Conectar

Ver Versão Completa : Suspenção da rural

lucas felipe
18/09/2005, 17:34
Bom galera ! após uma discussão aqui em casa decidimos que a rural vai ficar so para trilhas pesadas, pedreiras e etc...
Resumindo: Quero um curso de suspensão F**... pretendo SPOAr ela e só queria saber que amortecedores usar ?? ou outras dicas :mrgreen:
Obs: quero um curso entre 80cm e 140cm...

[]'s
Lucas

NeRo
23/09/2005, 13:31
Fala Lucas
Eu acho que você estará mexendo no carro errado pra esse tipo de trilhas, não é melhor discutir um pouco mais com a sua familía? :pensativo:
Abraço!

Kako
23/09/2005, 14:26
NeRo tem razão lucas.

A Rural tem muita lata p/ amassar, e se vc colocar pneus maiores que 35", como vai fazer com os paralamas trazeiros quando o eixo torcer?

Mas, com uma F-75 dessas, não terá problemas :mrgreen:

[]'s já tive uma rural, e sei como é!

FernandoRisso
23/09/2005, 17:01
Obs: quero um curso entre 80cm e 140cm...

Lucas, para tudo isso pode pensar em SPOA c/ revolvers ou um 4-link pelo menos na traseira, só com SPOA vc deve parar nos 80cm, o que já é bom demais para a maioria das trilhas que temos :concordo:

Pense bem e corte muita lata!!! :mrgreen: Mas por favor, não reduza o entre-eixos !!! :parede:

[]'s

lucas felipe
23/09/2005, 18:59
Bom, eu acho que a rural é o melhor carro para trilha :mrgreen: ... so num vo faze trial com ela ... :mrgreen: o resto quem sabe ?!?!?! :twisted: :twisted:

Gostei da solução desse cara da f-75 :mrgreen: ...

e Frisso eu vou acabar fazendo isso mesmo (SPOA + Jumelo revolver + amortecedores HDS).

Vlw ae galera !!!! :concordo:

[]'s :P

NeRo
23/09/2005, 20:03
Talvez pelo fato que eu ter uma Ruralona a pouco tempo mas:

1. É muita lata pra ficar ralando em árvore ou barranco.
2. Justamente por ter muita lata, é muito peso em inclinações fortes, é pedir pra tombar.
3. Não que tombar ou até mesmo capotar seja um problema, faz parte, mas o objetivo é um carro pra trilha, não um ioiô. :mrgreen:
4. Claro que eu posso estar errado. :pensativo:
5. Se for montar uma Ruralona como a picape da foto do Kako, eu calo a minha boca. :mrgreen:
6. Essas observações que faço são justamente porquê, como dito acima, o uso seria pra trilhas pesadas e pedreiras. Para trilhas médias ou ocasionalmente pesadas, não tenho objeções a SPOA ou qualquer outra mudança.

Abraços.

Kako
26/09/2005, 11:58
e Frisso eu vou acabar fazendo isso mesmo (SPOA + Jumelo revolver + amortecedores HDS).

Lucas,

A Rural não torce o como o Jeep, por isso o uso dos jumelos Revolver's, é indispemsavel. Eu mesmo, primriro quebrei o jomelo dianteiro (original)quase tombei, troquei por um reforçado - quebrei o feixe de molas, ai não teve jeito: foi eixo para um lado e rural para outro. hehehe! :mrgreen:
Deu trabalho mas conseguimos destombar, prender o que sobrou do feixe com uma corda, dar umas porradas na barra de direção. fui embora rebocado. :mrgreen:

[]'s pensando seriamente num 4-link p/ minha F-75(com ajuda do Frisso :mrgreen: )

Leandro Hergovic
26/09/2005, 13:57
Lucas,

olha legal o que você quer...muito legal, mas...tenho algumas coisas para te falar e até peço desculpas aos nossos amigos...mas descordo de algumas coisas que aqui foram ditas....tenho rural e f-75 a um tempão e só faço trilhas pesadas...por isso estou mudando a minha....fotos no site www.atmosferaoffroad.com.br...

- A rural é pesada e tem muita lapa...não tomba tão fácil (muito mais dificil que jeep)....torce muito mais que um Jeep... :)

- A F-75 torce muito mais que a Rural e tomba menos ainda...!!! :P

- TOME CUIDADO: você vai fazer um carro ótimo para trilhas..uma puta suspensão que abre maravilhas...mas não vai poder viajar com o carro ou pegar estradas....estabilidade é coisa séria...

- SPOA é uma boa solução.....o pneu 35 fica legal no carro com SPOA e não precisa cortar lata nenhuma...

- Vai fundo......e quando vier para Sampa...pode falar que vamos pra trilha.....até...

FernandoRisso
26/09/2005, 14:37
Leandro,

Muito legal seu projeto da F-75, sem dúvida será meu próximo :concordo:

Só tenho algumas dúvidas e comentários no seu projeto. É impressão minha ou vc vai fazer uma suspensão igual ao do engesa, ou seja, 2 braços inferiores (2-link) c/ buchas enormes e uma panhard ? Esse modelo de suspensão é adequado, mas possui muitos limitadores e fazem com que sua F-75 torça menos que uma com SPOA, pense nisso e pense em fazer um 4-link se vc quiser usar mesmo molas helicoidais.

[]'s totalmente a favor de + 4-links brasileiros !!! :mrgreen:

Kako
26/09/2005, 15:10
Leandro,

Tem certeza, que a Rural torce mais que o Jeep? Já viu a diferença entre o chassi do Jeep e o da Rural? E a F-75(tenho uma agora) em um pequeno morrinho que tem aqui na rua vi que: a Susp. Dianteira, beleza, mas a trazeira( por cauza das molas mais resistentes) e não ter peso na carroceria, não flexiona quase nada.

Não estou dizendo que o carro não presta, eu só troquei minha Rural por uma F-75, não trocaria por um Jeep(nada contra os Jeep's) é questão de gosto e gosto não se discute.

E quando o Lucas abriu este tópico, disse que o carro éra para fazer trilhas 'pezadas!' e uma Rural sofre mais que um Jeep, ou mesmo a F-75, em uma trilha, é isso que queriamos dizer, não que a Rural não possa fazer trilhas pezadas.

Ex: Um Jeep, faz a festa com um 4cc do opala. Uma Rural Nem pensar, só vai andar reduzida.

Minha Rural, tinha 6cc, e câmbio 260f da C-20, era um canhão, minha F-75 está com 4cc do opala, vai muito bem!

O maior problema dos 4x4, é que vc nunca está contente com o que tem :mrgreen: sempre querendo mais, pneus maiores, curso de susp. maior, mais torque no motor, t-case mais deduzida, e acaba no TRC! :concordo:

[]'s Agora de F-75! pensando na foto acima 8)

Leandro Hergovic
26/09/2005, 15:42
Frisso,

a minha suspensão é sim parecida com a do engesa...só que meus braços são maiores (1400mm)..e não vou colocar panhard...vai ser de outro jeito....este é um projeto especial...não estou vendendo isso apenas estou fazendo para mim....os braços eu que fiz...um a um....com gabaritos e 100% identicos...pode vir ver...hehehe :D :D :D .

Kako,
tenho sim...a torção da rural é maior que a do jeep e da f-75 maior que da rural...agora em relação à abertura de suspensão você tem razão quando fala que o eix trazeiro da F-75 abre pouco....realmente ele é mais rigido...é um carro de carga...tenho certeza que teremos oportunidade de ir para a trilha um dia e você vai ver que a F-75 por ter o chassi que tem torce muito ela "abraça" as erosões...mais que um jeep...apenas precisa ser trabalhado o curso de suspensão...Você vai ver que não ai se descepcionar com a sua F-75...o que vai te encher é o angulo de saída...mais isso é outra coisa e outra solução....

Kako
26/09/2005, 16:08
Leandro,

Não vai colocar Panhard? :shock:

Como vai ser?

[]'s :shock:

FernandoRisso
26/09/2005, 16:19
Leandro,

Não vai colocar Panhard? :shock:

Como vai ser?

[]'s :shock:Tai... boa pergunta, o que vai segurar o eixo lateralmente ? :pensativo:

[]'s

Leandro Hergovic
27/09/2005, 14:20
Curiosos...hein????.... :pensativo:
:D
Fácil vai ser um sistema tipo Triângulo....desse modo eu ganho maior abertura e o meu eixo vai ficar no seu devido lugarzinho... :dance: :concordo: discutir isso é pra outro tópico.....e quem quiser pode vir aqui na oficina ver o "projeto"....

falou...

FernandoRisso
27/09/2005, 15:47
Ahhhnnn... vc quer dizer que vai fazer um 3-link c/ um A-arm e os braços inferiores vão ter 2 pontos de fixação no eixo, alinhados... :pensativo: hummm... Isso naum me cheira bem, mas vc é quem manda só estava querendo evitar um desastre !!! :parede:

[]'s com um 4-ink pronto e READY TO ROCK !!!

Leandro Hergovic
28/09/2005, 07:29
Frisso,
Desastre... :| ....Não....bem eu acho que não estou conseguindo me expressar direito....bem quando eu estiver fazendo esta parte mando fotos...beleza...(vai demorar um pouco.. :D .)mas...vale esperar..

valeu pelas dicas...

FernandoRisso
28/09/2005, 16:37
Leandro,

Desculpe pelo tom, naum foi essa a idéia de criticar o seu trabalho. Longe disso, quero apenas minimizar a possibilidade de erros e acertar as coisas de primeira, o que não foi o meu caso :parede: :putz:

Dê uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11525, explica como montar uma suspensão com links, principalmente um 4-link, desde o projeto até o resultado final, que ficou muito bom mesmo, não acreditava que poderia construir algo tão bom :mrgreen:

Qq dúvida ou se quiser trocar informações sobre é só falar, estou à disposição para qq coisa :concordo:

[]'s sempre jipeiros !!! :mrgreen:

Leandro Hergovic
28/09/2005, 21:05
Não liga...Valeu..se precisar eu falo...Obrigado

billj
28/09/2005, 21:30
Curiosos...hein????.... :pensativo:
:D
Fácil vai ser um sistema tipo Triângulo....desse modo eu ganho maior abertura e o meu eixo vai ficar no seu devido lugarzinho... :dance: :concordo: discutir isso é pra outro tópico.....e quem quiser pode vir aqui na oficina ver o "projeto"....

falou...

Sem querer jogar merda no teu ventilador, um sistema de braços longitudinais tipo Engesa em conjunto com o triângulo vai travar todinho. O eixo não vai mexer nem um pouquinho. 2-link com panhard já é uma bosta, o que você está pretendendo fazer nem existe de tão ruim que vai ser........

Mas beleza, o tempo e o aço é seu............. :putz: Quem sabe???

Não seria a primeira vez que coisa errada funfou. Olha o Kalango........... :mrgreen:

Abraços,

lucas felipe
28/09/2005, 23:57
Leandro,

Concordo com você pelo fato da rural em trilhas pesadas...

E outra... A minha rural num sabe nem ainda o que é asfalto ! :mrgreen:
ainda bem que eu a salvei desse trauma (carro de asfalto)...

E estou muito afim de ir para SP de rural para aprontar umas ae :mrgreen:

Valeu ae e Flw :concordo:

Leandro Hergovic
29/09/2005, 08:10
Bill,

você não jogou merda no ventilador....apenas não entendeu o que eu disse...repito....devo estar me expressando mau.. :) :|

Valeu pelas dicas, pessoal...Obrigado... :mrgreen:

até...

Kako
29/09/2005, 12:25
Lucas,

Não queremos dizer que não dá para encarar trilhas pesadas com a Rural, e sim que a Rural "SOFRE MAIS EM TRILHAS PEZADAS"
Eu, já torci a minha até as molas não aguenterem! :mrgreen: :!:
Por isso a inssistência, em um trabalho bem feito. :concordo:

[]'s já tombei minha Rural :mrgreen:

billj
29/09/2005, 12:37
Bill,

você não jogou merda no ventilador....apenas não entendeu o que eu disse...repito....devo estar me expressando mau.. :) :|

Valeu pelas dicas, pessoal...Obrigado... :mrgreen:

até...

OK.

Mas se é que vai usar aqueles pontos de fixação nas fotos do seu site, em conjunto com um triângulo.....................

Vai ter curso nenhum............

Abraços,