Ver Versão Completa : Barulhos na Tracker
Olá pessoal, sou proprietário de uma Tracker 08/09 e, de uns tempos para cá, comecei a ouvir uns barulhos estranhos vindos da dianteira do jipe, e a minha impressão é de que viriam mais especificamente do cofre do motor.
É um barulho metálico, como se algo estivesse solto e batendo, o qual aparece quando a Tracker está em desacelerando e não reduzo a marcha. Como é um barulho que não ouço sempre, estava deixando para lá, afinal não havia alterado em nada a performance do carro, o qual vinha se comportando perfeitamente bem.
Contudo, ontem fiquei um pouco preocupado, pois vinha retornando de uma viagem e, algumas vezes, quando pisei fundo no acelerador, passando de 100 km/h, a uma rotação de aproximadamente 3.000 rpm, ouvi outro barulho, diferente daquele narrado acima, pois agora era estridente, como se uma folha fina de metal fosse submetida a uma trepidação forte e intensa, uma espécie de rangido metálico bem agudo, aí fiquei cabreiro, pois viajo toda semana a trabalho com o jipão e não quero ficar na mão no meio do nada...
não entendo nada de mecânica e o pouco q aprendi devo aos posts dos colegas... será que poderia ser algo relacionado à falta de alinhamento e balanceamento das rodas? será que poderiam ser os coxins do motor pedindo para serem substituídos?
e aí? os doutos do fórum poderiam me dar uma dica do que está acontecendo?
Grato, Ramon
gtavalanche
11/03/2013, 07:45
Olá pessoal, sou proprietário de uma Tracker 08/09 e, de uns tempos para cá, comecei a ouvir uns barulhos estranhos vindos da dianteira do jipe, e a minha impressão é de que viriam mais especificamente do cofre do motor.
É um barulho metálico, como se algo estivesse solto e batendo, o qual aparece quando a Tracker está em desacelerando e não reduzo a marcha. Como é um barulho que não ouço sempre, estava deixando para lá, afinal não havia alterado em nada a performance do carro, o qual vinha se comportando perfeitamente bem.
Contudo, ontem fiquei um pouco preocupado, pois vinha retornando de uma viagem e, algumas vezes, quando pisei fundo no acelerador, passando de 100 km/h, a uma rotação de aproximadamente 3.000 rpm, ouvi outro barulho, diferente daquele narrado acima, pois agora era estridente, como se uma folha fina de metal fosse submetida a uma trepidação forte e intensa, uma espécie de rangido metálico bem agudo, aí fiquei cabreiro, pois viajo toda semana a trabalho com o jipão e não quero ficar na mão no meio do nada...
não entendo nada de mecânica e o pouco q aprendi devo aos posts dos colegas... será que poderia ser algo relacionado à falta de alinhamento e balanceamento das rodas? será que poderiam ser os coxins do motor pedindo para serem substituídos?
e aí? os doutos do fórum poderiam me dar uma dica do que está acontecendo?
Grato, Ramon
um pode ser a dobradiça do capo e o outro a proteção de alumínio que recobre o escape
André 1943
11/03/2013, 10:21
A minha fazia um barulho assim e quando o achei nem acreditei.Era na fechadura do capo isso mesmo la onde colocamos a mão para levanta lo .Coloquei uma encapei com uma borracha a trava e parou tudo ,sem a borracha ela fazia contato com o capo e fazia uma barulhada.
andre_monteiro
12/03/2013, 08:20
É barulho no teto solsar alguem tem? A minha ta um saco com esse barulho, sinto o teto até tremendo um pouco ai coloco a mão no vidro ele para de fazer barulho.
Amigos, em primeiro lugar gostaria de agradecer a atenção de todos e dizer o que realmente estava acontecendo com o carro,levei-o na oficina na segunda e depois de muito rodar com o mecânico no banco do passageiro o cara acabou descobrindo que o barulho que eu estava ouvindo, que parecia o do "prato de uma bateria", era, na realidade, o catalisador entupido, vê se pode hehehe. Devido a tal obstrução o ar estava escapando pela frente do carro e daí a razão da confusão. Como moro no interior, fiz uma gambiarra, retirando as "pedras" do interior do catalisador e o carro mudou completamente, ficando apenas um leve barulho que o mecânico relatou ser devido ao atual estado daquela peça do escapamento. Agora a surpresa foi o valor cobrado na concessionária GM pela peça, a módica quantia de R$ 8.118,00 :shock: vê se pode?
agora encontrei na net esses:
- R$ 690,00 Catalisador Tracker 2.0 16 vlvulas gasolina | RODCERTO LOJA ONLINE | RIBEIRÃO PRETO (http://www.rodcerto.com.br/0/2/1878/Catalisador_Tracker_20_16_valvulas_gasolina/)
- R$ 590,00 Catalisador Tracker 2.0 16v - Catalisador na web (http://catalisadornaweb.com.br/products/catalisador-tracker-2.0-16v.html)
vcs conhecem algum desses sites? são de confiança??
abs!!!
Giu Bernardon
13/03/2013, 12:08
É barulho no teto solsar alguem tem? A minha ta um saco com esse barulho, sinto o teto até tremendo um pouco ai coloco a mão no vidro ele para de fazer barulho.
Olá André,
a minha fazia um barulho no teto solar quando trepidava em estradas de terra. Dei uma regulada (é uma chave torx) empurrando ela um pouquinho para cima. Não pode ser muito, se não a tampa fica desnivelada em relação ao teto e pode entrar água. Mas acabou com o barulho.
andre_monteiro
14/03/2013, 08:03
Olá André,
a minha fazia um barulho no teto solar quando trepidava em estradas de terra. Dei uma regulada (é uma chave torx) empurrando ela um pouquinho para cima. Não pode ser muito, se não a tampa fica desnivelada em relação ao teto e pode entrar água. Mas acabou com o barulho.
Como regulou? Abriu o teto um pouco e foi apertando um daqueles parafusos?
Pensei em fazer isso mas tive medo de desregular tudo e o teto travar, como recentemente lubrificando com grafite o teto do meu carro travou, fiquei traumatizado (resolvi com silicone spray)
Teve um barulho no meu carro que tambem foi resolvido de uma forma inusitada, quando acelerava entre 60 a 70 km/h fazia barulho de uma chapa batendo embaixo do carro, pensei que era algo solto, levantei o carro e nada... Levei no Makoto em Brasilia ele disse que o ponto do motor tava adiantando e dava esse barulho, acertou o ponto e o barulho acabou.
Amigos, em primeiro lugar gostaria de agradecer a atenção de todos e dizer o que realmente estava acontecendo com o carro,levei-o na oficina na segunda e depois de muito rodar com o mecânico no banco do passageiro o cara acabou descobrindo que o barulho que eu estava ouvindo, que parecia o do "prato de uma bateria", era, na realidade, o catalisador entupido, vê se pode hehehe. Devido a tal obstrução o ar estava escapando pela frente do carro e daí a razão da confusão. Como moro no interior, fiz uma gambiarra, retirando as "pedras" do interior do catalisador e o carro mudou completamente, ficando apenas um leve barulho que o mecânico relatou ser devido ao atual estado daquela peça do escapamento. Agora a surpresa foi o valor cobrado na concessionária GM pela peça, a módica quantia de R$ 8.118,00 :shock: vê se pode?
agora encontrei na net esses:
- R$ 690,00 Catalisador Tracker 2.0 16 vlvulas gasolina | RODCERTO LOJA ONLINE | RIBEIRÃO PRETO (http://www.rodcerto.com.br/0/2/1878/Catalisador_Tracker_20_16_valvulas_gasolina/)
- R$ 590,00 Catalisador Tracker 2.0 16v - Catalisador na web (http://catalisadornaweb.com.br/products/catalisador-tracker-2.0-16v.html)
vcs conhecem algum desses sites? são de confiança??
abs!!!
Gadu, não conheço os sites mas o que deixa um catalizador caro, mas não a ponto de ser mais de R$8.000 (roubo), são justamente as "pedras" que vc tirou devido ao material de que são feitas. Na verdade é uma peça inteira que quebra com o tempo e começa a fazer barulho.
Certifique-se que essas dos sites vem com a parte interna pra não ter problemas em eventuais análises de gases pelo Detran( não sei de onde vc é , mais alguns Estados fazem o teste pra libera o DUT anual).
Abç,
PH
Caro PHMello e demais,
valeu pela dica, não sabia que os caras podiam fazer um catalisador sem a cerâmica dentro, é meio 171, não acha?
pois é, essa semana fiz uma viagem de 400 km e o carro se demonstrou outro, mais silencioso (embora pudesse ser ouvido o barulho dos gases passando pelo escape em um volume mais alto) e até mais forte, muito embora acho q esse incremento na potência se deva à alguma quebra anterior na parte cerâmica do catalisador que estava impedindo o fluxo da exaustão e "roubando" um pouco da potência do veículo!
[ ]
Caro PHMello e demais,
valeu pela dica, não sabia que os caras podiam fazer um catalisador sem a cerâmica dentro, é meio 171, não acha?
pois é, essa semana fiz uma viagem de 400 km e o carro se demonstrou outro, mais silencioso (embora pudesse ser ouvido o barulho dos gases passando pelo escape em um volume mais alto) e até mais forte, muito embora acho q esse incremento na potência se deva à alguma quebra anterior na parte cerâmica do catalisador que estava impedindo o fluxo da exaustão e "roubando" um pouco da potência do veículo!
[ ]
Pedi que se certificasse quanto ao miolo do catalizador, só pra ter certeza e não acho que fabriquem sem ele. O que acontece normalmente é vc levar numa dessas lojas de escapamento e eles retirarem o catalizador inteiro e te orientar a colocar um escapamento sem ele, por ser mais barato. Aí vc leva pau na vistoria e eles vendem sua peça usada(mesmo quebrada) pro fabricante que recicla, pois como já disse, é o miolo que deixa caro.
Abç.
Pois é, o meu continua com a carcaça do catalizador original, só a cerâmica é que foi retirada, vi quando o mecânico quebrou a pedreira hehehe
Sérgio André de Paula
10/05/2013, 21:11
Olá pessoal, tinha me cadastrado no fórum mas até então não tinha postado nenhuma mensagem. Bem, sou o feliz proprietário de um Tracker 2008/2008 e de um Samurai 97, o qual minha esposa utiliza diariamente.
O que ocorre é que estou pesquisando sobre ruídos do Tracker e percebi que o problema do nosso colega Gadu é semelhante ao que está ocorrendo com o meu. Quando o Tracker está frio não é possível ouvir o tal ruído, porém quando rodo por volta de 01 hora, já bem aquecido, começo a escutar um ruído de atrito metálico proveniente da frente do veículo. É um ruído muito incomodo, pois parece um grilo, ou leve assobio mas de certa intensidade. Só ocorre em piso ruins, em piso lisos, sem problemas. Mesmo desligando o veículo e deixando o mesmo parado por 02 horas, o ruído volta a acontecer. Mas, se deixo o veículo uns 02 dias parado, ele volta à condição anterior, ou seja, sem ruído. E assim o ciclo se repete. A Chapa Defletora do Coletor de Escape parece em ordem, mesmo porque o antigo dono, um amigo meu, já havia retorqueado os parafusos. Realmente não sei o que fazer. Por favor, alguém tem alguma idéia ou experiência a esse respeito?
O meu Tracker també apresenta outros ruídos que vem da parte de trás. Pelo que estou lendo no fórum, pode ser na coluna traseira, na junção das chapas de reforço, mas também tem ruído da fixação do macaco bem como da Alavanca do mesmo.
Desde já, obrigado pela atenção.
Olá pessoal. Tenho uma tracker 2007 que tinha muito barulho na suspensão, principalmente em situações de torção... era um "trac" "trac" que me deixava doido (até pensei que o nome Tracker fosse por causa da similaridade fonética com o barulho que ela produzia... risos). Depois de muita observação e experimentos, descobri e resolvi o problema encapando os primeiros elos das molas helicoidais. Existe mangueira própria para isso e numa oficina especializada em freios aqui em Aracaju (FRENOR), o serviço foi feito ao preço de R$50,00 por mola. Fica a dica!
Marcelo Camilo
27/07/2016, 20:35
Eu comprei a um mês uma 08/09 em um leilão e já veio com o catalizador destruído por dentro !!! Devido a falta de verba $$$ Não sei se é certo mas arranquei o catalizador e coloquei um silencioso intermediário de opala serve certinho é do mesmo tamanho do catalizador!! Com algumas adaptações e soldas facinho de por !! Rapaizzz mudou da água pro vinho !!!ficou zerado !!!super ! Silenciosa ! Quando está parada não se ouve o motor ligado !!!! Parece um carro de luxo surpreendente! Mesmo acelerando ta muito silenciosa ! Ficou show mesmo !!!de repente se alguém tiver problemas com catalizador e não tiver verba $$$ silencioso intermediário do opala !!! vale o tocck !! Gastei 150 reais com mão de obra e tudo !!
Eu comprei a um mês uma 08/09 em um leilão e já veio com o catalizador destruído por dentro !!! Devido a falta de verba $$$ Não sei se é certo mas arranquei o catalizador e coloquei um silencioso intermediário de opala serve certinho é do mesmo tamanho do catalizador!! Com algumas adaptações e soldas facinho de por !! Rapaizzz mudou da água pro vinho !!!ficou zerado !!!super ! Silenciosa ! Quando está parada não se ouve o motor ligado !!!! Parece um carro de luxo surpreendente! Mesmo acelerando ta muito silenciosa ! Ficou show mesmo !!!de repente se alguém tiver problemas com catalizador e não tiver verba $$$ silencioso intermediário do opala !!! vale o tocck !! Gastei 150 reais com mão de obra e tudo !!
Amigo, como existem diversas versões do Opala, você poderia tirar uma foto deste silencioso que foi instalado na sua Tracker e postar? Com isso evitaremos erro na compra quando for necessário!
Abraço,
Rubens