PDA

Ver Versão Completa : Suspensão 4link na bandeirante

Páginas : 1 [2]

MarcioNatal
15/04/2013, 21:01
Pessoal,
Vamos com calma e moderação, pois o tópico foi criado para troca de INFORMAÇÕES e não FARPAS!!!! Até onde sei, aqui ninguém é engenheiro, ou coisa assim, a ponto de querer impor sua convicção!!!
Todas as informações são bem vindas para que possamos alcançar o objetivo de melhorar as suspas das bands!!!!! e, sinceramente, não tô nem aí para coisa gringa, pois não teremos isso aqui tão cedo aum custo razoável!!
Legal mesmo são informações acerca das adaptações possíveis aqui no brasil, por mecas brasileiros!!
Vamos que vamos!!
abçs a todos

DeMelo, eles é que eram felizes.....não tinham preocupação com suspa e ainda assim, riam a toa!!!

406096

Galera, vamos que vamos.....mas, todos juntos e na paz!!!!:drunk:

Um abraço a todos!

Márcio Humberto.

fabiano soriano
15/04/2013, 21:06
Salve pessoal,

Falei novamente com o Kiko, ele me passou que nas bands que ele fez, não alterou a direção, mas em uma delas, como o conjunto de direção estava muito ruim (danificado e desgastado) ele adaptou o setor da S-10, a pedido do cliente.

A band que está em 3 coroas (cidadezinha mais próxima do Kiko) ele disse que entrou em contato com o camarada e solicitou as fotos com os detalhes da adaptação e assim que as tiver, vai me enviar.

Também falei a respeito de um possível grupo de 3 ou 4 bands para fazer a adaptação, para ver se ele reduziria o preço se o grupo pagasse via cartão de crédito antecipado e ele me falou o seguinte....vou tentar transmitir o que ele disse:

Acredito que em uma quantidade de 3 a 4 bands o que eu poderia tirar é no máximo R$500,00 porque o trabalho, os detalhes, o alinhamento que é feito no jipe, dá muito trabalho.....para vc ter uma idéia, eu inspeciono todo seu chassi, retiro pontos podres, ou com solda mal feita, refaço tudo, e reforço todo o chassi, para receber a nova suspenão, depois de todas estas adaptações (14 no total) as falhas e erros, foram ficando para trás e agora tenho gabaritado tudo que se deve fazer, inclusive os materiais a utilizar.

Portanto, não há como para fazer um desconto maior que este, pois, para o pessoal vir aqui e falar bem do trabalho é muito dificil, mas para meter o pau e falar que não presta é muito rápido.

segue 2 fotos da amarela que ele me passou, não dá para ver muita coisa, mas com certeza não é 4 links.

406098
406097
Abrass

Fabiano

marciorank@gmail.com
15/04/2013, 22:47
Salientei que ALGUNS Opalas são 4Link.

http://2.bp.blogspot.com/-Tj9P3XCW5vo/T9TW3rvBWVI/AAAAAAAAAqo/hcuD_uvQI4M/s1600/4Link.jpg
As Dodge Ram são, 4Links montados em paralelos e panhard ou 5Link.
http://image.off-roadweb.com/f/images/8553874/0611or_10_z%2B2004.5_Dodge_Ram%2Bcomplete_front_su spension.jpg
http://blog.spohn.net/wp-content/uploads/2010/11/CA3-500x333.jpg

Em nenhum momento quis parecer irritado. Me desculpe, concordo que estamos aqui pra trocar informações. Mas você não pode falar que a 4Link não é feita pra asfalto ou só pra trilha. O que define a suspensão é como é feita. 4Link é só o nome que se dá à suspensão, a configuração e a montagem dela é que definem onde ela vai ser boa. Dentro de 4Link existem "n" maneiras de se construir, 4 control arms paralelos e panhard, 2 control arms inferiores retos e 2 superiores angulados(tanto verticalmente como horizontalmente), 4 control arms angulados em W, fora o comprimento deles.

A grande vantagem da 4Link é que ela é a suspensão que mais consegue abranger os dois mundos (On e Off-Road), pois é a suspensão mais completa e que permite melhor configuração, justamente por ser mais completa. E sua grande desvantagem é sua confecção... Aposto que 90% incluindo eu, ao tentar produzir uma 4Link vai construir uma porcaria. Mas 90%, utilizando princípios básicos de geometria, consegue fazer uma 2Link bem satisfatória.

É difícil achar uma 2Link com Panhard que tenha muito curso e boa estabilidade... A maioria ou é estável ou tem muito curso, exemplo é o Troller, tem uma boa estabilidade e um péssimo curso. Comparando com o JPX que tem o esquema 3Link Wishbone, já se percebe que uma suspensão comparada a do Troller tem melhor curso e estabilidade tão boa quanto.

A questão de carros novos saírem com certas suspensões, certos eixos é custo x benefício. Me explica porque a Troller usava 3Link Wishbone e eixo dianteiro High Pinion até 2001 e de 2002 pra frente passou a usar 2Link com Panhard e eixo dianteiro Low Pinion? É mais simples e lucrativo fazer um 2Link com Panhard que um 3Link Wishbone, é mais simples e lucrativo usar eixos dianteiros e traseiros iguais, uma carcaça só, um tipo de eixo pra reposição, um tipo de maquinário pra se fabricar, entre outros aspectos.

Abraços!
boa noite Pedro
vi que nesta fotos da 4 link em paralelo os braços da ram são bem curtos, tanto o superior como o inferior,porem em minha
opinião eles tem que ter o mesmo comprimento como aparece em suas fotos, em sua opinião quando estas barras
são assim tão curtas a suspençao seria melhor para usar em estradas? acho que desta forma diminui um pouco o
curso da suspençao, o que voce acha?
abraço

Rodrigo ODIN4X4
16/04/2013, 00:24
Salve pessoal,

Falei novamente com o Kiko, ele me passou que nas bands que ele fez, não alterou a direção, mas em uma delas, como o conjunto de direção estava muito ruim (danificado e desgastado) ele adaptou o setor da S-10, a pedido do cliente.

A band que está em 3 coroas (cidadezinha mais próxima do Kiko) ele disse que entrou em contato com o camarada e solicitou as fotos com os detalhes da adaptação e assim que as tiver, vai me enviar.

Também falei a respeito de um possível grupo de 3 ou 4 bands para fazer a adaptação, para ver se ele reduziria o preço se o grupo pagasse via cartão de crédito antecipado e ele me falou o seguinte....vou tentar transmitir o que ele disse:

Acredito que em uma quantidade de 3 a 4 bands o que eu poderia tirar é no máximo R$500,00 porque o trabalho, os detalhes, o alinhamento que é feito no jipe, dá muito trabalho.....para vc ter uma idéia, eu inspeciono todo seu chassi, retiro pontos podres, ou com solda mal feita, refaço tudo, e reforço todo o chassi, para receber a nova suspenão, depois de todas estas adaptações (14 no total) as falhas e erros, foram ficando para trás e agora tenho gabaritado tudo que se deve fazer, inclusive os materiais a utilizar.

Portanto, não há como para fazer um desconto maior que este, pois, para o pessoal vir aqui e falar bem do trabalho é muito dificil, mas para meter o pau e falar que não presta é muito rápido.

segue 2 fotos da amarela que ele me passou, não dá para ver muita coisa, mas com certeza não é 4 links.

406098
406097
Abrass

Fabiano
Fabiano ele pode tirar R$500.00 de qual total?
No link que postei acima ele diz que essa suspensão é baseada na suspensão das mitsubishi mas tambem não é mostrada em detalhe a suspensão.
Abraços.

fabiano soriano
16/04/2013, 00:32
Fala Rodrigo,

A adaptação da suspensão, igual a das toy band dos videos, ele havia falado de R$ 6.500,00. Então ele está tirando R$500,00, ficando valor total de R$ 6.000,00.

Então, ele disse que irá receber as fotos da band branca que está em uma cidade próxima a canela, que se chama 3 coroas e assim que receber a foto com os detalhes da parte de baixo (adaptação) ele irá me enviar.

Também, um colega nosso do forum (Bandoleiro de porto alegre) ficou de conseguir um tempo para poder ir até lá e fazer um test drive nesta toyota branca feita pelo Kiko.

Vamos aguardar...

Fabiano

Rodrigo ODIN4X4
16/04/2013, 01:13
Alguns Opalas(traseira), Dodge Polara(traseira), Dodge Ram(dianteira) saíram com suspensão 4Link.

Procure no YouTube: "KOH" ou "King of Hammers" e das suspensões que não são 4Link são IFS, agora me fala, andar com pneus 40" à mais de 160km/h, acho que precisa de estabilidade...

A 4Link não sai na maioria dos carros, porque não compensa, pesquise um pouco! No fórum tem muita coisa pra você ler...

Os terminais rotulares não precisam de alinhamento, eles são feitos pra trabalhar em qualquer ângulo...

Conhece Baja 1000? Todas os Truggyes que correm usam 4Link traseiro.

O problema é que existem poucos no Brasil que sabem fazer uma 4Link, justamente porque ela é a suspensão mais refinada que temos... Envolve muitos cálculos e variáveis.
Spidertrax Driver Profile: "Erik Miller" // HeavyMetalConcepts - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=dgbIwAI8a3M)

Só pra ilustrar, 4Link em W. Campeão 2012 King Of Hammers.

Gostaria de termos técnicos seus que possam provar que a 4Link não é estável.

O que determina a funcionalidade da suspensão é como ela é feita, como é construída.

Carros de arrancada usam 4Link double triang. e os carros de Rock Bouncing também usam. Nossa, mas os carros de arrancada tem uma suspensão travada e os de Rock Bouncing tem um curso animal... Porquê? A "base" da suspensão é a mesma. 4 control arms colocados em ângulo, sem panhard. Sabe o que determina o resto? O ângulo desses braços, molas e amortecedores, comprimento dos braços, peso suspenso do carro, pneu, eixo, entre outros fatores.

Pedro existe uma enorme diferença entre preparar uma suspensão para uma corrida e outra é preparar uma suspensão para durar.
Uma suspensão preparada para o baja 1000 tem que durar uma prova, e após o termino ela com certeza irá ser desmontada e receberá a devida manutenção, enquanto o que está sendo proposto nesse tópico é uma suspensão que funcione bem e como diz o Hercílio mantenha a simplicidade do conjunto mantendo a baixa manutenção característica da Band, acredito que nenhum dos participantes do tópico irá praticar rock crawling.
As suspensões 4 link sem barra panhard tendem ao sofrer desgaste das buchas ou terminais a fazer maior movimento lateral e isso com certeza deixaria o jipe instável em maiores velocidades, é muito fácil quando se tem uma equipe de mecânicos para fazer os devidos ajustes e no caso dos terminais a devida lubrificação ou troca antes de cada prova, outra coisa é lubrificar um terminal que não possui coifa diariamente antes de ir trabalhar com a viatura.
As suspensões citadas como exemplo acima são suspensões com barra panhard e braços curtos você sabe que o curso está diretamente relacionado com o comprimento dos links, desconheço um veiculo que saia de fabrica com suspensão 4 links sem panhard e links longos.
Concordo que a suspensão 4 links oferece maior curso aliada a molas e amortecedores desenvolvidos sob medida e devidamente calibrados para cada veiculo, mas não podemos esquecer que somos brasileiros e temos que nos contentar com o que está dentro de nossa realidade.
Eu pelo menos não tenho coragem de pagar uma fortuna em coilovers e rezar para que os cálculos do Pirate 4x4 deem certo e as molas não fiquem muito macias deixando o jipe impossível de ser usado no on road como já foi citado aqui no fórum.
O Ado Jensen produz suspensões 4 link que custam mais caro que o próprio veiculo que irá usa-la, portanto fica a critério de cada um saber onde e para que será usado o veiculo alem de saber quantas latinhas tem coragem de gastar nessa modificação.
Um abraço a todos.

hugo.morais
16/04/2013, 08:12
Salientei que ALGUNS Opalas são 4Link.

http://2.bp.blogspot.com/-Tj9P3XCW5vo/T9TW3rvBWVI/AAAAAAAAAqo/hcuD_uvQI4M/s1600/4Link.jpg
As Dodge Ram são, 4Links montados em paralelos e panhard ou 5Link.
http://image.off-roadweb.com/f/images/8553874/0611or_10_z%2B2004.5_Dodge_Ram%2Bcomplete_front_su spension.jpg
http://blog.spohn.net/wp-content/uploads/2010/11/CA3-500x333.jpg

Em nenhum momento quis parecer irritado. Me desculpe, concordo que estamos aqui pra trocar informações. Mas você não pode falar que a 4Link não é feita pra asfalto ou só pra trilha.

Abraços!

Pedro,

Tudo bem, as vezes o texto não tem as emoções e não sabemos como a pessoa está falando... ;)

Com relação as suspensões e tentando aumentar nossos conhecimentos... Pelo que já lí de 4-link aqui no fórum e no pirate4x4, não classificaria estas duas suspensões como 4-link, pois as duas tem barra panhard, aqui no fórum mesmo já lí que pelo fato de 4 braços de suspensão não caracteriza a suspensão como 4-link, veja que na foto da suspa do opala que você colocou a panhard está lá, na frente do amortecedor marcado com o número 1.

Na dodge RAM , também tem panhard, nas imagens que você colocou não aparece, mas te garanto que está lá, veja a imagem que eu anexei no meu post, na verdade na RAM eles ao invés de usarem um braço longo usam dois curtos, senão me engano a Land Cruiser também utiliza está configuração. E mais, quem vai impedir o deslocamento lateral do eixo? Pois estes braços na foto que vc postou estão paralelos 2 a 2 e uma 4-link eles teriam que fazer quase um triângulo para neutralizar as forças axiais, uma curva por exemplo...

A minha opinião sobre a 4-link é pura intuição, não tenho capacidade técnica para te provar ou argumentar que ela sirva para asfalto, minha opinião é devido ao fato de nenhuma montadora que conheço ter adotado esta suspensão... Pode ser devido aos custos como você citou, mas acredito que alguns montadoras, como Mercedes, mitsubishi, etc, teriam feitos em seus veículos,mas como falei anteriormente pode ser que exista e eu desconheça... Já as suspensão 3-Link e 2-Link com Panhard existem em vários veículo como Land Rovers, Jeep, toyota, ford, dodge, etc...

Abraços,

Hugo

pedro bonadio
16/04/2013, 14:06
A Dodge Ram tem sim uma suspensão 4Link e com panhard, como eu falei.

E Rodrigo, muito se engana quem acha que os terminais rotulares acabam rápido. O Devasso do Ramiro Eli, desde quando construiu a suspensão nunca trocou os terminais rotulares, e se pra você for problema, existem nos EUA terminais rotulares onde somente o interior dele é trocado, são renováveis. Na direção do meu Willys eu uso terminal rotular e faço trilha todo final de semana. Faz muito tempo que esqueci que ele existia... E não tem 1mm de folga.

Os Long Arms são melhores para curso, mas muitas vezes precisam de espaço onde não existe.

Os Short Arms "travam" mais a suspensão, e podem passar uma sensação de mais estabilidade. E o comprimento deles podem sim ser igual, assim como podem ser paralelos ou angulados(verticalmente e horizontalmente).

Não é porque vai fazer uma 4Link que precisa de Coil Overs, eles são um upgrade, mas existem muitos carros nos EUA que rodam com 4Link e 1/4 de elipse, ou 4Link e molas aspirais. Tudo é questão de adequamento. A escolha de uma boa mola e um bom amortecedor pode dar um ótimo resultado. Assim com uma mola errada e um amortecedor simples pode transformar a melhor suspensão em geometria numa porcaria.

Agora, eu numa Band faria 4Link Triangulado atrás e 3Link com Panhard na frente. Em relação a molas e amortecedores a serem usados, se for feito sob medida é melhor. E falar que vai ficar caro, porque coisa mal feita só é barata na hora de se fazer...

Abraços!!

zegotinhacpv
16/04/2013, 20:17
Peço licença aos amigos do forum para dar o meu pitaco !Estou acompanhando este tópico e penso que não se pode comparar as coisas que estão sendo propostas,pois uma coisa é vc fazer um carro para uso 100 % OFFROAD e outra coisa é fazer um carro para trilhas leves/médias (não que não aguente trilhas pesadas !) e ainda poder usa-lo no dia a dia ou até mesmo ir viajar com a patroa !!São coisas totalmente opostas e cada uma com o seu ponto positivo e negativo.Bom acho que o que o Pedro fala não é bem assim em relação a molas,amortecedores e terminais rotulares pq amortecedores vc pode gastar uma fortuna tentando adequar ao seu carro e vc só vai saber testando bem como as molas,digo isso pq tenho um JPX e é um grande dilema a questão das molas,pois umas ficam duras demais e outras moles,outras são ideais mas curtas e outras longas mas não são as ideais!!Várias empresas fabricam molas mas não as desenvolvem e só pra vc ter uma idéia olhe só quantas variaveis se tem que ter para se produzir uma mola e vc que irá irfomalas a empresa ,estas aqui eu peguei aqui do forum no jpx que são de uma mola original:
G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm
CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
M Peso da Mola 6,50 kg
C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
W Indice da Mola 8,43
Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
FW Fator de Whall 1,16
F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²

d/4 3,75
esquadro e1 10,56 mm
esquadro e2 2,12 mm

TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO

TOLERANCIAS DE: 10,00%

MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO
F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
D4
mm kgf kgf kgf kgf/mm²

Bom é complexo e quando pedimos uma mola apenas encomendamos com o fio do arame mais grosso ou altura maior e rezamos para dar certo (o que na maioria das vezes não dá! ) e sobre terminais rotulares eu penso que lá fora se tem peças de ótima qualidade a ótimos preços mas na hora que vc for viajar com a família e no meio do caminho vc ficar na mão pq usou uma peças que não achará em qualquer lugar e tiver que voltar de taxi embora vc vai querer trocar tudo pelo que é a nossa reallidade aqui.Como o Rodrigo disse no baja 1000 vem a equipe com um caminhão de terminais destes atrás para reparar e no final do dia eles vão para o lixo e não se pode comparar o uso destes terminais na direção com a suspenção que sofre forças de todos lados bem como pancadas.
Bom agora o que o Rodrigo propôs é uma situação muito mais a nossa realidade até pq a receita que ele usa a troller pôs em produção e eu não vejo troller quebrado a supenção original e sim quando se tenta inventar d+ !Conheço o carro do Rodrigo que é muito famoso aqui em toda região por não quebrar e pela altura .Já fizemos trilhas paulera e não quebra e já andei também com ele em estrada (dutra) a 120 KM/H então atende o que está sendo proposto por ele e as peças se acha em qualquer auto peças e até em loja de caminhão com preço muito bom e com qualidade também.Bom esta é a humilde opnião de um cara que não gosta de imitar os gringos e sou 100 % a favor de fazermos as coisas aqui do nosso jeito criativo de ser e principalmente competente,pois enquanto ficarmos reféns dos das peças americanas não abriremos espaço para futuras novas empresas deste seguemento que cresce a cada dia,abraços a todos os amigos.

DeMelo
16/04/2013, 22:23
Peço licença aos amigos do forum para dar o meu pitaco !Estou acompanhando este tópico e penso que não se pode comparar as coisas que estão sendo propostas,pois uma coisa é vc fazer um carro para uso 100 % OFFROAD e outra coisa é fazer um carro para trilhas leves/médias (não que não aguente trilhas pesadas !) e ainda poder usa-lo no dia a dia ou até mesmo ir viajar com a patroa !!São coisas totalmente opostas e cada uma com o seu ponto positivo e negativo.Bom acho que o que o Pedro fala não é bem assim em relação a molas,amortecedores e terminais rotulares pq amortecedores vc pode gastar uma fortuna tentando adequar ao seu carro e vc só vai saber testando bem como as molas,digo isso pq tenho um JPX e é um grande dilema a questão das molas,pois umas ficam duras demais e outras moles,outras são ideais mas curtas e outras longas mas não são as ideais!!Várias empresas fabricam molas mas não as desenvolvem e só pra vc ter uma idéia olhe só quantas variaveis se tem que ter para se produzir uma mola e vc que irá irfomalas a empresa ,estas aqui eu peguei aqui do forum no jpx que são de uma mola original:G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm² L0 Altura Livre 528,00 mm Da Diâmetro Externo 141,40 mm Dm Diâmetro Medio 126,40 mm Di Diâmetro Interno 111,40 mm d Diâmetro Arame 15,00 mm If Espiras Ativas 10,30 Ig Espiras Totais 11,80 X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm V Distancia entre Espiras 34,08 mm P Passo Nominal 49,08 mm CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm M Peso da Mola 6,50 kg C Constante Elástica 2,35 kgf/mm Ang Angulo da Hélice 10,99 mm W Indice da Mola 8,43 Y Indice Esbelteza da Mola 4,18 FW Fator de Whall 1,16 F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm² d/4 3,75 esquadro e1 10,56 mm esquadro e2 2,12 mm TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO TOLERANCIAS DE: 10,00% MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48 F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80 F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11 D4 mm kgf kgf kgf kgf/mm² Bom é complexo e quando pedimos uma mola apenas encomendamos com o fio do arame mais grosso ou altura maior e rezamos para dar certo (o que na maioria das vezes não dá! ) e sobre terminais rotulares eu penso que lá fora se tem peças de ótima qualidade a ótimos preços mas na hora que vc for viajar com a família e no meio do caminho vc ficar na mão pq usou uma peças que não achará em qualquer lugar e tiver que voltar de taxi embora vc vai querer trocar tudo pelo que é a nossa reallidade aqui.Como o Rodrigo disse no baja 1000 vem a equipe com um caminhão de terminais destes atrás para reparar e no final do dia eles vão para o lixo e não se pode comparar o uso destes terminais na direção com a suspenção que sofre forças de todos lados bem como pancadas.Bom agora o que o Rodrigo propôs é uma situação muito mais a nossa realidade até pq a receita que ele usa a troller pôs em produção e eu não vejo troller quebrado a supenção original e sim quando se tenta inventar d+ !Conheço o carro do Rodrigo que é muito famoso aqui em toda região por não quebrar e pela altura .Já fizemos trilhas paulera e não quebra e já andei também com ele em estrada (dutra) a 120 KM/H então atende o que está sendo proposto por ele e as peças se acha em qualquer auto peças e até em loja de caminhão com preço muito bom e com qualidade também.Bom esta é a humilde opnião de um cara que não gosta de imitar os gringos e sou 100 % a favor de fazermos as coisas aqui do nosso jeito criativo de ser e principalmente competente,pois enquanto ficarmos reféns dos das peças americanas não abriremos espaço para futuras novas empresas deste seguemento que cresce a cada dia,abraços a todos os amigos.

Isso, Isso Isso!!!!!!!!
É o que tenho proposto desde de começo. Encontramos uma solução caseira para melhorar o conforto de nossas bands, que, salvo exceções, é o desejo da maioria dos toyoteiros. Agora, precisa ser algo viável financeiramente e que mantenha a grande qualidade da toyota bandeirante: simplicidade e robustez.
Não quero nada complexo, high-tech, na minha band, pois, se quisesse, compraria uma 4x4 do ano!!!
Gosto de pensar que qualquer zequinha pode resolver os problemas da band sem que eu tenha que vender um rim para pagar!!!
Por isso, minha preferência é pela solução caseira que, posteriormente, possa fomentar novas adaptações a outros toyoteiros, privilegiando, assim, os meca brasileiros que estão aí na luta!!!

Fabiano,
Estamos no aguardo das fotos do Kiko!!

Rodrigo,
Vc já se mostrou interessado e competente para encarar o projeto. Penso que deveria pensar a respeito de uma proposta que envolva também a instalação, pois, apenas com os kits, pode acontecer de o meca que instalar inadequadamente os kits alegar que eles não eram apropriados para band etc, etc.
Isso muito me preocupa!!

Márcio,
Verdade cara!! realmente, era mais simples quando não existia a tal da suspensão ou quando apenas se andava nas toyotas, sem invenções!!! mas o ser humano é dado a inventar coisas!! heheh

O tópico voltou à normalidade!! muita gente contribuindo com informações interessantes e na direção certa!!
Vamo que vamo!!!
abçs

Renato Fraga
17/04/2013, 00:07
Amigos, acho que posso dar uma contribuição, afinal suspensão é minha paixão.

4 link como tanto se fala aqui é sim a configuração mais virtuosa em termos de suspensão. Permite movimentos amplos e de uma forma livre, de modo que o eixo trabalha eficientemente copiando o solo.

Seus ajustes são complexos, porém nada impossível de ser feito. E depois de acertado, não requer ajustes constantes não.

Uma 4 link pode sim ter uma panhard e não perder suas virtudes.

O arranjo triangulado ou em W dispensa a panhard.

Suspensão com wish bone se comporta semelhante a um 4 link.

3 link é bem diferente e necessita da panhard.

Exemplos de carros com 4 link originais:

Todo opala traseira, Cherokee dianteira, Grand Cherokee dianteira e traseira, Wrangler dianteira e traseira, Dodge Ram dianteira, Pathfinther traseira, Niva traseira, Hilux SW4 traseita entre tantos outros.

Exemplos de suspensão com wish bone:

JPX dianteira e traseira, Troller RF dianteira e traseira, Lande Rover Defender traseira

Não podemos deixar de citar a suspensão em 2 links, lader bar, ou radius arm....tudo a mesma coisa.

É um arranjo mais simples, simples de ser construido, de manutenção, entretanto oferece alguns limites dependendo do que se deseja fazer com o carro.

Exemplos:

Troller, Engesa, Suzuki dianteira e traseira, Land Defender dianteira, Pajero Sport traseira.

Suspensão 4 link funciona melhor com terminais rotulares, mas pode ser feita com buchas seguindo alguns critérios.
406307

Suspensão 2 links precisa de grandes buchas no eixo.

Para qualquer caso, quanto maior o comprimento do link, melhor o desempenho da suspensão.

Qualquer carro pode receber uma modificação como esta.

Se a preocupação é com o desempenho, 4 link.

Se a preocupação é com economia, 2 link.

Tudo vai depender da utilização do veículo.

Abraços a todos

hercilio.neto
17/04/2013, 02:40
A questão é o carro em questão (essa eu fiz questão, rarará).
Da minha parte, e acredito da parte da maioria dos proprietários de Bandeirante, prezo por preservar as 3 virtudes principais desse veículo: SIMPLICIDADE, ROBUSTEZ e ESTILO.
Daí quanto mais se sofistica, mais se foge dessas características.
A discussão sobre suspensão está estimulante, mas abrangente demais.
No meu jipe só troco a suspensão se eu vir preservadaos a simplicidade, a robustez e o estilo do Bandeirante. O valor do serviço, deve justificar o benefício.

DeMelo
17/04/2013, 08:53
A questão é o carro em questão (essa eu fiz questão, rarará).
Da minha parte, e acredito da parte da maioria dos proprietários de Bandeirante, prezo por preservar as 3 virtudes principais desse veículo: SIMPLICIDADE, ROBUSTEZ e ESTILO.
Daí quanto mais se sofistica, mais se foge dessas características.
A discussão sobre suspensão está estimulante, mas abrangente demais.
No meu jipe só troco a suspensão se eu vir preservadaos a simplicidade, a robustez e o estilo do Bandeirante. O valor do serviço, deve justificar o benefício.

Tô com vc hercilio!!!

Renato Fraga
17/04/2013, 09:40
Pois é, ouvi falar tanto em conforto por aqui.

Uma suspensão semelhante à do troller, com o links ajustados deixa a suspensão confortável, com simplicidade e robustez necessária.

Para a suspensão traseira, sem querer complicar muito, eu sugiro uma com wish bone, pois a instalação de uma panhard pode trazer dificuldades.

Abraços

pedro bonadio
17/04/2013, 14:00
O Renato falou tudo o que eu tentei falar...

fabiano soriano
17/04/2013, 19:35
Fala pessoal,

Tenho uma notícia boa e uma ruim....heheheheehhh

A boa é que consegui as fotos da band branca do vídeo com detalhes da parte de baixo, tanto na dianteira, quanto na traseira, outra notícia boa é que conversei por telefone com o dono da band branca (Tiago). ele disse que a band está com a adaptação a quase 5 anos e até hoje, não tem o que falar de ruim da suspensão....perguntei para ele sobre desgaste das buchas e/ou desalinhamentos, retrabalhos, ajustes que por ventura tiveram que ser realizados ou refeitos e ele disse que nesse tempo, não mexeu em nada na suspensão, que a faz trilha 2x no mês e anda com ela na pista e na cidade.....resumindo é muito boa a adaptação.

A notícia ruim é que ele enviou as fotos no e-mail do trabalho e só vou conseguir postar amanhã a noite :p

Abrass

Fabiano

Rodrigo ODIN4X4
18/04/2013, 00:29
Pois é, ouvi falar tanto em conforto por aqui.

Uma suspensão semelhante à do troller, com o links ajustados deixa a suspensão confortável, com simplicidade e robustez necessária.

Para a suspensão traseira, sem querer complicar muito, eu sugiro uma com wish bone, pois a instalação de uma panhard pode trazer dificuldades.

Abraços
Com certeza Renato ficaria muito bom, quanto a colocação da panhard na traseira qual dificuldade teríamos?

Rodrigo ODIN4X4
18/04/2013, 00:40
pedro bonadio;1909450]O Renato falou tudo o que eu tentei falar...[/QUOTE]
:euforico:sim ele disse, em poucas palavras, de forma pratica e direta e ainda não babou ovo pra nenhum americano :palmas:

MarcioNatal
18/04/2013, 00:47
Tô com vc hercilio!!!

X2!!!:concordo:

Ainda lembrando do Fred Flintstone e do Barney Rubble!!:grin:

pedro bonadio
18/04/2013, 14:04
Exato! Você está certo... Babei ovo pros americanos! hahahahaha

Cada um...

DeMelo
18/04/2013, 14:27
Fala pessoal,

Tenho uma notícia boa e uma ruim....heheheheehhh

A boa é que consegui as fotos da band branca do vídeo com detalhes da parte de baixo, tanto na dianteira, quanto na traseira, outra notícia boa é que conversei por telefone com o dono da band branca (Tiago). ele disse que a band está com a adaptação a quase 5 anos e até hoje, não tem o que falar de ruim da suspensão....perguntei para ele sobre desgaste das buchas e/ou desalinhamentos, retrabalhos, ajustes que por ventura tiveram que ser realizados ou refeitos e ele disse que nesse tempo, não mexeu em nada na suspensão, que a faz trilha 2x no mês e anda com ela na pista e na cidade.....resumindo é muito boa a adaptação.

A notícia ruim é que ele enviou as fotos no e-mail do trabalho e só vou conseguir postar amanhã a noite :p

Abrass

Fabiano

Notícia muito boa mesmo!!!!! mais um mito que começa ruir: "nasceu feixe de molas, morre feixe de molas"!!!

Agora, é fotinhas que não chegam nunca!!!!hehehe!
VAmos continuar aguardando e torcendo!!!
abçs

fabiano soriano
18/04/2013, 21:23
Fala Rapaziada, beleza!!!

Como prometido, estou enviando as fotos da band branca carroceria do vídeo de canela/RS do mundo4x4, lembrando que essa band é a que está com motor MWM 2.8 da S-10, conversei diretamente com o proprietário da band, e está com ela a 5 anos e não teve que mexeer em nada na suspensão depois que foi adaptada neste mesmo período.

Chega de papo....segue as fotos, parace ser bem tranquilo a adaptação 2links, sem muita frescura, só para melhorar a suspensão mesmo.

Concordo com tudo que foi falado da band sobre confiança, robustez, simplicidade, é o que penso e acho também.....mas.......todos estes sentimentos ficam em 2º plano quando passo em uma estrada de chão com um montão de costela de vaca....affffffff hehehe

406626406625406627406628406629

Fabiano

Renato Fraga
18/04/2013, 22:31
Poxa, bem legal esse projeto...

O mais legal é a simplicidade !!!

Os links utilizados são da Pajero Sport.

Aproveitar peças facilita o serviço. Mas também coloca alguns limites.

Se o desejado é ter um bom curso da suspensão, é interessante usar links o mais longo possível.

Pelas fotos não dá pra ter noção, mas o que eu estou tentando dizer é uma regra.

Usar links semelhantes aos do Troller facilita a adaptação pois é de construção bem simples.

Esse tipo de suspensão é simples de fazer, eficiente, robusta mas oferece certos limites à suspensão quando se deseja um curso mais avantajado.

Completando o que eu escrevi lá em cima, e aproveitando a deixa das fotos recém postadas, reitero que na traseira, a barra panhard pode não ser tão bem vinda assim.

O motivo é que ela precisa trabalhar bem na horizontal, e isso pode obrigar a confeccionar um suporte preso à longarina bem extenso, criando uma grande alavanca. Pra ajudar, a longarina ´na parte traseira é relativamente fraca para suportar a força que esse suporte e a barra vão exercer. No meu carro, a longarina já trincou umas 3 vezes.

Um braço triangulado, o famoso wish bone , é muito bem vindo na traseira, divide bem a força entre as duas longarinas e permite que a suspensão trabalhe bem melhor.

Na dianteira, a presença da panhard é inevitável, mas a barra de direção tem que acompanhar o trajeto dela. Portanto ambas devem ter comprimento semelhante e permanecerem paralelas. Caso contrário, vai acontecer bumpsteer. Não necessariamente precisam trabalhar na horizontal, mas inclinações acentuadas também não são bem vindas.

Abração a todos

zegotinhacpv
19/04/2013, 00:33
Este sistema é bem parecido com o das land e é basicamente igual ao que o Rodrigo faz com a do troller o que as difere é a maneira de fixação no eixo mas quem for querer um pneu bem grande e precisar levantar bem vai ter problemas como nas lands onde alguns fazem uma adaptação para poder levantar mais pois com o eixo entre as buchas ele acaba estrangulando o que não ocorre com a de troller onde as buchas são bem maiores e reforçadas pois são do caminhão volks !Mas no geral é a mesma idéia SIMPLES E MUITO FUNCIONAL.É a minha opnião !

hercilio.neto
19/04/2013, 00:37
Gostei muito.
A mola da suspensão dianteira é apoiada diretamente no chassi, não possuindo uma torre específica para a mola e permitindo que o amortecedor fique na mesma posição. Solução simples, tudo a ver com o Bandeirante.

Algumas dúvidas que fiquei:
O braço é preso no suporte da mola original? Se isso for possível, é outra grande solução. No meu caso, não pretendo aumentar mais a altura do jipe e também não priorizo abertura maior da suspensão, então a barra pode ser curta como essa da Pajero. Quero apenas um pouco de conforto com segurança, durabilidade e de quebra manter o visual sóbrio do Bandeirante.
Pelas fotos, dá para perceber que o focinho está inclinado. Creio que o eixo foi cortado, girado e soldado para permitir melhores ângulos para a cruzeta. Sendo assim, quem não quiser levantar muito o chassi, dá pra manter a inclinação original e não mexer nisso.

O preço é que ficou um pouco vago... Parte-se do princípio de que o chassi precisa de uma reforma... é isso?

Continuo achando que a partir dessa adaptação é possível a confecção de um kit que já venha acertada a geometria e que cada um possa instalar sem ter que levar o jipe até o sul.

Rodrigo ODIN4X4
19/04/2013, 00:39
Poxa, bem legal esse projeto...

O mais legal é a simplicidade !!!

Os links utilizados são da Pajero Sport.

Aproveitar peças facilita o serviço. Mas também coloca alguns limites.

Se o desejado é ter um bom curso da suspensão, é interessante usar links o mais longo possível.

Pelas fotos não dá pra ter noção, mas o que eu estou tentando dizer é uma regra.

Usar links semelhantes aos do Troller facilita a adaptação pois é de construção bem simples.

Esse tipo de suspensão é simples de fazer, eficiente, robusta mas oferece certos limites à suspensão quando se deseja um curso mais avantajado.

Completando o que eu escrevi lá em cima, e aproveitando a deixa das fotos recém postadas, reitero que na traseira, a barra panhard pode não ser tão bem vinda assim.

O motivo é que ela precisa trabalhar bem na horizontal, e isso pode obrigar a confeccionar um suporte preso à longarina bem extenso, criando uma grande alavanca. Pra ajudar, a longarina ´na parte traseira é relativamente fraca para suportar a força que esse suporte e a barra vão exercer. No meu carro, a longarina já trincou umas 3 vezes.

Um braço triangulado, o famoso wish bone , é muito bem vindo na traseira, divide bem a força entre as duas longarinas e permite que a suspensão trabalhe bem melhor.

Na dianteira, a presença da panhard é inevitável, mas a barra de direção tem que acompanhar o trajeto dela. Portanto ambas devem ter comprimento semelhante e permanecerem paralelas. Caso contrário, vai acontecer bumpsteer. Não necessariamente precisam trabalhar na horizontal, mas inclinações acentuadas também não são bem vindas.

Abração a todos
Renato mais uma coisa que não foi citada, quando o link é maior consequentemente o raio formado por ele é maior assim quando se movimenta a bucha que o prende ao chassi trabalha menos, portanto tem menor desgaste.
Quanto ao suporte da panhard traseira basta eleva-la na fixação junto ao eixo com um suporte que distribua em uma área maior,
assim o suporte junto ao chassi não precisa ser muito longo diminuindo a alavanca, temos jeeps aqui rodando assim a mais de 5 anos e no caso do meu niva eu usei o suporte original da carroceria que é feito em chapa de 2 mm.

Rodrigo ODIN4X4
19/04/2013, 00:55
Gostei muito.
A mola da suspensão dianteira é apoiada diretamente no chassi, não possuindo uma torre específica para a mola e permitindo que o amortecedor fique na mesma posição. Solução simples, tudo a ver com o Bandeirante.

Algumas dúvidas que fiquei:
O braço é preso no suporte da mola original? Se isso for possível, é outra grande solução. No meu caso, não pretendo aumentar mais a altura do jipe e também não priorizo abertura maior da suspensão, então a barra pode ser curta como essa da Pajero. Quero apenas um pouco de conforto com segurança, durabilidade e de quebra manter o visual sóbrio do Bandeirante.
Pelas fotos, dá para perceber que o focinho está inclinado. Creio que o eixo foi cortado, girado e soldado para permitir melhores ângulos para a cruzeta. Sendo assim, quem não quiser levantar muito o chassi, dá pra manter a inclinação original e não mexer nisso.

O preço é que ficou um pouco vago... Parte-se do princípio de que o chassi precisa de uma reforma... é isso?

Continuo achando que a partir dessa adaptação é possível a confecção de um kit que já venha acertada a geometria e que cada um possa instalar sem ter que levar o jipe até o sul.
Hecilio no caso da colocação da suspensão do troller a mola pode ser colocada da mesma forma (embaixo do chassi) e o amortecedor também pode ser mantido no mesmo lugar.

fabiano r
19/04/2013, 07:53
negócio está sendo muito discutido, tenho um amigo q tem um willys ele modificou a suspensão dianteira deixou igual ao troller vou providenciar umas fotos para ver se ajuda.

E T
19/04/2013, 12:38
Rodrigo,

Se a mola e o braço ficar por fora do chassis a mola fica maior, imagino eu que desta forma a suspensão trabalha melhor, correto?

Abraço,
Eder

junior888
19/04/2013, 12:53
aqui o que o pessoal usa bastante como link é a própria mola (do feixe de molas)... Pega a maior lamina do feixe, corta ela pela "metade", deixa ela apenas do chassi até o eixo, dali pra frente corta... acho que minha explicação ficou meia confusa, mas vou postar uma foto para simplificar... 406750

DeMelo
19/04/2013, 14:42
No kit que já fabrico é feito desta forma (por fora do chassi) com certeza é melhor ter uma mola maior, pois tendo mais espiras o peso é melhor distribuído aumentando assim a a vida útil da mola

Legal!!!!

Penso que estamos chegando a um consenso quanto ao tipo de solução adaptar nas bands. Falta agora discutirmos possíveis problemas na instalação das peças, em especial, se não for viável a instalação feita pelo Kiko.

Renato Fraga
19/04/2013, 16:30
aqui o que o pessoal usa bastante como link é a própria mola (do feixe de molas)... Pega a maior lamina do feixe, corta ela pela "metade", deixa ela apenas do chassi até o eixo, dali pra frente corta... acho que minha explicação ficou meia confusa, mas vou postar uma foto para simplificar... 406750

Isso pode ser muito simples, mas não consegue segurar o eixo adequadamente no lugar.

Vai permitir axle wrap entre outros efeitos indesejados.

Um amigo montou assim um jeep de indoor, ficou bom, mas tinha wish bone também nos dois eixos.

Abraços

junior888
19/04/2013, 18:17
Isso pode ser muito simples, mas não consegue segurar o eixo adequadamente no lugar.

Vai permitir axle wrap entre outros efeitos indesejados.

Um amigo montou assim um jeep de indoor, ficou bom, mas tinha wish bone também nos dois eixos.

Abraços
aqui tem duas f75 e dois jeeps com essa suspenção... até onde eu sei nunca tiveram problemas... será que para uso urbano/viagens, nao da pra fazer assim?

pedro bonadio
19/04/2013, 18:55
Já vi um Jeep Nissan com molas semi-elípticas cortadas(1/4 de elipse) usadas com os links, molas eram de caminhão e o motor 4.9, resultado: Cardan não aguentou uma pisada... Axle Wrap total...

dalmo cruz torres
19/04/2013, 22:38
Bem,

olhando a quantidade de participações no tópico, me parece claro que a suspensão do Bandeirante realmente merece um melhoramento.

Acho isso ótimo, pois desde o tópico de como turbinar o 14b não vejo tanta gente interessada em um tópico dos nossos queridos Bandeirantes!!!!!!

2Links ?????????

hercilio.neto
20/04/2013, 00:00

Junior,
Pensei nisso. Mas só dá certo se a posição do eixo for mantida por uma barra anti-wrap.
Já que vai ter que gabaritar a geometria e instalar a barra-anti-wrap, compensa investir em um 2 link do Troller ou Engesa.

fabiano soriano
20/04/2013, 01:20
Encontrei esse video no youtube, acredito ser da band branca com molas helicoidais adaptada pelo Kiko, o que da para perceber é que a band mesmo com as molas helicoidais está bem firme, também está sem peso, pois só está com a cabine.

Preparação Trilha Três Coroas 2012 part. 2.VOB - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=V2rsSEDcINo)

Fabiano

Rodrigo ODIN4X4
20/04/2013, 01:49
Encontrei esse video no youtube, acredito ser da band branca com molas helicoidais adaptada pelo Kiko, o que da para perceber é que a band mesmo com as molas helicoidais está bem firme, também está sem peso, pois só está com a cabine.

Preparação Trilha Três Coroas 2012 part. 2.VOB - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=V2rsSEDcINo)

Fabiano
Fabiano ela esta com a parte da frente firme e isso o peso da carroceria não não irá mudar, o que acontece é que por usar uma mola muito curta ela acaba ficando sem ação, não vi muita diferença em relação a macies se comparada a uma band original.

Rodrigo ODIN4X4
20/04/2013, 02:24
Rodrigo,

Se a mola e o braço ficar por fora do chassis a mola fica maior, imagino eu que desta forma a suspensão trabalha melhor, correto?

Abraço,
Eder
Correto Eder, quanto maior a mola mais espiras ela pode ter e com isso menos pressão é aplicada sobre cada espira assim aumentando a vida útil da mola e deixando o veiculo mais macio.
Fiz esse comentário pelo fato do Hercilio não querer modificar muito a viatura dele, mas com certeza uma mola maior ficaria melhor.

Abraço

Rodrigo ODIN4X4
21/04/2013, 00:02
Pessoal adaptação em suspensão é coisa séria e deve ser muito bem feita vejam o que um trabalho mau feito pode causar!!!

(http://www.youtube.com/watch?v=_2La1THaq44)Suzuki SJ crash Funny - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_2La1THaq44)

Fe_jipeiro
22/04/2013, 21:46
Pessoal adaptação em suspensão é coisa séria e deve ser muito bem feita vejam o que um trabalho mau feito pode causar!!!

Nossa ... parece lego desmontando ...

Isso é morte na certa, a sorte é que estava bem devagar.. rs

DeMelo
23/04/2013, 11:56

(http://www.youtube.com/watch?v=_2La1THaq44)Suzuki SJ crash Funny - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_2La1THaq44)

Acho que vou deixar os feixes de mola mesmo!!!! heheheh

zegotinhacpv
23/04/2013, 18:02
O negócio é fazer bem feito ou seja simples mas bem reforçado que não quebra,mas se fizer algum tipo de gabiarra acaba deste jeito !

marciorank@gmail.com
24/04/2013, 22:05
O negócio é fazer bem feito ou seja simples mas bem reforçado que não quebra,mas se fizer algum tipo de gabiarra acaba deste jeito !
Possivelmente, o vídeo mais alucinante que você verá hoje | Facebook (http://www.facebook.com/video/video.php?v=471176286288373)
dem uma olhada nesta suspenção, acho que ficaria bom
em nossas bands. rsrsrsr......

DeMelo
24/04/2013, 22:20
Possivelmente, o vídeo mais alucinante que você verá hoje | Facebook (http://www.facebook.com/video/video.php?v=471176286288373)
dem uma olhada nesta suspenção, acho que ficaria bom
em nossas bands. rsrsrsr......

É eu acho que essa aí tá razoável!!! hehehe! tava pensando em algo mais incrementado!!!! auahahahah!!! Affffff!!!

Renato Fraga
25/04/2013, 07:00
Suspensão de band é isso:

https://www.facebook.com/photo.php?v=440585132693937

Fband
25/04/2013, 14:02

:drool:
Que coisa loca !

marciorank@gmail.com
25/04/2013, 23:03

cade a suspa do troller?

Rodrigo ODIN4X4
26/04/2013, 00:31

Não é a suspensão que trabalha é o chassi que torceu, se fosse um jipe não trabalharia tanto.

Rodrigo ODIN4X4
26/04/2013, 02:08
Pessoal garimpando no fórum encontrei isso, vejam a tecnologia de ponta e o uso de materiais alternativos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=12508 (Çuspinssão cô molejo espirral pra Xipe!!!) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12508-cuspinssao-co-molejo-espirral-pra-xipe.html)

Acho que é o mesmo modelo usado no suzuki do video.:campeao:

DeMelo
26/04/2013, 08:50
pessoal garimpando no fórum encontrei isso, vejam a tecnologia de ponta e o uso de materiais alternativos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=12508 (çuspinssão cô molejo espirral pra xipe!!!) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12508-cuspinssao-co-molejo-espirral-pra-xipe.html)

acho que é o mesmo modelo usado no suzuki do video.:campeao:

meu deus!!!!

Renato Fraga
26/04/2013, 18:49
Não é a suspensão que trabalha é o chassi que torceu, se fosse um jipe não trabalharia tanto.

Sim, sim, eu coloquei esse link e a legenda em tom irônico !!!

fabiano soriano
26/04/2013, 20:09
Exatamente, por isso que comentei de ter alguém que já tenha feito há um certo tempo (uns 2 anos para já ter passado a euforia), mostrar as fotos, comentar do que ficou bom e o que foi ruim, pra ver se vale a pena.

Não vou me aventurar em fazer uma coisa que pouco se sabe sobre o resultado final, ou de alguém que tenha feito recentemente, sem um histórico firme, com base.

Por isso que estou sendo tendencioso, com relação ao trabalho do Kiko, porque é o mais palpável até o momento....mas claro que falta muita informação ainda.

Abrass

Fabiano

É galera......com estes monstrinhos que aparecem por aqui, é que o pé fica mais atráz de me aventurar em um "desconhecido". Mas, é fato, em novembro vou deixar minha band para fazer a suspensão, por hora, quem está ganhando a concorrência é o Kiko, por tudo isso que já comentei nos posts anteriores. Espero que não me arrependa e que a adaptação faça com que a suspensão da band melhore em pelo menos 40%, já seria extraordinário.

Mas, pode aparecer alguma opção melhor, com estes requisitos básicos que estou impondo: Robustez, simplicidade, histórico positivo, projeto bem desenvolvido, baixa manutenção e relato de pessoas que tem a band com a adaptação.

407931
407939407938407937407936407935407933
E vâmo que vâmo!!!

Fabiano

junior888
28/04/2013, 20:32
reparem na suspenção...
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Toyota Bandeirante (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/68667/2836-toyota-bandeirante/)

Rodrigo ODIN4X4
28/04/2013, 20:38
reparem na suspenção...
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Toyota Bandeirante (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/68667/2836-toyota-bandeirante/)

Essa parece estar com a o Engesa que em dimensões e funcionamento é praticamente igual a do Troller

DeMelo
28/04/2013, 21:01
reparem na suspenção...

É cada dia mais real essa suspa!!! Pelo visto, muitos já rodam com ela!!!!!!

junior888
28/04/2013, 21:15
E parece simples de ser feita (claro, por algum profissional qualificado).

hercilio.neto
28/04/2013, 23:11
reparem na suspenção...

Não consegui ver os detalhes.

Rodrigo ODIN4X4
28/04/2013, 23:21
Em uma foto aparece a ponta de um dos links que aparentemente é dos Engesa

E T
29/04/2013, 10:50
Galera,

Conheço tanto a amarela com a branca aqui da Região, e digo pra voces que ficam muito bom mesmo!!

Juntando latinhas pra fazer na minha, sem dúvida!

Eder.

junior888
29/04/2013, 11:38
Só acho que vale a pena fazer uma 4link se a band é usada mais para viagens. Para trilha acho que compensa mais botar uns jumelos revolver, o curso da suspenção melhora drasticamente, e é muito mais fácil de fazer...

DeMelo
29/04/2013, 13:11
Galera,

Conheço tanto a amarela com a branca aqui da Região, e digo pra voces que ficam muito bom mesmo!!

Juntando latinhas pra fazer na minha, sem dúvida!

Eder.

Bom saber!! Foram feitas pelo Kiko?

jipeirodesdepequeno
01/05/2013, 23:08
Pessoal, hj consegui tirar umas fotos da band de um amigo de Criciuma / SC da Toyosul...

40906340907440907340907240907140907040906940906840 9067409066409065409064409075

E um video pra vcs matarem a sede hehe, pena que a qualidade da camera nao ajudou...
Mola helicoidal/aspiral na toyota bandeirante - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RpgSxH1M_Og&feature=youtu.be)
[]'s

DeMelo
02/05/2013, 08:21
Pessoal, hj consegui tirar umas fotos da band de um amigo de Criciuma / SC da Toyosul...

40906340907440907340907240907140907040906940906840 9067409066409065409064409075

E um video pra vcs matarem a sede hehe, pena que a qualidade da camera nao ajudou...
Mola helicoidal/aspiral na toyota bandeirante - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RpgSxH1M_Og&feature=youtu.be)
[]'s

Jipeirodesdepequeno,

Valeu demais!!!!! ficou bem claro a montagem das molas e os links. É bem dentro do que estamos pensando. E o melhor é que a toy aí é um verdadeiro monstrinho, o que dá pra deduzir que o proprietário tá usando para trilhas pesadas e a suspa tá aguentando!!!! Heheheh!!!
Em breve a minha estará assim!!!!
abçs

Dalmo
02/05/2013, 20:04
Jipeirodesdepequeno,

Valeu demais!!!!! ficou bem claro a montagem das molas e os links. É bem dentro do que estamos pensando. E o melhor é que a toy aí é um verdadeiro monstrinho, o que dá pra deduzir que o proprietário tá usando para trilhas pesadas e a suspa tá aguentando!!!! Heheheh!!!
Em breve a minha estará assim!!!!
abçs

Ficou bem parecido com o kit da CINFEL, e neste caso ele já não viria na medida já que tem um modelo de CJ com suspensão ENGESA . . . ?

DeMelo
02/05/2013, 20:46
Ficou bem parecido com o kit da CINFEL, e neste caso ele já não viria na medida já que tem um modelo de CJ com suspensão ENGESA . . . ?

Dalmo,

Pelo que se comentou páginas atrás, os links da cinfel não servem adequadamente no eixo da band (Hugo fez a adaptação) e ao final teve que confeccionar novos links. Então, me parece que não é economicamente viável a adaptação desse kit, pois é caro e não se adequa totalmente.
Corrijam-me se estiver errado.
Abçs

DeMelo
02/05/2013, 20:53
Achei o trecho na pg 11:

"Os suportes do engesa NÃO servem no eixo Band, pois o diâmetro dos tubos é menor. A melhor opção é fazer novos, que foi o que ele fez".

abçs

hugo.morais
02/05/2013, 21:41
Dalmo,

Pelo que se comentou páginas atrás, os links da cinfel não servem adequadamente no eixo da band (Hugo fez a adaptação) e ao final teve que confeccionar novos links. Então, me parece que não é economicamente viável a adaptação desse kit, pois é caro e não se adequa totalmente.
Corrijam-me se estiver errado.
Abçs

DeMelo,

Os links do engesa servem sim, no meu caso eu adaptei o eixo da band em uma camper, usei o link dela, o que confeccionei novo foi a peça que é solda no eixo, pois o eixo dana do engesa o tubo tem a mesma medida desde o miolo do diferencial até a ponta de eixo, no eixo da band esta medida é diferente, bem maior próximo ao diferencial, por isso que achei melhor confeccionar do que cortar do eixo antigo...

Abraços,

Hugo

hercilio.neto
02/05/2013, 22:27

Dalmo,
Achei mais parecido com os links do Troller. Os olhais estão alinhados na vertical, enquanto que nos links do Engesa ficam alinhados quase na horizontal. Além disso são construídos com barras tubulares.
Um trabalho muito bom. Os suportes das molas parecem bem reforçados.
O eixo do bandeirante é fixado ao feixe por presilhas, creio que dá para fazer uma base presa ao eixo por essas mesmas presilhas, onde seriam presos os olhais com as buchas da barra tensora e o prato da mola. Não me agrada a base soldada ao eixo.
Sei que o espaço para colocar a mola na dianteira é pouco, mas ainda assim, quero colocar a mola apoiada no chassi.

Rodrigo ODIN4X4
03/05/2013, 00:34
Dalmo,
Achei mais parecido com os links do Troller. Os olhais estão alinhados na vertical, enquanto que nos links do Engesa ficam alinhados quase na horizontal. Além disso são construídos com barras tubulares.
Um trabalho muito bom. Os suportes das molas parecem bem reforçados.
O eixo do bandeirante é fixado ao feixe por presilhas, creio que dá para fazer uma base presa ao eixo por essas mesmas presilhas, onde seriam presos os olhais com as buchas da barra tensora e o prato da mola. Não me agrada a base soldada ao eixo.
Sei que o espaço para colocar a mola na dianteira é pouco, mas ainda assim, quero colocar a mola apoiada no chassi.

Essa suspensão das fotos pode até funcionar, mas em questão de acabamento está péssima, as soldas parecem ter sido feitas por um profissional não qualificado e estão todas encaroçadas,se o acabamento esta assim imaginem como estão os cordões que não aparecem, sendo essa uma parte crucial e estrutural no projeto, o olhal que segura a bucha do link na f75 está soldado somente na parte inferior do chassi, sem falar que o link do troller foi montado de cabeça para baixo, isso deveria dar cadeia.
Não adianta ter uma suspensão que tenha uma boa geometria e uma execução duvidosa e sem critérios.
Mais uma vez repito que suspensão é coisa seria e com isso não se brinca, ela assegura a vida não só do motorista mas de outras pessoas também.

Abraço a todos e boa sorte para os donos da F75 e da Band mostrados acima.

hugo.morais
03/05/2013, 08:03
Rodrigo,

Ainda notei que a panhard está instalada para o lado contrário da barra de direção que também vai dar bumpster, certo?

Abraços,

Hugo

Renato Fraga
03/05/2013, 15:25
Exato, me deu até frio na barriga quando vi esse detalhe.

A drag link e a pnhard estão fazendo um X. Isso é inadmissível, bumpsteer total, erro primário, certamente quem fez isso apenas copiou algum projeto sem ao menos entender a lógica das coisas.

Erro grave e se alguém pretende fazer algo semelhante, não usem isso como parâmetros.

Abraços

Rodrigo ODIN4X4
04/05/2013, 00:33
Rodrigo,

Ainda notei que a panhard está instalada para o lado contrário da barra de direção que também vai dar bumpster, certo?

Abraços,

Hugo

Exato, me deu até frio na barriga quando vi esse detalhe.

A drag link e a pnhard estão fazendo um X. Isso é inadmissível, bumpsteer total, erro primário, certamente quem fez isso apenas copiou algum projeto sem ao menos entender a lógica das coisas.

Erro grave e se alguém pretende fazer algo semelhante, não usem isso como parâmetros.

Abraços
Pessoal isso serve como mais um alerta aos participantes do fórum para que não entreguem a viatura na mão de qualquer "mechanico" por ai, pois estamos tratando de um item de segurança no veiculo, que deve ser feito com muito critério, onde a capacidade técnica e atenção aos mínimos detalhes são fundamentais para um bom funcionamento com segurança acima de tudo.
Esse é um bom exemplo de que um trabalho que parece ter sido bem feito aos olhos de leigos no final das contas não passa de uma verdadeira gambiarra que põe em risco a vida de muitas pessoas, novamente repito ISSO DEVERIA DAR CADEIA.

DeMelo
04/05/2013, 12:16
Pessoal isso serve como mais um alerta aos participantes do fórum para que não entreguem a viatura na mão de qualquer "mechanico" por ai, pois estamos tratando de um item de segurança no veiculo, que deve ser feito com muito critério, onde a capacidade técnica e atenção aos mínimos detalhes são fundamentais para um bom funcionamento com segurança acima de tudo.
Esse é um bom exemplo de que um trabalho que parece ter sido bem feito aos olhos de leigos no final das contas não passa de uma verdadeira gambiarra que põe em risco a vida de muitas pessoas, novamente repito ISSO DEVERIA DAR CADEIA.

Rodrigo,
Vc poderia colocar fotos da parte dianteira do seu niva para vermos como ficou o alinhamento da barra panhard com a de direção?
Outra coisa: no seu kit a barra panhard é regulável?
Abçs

Rodrigo ODIN4X4
04/05/2013, 18:07
[QUOTE=DeMelo;1920913]Rodrigo,
Vc poderia colocar fotos da parte dianteira do seu niva para vermos como ficou o alinhamento da barra panhard com a de direção?
Outra coisa: no seu kit a barra panhard é regulável?
Abçs[/QUOTE
Demelo costumo fazer a panhard fixa, porem o soporte superior possui 3 furos facilitando o ajuste do grau de inclinação.
Posso também faze-la com um tubo de diâmetro maior e em uma das extremidades colocar uma luva com rosca parecida com as barras de direção assim facilitando o ajuste no comprimento.
Quanto a foto preciso tirar o peito de aço para ter uma melhor visualização e vou providenciar
409582

marciorank@gmail.com
06/05/2013, 12:52
bom dia pessoal,
uma vez em minha oficina, consertei um willys com a suspencao alterada no seguinte;
nos willys e passado os feixes de molas para fora do chassis para se ter mais estabilidade em curvas, porem como o feixe de molas nao fica mais no mesmo alinhamento que os outros ele acabava incavalando em muchoes que os outros nao enroscavam; o que ele fez;
jogou o feixe de molas por cima do eixo e para nao ganhar muita altura tirou algumas laminas de molas, me parece que foi umas 4 pois o jeep na traseira usa em torno de 10, e colocou um estabilizador traseiro.
eu andei no jeep, posso garantir que o jeep ficou muito maciu e bom de fazer curvas devido ao estabilizador.
o que voces acham,
critiquem se for preciso.

Renato Fraga
06/05/2013, 17:09
Desde quando Jeep tem que ser bom de curva???

Jeep tem que ser bom de trilha....

hercilio.neto
06/05/2013, 21:20
É que o Toyota Bandeirante por ser um jipe fechado, é usado como carro do dia a dia, viagens e trilhas. Pra falar a verdade, a maioria roda mais em estrada do que em trilhas.
Diferente do Jeep Willys, que a normalmente fica na garagem e sai direto pra trilha.

Renato Fraga
06/05/2013, 22:40
Pois é, mas o amigo comentou a respeito da alteração feita em um Jeep. Eu particularmente abomino esse tipo de preparação, acaba com o desempenho off road do Jeep.

Para a Toyota Bandeirante, não entendo a necessidade de uma alteração semelhante mesmo que seja para rodar 100% no asfalto.

PP5GAS
06/05/2013, 22:43
É que o Toyota Bandeirante por ser um jipe fechado, é usado como carro do dia a dia, viagens e trilhas. Pra falar a verdade, a maioria roda mais em estrada do que em trilhas.
Diferente do Jeep Willys, que a normalmente fica na garagem e sai direto pra trilha.

Concordo. No meu caso as trilhas fazem parte do radioamadorismo. Gosto especialmente do VHF e o melhor local para operar são os topos das montanhas, nem sempre acessíveis para veículos comuns.
Para chegar até elas é normal rodar muitos quilômetros no asfalto.

marciorank@gmail.com
06/05/2013, 22:48
Desde quando Jeep tem que ser bom de curva???

Jeep tem que ser bom de trilha....
boa noite Renato
foi uma alteraçao de suspençao que vi e coloquei ai para ser debatida entre todos,
não sei ai em jaragua como esta para achar trilhas para jeep, mas aqui em sao bento nao esta
facil temos que andar bastante em estradão e pegar um pouco de trilha, sai da trilha e pega estradão,
è sempre assim.

Rodrigo ODIN4X4
07/05/2013, 00:42
boa noite Renato
foi uma alteraçao de suspençao que vi e coloquei ai para ser debatida entre todos,
não sei ai em jaragua como esta para achar trilhas para jeep, mas aqui em sao bento nao esta
facil temos que andar bastante em estradão e pegar um pouco de trilha, sai da trilha e pega estradão,
è sempre assim.

Não vejo vantagens nessa adaptação, se fosse mantido da forma original ou com molas de band e colocados amortecedores de dupla ação ficaria "bom de curva" e não perderia curso de suspensão, não vejo necessidade da colocação de uma barra estabilizadora traseira.

marcvale
18/05/2013, 20:26
E então, galera!
Acabou o tesão pelas molas helicoidais?...Tá parecendo que fritaram os pneus na largada e ainda tem corrida prá kct.
Tudo indica que a velha suspa, com molas semi-elípticas, está resistindo bravamente aos ataques das modificações...Não deixem o tópico morrer na praia!

Um abraço a todos.

DeMelo
18/05/2013, 21:00
E então, galera!
Acabou o tesão pelas molas helicoidais?...Tá parecendo que fritaram os pneus na largada e ainda tem corrida prá kct.
Tudo indica que a velha suspa, com molas semi-elípticas, está resistindo bravamente aos ataques das modificações...Não deixem o tópico morrer na praia!

Um abraço a todos.

Acabou nada!!! Se tudo der certo, a minha modificação ocorrerá em agosto e aí postarei tudo aqui tudo!! Já disse que vou fazer ou vender a band!! Não há outra saída!! Se não der certo, mudo para uma SW4!! heheheh!!
abçs

hercilio.neto
18/05/2013, 23:50
Também não desisti não, tenho estudado muito o tema.
Mas temo investir um dinheirão e descaracterizar o jipe em vão.
Ainda não confio 100% que terei uma suspensão confiável, robusta e de fácil manutenção.
Por enquanto a única certeza que tenho é que fica macia.

marcvale
19/05/2013, 08:46
Amigos.

Não sei se tô falando besteira, mas como falou o Hercílio, haveria condições de se propor um tipo de "experiência" com condições de reversibilidade?

Abrç.

DeMelo
19/05/2013, 10:13
Amigos.

Não sei se tô falando besteira, mas como falou o Hercílio, haveria condições de se propor um tipo de "experiência" com condições de reversibilidade?

Abrç.

Marcvale,

Acredito que se o sistema for parafusado, poderia, sim, ser reversível. É possível fazer, basta querer.

Hercilio,

Quanto a robustez da suspa, no meu caso, a band é estradeira e não para trilhas, assim, mesmo que se perda um pouco, no meu caso vale a pena.
Pretendo instalar a suspensão do troller, que acaba sendo a do engesa também, por ser mais simples e de desempenho comprovado!!!
Como disse, vou fazer e, caso tenham paciência, postarei aqui os resultados e impressões para sanar as dúvidas dos amigos que almejam também esse projeto.
Abçs

Ronaldo Petri
19/05/2013, 13:25
Essa é uma adaptação que já estudei muito para meu willys e minha rural, mas sempre acabei desistindo por chegar a conclusão que nunca vai ficar confiável de primeira e pode até nunca ficar, isso pelo fato de não existir um padrão para cada modificação, até já vi suspensões que ficaram muito boas, mas depois de várias tentativas e erros dos proprietários e mecânicos e também muito dinheiro investido. Mas vi muito poucas adaptações que ficaram boas e sim muita coisa ruim por aí que os donos não aceitam que ficaram uma porcaria e preferem nem falar do assunto. Tinha um grupo de engenheiros e jipeiros que abriram uma oficina especializada em suspensão a um tempo atrás e faziam esse tipo de adaptação e eram os únicos que faziam um trabalho padronizado, bem feito e confiável, se não me engano se chamava Spyder 4x4, mas acho que nem existe mais.

Quando peguei a band cheguei a pensar em tirar uma lâmina do feixe ou fazer algo do tipo, simples para deixar um pouco mais macia, mas depois que fiz minha primeira viagem com a CD essa vontade passou, pois achei muito estável para o veículo que é, desci a serra da tamoios acompanhando os carros pequenos numa velocidade segura e quase não inclinava nas curvas, muito gostosa, aí minha vontade passou e passei a ser a mais tolerante com a caminhonete quando pegava estrada esburacada. O pior são estradas de terra com muita costela de vaca, o negócio era pisar e colocar a caminhonete para flutuar um pouco...rsrssr.

Enfim, minha opnião é que só vale mesmo a pena mexer na suspensão de uma band se o dono faz muita trilha, principalmente com muitas erosões que exige curso, mas se for só para andar num carro mais macio, acho que não vale a pena, pois o risco de deixar a band indirigivel com uma adapatação desse porte é grande.

Acho que seria muito legal se aqueles que realmente quer ter uma suspensão macia, robusta e confiável na band se unissem comprando em conjunto uma band por um preço bem baixo e tentar fazer a adaptação até encontrar um jeito que fique realmente bom e assim estabelecer um procedimento, padronizando a execução do serviço e dos materiais utilizados.

Rodrigo ODIN4X4
21/05/2013, 02:46
Essa é uma adaptação que já estudei muito para meu willys e minha rural, mas sempre acabei desistindo por chegar a conclusão que nunca vai ficar confiável de primeira e pode até nunca ficar, isso pelo fato de não existir um padrão para cada modificação, até já vi suspensões que ficaram muito boas, mas depois de várias tentativas e erros dos proprietários e mecânicos e também muito dinheiro investido. Mas vi muito poucas adaptações que ficaram boas e sim muita coisa ruim por aí que os donos não aceitam que ficaram uma porcaria e preferem nem falar do assunto. Tinha um grupo de engenheiros e jipeiros que abriram uma oficina especializada em suspensão a um tempo atrás e faziam esse tipo de adaptação e eram os únicos que faziam um trabalho padronizado, bem feito e confiável, se não me engano se chamava Spyder 4x4, mas acho que nem existe mais.

Quando peguei a band cheguei a pensar em tirar uma lâmina do feixe ou fazer algo do tipo, simples para deixar um pouco mais macia, mas depois que fiz minha primeira viagem com a CD essa vontade passou, pois achei muito estável para o veículo que é, desci a serra da tamoios acompanhando os carros pequenos numa velocidade segura e quase não inclinava nas curvas, muito gostosa, aí minha vontade passou e passei a ser a mais tolerante com a caminhonete quando pegava estrada esburacada. O pior são estradas de terra com muita costela de vaca, o negócio era pisar e colocar a caminhonete para flutuar um pouco...rsrssr.

Enfim, minha opnião é que só vale mesmo a pena mexer na suspensão de uma band se o dono faz muita trilha, principalmente com muitas erosões que exige curso, mas se for só para andar num carro mais macio, acho que não vale a pena, pois o risco de deixar a band indirigivel com uma adapatação desse porte é grande.

Acho que seria muito legal se aqueles que realmente quer ter uma suspensão macia, robusta e confiável na band se unissem comprando em conjunto uma band por um preço bem baixo e tentar fazer a adaptação até encontrar um jeito que fique realmente bom e assim estabelecer um procedimento, padronizando a execução do serviço e dos materiais utilizados.

Ronaldo você está completamente enganado, se não houver embasamento técnico haverão varias tentativas e erros, mas quando há um projeto criterioso e uma boa execução é totalmente possível essa fabricação.
E também se engana quem pensa que feixes de mola não tem curso, basta usar jumelos revolver e um bom amortecedor que terá o curso igual ou até maior que molas helicoidais, o que irá melhorar e muito com a colocação de uma suspensão mais atual é o conforto e a segurança do jipe, em um projeto sem critérios é inevitável que o veiculo perca dirigibilidade e estabilidade.
Você mora próximo a minha cidade Caçapava-SP, te faço um convite, aliás a todos aqui do fórum para marcarmos um passeio ou trilha para que possam comprovar como é possível modificar totalmente uma suspensão deixando o veiculo melhor em vários aspectos, principalmente na segurança.
Aqui na minha região temos três pessoas que executam esse tipo de trabalho sendo que dois colocavam suspensões de Engesa em willys já na década de 90, assim temos jeeps que estão com essas suspensões a mais de dez anos e funcionando sem problemas.
Agora estão usando a do troller por se tratar de uma suspensão mais fácil de se adaptar e com custo menor,
aqui você verá essa suspensão em vários veículos desde Rural, F75, Jeep e até em um Niva.
Um desses mecânicos está agora com o projeto de colocar em uma Grand Cherokee.
Portanto se bem feita e devidamente projetada a suspensão fica confiável e durável.
Abraço a todos.
Ah e se comprarem uma band caidona pra tentar fazer a suspa, deixa que eu faço, mais depois quero ficar com ela KKKK.

Ronaldo Petri
21/05/2013, 07:50
Ronaldo você está completamente enganado, se não houver embasamento técnico haverão varias tentativas e erros, mas quando há um projeto criterioso e uma boa execução é totalmente possível essa fabricação.

Rodrigo, foi exatamente isso que eu sugeri na minha colocação, eu acho perfeitamente possível a suspensao ficar boa com a modificação, mas desde que exista um modelo padrão que vai desde a as peças utilizadas até a execução do serviço e isso só é possível partindo do projeto, executando, testando e aprovando. E quando eu digo testar, é submeter o carro a todas as condições possíveis e também por um longo período de tempo. Pode parecer que estou exagerando, mas afinal são vidas que estão envolvidas.

Loras
21/05/2013, 09:48
O fato é que um projeto BEM feito de suspensão cu$ta.

E a grande maioria quer uma suspensão perfeitamente adaptada e BARATA.

Isso não existe. A suspensão interage com todos os sistemas do carro: direção, freio, carroceria, transmissão.

Por isso se quiser fazer certo, vai ter que ga$tar. Ou vai estudar muito, aprender TODOS os conceitos de suspensão automotiva, aprender a soldar, aprender a comprar o material correto, aprender a gabaritar... e aí talvez fique mais barato. Talvez, porque a curva de aprendizado também custa dinheiro.

Educação exige investimento.

E como diria um velho amigo: "não existe almoço de graça".

Sim, é perfeitamente possível que fique bem feito. Uma opção é a Valle Rally.

Abs.

DeMelo
21/05/2013, 13:51
Ou, já que buscamos conforto, partir logo para uma SW4 4runner (2001/02). Bastante bruta também só que com muuuiiiiitttoo mais conforto.
abçs

Rodrigo ODIN4X4
21/05/2013, 14:08
O fato é que um projeto BEM feito de suspensão cu$ta.

E a grande maioria quer uma suspensão perfeitamente adaptada e BARATA.

Isso não existe. A suspensão interage com todos os sistemas do carro: direção, freio, carroceria, transmissão.

Por isso se quiser fazer certo, vai ter que ga$tar. Ou vai estudar muito, aprender TODOS os conceitos de suspensão automotiva, aprender a soldar, aprender a comprar o material correto, aprender a gabaritar... e aí talvez fique mais barato. Talvez, porque a curva de aprendizado também custa dinheiro.

Educação exige investimento.

E como diria um velho amigo: "não existe almoço de graça".

Sim, é perfeitamente possível que fique bem feito. Uma opção é a Valle Rally.

Abs.

Os projetos feitos aqui em Caçapava não são baratos, mas também não são os olhos da cara não.
O que o pessoal tem que entender é que se trata da suspensão de um jipe (troller) que custa 50, 60 k e não uma gaiola com chassi de fusca, experimentem ir a uma concessionaria para perguntar o valor somente dos links com as buchas, tenho certeza que não sai por menos de 3k.
O que ninguém pensa é que a manutenção será quase zero e as buchas usadas são de caminhão e que com 400 latinhas troca-se todas as buchas em uma futura revisão, meu pai gastou 1k na revisão somente da dianteira de uma Ranger, uma sw4 não ficará por menos.
Sem falar que não é um trator indestrutível como as Band.

Abraços a todos.

DeMelo
21/05/2013, 14:26
Os projetos feitos aqui em Caçapava não são baratos, mas também não são os olhos da cara não.
O que o pessoal tem que entender é que se trata da suspensão de um jipe (troller) que custa 50, 60 k e não uma gaiola com chassi de fusca, experimentem ir a uma concessionaria para perguntar o valor somente dos links com as buchas, tenho certeza que não sai por menos de 3k.
O que ninguém pensa é que a manutenção será quase zero e as buchas usadas são de caminhão e que com 400 latinhas troca-se todas as buchas em uma futura revisão, meu pai gastou 1k na revisão somente da dianteira de uma Ranger, uma sw4 não ficará por menos.
Sem falar que não é um trator indestrutível como as Band.

Abraços a todos.

Rodrigo,

Minha intenção sempre foi ficar com a band, mas não há como negar que as palavras do nosso colega acerca das adptações e segurança são bem ponderadas, pois vc mesmo colocou vários exemplos de lixos que chamam de suspensão.
No meu caso, uso minha band para longo deslocamentos e no futuro será com minha família, daí a preocupação maior com a segurança e qualidade do serviço.
Por isso a dúvida!!!
abçs

Renato Fraga
21/05/2013, 14:33
Dinheiro gasta-se para fazer coisa boa ou porcaria.

O intuito desse tópico e de qualquer outro da mesma natureza é orientar o pessoal a fazer a coisa certa.

Usando o exemplo citado acima, um link de troller na concessionária deve custar mais de R$1000,00 cada.
Alguém já calculou quanto se gasta para fazer um??? Tenho certeza que não gasta nem 1/3 desse valor.

Se for usar o do Troller, vai ter que adequar a adaptação à ele. Se for fazer um específico par ao projeto, vai construí-lo de acordo com a necessidade.

O mesmo se vale para o aproveitamento das barras da suspensão traseira das pajeros, muito utilizados também.

O resumo de tudo é que não se pode gastar dinheiro, seja pouco ou muito, para fazer merda no carro.

Se não tem conhecimento de causa ou experiência para executar o projeto, então nem faça.

É possível condenar um projeto usando feixes de molas também.

Abraços a todos

DeMelo
21/05/2013, 14:43
Dinheiro gasta-se para fazer coisa boa ou porcaria.

O intuito desse tópico e de qualquer outro da mesma natureza é orientar o pessoal a fazer a coisa certa.

Usando o exemplo citado acima, um link de troller na concessionária deve custar mais de R$1000,00 cada.
Alguém já calculou quanto se gasta para fazer um??? Tenho certeza que não gasta nem 1/3 desse valor.

Se for usar o do Troller, vai ter que adequar a adaptação à ele. Se for fazer um específico par ao projeto, vai construí-lo de acordo com a necessidade.

O mesmo se vale para o aproveitamento das barras da suspensão traseira das pajeros, muito utilizados também.

O resumo de tudo é que não se pode gastar dinheiro, seja pouco ou muito, para fazer merda no carro.

Se não tem conhecimento de causa ou experiência para executar o projeto, então nem faça.

É possível condenar um projeto usando feixes de molas também.

Abraços a todos

Concordo com vc Fraga,

A dificuldade aqui é separar o joio do trigo, isto é, saber quem faz bem feito (com experiência) de quem não faz. A verdade é que a ideia de customização de carros está chegando agora no brasil e as oficinas especializadas estão todas no início de carreira. Não há nenhum nome já sedimentado e a dúvida fica no ar. Mesmo que esteja disposto a pagar um valor mais alto, o que não significa qualquer valor (ser esfaqueado!!), ainda assim fica a pergunta: Com quem deixar o carro?
Mas o forum é muito interessante e útil para compilarmos toda a informação aqui. Assim, no futuro o joio estará separado do trigo e os bons profissionais serão valorizados pelo que fazem.
Abçs

Renato Fraga
21/05/2013, 15:26
Amigo, faça como eu fiz:

Pesquise muito, defina o que você deseja, e então contrate um profissional que faça aquilo que você determinar a ele.

Você seria o projetista, e ele o executor.

Material para isso aqui tem de monte.

E já te adianto que os princípios básicos são relativamente simples. É pura geometria.

Abraços

Ronaldo Petri
21/05/2013, 18:11
A característica principal de uma band é a sua robustez, para mim é um dos melhores jipes, então se for para fazer alguma adaptação, a band tem que continuar no mínimo tão robusta quanto a forma original.

DeMelo
21/05/2013, 18:34
Amigo, faça como eu fiz:

Pesquise muito, defina o que você deseja, e então contrate um profissional que faça aquilo que você determinar a ele.

Você seria o projetista, e ele o executor.

Material para isso aqui tem de monte.

E já te adianto que os princípios básicos são relativamente simples. É pura geometria.

Abraços

Renato,
Se nas suas pesquisas vc guardou algum material teórico interessante e for possível, me envie por e-mail: mcarrijo@yahoo.com.
Abçs

hercilio.neto
21/05/2013, 22:01
O Toyota Bandeirante é um jipe fantástico. Até hoje os jipes são usados como apoio em empresas de ônibus e as picapes pelas distribuidoras de gás.
É de concepção simples e robusta e por isso tornou-se sinônimo de confiabilidade. Também é muito forte e versátil, com ótimo desempenho off-road e acabou arrebanhando admiradores pelo mundo todo.
Não fosse a questão do conforto, que convenhamos não era a prioridade do projeto, seria perfeito.
Cada toyoteiro quer o jipe para uma finalidade. Alguns querem para trilha radical, outros para viagens longas, outros para o dia a dia e alguns para tudo isso junto, então não dá para fazer um kit que atenda a todos.
Para cada finalidade seria um projeto diferente de suspensão.
Eu por exemplo, uso o jipe no dia a dia. Faço trilhas, nada radical que exija grande curso ou altura livre. Mas faço questão de manter o estilo, sem deixar aparente as adaptações.
Uma coisa que penso é que o chassi foi projetado para receber o esforço (forças normais) nos suportes fixo e do jumelo e esse esforço passará para um ponto único na direção do eixo. Quanto isso irá interferir na distribuição do peso? Isso se considerarmos a mola apoiada por baixo do chassi, pois se for colocado um suporte preso ao lado do chassi, há que se considerar também o esforço de torção.
Além disso, o movimento da suspensão gira em um raio formado pela distancia do suporte fixo da mola até o eixo. Distância menor do que o tamanho do link do Troller, por exemplo. Aumentando essa distancia, mudaria o comportamento do cardã?
Talvez toda essa preocupação seja bobagem, pois o chassi do Bandeirante é superdimensionado. Mas essa também é uma característica do Bandeirante que quero manter, o superdimensionamento dos componentes.
Por isso, quando considero a adoção de molas helicoidais, penso em manter ao máximo a posição original do eixo, com os links presos no suporte do feixe e as molas apoiadas diretamente no chassi. Eu sei que na frente, o espaço é pequeno, mas mesmo assim eu prefiro.
Será que estou viajando, ou fazem sentido os meus temores?

Renato Fraga
22/05/2013, 00:16
Hercílio, sua preocupação está um pouco exacerbada.

Não precisa se preocupar com esforços emitidos ao chassi da forma que você comenta...

Não é conveniente usar os suportes originais das molas para fixas os links...

Tudo funciona de uma forma bem mais simples do que imagina.

Abraços

Renato Fraga
22/05/2013, 00:18
Renato,
Se nas suas pesquisas vc guardou algum material teórico interessante e for possível, me envie por e-mail: mcarrijo@yahoo.com.
Abçs

Amigo, infelizmente não reuni as infirmações em lugar algum, excetuando a minha cabeça.

Posso tentar fazer um "seminário" a respeito do assunto para você, mas é importante você entender o assunto para poder orientar as adaptações.

Abraços

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2013, 01:49
O Toyota Bandeirante é um jipe fantástico. Até hoje os jipes são usados como apoio em empresas de ônibus e as picapes pelas distribuidoras de gás.
É de concepção simples e robusta e por isso tornou-se sinônimo de confiabilidade. Também é muito forte e versátil, com ótimo desempenho off-road e acabou arrebanhando admiradores pelo mundo todo.
Não fosse a questão do conforto, que convenhamos não era a prioridade do projeto, seria perfeito.
Cada toyoteiro quer o jipe para uma finalidade. Alguns querem para trilha radical, outros para viagens longas, outros para o dia a dia e alguns para tudo isso junto, então não dá para fazer um kit que atenda a todos.
Para cada finalidade seria um projeto diferente de suspensão.
Eu por exemplo, uso o jipe no dia a dia. Faço trilhas, nada radical que exija grande curso ou altura livre. Mas faço questão de manter o estilo, sem deixar aparente as adaptações.
Uma coisa que penso é que o chassi foi projetado para receber o esforço (forças normais) nos suportes fixo e do jumelo e esse esforço passará para um ponto único na direção do eixo. Quanto isso irá interferir na distribuição do peso? Isso se considerarmos a mola apoiada por baixo do chassi, pois se for colocado um suporte preso ao lado do chassi, há que se considerar também o esforço de torção.
Além disso, o movimento da suspensão gira em um raio formado pela distancia do suporte fixo da mola até o eixo. Distância menor do que o tamanho do link do Troller, por exemplo. Aumentando essa distancia, mudaria o comportamento do cardã?
Talvez toda essa preocupação seja bobagem, pois o chassi do Bandeirante é superdimensionado. Mas essa também é uma característica do Bandeirante que quero manter, o superdimensionamento dos componentes.
Por isso, quando considero a adoção de molas helicoidais, penso em manter ao máximo a posição original do eixo, com os links presos no suporte do feixe e as molas apoiadas diretamente no chassi. Eu sei que na frente, o espaço é pequeno, mas mesmo assim eu prefiro.
Será que estou viajando, ou fazem sentido os meus temores?

Hercílio devido ao seu proposito de uso, porque você não retira laminas dos feixes e coloca bolsas de ar tipo aqueles kits fess mais com a possibilidade de calibrar as bolsas.
Acredito que especificamente no seu caso seria uma boa opção, pois não quer mudar muita coisa e seria totalmente reversível, você poderia usar amortecedores de dupla ação da ranger que são baratos e darão maior estabilidade.
Conheço um senhor que montou um jipe para uso no dia a dia (não faz trilha) que está com a suspensão do Engesa e bolsas de ar parece um Galaxy de tão macio, e já está rodando assim a mais de 10 anos sem problemas.
Hoje em dia ficou fácil encontrar bolsas de ar de boa qualidade e desenvolvidas para pick-up's.

Abraços.

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2013, 02:15
Rodrigo, foi exatamente isso que eu sugeri na minha colocação, eu acho perfeitamente possível a suspensao ficar boa com a modificação, mas desde que exista um modelo padrão que vai desde a as peças utilizadas até a execução do serviço e isso só é possível partindo do projeto, executando, testando e aprovando. E quando eu digo testar, é submeter o carro a todas as condições possíveis e também por um longo período de tempo. Pode parecer que estou exagerando, mas afinal são vidas que estão envolvidas.

Por isso que desde o inicio venho falando em colocar a suspensão do Troller exatamente como é feita no Troller, nas suspensões que montei, fiz os links, mas com medidas idênticas as do Troller podendo até ser usado um link original como peça de reposição.
O Renato tem razão no sentido de adequar o projeto dos links ao veiculo, mas penso que nem todo mundo conhece alguém que possa fazer um link especifico no caso de uma futura reposição.
A Band tem dimensões e peso parecidos com os do Troller, portanto só será necessária a produção de suportes diferenciados para a fixação no chassi e eixo e poderiam usar até as molas que são comerciais e fáceis de se achar, não estou propondo uma suspensão inovadora ou que tenha um curso absurdo, estou propondo uma suspensão confiável robusta e confortável sem milagres.
Estou usando a suspensão do Troller a quase um ano sem dó em trilhas pesadas nos fins de semana e durante a semana uso o jipe como carro do dia a dia, pego estrada com minha família, sem problemas e em estradas com curvas como a de Ubatuba acompanho carro de passeio.

Abraços.

hercilio.neto
22/05/2013, 09:11
Hercílio devido ao seu proposito de uso, porque você não retira laminas dos feixes e coloca bolsas de ar tipo aqueles kits fess mais com a possibilidade de calibrar as bolsas.
Acredito que especificamente no seu caso seria uma boa opção, pois não quer mudar muita coisa e seria totalmente reversível, você poderia usar amortecedores de dupla ação da ranger que são baratos e darão maior estabilidade.
Conheço um senhor que montou um jipe para uso no dia a dia (não faz trilha) que está com a suspensão do Engesa e bolsas de ar parece um Galaxy de tão macio, e já está rodando assim a mais de 10 anos sem problemas.
Hoje em dia ficou fácil encontrar bolsas de ar de boa qualidade e desenvolvidas para pick-up's.

Abraços.

Rodrigo, essa ideia é atraente.
Já tinha visto no tópico do Leopoldo (ele é aí do VP), o jipe com suspensão a ar, mas como adotou um 4Link com panhard, não cogitei a utilização em conjunto com o feixe. Será que dá certo?
Se isso for possível será a solução.
Vou entrar em contato com os fabricantes e pesquisar mais sobre esse assunto, e daí se for realmente viável, poderemos ter um tópico exclusivo para discutir a suspensão a ar no Toyota Bandeirante.
412856
Obs: O Jeep do Leopoldo é um espetáculo, vale a pena dar uma navegada:
HIGHLANDER Galeria - Galeria 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showgallery.php?cat=500&ppuser=579)

DeMelo
22/05/2013, 09:15
Rodrigo, essa ideia é atraente.
Já tinha visto no tópico do Leopoldo (ele é aí do VP), o jipe com suspensão a ar, mas como adotou um 4Link com panhard, não cogitei a utilização em conjunto com o feixe. Será que dá certo?
Se isso for possível será a solução.
Vou entrar em contato com os fabricantes e pesquisar mais sobre esse assunto, e daí se for realmente viável, poderemos ter um tópico exclusivo para discutir a suspensão a ar no Toyota Bandeirante.
412856
Obs: O Jeep do Leopoldo é um espetáculo, vale a pena dar uma navegada:
HIGHLANDER Galeria - Galeria 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showgallery.php?cat=500&ppuser=579)

Bão, agora fiquei interessado também!!! A possibilidade de manter os feixes de mola, o que, de certa forma, manteria a originalidade, mas com conforto, muito me atrai, já que não pretendo fazer trilha de carro, visto que já faço de bike.

Hercilio,
Posta aí suas descobertas!!

Rodrigo,
Explica melhor esse negócio aí!"!! heeeee

DeMelo
22/05/2013, 09:22
Lindo demais esse jipe aí!!! Babei de montão!!!heheheh

hercilio.neto
22/05/2013, 10:32
Aparentemente é possível a adição da suspensão pneumática ao feixe de molas.
Existe até uma empresa australiana que fornece o kit para o TLC FJ40. No ih8mud o pessoal não é adepto, vou tentar saber porque.
A partir de agora, minhas postagens sobre esse assunto estarão no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/121654-suspensao-ar-bandeirante.html#post1933337
Conto com a participação de todos.

Rodrigo ODIN4X4
22/05/2013, 10:41
Bão, agora fiquei interessado também!!! A possibilidade de manter os feixes de mola, o que, de certa forma, manteria a originalidade, mas com conforto, muito me atrai, já que não pretendo fazer trilha de carro, visto que já faço de bike.

Hercilio,
Posta aí suas descobertas!!

Rodrigo,
Explica melhor esse negócio aí!"!! heeeee

Lindo demais esse jipe aí!!! Babei de montão!!!heheheh
Seria uma adaptação simples, teriam que ser feitos apenas "pratos" que seriam colocados acima dos eixos e abaixo do chassi para receberem as bolsas, as bolsas poderiam ter um compressor ou serem calibradas com válvula como pneus.
No caso de se usar um compressor ligado ao motor teriam a vantagem de deixar a suspensão calibrada conforme o percurso, mais macia em trechos acidentados e mais rígida em trechos de maior velocidade além de ter ar embarcado no veiculo o que muitas vezes é útil, o que é importante caso seja essa a opção é o uso de quatro solenoides (uma por bolsa) algumas pessoas utilizam apenas duas (dianteira e traseira) deixando o veiculo perigoso em curvas pois quando é aplicada pressão em uma bolsa o ar é passado para a bolsa do lado oposto da curva, mas usando as quatro solenoides fica totalmente seguro.
Espero ter ajudado.

Abraço a todos

marciorank@gmail.com
22/05/2013, 12:58
aqui em minha cidade tinha um amigo meu que tinha uma band jeep curta e tinha apenas tres molas
no feixe traseiro, era bem macia de andar, mesmo sendo curta, porem ela era muito baixa e no lugar de acrescentar
mais molas ele colocou uma mola aspiral e manteve as tres molas, a band ficou em uma altura boa e segundo ele a band
continuou macia como era antes.
eu nao simpatizo muito em misturar molas aspirais com feixes, porem se funciona pode ser uma
adaptacao barrata e reversivel, se for de interese de alguem eu consigo ver com ele qual
mola ele usou.
o que voces acham?

abracos

birawc
23/05/2013, 14:41
Ola, alguem ja conhece esta band, esta a venda vejam a suspenção Toyota bandeirante 4x4 - Trovit Carros (http://carros.trovit.com.br/index.php/cod.frame/url.http%253A%252F%252Fpmstrk.mercadolivre.com.br% 252Fjm%252FPmsTrk%253Ftool%253D6094920%2526go%253D http%253A%252F%252Fcarro.mercadolivre.com.br%252FM LB-486135064-toyota-band-luxo-sem-detalhes-toda-feita-_JM/id_ad.1k1n1H1g1i19-11/what_d.toyota%20bandeirante%204x4/pop.0) , ou

Abraços a tds.

Renanfil
23/05/2013, 15:14
Ola, alguem ja conhece esta band, esta a venda vejam a suspenção Toyota bandeirante 4x4 - Trovit Carros (http://carros.trovit.com.br/index.php/cod.frame/url.http%253A%252F%252Fpmstrk.mercadolivre.com.br% 252Fjm%252FPmsTrk%253Ftool%253D6094920%2526go%253D http%253A%252F%252Fcarro.mercadolivre.com.br%252FM LB-486135064-toyota-band-luxo-sem-detalhes-toda-feita-_JM/id_ad.1k1n1H1g1i19-11/what_d.toyota%20bandeirante%204x4/pop.0) , ou

Abraços a tds.
Tentaram transformar a Band em Troller. Ficou uma BELA BOSTA!

OliveiraDf
23/05/2013, 15:49
Feio não ficou, mas eu não faria na minha.

marciorank@gmail.com
23/05/2013, 18:05
Feio não ficou, mas eu não faria na minha.
acho que o cara vai ter toyota pra muito tempo........

PP5GAS
23/05/2013, 21:29
Tentaram transformar a Band em Troller. Ficou uma BELA BOSTA!

X2
Aquela frente não ficou bonita. E pelo preço anda mesmo sonhando com Troller!

Rodrigo ODIN4X4
24/05/2013, 21:00
A estética ficou péssima o cara pegou um 4x4 clássico e destruiu, quis dar uma de Chip Foose mais não tem o menor talento, mais vejam pelo lado positivo a suspensão parece estar melhor que as outras postadas aqui kkk
Os links parecem ser os do Troller.
Acho que o cara viu que não dá pra transformar Band em Troller e quer vender pra comprar um, mais não quer inteirar nem um centavo kkkk.

birawc
30/05/2013, 16:17
Segue algumas fotos da suspensão desta band.

hercilio.neto
30/05/2013, 18:27
Será que essa barra é de algum carro de linha?

OliveiraDf
30/05/2013, 21:02
Pessoal, achei esta Bandeirante a venda na OLX, olha a suspensão. Fala que é toda do TROLLHA

segue o link jeep toyota bandeirante - Criciúma - Caminhões - Ônibus - Vans - santa luzia (http://criciuma.olx.com.br/jeep-toyota-bandeirante-iid-468250423)

http://i843.photobucket.com/albums/zz359/AnthonyOliveira/1357496042_468250423_8-jeep-toyota-bandeirante-_zps5d99f603.jpg (http://s843.photobucket.com/user/AnthonyOliveira/media/1357496042_468250423_8-jeep-toyota-bandeirante-_zps5d99f603.jpg.html)

http://i843.photobucket.com/albums/zz359/AnthonyOliveira/1357496042_468250423_9-jeep-toyota-bandeirante-1_zpsae8b0b64.jpg (http://s843.photobucket.com/user/AnthonyOliveira/media/1357496042_468250423_9-jeep-toyota-bandeirante-1_zpsae8b0b64.jpg.html)

Rodrigo ODIN4X4
31/05/2013, 09:31
Pessoal, as duas suspensões são baseadas na do Troller, como venho dizendo desde o inicio, ela se encaixa bem a Band, estes dois projetos perecem ter sido bem feitos, na primeira colocaram até a barra estabilizadora.
Continuo achando que essa é a melhor opção para colocação de molas helicoidais na Band, pelas dimensões e capacidades semelhantes entre os dois jipes.

OliveiraDf
31/05/2013, 10:37
Rodrigo, você saberia descrever quais peças compõe a suspensão do troller, assim podemos montar um diagrama de mmontagem e adaptação.

abraço

Marvin_CPS
31/05/2013, 14:04
Contribuindo pro topico...

Fonte: https://www.facebook.com/Jeep4x4Responder

(https://www.facebook.com/Jeep4x4Responder)414613

pedro bonadio
31/05/2013, 18:35
4Link paralelo com panhard.

hercilio.neto
31/05/2013, 18:48
Achei fotos na parte de galeria daqui do forum. É um kit bolt-on, parece que é de CJ.
102 - Galeria 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=222&title=102&cat=502)
Não consegui ver o perfil de quem postou.

fabiano soriano
31/05/2013, 22:46
Segue algumas fotos da suspensão desta band.
Birawc, realmente parace muito bom esse projeto, gostei da posição dos amortecedores dianteiros também, parace que funciona muito bem. Vc sabe de onde é esta band e quem fez essa adaptação?
Abrass

jipeirodesdepequeno
31/05/2013, 23:07
Mais algumas fotinhos, essa ficou bem bacana também, muito limpa a instalação, pena q a camera do celular não ajudou muito :parede::parede::parede:

jipeirodesdepequeno
31/05/2013, 23:13
Achei fotos na parte de galeria daqui do forum. É um kit bolt-on, parece que é de CJ.
102 - Galeria 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php?photo=222&title=102&cat=502)
Não consegui ver o perfil de quem postou.

Hercilio, essa suspensão é a tão (mal) falada JR4x4, uma M...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1957-suspensao-jr4x4-2.html

[]'s

hercilio.neto
01/06/2013, 00:28
Hercilio, essa suspensão é a tão (mal) falada JR4x4, uma M...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1957-suspensao-jr4x4-2.html

[]'s

Vixi!!!!! Deus me livre!

Rodrigo ODIN4X4
01/06/2013, 00:34
Rodrigo, você saberia descrever quais peças compõe a suspensão do troller, assim podemos montar um diagrama de mmontagem e adaptação.

abraço

Oliveira, Segue descrição dos componentes necessários para montagem da suspensão do Troller na Band.

4 suportes dos braços com encaixe para mola ( peça que une os links aos eixos, com alojamento das molas incorporado)
4 torres para o alojamento superior das molas junto ao chassi.

4 braços ( links )
4 suportes para fixação dos links ao chassi.
Suportes para barra panhard dianteira e traseira.
2 barras panhard.
8 buchas inferiores dos links.
8 buchas superiores dos links.
4 buchas das barras panhard.
2 molas dianteiras do Troller diesel.
2 molas traseiras do Troller diesel.

Opcionalmente podem ser colocadas as barras estabilizadoras, porem limitam o curso da suspensão, em meu jipe não uso e não sinto falta
Aconselho também o uso de amortecedores a gás de dupla ação, para maior estabilidade, podendo ser os da Ranger que são baratos e funcionam bem junto a esse conjunto.

Norival
03/06/2013, 17:49
Olá Rodrigo Odin4X4 e outros!
Há um ano acompanho as questões aqui do Fórum. Me interessou a opção da suspensão de Troller na Band Toyota. Até tenho um amigo que adaptou suspensões de Troller em vários Jeep, F75 (e até em Javali, se não me engano!). Segundo ele, é para enfrentar trilhas pesadas. Mas ele também afirmou que os carros ficam muito confortáveis e seguros em estradas de terra, calçamento e asfalto.
A minha pergunta é: quais os "contras" essa adaptação? O que seria motivo para não fazê-la?
Aqui no Fórum não achei nenhuma resposta a essas minhas perguntas. Apenas alguns não gostam!
Agradeço desde já.

Norival
Schroeder/SC

hercilio.neto
03/06/2013, 22:38
Norival,
Quando falamos de suspensão do Troller (ou do Engesa) no Bandeirante não se trata de retirar a suspensão de um e instalar a suspensão do outro.
Por serem de concepções tão diferentes, é necessário fazer adaptações que podem interferir na geometria e na resistencia dos componentes de fixação da suspensão.
É uma adaptação cara, estima-se algo em torno de R$ 6 mil e tem que ser feita jipe por jipe, ou seja, em cada adaptação tem que ser acertada a geometria. Não há como fazer um kit que seja plug & play.
Então o sucesso de cada adaptação só é comprovado com o passar do tempo. Não existe garantia prévia.
O que há são os mecânicos experientes que já fizeram em vários jipes e que transmitem confiança.

JP CJ-5
03/06/2013, 23:42
Pessoal, existe diferença entre a suspensão do Engesa e do Troller?

Fiquei curioso pois já ouvi alguns trolleiros reclamando que a suspensão é dura, já dos engeseiros é bem mais comum escutar elogios, no quesito conforto.

Outro ponto, pelo que lí suspensão com molas helicoidais se dão melhor em veículos com chassis rígidos. Em chassis como por exemplo do willys (que torce bem) não seria tão bem aproveitada. Alguém sabe se procede a informação?

Rodrigo ODIN4X4
04/06/2013, 02:56
Olá Rodrigo Odin4X4 e outros!
Há um ano acompanho as questões aqui do Fórum. Me interessou a opção da suspensão de Troller na Band Toyota. Até tenho um amigo que adaptou suspensões de Troller em vários Jeep, F75 (e até em Javali, se não me engano!). Segundo ele, é para enfrentar trilhas pesadas. Mas ele também afirmou que os carros ficam muito confortáveis e seguros em estradas de terra, calçamento e asfalto.
A minha pergunta é: quais os "contras" essa adaptação? O que seria motivo para não fazê-la?
Aqui no Fórum não achei nenhuma resposta a essas minhas perguntas. Apenas alguns não gostam!
Agradeço desde já.

Norival
Schroeder/SC
Norival realmente ficam muito bons os jipes com essas suspensões, o problema é que cada um quer que seu jipe tenha certas características, uns querem um monster, outros que fique como original.
Para o desenvolvimento de um kit que possa ser instalado por qualquer mecânico, todos os jipes teriam que ficar da mesma altura assim mantendo a geometria correta sendo necessário somente o ajuste do cáster, caso contrario o kit teria que ter barras panhard e cáster ajustáveis e serem instalados por mão de obra especializada o que acaba elevando o custo final do projeto.
Se bem feita e bem instalada essa suspensão ficará ótima em um Bandeirante não tendo nenhum contra.

Pessoal, existe diferença entre a suspensão do Engesa e do Troller?

Fiquei curioso pois já ouvi alguns trolleiros reclamando que a suspensão é dura, já dos engeseiros é bem mais comum escutar elogios, no quesito conforto.

Outro ponto, pelo que lí suspensão com molas helicoidais se dão melhor em veículos com chassis rígidos. Em chassis como por exemplo do willys (que torce bem) não seria tão bem aproveitada. Alguém sabe se procede a informação?

As duas suspensões tem o mesmo principio de funcionamento ( 2 link + panhard) porém as molas e amortecedores são diferentes, os Troller usam amortecedores a gás de dupla ação, enquanto os Engesa usam amortecedores a óleo de ação simples alem de terem molas com calibragem diferente, não sei o peso de um Engesa mas o que estou tentando dizer a grosso modo seria que se você colocasse molas e amortecedores de um Troller em um Engesa ele ficaria mais firme.
Não sei se consegui te explicar mais basicamente a diferença está na carga dos amortecedores e molas.

No caso da colocação dessa suspensão em um willys ou Bandeirante o chassi deverá ser reforçado na parte interna com chapa de 3 mm fechando o perfil "U" com isso ele fica muito mais reforçado e rígido e a suspensão funciona como deveria além de parar de torcer e rachar a carroceria.

Abraço a todos.

Norival
04/06/2013, 06:15
Obrigado Hercílio e Rodrigo Odin4X4!
A palavra de vocês é o que eu estava pensando.
E, já que vou ter que mexer nas molas, até porque quero tornar a Band mais confortável para viagens, vocês me ajudaram muito. Vou verificar a qualidade do trabalho de meu amigo nos carros em que ele já fez essa instalação. Só me assusta o valor: 6 mil!!

Norival
Schroeder/SC

DeMelo
04/06/2013, 08:29
Norival realmente ficam muito bons os jipes com essas suspensões, o problema é que cada um quer que seu jipe tenha certas características, uns querem um monster, outros que fique como original.
Para o desenvolvimento de um kit que possa ser instalado por qualquer mecânico, todos os jipes teriam que ficar da mesma altura assim mantendo a geometria correta sendo necessário somente o ajuste do cáster, caso contrario o kit teria que ter barras panhard e cáster ajustáveis e serem instalados por mão de obra especializada o que acaba elevando o custo final do projeto.
Se bem feita e bem instalada essa suspensão ficará ótima em um Bandeirante não tendo nenhum contra.

As duas suspensões tem o mesmo principio de funcionamento ( 2 link + panhard) porém as molas e amortecedores são diferentes, os Troller usam amortecedores a gás de dupla ação, enquanto os Engesa usam amortecedores a óleo de ação simples alem de terem molas com calibragem diferente, não sei o peso de um Engesa mas o que estou tentando dizer a grosso modo seria que se você colocasse molas e amortecedores de um Troller em um Engesa ele ficaria mais firme.
Não sei se consegui te explicar mais basicamente a diferença está na carga dos amortecedores e molas.

No caso da colocação dessa suspensão em um willys ou Bandeirante o chassi deverá ser reforçado na parte interna com chapa de 3 mm fechando o perfil "U" com isso ele fica muito mais reforçado e rígido e a suspensão funciona como deveria além de parar de torcer e rachar a carroceria.

Abraço a todos.

Rodrigo,

Qual a parte do chassi deverá ser reforçada ou é todo ele?
abçs

Rodrigo ODIN4X4
04/06/2013, 14:08
Rodrigo,

Qual a parte do chassi deverá ser reforçada ou é todo ele?
abçs

Aqui nos fechamos toda a parte de dentro do chassi.
São cortadas chapas com o formato do chassi e soldadas transformando o perfil "U" em um perfil tubular com os quatro lados fechados como nos Engesa e Troller.

É imprescindível retirar a torção do chassi para o funcionamento correto da suspensão, caso contrario certamente irá trincar nos suportes das buchas dos tirantes.

Abraços.

jipeirodesdepequeno
04/06/2013, 16:12
Aqui nos fechamos toda a parte de dentro do chassi.
São cortadas chapas com o formato do chassi e soldadas transformando o perfil "U" em um perfil tubular com os quatro lados fechados como nos Engesa e Troller.

É imprescindível retirar a torção do chassi para o funcionamento correto da suspensão, caso contrario certamente irá trincar nos suportes das buchas dos tirantes.

Abraços.

Legal
Me diga uma coisa, se cintar o chassis dos cj em cima e em baixo ao invés de fechar os 4 lados,que você acha? pq o ruim do chassis fechado é que junta muita terra, umidade e fica dificil de tirar

DeMelo
04/06/2013, 16:26
Legal
Me diga uma coisa, se cintar o chassis dos cj em cima e em baixo ao invés de fechar os 4 lados,que você acha? pq o ruim do chassis fechado é que junta muita terra, umidade e fica dificil de tirar

:pensativo:

Rodrigo ODIN4X4
05/06/2013, 01:02
Legal

No caso de cintar o chassi você somente reforça as abas do perfil, mas continua possibilitando a torção.
Poderiam ser feitos reforços no meio do chassi deixando "janelas" para que seja feita a limpeza com água.
Um amigo tem um jipe rodando a uns 10 anos com o chassi fechado e suspensão do Engesa, e ele não apresenta nenhum ponto de corrosão, o segredo é pintar a parte de dentro com tinta epóxi antes de fecha-lo.

Eu não faço um cordão de solda interiço, bastam apenas cordões de 30 a 40 mm com espaçamento de 100 mm entre eles sendo intercalados entre a parte superior e inferior do chassi (um cordão interiço deixaria uma área termo-afetada muito grande) você poderia deixar frestas para o escoamento da água entre esse pontos.
Repare que a maioria dos Jeep Willys costumam trincar bem onde termina a parte fechada do chassi.

Abraços.

Norival
05/06/2013, 09:27
Rodrigo Odin4x4!

a)Muda alguma coisa na posição dos componentes da direção? Aquela barra do pitchman ao chifre fica no mesmo lugar?

b)Olhando o espaço para colocar a mola pergunto: A suspensão da Band não precisa ficar mais alta?

Norival
Schroeder/SC

DeMelo
05/06/2013, 13:30
pessoal,

Estou negociando com o Rodrigo a instalação da suspa do troller na minha band, caso alguém queira também, podemos negociar um pacote a um preço melhor.
Abçs

elmestizo
05/06/2013, 19:30
$$$$$$$$$$$$$$$?

Rodrigo ODIN4X4
06/06/2013, 01:44
Rodrigo Odin4x4!

a)Muda alguma coisa na posição dos componentes da direção? Aquela barra do pitchman ao chifre fica no mesmo lugar?

b)Olhando o espaço para colocar a mola pergunto: A suspensão da Band não precisa ficar mais alta?

Norival
Schroeder/SC

No caso das Band com direção original acredito que a mola possa ser colocada afastada do chassi permitindo a passagem da barra entre o chassi e a mola preciso medir uma para te responder com certeza, quando a direção já foi modificada fica simples.
Caso seja possível não mudará necessariamente a altura do jipe.
Vi aqui no fórum adaptações onde a mola foi colocada abaixo do chassi, não é a melhor solução mas também seria uma saída.
Estou tendo dificuldade em encontrar uma Band com direção original para tirar essa duvida, na minha cidade só tem um jipeiro que usa band, mais com direção de opala.

JULIOBAND
06/06/2013, 19:31
amigos, não acho muito legal mudar o sistema original da band ainda mais algo complicado como a suspensão.
mais cada um com seus gostos.
achei essa band a venda na net com molas.
Jeep Toyota Bandeirantes Curta - Primavera do Leste - Carros (http://primaveradoleste.olx.com.br/jeep-toyota-bandeirantes-curta-iid-468926166)
415539415540

Espero ter ajudado alguma coisa.
rrrssss.

jipeirodesdepequeno
06/06/2013, 20:21
amigos, não acho muito legal mudar o sistema original da band ainda mais algo complicado como a suspensão.
Jeep Toyota Bandeirantes Curta - Primavera do Leste - Carros (http://primaveradoleste.olx.com.br/jeep-toyota-bandeirantes-curta-iid-468926166)

415539415540

rrrssss.

post repetido (minha mensagem saiu incompleta)
[]'s

jipeirodesdepequeno
06/06/2013, 20:22

415539415540

rrrssss.

Ele fez uma four link na traseira, só que com esse pneu pequeno na traseira e band ficou esquisita
To procurando até agora a maçaneta da porta rsrs sera que minha tela ta embaçada ou nao tem maçaneta mesmo? heheh

DeMelo
06/06/2013, 21:52
Ele fez uma four link na traseira, só que com esse pneu pequeno na traseira e band ficou esquisita
To procurando até agora a maçaneta da porta rsrs sera que minha tela ta embaçada ou nao tem maçaneta mesmo? heheh

É... tá bem estranha mesmo essa suspensão!!! Achei o eixo traseiro fino também! Será que é original da band? Quanto à maçaneta, deve ser elétrica, com abertura no controle da chave!! usahuauauauasha!! :grin:

jipeirodesdepequeno
06/06/2013, 22:00
É... tá bem estranha mesmo essa suspensão!!! Achei o eixo traseiro fino também! Será que é original da band? Quanto à maçaneta, deve ser elétrica, com abertura no controle da chave!! usahuauauauasha!! :grin:

O eixo traseiro ja é das band modernas, com flutuante, eu acho que da impressão de fino por causa desse monte de solda que o cara fez no diferencial e na tubeira.. e parece tb que a dianteira ta mais baixa que a traseira :pensativo:

Rodrigo ODIN4X4
07/06/2013, 00:33
O eixo traseiro ja é das band modernas, com flutuante, eu acho que da impressão de fino por causa desse monte de solda que o cara fez no diferencial e na tubeira.. e parece tb que a dianteira ta mais baixa que a traseira :pensativo:

Essa suspensão é um 3 link, já vi em algum lugar comentários sobre ela ( péssimos por sinal) acho que aqui no fórum mesmo.
O problema ali é que o cara fez uma especie de wish bone sem usar um terminal ou bucha onde o link superior é fixado ao diferencial.
O cara fez tudo ao contrario feixes na frente e molas espirais na traseira KKK, acho que o cara deve ser louco.

hercilio.neto
08/06/2013, 19:05

Abraço a todos.

Rodrigo,
Por isso que pensei nas molas apoiadas diretamente embaixo do chassi. O problema é na dianteira onde o espaço entre o chassi e o eixo é muito pequeno (no meu jipe 15 cm).
Segue abaixo, um vídeo de um membro do Forum Land Cruiser de Portugal. Não é o mesmo tipo de suspensão (aqui foi adicionado um coil-over ao feixe), o vídeo é apenas para mostrar o comportamento do chassi quando sofre esforço de torção através da torre.
http://img7.imageshack.us/img7/1941/59415579iowboutppodgvwljkyi.mp4

Rodrigo ODIN4X4
08/06/2013, 22:33
Rodrigo,
Por isso que pensei nas molas apoiadas diretamente embaixo do chassi. O problema é na dianteira onde o espaço entre o chassi e o eixo é muito pequeno (no meu jipe 15 cm).
Segue abaixo, um vídeo de um membro do Forum Land Cruiser de Portugal. Não é o mesmo tipo de suspensão (aqui foi adicionado um coil-over ao feixe), o vídeo é apenas para mostrar o comportamento do chassi quando sofre esforço de torção através da torre.

Hercilio a projeto dessa torre está completamente errado, ela está muito distante do chassi, e alem disso tem ima área de fixação ao chassi muito pequena e ela está transmitindo praticamente todo o esforço somente a aba superior do perfil.
Em meus projetos além de fechar o chassi eu sempre tenho a preocupação de distribuir os esforços em uma área maior possível.
Nas Band tenho ideia de passar por dentro da torre a barra de direção.

Renato Fraga
09/06/2013, 19:09
Essa suspensão é um 3 link, já vi em algum lugar comentários sobre ela ( péssimos por sinal) acho que aqui no fórum mesmo.

Tem muito equivoco a respeito do que é um 3 link.

Funciona perfeitamente desde que construída adequadamente.

Uma 3 link não admite buchas, impreterivelmente deve-se usar terminais rotulares.
E 3 links, se resume a 3 barras paralelas que prende o eixo ao chassi e tem que ter a panhard também.

Suspensão com wish bone não é 3 link.

Abraços

Renato Fraga
09/06/2013, 19:15
Rodrigo,

Dá pra ver perfeitamente o quanto o suporte que prende o coil over se movimenta em relação ao chassi.

Tem muita tensão ali, essa estrutura tem que ser muito mais reforçada, tal como o Rodrigo já comentou .

Rodrigo ODIN4X4
18/06/2013, 14:09
Ai vão algumas fotos:

DeMelo
18/06/2013, 14:24
Ai vão algumas fotos:

Rodrigo,

Parece-me muito bem feito. Vc tem mais fotos da viatura em questão? Da parte inferior do carro?

Rodrigo ODIN4X4
20/06/2013, 00:41
Rodrigo,

Parece-me muito bem feito. Vc tem mais fotos da viatura em questão? Da parte inferior do carro?

Essa f150 é de um amigo e foi montada por um mecânico de SJ campos, o trabalho ficou muito bom.
Ai vai uma foto da frente, essa é mais uma prova da robustez desse tipo de suspensão.

inaciocm
21/06/2013, 01:08
Bom dia à todos.
Vou falar o que penso, quem quiser jogar pedras, à vontade! hehehe!
Pois bem, tenho um CJ e tbm estou com essa ideia de colocar uma suspa do tipo troller, engesa, e etc.
Meu objetivo é deixar o CJ mais seguro e ágil em provas de regularidade. Comforto? Não é uma prioridade, visto que tenho outro carro de uso diário e que sofá, tenho em casa.
Enfim, se tivesse no mercado um kit plug-and-play que realmente fosse funcional, existisse de verdade, e que tivesse um preço honesto, já teria comprado, sem receio, mas estou vendo que, como a maioria, estamos à deriva.
Más, se não me engano, alguns estão esquecendo do sequinte:
Feixes de mola: chassis faz parte da suspensão, devendo possuir certa capacidade torção (por isso o uso de perfil tipo "U", simples, chapa dobrada);
Espiral: o chassis "NÃO" faz parte da suspensão, devendo possuir uma capacidade minima, ou NULA, de torção (por isso o uso de perfil tipo "[]", sem costura);
No caso de se adaptar uma suspensão com molas espiral em um chassis tipo "U", seria necessário tornar o mesmo tubular, visando o minimo de torção no mesmo. Isso aumentaria o peso do chassis em mais de 1/3 do peso inicial e, com isso, motor, cambio e tudo ligado a suspensão e direção deveriam ser revistos após a adaptação devido ao aumento de peso.
Realmente, de plug-and-play, não tem nada... hehehe...
Quanto a suspensão à ar, apesar de adaptação extremamente simples, não possui segurança para ser utilizada em ambiente off-road, principalmente em um veiculo leve e estreito, que não foi projetado para receber tal acessório, além de não ser possivel, ainda, regularizar as documentação do veículo pois o mesmo não irá possuir uma altura fixa.
O sistema original, de feixe de molas, é robusto e resistente, mais sempre deixou a desejar o quesito segurança, principalmente em curvas, além dos probleminhas de tendencia à rotação do eixo durante arrancadas e frenagens.
Pois é... como cada caso é um caso, vou aguardar alguem aparecer com um kit o mais funcional e com preço justo possível, de preferencia, que monte o mesmo que garanta a qualidade das peças produzidas. Se for aqui du Goiás, mió ainda!!!

...pensando em tirar as medidas e começar um modelo em CAD... :screwy:

Rodrigo ODIN4X4
21/06/2013, 11:57
Bom dia à todos.
Vou falar o que penso, quem quiser jogar pedras, à vontade! hehehe!
Pois bem, tenho um CJ e tbm estou com essa ideia de colocar uma suspa do tipo troller, engesa, e etc.
Meu objetivo é deixar o CJ mais seguro e ágil em provas de regularidade. Comforto? Não é uma prioridade, visto que tenho outro carro de uso diário e que sofá, tenho em casa.
Enfim, se tivesse no mercado um kit plug-and-play que realmente fosse funcional, existisse de verdade, e que tivesse um preço honesto, já teria comprado, sem receio, mas estou vendo que, como a maioria, estamos à deriva.
Más, se não me engano, alguns estão esquecendo do sequinte:
Feixes de mola: chassis faz parte da suspensão, devendo possuir certa capacidade torção (por isso o uso de perfil tipo "U", simples, chapa dobrada);
Espiral: o chassis "NÃO" faz parte da suspensão, devendo possuir uma capacidade minima, ou NULA, de torção (por isso o uso de perfil tipo "[]", sem costura);
No caso de se adaptar uma suspensão com molas espiral em um chassis tipo "U", seria necessário tornar o mesmo tubular, visando o minimo de torção no mesmo. Isso aumentaria o peso do chassis em mais de 1/3 do peso inicial e, com isso, motor, cambio e tudo ligado a suspensão e direção deveriam ser revistos após a adaptação devido ao aumento de peso.
Realmente, de plug-and-play, não tem nada... hehehe...
Quanto a suspensão à ar, apesar de adaptação extremamente simples, não possui segurança para ser utilizada em ambiente off-road, principalmente em um veiculo leve e estreito, que não foi projetado para receber tal acessório, além de não ser possivel, ainda, regularizar as documentação do veículo pois o mesmo não irá possuir uma altura fixa.
O sistema original, de feixe de molas, é robusto e resistente, mais sempre deixou a desejar o quesito segurança, principalmente em curvas, além dos probleminhas de tendencia à rotação do eixo durante arrancadas e frenagens.
Pois é... como cada caso é um caso, vou aguardar alguem aparecer com um kit o mais funcional e com preço justo possível, de preferencia, que monte o mesmo que garanta a qualidade das peças produzidas. Se for aqui du Goiás, mió ainda!!!

...pensando em tirar as medidas e começar um modelo em CAD... :screwy:

Inácio, você tem razão em tornar o chassi tubular, mas quanto ao peso não irá mudar tanto assim, nos que faço fecho com chapa de 3 mm de espessura, e não chega a 20 kg de material, você tem que levar em conta que vai tirar os feixes e colocar links que mesmo junto as molas tem praticamente a metade do peso.

O uso de molas espirais, principalmente se associado a amortecedores de dupla ação tornam o jipe muito mais seguro e ágil além de torna-lo mais macio facilitando a transposição de obstáculos como erosões e terrenos acidentados em provas com média alta.
Se você participa de provas de regularidade com certeza seria a melhor opção.

Quanto a projetar uma suspensão, isso envolve muito conhecimento técnico e são necessários gabaritos para a construção dos links o que acaba tornando o molho mais caro que o peixe, se quer optar por um kit "home made" aconselho que use links prontos do Troller e projete os suportes.

Abraços

fabiano soriano
11/11/2013, 01:09
Desenterrando o tópico ainda fresco,,,rsrsrsrssrs

Gostaria de saber se alguém mais tem informações de novas adaptações de suspensão helicoidais em bands?

Outro dia vi rapidamente um relato (em outro tópico que não me lembro agora) que uma pessoa de uma cidade do interior de são Paulo, teria comprado uma band de lona com molas helicoidais, caso alguém encontre esse post, coloquem o link aqui para que possamos ver se ele pode tirar umas fotos, para vermos o trabalho de adaptação.

O DeMello estava com uma conversa muito adiantada com o Rodrigo de Caçapava/sp, agora não sei o resultado final. Se algum dos 2 pudessem nos brindar com os detalhes, seria de grande valia!!!

Abrass

Fabiano

Ramones
19/12/2013, 17:51
E aí DeMelo?

Já rolou a instalação da suspensão helicoidal? Já deu para ter alguma impressão?

Abraços,
Ramon

DeMelo
19/12/2013, 18:06
E aí DeMelo?

Já rolou a instalação da suspensão helicoidal? Já deu para ter alguma impressão?

Abraços,
Ramon

Então Ramones,

Comprei o Kit, mas como sou o primeiro, a elaboração demorou um pouco. Devo iniciar a instalação na próxima semana, massss, como é véspera de natal/ano novo, acho que vai ficar para o ano que vem. Mas de janeiro não passa!!! Estou ansioso pelo resultado (bom ou ruim :parede:), vou fazer, depois posto aqui as impressões!!!

guilhermeabreu
21/12/2013, 23:06
Então Ramones,

Comprei o Kit, mas como sou o primeiro, a elaboração demorou um pouco. Devo iniciar a instalação na próxima semana, massss, como é véspera de natal/ano novo, acho que vai ficar para o ano que vem. Mas de janeiro não passa!!! Estou ansioso pelo resultado (bom ou ruim :parede:), vou fazer, depois posto aqui as impressões!!!

DEMELO

Com certeza absoluta vc vai ficar muito satisfeito , o carro vai virar a coisa mais confortável do mundo .

Vc nem vai acreditar que é o mesmo carro .

hercilio.neto
22/12/2013, 17:20
DeMelo,
Tem muita gente só esperando o seu veredito.

bandoleiro
22/12/2013, 23:39
Assinando o tópico:pipoca:

DeMelo
23/12/2013, 10:01
DEMELO

Com certeza absoluta vc vai ficar muito satisfeito , o carro vai virar a coisa mais confortável do mundo .

Vc nem vai acreditar que é o mesmo carro .

Gulherme,

Espero que vc tenha razão, estou apostando uma "graninha" nisso!!! mas eu acredito que melhorará e muito o conforto, que é o que estou buscando na minha band estradeira.

DeMelo
23/12/2013, 10:04
DeMelo,
Tem muita gente só esperando o seu veredito.

Então Hercilio,

Com certeza tem muita gente aguardando, pois só aqui em goiânia já tem uns 5 querendo ver o resultado. O kit chega hj ou amanhã, mas... final de ano é complicado. Acho que fica para janeiro.
Postarei tudo aqui, com fotos e lista de peças.

elmestizo
31/01/2014, 13:49
news????????

DeMelo
31/01/2014, 15:10
news????????

Elmestizo,

O meca que vai instalar o kit resolveu mudar a oficina de lugar justamente em janeiro e até agora não terminou a tal mudança. Tô quase tomando ansiolítico para diminuir a ansiedade de quase 1 ano de espera!!!! kkkkkk
Posso adiantar que a qualidade do kit do Rodrigo é muito boa!!!! (postarei fotos no futuro)
Se a adaptação funcionar vai ser um sonho - Band-landau!!! kkk

DeMelo
06/03/2014, 11:44
Começa a transformação para a Band suspa helicoidal!!!!!!!!!!!
O kit do Rodrigo, conforme fotos abaixo, já fala tudo da qualidade!!!
Depois criarei um tópico lá no frota para detalhar melhor a transformação!!

hercilio.neto
06/03/2014, 22:02
Começa a transformação para a Band suspa helicoidal!!!!!!!!!!!
O kit do Rodrigo, conforme fotos abaixo, já fala tudo da qualidade!!!
Depois criarei um tópico lá no frota para detalhar melhor a transformação!!

Show de bola.
O kit do Odin parece ser muito bem feito. Bem caprichado.
Minha curiosidade é grande sobre a instalação (molas, soldas, etc), geometria (angulos de caster) e comportamento final.
Acho que terá a solução para o conforto.
Estamos aguardando o tópico da Band TrucuLENTA.

DeMelo
07/03/2014, 13:16
Show de bola.
O kit do Odin parece ser muito bem feito. Bem caprichado.
Minha curiosidade é grande sobre a instalação (molas, soldas, etc), geometria (angulos de caster) e comportamento final.
Acho que terá a solução para o conforto.
Estamos aguardando o tópico da Band TrucuLENTA.

Então Hercilio,

Minha preocupação maior é realmente com a geometria, principalmente o ângulo do caster. Também me preocupo com o alinhamento da barra panhard. Esses dois itens são bem delicados e fundamentais na instalação desse kit. Vamos ver como ficará.
Fiquei sabendo de algumas bands do Pantanal que instalaram um kit semelhante e o resultado na dianteira foi muito bom, mas na traseira balançava muito. Por essa razão optei pelos amortecedores ranchos, com o fim de conseguir um ajuste mais fino.
Considero também, se houver espaço, adaptar uma barra estabilizadora na traseira. Na dianteira já tenho.
É isso por enquanto.

elmestizo
07/03/2014, 13:28
Caster é moleza, mas precisa medir com cuidado!!!

DeMelo
07/03/2014, 13:51
Caster é moleza, mas precisa medir com cuidado!!!

Elmestizo,

Espero que vc esteja certo! o Meca tinha comentado que não era difícil fazer, mas precisava medir muito para não errar!!!

elmestizo
07/03/2014, 14:05
Demelo,

Se do jeito que está, estiver OK.

- Meça o atual
- Solde os suportes do chassi
- Pontei os suportes do eixo
- Instala as molas
- e meça com o peso do carro.

Refaça se necessário!!

Da medida atual, eu deixaria rotacionado um pouco pra cima... Se precisar levantar um pouco com calço ou trocando a mola no futuro, provavelmente não terá que alterar!!!

DeMelo
07/03/2014, 14:10
Demelo,

Se do jeito que está, estiver OK.

- Meça o atual
- Solde os suportes do chassi
- Pontei os suportes do eixo
- Instala as molas
- e meça com o peso do carro.

Refaça se necessário!!

Da medida atual, eu deixaria rotacionado um pouco pra cima... Se precisar levantar um pouco com calço ou trocando a mola no futuro, provavelmente não terá que alterar!!!

Valeu Elmestizo, vou passar essa dica para o meca!

guilhermeabreu
08/03/2014, 22:38
DEMELO

Tenho um ENGESA que tem a suspensão muito macia e confotável , MAS , cai na besteira de colocar molas maiores e mexeu com o CÁSTER e ficou uma bosta pra guiar , fiz a correção do CÁSTER mas a dirigibilidade nunca mais ficou a mesma .

Resumindo , CORRIGIR CÁSTER É MOLE , a dica : meça o CÁSTER de seu carro como esta hoje e procure colocar o mesmo GRAU do CÁSTER depois com as molas espirais .

A BARRA PANHARD deve ficar o mais horizontal possível , pois se ficar muito angulado provoca o efeito JUMP , ou seja qdo o carro passar por uma depressão no piso ele fica balaçando de lado .

Citei a BARRA PANHARD pq foi falado acima , mas para mim , suspensão 4 links é igual as da TOYOTA SW4 , na qual na traseira tem 4 barras , duas longitudinais e duas enviesadas para não deixar o eixo andar de lado , ja a supsensão com BARRAS PANHARD para mim são 3 links , com duas barras longitudinais e uma transversa ( a PANHARD )

DeMelo
09/03/2014, 10:18
DEMELO

Tenho um ENGESA que tem a suspensão muito macia e confotável , MAS , cai na besteira de colocar molas maiores e mexeu com o CÁSTER e ficou uma bosta pra guiar , fiz a correção do CÁSTER mas a dirigibilidade nunca mais ficou a mesma .

Resumindo , CORRIGIR CÁSTER É MOLE , a dica : meça o CÁSTER de seu carro como esta hoje e procure colocar o mesmo GRAU do CÁSTER depois com as molas espirais .

A BARRA PANHARD deve ficar o mais horizontal possível , pois se ficar muito angulado provoca o efeito JUMP , ou seja qdo o carro passar por uma depressão no piso ele fica balaçando de lado .

Citei a BARRA PANHARD pq foi falado acima , mas para mim , suspensão 4 links é igual as da TOYOTA SW4 , na qual na traseira tem 4 barras , duas longitudinais e duas enviesadas para não deixar o eixo andar de lado , ja a supsensão com BARRAS PANHARD para mim são 3 links , com duas barras longitudinais e uma transversa ( a PANHARD )

Guilhermeabreu,

Valeu pelas dicas! Meu objetivo é manter o caster original da band e a altura atual, pois está bem confortável para dirigir. Como não sou engenheiro e o meca também não, prefiro não inventar demais.
Concordo com vc sobre os 3 links. Apesar de estar postando aqui no tópico 4link, na verdade vou colocar dois ou três links, como queiram. A mesma suspa do engesa e troller, que já foi testada e aprovada.
Se tiver mais alguma observação sobre a suspa do engesa, fala aí, todo conhecimento é válido nessa hora.
abçs

James Nicodemos
09/03/2014, 20:38
Boa noite camaradas jipeiros do Brasil!

Bom estive lendo todos os relatos desse tópico e, resolvi contribuir com algumas informações que achei interessante; a primeira seria informar que o rodrigo esta no caminho certo, contudo, poderíamos abreviar essas modificações copilando o modelo de suspensão do land cruiser FJ70, copiei alguns endereços da net para servir de parâmetro para as adaptações necessárias a bandeirantes.

Assim, vocês poderão fazer uma visita no seguintes sites:

https://www.youtube.com/watch?v=aAz4BfkbHeo
https://www.youtube.com/watch?v=KWvMR7YBh-w&list=PLvPwBMk79rMoOnAjT9WpG-W6ZJZ7Y7N5Q

BJ73 - 1990 - "VITELA" (http://forumflc.clubeflc.com/index.php?topic=83.90)
LJ70 - 1989 - "Marco4x4" (http://forumflc.clubeflc.com/index.php?topic=423.0)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/91531-toyota-land-cruiser-hdj80-moranguinho-24.html

No caso, poderia se adotar o sistema de molas helicoidais na frente e fecho atrás, esse sistema foi adotado pela toyota no FJ-70, depois foi alterado para ultilizar também o sistema de molas helicoidais na traseira; acho que seriam boas mudanças.

Temos aoportunidade ver esse sistema adotado pela toyota no modelo HDFJ80, que por sinal no forum moranguinho tem um sistema desses.

Espero ter ajudado a galera nesse sentido, pois, já pensei em fazer essas modificações, porém, falta gente qualificada para fazer aqui na minha região.

DeMelo
10/03/2014, 08:43
Boa noite camaradas jipeiros do Brasil!

Bom estive lendo todos os relatos desse tópico e, resolvi contribuir com algumas informações que achei interessante; a primeira seria informar que o rodrigo esta no caminho certo, contudo, poderíamos abreviar essas modificações copilando o modelo de suspensão do land cruiser FJ70, copiei alguns endereços da net para servir de parâmetro para as adaptações necessárias a bandeirantes.

Assim, vocês poderão fazer uma visita no seguintes sites:

https://www.youtube.com/watch?v=aAz4BfkbHeo
https://www.youtube.com/watch?v=KWvMR7YBh-w&list=PLvPwBMk79rMoOnAjT9WpG-W6ZJZ7Y7N5Q

BJ73 - 1990 - "VITELA" (http://forumflc.clubeflc.com/index.php?topic=83.90)
LJ70 - 1989 - "Marco4x4" (http://forumflc.clubeflc.com/index.php?topic=423.0)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/91531-toyota-land-cruiser-hdj80-moranguinho-24.html

No caso, poderia se adotar o sistema de molas helicoidais na frente e fecho atrás, esse sistema foi adotado pela toyota no FJ-70, depois foi alterado para ultilizar também o sistema de molas helicoidais na traseira; acho que seriam boas mudanças.

Temos aoportunidade ver esse sistema adotado pela toyota no modelo HDFJ80, que por sinal no forum moranguinho tem um sistema desses.

Espero ter ajudado a galera nesse sentido, pois, já pensei em fazer essas modificações, porém, falta gente qualificada para fazer aqui na minha região.

Ajudou demais.
O bom dos vídeos foi ver que estamos fazendo justamente o que está aí. Sem invenções demais. Parece-me que a receita é conhecida: molas helicoidais e barra panhard.
Segue o projeto, então.

nirlei
10/03/2014, 09:24
Essa LC série 70, ai ai...
Sonho de consumo!!!

Abrass.

Rodrigo ODIN4X4
12/03/2014, 01:52
DEMELO

Primeiramente quero pedir desculpas por ter ficado longe do tópico, de alguma forma acabei cancelando o acompanhamento sem perceber.

Guilherme, no caso do Demello a barra panhard terá que ficar exatamente no mesmo angulo da barra de direção já existente, o sistema de direção original será mantido.
Quanto ao cáster, não tem segredo algum, será mantido o mesmo, não tem que rotacionar nada, basta o mecânico instalar um lado do Kit sem desmontar o feixe do lado oposto do eixo.
Caso queira alterar a altura da viatura, posicione o focinho do diferencial de modo a melhorar o angulo da cruzeta, feito isso deverá ser cortada a solda da ponta do eixo onde a "tubeira" é unida ao munhão com um tubo alojado dentro do outro.
O cáster será medido na tampa do rolamento do munhão, com o jipe totalmente nivelado você utilizando um goniômetro daqueles usados para calibrar facão de fusca deixará o cáster entre 3.5° e 5°, é imprescindível que os dois lados estejam com o mesmo angulo, a tolerância é de +ou- 1' ou seja se um lado estiver com 4° o outro pode estar com 3°,9' ou 4°,1'.

Quanto a suspensão 4 link, se você ler o tópico desde o inicio verá que ao decorrer das discussões foi concluído que era mais fácil "pegar algo pronto" e adequar a Band, um projeto 4 link envolve muitos cálculos e isso encarece muito o projeto, a suspensão 4 link pode ter sim a barra panhard assim como nos Jeep Cherokee, Wrangler, Dodge Ram, Niva entre outros.
A barra panhard ou Track bar não é contada como link, a suspensão dos Troller e Engesa são 2 link + panhard.

DeMelo
21/03/2014, 09:06
Aos interessados, criei este tópico lá no frota para detalhar melhor as alterações que fiz para instalar molas helicoidais, barra panhard e 2links:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/136392-band-suspa-mola-helicoidal-barra-panhard-2links.html#post2107419

James Nicodemos
26/03/2014, 22:42
olha esse projeto numa f-250 americana.
456573

Bulina2007
27/03/2014, 00:15
Concordo com vc!! ainda não decidi pagar os R$ 6.500,00, vou tentar algo mais barato, mas de toda forma, quero algo de qualidade, pois com suspensão não se brinca!! mas estou decidido a mudar a minha!!

Saindo um poudo do tópico!!!
Alguém poderia me dizer se aquela balançada que a band dá quando saimos do asfalto para o acostamento com aquele desnível já comum em todas as estradas brasileiras ou a súbita mudança de pista quando pegamos os trilhos feitos por caminhões no asfalto é consequência da ausência de direção com rolamentos ou ausência da barra estabilizadora ou as duas coisas???
Fui para a bahia e quase infartei com tantos sustos!!! ficava pensando que se tivessse que ir para o acostamento em uma emergência era melhor bater logo de frente, pois a opção de saída para o acostamento seria morte na certa, enquanto bater de frente existiria a possibilidade de sobrevivência, se fosse carro pequeno!!!! heheheh
Abçs

Aqui na cidade vizinha, Jacarezinho-PR, estão fazendo e usando muito essas suspensões helicoidais, o comentário é um só, macio na trilha, macio na estrada, inclusive mais estabilidade que na configuração original, pra confeccionar peça por peça(tornearia) dentro da oficina com R$1.000,00 de material ainda sobra troco!! comprando as peças em ferro velho fica perto dos R$3.000,00. Existem mais de um lugar que faz e mais de um modelo que fazem...quem fez está falando muito bem, quem não fez acha bonito, uns criticam a falta de originalidade, outros cobiçam...Pra eu que tenho as máquinas pra confeccionar e instalar a adaptação, creio que vou pagar pra ver, pois já tive Band pick-up e ficava cheio de hematomas quando saia off...Comprei um jeepão longo 84 e estou iniciando a reforma, se nada acontecer nesse ínterim, vai sair rodando com nova suspensão de dentro da oficina...

Bulina2007
27/03/2014, 00:31
De Melo,
Um amigo montou um kit semelhante ao seu, depois de pronto a Band dele não virava a roda quando rebocada (cambão), um outro cara que estava puxando uma mostrou pra ele o segredo, que era o nível do diferencial dianteiro...já esta pronta a sua? poste aqui as fotos e os comentarios com suas avaliações finais...abrç

Rodrigo ODIN4X4
27/03/2014, 00:40
De Melo,
Um amigo montou um kit semelhante ao seu, depois de pronto a Band dele não virava a roda quando rebocada (cambão), um outro cara que estava puxando uma mostrou pra ele o segredo, que era o nível do diferencial dianteiro...já esta pronta a sua? poste aqui as fotos e os comentarios com suas avaliações finais...abrç

Bulina é o cáster que ficou errado, quando rebocado no towbar ela vira e não volta, deve ter ficado com o cáster positivo ai as rodas não voltam ao centro, é muito comum esse erro, já corrigi caster de vários jeeps que fizeram spoa e um com suspensão de engesa

DeMelo
27/03/2014, 14:32
De Melo,

Bulina2007

Estou postando fotos e comentário da modificação nesse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...ml#post2107419 (BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/136392-band-suspa-mola-helicoidal-barra-panhard-2links.html#post2107419)

Acompanha por lá, qualquer dúvida entre em contato. Amanhã postarei mais fotos. A parte traseira já foi toda ponteada e os ajustas da dianteira já estão prontos. A previsão para rodar é final da semana que vem. Vamos ver ...

DeMelo
27/03/2014, 14:42
Bulina é o cáster que ficou errado, quando rebocado no towbar ela vira e não volta, deve ter ficado com o cáster positivo ai as rodas não voltam ao centro, é muito comum esse erro, já corrigi caster de vários jeeps que fizeram spoa e um com suspensão de engesa

Rodrigo,
Bom saber desse detalhe, caso ocorra na minha já terei um diagnóstico. O seu kit mola helicoidal, na parte traseira, se encaixou perfeitamente.

DeMelo
27/03/2014, 14:48
Aqui na cidade vizinha, Jacarezinho-PR, estão fazendo e usando muito essas suspensões helicoidais, o comentário é um só, macio na trilha, macio na estrada, inclusive mais estabilidade que na configuração original, pra confeccionar peça por peça(tornearia) dentro da oficina com R$1.000,00 de material ainda sobra troco!! comprando as peças em ferro velho fica perto dos R$3.000,00. Existem mais de um lugar que faz e mais de um modelo que fazem...quem fez está falando muito bem, quem não fez acha bonito, uns criticam a falta de originalidade, outros cobiçam...Pra eu que tenho as máquinas pra confeccionar e instalar a adaptação, creio que vou pagar pra ver, pois já tive Band pick-up e ficava cheio de hematomas quando saia off...Comprei um jeepão longo 84 e estou iniciando a reforma, se nada acontecer nesse ínterim, vai sair rodando com nova suspensão de dentro da oficina...

Rapaz, vc desenterrou um post meu de quase um ano atrás!!! Respondendo o meu próprio questionamento: as galhadas que a band dá, 80% é consequência do pino cônico original da direção, trocando por rolamentos melhora muuiiiiiito!! o restante se resolve com barra estabilizadora dianteira e amortecedor de direção.

Quanto a suspa, espero que dê certo. Agora, se vc pode confeccionar as peças, certamente sairá mais barato e é o ideal, pois vejo que muitos detalhes só podem ser vistos na montagem. Então, se vc estiver fazendo as peças e montando, poderá fazer pequenas alterações que fazem muita diferença no final.

Bulina2007
30/03/2014, 21:00
Estou iniciando a reforma da minha longa, e quebrando a cabeça pra acertar isso da melhor maneira possivel. As molas da f-1000 4x4 dão uma vantagem(altura) em relação as 4x2, balançam muito macias quando sem amortecedores na f-1000, será que nas band a proporção de peso fica semelhante? e com quais amortecedores trabalham macias? sem ficarem firmes demais, oque acarretaria dureza tbm...

DeMelo
30/03/2014, 22:22
Estou iniciando a reforma da minha longa, e quebrando a cabeça pra acertar isso da melhor maneira possivel. As molas da f-1000 4x4 dão uma vantagem(altura) em relação as 4x2, balançam muito macias quando sem amortecedores na f-1000, será que nas band a proporção de peso fica semelhante? e com quais amortecedores trabalham macias? sem ficarem firmes demais, oque acarretaria dureza tbm...

Bulina2007,

Posta lá no meu tópico que fica mais fácil responder e concentrar informações.

O GulhermeAbereu já deu umas dicas lá sobre molas. Inclusive já citou uma empresa que faz sob encomenda.

Vou tentar as molas do troller e, se vc olhar uma, verá que as dianteiras são mais estreitas que as traseiras. Já estou com o projeto da suspa dianteira em andamento e posso afirmar que o espaço será um problema. Então, não basta olhar a expessura das molas. É importante que se olhe também a questão do espaço. Sei que o diâmetro das molas do troller (frontais) servirão na band, então já temos uma referência. Agora não sei se a grossura do fio será adequada para equilibrar a equação peso/conforto. Testarei e depois posto lá no tópico que abri.
abçs

Kalasas
25/06/2015, 13:00
Não sei se ajuda:
https://www.youtube.com/watch?v=bME08UU4Chc

Kalasas
25/06/2015, 13:02
Mais um:

https://www.youtube.com/watch?v=UDgpmLMtL0Y

Kalasas
25/06/2015, 14:04
Só estou querendo ajudar:

https://www.youtube.com/watch?v=ZLdhpT2OM-w

EvandroSTM
25/06/2015, 14:09
O primeiro video eu concordo,apesar de preferir braços angulados sem barra transversal, mas no segundo video quem impedirá o giro do diferencial? Não façam isso em casa.

Kalasas
25/06/2015, 14:19
Este é sobre axle wrap. Desculpas se estou atrapalhando. É que sou leigo mas tenho pleno interesse no assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=0qfrxsm3iJg

Kalasas
25/06/2015, 14:22
https://www.youtube.com/watch?v=b0Ot6YYcazM

Kalasas
25/06/2015, 14:29
https://www.youtube.com/watch?v=Wpd3Q8p61cE

https://www.youtube.com/watch?v=W-Q72DxX74I

https://www.youtube.com/watch?v=Jd0Eai_rgAk

Kalasas
25/06/2015, 15:11
Apenas para expressar o espírito americano do make yourself.

https://www.youtube.com/watch?v=FHvaCAOzF_w

Estou pensando em recorrer à um curso de engenharia mecânica de alguma universidade e financiar um projeto para resolvermos tal problema. Caramba que dilema.

Kalasas
25/06/2015, 15:12
https://www.youtube.com/watch?v=IuZvP_cYDAE

Kalasas
25/06/2015, 15:17
https://www.youtube.com/watch?v=Ef6lTenmPUo

Acho que SPOA com uma ladder bar mais a bolsa de ar resolveria não? Mais uma vez peço desculpas se estou falando bobagens. Sou completamente leigo no assunto.

hercilio.neto
25/06/2015, 18:05
Kalasas,
A adoção de SPOA requer algum dispositivo anti-wrap. Mas as bolsas podem ser instaladas diretamente no lugar dos batentes, sem SPOA.
Ainda assim, o custo é bem elevado. Só as bolsas e flanges custam R$ 3.500,00 e a confecção dos suportes e a instalação, mais uns R$ 1.000,00. Isso para encher as bolsas no posto. Se colocar um compressor, a conta sobe para uns R$ 6.000,00.
Se quiser retirar lâminas para melhorar o conforto, vai precisar de uma ladder-bar. Enfim, a coisa toda pode chegar fácil nos R$ 8 mil.
Com certeza melhora o conforto e a estabilidade no uso urbano, mas ficará prejudicado uso off road.

Kalasas
25/06/2015, 18:23
Kalasas,
A adoção de SPOA requer algum dispositivo anti-wrap. Mas as bolsas podem ser instaladas diretamente no lugar dos batentes, sem SPOA.
Ainda assim, o custo é bem elevado. Só as bolsas e flanges custam R$ 3.500,00 e a confecção dos suportes e a instalação, mais uns R$ 1.000,00. Isso para encher as bolsas no posto. Se colocar um compressor, a conta sobe para uns R$ 6.000,00.
Se quiser retirar lâminas para melhorar o conforto, vai precisar de uma ladder-bar. Enfim, a coisa toda pode chegar fácil nos R$ 8 mil.
Com certeza melhora o conforto e a estabilidade no uso urbano, mas ficará prejudicado uso off road.

Poxa Hercílio, vc sempre bem solícito e muito didático. Não tinha idéia do elevado custo. E vi que temos uma solução efetiva e relativamente mais em conta com o kit do rodrigo pela odin4x4. Já falei com ele e irei encomendar uma. Estou reformando minha band. Qualquer dúvida posso recorrer aos seus conhecimentos?

Kalasas
25/06/2015, 18:36
Parei para fazer funilaria e resolvi fazer um up grade (já q!!!!). Me empolguei e fiz umas comprinhas, segue lista:

- Kit Direção Hidraulica para adaptar em Toyota Bandeirante- Jogo com 4 Rodas Tuff Wheel 17x8, 6 Furos de 139,7 para Troller, L-200 / Triton, Hilux, Toyota Bandeirante (extravagância-impulso consumista!!!)
- Snorkel para Toyota Bandeirante - Completo - Lado Esquerdo - Excel
- Kit Flutuante Traseiro Para Toyota Bandeirante completo
Alargador / Espaçador de Roda 4cm 6 furos para Troller, Toyota, MitsubishiAmortecedor Rancho Profissional (USA) p/ Toyota Bandeirante, Jeep Willys / Rural e F-75 (dianteira) - Valor UnitárioJogo de calços de Carroceria Top Kits 2 polegadas Silencioso p/ Willys, Jipe Toyota CurtoKit de freio a Disco Original Toyota Bandeirante Moderna (1983 em diante) - Traseiro ou DianteiroFarol de Milha 17cm de Led / Work Lamp - c/ 8 leds Potentes (o mais forte da categoria) Alcance 200 metros Armação em aço (Par)
E UFA! já tô namorando o kit da suspa helicoidal. E faltam Pneus que tô na dúvida se coloco 35" ou 37". A dúvida é se alongo a relação ou coloco turbina. Eita atravessei o post mas foi apenas para pedir ajuda.

hercilio.neto
25/06/2015, 23:36
Kalasas,
O Toyota Bandeirante, como todo jipe, é um Lego infinito.
A diferença é que no caso do Bandeirante, é possível atualizar com peças dos modelos mais novos.
Recomendo planejar (ou seria sonhar?) tudo o que se pretende fazer antes de começar a mexer.
Por mais que pareça ter espaço no cofre do motor, se não for bem planejado, depois não cabe tudo.
Amortecedores Rancho são ótimos, foi uma boa compra.
A direção hidráulica é o modelo original? Caso seja, procure instalar após a colocação dos calços de 2", porque será necessário alterar a inclinação da caixa para reposicionar a coluna no caixote.
Se o modelo da direção não for original (caixa posicionada no lugar do pino central), verifique os upgrades que pretende para o lugar que será ocupado pela barra.
Freio a disco é primordial. Comprou original, então mandou bem.
Você já tem os pneus aro 17? Pergunto isso porque as melhores opções de pneus (custo x benefício) são para aros de 15" ou 16"

Abra um tópico da sua viatura na seção http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/ com bastante fotos, he he
A galera adora acompanhar e servirá para registrar os passos da reforma.

Um abraço

Fband
26/06/2015, 13:45
Quem pode, pode! Parabéns pela empreitada, posta fotos da bandeirante!!

Abs

DeMelo
26/06/2015, 14:09
Parei para fazer funilaria e resolvi fazer um up grade (já q!!!!). Me empolguei e fiz umas comprinhas, segue lista:

- Kit Direção Hidraulica para adaptar em Toyota Bandeirante

- Jogo com 4 Rodas Tuff Wheel 17x8, 6 Furos de 139,7 para Troller, L-200 / Triton, Hilux, Toyota Bandeirante (extravagância-impulso consumista!!!)
- Snorkel para Toyota Bandeirante - Completo - Lado Esquerdo - Excel
- Kit Flutuante Traseiro Para Toyota Bandeirante completo
Alargador / Espaçador de Roda 4cm 6 furos para Troller, Toyota, Mitsubishi

Amortecedor Rancho Profissional (USA) p/ Toyota Bandeirante, Jeep Willys / Rural e F-75 (dianteira) - Valor Unitário

Jogo de calços de Carroceria Top Kits 2 polegadas Silencioso p/ Willys, Jipe Toyota Curto

Kit de freio a Disco Original Toyota Bandeirante Moderna (1983 em diante) - Traseiro ou Dianteiro

Farol de Milha 17cm de Led / Work Lamp - c/ 8 leds Potentes (o mais forte da categoria) Alcance 200 metros Armação em aço (Par)

E UFA! já tô namorando o kit da suspa helicoidal. E faltam Pneus que tô na dúvida se coloco 35" ou 37". A dúvida é se alongo a relação ou coloco turbina. Eita atravessei o post mas foi apenas para pedir ajuda.

Rapaz,
Band é um lego infinito e para quem tem disposi$$$ão, os gastos também são infinitos!! Sempre há algo para fazer!!! mas o lado bom é que pode ser um processo prazeroso, se vc tiver um meca de confiança!
Boa sorte na empreitada.

DeMelo
26/06/2015, 14:12
Rapaz,
Band é um lego infinito e para quem tem disposi$$$ão, os gastos também são infinitos!! Sempre há algo para fazer!!! mas o lado bom é que pode ser um processo prazeroso, se vc tiver um meca de confiança!
Boa sorte na empreitada.

Agora que fui ver que vc está pensando no kit da suspa helicoidal. Se for fazer, procure pelo meu tópico, pois acho que sou o único por aqui que encarou a empreitada e postou!! Prepare-se para 10k de gastos!!
abçs

Kalasas
26/06/2015, 14:29
Ok Hercílio, vou preparar as fotos e abrir um tópico. É fband, parei para desmontar e os duendes me atentaram. Ressalvo que não tenho outro carro somente o de minha esposa um corolla. A band estava à venda mas na hora de comprar um carro novo recuei pelo preços abusivos para verdadeiras carroças (estou falando dos carros populares). Os de luxo e 4x4 nem se falam quanto aos preços. Preferi ficar com minha band e arrumá-la para uso diário e eventuais passeios off road. Por isso o conforto é acabamento interno será primordial. O dindin para a comprar do carro novo vou investir na band. Preciso apenas equacionar o custo benefício bem como racionalizar os gastos. Mas já comecei exagerando rsrsrsrs pois o jgo de rodas foi um verdadeiro exagero (consumo impulsivo!) Mas precisamos tratar melhor nossas bands para valorizá-las. Os gringos fazem isso e ficamos aqui babando. Se bem que lá é bem fácil e acessível fazer. A roda é desse modelo:505736
E a cor será essa:
505738

Kalasas
26/06/2015, 14:35
Oi Melo, já vi teu post e entrei em contato com o rodrigo. já estou para encomendar o kit, Mas gostaria de trocar informações contigo. Por quê 10kk? O kit custa 4k sem molas certo? e o resto? Vc pode passar teu email ou fone para nos falarmos melhor? Pois tenho dúvidas se estes rancho vão casar bem com as molas do troller. Aliás tem outras molas melhores? Mais bem dimensionadas para uma band?

Kalasas
26/06/2015, 15:39
Pessoal, abri um tópico somente para trocar figurinhas sobre minha empreitada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/150543-band-90-curta-capota-rigida-mais-uma-na-reforma.html#post2290866

Hercílio, DeMelo, Guiga, aguardo vcs lá. A experiência de vcs será imprescindível. Desde já fico agradecido pela colaboração de todos.

DeMelo
26/06/2015, 17:14
Oi Melo, já vi teu post e entrei em contato com o rodrigo. já estou para encomendar o kit, Mas gostaria de trocar informações contigo. Por quê 10kk? O kit custa 4k sem molas certo? e o resto? Vc pode passar teu email ou fone para nos falarmos melhor? Pois tenho dúvidas se estes rancho vão casar bem com as molas do troller. Aliás tem outras molas melhores? Mais bem dimensionadas para uma band?

Bão...

4k o kit
3 a 4k mão de obra - cuidado com mão de obra muito barata, pois se fizerem mal feito, o carro não vai andar;
800 molas;
2,5k amortecedores - Recomendo que compre offshox personalizados para que a suspa funcione bem, isto é, precisam ser mais rígidos que os ranchos;
Mais alguns trocados para as barras estabiizadoras - na traseira cabe certinha a barra dianteira da F250. As fotos estão no meu tópico.
Se der, contrate também o Rodrigo para instalar o kit. Ele já fez o serviço e conhece bem as nuances.
boa sorte.

DeMelo
26/06/2015, 17:15
Ok Hercílio, vou preparar as fotos e abrir um tópico. É fband, parei para desmontar e os duendes me atentaram. Ressalvo que não tenho outro carro somente o de minha esposa um corolla. A band estava à venda mas na hora de comprar um carro novo recuei pelo preços abusivos para verdadeiras carroças (estou falando dos carros populares). Os de luxo e 4x4 nem se falam quanto aos preços. Preferi ficar com minha band e arrumá-la para uso diário e eventuais passeios off road. Por isso o conforto é acabamento interno será primordial. O dindin para a comprar do carro novo vou investir na band. Preciso apenas equacionar o custo benefício bem como racionalizar os gastos. Mas já comecei exagerando rsrsrsrs pois o jgo de rodas foi um verdadeiro exagero (consumo impulsivo!) Mas precisamos tratar melhor nossas bands para valorizá-las. Os gringos fazem isso e ficamos aqui babando. Se bem que lá é bem fácil e acessível fazer. A roda é desse modelo:505736
E a cor será essa:
505738

Se vc for tentar fazer algo assim aqui no brasil, vai gastar fácil 100k ou mais!! A realidade lá é outra!!

PP5GAS
12/07/2015, 14:30
Fotografei a Band na Trilha da Polenta.
506980
Suspensão com mola helicoidal

foculo
10/08/2015, 09:20
Ola pessoal,
tenho uma pickup CD toda em aco com suspensao original.. a band so roda com peso (10 pessoas) estrada com buracos e em trilhas de areia acidentada... gostaria de saber a possibilidade de instalar esta suspensao somente na dianteira... alguem ja fez esta adaptacao? Melhoraria muito o OCnforto para os passageiros da cabine? O custo x beneficio (conforto) valeria a pena ou melhor instalar uns ranchos? uso os cofap 12311 no momento e chegou a hora de trocar.
Ja tenho bancos do astra, melhorou muito. mais ainda pula muito a dianteira do carro...
Agradeco desde ja, agradeco a ajuda e a opiniao de todos..

hercilio.neto
10/08/2015, 10:13
Ola pessoal,
tenho uma pickup CD toda em aco com suspensao original.. a band so roda com peso (10 pessoas) estrada com buracos e em trilhas de areia acidentada... gostaria de saber a possibilidade de instalar esta suspensao somente na dianteira... alguem ja fez esta adaptacao? Melhoraria muito o OCnforto para os passageiros da cabine? O custo x beneficio (conforto) valeria a pena ou melhor instalar uns ranchos? uso os cofap 12311 no momento e chegou a hora de trocar.
Ja tenho bancos do astra, melhorou muito. mais ainda pula muito a dianteira do carro...
Agradeco desde ja, agradeco a ajuda e a opiniao de todos..
Prezado,
Suponho que você utilize a Band profissionalmente para transportes de pessoas.
Sendo assim, tem que analisar os prós e os contras.
No transporte de pessoas, o máximo de segurança e um mínimo de conforto são fundamentais.
Se optar pelas molas helicoidais, pela segurança, você deve procurar alguém experiente para instalar e um kit já testado e consagrado. Acho que dificilmente encontre a calibragem já testada para uma Band CD para lotação de quase mil quilos.
Antes, porém, sugiro tentar o acerto da suspensão com amortecedores e fitas nos feixes, já vai melhorar muito.
Se optar mesmo pela suspensão com molas helicoidais, o melhor é adotar nos dois eixos ou o conforto ficará comprometido, principalmente pra quem vai na caçamba. Aliás, a complicação está toda no eixo dianteiro, no eixo traseiro a adaptação é muito mais simples.
Caso os acertos não lhe agradem, a outra opção seria uma Defender 110, que já vem calibrada para 9 pessoas.

Caiogaucho
08/10/2015, 19:58
Hercilio, estou interessado numa Band (até agora só a vi por fotos e videos). Mas chamou-me a atenção a suspensão dela. É com meio feixe de molas e molas helicoidais (parece ser do opala). Está com pneus 35. Estou postando algumas fotos pra vc e os demais analisarem e dizer-me o que acham.

Sergio c
09/10/2015, 11:00
Caio, que ano é essa band??? parece bonita, mas tens que analisar bem a suspensão, pois as lâminas de molas foram cortadas e só servem para segurar o eixo, "jeito mais fácil e mais barato de não colocar aquelas barras tipo as do Troller".
Outra coisa que tem que analisar bem nesse tipo de suspensão é a barra que vai presa no chassi e prende o eixo para ele não jogar lateralmente, pois se o suporte do chassi e do eixo quebrar em uma curva, o eixo vai jogar para o lado contrário da curva e é acidente na certa.
Já tive um Suzuki Samurai que a traseira tinha essa suspensão, e em uma trilha, quebrou o pino que segurava a barra no eixo. Não aconteceu nada de mais grave, amarrei a barra na outra ponta do chassi p ela não descer arrastar no chão e fui saindo da trilha, só raspando os pneus na caixa de rodas, hora de um lado, hora de outro.

elmestizo
09/10/2015, 11:12
Meu deus... cuidado com essa band.. isso é um crime!!!

Fband
09/10/2015, 11:15
Nesse sistema falta uma barra anti axle wrap. O feixe de mola deixa o sistema muito frágil quando transmitido muito torque às rodas. Principalmente com pneus grandes.

Asb

elmestizo
09/10/2015, 11:21
Num sistema 100% feixe de molas existe mola e contra mola para que se uma quebrar a outra segurar. Imagine nisso ai...

Sergio c
09/10/2015, 12:05
Concordo contigo Fband, tinha esquecido de mencionar isso, com pneus grandes e um motor forte a chance do eixo girar é bastante grande.

hercilio.neto
09/10/2015, 20:40
:discordo::discordo::discordo:
Muito Frágil.
A mola cortada não pode ser usada como barra, a resistência mecânica da lâmina foi calculada para outro tipo de esforço.
Loucura não ter barra panhard. Duvido que seja estável.
Gente, com suspensão, direção e freio não se brinca.

Caiogaucho
09/10/2015, 21:51
:discordo::discordo::discordo:
Muito Frágil.
A mola cortada não pode ser usada como barra, a resistência mecânica da lâmina foi calculada para outro tipo de esforço.
Loucura não ter barra panhard. Duvido que seja estável.
Gente, com suspensão, direção e freio não se brinca.

Pois é Hercilio. Ainda não a vi ao vivo. Achei que, ou tem akgo mais que não aparece nas fotos, ou realmente foi feito sem um estudo técnico. Também não sei se houve alguma validação pelo inmetro.

T.Azevedo
14/08/2016, 23:09
Ainda tem a viatura? Como está o comportamento tem gostado?