel , na terra/lama/costelas de vaca/buraqueira/facões é um trator , MUITO BOM O RESULTADO FINAL .
CONCLUÍNDO :
SE EU TIVESSE UMA BAND NÃO TROCARIA ELA POR NADA , " TROCARIA APENAS OS FEIXES DE MOLAS POR MOLAS HELICOIDAIS COM UMA BOA CALIBRAGEM COMO ESTA MEU ENGESA HOJE .
ABRAÇÃO A TODOS , adoro meu ENGESA e continuo FÃ DAS BANDS .
OBS: Detesto os WYLLIS por serem EXTREMAMENTE DUROS , até um dia que andei em um WYLLIS MODIFICADO COM MOLAS HELICOIDAIS , mudei meu conceito , TERIA SIM UM WYLLIS MAS COM MOLAS HELICOIDAIS , conforto de um automóvel em um BRAVO E PIONEIRO 4X4 . É só vcs experimentarem andar em WYLLIS modificado COM MOLAS HELICOIDAIS pra vcs verem a diferença , e qta diferença .
fabiano soriano
29/03/2013, 23:16
Eita!!!! Já havia lido este relato, há muito tempo atrás, e só me leva a querer experimentar essa adaptação ainda com mais gana!!!
Vamo lá, com 4 bandeirante eu já entro em negociação com o Kiko para tentar amaciar!!! Inclusive ele me disse que tem contato com algumas transportadoras que vão com caminhões carregados e voltam (para o RS) vazias e vice-versa, que daria para elaborar um plano para entrega das bands.
1-Fabiano
2-Dalmo
3-DeMelo (dúvida)
4-?
5-?
Abrass
fabiano soriano
30/03/2013, 00:41
Pra alimentar mais com fotos........tava perfeito, tudo bem feito.......até que......que negócio maluco com o feixe invertido!!!???
FJ40 rear 4-link - ToyotaWiki (http://www.toyotawiki.org/index.php?title=FJ40_rear_4-link)
1-Fabiano
2-Dalmo
3-DeMelo (dúvida)
4-?
5-?
hercilio.neto
30/03/2013, 01:30
Hercilio,
Vc achou a suspa original e nova que a Cinfel comercializa muito fora de preço? tenho certa dúvida quanto à produção caseira, principalmente quanto à qualidade. Estou inclinado a encarar a da Cinfel, mas antes vou conversar com um especialista aqui em Goiânia.
Qualquer novidade posto aqui.
Abçs
DeMelo,
Na verdade a ideia é confeccionar as peças a partir do braço da suspensão do Engesa.
Repare no kit do Guiga:
403247
É um braço do Engesa preso como um sanduiche a duas peças feitas de chapa cortadas em formato de "U". Essas peças prendem também o berço da mola (dá pra fazer o berço também). Tudo parafusado.
Essas peças em formato de "U" tem os passantes para a presilha original do Bandeirante.
O segredo está na angulação que se dará ao eixo mantendo a mesma posição original, principalmente no eixo dianteiro por causa do caster.
A parte que é presa no chassi requer algum desenvolvimento, mas também não é nenhum bicho de sete cabeça. Dá pra fazer bem reforçado.
403248
O resto é a panhard, buchas e as molas.
Minha dúvida é sobre a colocação da mola no eixo dianteiro. talvez tenha que ser colocada com o amortecedor no meio. Sei lá.
DeMelo,
Na verdade a ideia é confeccionar as peças a partir do braço da suspensão do Engesa.
Repare no kit do Guiga:
403247
É um braço do Engesa preso como um sanduiche a duas peças feitas de chapa cortadas em formato de "U". Essas peças prendem também o berço da mola (dá pra fazer o berço também). Tudo parafusado.
Essas peças em formato de "U" tem os passantes para a presilha original do Bandeirante.
O segredo está na angulação que se dará ao eixo mantendo a mesma posição original, principalmente no eixo dianteiro por causa do caster.
A parte que é presa no chassi requer algum desenvolvimento, mas também não é nenhum bicho de sete cabeça. Dá pra fazer bem reforçado.
403248
O resto é a panhard, buchas e as molas.
Minha dúvida é sobre a colocação da mola no eixo dianteiro. talvez tenha que ser colocada com o amortecedor no meio. Sei lá.
Entendi hercilio.
Vamo que vamo!! o importante é ir trocando ideias e informações para chegarmos a uma configuração ideal e satisfatória.
Abçs
hugo.morais
30/03/2013, 08:28
Pessoal, bom dia!
tenho outra sugestão para os interessados em trocar a suspensão da band... Primeira pergunta, o Kit do Guiga é bom? Vcs tem relatos que o Kit funciona? Se o kit for bom então o que pode ser feito é pedir ele emprestado para Guiga e levar em empresa ou pessoa que trabalhe com corte de plasma, conheço uma em Itapecerica - SP que o cara também trabalha com Jipes....
Nesta empresa pedimos para o cara copiar o Kit, pois os braços de suspensão do Engesa são fáceis de fazer também com chapa cortada. Esta empresa iria reproduzir o kit, as molas compraríamos na Rota, ou veríamos quem é o carro doador do Kit original e pronto, depois seria só instalar na Band e ponto final.
Acredito que de acordo com a quantidade de interessados o valor do kit fique bem mais acessível do que enviar as band's para o Kiko e ainda por cima o Kit é reversível, senão ficar bom você pode voltar para o original e vender o kit... Falo isso pq já tentei trabalhar a suspensão de outros jipes meus, inclusive na minha ex-camper coloquei os eixos da Band, mas como toda adaptação precisa ser feito ajustes depois de pronta e no caso do Kiko o cara vai estar bem longe de muito de vocês...
Espero ter ajudado...
Abraços,
Hugo
MarcioNatal
30/03/2013, 09:47
X2!!
Pertinho do dono, a garantia é mais eficiente!! Tô nessa.
Um abraço.
Márcio Humberto
Pessoal, bom dia!
tenho outra sugestão para os interessados em trocar a suspensão da band... Primeira pergunta, o Kit do Guiga é bom? Vcs tem relatos que o Kit funciona? Se o kit for bom então o que pode ser feito é pedir ele emprestado para Guiga e levar em empresa ou pessoa que trabalhe com corte de plasma, conheço uma em Itapecerica - SP que o cara também trabalha com Jipes....
Nesta empresa pedimos para o cara copiar o Kit, pois os braços de suspensão do Engesa são fáceis de fazer também com chapa cortada. Esta empresa iria reproduzir o kit, as molas compraríamos na Rota, ou veríamos quem é o carro doador do Kit original e pronto, depois seria só instalar na Band e ponto final.
Acredito que de acordo com a quantidade de interessados o valor do kit fique bem mais acessível do que enviar as band's para o Kiko e ainda por cima o Kit é reversível, senão ficar bom você pode voltar para o original e vender o kit... Falo isso pq já tentei trabalhar a suspensão de outros jipes meus, inclusive na minha ex-camper coloquei os eixos da Band, mas como toda adaptação precisa ser feito ajustes depois de pronta e no caso do Kiko o cara vai estar bem longe de muito de vocês...
Espero ter ajudado...
Abraços,
Hugo
Hugo, se não estou enganado vc já fez algo semelhante, mas em um Camper. Usou eixos da bandeirante e suspa do engesa, conforme se vê no seguinte link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/6716-como-verificar-geometria-da-suspensao-na-troca-de-eixo.html
Em que pese ser uma camper, os eixos são toyota e a suspa engesa, então, relata aí como foi a modificação (dificuldades, especificidades, resultados), pois toda ajuda é válida nesse momento.
abçs
Já encotrei dicas importantes a respeito da suspa do engesa na band. Aí vai:
"Só explicando melhor o que o Hugo escreveu para outros que tentarem e não repetirem, ou seja, fazerem direto o que ele fez (e que eu só fiz agora :mrgreen: )
Os suportes do engesa NÃO servem no eixo Band, pois o diâmetro dos tubos é menor. A melhor opção é fazer novos, que foi o que ele fez. :concordo:
No caso das pinças de freio, o ideal é girar 90º os olhais inferiores (remove tudo e faz novos, mais estreitos e "girados" = parafusos paralelos a roda). O raio de curva fica menor e ótimo :dance:
Eriksom"
hugo.morais
30/03/2013, 10:08
DeMelo,
Fiz esta adaptação e ficou muito boa, mas teve seus problemas, primeiro o eixo da band é um pouco menor do que o do engesa, segundo o local onde fica o suporte do braço que vai no eixo ficou próximo a bola do diferencial e portando tivemos que adaptar o suporte, no caso do eixo dana é um tubo com medida igual até a bola do diferencial enquanto na band a carcaça do diferencial é uma peça única...
Mas para mim a maior dificuldade é definir a mola/amortecedor ser utilizado e os ângulos dos eixos, pois se ficar errado no eixo traseiro, que é mais fácil de fazer, vais estrangular as cruzetas e vai ter que sacar todos os suportes e re-soldar. No eixo dianteiro o problema é com ângulo de cáster e barras de direção. Se errar o ângulo do cáster a direção fica ou muito mole ou muito dura e sem desenrolar sozinha nas curvas, outro ponto no eixo dianteiro são as barras de direção que tem que ficar o mais plana possível, assim como a panhard...
Então tem saber o ângulo de cáster da band, não lembro se é 0º ou 1.5º e no momento de montar a suspensão manter este ângulo nos dois munhões... este cálculo já tem que prever a mola que irás usar, pois e colocar uma mola grande para fazer um lift na suspensão já deixa o ângulo do cáster certo, pois se for subir depois o carro terá que refazer esta parte da suspensão para acertar o cáster...
Bem, estes são alguns pontos, por isso digo que o mecânico tem de saber de suspensão e ter as ferramentas certas, vejam nos links gringos os caras colocando um relógio em cima do eixo para calcular o ângulo. No caso da suspensão do Guiga, acredito que o engenheiro já tenha feito este estudo e portanto copiando o kit teríamos uma "garantia" de que não haverá problemas com dirigibilidade do carro...
Abraços,
Hugo
DeMelo,
Fiz esta adaptação e ficou muito boa, mas teve seus problemas, primeiro o eixo da band é um pouco menor do que o do engesa, segundo o local onde fica o suporte do braço que vai no eixo ficou próximo a bola do diferencial e portando tivemos que adaptar o suporte, no caso do eixo dana é um tubo com medida igual até a bola do diferencial enquanto na band a carcaça do diferencial é uma peça única...
Mas para mim a maior dificuldade é definir a mola/amortecedor ser utilizado e os ângulos dos eixos, pois se ficar errado no eixo traseiro, que é mais fácil de fazer, vais estrangular as cruzetas e vai ter que sacar todos os suportes e re-soldar. No eixo dianteiro o problema é com ângulo de cáster e barras de direção. Se errar o ângulo do cáster a direção fica ou muito mole ou muito dura e sem desenrolar sozinha nas curvas, outro ponto no eixo dianteiro são as barras de direção que tem que ficar o mais plana possível, assim como a panhard...
Então tem saber o ângulo de cáster da band, não lembro se é 0º ou 1.5º e no momento de montar a suspensão manter este ângulo nos dois munhões... este cálculo já tem que prever a mola que irás usar, pois e colocar uma mola grande para fazer um lift na suspensão já deixa o ângulo do cáster certo, pois se for subir depois o carro terá que refazer esta parte da suspensão para acertar o cáster...
Bem, estes são alguns pontos, por isso digo que o mecânico tem de saber de suspensão e ter as ferramentas certas, vejam nos links gringos os caras colocando um relógio em cima do eixo para calcular o ângulo. No caso da suspensão do Guiga, acredito que o engenheiro já tenha feito este estudo e portanto copiando o kit teríamos uma "garantia" de que não haverá problemas com dirigibilidade do carro...
Abraços,
Hugo
Valeu Hugo,
Essas dicas são valiosas. O ideal é reunir todas as informações aqui, para depois compilar. Será um ótimo guia na hora da instalação!!!!
Falta agora o Guiga se pronunciar a respeito do seu kit, principalmente se ele conhece quem o fez, para podermos conversar com ele e saber qual foi o estudo feito para a confecção desse kit ou se foi puro empirismo mesmo.
abçs
dalmo cruz torres
30/03/2013, 13:29
Bem pessoal, com certeza, se o kit do Guiga funcionar bem mesmo eu acho muito mais simples e barato, claro.
Para ser viável o kit do Guiga eu acho que precisamos de duas coisas. A primeira é contactar alguém que use-o em seu jipe para colhermos informações. Segundo,Formarmos o grupo que quer faze a adaptação, comprarmos em conjunto o kit do Guiga! e á partir dele fazermos os outros kits. Afinal, ainda não perguntamos se o Guiga quer vender o Kit dele, pois se ele quiser vender não tem cabimento nós pedirmos que ele nos empreste o kit para copiarmos e não o comprarmos.
O que acham?
Bem pessoal, com certeza, se o kit do Guiga funcionar bem mesmo eu acho muito mais simples e barato, claro.
Para ser viável o kit do Guiga eu acho que precisamos de duas coisas. A primeira é contactar alguém que use-o em seu jipe para colhermos informações. Segundo,Formarmos o grupo que quer faze a adaptação, comprarmos em conjunto o kit do Guiga! e á partir dele fazermos os outros kits. Afinal, ainda não perguntamos se o Guiga quer vender o Kit dele, pois se ele quiser vender não tem cabimento nós pedirmos que ele nos empreste o kit para copiarmos e não o comprarmos.
O que acham?
Dalmo, já enviei mensagem particular para o Guiga justamente perguntando sobre o kit dele, porque nos posts anteriores ele disse que está com o tio a 1000km. Não perguntei nada sobre compra, mas a sua sugestão é uma possibilidade e eu estou dentro. Vamos ver o que ele me responde e aí organizamos.
Acho que as experiências do Hugo com a adaptação que ele fez serão fundamentais no processo, pois ele já passou por todas as fases.
O caminho é esse e como disse anteriormente gosto da suspa do engesa, pois já é comprovadamente durável, simples e confortável.
Na próxima semana irei em um meca especialista em 4x4, que também trabalha com suspensão, para trocar ideias e ver o que ele acha dessa adaptação. Depois posto aqui o resultado.
Abçs
fabiano soriano
30/03/2013, 14:53
É....o ideal seria aparecer algum santo aqui, que já tenha feito essa adaptação e nos mostrar a adaptação propriamente dita, com fotos e relatando, os prós e contras para tomarmos a decisão e partir pra cima.
Mas parece que ninguém tem essa adaptação por aqui e que isso é uma lenda....hehehehe Vou fazer o seguinte...no video do mundo 4x4 com as band lá em canela/RS a band amarela tem na porta o logo de uma madeireira (Rauber madeiras), com certeza aquela band é de alguém (sócio, gerente) desta madeireira, então se conseguir entrar em contato e ele tiver as fotos de como foi feito e o mais importante....o relato positivo ou negativo de como ficou, seria o ó do borogodó.
Abrass
Fabiano
É....o ideal seria aparecer algum santo aqui, que já tenha feito essa adaptação e nos mostrar a adaptação propriamente dita, com fotos e relatando, os prós e contras para tomarmos a decisão e partir pra cima.
Mas parece que ninguém tem essa adaptação por aqui e que isso é uma lenda....hehehehe Vou fazer o seguinte...no video do mundo 4x4 com as band lá em canela/RS a band amarela tem na porta o logo de uma madeireira (Rauber madeiras), com certeza aquela band é de alguém (sócio, gerente) desta madeireira, então se conseguir entrar em contato e ele tiver as fotos de como foi feito e o mais importante....o relato positivo ou negativo de como ficou, seria o ó do borogodó.
Abrass
Fabiano
FAbiano,
Todas as sugestões são bem vindas, pois em verdade, ainda não encontrei ninguém que tenha feito essa adaptação e tudo está ainda na base do "achismo". Com certeza vou fazer a mudança, mas será um processo criterioso, pois quero fazer bem feito. Assim, ainda não descartei a possibilidade de se optar pelo kiko.
Vamos reunindo todas as informações aqui e depois decidimos pela que parecer melhor.
Abçs
fabiano soriano
30/03/2013, 15:38
FAbiano,
Todas as sugestões são bem vindas, pois em verdade, ainda não encontrei ninguém que tenha feito essa adaptação e tudo está ainda na base do "achismo". Com certeza vou fazer a mudança, mas será um processo criterioso, pois quero fazer bem feito. Assim, ainda não descartei a possibilidade de se optar pelo kiko.
Vamos reunindo todas as informações aqui e depois decidimos pela que parecer melhor.
Abçs
Exatamente, por isso que comentei de ter alguém que já tenha feito há um certo tempo (uns 2 anos para já ter passado a euforia), mostrar as fotos, comentar do que ficou bom e o que foi ruim, pra ver se vale a pena.
Não vou me aventurar em fazer uma coisa que pouco se sabe sobre o resultado final, ou de alguém que tenha feito recentemente, sem um histórico firme, com base.
Por isso que estou sendo tendencioso, com relação ao trabalho do Kiko, porque é o mais palpável até o momento....mas claro que falta muita informação ainda.
Abrass
Fabiano
bandoleiro
30/03/2013, 16:29
Sou de Porto Alegre, logo próximo a Canela. Me coloco na lista de interessados pela suspensão, porém irei atrás de relatos nesta próxima semana e tentarei localizar esta band do video. vou dar uma ligada para o Kiko e ver se eu consigo mais detalhes.
dalmo cruz torres
30/03/2013, 17:18
Bandoleiro, se puder fazer essa gentileza todos nós ficaremos muito agradecidos, com certeza.
Pelo jeito eu o Fabiano e o DeMelo vamos nessa empreitada. Com certeza, á medida que o plano for avançando mais interessados aparecerão, o que muito ajudará a diminuir o preço final da adaptação.
hercilio.neto
30/03/2013, 18:53
Eu ainda penso no kit bolt-on, mas preciso ter certeza que o projeto é bom.
A parte mais crítica são as chapas em U que fixam o eixo no braço.
Vou aguardar... quem sabe não conseguimos esses moldes para recortar a chapa.
Tô aqui pensando, será que não é contra a lei copiar o projeto?
Mas tem uma coisa, com peças novas acredito que o custo do material fique em torno de R$ 4.500,00 ou mais.
Então o kit da Cinfel não está fora do preço não (R$ 4.116,00 das peças + R$ 1.000,00 das molas).
Pra fazer um negócio mais em conta, só se confeccionar todas as peças (inclusive os braços) ou conseguir peças usadas.
Exatamente, por isso que comentei de ter alguém que já tenha feito há um certo tempo (uns 2 anos para já ter passado a euforia), mostrar as fotos, comentar do que ficou bom e o que foi ruim, pra ver se vale a pena.
Não vou me aventurar em fazer uma coisa que pouco se sabe sobre o resultado final, ou de alguém que tenha feito recentemente, sem um histórico firme, com base.
Por isso que estou sendo tendencioso, com relação ao trabalho do Kiko, porque é o mais palpável até o momento....mas claro que falta muita informação ainda.
Abrass
Fabiano
Então Fabiano
Acho que o kiko realmente seria o mais viável, porquanto possui experiência na modificação. A minha preocupação maior é quanto aos ajustes posteriores que possam ocorrer. Com essa distância não daria para "dar uma passadinha no meca" e isso muito me preocupa, pois a modificação é grande e os ajustes ocorrerão com certeza!!!
O único que fez algo próximo do que estamos querendo foi o Hugo (usou a suspa do engesa nos eixos de band) e, pelo que entendi de seu relato, o resultado foi bom, mas com os ajustes que ele citou entre outros.
Daí, se o kiko não der certo, espero contar com a ajuda valiosa do Hugo.
Hercilio,
Sem dúvida, copiar totalmente o projeto é ilegal. A questão é; quanto do projeto é de autoria exclusiva de quem o criou? Ele já pode ser cópia igual ou modificada de outro, mais ou menos como estamos querendo fazer aqui: copiar partes. Aí já não seria ilegal, tendo em vista se tratar de projeto de autoria coletiva.
Se alguém aqui conhece o LM (elmestizo) favor entrar em contado com ele, pois a origem do kit do guiga é dele. Assim, pode ser que ele conheça o verdadeiro criador do kit....
Abçs a todos
bandoleiro
30/03/2013, 20:11
Reforçando o que o DeMelo falou, me passa a impressão do kit mostrado pelo Guiga ser mais interessante. Tenho medo justamente do ponto de solda do U no eixo.
fabiano soriano
31/03/2013, 19:38
Bandoleiro, se puder fazer essa gentileza todos nós ficaremos muito agradecidos, com certeza.
Pelo jeito eu o Fabiano e o DeMelo vamos nessa empreitada. Com certeza, á medida que o plano for avançando mais interessados aparecerão, o que muito ajudará a diminuir o preço final da adaptação.
X2
Beleza Bandoleiro, também vou tentar ligar para eles amanhã.
Fabiano
marciorank@gmail.com
31/03/2013, 20:52
boa noite pessoal
estou acompanhando o topico, pois é muito de meu interese, gosto de minha band
porem, o conforto em relaçao a suspençao é ruim, penso em fazer mesmo o meu
kit, portanto vou fazer o kit de forma que eu desmonte a suspa original e coloque
o novo kit somente parafusando o mesmo, (provavelmente somente terei que furar
o chassis para parafuzar o suporte) mais ou menos usando a ideia deste kit do Guiga,
porem estas suspa dos engesas sofrem uma torçao quando um lado do eixo estiver
em cima e o outro lado estiver esticado, isto acontece pelo fato de ele estar preso
no eixo em dois pontos da barra entao quando a susp trabalha somente em um lado
ele deve mudar o grau e como esta preso em dois pontos ele deve torcer em algum
lugar.
Como vamos fazer um kit novo devemos levar em consideraçao este caso e não
repetirmos o mesmo erro.
Se alguem quizer criticar a minha ideia, por favor, não economizem nas palavras, pois assim
que vamos melhorando nossas ideias.
hugo.morais
01/04/2013, 08:39
Márcio,
Você está certo, a suspa do Engesa tem este defeito, isso se deve a barra Panhard que ao abrir a suspensão desloca o eixo para um lado... O ideal na band é fazer algo parecido ao JPX (3-link) que são dois tirantes ligando o eixo ao chassis e impedindo a movimentação do eixo para frente e para trás (arrancada e freada) e um triangulo impedindo que o eixo se movimente lateralmente. Na traseira as Land é este sistema e na frente é 2-link com panhard igual ao engesa.
Bem, só acredito que todos aqui não usem suas band's para trilhas pesadas e sim passeios leves e viagens, neste caso suspa do engesa irá atender super bem, é mais simples de fazer e tão confortável quanto as outras... Só que ai vai do gosto de cada um... :)
Abraços,
Hugo
hercilio.neto
01/04/2013, 10:11
Marcio,
O braço da suspensão do Engesa é preso ao eixo em 2 pontos no suporte, isso tem a finalidade de impedir o movimento de giro do eixo.
Conforme o Hugo explicou, quando a suspensão trabalha para cima e para baixo, o eixo movimenta lateralmente puxado pela barra panhard e quando é somente uma das rodas, o esforço sobre a barra é ainda maior. É um movimento mínimo, mas força esses pontos de fixação.
Na suspensão original esse movimento mínimo é permitido pelas buchas. Repare que a barra possui um olhal em cada ponto desses, onde vão as buchas.
Acredito que no caso da suspensão do Guiga, embora não dê pra ver, a chapa "U" contenha essas buchas. Até porque, com o olhal, não dá para fixar com parafusos diretamente na chapa, necessita da bucha para ser preso.
Desculpe-me explicar uma coisa que eu sei que você já sabe e que só estava alertando sobre o risco. É que desse jeito, outros podem compreender o que está em discussão e contribuir com ideias.
Vou entrar em contato com a Cinfel. Pelo que eu vi, o kit deles é muito bom. Talvez eu vá comprando as peças deles aos poucos e simultaneamente vou procurando peças usadas da suspensão do Engesa para tentar baratear o projeto.
A conclusão triste é que no momento não tenho disponibilidade financeira para fazer tudo de uma vez (nem mesmo no Kiko).
marciorank@gmail.com
01/04/2013, 12:45
Marcio,
O braço da suspensão do Engesa é preso ao eixo em 2 pontos no suporte, isso tem a finalidade de impedir o movimento de giro do eixo.
Conforme o Hugo explicou, quando a suspensão trabalha para cima e para baixo, o eixo movimenta lateralmente puxado pela barra panhard e quando é somente uma das rodas, o esforço sobre a barra é ainda maior. É um movimento mínimo, mas força esses pontos de fixação.
Na suspensão original esse movimento mínimo é permitido pelas buchas. Repare que a barra possui um olhal em cada ponto desses, onde vão as buchas.
Acredito que no caso da suspensão do Guiga, embora não dê pra ver, a chapa "U" contenha essas buchas. Até porque, com o olhal, não dá para fixar com parafusos diretamente na chapa, necessita da bucha para ser preso.
Desculpe-me explicar uma coisa que eu sei que você já sabe e que só estava alertando sobre o risco. É que desse jeito, outros podem compreender o que está em discussão e contribuir com ideias.
Vou entrar em contato com a Cinfel. Pelo que eu vi, o kit deles é muito bom. Talvez eu vá comprando as peças deles aos poucos e simultaneamente vou procurando peças usadas da suspensão do Engesa para tentar baratear o projeto.
A conclusão triste é que no momento não tenho disponibilidade financeira para fazer tudo de uma vez (nem mesmo no Kiko).
Hercilio
o que ocorre e mais ou menos o que voce falou, tem as duas buchas que vao no eixo, que fazem com que o eixo nao gire nas
arrancadas, porem quando trabalha a suspencao somente de um lado uma das buchas faz presao para um lado e a outra ao
contrario, fazendo com que danifique a bucha ou quebre a barra, (vi somente uma barra destas quebradas ate hoje, e' dificil
mas pode ocorrer) entao como vou fazer a modificacao na minha band, gostaria de eliminar qualquer problema, e ainda faze-la
toda somente montada no carro, sem usar soldas nos eixos, provavelmente so furando o chassis para fixar os suportes.
Hercilio
o que ocorre e mais ou menos o que voce falou, tem as duas buchas que vao no eixo, que fazem com que o eixo nao gire nas
arrancadas, porem quando trabalha a suspencao somente de um lado uma das buchas faz presao para um lado e a outra ao
contrario, fazendo com que danifique a bucha ou quebre a barra, (vi somente uma barra destas quebradas ate hoje, e' dificil
mas pode ocorrer) entao como vou fazer a modificacao na minha band, gostaria de eliminar qualquer problema, e ainda faze-la
toda somente montada no carro, sem usar soldas nos eixos, provavelmente so furando o chassis para fixar os suportes.
Tá ficando interessante a discussão. Só para contribuir, envio fotos do kit da cinfel que o pessoal de lá me enviou. Deixo agora para os experts discutirem a respeito das fotos. A nota ruim é que me parece que o preço subiu. Mas, uma coisa de cada vez!!!!
403735403740
Abçs
Rodrigo ODIN4X4
01/04/2013, 13:59
boa noite pessoal
estou acompanhando o topico, pois é muito de meu interese, gosto de minha band
porem, o conforto em relaçao a suspençao é ruim, penso em fazer mesmo o meu
kit, portanto vou fazer o kit de forma que eu desmonte a suspa original e coloque
o novo kit somente parafusando o mesmo, (provavelmente somente terei que furar
o chassis para parafuzar o suporte) mais ou menos usando a ideia deste kit do Guiga,
porem estas suspa dos engesas sofrem uma torçao quando um lado do eixo estiver
em cima e o outro lado estiver esticado, isto acontece pelo fato de ele estar preso
no eixo em dois pontos da barra entao quando a susp trabalha somente em um lado
ele deve mudar o grau e como esta preso em dois pontos ele deve torcer em algum
lugar.
Como vamos fazer um kit novo devemos levar em consideraçao este caso e não
repetirmos o mesmo erro.
Se alguem quizer criticar a minha ideia, por favor, não economizem nas palavras, pois assim
que vamos melhorando nossas ideias.
Marcio isso acontece em todas as suspensões com barra panhard e se chama bumpsteer, o problema é o posicionamento correto da barra panhard, em uma trilha pesada essa torção é absorvida pelas buchas e devido a baixa velocidade não é sentida pelos ocupantes do veiculo, o maior problema é quando a barra panhard não é corretamente posicionada (ela deve trabalhar o mais horizontal possivel quase reta) ficando inclinada ela causa um shimmy animal quase um terremoto mesmo e isso acontece em muitos jipes quando são levantados sem criterio como suzuki samurai, cherokee, engesa e troller não sendo um "defeito" apenas da suspensão engesa, outra coisa importante a ser feita é a correção do caster caso seja levantado o jipe na colocação da nova suspensão,isso também influencia muito a dirigibilidade.
E quanto a colocação de triangulos como nos jota e trollers rf acredito ser muito mais complexa a adaptação, e se fosse realmente melhor a troller não teria substituido pela 2 links mais panhard como fez.
Abraço a todos
hugo.morais
01/04/2013, 15:05
Pessoal,
Aproveitem e façam uma cotação com o Rodrigo... Ele fez a suspensão do Niva dele e tem capacidade técnica e conhecimento para dimensionar uma suspa para a Band... Ví as fotos do trabalho dele e estou para marcar uma visita a ele em caçapava para conhecê-lo e quem sabe fazermos uma suspa para a dianteira da Hilux com feixe de molas...
Abraços,
Hugo
RogérioNunes
01/04/2013, 18:03
Como eu já disse lá atrás, já fiz essa suspensão numa F75 e está rodando desde 2004.
A viatura é completamente estável,segura e alinhada e não trocaria pela suspensão original de forma alguma. Além de todos esses questionamentos,dúvidas e alternativas, um ponto ainda não foi listado pelos Srs, implantar uma suspensão dessas num chassí que não foi projetado pra tal fim exige algumas mudanças como reforços em pontos estratégicos. Depois de quase 10 anos rodando, viajando, trilhas e etc na F75 foi necessário reforçar o chassí nos suportes de molas, na fixação da panhard no chassí e em dois pontos onde o chassí não é fechado.
Na bandeirante essas providencias tb serão necessárias pois se não forem feitas em pouco tempo aparecerão pontos de trinca.
Outro detalhe é a escolha das buchas. Dê preferencia a buchas de alguma viatura e que seja fácil encontrar pois apesar de ter boa durabilidade um dia terão que ser trocadas. Passei por essa situação em Diamantina/MG durante o encontro de rural e F75 quando uma das buchas do braço tensor estourou e como era da F1000, foi fácil encontrar no comércio ao preço de CR$13,00.
Se eu tivesse uma BAND eu já teria feito...
Pessoal,
Aproveitem e façam uma cotação com o Rodrigo... Ele fez a suspensão do Niva dele e tem capacidade técnica e conhecimento para dimensionar uma suspa para a Band... Ví as fotos do trabalho dele e estou para marcar uma visita a ele em caçapava para conhecê-lo e quem sabe fazermos uma suspa para a dianteira da Hilux com feixe de molas...
Abraços,
Hugo
hercilio.neto
01/04/2013, 19:20
Além de todos esses questionamentos,dúvidas e alternativas, um ponto ainda não foi listado pelos Srs, implantar uma suspensão dessas num chassí que não foi projetado pra tal fim exige algumas mudanças como reforços em pontos estratégicos. Depois de quase 10 anos rodando, viajando, trilhas e etc na F75 foi necessário reforçar o chassí nos suportes de molas, na fixação da panhard no chassí e em dois pontos onde o chassí não é fechado.
Na bandeirante essas providencias tb serão necessárias pois se não forem feitas em pouco tempo aparecerão pontos de trinca.
Muito bem lembrado Roger.
Se eu tivesse uma BAND eu já teria feito...
Rapaz, depoimentos como esse só aumenta a minha convicção.
fabiano soriano
01/04/2013, 19:22
Srs. boa noite,
Falei hoje de manhã com o Kiko de canela/RS, solicitando as fotos da adaptação feita na band, ele disse que irá tirar as fotos de uma band branca que foi feito com ele. Também comentou que já fez 14 adaptações, em F-75, Rural, Willys e nas bands foram 3, inclusive uma delas está em uma cidade vizinha e ele disse que se alguém quiser ir até lá e dirigir essa band para sentir como trabalha a suspensão ele leva numa boa. Disse que em uma das bands (esqueci de perguntar qual) a abertura ficou em cerca de 70cm do piso, com os outros 3 no chão, pois o camarada queria uma band bem agressiva.
Bandoleiro-san, vc não poderia fazer o test-drive desta band próximo a canela, que o Kiko citou e postar tudo que viu e sentiu...uiuiuiuiui KKKKKKK
Abrass
Fabiano
Muito bem lembrado Roger.
Rapaz, depoimentos como esse só aumenta a minha convicção.
Hercilio,
Convicto já estou!!!! o legal da discussão é o somatório de ideias. Todas elas serão bem vindas, pois agregam conhecimento para na hora da execução eliminarmos futuros problemas.
Já temos dois relatos de adaptação da suspa com molas helicoidais em carros que possuiam feixes de molas, o que nos leva a crer que é perfeitamente possível, CONFORTÁVEL (heheh!!) e durável, como se vê no depoimento do roger. Agora é so achar a pessoa certa e mandar bala, ou desenvolvermos um projeto em conjunto.
Conversei com o especialista 4x4 aqui em goiânia e não senti muita firmeza, então estou a procura de um profissional capaz para tanto!!!
abçs
marciorank@gmail.com
01/04/2013, 22:23
Marcio isso acontece em todas as suspensões com barra panhard e se chama bumpsteer, o problema é o posicionamento correto da barra panhard, em uma trilha pesada essa torção é absorvida pelas buchas e devido a baixa velocidade não é sentida pelos ocupantes do veiculo, o maior problema é quando a barra panhard não é corretamente posicionada (ela deve trabalhar o mais horizontal possivel quase reta) ficando inclinada ela causa um shimmy animal quase um terremoto mesmo e isso acontece em muitos jipes quando são levantados sem criterio como suzuki samurai, cherokee, engesa e troller não sendo um "defeito" apenas da suspensão engesa, outra coisa importante a ser feita é a correção do caster caso seja levantado o jipe na colocação da nova suspensão,isso também influencia muito a dirigibilidade.
E quanto a colocação de triangulos como nos jota e trollers rf acredito ser muito mais complexa a adaptação, e se fosse realmente melhor a troller não teria substituido pela 2 links mais panhard como fez.
Abraço a todos
boa noite Rodrigo
Rodrigo, é mais ou menos isto mesmo que voce esta falando, para que o efeito seje menor a barra
deve estar na mais horizontal possivel como voce falou,e tambem deve-se cuidar no comprimento
dela, quanto mais curta maior o efeito.
abraço
bandoleiro
02/04/2013, 00:04
Srs. boa noite,
Falei hoje de manhã com o Kiko de canela/RS, solicitando as fotos da adaptação feita na band, ele disse que irá tirar as fotos de uma band branca que foi feito com ele. Também comentou que já fez 14 adaptações, em F-75, Rural, Willys e nas bands foram 3, inclusive uma delas está em uma cidade vizinha e ele disse que se alguém quiser ir até lá e dirigir essa band para sentir como trabalha a suspensão ele leva numa boa. Disse que em uma das bands (esqueci de perguntar qual) a abertura ficou em cerca de 70cm do piso, com os outros 3 no chão, pois o camarada queria uma band bem agressiva.
Bandoleiro-san, vc não poderia fazer o test-drive desta band próximo a canela, que o Kiko citou e postar tudo que viu e sentiu...uiuiuiuiui KKKKKKK
Abrass
Fabiano
Deixa eu me organizar que eu posso ir até lá. Só tenho que ajeitar algo do trabalho por lá.
Rodrigo ODIN4X4
02/04/2013, 00:49
Boa noite Marcio, se vc estava se referindo ao esforço sofrido pela bucha em uma situação de torção, nesse caso a suspensão do troller sem duvidas é melhor que a engesa, pois suas buchas ( lado do eixo ) são muito maiores elas tem 75mm de diametro enquanto as do engesa tem por volta de 50mm portanto tem menos material para absorver o esforço, alem de serem muito mais baratas e fáceis de se encontrar como disse o Roger.
Não sei se já foi dito mais o troller usa buchas de caminhão em sua suspensão, as maiores (lado do eixo) são da cabine do caminhão volks R$ 35.00 cada e as menores são do f4000 e f250 R$ 6.50 cada.
Aproveito para agradecer ao Roger pelo comentário e ressaltar que realmente é necessário reforçar o chassi.
Boa noite Marcio, se vc estava se referindo ao esforço sofrido pela bucha em uma situação de torção, nesse caso a suspensão do troller sem duvidas é melhor que a engesa, pois suas buchas ( lado do eixo ) são muito maiores elas tem 75mm de diametro enquanto as do engesa tem por volta de 50mm portanto tem menos material para absorver o esforço, alem de serem muito mais baratas e fáceis de se encontrar como disse o Roger.
Não sei se já foi dito mais o troller usa buchas de caminhão em sua suspensão, as maiores (lado do eixo) são da cabine do caminhão volks R$ 35.00 cada e as menores são do f4000 e f250 R$ 6.50 cada.
Aproveito para agradecer ao Roger pelo comentário e ressaltar que realmente é necessário reforçar o chassi.
Então pessoal,
Conversei com o rodrigo e ele disse que fabrica o kit que estamos querendo. Ainda estou em fase inicial de conversa, vou procurar mais informações, mas basicamente o kit seria "O kit parcial com os braços, suportes, buchas e barra panhard regulável sai por R$ 1.400.00 para montagem na dianteira as molas não estão inclusas mais posso fazer uma cotação".
Ele disse também que pode desenvolver um kit, caso exista um grupo interessado, todo parafusado, sem soldas. Já é um bom começo, pois cada um poderia montá-lo em sua cidade.
Esse preço aí também cai, caso o grupo seja maior.
Então?? sugestões, críticas, dúvidas?
abçs
RogérioNunes
02/04/2013, 08:52
=Rodrigo ODIN4X4;1898462]Boa noite Marcio, se vc estava se referindo ao esforço sofrido pela bucha em uma situação de torção, nesse caso a suspensão do troller sem duvidas é melhor que a engesa, pois suas buchas ( lado do eixo ) são muito maiores elas tem 75mm de diametro enquanto as do engesa tem por volta de 50mm portanto tem menos material para absorver o esforço, alem de serem muito mais baratas e fáceis de se encontrar como disse o Roger.
Odin, as buchas da suspensão do engesa do lado do eixo tem 70x16x50 e não fica devendo nada em performace as do trolhas que é até superdimensionada para ele.
Vamos somando informações!
hugo.morais
02/04/2013, 09:02
Então pessoal,
Conversei com o rodrigo e ele disse que fabrica o kit que estamos querendo. Ainda estou em fase inicial de conversa, vou procurar mais informações, mas basicamente o kit seria "O kit parcial com os braços, suportes, buchas e barra panhard regulável sai por R$ 1.400.00 para montagem na dianteira as molas não estão inclusas mais posso fazer uma cotação".
Ele disse também que pode desenvolver um kit, caso exista um grupo interessado, todo parafusado, sem soldas. Já é um bom começo, pois cada um poderia montá-lo em sua cidade.
Esse preço aí também cai, caso o grupo seja maior.
Então?? sugestões, críticas, dúvidas?
abçs
DeMelo,
Com quem você negociou? :)
Abraços,
Hugo
marciorank@gmail.com
02/04/2013, 12:28
=Rodrigo ODIN4X4;1898462]Boa noite Marcio, se vc estava se referindo ao esforço sofrido pela bucha em uma situação de torção, nesse caso a suspensão do troller sem duvidas é melhor que a engesa, pois suas buchas ( lado do eixo ) são muito maiores elas tem 75mm de diametro enquanto as do engesa tem por volta de 50mm portanto tem menos material para absorver o esforço, alem de serem muito mais baratas e fáceis de se encontrar como disse o Roger.
Odin, as buchas da suspensão do engesa do lado do eixo tem 70x16x50 e não fica devendo nada em performace as do trolhas que é até superdimensionada para ele.
Vamos somando informações!
Bom dia Roger,
com estas trocas de informacoes que poderemos chegar na fabricacao de um kit com uma otima qualidade e com um
custo mais ascesivel, como no caso das buchas bem dimensionadas, facil de encontrar em caso de manutencoes e a
um preco baixo.
Rodrigo ODIN4X4
02/04/2013, 12:33
Algumas fotos do 51 do amigo Vorpa com suspensão do engesa colocada pelo David (o professor pardal da cidade) a mais de 6 anos.
Esse mesmo mecânico deixou de instalar a suspensão do engesa e agora usa a do troller pela maior facilidade na adaptação e por ser mais leve
Rodrigo ODIN4X4
02/04/2013, 12:56
Este é o jipe do amigo Sergio também montado pelo David no final do ano passado, mas nesse ele usou a suspensão do troller somente na dianteira e molas de band na traseira.
Esse mecânico tem mais de 20 anos de experiencia em adaptações em 4x4 e é referencia aqui na região
DeMelo,
Com quem você negociou? :)
Abraços,
Hugo
Hugo,
Conversei com o rodrigo da mensagem aí!!! Ressalto que ainda não foi fechado nada, sendo apenas uma conversa preliminar. Estou aguardando considerações dos colegas acerca da confecção da suspensão.
Rodrigo, coloque aí mais fotos detalhando o kit.
Abçs
Glauco mendes
02/04/2013, 14:49
Verdade fico no aguardo de mais fotos?
Fe_jipeiro
02/04/2013, 15:08
Galera,
To conversando com o LM por MSN/Skype, ele tá bloqueado de mandar msg aqui, parece q só em maio que vão liberar.
Ele falou, que esse suspa do Guiga, tava e veio na band do Focá(ele andava junto com a galera da EORSP) e quem retirou, foi o Magaiver.
O LM disse q ouviu algo de essa suspa ter sido criada pelo pessoal do Rota 4x4 ... Então na realidade, o esquema é procurar a Rota 4x4 e confirmar se procede a informação e qto para reproduzir outros kits.
Outra opção, procurar o Magaiver e perguntar mais detalhes, mesmo pq ele conhece a band de perto.
Espero ter ajudado...
Abs.
marcvale
02/04/2013, 20:06
Amigos.
Sobre este projeto, ressalto:
- A predominância do bom senso de todos os participantes do fórum;
- O excelente nível dos comentários, a respeito deste projeto de suspensão;
- A feliz iniciativa no tocante a organização e comunhão das informações colhidas.
Diante disso, acrescento apenas um pouco de "caldo de galinha" (que não faz mal a ninguém), lembrando algumas infelizes incursões por caminhos tortuosos, conforme matéria postada neste fórum, em 2006:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/22872-suspensao-4x4-toyota-jeep.html
Sem querer por água no chopp, espero ter ajudado.
Abraço.
Amigos.
Sobre este projeto, ressalto:
- A predominância do bom senso de todos os participantes do fórum;
- O excelente nível dos comentários, a respeito deste projeto de suspensão;
- A feliz iniciativa no tocante a organização e comunhão das informações colhidas.
Diante disso, acrescento apenas um pouco de "caldo de galinha" (que não faz mal a ninguém), lembrando algumas infelizes incursões por caminhos tortuosos, conforme matéria postada neste fórum, em 2006:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/22872-suspensao-4x4-toyota-jeep.html
Sem querer por água no chopp, espero ter ajudado.
Abraço.
Rapaz,
Aumetei meu vocabulário de palavrões lendo esse link que vc colocou aí!!!! hehehe!
No mais, sabe-se que realmente não é nada simples, mas não é impossível de ser feito.
Obrigado pelo alerta!!!!
"Vamo que vamo" com o projeto!
abçs
Fuçando as mensagens do cara que estava vendendo a suspensão helicoidal (no tópico citado pelo marcvale), tem mais dois tópicos em que ele coloca fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/46711-suspensao-para-toyota-bandeirantes.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/53695-mola-espiral-x-4x4-2.html
(nesse tem até o telefone dele)
Eu comprei minha Band em Campo Grande em 2012, e a pessoa que me vendeu falou que a suspensão helicoidal seria o próximo up grade dele, caso não fosse vendê-la, e que conhecia pelo menos mais três Bands em Campo Grande que fizeram essa adaptação e estavam rodando sem problemas há alguns anos... certamente foram produzidas por este cara dos links acima.
Abs,
Ramon
fabiano soriano
02/04/2013, 21:39
Estou começando a achar que band com suspa melhorada, como nós queremos, é só uma lenda aqui no monte pascoal.
"Os americanos são muuuito melhores" kkkkkkkkkk
Fabiano
Glauco mendes
02/04/2013, 21:58
Gurizada eu só ñ fiz a suspensão porque me nego a pagar 4,5k, estou juntando todas as informações, e quais peças usar que eu mesmo juntamente com ajuda do colega Adriano que sabe muito do assunto, vamos construir uma na minha band, mas vai partir dos braços do Engesa ou do JPX, falando em JPX um colega aqui da região ficou de conseguir os braços da suspensão e comentou que tem mais de um jg, peças usadas em bom estado se vierem e tiver um bom preço eu aviso a quem interessar?
Gurizada eu só ñ fiz a suspensão porque me nego a pagar 4,5k, estou juntando todas as informações, e quais peças usar que eu mesmo juntamente com ajuda do colega Adriano que sabe muito do assunto, vamos construir uma na minha band, mas vai partir dos braços do Engesa ou do JPX, falando em JPX um colega aqui da região ficou de conseguir os braços da suspensão e comentou que tem mais de um jg, peças usadas em bom estado se vierem e tiver um bom preço eu aviso a quem interessar?
Eu vou fazer na minha e deixará de ser lenda então!!!! O que precisamos é de algo efetivamente concreto!! quem fez, como fez e o resultado!!! Já se sabe que em campo grande foi feito, tendo em vista as fotos!! NO sul também (kiko) e logo teremos outras rodando por aqui!!!
Glauco,
Diz aí o que vc está planejando!! Pode ser por MP!
abçs
Glauco mendes
02/04/2013, 22:30
Eu vou fazer na minha e deixará de ser lenda então!!!! O que precisamos é de algo efetivamente concreto!! quem fez, como fez e o resultado!!! Já se sabe que em campo grande foi feito, tendo em vista as fotos!! NO sul também (kiko) e logo teremos outras rodando por aqui!!!
Glauco,
Diz aí o que vc está planejando!! Pode ser por MP!
abçs
Demelo acho que ñ tem drama o problema é que ficamos presos pelas duvidas, estou partindo do principio que um Engesa fica perfeito com os eixos da band, tenho exemplos de colegas que já usam esta configuração, então vou fazer ao contrario usar a susp do Engesa ou algo semelhante na minha band, modificando alguma coisa a meu gosto tais como ( buchas e suportes ) no meu caso como tenho eixos sobrando e a band esta desmontada isso vai ajudar no projeto, para ajudar mais ainda vou contar com a ajuda de um amigo que trabalha com chassi da linha pesada, que tem varias bitolas de chapa e ferramental para executar o serviço, somado a isso instruções do Adriano e seu filho junior que trabalha a muitos anos com os Jeep's e já fez varias suspensãoes deste tipo em mais de um tipo de veiculo menos a band por falta de opção aqui na região, eu como sempre gostei me agarrei na ideia e estou juntando tudo o que preciso para isso aconteça, se a galera ñ tiver pressa tenho certeza que vão curtir o serviço que eu vou fazer....
Demelo acho que ñ tem drama o problema é que ficamos presos pelas duvidas, estou partindo do principio que um Engesa fica perfeito com os eixos da band, tenho exemplos de colegas que já usam esta configuração, então vou fazer ao contrario usar a susp do Engesa ou algo semelhante na minha band, modificando alguma coisa a meu gosto tais como ( buchas e suportes ) no meu caso como tenho eixos sobrando e a band esta desmontada isso vai ajudar no projeto, para ajudar mais ainda vou contar com a ajuda de um amigo que trabalha com chassi da linha pesada, que tem varias bitolas de chapa e ferramental para executar o serviço, somado a isso instruções do Adriano e seu filho junior que trabalha a muitos anos com os Jeep's e já fez varias suspensãoes deste tipo em mais de um tipo de veiculo menos a band por falta de opção aqui na região, eu como sempre gostei me agarrei na ideia e estou juntando tudo o que preciso para isso aconteça, se a galera ñ tiver pressa tenho certeza que vão curtir o serviço que eu vou fazer....
Glauco,
Tenho pressa não e certamente vou aguardar ansioso pelos resultados, pois quero muito mudar a suspa da minha band, mas como disse anteriormente, será um processo criterioso para que fique seguro e bem feito.
Não se esqueça de ir nos atualizando sobre o projeto, pois interessa a algumas pessoas por aqui.
Abçs
zegotinhacpv
02/04/2013, 23:18
O Rodrigo está fabricando estas suspenções e realmente é show de bola !Digo isso pq além de já ter feito várias trilhas com estes jipes que ele citou eu tambem fiz muitas com ele e o seu niva PARRUDO.Não conheço ninguém no Brasil que tenha um niva que nem este ! E olha que ele não tem dó do menino não,desde de que ele MONSTRIFICOU o niva nunca quebrou nada da suspenção que ele fabricou.Tanta gente quiz e tentou fazer isto num niva e não teve sucesso devido a sua estrutura e se ele conseguiu fazer num niva com certeza em uma bandeirante vai ficar melhor ainda.Ele estava fazendo um kit destes para minha rural mas devido a mudança de projeto acabei passando para outra pessoa o kit.Recomendo a todos pois os projetos do Rodrigo são ótimos.No momento ele está fabricando um parachoque para a minha discovery que é coisa de louco !flwae.
zegotinhacpv
02/04/2013, 23:34
http://www.youtube.com/watch?v=WauYWzcgllA&feature=youtu.be
fabiano soriano
03/04/2013, 00:32
Essa band com pneus agrícolas 38" que o m4silvio diz ter feito é monstruosa!!! Tenho quase certeza que é ela que passa com água até no meio do parabrisa, atravessando um alagado no pantanal.
O que fazer......vamos ter que entrar em contato e pegar algumas fotos das 9 bands que ele fez.
M4 silvio; fone (67) 8114 0667 Campo Grande MS
Porto Jofre - Toyota Bandeirante submarino..hehe - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=08S9r3QmQ4Q)
404145
Rodrigo ODIN4X4
03/04/2013, 01:57
Pessoal, acho excelente a troca de ideias sobre mudanças e adaptações que nunca foram feitas ou são "lendas" mais acho que não há segredo nenhum na modificação da suspensão da band pois é um jipe que tem dimensões e características como tamanho, altura e entre eixos semelhantes a outros.
Tanto na suspensão do troller como na do engesa não tem segredo basta alinhar o eixo no mesmo lugar original ,dimensionar a barra panhard obedecendo algumas regras e fixar ao chassi e ao eixo não esquecendo de manter o caster original.
Parece um bicho de 7 cabeças mais não é qualquer mecânico que trabalhe com 4x4 que se prese consegue fazer isso, o ponto mais importante no projeto (após a colocação dos braços nos devidos lugares) é a escolha de molas e amortecedores adequados ao peso da band, acredito que a mola dianteira da f1000 ou da ducato se adequariam ao projeto junto aos amortecedores da ranger até 97 que são a gás com dupla ação e regulagem automática que na minha opinião são o melhor custo beneficio.
Quando decidi modificar meu niva, todos diziam que eu era louco e que devia comprar outro jipe melhor, isso sem falar na torcida do "NÃO VAI DAR CERTO" não se deixem abater,não sei se conhecem a suspensão do niva original, ela é 4 link com braços de 16 mm de diametro + panhard na traseira e parecida com a do opala na dianteira, isso em um carro monobloco com diferenciais do tamanho dos do chevette, ou seja é mais carro que jipe.
Não desanimei com os comentários infelizes e segui em frente com o meu projeto e conclui.
Basta começar e praticamente copiar as receitas usadas nos willys.
Quem quiser me fazer uma visita ou precisar de detalhes até mesmo medidas usadas nos willys estou a disposição para o que for preciso, quero ajudar no que for preciso a transformar esse mito em realidade.
Abraço a todos
Rodrigo ODIN4X4
03/04/2013, 02:37
Verdade fico no aguardo de mais fotos? Quanto as fotos não tenho nenhum kit completo para fotografar tenho apenas os braços e os suportes do eixo estou terminando um kit para willys que é bem parecido assim que terminar posto fotos do suporte do chassi, tenho somente algumas fotos de quando montei meu jipe
Quanto as fotos não tenho nenhum kit completo para fotografar tenho apenas os braços e os suportes do eixo estou terminando um kit para willys que é bem parecido assim que terminar posto fotos do suporte do chassi, tenho somente algumas fotos de quando montei meu jipe
Beleza Rodrigo, é isso que queremos, conhecer sua experiência nesse tipo de modificação para termos certeza na hora de fazer a opção.
Agora, me diz uma coisa: qual a razão de se usar esses tubos no lugar de chapa reta? No kit do engesa usa-se uma chapa reta para confecção da suspa.
Abçs
Rodrigo ODIN4X4
03/04/2013, 11:52
Beleza Rodrigo, é isso que queremos, conhecer sua experiência nesse tipo de modificação para termos certeza na hora de fazer a opção.
Agora, me diz uma coisa: qual a razão de se usar esses tubos no lugar de chapa reta? No kit do engesa usa-se uma chapa reta para confecção da suspa.
Abçs
Esse é o modelo criado e usado pela Troller.
Na engearia sabe-se que um tubo suporta maior torção que uma peça nervurada sem sofrer deformação plastica ou seja "ele torce e volta" enquanto uma peça em foma de "H" feito em chapa tem mais chances de sofrer trincas em pontos de pressão e trabalho mecânico próximos a ângulos "quinas".
Um exemplo é o quadro de moto de trilha que precisa sofrer torção sem deformar por isso o tubo redondo, enquanto uma speed que tem que ser rígida e na maioria das vezes é feita em perfis.
Repare na maioria dos links de suspensões off road como JPX, Land Rover, Troller e as 4 links são usados tubos redondos.
Isso sem falar no peso que é menor, os links que fabrico são produzidos em tubo industrial com parede de 5mm isso o torna mais resistente e leve que uma barra maciça do mesmo diâmetro.
Aqui praticamos off road pesado e nunca tive problemas com deformação ou quebra dos braços tipo Troller,temos até uma f150 com pneus 40" que usa essa suspensão na dianteira.
Rodrigo ODIN4X4
03/04/2013, 11:58
Vejam a diferença da suspensão com mola helicoidal e a de feixes superando o mesmo obstáculo.
https://www.youtube.com/watch?v=MCky9Hmq1Pc
reparem o pulo que o eixo dianteiro do willys dá quando sai da água
https://www.youtube.com/watch?v=Guas7WDRNF0
Na engearia sabe-se que um tubo suporta maior torção que uma peça nervurada sem sofrer deformação plastica ou seja "ele torce e volta" enquanto uma peça em foma de "H" feito em chapa tem mais chances de sofrer trincas em pontos de pressão e trabalho mecânico próximos a ângulos "quinas".
Um exemplo é o quadro de moto de trilha que precisa sofrer torção sem deformar por isso o tubo redondo, enquanto uma speed que tem que ser rígida e na maioria das vezes é feita em perfis.
Repare na maioria dos links de suspensões off road como JPX, Land Rover, Troller e as 4 links são usados tubos redondos.
Isso sem falar no peso que é menor, os links que fabrico são produzidos em tubo industrial com parede de 5mm isso o torna mais resistente e leve que uma barra maciça do mesmo diâmetro.
Aqui praticamos off road pesado e nunca tive problemas com deformação ou quebra dos braços tipo Troller,temos até uma f150 com pneus 40" que usa essa suspensão na dianteira.
Esclarecedor Rodrigo.
Agora, na sua opinião, vc acha que um sistema soldado na estrutura terá mais resistência que um parafusado, que é o que estamos querendo?
abçs
Rodrigo ODIN4X4
03/04/2013, 14:04
Com certeza eu prefiro soldar, no caso de parafusar ao chassi teriam que ser feitos furos que provavelmente tornariam-se pontos frágeis por serem feitos em pontos de grande esforço como acima das rodas e o meio do chassi.
Acredito também que depois de tornar o carro mais confortável ninguém vai querer voltar a usar os antigos feixes.
Não conheço ninguém aqui na minha região, que após ter feito uma suspensão em seu jipe seguindo critérios tenha voltado a usar feixes.
Saliento que é possível montar com parafusos, mas se fosse no meu jipe eu soldaria, até por que o chassi deve ser fechado na parte interna e isso já teria que ser feito com utilização de solda.
Com certeza eu prefiro soldar, no caso de parafusar ao chassi teriam que ser feitos furos que provavelmente tornariam-se pontos frágeis por serem feitos em pontos de grande esforço como acima das rodas e o meio do chassi.
Acredito também que depois de tornar o carro mais confortável ninguém vai querer voltar a usar os antigos feixes.
Não conheço ninguém aqui na minha região, que após ter feito uma suspensão em seu jipe seguindo critérios tenha voltado a usar feixes.
Saliento que é possível montar com parafusos, mas se fosse no meu jipe eu soldaria, até por que o chassi deve ser fechado na parte interna e isso já teria que ser feito com utilização de solda.
Rodrigo,
Como vc memso disse, ainda não projetou nenhuma suspensão para bandeirante. Então, como seria o projeto, especialmente no que se refere às medidas do kit. Não sei se há alteração nos eixos ou dimensões da band de um ano para outro. No meu caso, por exemplo, tenho uma band longa/90.
Pergunto isso, pois já se comentou nas páginas anteriores o seguinte:
"Os suportes do engesa NÃO servem no eixo Band, pois o diâmetro dos tubos é menor. A melhor opção é fazer novos, que foi o que ele fez. :concordo:
No caso das pinças de freio, o ideal é girar 90º os olhais inferiores (remove tudo e faz novos, mais estreitos e "girados" = parafusos paralelos a roda). O raio de curva fica menor e ótimo"
Isto é, há algumas especificidades que precisam ser observadas para que se evite o retrabalho na instalação do kit.
Abçs
Glauco mendes
03/04/2013, 19:03
Quanto as fotos não tenho nenhum kit completo para fotografar tenho apenas os braços e os suportes do eixo estou terminando um kit para willys que é bem parecido assim que terminar posto fotos do suporte do chassi, tenho somente algumas fotos de quando montei meu jipe
Muito Bacana Rodrigo, os moldes continuam os mesmos ou tiveram mudanças, as buchas são feitas sobre medida? abs...
RogérioNunes
03/04/2013, 20:46
Muito bom pelo visto as coisas estão caminhando!
Rodrigo, muito bom o seu trabalho parabéns!
Agora fora as questões prática do trabalho existe uma outra que ainda não foi comentada: Em alguns estados a rigorosidade de alguns detrans e policia criaria um problema para essas viaturas com suspensão modificada e, se não me engano, é proibida a modificação da suspensão original.
E aí?
Agora fora as questões prática do trabalho existe uma outra que ainda não foi comentada: Em alguns estados a rigorosidade de alguns detrans e policia criaria um problema para essas viaturas com suspensão modificada e, se não me engano, é proibida a modificação da suspensão original.
E aí?
Roger,
A realidade é a seguinte: se vc não comentar nada, eles não saberão que a suspensão foi modificada, pois trata-se de um carro antigo que poucos, na prática, tem conhecimento. Digo isso, visto que fiz a vistoria da minha band ano passado e o detran nem olhou para o carro e olha que estava com muiiiitaaaas modificações.
Só vão desconfiar se for feito algo mostruoso, como rodas enormes para fora da lataria, amortecedores coloridos, lift exagerado etc.
No meu caso, vou alterar a suspa e jurar de pé junto que é original!!! hehe!
abçs
marciorank@gmail.com
03/04/2013, 22:23
boa noite Rodrigo
a parede do tubo é de 5mm, e qual o diametro que voce usa?
hercilio.neto
04/04/2013, 00:30
Muito bom.
Estamos avançando.
fabiano soriano
04/04/2013, 01:07
Pessoal, encontrei no site OLX uma band de MS a venda, com adaptação na suspensão, feita pelo dono da band (band vermelha) e outra de SC também a venda com toda suspensão adaptada do troller (band branca, só uma foto).
Entrei em contato com o dono da band branca com suspensão do troller e ele ficou de tirar mais fotos e me enviar, disse que fez em jaragua do sul/SC.
segue fotos, das bands adaptadas......só para constar, branca = suspa troller.......vermelha = suspa "in house".
404273
404268404269404270404271
Rodrigo ODIN4X4
04/04/2013, 01:23
Rodrigo,
Como vc memso disse, ainda não projetou nenhuma suspensão para bandeirante. Então, como seria o projeto, especialmente no que se refere às medidas do kit. Não sei se há alteração nos eixos ou dimensões da band de um ano para outro. No meu caso, por exemplo, tenho uma band longa/90.
Pergunto isso, pois já se comentou nas páginas anteriores o seguinte:
"Os suportes do engesa NÃO servem no eixo Band, pois o diâmetro dos tubos é menor. A melhor opção é fazer novos, que foi o que ele fez. :concordo:
No caso das pinças de freio, o ideal é girar 90º os olhais inferiores (remove tudo e faz novos, mais estreitos e "girados" = parafusos paralelos a roda). O raio de curva fica menor e ótimo"
Isto é, há algumas especificidades que precisam ser observadas para que se evite o retrabalho na instalação do kit.
Abçs
DeMelo, aqui em Caçapava não tem muita gente que anda de Band mais tenho um amigo do jeep clube que tem uma Land Cruiser com pneus 38", duas Band e mais um chassi sem carroceria ele é um fanático por Toyota mas só consigo falar com ele nos finais de semana devido ao trabalho dele, aquele mecânico que citei acima o David também é um grande conhecedor e já teve varias.
Antes de fabricar qualquer coisa faço uma minuciosa pesquisa e pode ter certeza que me certificarei que não existam surpresas na hora da montagem, esse é meu compromisso com tudo que faço.
Rodrigo ODIN4X4
04/04/2013, 01:34
Muito Bacana Rodrigo, os moldes continuam os mesmos ou tiveram mudanças, as buchas são feitas sobre medida? abs...
Glauco eu uso as mesmas medidas dos links porem os suportes são diferentes para cada veiculo devido ao diâmetro do eixo e posicionamento das molas.
As buchas são exatamente as do Troller que na realidade são de caminhões e são encontradas com facilidade e um precinho bem em conta se compradas em lojas de peças de caminhões alem de serem super dimensionadas para o conjunto e duram muito.
Aproveitando para responder ao Marcio o diâmetro do tubo é de 1 1/8" como nos Trollers
Rodrigo ODIN4X4
04/04/2013, 01:44
E aí?
Roger, muito obrigado.
Em relação a documentação há a possibilidade de se fazer uma vistoria no IMETRO e regularizar como veiculo modificado, dizem que é o mesmo processo da regularização do GNV, isso foi um guarda rodoviário federal que ma falou quando fui parado com meu jipe, ele falou que isso era preciso porque meu niva tem pneus saindo 100mm para fora da carroceria, oa mesmo tempo ele falou que se eu colocasse alargadores nos paralamas já tava beleza não me multou e me liberou.
Aqui no estado de SP não tem muito problema com isso, não sei em outros estados mais geralmente eles encrencam mais com a turma dos rebaixados que andam dando cavalo de pau por ai.
hugo.morais
04/04/2013, 09:00
Rodrigo, bom dia!
Já tinha conversado com você no tópico do seu Niva... Ví as fotos do seu trabalho no Niva e realmente parece ser muito bem feito e que você entende do que está fazendo, para mim isto é o mais importante neste tipo de adaptação.
Tenho interesse em adaptar inicialmente na dianteira da minha Hilux esta suspensão, no momento estou pegando o fôlego para isso, mas te pergunto, quanto tempo você acredita que demora para instalar uma suspensão destas na dianteira da Hilux?
Qual tipo de molas você utiliza? São molas tipo a do engesa que são planas ou molas tipos as da F-1000 que são progressivas? Tá certo que na minha ex-camper tinha o 14B e na Hilux é 0 2.8 que é bem mais leve, sem contar que a Hilux já está com amortecedor Rancho e acredito que no meu caso dê para fazer tipo coilover, já que o amortecedor tem a torre dele no chassis e é olhal-pino e meu objetivo não trilha radical, pois é meu carro do dia-a-dia e de viagens...
Abraços,
Hugo
[...]uma Land Cruiser com pneus 38"[..]
Rodrigo,
Por curiosidade, qual o modelo dessa LC?
Abs.
Rodrigo ODIN4X4
04/04/2013, 10:20
Rodrigo, bom dia!
Já tinha conversado com você no tópico do seu Niva... Ví as fotos do seu trabalho no Niva e realmente parece ser muito bem feito e que você entende do que está fazendo, para mim isto é o mais importante neste tipo de adaptação.
Tenho interesse em adaptar inicialmente na dianteira da minha Hilux esta suspensão, no momento estou pegando o fôlego para isso, mas te pergunto, quanto tempo você acredita que demora para instalar uma suspensão destas na dianteira da Hilux?
Qual tipo de molas você utiliza? São molas tipo a do engesa que são planas ou molas tipos as da F-1000 que são progressivas? Tá certo que na minha ex-camper tinha o 14B e na Hilux é 0 2.8 que é bem mais leve, sem contar que a Hilux já está com amortecedor Rancho e acredito que no meu caso dê para fazer tipo coilover, já que o amortecedor tem a torre dele no chassis e é olhal-pino e meu objetivo não trilha radical, pois é meu carro do dia-a-dia e de viagens...
Abraços,
Hugo
Hugo obrigado, precisamos primeiro de uma visita preliminar para que sejam tiradas medidas para o projeto dos suportes, sua pick up é meio incomum por aqui e não tenho outra para servir de modelo, as molas no seu caso acredito que as da f100 a gasolina fiquem perfeitas por terem o mesmo formato das da f1000 e serem mais macias também acredito que possa ser coilover mas tudo depende da localização e tamanho dos amortecedores.
Em relação a instalação é rápida, porém peço 20 dias para a confecção das peças antes da instalação.
Abraço
Rodrigo ODIN4X4
04/04/2013, 10:23
Rodrigo,
Por curiosidade, qual o modelo dessa LC?
Abs.
É uma Land Cruiser curta capota de lona das antigas, não é das modernas não KKK mais esta gigante!!!
Pessoal, encontrei no site OLX uma band de MS a venda, com adaptação na suspensão, feita pelo dono da band (band vermelha) e outra de SC também a venda com toda suspensão adaptada do troller (band branca, só uma foto).
Entrei em contato com o dono da band branca com suspensão do troller e ele ficou de tirar mais fotos e me enviar, disse que fez em jaragua do sul/SC.
segue fotos, das bands adaptadas......só para constar, branca = suspa troller.......vermelha = suspa "in house".
404273
404268404269404270404271
Legal Fabiano,
Vc acabou de provar que elas existem e, pelas fotos, não diferem muito do modelo mostrado pelo Rodrigo. O que nos dá um pouco mais de tranquilidade.
Abçs
DeMelo, aqui em Caçapava não tem muita gente que anda de Band mais tenho um amigo do jeep clube que tem uma Land Cruiser com pneus 38", duas Band e mais um chassi sem carroceria ele é um fanático por Toyota mas só consigo falar com ele nos finais de semana devido ao trabalho dele, aquele mecânico que citei acima o David também é um grande conhecedor e já teve varias.
Antes de fabricar qualquer coisa faço uma minuciosa pesquisa e pode ter certeza que me certificarei que não existam surpresas na hora da montagem, esse é meu compromisso com tudo que faço.
Bom saber disso, a cada dia me convence um pouco mais de embarcar nesse projeto.
No seu niva, como ficou o efeito shimmy, pois dizem que é mais comum em carros 4x4 com molas helicoidais. Também disseram que o tamanho dos links influenciam nesse efeito. É verdade?
Abçs
Rodrigo ODIN4X4
04/04/2013, 13:04
Bom saber disso, a cada dia me convence um pouco mais de embarcar nesse projeto.
No seu niva, como ficou o efeito shimmy, pois dizem que é mais comum em carros 4x4 com molas helicoidais. Também disseram que o tamanho dos links influenciam nesse efeito. É verdade?
Abçs
Demelo meu jipe ficou bom não tem shimmy, no caso de adaptações de molas helicoidais sem critério é comum que deixem a barra panhard desalinhada com a barra de direção e isso pode causar o shimmy e o bumpster que se resume ao volante se movimentar de um lado para outro quando se passa em um buraco, o caster incorreto tambem pode causar shimmy.
Em carros originais com molas helicoidais e eixo dianteiro rígido como o suzuki samurai isso pode acontecer por desgaste nas buchas ou por um lift mal feito onde a não há correção do angulo de trabalho da barra panhard.
Isso também pode causar um super shimmy que parece um terremoto o "death wobble" que é muito perigoso.
Death Wobble - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vwiv23dLhMY)
Mudando de assunto, passei na oficina do David e ele tem duas carcaças do dif da Band, pelo que ele me falou as carcaças são iguais em todas elas são bem parrudas e o diâmetro é bem maior que nos dana44 mas não há problema algum em fabricar suportes específicos para acoplar os links e as molas.
Quanto ao detalhe da pinça que você havia falado preciso verificar na band montada e assim que tiver uma posição te falo.
Demelo meu jipe ficou bom não tem shimmy, no caso de adaptações de molas helicoidais sem critério é comum que deixem a barra panhard desalinhada com a barra de direção e isso pode causar o shimmy e o bumpster que se resume ao volante se movimentar de um lado para outro quando se passa em um buraco, o caster incorreto tambem pode causar shimmy.
Em carros originais com molas helicoidais e eixo dianteiro rígido como o suzuki samurai isso pode acontecer por desgaste nas buchas ou por um lift mal feito onde a não há correção do angulo de trabalho da barra panhard.
Isso também pode causar um super shimmy que parece um terremoto o "death wobble" que é muito perigoso.
Death Wobble - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vwiv23dLhMY)
Mudando de assunto, passei na oficina do David e ele tem duas carcaças do dif da Band, pelo que ele me falou as carcaças são iguais em todas elas são bem parrudas e o diâmetro é bem maior que nos dana44 mas não há problema algum em fabricar suportes específicos para acoplar os links e as molas.
Quanto ao detalhe da pinça que você havia falado preciso verificar na band montada e assim que tiver uma posição te falo.
É definitivamente não quero esse shimmy na minha band!!!! As passarinhadas que ela dá já são suficientes!!!! heheh!
Então rodrigo, vai estudando aí o projeto para a minha band longa 90 para depois conversarmos melhor. Como disse por e-mail, vou trocar a suspa dos dois eixos.
Abçs
Rodrigo ODIN4X4
06/04/2013, 09:39
Pessoal olhem as fotos que achei na net são da Austrália.
Pessoal olhem as fotos que achei na net são da Austrália.
Projeto tá andando!! a última aí tá bacana!!! heheh
Sem dúvida a última é uma bela Toy.
hercilio.neto
06/04/2013, 23:20
Moçada, estou confuso...
Sou fã do Toyota Bandeirante por causa de suas 3 características principais: SIMPLICIDADE, ROBUSTEZ e ESTILO.
Por isso, nas modificações e adaptações que faço no meu jipe busco sempre manter essas três características.
Por admirar essas características acabo abrindo mão de algumas comodidades e do conforto do veículo no uso diário e nas viagens.
Um Toyota Bandeirante confortável como uma caminhonete é um verdadeiro sonho, mas percebo que a adoção de uma suspensão com molas helicoidais acaba por interferir justamente nessas 3 características que tanto admiro.
Depois de tudo que foi postado nesse tópico, deu para concluir que não é uma suspensão simples e nem a adaptação é simples. Requer novos apoios das molas dianteiras, pontos para fixação dos links e reforços no chassi. A geometria ideal depende de ajustes milimétricos e a comprovação da robustez é empírica.
Comprometer o estilo em nome do conforto é aceitável, mas da simplicidade e da robustez não abro mão.
Daí quando vi o kit do Guiga fiquei muito animado.
O kit aparenta ser simples, bolt-on, com poucas peças e utilizando partes da suspensão do Engesa, um jipe que mesmo não sendo rústico como o Bandeirante, foi criado para ser robusto.
Como esse kit não é comercializado, restou-me o kit da Cinfel.
Por enquanto é a possibilidade que ainda estudo, é uma opção cara e não estou totalmente seguro sobre a simplicidade e robustez dessa adaptação.
Mas a discussão avançou bastante e está sendo muito esclarecedora para mim.
Vamos acompanhando.
Rodrigo ODIN4X4
06/04/2013, 23:49
Moçada, estou confuso...
Sou fã do Toyota Bandeirante por causa de suas 3 características principais: SIMPLICIDADE, ROBUSTEZ e ESTILO.
Por isso, nas modificações e adaptações que faço no meu jipe busco sempre manter essas três características.
Por admirar essas características acabo abrindo mão de algumas comodidades e do conforto do veículo no uso diário e nas viagens.
Um Toyota Bandeirante confortável como uma caminhonete é um verdadeiro sonho, mas percebo que a adoção de uma suspensão com molas helicoidais acaba por interferir justamente nessas 3 características que tanto admiro.
Depois de tudo que foi postado nesse tópico, deu para concluir que não é uma suspensão simples e nem a adaptação é simples. Requer novos apoios das molas dianteiras, pontos para fixação dos links e reforços no chassi. A geometria ideal depende de ajustes milimétricos e a comprovação da robustez é empírica.
Comprometer o estilo em nome do conforto é aceitável, mas da simplicidade e da robustez não abro mão.
Daí quando vi o kit do Guiga fiquei muito animado.
O kit aparenta ser simples, bolt-on, com poucas peças e utilizando partes da suspensão do Engesa, um jipe que mesmo não sendo rústico como o Bandeirante, foi criado para ser robusto.
Como esse kit não é comercializado, restou-me o kit da Cinfel.
Por enquanto é a possibilidade que ainda estudo, é uma opção cara e não estou totalmente seguro sobre a simplicidade e robustez dessa adaptação.
Mas a discussão avançou bastante e está sendo muito esclarecedora para mim.
Vamos acompanhando.
Boa noite Hercilio, concordo totalmente que simplicidade e robustez em um jipe são pontos essenciais, mas posso te falar com certeza que tanto na suspensão do engesa quanto na do troller esses tambem são pontos positivos pois são praticamente iguais e não tem pontos frágeis são de baixíssima manutenção e muito confiáveis.
Quanto aos ajustes que falou, se for usado um kit decente, o mecânico terá que fazer apenas a colocação correta da barra panhard o restante terá que vir pronto.
No seu caso acredito que usa o carro no dia a dia, e sentirá muito a melhora, não importa se vai colocar de troller ou engesa , barata ou cara, desde que seja um kit feito com critérios tenho certeza que sua Band não perderá nada em robustez nem no visual rustico de um 4x4 clássico e se mantida a altura original será notado apenas por quem realmente entende de Toyota que como costumo dizer é um "jipe de homem" e não essas porcarias feitas hoje em dia cheias de peças de plastico "jipes da Barbie"
Não desanime do seu projeto por que em qualquer uma das duas opções se bem feitas valem cada centavo.
Abraço.
Rodrigo,
vc pode passar seu email para contato (eu não consigo enviar MP, pois ainda não tenho 50 posts)?
Abs,
Ramon
Rodrigo ODIN4X4
07/04/2013, 12:07
Rodrigo,
vc pode passar seu email para contato (eu não consigo enviar MP, pois ainda não tenho 50 posts)?
Abs,
Ramon
Ramon meu email é odin@gmail.com
abs
Rodrigo,
esse email tá voltando... confirma aí pra mim.
Abs,
Ramon
DF
Rodrigo ODIN4X4
07/04/2013, 16:05
Rodrigo,
esse email tá voltando... confirma aí pra mim.
Abs,
Ramon
DF
DESCULPE meu email é odin4x4@gmail.com mil desculpas!!!
Fe_jipeiro
08/04/2013, 09:35
All,
Uma dúvida: e qto a barra de direção? Todas que vi até o momento, usam DH no parachoque...
Como ficaria o sistema original ?
Abs
Rodrigo ODIN4X4
08/04/2013, 13:10
All,
Uma dúvida: e qto a barra de direção? Todas que vi até o momento, usam DH no parachoque...
Como ficaria o sistema original ?
Abs
Ele teria que ser substituído, com o uso da suspensão 2 link+panhard é necessário que a barra de direção trabalhe exatamente no mesmo angulo da panhard caso contrario pode causar o bumpsteer e o shimmy.
Fe_jipeiro
08/04/2013, 14:41
Ele teria que ser substituído, com o uso da suspensão 2 link+panhard é necessário que a barra de direção trabalhe exatamente no mesmo angulo da panhard caso contrario pode causar o bumpsteer e o shimmy.
Entendido ... É tem que ser tudo bem projetado ... rsrs ... ainda mais para as viaturas que tem pouco espaço no cofre para fazer essa alteração de direção.
Abs e obrigado pela explicação !
hercilio.neto
08/04/2013, 20:09
Não entendi.
Não é possível manter a direção hidráulica original?
É muitos detalhes precisam ser observados, caso contrário não ficará bom!! achei um meca em brasília que é especialista em suspa e construção de monstros. Estamos dialogando, logo postarei novidades.
Abçs
Guiga Tostes
09/04/2013, 13:33
Ola Amigos!
Sei que estou devendo respostas por aqui e tb o retorno a uma MP do amigo DeMelo. Estou em uma correria braba desde o inicio do ano mas vou dar um jeito e já volto com as infos hoje à noite OK?
Abraço
Rodrigo ODIN4X4
10/04/2013, 10:22
Pessoal um amigo me mandou um link de duas toy com molas espirais
Vejam como não é lenda e realmente fica bom
Rodrigo ODIN4X4
10/04/2013, 12:04
Hoje liguei para o Silvio de Campo Grande ele fazia suspensões helicoidais para Bands, o cara é muito atencioso e gente boa.
Ele me falou que realmente é necessária a troca do sistema de direção, e que ele costumava usar a Omega pela localização das mangueiras não pegarem no radiador, se não sabem a caixa do Omega é a mesma dos primeiros Troller.
Ele falou também que na maioria das vezes, montava somente na dianteira e usava molas de F 1000 que realmente se adequaram bem ao projeto deixando bem macia a Band, na traseira montou apenas uma vez e o jipe perdeu a capacidade de carga ou seja ou usa-se uma mola que deixa ele macio vazio e não suporta peso, ou monta-se uma mola que deixa o jipe duro vazio e não tem grande capacidade de carga.
Por tanto fica a critério do proprietário, caso o jipe seja usado como carro e em trilhas ficaria bom com a transformação dianteira e traseira, mas se for um veiculo usado para transporte de carga deve ser feito somente na frente.
Abraço a todos.
Fe_jipeiro
10/04/2013, 15:58
Achei essa band com suspensao dianteira de troller e SPOA na traseira ...
Reparem que deu para utilizar o sistema de direção original ... me deixou mais aliviado .. rs
Veículo à venda: Toyota*Toyota Bandeirante 4x4*1973/1973 por R$ 50000,00 | Usado Fcil (http://www.usadofacil.com.br/v2009/detalhes.asp?cod=386275)
hercilio.neto
10/04/2013, 17:55
Ele me falou que realmente é necessária a troca do sistema de direção, e que ele costumava usar a Omega...
Achei essa band com suspensao dianteira de troller e SPOA na traseira ...
Reparem que deu para utilizar o sistema de direção original ... me deixou mais aliviado .. rs
Veículo à venda: Toyota*Toyota Bandeirante 4x4*1973/1973 por R$ 50000,00 | Usado Fcil (http://www.usadofacil.com.br/v2009/detalhes.asp?cod=386275)
Sinceramente, se tiver que trocar obrigatoriamente o sistema de direção eu desisto do projeto.
... na traseira montou apenas uma vez e o jipe perdeu a capacidade de carga ou seja ou usa-se uma mola que deixa ele macio vazio e não suporta peso, ou monta-se uma mola que deixa o jipe duro vazio e não tem grande capacidade de carga...
Rodrigo, será que não foi a mola que ele usou? Afinal, no Engesa e no Troller isso também acontece?
fabiano soriano
10/04/2013, 21:13
Pessoal um amigo me mandou um link de duas toy com molas espirais
Vejam como não é lenda e realmente fica bom
Realmente, essas imagens são as únicas neste tópico que apresentam bands com adaptação palpável. Mas estou esperando fotos destas bands faz algum tempo, só que até agora nada.......mas vamos lá, não desistirei, tamo junto!!! rsrsrsrs
Rodrigo ODIN4X4
11/04/2013, 09:42
Sinceramente, se tiver que trocar obrigatoriamente o sistema de direção eu desisto do projeto.
Rodrigo, será que não foi a mola que ele usou? Afinal, no Engesa e no Troller isso também acontece?
Ficará como nos troller mesmo Hercílio, repare que o troller já não é dos mais macios, e tem baixa capacidade de carga, e uma s10 é quase um diplomata em maciez e possui capacidade de carga utiliza feixes na traseira, para termos capacidade de carga e maciez na traseira com molas espirais seria necessário o desenvolvimento de molas progressivas especificas para a carga e não conheço nenhuma empresa que dimensione e fabrique molas desse tipo a um preço justo, geralmente cobram um valor absurdo por um produto de qualidade esse é o mesmo dilema dos proprietários de jpx que querem levantar o jipe, existem muitos tópicos sobre isso aqui no fórum.
Lembro que para quem usa como jipe em trilhas ou como carro de passeio essa adaptação ficaria boa na traseira, mas no caso de ser uma pick-up de trabalho teria sua capacidade de carga bastante afetada.
Lembrem-se que até as pick-ups mais luxuosas usam feixes na traseira e são muito macias.
Abraço
hugo.morais
11/04/2013, 09:50
Rodrigo,
A única pickup de carga que conheço que usa mola espiral na traseira é Land 130, não sei a capacidade de carga dela e nem o preço da mola, mas seria um opção para quem quiser colocar mola espiral na traseira também...
Abraços,
Hugo
titanium
11/04/2013, 10:06
Para resolver o lance da capacidade de carga na traseira OU mantém os feixes, ou molas helicoidais com sacos de ar:
Firestone Coil Rite Air Springs for Coil Spring Suspensions - TruckSpring.com (http://www.truckspring.com/suspension-parts/helper-springs/air-spring-kits/firestone-coil-rite.aspx)
pode-se, inclusive, manter os feixes de molas mais finos (com menos laminas) e quando for carregar peso, inflar os Bags.
Um forista usava esse sistema em sua Hilux para carregar se trailler sem que arreasse a banda da Hilux com o peso...
A 130 usa molas helicoidais na traseira, como o Hugo afirmou.
São 4 molas no total. Duas maiores para "conforto" e duas menores para "carga". As menores por dentro das maiores.
Minha dúvida é: a Band é realmente muito desconfortável em termos de suspensão?
Abs.
hugo.morais
11/04/2013, 13:59
Loras,
Já tive band, a minha era uma 90 com motor do 709, jumelos arqueados, etc... Pulava que nem um cabrito kkkkk Depois fui para Camper com a mecânica da band (14B turbo, caixa de band, eixos, etc...) era um SUV... Ou seja, acredito que a Band com esta suspensão vá ficar mais parecida com defender, mas com a simplicidade e custo de manutenção da band (Também tive uma defender)....
No meu caso, uma Hilux pickup japonesa, tenho vontade de fazer a suspensão dianteira com molas aspirais, pois ela é infinitamente mais confortável do que a band, pois o feixes de molas são planos... Mas mesmo assim quando você pega uma depressão na estrada o carro pula por igual kkkkk, mas como toda a adaptação tem que pesar bem o custoxbenefício e ter paciência para fazer o acerto depois...
Abraços,
Hugo
hercilio.neto
11/04/2013, 22:44
Minha dúvida é: a Band é realmente muito desconfortável em termos de suspensão?
O meu jipe é curto e está com pneus 33", jumelos altos e calços de 1,5".
Por conta do entre-eixos menor e altura maior, o movimento do carro provoca aquele efeito de "pendulo invertido", que dá uma porrada quando passa em uma depressão ou lombada.
Ainda é agravado pela posição dos bancos dianteiros, praticamente em cima da roda traseira, e no jipe curto, o banco traseiro fica pra tras do eixo traseiro. É difícil convencer alguém a viajar no banco de tras.
Além disso, devido arqueamento do feixe, o jumelo está bastante vertical.
Enfim, um conjunto de fatores que só faz pular e chacoalhar. Não tem alívio.
Já pensei umas coisas... Talvez mudar o ponto de fixação dos jumelos (para deixa-los menos verticais), ou utilizar molas maiores e refazer a fixação. Nem sei se isso dá certo...
Será que dá pra trocar o feixe original por um feixe mais macio? Existem (e existiram) tantos carros com feixe de mola que são supermacios, porque o Bandeirante é tão duro.
fabiano soriano
11/04/2013, 23:55
conversei hoje sobre qual molas foram utilizadas nas bands do video do RS e o Kiko me disse que sao as molas dianteiras Da f1000. Me esqueci de perguntar sobre as alteraçoes Da direçao, mas vou tentar falar com elé novamente amanhã.AbrassFabiano
fabiano soriano
12/04/2013, 00:06
conversei hoje sobre qual molas foram utilizadas nas bands do video do RS e o Kiko me disse que sao as molas dianteiras Da f1000. Me esqueci de perguntar sobre as alteraçoes Da direçao, mas vou tentar falar com elé novamente amanhã.AbrassFabianoOque elé disse que utilizou as molas dianteiras Da F1000 na traseira das bands carroceria.Fabiano
Rodrigo ODIN4X4
12/04/2013, 12:50
conversei hoje sobre qual molas foram utilizadas nas bands do video do RS e o Kiko me disse que sao as molas dianteiras Da f1000. Me esqueci de perguntar sobre as alteraçoes Da direçao, mas vou tentar falar com elé novamente amanhã.AbrassFabianoOque elé disse que utilizou as molas dianteiras Da F1000 na traseira das bands carroceria.Fabiano
Quanto a direção estive falando com um amigo mecânico especialista em adaptações que disse ser possível utilizar o sistema original e que alteraria nada no funcionamento.
hercilio.neto
12/04/2013, 17:56
Oque elé disse que utilizou as molas dianteiras Da F1000 na traseira das bands carroceria.Fabiano
Quanto a direção estive falando com um amigo mecânico especialista em adaptações que disse ser possível utilizar o sistema original e que alteraria nada no funcionamento.
Eu tinha imaginado isso, pois nas adaptações que o pessoal tem feito com a caixa do Ômega, a caixa é colocada no mesmo lugar do pino central da direção, ficando o pitman na mesma posição do braço bumerang (ou chifre de viado). Sendo assim, as posições das barras não são alteradas. Só precisa achar uma boa posição para a panhard.
É isso?
hercilio.neto
12/04/2013, 20:00
Essas fotos aí são do jipe Icon. (http://www.icon4x4.com (http://www.icon4x4.com/))
Um 4Link triangulado. Projeto muito limpo, coilover, sem panhard.
Pena não existir um kit como esse.
Sensacional.
405581 405582 405586405587 405585 405588
Essas fotos aí são do jipe Icon. (http://www.icon4x4.com (http://www.icon4x4.com/))
Um 4Link triangulado. Projeto muito limpo, coilover, sem panhard.
Pena não existir um kit como esse.
Sensacional.
405581 405582 405586405587 405585 405588
É lindo mesmo!! quem dera tivéssemos algo parecido no brasil!!! mais uma razão para valorizarmos as iniciativas dos que, de boa fé, fazem essas adaptações, como o rodrigo e o kiko, entre outros.
Esse tipo de trabalho só surgirá no brasil com a coragem dos que metem a cara e fazem. Como ainda não temos uma indústria desenvolvida para um trabalho como esse, só dá para ir adaptando no empirismo mesmo, na tentativa e erro.
Uma coisa eu sei: vou fazer!!!! gosto muito da minha band para arriscar essas latinhas todas, pois, se der certo, será casamento para toda vida, visto que, na minha opinião, não teria outro carro melhor!!
Se não der .... paciência, faz parte do risco!!!
Vamo que vamo!!!
Rodrigo ODIN4X4
13/04/2013, 01:09
[COLOR=#333333][FONT=Trebuchet MS][I]
Eu tinha imaginado isso, pois nas adaptações que o pessoal tem feito com a caixa do Ômega, a caixa é colocada no mesmo lugar do pino central da direção, ficando o pitman na mesma posição do braço bumerang (ou chifre de viado). Sendo assim, as posições das barras não são alteradas. Só precisa achar uma boa posição para a panhard.
É isso?
Hercilio quando falei em colocar outra caixa me referi a colocação da caixa próxima ao parachoque como é feita nos willys para que a barra de direção trabalhe em paralelo com a panhard como nos Trollers e Wranglers.
Só me referi a do Omega pelo fato do Silvio ter me dito isso, ele ainda comentou que fica muito melhor por diminuir a quantidade de terminais de direção usados nas barras dessa forma eliminando a cronica folga na direção deixando o jipe com melhor dirigibilidade deixando de ser passarinhador.
Espero ter esclarecido a informação que me foi passada por quem já fez varias adaptações como essa.
Rodrigo ODIN4X4
13/04/2013, 01:27
algumas fotos para ajudar a entender o que eu quis dizer.
dalmo cruz torres
13/04/2013, 10:20
Hercílio, fico impressionado com essa 4-link, não tem nada por baixo do eixo. Coisa de primeira. Se pensar bem, não é um processo tecnicamente difícil, apenas demanda conhecimento técnico de quem for fazer.
Me parece que as barras do Engesa são as que melhor se adaptam ao bandeirante. Que vc acha?
hugo.morais
13/04/2013, 12:21
Dalmo,
A suspensão 4-link é boa para quem quer fazer trilhas, pois te dá um curso de suspensão muito grande. Desconheço algum carro de linha de produção com esta suspensão, portanto acredito que a mesma não seja boa parao dia-a-dia e viagens...
Portanto, minha conclusão é que se você quer um carro para o dia-a-dia, com conforto e robustez tería que "copiar" a suspensão dos jipes de linha, como Land Rover defender, pajero, JPX, mercedes classe G,etc... Devido as semelhanças iria analisar a suspensão da toyota Land Cruiser, que com mola helicoidal...
Tenho um cliente ai em poços de caldas, na próxima vez que for por ai entro em contato e se der nos encontramos...
Abraços,
Hugo
algumas fotos para ajudar a entender o que eu quis dizer.
De fato, essa 4-link fica com um visual muito limpo e bonito!!! mas estou mais inclinado em ir com uma suspensão do engesa/troller/land rover pela simplicidade e robustez. Pena que o rodrigo mora em SP!!
abçs
marciorank@gmail.com
13/04/2013, 22:04
Dalmo,
A suspensão 4-link é boa para quem quer fazer trilhas, pois te dá um curso de suspensão muito grande. Desconheço algum carro de linha de produção com esta suspensão, portanto acredito que a mesma não seja boa parao dia-a-dia e viagens...
Portanto, minha conclusão é que se você quer um carro para o dia-a-dia, com conforto e robustez tería que "copiar" a suspensão dos jipes de linha, como Land Rover defender, pajero, JPX, mercedes classe G,etc... Devido as semelhanças iria analisar a suspensão da toyota Land Cruiser, que com mola helicoidal...
Tenho um cliente ai em poços de caldas, na próxima vez que for por ai entro em contato e se der nos encontramos...
Abraços,
Hugo
boa noite Hugo?
desculpa mas não entendi porque a 4 link nao seria uma suspenção boa para o dia a dia ou viagens?
na minha opiniao esse tanto de terminais deve requerer alinhamento constante, talves por isso nnehum veiculo de produçao saia com esse tipo de suspensao de fabrica...
Quem quer moleza senta no pudin! :twisted:
Rodrigo ODIN4X4
14/04/2013, 00:02
na minha opiniao esse tanto de terminais deve requerer alinhamento constante, talves por isso nnehum veiculo de produçao saia com esse tipo de suspensao de fabrica...
Quem quer moleza senta no pudin! :twisted:
No caso da suspensão 4 link sem panhard acredito que tenha razão sobre os terminais, e uma coisa não citada é o uso de coilovers, que torna o jipe excelente no off road e quase impossível de ser usado em maiores velocidades existem vários tópicos
falando sobre isso, isso sem falar que por aqui são muito caros e ainda temos a dificuldade da fabricação da mola.
Agora, o niva sai de fábrica com 4 link + panhard na traseira e as buchas não aquentam nada e tem que ser trocadas com frequência isso em um jipe leve imaginem em um pesado como a Band, troquei minha suspensão já fazem 9 meses pela do troller e uso constantemente o jipe em trilhas pesadas e no dia a dia e ela está em estado de zero.
Sem falar no conforto e estabilidade que melhorou muito lembro que um niva original tem 1.60 de altura e deixei o meu com 2.10 e ainda assim ficou mais estável em curvas no asfalto ou erosões nas trilhas com um ótimo curso.
Abraço a todos
hugo.morais
14/04/2013, 14:01
boa noite Hugo?
desculpa mas não entendi porque a 4 link nao seria uma suspenção boa para o dia a dia ou viagens?
Márcio,
A minha opinião é baseada em desconhecer algum jipe que venha de fábrica com esta suspensão... Caso alguém tenha um exemplo contrário, ou seja, algum jipe que use 4-link de fábrica passo a acreditar que é viável esta suspensão para o dia-a-dia...
No final é aquela máxima, não existe almoço grátis... A suspensão 4-link é a melhor que tem para trilhas, pois permite um grande curso de suspensão, mas este curso e este molejo não deixa o carro firme para rodar na estrada a 100km/h... Ou seja, você terá que optar pela melhor opção para a aplicação que você dará a seu jipe...
Abraços,
Hugo
pedro bonadio
15/04/2013, 14:05
Quem falou que a 4Link não deixa o carro estável?????
Suspensão mal feita deixa carro instável...
Não é porque tem curso quem não tem estabilidade!
hugo.morais
15/04/2013, 14:08
Pedro,
E quem falou que é estável? Estou esperando que alguém me mostre o contrário, que me mostre um carro de fábrica com a suspensão 4-link. Espero seus argumentos que a suspensão 4-Link, pois os meus eu já coloquei...
Abraços,
Hugo
pedro bonadio
15/04/2013, 16:10
Alguns Opalas(traseira), Dodge Polara(traseira), Dodge Ram(dianteira) saíram com suspensão 4Link.
Procure no YouTube: "KOH" ou "King of Hammers" e das suspensões que não são 4Link são IFS, agora me fala, andar com pneus 40" à mais de 160km/h, acho que precisa de estabilidade...
A 4Link não sai na maioria dos carros, porque não compensa, pesquise um pouco! No fórum tem muita coisa pra você ler...
Os terminais rotulares não precisam de alinhamento, eles são feitos pra trabalhar em qualquer ângulo...
Conhece Baja 1000? Todas os Truggyes que correm usam 4Link traseiro.
O problema é que existem poucos no Brasil que sabem fazer uma 4Link, justamente porque ela é a suspensão mais refinada que temos... Envolve muitos cálculos e variáveis.
Spidertrax Driver Profile: "Erik Miller" // HeavyMetalConcepts - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=dgbIwAI8a3M)
Só pra ilustrar, 4Link em W. Campeão 2012 King Of Hammers.
Gostaria de termos técnicos seus que possam provar que a 4Link não é estável.
O que determina a funcionalidade da suspensão é como ela é feita, como é construída.
Carros de arrancada usam 4Link double triang. e os carros de Rock Bouncing também usam. Nossa, mas os carros de arrancada tem uma suspensão travada e os de Rock Bouncing tem um curso animal... Porquê? A "base" da suspensão é a mesma. 4 control arms colocados em ângulo, sem panhard. Sabe o que determina o resto? O ângulo desses braços, molas e amortecedores, comprimento dos braços, peso suspenso do carro, pneu, eixo, entre outros fatores.
hugo.morais
15/04/2013, 16:26
Pedro,
Não sei pq você está nervoso... Coloquei meu ponto de vista e você coloca o seu, afinal isto aqui é um fórum para discutirmos, certo? Nunca falei que a 4-Link era ruim, só que na minha opinião não é uma boa opção para quem roda em asfalto... Sempre salientei que é a minha opinião...
Já estudei a suspensão 4-Link, na época que o Bill trouxe este conceito para o Samurai dele, na época ninguém tinha aqui este tipo de suspensão... E continuo achando que se fosse melhor as pajeros, classe G da mercedes, BMW usariam este sistema, está é minha opinião...
Agora você que conhece mais de suspensão, do que eu, eu trabalho com TI e só sou mecânico do meu carro e olhe lá... Tem certeza que o opala é 4-Link? Não é 2-Link com panhard? (http://i87.photobucket.com/albums/k128/diego_fastback/buchastraseiras-bandeja-estabilizadora_zpsa44d8ea6.jpg) Já tive dodge Ram e te digo que suspensão diateira é 2-Link com Panhard veja a panhard vermelha na foto (http://www.spohn.net/productimages/2082/Adjustable-Front-Track-Bar-1994-2002-Dodge-Ram-4x4-1500-2500-3500-4.jpg)
Ou seja, seus contra-exemplos são de suspensão 2-link com Panhard e não de 4-link em carros originais de fábrica...
Abraços,
Hugo
pedro bonadio
15/04/2013, 19:01
Salientei que ALGUNS Opalas são 4Link.
http://2.bp.blogspot.com/-Tj9P3XCW5vo/T9TW3rvBWVI/AAAAAAAAAqo/hcuD_uvQI4M/s1600/4Link.jpg
As Dodge Ram são, 4Links montados em paralelos e panhard ou 5Link.
http://image.off-roadweb.com/f/images/8553874/0611or_10_z%2B2004.5_Dodge_Ram%2Bcomplete_front_su spension.jpg
http://blog.spohn.net/wp-content/uploads/2010/11/CA3-500x333.jpg
Em nenhum momento quis parecer irritado. Me desculpe, concordo que estamos aqui pra trocar informações. Mas você não pode falar que a 4Link não é feita pra asfalto ou só pra trilha. O que define a suspensão é como é feita. 4Link é só o nome que se dá à suspensão, a configuração e a montagem dela é que definem onde ela vai ser boa. Dentro de 4Link existem "n" maneiras de se construir, 4 control arms paralelos e panhard, 2 control arms inferiores retos e 2 superiores angulados(tanto verticalmente como horizontalmente), 4 control arms angulados em W, fora o comprimento deles.
A grande vantagem da 4Link é que ela é a suspensão que mais consegue abranger os dois mundos (On e Off-Road), pois é a suspensão mais completa e que permite melhor configuração, justamente por ser mais completa. E sua grande desvantagem é sua confecção... Aposto que 90% incluindo eu, ao tentar produzir uma 4Link vai construir uma porcaria. Mas 90%, utilizando princípios básicos de geometria, consegue fazer uma 2Link bem satisfatória.
É difícil achar uma 2Link com Panhard que tenha muito curso e boa estabilidade... A maioria ou é estável ou tem muito curso, exemplo é o Troller, tem uma boa estabilidade e um péssimo curso. Comparando com o JPX que tem o esquema 3Link Wishbone, já se percebe que uma suspensão comparada a do Troller tem melhor curso e estabilidade tão boa quanto.
A questão de carros novos saírem com certas suspensões, certos eixos é custo x benefício. Me explica porque a Troller usava 3Link Wishbone e eixo dianteiro High Pinion até 2001 e de 2002 pra frente passou a usar 2Link com Panhard e eixo dianteiro Low Pinion? É mais simples e lucrativo fazer um 2Link com Panhard que um 3Link Wishbone, é mais simples e lucrativo usar eixos dianteiros e traseiros iguais, uma carcaça só, um tipo de eixo pra reposição, um tipo de maquinário pra se fabricar, entre outros aspectos.
Abraços!
Salientei que ALGUNS Opalas são 4Link.
http://2.bp.blogspot.com/-Tj9P3XCW5vo/T9TW3rvBWVI/AAAAAAAAAqo/hcuD_uvQI4M/s1600/4Link.jpg
As Dodge Ram são, 4Links montados em paralelos e panhard ou 5Link.
http://image.off-roadweb.com/f/images/8553874/0611or_10_z%2B2004.5_Dodge_Ram%2Bcomplete_front_su spension.jpg
http://blog.spohn.net/wp-content/uploads/2010/11/CA3-500x333.jpg
Em nenhum momento quis parecer irritado. Me desculpe, concordo que estamos aqui pra trocar informações. Mas você não pode falar que a 4Link não é feita pra asfalto ou só pra trilha. O que define a suspensão é como é feita. 4Link é só o nome que se dá à suspensão, a configuração e a montagem dela é que definem onde ela vai ser boa. Dentro de 4Link existem "n" maneiras de se construir, 4 control arms paralelos e panhard, 2 control arms inferiores retos e 2 superiores angulados(tanto verticalmente como horizontalmente), 4 control arms angulados em W, fora o comprimento deles.
A grande vantagem da 4Link é que ela é a suspensão que mais consegue abranger os dois mundos (On e Off-Road), pois é a suspensão mais completa e que permite melhor configuração, justamente por ser mais completa. E sua grande desvantagem é sua confecção... Aposto que 90% incluindo eu, ao tentar produzir uma 4Link vai construir uma porcaria. Mas 90%, utilizando princípios básicos de geometria, consegue fazer uma 2Link bem satisfatória.
É difícil achar uma 2Link com Panhard que tenha muito curso e boa estabilidade... A maioria ou é estável ou tem muito curso, exemplo é o Troller, tem uma boa estabilidade e um péssimo curso. Comparando com o JPX que tem o esquema 3Link Wishbone, já se percebe que uma suspensão comparada a do Troller tem melhor curso e estabilidade tão boa quanto.
A questão de carros novos saírem com certas suspensões, certos eixos é custo x benefício. Me explica porque a Troller usava 3Link Wishbone e eixo dianteiro High Pinion até 2001 e de 2002 pra frente passou a usar 2Link com Panhard e eixo dianteiro Low Pinion? É mais simples e lucrativo fazer um 2Link com Panhard que um 3Link Wishbone, é mais simples e lucrativo usar eixos dianteiros e traseiros iguais, uma carcaça só, um tipo de eixo pra reposição, um tipo de maquinário pra se fabricar, entre outros aspectos.
Abraços!
Pessoal,
Vamos com calma e moderação, pois o tópico foi criado para troca de INFORMAÇÕES e não FARPAS!!!! Até onde sei, aqui ninguém é engenheiro, ou coisa assim, a ponto de querer impor sua convicção!!!
Todas as informações são bem vindas para que possamos alcançar o objetivo de melhorar as suspas das bands!!!!! e, sinceramente, não tô nem aí para coisa gringa, pois não teremos isso aqui tão cedo aum custo razoável!!
Legal mesmo são informações acerca das adaptações possíveis aqui no brasil, por mecas brasileiros!!
Vamos que vamos!!
abçs a todos