PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Hilux SW4 93 Barra de torção, dúvidas!

Digx4x4
02/03/2013, 16:12
Boa tarde pessoal,

Seguinte, tenho uma Hilux SW4 93 Diesel, e estou notando a frente dela, com qualquer buraquinho, dá fim de curso muito rápido, troquei todas as buchas, braços, bieletas e mais um monte de coisas e nada resolveu, conversando com um senhor que só mexe em 4x4, me disse que poderia ser a barra de torção sem pressão, porém o parafuso já está na ultima...

Me disse que para não gastar muito, poderia inverter as barras, sendo assim ela trabalharia ao contrário porém funcionaria novamente, com um pequeno detalhe, com risco de quebra, principalmente no inverno.

Pergunto: Alguém ja passou por esse mesmo problema?? Pq não estou gostando disso, chega a dar raiva em estrada de chão, sendo que não faço trilhas nem nada, é apenas para uso diário mesmo!!

Obrigado e agradeço se me ajudarem!!

Estou em Florianópolis-SC

jorge.duarte
02/03/2013, 16:57
Boa tarde pessoal,

Seguinte, tenho uma Hilux SW4 93 Diesel, e estou notando a frente dela, com qualquer buraquinho, dá fim de curso muito rápido, troquei todas as buchas, braços, bieletas e mais um monte de coisas e nada resolveu, conversando com um senhor que só mexe em 4x4, me disse que poderia ser a barra de torção sem pressão, porém o parafuso já está na ultima...

Me disse que para não gastar muito, poderia inverter as barras, sendo assim ela trabalharia ao contrário porém funcionaria novamente, com um pequeno detalhe, com risco de quebra, principalmente no inverno.

Pergunto: Alguém ja passou por esse mesmo problema?? Pq não estou gostando disso, chega a dar raiva em estrada de chão, sendo que não faço trilhas nem nada, é apenas para uso diário mesmo!!

Quebra não!!! Na traseira do Kombi, Fusca , etc...também é barra de torção, fiz isso em 2 Kombis, que tinhamos. Amortecedor ruim, também "soca" no final de curso. Abs

guilhermeabreu
03/03/2013, 20:44
Boa tarde pessoal,

Se esta constatado a certeza que a regulagem já esta no fim , sugiro a vc comprar BARRAS NOVAS E ORIGINAIS .

Toda peça tem vida útil e um dia tem que trocar .

HERICK
03/03/2013, 23:22
Será que a regulagem da barra de torção não está no máximo e o amortecedor tá dando final de curso????

elmestizo
04/03/2013, 12:42
manda umas fotos da altura do carro....

sw4 2a. geração, realmente tem por característica "bater" a frente...

Digx4x4
04/03/2013, 13:17
Agradeço as respostas, vou mandar as fotos. Alguém sabe o preço das barras de torção novas? Mas antes de trocar quem sabe se inverter? Pois acabei de trocar pneus + a suspenção dianteira inteira dela. Faltou apenas as barras que até então não sabia que era esse o problema.

Eduardo Schaefer
04/03/2013, 13:51
Concordo com o elmestizo, a minha SW 94 mesmo com amortecedores novos, "batia" no fundo, com os espaçadores nos pivos superiores e uma apertada nas barras, melhorou bastante, mas as vezes acha o batente

guilhermeabreu
04/03/2013, 14:00
A minha EX-BONEQUINHA só batia a frente qdo passava em depresssões fundas e rápido ou quebra molas altos passando rápido tb , emn uso normal nunca batia a frente , a mimnha desde que a comprei tinha a frente bem alta , acho que o dono anterior regulou as barras com a frente bem altinha , talvez por isto quase não batia a frente .

Ezahn
04/03/2013, 22:08
A minha tb não bate a frente nunca. Não tenho certeza, mas acho que dá para tirar a barra, girar, e colocar ela com uma ou duas estrias de pressão à mais, ai regula nos parafusos novamente. E teste se o amortecedor não está vazado.

Digx4x4
05/03/2013, 00:31
A minha tb não bate a frente nunca. Não tenho certeza, mas acho que dá para tirar a barra, girar, e colocar ela com uma ou duas estrias de pressão à mais, ai regula nos parafusos novamente. E teste se o amortecedor não está vazado.

Vou ver se arrumo algum mecânico que saiba fazer e que não seja tão careiro, pq me pediram R$500,00 só pra fazer essa mudança... Alguem avisa para esses mecânicos que não é uma Land Rover!!

Mas olha, sinceramente, dá até vontade de vender, pq tá pior que andar em carro rebaixado, coisa que nunca tive!!

Alguém conhece alguém que faça esse serviço em Florianópolis que tenha um preço de acordo com o serviço e que saiba fazer?

Digx4x4
05/03/2013, 00:33
Eduardo, talvez eu vá a Santa Vitória do Palmar essa semana, por aí alguém faz esse serviço no sábado?

fgibin
05/03/2013, 06:27
Olá pessoal,
A barra de torção é um elemento que trabalha direcionalmente e é sujeito a "cansaço" do material (por isso a regulagem, alem de determinar a altura correta da suspensão).
Nada de diferente das molas tradicionais, neste sentido.
Pelo pouco que eu sei, gira-las pode comprometer a segurança, sendo que o tratamento térmico é realizado para trabalhar no sentido de montagem original.
Alem de tudo, é uma peça que quebra sem dar nenhum sinal preventivo e não necessariamente no momento de maior esforço, sendo que o material dela "vence" exatamente por acumulo de estresse.
Envolvendo a segurança (imagine a suspensão arriar a 80 km/h!), eu trocaria e somente por original.
Grande abraço
Fabrizio

Eduardo Schaefer
05/03/2013, 12:48
Eduardo, talvez eu vá a Santa Vitória do Palmar essa semana, por aí alguém faz esse serviço no sábado?
Digx4x4, me avisa certo se tu vem, que hoje a tarde falo com um ou dois mecanicos amigos e já vejo quanto sai o serviço, seria trocar de lado ou girar (sinceramente nunca vi fazer), numa dessas podem fazer no sabado sim

Digx4x4
06/03/2013, 15:45
Alguém sabe onde consigo comprar as barras de torção?? Não encontro na internet!

Digx4x4
06/03/2013, 15:47
Estou indo amanhã Eduardo, devo chegar quinta feira a noite, porém não irei com ela justamente por esse problema, mesmo assim dá uma conversada com ele, ve quanto ao serviço e se ele encontra por ai quem sabe, barras novas e o valor aproximado do serviço completo. Obrigado.

Eduardo Schaefer
06/03/2013, 19:57
Ok, vou ver com ele

Digx4x4
09/04/2013, 02:57
Pessoal, se eu contar ninguem acredita, levei em outro mecanico e pedi para ele apertar os parafusos da barra de torçao, detalhe, estavam frouxos e foi resolvido o problema, pena que no mesmo dia recebi uma proposta e acabei vendendo... Mas obrigado a todos que me ajudaram, felizmente nao precisei trocar, pois estão ótimas!! Eduardo, sempre vou a SVP, tenho vários conhecidos por ai, quem sabe compro outra mais pra frente... Pois gostei demais e só não estou arrependido de ter vendido pois há hora e momento para tudo.

HERICK
09/04/2013, 04:30
Prioridades em primeiro lugar, depois você pega outra com tranquilidade, isso aí, os amigos estão a disposição sempre, boa sorte!

v_jordao
09/04/2013, 11:21
Importante que fica a dica para futuros usuários com o mesmo problema, um ponto a mais a ser checado...

Eduardo Schaefer
09/04/2013, 17:50
Beleza Digx4x4, também tenho tido propostas pela minha Sw, andei me assanhando por um Land 90, mas pensei bem e não me animei a trocar o certo por um duvidoso.
Se precisar de algo aqui em SVP é só avisar.

Roberto_pescador
10/04/2013, 13:25
Pessoal, me surgiu uma dúvida e acredito que conseguirão me esclarecer,
A princípio minha idéia era encomendr as molas que o Dr, Guilherme fez na SRC MOLAS, mas andei pesquisando bastante na intenção de levantar minha SW4 93, pois bem:

1º - Encontrei um tutorial onde o cara compra um kit para body Lift 2" composto por:

- 4 blocos espaçadores(calços) cilíndricos de 2″ de altura por 2″ de diâmetro
- 6 blocos espaçadores(calços) cilíndricos de 2″ de altura por 3″ de diâmetro
- 2 parafusos(aço inox) 3/8″ X 5″
- 4 parafusos(aço inox) 3/8″ X 7″
- 4 parafusos(aço inox) 3/8″ X 6″
- 10 porcas auto-travantes(parlock/nylock em aço inox) 3/8″
- 4 adaptadores para nivelar o radiador
- 2 adaptadores para nivelar o parachoques dianteiro
- 4 parafusos(aço inox) 5/16″ X 1″
- 4 porcas auto-travantes(parlock/nylock em aço inox) 5/16″
- 8 arruelas 5/16″ em aço inox
- 2 extensões para as alavancas(marchas e tração) barras cilindricas de 1/2″ diametro X 2″ de comprimento
- 1 extensor para a barra de direção
Instalação Body Lift 2" Performance Accessories Toyota Hilux SW4 1995 [Tutorial] - Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-body-lift-2-performance-accessories-toyota-hilux-sw4-1995-tutorial/)

Ficou legal o visual da SW4 dele, mas pergunto, não precisa torcar as molas nem os amortecedores?

2º - encontrei um kit da SOB de 2,5" KIT DE SUSPENSÃO 2,5" PARA HILUX SW4 92 ATÉ 96 - Suspensão - Hilux - SW4 (http://www.sobperformance.com.br/index.php/pecas-hilux-sw4/suspensao-hilux-sw4/kit-de-suspens-o-2-5-para-hilux-sw4-92-ate-96.html)
Pergunto:

- Pela experiência que têem, qual a melhor opção?
- Body Lift é uma configuração diferente desse kit? Ou seja, é uma técnica para levantar a carroceria e o kit é outra coisa?

Desde já agradeço pelas informações.
Abraços!!

TCHEIGOR
10/04/2013, 18:53
Olá Roberto, com esse kit não precisa mexer na suspensão, vc levanta só a carroceria pra caber pneu maiores, mantendo a suspensão original.
Se partir pra levantar a suspensão alguns componentes trabalharão num ângulo desfavorável e podem desgastar mais rapidamente (ex. homocinéticas, cardans), mas vc ganha em performance da suspensão (aumento de curso, além de caber pneu maior tbem). existem kits que já compensam esse ângulo ruim que se forma mexendo na suspensão.
Se eu levantasse a minha hoje, seria só com body lift, eu prefiro pq acho que mantém a originalidade da suspensão e porque eu não faço uso extremo. (ainda hehehe)
Muito legal esse tutorial, dá vontade de sair fazendo!
abraço!

Ezahn
10/04/2013, 23:23
Este tutorial é de um amigo aqui do fórun, só não lembro quem!!

Roberto, basicamente existem 2 formas de levantar o carro:

Lift: que é uma alteração da suspenção. Mais complexo e dá maior performance para a suspensão.

Body Lift: que é apenas uma elevação da carroceria em relação ao chassi. Aumenta tb os ângulos de entrada e saída mas não altera o trabalho da suspensão. Mais simples.

Espero ter ajudado

HERICK
11/04/2013, 04:12
Se queres estética e montar pneus e rodas maiores vai de BL, mas se quiser desempenho off Road vai de SL, o ideal é combinar os dois BL + SL, aí a VTR fica show!

Roberto_pescador
11/04/2013, 08:15
Valeu galera!!
Vou dizer uma coisa, esse site é a melhor coisa para quem tem um 4x4.
Depois dos esclarecimentos acredito que o melhor a se fazer são os dois, uma vez que pretendo fazer trilhas leve/média, calro que a grana não deixa fazer as duas coisas de uma vez só.
Agora uma consideração, sábado retrasado fui testar os ângulos de entrada e saída, realmente não são dos melhores, mas a dificuldade maior foi o escapamento e o engate, na subida ainda passa arrastando, mas na volta de ré a coisa não é nada boa, o risco de quebrar o escapamento é muito grande, com base nas explicações dos nobres colegas, acredito que a solução em relação ao escapamento e o engate seja mesmo o lift, estou certo?
A minha está com pneus 31, já comprei assim, acredito que não precisou de nenhuma adaptação pra isso, estou certo?
E o kit da SOB no link que enviei, alguém já colocou? é bom? Vou precisar de mais alguma adaptação para evitar desgaste de outros componentes que continuarão originais?
Mais uma vez, muito obrigado pelos esclarecimentos!!
Abraços!!

Ezahn
11/04/2013, 21:54
Valeu galera!!
Vou dizer uma coisa, esse site é a melhor coisa para quem tem um 4x4.
Depois dos esclarecimentos acredito que o melhor a se fazer são os dois, uma vez que pretendo fazer trilhas leve/média, calro que a grana não deixa fazer as duas coisas de uma vez só.
Agora uma consideração, sábado retrasado fui testar os ângulos de entrada e saída, realmente não são dos melhores, mas a dificuldade maior foi o escapamento e o engate, na subida ainda passa arrastando, mas na volta de ré a coisa não é nada boa, o risco de quebrar o escapamento é muito grande, com base nas explicações dos nobres colegas, acredito que a solução em relação ao escapamento e o engate seja mesmo o lift, estou certo?
A minha está com pneus 31, já comprei assim, acredito que não precisou de nenhuma adaptação pra isso, estou certo?
E o kit da SOB no link que enviei, alguém já colocou? é bom? Vou precisar de mais alguma adaptação para evitar desgaste de outros componentes que continuarão originais?
Mais uma vez, muito obrigado pelos esclarecimentos!!
Abraços!!
Roberto, a minha vou colocar body lift de 1" e aumentar mais 1" nas molas. Um pouco em cada, não altera muito nada.
Com o body lift eleva o parachoque traseiro se o engate estiver no chassis não altera nada, mas dá a possibilidade de vc alterar o engate levantando ele. O escape da para mexer tb. O meu sai perto do pneu, na lateral, ai já é bem difícil de pegar.
A minha ta com 31 tb, e não foi alterado nada.

Roberto_pescador
12/04/2013, 09:18
Roberto, a minha vou colocar body lift de 1" e aumentar mais 1" nas molas. Um pouco em cada, não altera muito nada.
Com o body lift eleva o parachoque traseiro se o engate estiver no chassis não altera nada, mas dá a possibilidade de vc alterar o engate levantando ele. O escape da para mexer tb. O meu sai perto do pneu, na lateral, ai já é bem difícil de pegar.
A minha ta com 31 tb, e não foi alterado nada.

Bom dia Ezahn,
Vc me deu uma boa idéia, vou colocar a saída do escapamento próximo a roda traseira, com certeza não pegará mais e possibilitará um ângulo melhor. Quanto ao engate, vou ter que verificar onde está fixado e como.
Agora é juntar uma graninha o mais rápido possível para fazer o body life e o lifit, sem falar na turbina. Vou gastar um pouquinho, mas devegar a Perereca vai ficar igual a um sapo boi.
Valeu pelas dicas galera, agora já estou entendendo um pouco mais do mundo 4X4 e sobre minha SW4.
Abraços!!
Qualquer modificação que eu fizer posto as fotos.