Ver Versão Completa : Terminais da bateria troller 3.0
Boa tarde, recentemente adquiri meu primeiro troller, um 2011.
Notei que os terminais da bateria são de um modelo de encaixe, e os mesmos são meio ''frouxos''.
É normal isso? Posso ter problemas? Será que existe um modelo com pressão e porca como na maioria dos carros ?
Abrass
Vinicius Mistura
Frederico Mendes
25/02/2013, 17:15
O meu é um 2.8 2004, penso em substituir os terminais por um jogo de engates rápidos.
homerohermida
25/02/2013, 18:21
Boa tarde, recentemente adquiri meu primeiro troller, um 2011.
Notei que os terminais da bateria são de um modelo de encaixe, e os mesmos são meio ''frouxos''.
É normal isso? Posso ter problemas? Será que existe um modelo com pressão e porca como na maioria dos carros ?
Abrass
Vinicius Mistura
Até onde eu sei, deveriam ser bem firmes. Tem foto?
Até onde eu sei, deveriam ser bem firmes. Tem foto?
mistura,
Deveriam ser firmes como o Homero falou.
Pergunta: os cabos estão frouxos nos terminais ou os terminais frouxos na bateria?
No caso dos terminais estarem frouxos na bateria:
Os terminais são do tipo abraçadeira e tem uma lingueta que é comprimida contra a bateria quando a porca cônica é apertada. Essa lingueta é bem frágil e dependendo da "mãozinha" do mexânico e/ou eletricista entorta facilmente.
Para resolver tem que tirar a porca totalmente remover o esticador e verificar esta lingueta. Se estiver torta, desentortar e apertar com jeito. Não precisa arrochar.
Espero ter ajudado.
Posta o resultado depois aqui.
robson caxias
26/02/2013, 21:56
Sei o meu original veio com o engate de encaixe sob pressão e o mesmo com o tempo fica com folga e não dá contato, mandei substituir os meus pelos convencionais com parafuso e polca, logo posto fotos como ficou.
JEFFCATUNDA
27/02/2013, 18:38
Interessante debate.... Alguns colegas fazem o seguinte... Puxam um cabo para uma caixa de distribuição fixada na perde corta fogo...
Dai é que saem os terminais para os diversos equipamentos
robson caxias
28/02/2013, 07:39
Realmente principalmente no seu caso.
Interessante debate.... Alguns colegas fazem o seguinte... Puxam um cabo para uma caixa de distribuição fixada na perde corta fogo...
Jeff,
Boa idéia!!!!
Vou instalar uma barra de cobre para fazer as ligaçôes adicionais (milhas, guincho, compressor, tomadas internas).
Na parede corta fogo é bom, mas talvez na frente da bateria tem um espaço interessante e diminui a quantidade de cabos no cofre do motor.
Abraços,
Reinaldo
São os terminais presos nos polos da bateria, não vejo como eles podem dar aperto sem uma abraçadeira.
Essa questão da porca conica ao lado é interessante, pois instalei um guincho e conectei ele nessa porca conica, será que assim estou tirando o aperto do terminal?
Vou tentar desmontar, desentortar e apertar novamente, mas como esse motor é eletrônico tenho medo de entrar em modo de segurança ou algo do tipo.
Também pensei na substituição pelos terminais com porca, são mais seguros e pode-se conectar o guincho/módulo do som, com mais segurança.
Abrass e obrigado pelas respostas.
São os terminais presos nos polos da bateria, não vejo como eles podem dar aperto sem uma abraçadeira.
Essa questão da porca conica ao lado é interessante, pois instalei um guincho e conectei ele nessa porca conica, será que assim estou tirando o aperto do terminal?
Vou tentar desmontar, desentortar e apertar novamente, mas como esse motor é eletrônico tenho medo de entrar em modo de segurança ou algo do tipo.
Também pensei na substituição pelos terminais com porca, são mais seguros e pode-se conectar o guincho/módulo do som, com mais segurança.
Abrass e obrigado pelas respostas.
Pode ficar tranquilo quanto a desconectar o terminal.
Quando estava fazendo os meus parachoques, tirei várias vezes o terminal da bateria por causa da solda e sem problemas.
JEFFCATUNDA
28/02/2013, 23:49
Jeff,
Boa idéia!!!!
Vou instalar uma barra de cobre para fazer as ligaçôes adicionais (milhas, guincho, compressor, tomadas internas).
Na parede corta fogo é bom, mas talvez na frente da bateria tem um espaço interessante e diminui a quantidade de cabos no cofre do motor.
Abraços,
Reinaldo
A ideia não é minha, eu vi no Troller de um amigo, o Themoteo...
Onde você falou , se captei bem, fica por traz do farol entre ele e a bateria.... Se for nesse espaço eu já tenho os solenoides do meu Guincho..... Mas é sim um bom lugar....
Frederico Mendes
01/03/2013, 06:50
Amigo Jeff, voce fez em sua viatura? tem fotos?
Realmente parace ser uma soluçao muito interessante.
Frederico Mendes
01/03/2013, 06:53
Jeff,
Boa idéia!!!!
Abraços,
Reinaldo
Reinaldo, bom dia! Uma dúvida, a barra seria apenas para o positivo? ou para o negativo, afinal o negativo no troller costuma ser um problema devido a corroceria de fibra.
Reinaldo, bom dia! Uma dúvida, a barra seria apenas para o positivo? ou para o negativo, afinal o negativo no troller costuma ser um problema devido a corroceria de fibra.
Frederico,
Vou olhar o espaço e as ligações originais/comprimento dos cabos amanhã.
Ai vou pensar melhor como fazer, mas a ideia é fazer isto para os 2 polos.
Quero fazer algo que não precise cortar ou emendar os cabos originais.
Na hora que surgir a ideia, vou postar aqui para comentários.
Abraços,
Reinaldo
homerohermida
01/03/2013, 18:32
Lembrando que o negativo sempre pode ser puxado do chassi.
Murillus
04/03/2013, 18:58
Amigo Jeff, voce fez em sua viatura? tem fotos?
Realmente parace ser uma soluçao muito interessante.
A adaptacao que o colega Themoteo fez no troller 2004 ficou bem legal... ele usou um comutador naval pra poder ligar 02 baterias, uma chave mestra pra desligar todo o sistema e um pente de cobre ou caixa de fuziveis pra distribiur a fiação... mas deu um problema (que nao sei qual foi) e ele desfez depois de um tempo... mas vale lembrar que o Themoteo era o tatuzinho-mor da rapaziada 4x4...
Paulo_CW
04/03/2013, 19:18
Alguns colegas usam estes engates rápidos da linha da fiat...
Além das abas de climpagem tem 2 porcas para acessórios...
http://bimg1.mlstatic.com/terminalcabobateria-neg-fiat-engate-rapido_MLB-F-3330528022_102012.jpg
http://bimg1.mlstatic.com/terminal-cabo-bateria-negativo-engate-rapido_MLB-F-2672988923_052012.jpg
Alguns colegas usam estes engates rápidos da linha da fiat...
Além das abas de climpagem tem 2 porcas para acessórios...
http://bimg1.mlstatic.com/terminalcabobateria-neg-fiat-engate-rapido_MLB-F-3330528022_102012.jpg
http://bimg1.mlstatic.com/terminal-cabo-bateria-negativo-engate-rapido_MLB-F-2672988923_052012.jpg
Ótima ideia de adaptação, quando sobrar mais tempo vou adaptar os terminais com porca, ou com esse engate rápido, pois os originais nao passam muita confiança, até mesmo por ser um motor eletrônico que pode entrar em modo de segurança ou algo assim.
Abrass
JEFFCATUNDA
05/03/2013, 09:04
Legal esse ai, eu estava exatamente olhando alguns desse tipo em sites fora do Brasil, sabe dizer quanto custa um desses e onde encontramos?
Paulo_CW
05/03/2013, 10:31
Jeff...
São da linha original Fiat.... mas não sei de qual carro... tem no ML por $16,00 cada...
JEFFCATUNDA
05/03/2013, 14:02
oK Paulo, obrigado, vou dar uma busca no ML...
Murillus
05/03/2013, 17:01
Jeff, se for pedir de fora, tb quero 4... Me avisa...
Paulo_CW
05/03/2013, 17:13
Para quem preferir tem estes na Donatti...
Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=651072)
Particularmente prefiro o da fiat por causa da climpagem dos cabos e parafusos para os acessórios....
Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=651072)
Particularmente prefiro o da fiat por causa da climpagem dos cabos e parafusos para os acessórios....
Paulo,
Vi iguais a estes da Donatti numa loja hoje.
Não acho que valham a pena, pois a trava é meio estranha e falta acabamento.
Resumindo. São meio toscos.
JEFFCATUNDA
05/03/2013, 22:54
Jeff, se for pedir de fora, tb quero 4... Me avisa...
Okapa Murilo!
Eu te aviso...
JEFFCATUNDA
05/03/2013, 22:55
Também já tinha visto estes da Donati, mas também gostei mais dos da Fiat....
Ainda estou estudando isso...