PDA

Ver Versão Completa : Eixo carda raspando no motor de arranque ...

valmor
18/09/2005, 19:48
Notei o seguinte problema:

O eixo cardã esta raspando no motor de arranque , chegando até a desgartar um parte dele...

O que faço pra evitar isto ???

Motor opala 4cc , pneus fate 750X16 .........

leopoldo
18/09/2005, 20:10
Valmor.

Esse seu cardan é original do jeep ???

Se não for, o diâmetro do tubo pode ser exagerado e portanto pegar em algum lugar.

Se o cardan é o original, a sua suspensão pode estar com curso fora do normal, faltando os batentes de suspensão

Se a sua suspensão está com os batentes normais, pode ser problema de instalação do motor - coxins, posicionamento, etc....

E isso seria algo esperado pois o seu jeep é adaptado.

Nesse caso, deve-se estudar o que pode ser feito.

valmor
18/09/2005, 20:37
Tudo bem Leopoldo ?
Comprei o jeep , meu primeiro alias , ha pouco mais de 2 meses...
Não sei dizer se o cardan é original pois ja veio no carro... parece ser novo ...
Vc sabe me dizer o diametro de um cardan original ?

Por onde vc acha melhor eu começar a investigar ?

Muito obrigado

[]´s

Valmor

Pedro Freitas
18/09/2005, 20:43
Começa conferindo os calços do motor se estão corretos para esse tipo de mecânica, o motor deve estar mto baixo ou inclinado demais. :|
Por acaso ele está com a frente mais alta?
Olha se possui a borracha de apoio da redução.
Alguma outra solução pessoal? tentei ajudar o máximo :roll:
Abraços.

valmor
18/09/2005, 20:51
Começa conferindo os calços do motor se estão corretos para esse tipo de mecânica, o motor deve estar mto baixo ou inclinado demais. :|
Por acaso ele está com a frente mais alta?
Olha se possui a borracha de apoio da redução.
Alguma outra solução pessoal? tentei ajudar o máximo :roll:
Abraços.

Vou conferir !
Muito obrigado p/ ajuda
[]´s
Valmor

Alessandro Henrique
19/09/2005, 05:38
Vc sabe me dizer o diametro de um cardan original ?

tubo 50,8 x 2,4

Sds.

Mario Liberato
19/09/2005, 12:36
Valmor.

É so levar o cardan original no torneiro e pedir para colocar um tubo com menor diâmetro.
O meu estava com este mesmo prob. e resolvi desta maneira. É que o arranque do motor de opala e baixo mesmo.

valmor
19/09/2005, 19:05
Valmor.

É so levar o cardan original no torneiro e pedir para colocar um tubo com menor diâmetro.
O meu estava com este mesmo prob. e resolvi desta maneira. É que o arranque do motor de opala e baixo mesmo.

Obrigado Mario.
Me explique melhor como fazer isto.
Meu cardan parece nao ser original ....ou é ?

[]s
Valmor

leopoldo
19/09/2005, 21:09
Pelo PN 6031 que aparece na foto, deve ser original.

Confira:

http://www.albarus.com.br/catalogosdana.asp?consulta=ok&consultaveiculo=ok&area=5&subsecao=14&tipo=&catalogo=5&montadora=FORD&veiculo=Jeep&componente=Cardan%20Completo

valmor
19/09/2005, 22:53
Pelo PN 6031 que aparece na foto, deve ser original.

Confira:

http://www.albarus.com.br/catalogosdana.asp?consulta=ok&consultaveiculo=ok&area=5&subsecao=14&tipo=&catalogo=5&montadora=FORD&veiculo=Jeep&componente=Cardan%20Completo

Muito Obrigado , Leopoldo.

Então pela seguencia vou verificar os batentes da suspensão.

Uma duvida:
Se for o caso , posso dimensionar estes batentes de susp. ( "fabricar" uns maiores , fora de padrao ) de modo que limite o curso do feixe de mola "protegendo" o motor do eixo cardan ????

Os coxins de motor estão em bom estado e parecem que foram trocados recentemente.

[]´s

Valmor

leopoldo
19/09/2005, 22:59
.... posso dimensionar estes batentes de susp. ( "fabricar" uns maiores , fora de padrao ) de modo que limite o curso do feixe de mola "protegendo" o motor do eixo cardan ????

Sim, porém tenha em mente que o curso da suspensão ficará pouco menor. (custo menor)

Um outra opção seria colocar um jumelo só um pouco maior. Mas aí teria de ser nos 2 eixos, haveria possibilidade de necessitar as cunhas, etc....etc.... etc....(custo maior)

valmor
19/09/2005, 23:01
.... posso dimensionar estes batentes de susp. ( "fabricar" uns maiores , fora de padrao ) de modo que limite o curso do feixe de mola "protegendo" o motor do eixo cardan ????

Sim, porém tenha em mente que o curso da suspensão ficará pouco menor. (custo menor)

Um outra opção seria colocar um jumelo só um pouco maior. Mas aí teria de ser nos 2 eixos, haveria possibilidade de necessitar as cunhas, etc....etc.... etc....(custo maior)

Ok , obrigado.

Mario Liberato
20/09/2005, 09:37
Valmor.

Veja como ficará o cardan com o diâmetro do tubo reduzida.

Alessandro Henrique
20/09/2005, 09:49
Mario Liberato,
Esta modificacao ai esta exagerada. Nao esqueca que o tubo que esta la possui a sua finalidade.

Sds.

leopoldo
20/09/2005, 10:02
Alessandro, bom dia, ou melhor..... boa tarde para você.

O jeep 42-58 tinha esse tipo de cardan.

e mesmo hoje em dia ainda existe para aplicações onde não há muito espaço.

veja no catálogo da advance adapters.

Alessandro Henrique
20/09/2005, 10:20
Bom dia Leopoldo,
Efetuei o comentario de modo a salientar que nao se pode simplemente sair modificando e achar que nao havera algum tipo de inconveniente. Do jeito que a figura ilustra, a impressao que se tem e que nao ha tubo e sim uma barra. Ok, da para usar barra. Em alguns casos e utilizada uma barra trefilada, soldada e posteriormente usinada, dando a impressao de ser uma barra rigida.
O carda eh um dos fusiveis do sistema e normalmente quando modificado sem criterio e uma das fontes de vibracoes.
Realmente, cada caso eh um caso e acredito que neste em particular com o motor GM 151, possa se utilizar deste artificio.

Um abraco,

leopoldo
20/09/2005, 10:25
Exatamente.

Ele perde principalmente a capacidade de transferir maior torque.

Só estou curioso em saber se é uma barra ou um tubo.

billj
20/09/2005, 10:39
barra...........

Carros de fábrica utilizem tubos para ter capacidade de torque adequada e ao mesmo tempo, peso minimizado desta massa rotativa. Se a questão fosse apenas torque, se faria de barra sempre, igual um semi-eixo..........

valmor
20/09/2005, 12:58
Resumindo :
O tubo ( se é que eu ententi , é um tubo que reveste o eixo..) pode ser retirado ???
Qual a função deste tubo então ???

[]´s

Valmor

Alessandro Henrique
20/09/2005, 13:23
Se a questão fosse apenas torque, se faria de barra sempre, igual um semi-eixo..........
A questao e o torque e a melhor forma de transmiti-lo e, de preferencia a um baixo custo de fabricacao.
Saliento que nem todo semi-eixo eh uma barra, existem muitos tubulares, barras trefiladas, trepanados e atualmente, eixos martelados. Sendo que estes, sao tipicamente encontrados em veiculos de suspensao independente e em esportivos de luxo.
Cada caso eh um caso.

Sds.

Alessandro Henrique
20/09/2005, 13:28
Resumindo :
O tubo ( se é que eu ententi , é um tubo que reveste o eixo..) pode ser retirado ???
Qual a função deste tubo então ???

[]´s

Valmor

O carda pode ser confeccionado com tubo ou barra.

Sds.

Marcos ET
25/09/2005, 20:45
Valmor, o tubo NAO reveste nada... existe a barra que vai somente até o tubo, daquele ponto pra frente, esta barra é soldada no tubo e vai até o suporte da cruzeta junto ao diferencial entendeu? oq o pessoal tá falando é trocar este tubo por um mais fino.... ou por uma barra...... aki mudamos um cardan dianteiro aumentando a barra até a metade do cardan.. o resto ficou o tubo mesmo, pois já estava tao a frente que nao traria mais problemas....

tive o mesmo problema com o cardan do meu CJ3A, pra resolver isso, eu raspei aquela "orelha" que tem no motor de arranque, e levantei a suspensao, depois da "levantada" nao tive mais nenhum problema.... o pessoal fala pra levantar o motor, mas nao dá pra levantar muito, pois o cambio começa a bater na lata (se vc estiver usando calço de carroceria original, daqueles baixin) e/ou o cabeçote fica mto perto da parede corta fogo.... eu preferi manter o motor na posição horizontal, há quem coloque ele levemente "olhando pra cima"... veja se as molas do teu jeep nao estao cansadas... pode ser que trocando elas e o jeep voltando a posição normal, este problema acabe (claro, nao esqueça dos batentes)

falow? grande abraço!

blza?

valmor
25/09/2005, 21:05
Dei uma examinada e constatei : NAO ha batentes de mola na dianteira !!!!
Vou compra-los nesta semana e torcer para o problema ser somente este...
Quanto ao eixo cardan :
Posso substituir o tubo então por uma barra de aço ???
Dai no caso posso cortar os "terminais" ( nao sei o nome das peças das pontas do eixo ...) e solda-los numa barra de aço ????
Qual a expessura da barra e qual tipo de aço devo usar ????

[]´s e obrigado pelas respostas !!!

Valmor

Tatão
26/09/2005, 08:38
nao sei o nome das peças das pontas do eixo

chamam cruzetas

esse assunto esta sendo discutido no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13036 ,
e sem querer chover no molhado :D , lá ja se falou de se usar uma flange entre motor e a caixa seca para o motor ficar mais pra frente ( o que facilita inclusive a adaptação do radiador)
e assim o cardã fica longe do motor de arranque

falow

valmor
15/11/2005, 20:23
Dei uma examinada e constatei : NAO ha batentes de mola na dianteira !!!!
Vou compra-los nesta semana e torcer para o problema ser somente este...
Quanto ao eixo cardan :
Dai no caso posso cortar os "terminais" ( nao sei o nome das peças das pontas do eixo ...) e solda-los numa barra de aço ????

Instalei os batentes ..mas o problema persiste ....
Posso substituir o tubo do carda por uma barra de aço ???

[]´s

Valmor

Marcos ET
16/11/2005, 01:27

Instalei os batentes ..mas o problema persiste ....

[]´s

Valmor

Olá Valmor, blza dnovo?

Uma "barra de aço" nao seria bem o termo (genérico dmais)..... procura um SEMI-EIXO que é melhor.... manda soldar ele no lugar do tubo... pode ser q de certo..... (depende do soldador)

Olha só... isso aconteceu com meu jeep... mas eu resolvi o problema assim:

1. Retirei o motor de arranque e cortei fora aqulea "orelha" que ele tem (e que é exatamente oq bate no cardan)
2. Aumentei os calços do motor (uns 2cm), pois ele estava um pouco "para baixo"
3. Vi que minha suspensao tava "arriada", suspendi o jeep com jumelos maiores e molas novas.

pronto, depois disso nao bate mais, ficou um espaço muito bom! pude verificar que isso acontece com jeeps em que a capa-seca do opala é adaptada ao cambio direto, sem um espaçador... dai o cardan fica muito perto do motor......

espero ter ajudado novamente!
acho que se vc trocar os jumelos e cortar fora aquela orelha, já resolve!

valmor
16/11/2005, 20:54
[/quote]
1. Retirei o motor de arranque e cortei fora aqulea "orelha" que ele tem (e que é exatamente oq bate no cardan)
[/quote]

Vc esta bom Marcos ??
Verifique , por favor , a foto do motor de arranque c/ a parte que esta raspando.
Só nao entendi onde é que pose ser cortado ...

[]´s
e muito obrigado

Marcos ET
17/11/2005, 02:36
Fala Valmor, blza?

Cara, olhando novamente meu motor de arranque, lembrei que ele é dos 6cilindros (embora meu motor seja 4 cilindros)

a "orelha" que cortei fora é a da esquerda na foto, mas meu motor de arranque nao tem aquele parafuso do outro lado..... foi mal, meu motor de arranque é diferente do seu...

veja oq aquele parafuso está segurando... se ele for só um contato elétrico... quem sabe nao vale a pena cortar ele fora? :pensativo:

Gomes Neto
17/11/2005, 09:56
Faaala galera!!!

Sofro do mesmo caso, quero dizer, sofrerei, porque o motor ainda naum tá no jipe.
O câmbio a ser utilizado no meu caso é o da F-1000 4m (260-f), se eu utilizar uma caixa seca q tenha o posicionamento do motor de arranque mais no alto não funcionaria??
A caixa da D-10 me parece q é assim, porém acopla no motor mas naum no câmbio :pensativo: .
Alguém tem alguma idéia???
"Spoa" é outra solução :mrgreen:

valmor
17/11/2005, 18:13
Fala Valmor, blza?

Cara, olhando novamente meu motor de arranque, lembrei que ele é dos 6cilindros (embora meu motor seja 4 cilindros)

a "orelha" que cortei fora é a da esquerda na foto, mas meu motor de arranque nao tem aquele parafuso do outro lado..... foi mal, meu motor de arranque é diferente do seu...

veja oq aquele parafuso está segurando... se ele for só um contato elétrico... quem sabe nao vale a pena cortar ele fora? :pensativo:

É isto mesmo...Não da pra cortar não , pois como vc verificou este parafuso ( ou o que sobrou dele... ) une estas 2 partes do motor de arranque...
Talves a troca por um carda mais estreito funcione...mas estou certo que alguem que teve o mesmo problema vai dar uma luz ! :pensativo:

De qualquer forma , obrigado .

Marcos ET
20/11/2005, 03:51
É isto mesmo...Não da pra cortar não , pois como vc verificou este parafuso ( ou o que sobrou dele... ) une estas 2 partes do motor de arranque...

valmor, dá uma olhada no meu motor de arranque... veja a diferença....
tou usando a capa seca do opala e motor de aranque do 6cil.

valmor
02/01/2006, 19:05
alguma vantagem ( ou incoveniente..) em usar jumelos maiores pra levantar mais a carroceria e consequentemente afastar o eixo carda do motor de arranque ????

Dias
02/01/2006, 19:32
Fala Valmor !! O q poderia te ajudar seria trocar os coxins da carroceria originais pelos coxins do motor de opala. . . levanta um pouco além do jeep ficar bem mais macio . . . quero ver se subo essa semana e passo aí, ok ??

[ ]´s
Dias

valmor
02/01/2006, 19:52
Valeu , Dias !
Avisa qdo vier !

[]´s

Valmor

Dirço
02/01/2006, 20:12
Valmor!

Já vi vários tubos de cardans, torcidos. Nunca vi e acho que verei é uma barra de cardan, torcida. Quando acontece de torcer um tubo, é porque foi um tranco fudido. Se acontecer desse tranco com a barra; com certeza alguma coisa mais, vai pro espaco....... ou pro barro.

Se puder afastar de qualquer outra forma, acredito que seja melhor.

Boa sorte!

valmor
08/01/2006, 18:01
alguma vantagem ( ou incoveniente..) em usar jumelos maiores pra levantar mais a carroceria e consequentemente afastar o eixo carda do motor de arranque ????
Segue foto do "garoto".

[]´s

Valmor

rafaelsouza
09/01/2006, 01:24
Ola amigos, já vi varios jeeps com este problema, é bom lembrar que existem dois tipos de motor de arranque possiveis um grande e um pequeno. 99% das vezes o problema foi resolvido colocando o arranque pequeno e reduzindo o tubo do cardãn para o igual aos originais do cj3, todos os jeeps que fizeram isso estão rodando e fazendo trilhas sem problemas

Boa sorte!!

kiko ribeiro
09/01/2006, 09:56
bom dia amigo valmor ,, seguinte estou montando finalmente o meu e uso motor do opala 4c, tambem e notei que a posição do motor entre os coxins é a seguinte o coxim do lado direito é maior + longa do que a esquerda de maneira que esse motor fica + pro lado esquerdo do que o normal o eixo cardan deve trabalhar dentro da luva deslisante e ter uma distancia rasoavel do motor de arranque pelo menos o meu esta asssim,,
o problema do meu motor era que estava muito encima do painel corte fogo de maneira que não deva nem pra tirar a vela eu tive que deslocar todo o conjunto 4 centimetros p/frente motor e cambio e mexer no tamanho dos cardans o dianteiro diminuiu e o traseiro um pouco +longo ..boa sorte