Conectar

Ver Versão Completa : PNEUS PARA NIVA - PESQUISA - Interessa a todos....

Páginas : 1 [2]

LFC
02/02/2010, 19:16
Crasher,
O 7.50/16, na minha opinião, é muito grande. Eu usava no meu Niva o 6.50/16, com calços na suspensão e o resultado era ótimo. A altura do diferencial traseiro ao chão chegava a 27 cm (não é pouco) e o rendimento do carro, inclusive estabilidade, não ficou muito prejudicado. Raspava pouco nas erosões, mas eu não tive que recortar os paralamas, só rebater. E não forçavam muito as juntas homocinéticas. O diferencial do Niva é de alumínio e a combinação pneus grandes e agressivos com motor mais forte fragiliza o conjunto.
Dá uma olhada nas fotos do meu ex-Niva e veja se já não seria suficiente para vc:
http://www.flickr.com/photos/11375375@N04/sets/72157603175141031/
Uma combinação bem bacana seria usar rodas de Vitara (aro de 15 pol), mas os pneus de diâmetro equivalente são largos, o que aumenta a dureza da direção. Os Fate são bem mais finos.
Outra dica para vc: o barulho dos Fate é bem alto.
Abs,
LFC

Crasher
02/02/2010, 20:30
Crasher,
O 7.50/16, na minha opinião, é muito grande. Eu usava no meu Niva o 6.50/16, com calços na suspensão e o resultado era ótimo. A altura do diferencial traseiro ao chão chegava a 27 cm (não é pouco) e o rendimento do carro, inclusive estabilidade, não ficou muito prejudicado. Raspava pouco nas erosões, mas eu não tive que recortar os paralamas, só rebater. E não forçavam muito as juntas homocinéticas. O diferencial do Niva é de alumínio e a combinação pneus grandes e agressivos com motor mais forte fragiliza o conjunto.
Dá uma olhada nas fotos do meu ex-Niva e veja se já não seria suficiente para vc:
http://www.flickr.com/photos/11375375@N04/sets/72157603175141031/
Uma combinação bem bacana seria usar rodas de Vitara (aro de 15 pol), mas os pneus de diâmetro equivalente são largos, o que aumenta a dureza da direção. Os Fate são bem mais finos.
Outra dica para vc: o barulho dos Fate é bem alto.
Abs,
LFC

certo se esse seu era 6.50 acho que se eu conseguir achar os 700 ja seriam de bom tamanho, o paralama que voce rebateu é o trazeiro na parte de dentro é isso? alguem sabe se existe um geito de reforçar esse diferencial? ou outro que sirva com menos adaptaçao do que colocar um de opala ou coisa do tipo gostaria de continuar com o sistema de suspençao "original"do Niva
sera que alguem tem uma foto de um niva com 7.50 ai ?
em relaçao ao barulho eu tive engesa muito tempo e andava de 7.50 r16 candango pireli acredito que os argentinos nao fariam mais barulho que os candangos por possuir duas bandas de rodagem e o candango uma, mais jeep que é jeep tem que roncar pneu né, nao vou utilizar o carro todo dia pretendo brincar de final de semana em trilhas leves e medias tipo pinheirinho cantareira e coisas do tipo.

vlw dinovo

micross
02/02/2010, 21:52
Eu tenho rodas 15 e pneus 205/75 R15 misto, rodei uns 6.000km antes de parar o Niva e gostei muito do desenpenho, eu conseguia manter 100 -110km/h (nas retas e descidas, claro).

Apesar de perder um pouco de altura, achei que o Niva ficou mais esperto com a roda 15.

Crasher
02/02/2010, 22:15
se meu niva chegar aos 90km/h no maximo nem ligo só vou usar ele pra andar na terra mesmo, por isso quero aumentar o meio vao do diff no maximo e isso só se consegue com pneus, mas sera que alguem tem a soluçao para esse diferencial dianteiro?

LFC
03/02/2010, 12:17
certo se esse seu era 6.50 acho que se eu conseguir achar os 700 ja seriam de bom tamanho, o paralama que voce rebateu é o trazeiro na parte de dentro é isso? alguem sabe se existe um geito de reforçar esse diferencial? ou outro que sirva com menos adaptaçao do que colocar um de opala ou coisa do tipo gostaria de continuar com o sistema de suspençao "original"do Niva
sera que alguem tem uma foto de um niva com 7.50 ai ?
em relaçao ao barulho eu tive engesa muito tempo e andava de 7.50 r16 candango pireli acredito que os argentinos nao fariam mais barulho que os candangos por possuir duas bandas de rodagem e o candango uma, mais jeep que é jeep tem que roncar pneu né, nao vou utilizar o carro todo dia pretendo brincar de final de semana em trilhas leves e medias tipo pinheirinho cantareira e coisas do tipo.

vlw dinovo

A parte dos paralamas que eu rebati foram aquelas abas nas pontas, nos dois eixos. Para vc colocar o 7.00 provavelmente vc vai ter que cortas as pontas dos paralamas.
Não conheço solução para o diferencial do Niva, mas o relato de quebras tb não é grande.
Já vi Niva com 7.50/16, mas não tenho uma foto. Dá uma olhada no site www.natal4x4.com.br que pode haver um por lá.
Acho que, pelos seus relatos, compensaria vc colocar aros de Vitara (a todo instante há ofertas aqui nos classificados do 4x4brasil) e pneus de 15 polegadas, pois há uma grande variedade de modelos, inclusive o 7.00/15 da Fate. Vantagem tb pq o offset é mais negativo do que o do Niva (+58 vs +25), afastando o pneu da caixa de roda traseira nas erosões (no meu Niva o pneus arastavam um pouco lá).
Veja, tudo isso vai forçar bem o carro e pode fazer com que ele apresente problemas (homocinéticas, rolamentos, etc) mas vc não me pareceu preocupado com isso, correto?
Abs,
LFC

Crasher
03/02/2010, 14:03
A parte dos paralamas que eu rebati foram aquelas abas nas pontas, nos dois eixos. Para vc colocar o 7.00 provavelmente vc vai ter que cortas as pontas dos paralamas.
Não conheço solução para o diferencial do Niva, mas o relato de quebras tb não é grande.
Já vi Niva com 7.50/16, mas não tenho uma foto. Dá uma olhada no site www.natal4x4.com.br que pode haver um por lá.
Acho que, pelos seus relatos, compensaria vc colocar aros de Vitara (a todo instante há ofertas aqui nos classificados do 4x4brasil) e pneus de 15 polegadas, pois há uma grande variedade de modelos, inclusive o 7.00/15 da Fate. Vantagem tb pq o offset é mais negativo do que o do Niva (+58 vs +25), afastando o pneu da caixa de roda traseira nas erosões (no meu Niva o pneus arastavam um pouco lá).
Veja, tudo isso vai forçar bem o carro e pode fazer com que ele apresente problemas (homocinéticas, rolamentos, etc) mas vc não me pareceu preocupado com isso, correto?
Abs,
LFC

entao eu troquei 100% dos rolamentos do Niva homocineticas vou atras dessas rodas do vitara eu estava vendo umas de f1000 sera que joga para fora a roda tbm?
abs,

LFC
03/02/2010, 15:08
Joga sim, talvez um pouco demais. Dá uma pesquisada nos classificados do forum com a palavra "rodas" em "vende-se peças e acessórios". Tem várias lá.
Abs,
LFC

Tigerburning
05/02/2010, 15:14
achei no rj o 6.70 x16 rodorural por 215 a vista ta bom o preco?

vai caber no meu niva com suspencao original?

se nao couber, qual eh a melhor (mais barata) solucao pra aumentar a suspencao? nao pretendo mexer nos paralamas

soh achei um representante da maggion no rj, tal da grid pneus, mas eles nao tem o maggion millitar para carros (soh agricola 35 km/h) e nao tem previsao e nem de chegar e nem da encomenda. tem outro lugar onde possa comprar esse pneu da maggion? o preco tava 145 reais

GARCIA/SP
05/02/2010, 15:54
achei no rj o 6.70 x16 rodorural por 215 a vista ta bom o preco?

vai caber no meu niva com suspencao original?

se nao couber, qual eh a melhor (mais barata) solucao pra aumentar a suspencao? nao pretendo mexer nos paralamas

soh achei um representante da maggion no rj, tal da grid pneus, mas eles nao tem o maggion millitar para carros (soh agricola 35 km/h) e nao tem previsao e nem de chegar e nem da encomenda. tem outro lugar onde possa comprar esse pneu da maggion? o preco tava 145 reais

Tigerburning,

O preço tá bom sim. E rodorural é ruim de encontrar, só por encomenda.
Uso no meu a medida 600 X 16 (Pirelli Militar). Acho que o 6.70 ainda dá prá tu usar sem ter de rebater por dentro do pára-lama.
Porém, não tenho certeza. Talvez algum camarada aqui use essa medida.

[]s
Renatão

Crasher
06/02/2010, 07:30
alguem ja usou esses pneus genius
estava pensando no modelo sem fronteira na medida 215/85/r16
o que acham? ou vou de argentino 7.50 r16
deem sua opniao.

[]''

BACALHAU
06/02/2010, 15:58
Meu camarada, fica meio difícil de opinar.
Cada viatura tem uma altura diferente, seja por ter sido levantada, seja pelo estado das molas, amortecedores, peso, rodas, pára-lamas rebatidos e outros detalhes.
O "Pangaré" estava "ferrado" com 225/70R16 (fotos abaixo). Não raspava em nada e não ficava para fora das caixas das rodas, mas, o "Pangaré estava "levantado". Essa medida tem o diâmetro 5 cm menor do que o diâmetro do 215/85R16. Então, se vai ficar bem no seu NIVA... :pensativo:
A medida que eu vou usar no "Pangaré" depois da reforma ainda não sei.
Agora que ele vai ficar mais pesado e dependendo da altura que ele ficar (coloquei pivôs de D20 com flange "by Alexandre Roveri", devo colocar um calço nas bandejas além de uns calços na traseira :shock: :oops: ) depois de tudo pronto é que eu vou ver os pneus que posso usar. O que vai influenciar tambem são as rodas, aro 15 ou 16, sendo que para as 15 a oferta de pneus é beeem maior.
Se eu fosse você , procuraca uma revnda de pneus e testava lá na loja mesmo. De repente, eles têm até umas carcaças velhas que podem lhe emprestar para você dar uma volta. :concordo:

BACALHAU
06/02/2010, 16:36
...
vou atras dessas rodas do vitara eu estava vendo umas de f1000 sera que joga para fora a roda tbm?
abs,

Joga sim, talvez um pouco demais. Dá uma pesquisada nos classificados do forum com a palavra "rodas" em "vende-se peças e acessórios". Tem várias lá.
Abs,
LFC

Será?

Fotos 1 e 2 : Rodas do Vitara
Fotos 3 e 4 : Rodas da F1000
Foto 5 : Exemplo de roda da Sportage

A vantagem das rodas do Vitara seria o fato de serem P&P. Da F1000 tem que mandar abrir furo central. :shock: :oops: :twisted:
Dizem por aí que as do Sportage são P&P também, além de muuuito mais bonitas na minha opinião. :concordo:

Girti
06/02/2010, 16:54
(...)O "Pangaré" estava "ferrado" com 225/70R16 (fotos abaixo). Não raspava em nada e não ficava para fora das caixas das rodas, mas, o "Pangaré estava "levantado".(...)

Eu usei a medida 225/70 R16 em meu Niva anterior, durante certo tempo (uns 80.000 Km). Foi necessário apenas levantar frente em uns 2 cm, nada mais. Na época eu usava as rodas originais alargadas, com o que o pneu "abriu" um pouco mais (pouca coisa) do que teria aberto com as rodas originais. Estes pneus ficaram muito bonitos no Niva, porém, devido à sua maior largura, deixaram a direção ainda mais pesada, principalmente depois que passaram da meia-vida (uns 40.000 Km rodados). Em anexo, algumas fotos do meu ex-Niva com as mencionadas rodas e os pneus 225/70 R16

Girti
06/02/2010, 16:59
Será?

Fotos 1 e 2 : Rodas do Vitara
Fotos 3 e 4 : Rodas da F1000
Foto 5 : Exemplo de roda da Sportage

A vantagem das rodas do Vitara seria o fato de serem P&P. Da F1000 tem que mandar abrir furo central. :shock: :oops: :twisted:
Dizem por aí que as do Sportage são P&P também, além de muuuito mais bonitas na minha opinião. :concordo:

As rodas do Vitara (inclusive as de ferro, diferentes das da foto, que são de liga) são realmente P & P, embora fiquem ligeiramente para fora da carroceria. As da F-1000 servem, porém são superdimensionadas (excessivamente pesadas) para o Niva, não recomendo. As do Sportage são bonitas e também P & P, porém ficam um pouco demais para fora da carroceria, portanto também não são muito recomendáveis. O mesmo ocorre com as rodas do Samurai.
Resumindo: as mais indicadas, seja pelo fato de não sairem demais da carroceria, seja pelo fato de serem bem dimensionadas para o Niva (os Vitara têm peso semelhante ao do Niva), são as mais indicadas.

Crasher
06/02/2010, 17:47
As rodas do Vitara (inclusive as de ferro, diferentes das da foto, que são de liga) são realmente P & P, embora fiquem ligeiramente para fora da carroceria. As da F-1000 servem, porém são superdimensionadas (excessivamente pesadas) para o Niva, não recomendo. As do Sportage são bonitas e também P & P, porém ficam um pouco demais para fora da carroceria, portanto também não são muito recomendáveis. O mesmo ocorre com as rodas do Samurai.
Resumindo: as mais indicadas, seja pelo fato de não sairem demais da carroceria, seja pelo fato de serem bem dimensionadas para o Niva (os Vitara têm peso semelhante ao do Niva), são as mais indicadas.

e o que vocês acham do uso desses espassadores da marca AVM que eu vi a venda no mercado livre? seria uma opção boa para levar a propria roda do niva para fora?, pois as rodas do meu sao muito novas e acho que sao suficientemente resistente (eu acho). eu atualmente ja ando com 225/70/r16 a largura ja acho até muito mas tem um espaço muito grande ainda para o paralama (agora rebatido e cortado) e os pneus tem muito mais que meia vida e acho que vou me desfazer (se alguem se interessar scorpion A/t quase zero)
[]"

BACALHAU
06/02/2010, 18:43
...
acho que vou me desfazer (se alguem se interessar scorpion A/t quase zero)
[]"

Doação? :shock: :concordo:

Aceito sim. Muito obrigado. :mrgreen:
Mande o seu endereço por MP que eu mando pegar esta semana. :dance:

Crasher
06/02/2010, 22:29
Doação? :shock: :concordo:

Aceito sim. Muito obrigado. :mrgreen:
Mande o seu endereço por MP que eu mando pegar esta semana. :dance:

poxa "BACALHAU" ai nao da né se nao vou a falencia, mas posso fazer um preço bom no pneu se interessar, rs. Qué paga quanto???

em relaçao ao pneu vou utilizar o Genius sem fronteira 215/85/r16
no meu carro esta o 225 entao acredito que o 215 vai ficar ainda mais leve a direçao, só altura mudaria, mas la ja esta cortado rebatido, ja fizeram algumas amputaçoes na lataria do "GAMBAZÃO" entao o 85 nao vai ser problema.
292,00R$ na gama4x4 que é 3 ruas para cima de casa.

Crasher
06/02/2010, 22:32
. Na época eu usava as rodas originais alargadas,

Gil onde voce mandou fazer este serviço de alargar as rodas? tem alguma indicaçao?
obrigado novamente

Girti
06/02/2010, 23:21
Gil onde voce mandou fazer este serviço de alargar as rodas? tem alguma indicaçao?
obrigado novamente

Quem fez o serviço foi o pessoal da Rodas Santa Rita (http://www.rodassantarita.com.br/), no Butantã.Trabalham bem, são tradicionais no ramo, mas é um serviço caro prá cacete!

Crasher
06/02/2010, 23:27
Quem fez o serviço foi o pessoal da Rodas Santa Rita (http://www.rodassantarita.com.br/), no Butantã.Trabalham bem, são tradicionais no ramo, mas é um serviço caro prá cacete!

um mas acho que em relaçao a largura da roda com a largura do dito pneuq ue gostaria de andar achoq ue na tera problemas de ficar redondo no meio né. 215/85/r16,
obrigado novamente
[]''

Girti
06/02/2010, 23:40
um mas acho que em relaçao a largura da roda com a largura do dito pneuq ue gostaria de andar achoq ue na tera problemas de ficar redondo no meio né. 215/85/r16,
obrigado novamente
[]''

:shock: :shock: :shock: ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? :shock: :shock: :shock:

Crasher
07/02/2010, 08:26
:shock: :shock: :shock: ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? :shock: :shock: :shock:

rs, (meu teclado nao esta bem), 215 por ser mais estreito acredito que nao terei problemas e nao precisarei alargar a roda, agora eu vou cotar pois o alargador da AVM achei por 230 o par, só que nunca usei espaçador em nenhum carro, mas acredito que por ser fabricado pela AVM deva prestar né?

thgteixeira
07/02/2010, 08:49
Bom, e por que não o 6.00 R16 da Maggion?

Está em linha, não raspa no para-lamas, é bom pra trilha, fica bonito no carro, é quase igual ao original (Modelo Lada). Dê uma olhada aqui ó: http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11

Crasher
07/02/2010, 09:27

Está em linha, não raspa no para-lamas, é bom pra trilha, fica bonito no carro, é quase igual ao original (Modelo Lada). Dê uma olhada aqui ó: http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11
porque o meu ja esta "decepado" cortado rebatido e levantado, os 225/70/r16 estao pequenos nas caixas, quero algo alto , mais nao necessariamente largo por isso os 215/85/r16 estao me parecendo ideal e tbm porque o uso na rua vai ser o menor uso do "GAMBAZÃO" o asfalto pretendo usar só no deslocamento mesmo

Girti
07/02/2010, 11:27
Bom, e por que não o 6.00 R16 da Maggion? (...)é quase igual ao original (Modelo Lada). Dê uma olhada aqui ó: http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11

Quase igual ao original Lada? Thiago, acho que está havendo um mal entendido, os pneus originais russos, cuja cópia era feita pela Maggion (sairam de linha há alguns anos) são beeeeem diferentes, a única semelhança são as medidas. Os do Niva eram do tipo "cidade-campo" (na verdade, foi projetado originalmente para uso na neve), com bastante desenho, e não essa coisa simples que são estes militares que, diga-se de passagem, são péssimos em asfalto molhado ou úmido. Não recomendo estes pneus para ninguém, a não ser que rode somente na terra.

Girti
07/02/2010, 11:30
rs, (meu teclado nao esta bem), 215 por ser mais estreito acredito que nao terei problemas e nao precisarei alargar a roda, agora eu vou cotar pois o alargador da AVM achei por 230 o par, só que nunca usei espaçador em nenhum carro, mas acredito que por ser fabricado pela AVM deva prestar né?

215 é uma das medidas, qual é a outra (70, 75, 80...)? Dependendo desta outra medida, que determina a altura do pneu, provavelmente não será necessária mais nenhuma modificação, já que, segundo você, os paralamas já estão modificados.
Os alargadores irão forçar os eixos e rolamentos, não recomendo.

BACALHAU
07/02/2010, 12:28
Quase igual ao original Lada? Thiago, acho que está havendo um mal entendido, ... , a única semelhança são as medidas.

... Não recomendo estes pneus para ninguém, a não ser que rode somente na terra.

Realmente está havendo algum mal entendido. :twisted: Eu pensei que estivéssemos "falando" de medidas mesmo. :parede: :mrgreen:

Em relação ao uso:
... e tbm porque o uso na rua vai ser o menor uso do "GAMBAZÃO" o asfalto pretendo usar só no deslocamento mesmo

Ei, "velhinho", tem tomado o seu remedinho? :mrgreen:

Crasher
07/02/2010, 12:35
Quase igual ao original Lada? Thiago, acho que está havendo um mal entendido, os pneus originais russos, cuja cópia era feita pela Maggion (sairam de linha há alguns anos) são beeeeem diferentes, a única semelhança são as medidas. Os do Niva eram do tipo "cidade-campo" (na verdade, foi projetado originalmente para uso na neve), com bastante desenho, e não essa coisa simples que são estes militares que, diga-se de passagem, são péssimos em asfalto molhado ou úmido. Não recomendo estes pneus para ninguém, a não ser que rode somente na terra.

Exatamente, e terra tbm nao podemos molhar muito tbm não, rs, falando nisso o pneu do estepe do meu é um maggion desses zeradao, vou substituir por um off tbm, se alguem tiver um lameirao pra trocar

Crasher
07/02/2010, 12:38
215 é uma das medidas, qual é a outra (70, 75, 80...)? Dependendo desta outra medida, que determina a altura do pneu, provavelmente não será necessária mais nenhuma modificação, já que, segundo você, os paralamas já estão modificados.
Os alargadores irão forçar os eixos e rolamentos, não recomendo.

as medidas sao , 215/85/16r recapado genius mod. sem fronteira 100% off
entao, acredito que fique mais leve a direçao por ser mais fino do que o scorpion 225 ou a altura tbm influencia no peso de forçar o sistema de direção

Crasher
07/02/2010, 12:41
Realmente está havendo algum mal entendido. :twisted: Eu pensei que estivéssemos "falando" de medidas mesmo. :parede: :mrgreen:

Em relação ao uso:

Ei, "velhinho", tem tomado o seu remedinho? :mrgreen:

bacalhau expliquei o uso pelo motivo de todos recomendarem pneus 6.00 ou 195/70 ou 75, entao realmente minha duvida era com voces que ja tem o Russo a muito mais tempo e ja devem ter usado e visto varias configuraçoes, pois para poder testar tenho que comprar, ai se nao servir.....

[]":concordo:

BACALHAU
07/02/2010, 12:58
Eu sei, Ricardo. :concordo:
Mas o que você, por ser novo por aqui, não sabe é que o "senhor" Gil é um "VELHO" :twisted: e querido amigo e sempre que ele "deixa a bunda" :shock: na janela eu aproveito para passar a mão nela. :dance:
Já teve colega nosso me perguntando por MP o que o Gil tinha feito para eu ter essa "implicância" com ele. :mrgreen: Absolutamente nada. :discordo: Eu só brinco com as pessoas de quem gosto e o Gil é nota onze (de 0 a 100 :mrgreen:). Mas não conta para ele não, senão ele vai se achar o máximo. :rolleyes: :putz:
Abraços

Crasher
07/02/2010, 13:40
rs, essa ênfase no "senhor e no "velho" me parece ser uma pequena implicância ou um possivel "clima".

Jonatars
07/02/2010, 22:21
Crasher, a direção do meu era bem dura com os rodorural da pirelli que são pneus altos e finos no aro original, e quando eu coloquei os scorpion 215/75 aro 15, ficou bem pior rsrsrsr...., mas quando eu coloquei os 215/75 aro 15 recapado geninho 1001 ficou próximo do que era o rodorural, ou seja, melhorou, e acredito eu que seja pela menor aréa de contato de borracha com o solo.

Girti
08/02/2010, 00:23
as medidas sao , 215/85/16r recapado genius mod. sem fronteira 100% off
entao, acredito que fique mais leve a direçao por ser mais fino do que o scorpion 225 ou a altura tbm influencia no peso de forçar o sistema de direção

Um pneu 85 é bastante alto, talvez lhe traga problemas, se não com os paralamas, com o desempenho do carro, vai ficar fraquinho, fraquinho...

Girti
08/02/2010, 00:26
Exatamente, e terra tbm nao podemos molhar muito tbm não, rs, falando nisso o pneu do estepe do meu é um maggion desses zeradao, vou substituir por um off tbm, se alguem tiver um lameirao pra trocar

Se você pretende deixar o estepe em sua posição original, junto ao motor, vai ter que manter este que está no carro. Não há problema, uma vez que raramente ou nunca vai ser usado, e se foro para rodar temporariamente, não haverá problemas em usá-lo, mesmo ele sendo bem menor do que os demais pneus. É só não usar o bloqueio!

Girti
08/02/2010, 00:32
[SIZE=3](...)Eu pensei que estivéssemos "falando" de medidas mesmo. :parede: :mrgreen:

[FONT="Century Gothic"]Como diria meu falecido e saudoso pai: "De pensar, morreu um burro!" :mrgreen:

Vamos ver se você percebe a diferença entre as seguintes frases:

Frase 1: "O pneu A é quase igual ao pneu B"

Frase 2: "O pneu A tem as medidas quase iguais às do pneu B"

Percebeu a sutileza da diferença? :mrgreen:

Girti
08/02/2010, 00:35
Crasher, a direção do meu era bem dura com os rodorural da pirelli que são pneus altos e finos no aro original, e quando eu coloquei os scorpion 215/75 aro 15, ficou bem pior rsrsrsr...., mas quando eu coloquei os 215/75 aro 15 recapado geninho 1001 ficou próximo do que era o rodorural, ou seja, melhorou, e acredito eu que seja pela menor aréa de contato de borracha com o solo.

Os pneus Scorpion eram novos ou usados? Se eram usados, pode ser que a diferença se deva a isto, pois quanto mais gasta estiver a banda de rodagem, mais dura (ops! :shock:) vai ficando a direção.

Crasher
08/02/2010, 07:02
Se você pretende deixar o estepe em sua posição original, junto ao motor, vai ter que manter este que está no carro. Não há problema, uma vez que raramente ou nunca vai ser usado, e se foro para rodar temporariamente, não haverá problemas em usá-lo, mesmo ele sendo bem menor do que os demais pneus. É só não usar o bloqueio!

vou utilizar no bagageiro do teto, pois na frente no motor nao cabe meu Niva é Ap

Girti
08/02/2010, 10:29
vou utilizar no bagageiro do teto, pois na frente no motor nao cabe meu Niva é Ap

Ceeeerto, então o tamanho não vai fazer diferença! Mas o peso sim, lembre-se! Tirar um estepe original do Niva do bagageiro já é algo difícil, imagine se o estepe for maior e mais pesado... :putz:

Crasher
08/02/2010, 11:33
Ceeeerto, então o tamanho não vai fazer diferença! Mas o peso sim, lembre-se! Tirar um estepe original do Niva do bagageiro já é algo difícil, imagine se o estepe for maior e mais pesado... :putz:

:concordo:uhmm, rsrs sabe que nao pensei em tirar o outro de cima, tinha me preucupado em subir o outro, voce tem razão melhor fazer esforço uma unica vez.
[]"

Girti
08/02/2010, 12:55
:concordo:uhmm, rsrs sabe que nao pensei em tirar o outro de cima, tinha me preucupado em subir o outro, voce tem razão melhor fazer esforço uma unica vez.
[]"

Não se trata de fazer o esforço uma ou mais vezes, e sim lembrar que é necessário que seja possível uma pessoa sozinha conseguir tirar o estepe do bagageiro sem morrer debaixo dele :twisted:, caso não consiga suportar o seu peso ao tirá-lo do bagageiro! Faça uma experiência, tente tirar o atual estepe do bagageiro, depois recolocá-lo lá. Este será o esforço normal. Se você tirá-lo de letra, pode pensar em um pneus maior no estepe. Se não conseguir, ou se sofrer muito ao fazê-lo, melhor deixar como está...

Tigerburning
08/02/2010, 13:23

onde acho esse pneu no RJ?

soh quem vende maggion no rj eh a tal da grid pneus, mas eles nao tem esse pneu e nem previsao de quando vai chegar.

estava 145 reais.

eles tem um identico, mas pra uso agricola ae nao da pq nao pode passar de 40km/h

cabei de achar o fate 0 super agarre 225/70 - 16 por 345 reais na pneuback da washington luiz

Flugêncio
08/02/2010, 19:28

soh quem vende maggion no rj eh a tal da grid pneus, mas eles nao tem esse pneu e nem previsao de quando vai chegar.

estava 145 reais.

eles tem um identico, mas pra uso agricola ae nao da pq nao pode passar de 40km/h

cabei de achar o fate 0 super agarre 225/70 - 16 por 345 reais na pneuback da washington luiz

Por este valor, acho que vale a pena dar uma olhada neste Firestone.

http://www.redemanaus.com.br/site/pneus-interno.asp?idPneu=46&varFabric=Firestone

BACALHAU
08/02/2010, 23:12
Não se trata de fazer o esforço uma ou mais vezes, e sim lembrar que é necessário que seja possível uma pessoa sozinha conseguir tirar o estepe do bagageiro sem morrer debaixo dele :twisted:, caso não consiga suportar o seu peso ao tirá-lo do bagageiro! Faça uma experiência, tente tirar o atual estepe do bagageiro, depois recolocá-lo lá. Este será o esforço normal. Se você tirá-lo de letra, pode pensar em um pneus maior no estepe. Se não conseguir, ou se sofrer muito ao fazê-lo, melhor deixar como está...

Outro ponto que tem que ser levado em consideração é a idade do motorista.
Mas, tem sempre pessoas prontas para ajudar os idosos. :mrgreen: :twisted:

Já no meu caso, o que atrapalha não é a idade... :parede:
Por isso estou pensando em alguma coisa do tipo abaixo. :pensativo:

thgteixeira
08/02/2010, 23:46

estava 145 reais.

No próprio site da Maggion você encontra o endereço dos revendedores em todo o Brasil.

Crasher
09/02/2010, 13:41
Niveiros de plantao, depois de muitas duvidas sobre pneus 100% off, decidi optar pelos 3k (por ja usei 3 pneus dele em outros 4x4) agora para o GAMBAZÃO qual modelo voces acham melhor ??

www.3kpneus.com.br

Tigerburning
09/02/2010, 14:09
No próprio site da Maggion você encontra o endereço dos revendedores em todo o Brasil.

foi la mesmo q eu procurei. tem 3 revendas no rj, 1 nao achei onde fica, outro eh soh pra motos e o ultimo "grid pneus" nao tem o pneu que preciso: "militar" para carro (soh tem agricola)

Por este valor, acho que vale a pena dar uma olhada neste Firestone.

http://www.redemanaus.com.br/site/pneus-interno.asp?idPneu=46&varFabric=Firestone

fui nesse site e liguei pra la pra perguntar o preco do atx 23: 449,60 (dobro do preco do rodorural...)

Jonatars
10/02/2010, 00:10
Niveiros de plantao, depois de muitas duvidas sobre pneus 100% off, decidi optar pelos 3k (por ja usei 3 pneus dele em outros 4x4) agora para o GAMBAZÃO qual modelo voces acham melhor ??

www.3kpneus.com.br (http://www.3kpneus.com.br)

O Guerra parece uma boa opção. Lá no Paca uma vez conversei com dois donos de Willys que tinham estes pneus e eles falaram muito bem deste modelo.

Afajoses
12/02/2010, 13:10

Crasher,

Acabei de colocar pneus 7.50/16 no meu niva ! ainda não andei com ele ( vou pega-lo mais tarde na oficina e testa-lo em alguma trilha nesse final de semana!! :dance:) ainda não fiz nada em relação a suspenção mas pretendo levanta-la pelo menos uns 5cm.

Mas tarde vou colocar umas fotos para mostrar como ficou !

vanderlei4x4
12/02/2010, 21:07

Ja usei estes pneus no meu niva , fica muito bonito...mas....desculpe a minha sinceridade mas eu achei um LIXO!!!!

Pode ser bom p. jipes que tem eixo rigido e feixes de mola e utilizem em trilhas pedregosas ,que vai bem.
No niva que tem suspensão independente, o carro balança pros lados ,acumula muito barro entre os cravos, horrivel....
Pode ate ser que tenham um modelo mais decente que os new frederico que usava para o niva.
Hoje uso o modelo MEDLEY recapado, que não é tão agressivo roda macio no asfalto e tem cravos laterais que fazem a diferença na trilha..
Olha as fotos do meu niva qdo estavam com os 3k :

GARCIA/SP
12/02/2010, 22:05
Ja usei estes pneus no meu niva , fica muito bonito...mas....desculpe a minha sinceridade mas eu achei um LIXO!!!!

Pode ser bom p. jipes que tem eixo rigido e feixes de mola e utilizem em trilhas pedregosas ,que vai bem.
No niva que tem suspensão independente, o carro balança pros lados ,acumula muito barro entre os cravos, horrivel....
Pode ate ser que tenham um modelo mais decente que os new frederico que usava para o niva.
Hoje uso o modelo MEDLEY recapado, que não é tão agressivo roda macio no asfalto e tem cravos laterais que fazem a diferença na trilha..

Belo Niva, Vanderlei! :palmas::palmas:
Gostei desse quebra-mato/proteção frontal. Show de bola!

[]s:concordo:
Renato

vanderlei4x4
12/02/2010, 23:12
Belo Niva, Vanderlei! :palmas::palmas:
Gostei desse quebra-mato/proteção frontal. Show de bola!

[]s:concordo:
Renato
EH,Eh. Obrigado este quebra mato esta comigo a maior cara ...
Comprei da extinta loja FORA DE ESTRADA, que era do RJ ( a vendedora falava assobiando ssssssssssss....rsrsrs), mas tinha uma filial na av Barão de Limeira em Sp.
Originalmente não tinha suporte p. guincho, ai tive que comprar um quebramato da keko e adaptar os protetores de farol,serrar e fazer suportes igual ao que tem nos originais keko.....

Desculpem se fugi do assunto do topico, pq este é so a metade da estoria....rsrsrs

Crasher
15/02/2010, 17:47

Entao hj em dia eles só estao fazendo os new frederico apartir da medida 235 pela distancia dos cravos , eu tive new frederico na hilux 2005 cab simples e nunca acumulou lama mesmo, Hj fui la e fechei com eles, no modelo CROSSARA medida 215/80/16 para usar nas rodas mangels de ferro, dizem que estes pneus rodam bastante em KM no asfalto tbm.

obrigado galera

Crasher
24/02/2010, 21:12
alguem pode me responder o off set da roda do niva original de ferro??
obrigado
[]""

LFC
25/02/2010, 12:34
Eu tive um jogo de rodas de liga originais russas do Niva, tala 5,5; creio que o offset seja o mesmo: +58.
Abs,
LF

Crasher
25/02/2010, 18:40
sera que nao é -58 , pois as rodas da f1000 o off set é zero, e como ficam mais para fora? nao entendo isso , algum camarada poderia me dar uma luz?
pois que montar um jogo de rodas para viajar com o carro

[]"

LFC
26/02/2010, 13:34
Offset positivo, ficam mais para dentro. Zero, significa que a parte onde são fixados os parafusos está no meio da tala, comparando-se uma situação à outra, fica mais para fora. Negativo, centro mais para dentro e o pneu chega ainda mais para fora.
Abs,
LFC

Crasher
26/02/2010, 14:12
Offset positivo, ficam mais para dentro. Zero, significa que a parte onde são fixados os parafusos está no meio da tala, comparando-se uma situação à outra, fica mais para fora. Negativo, centro mais para dentro e o pneu chega ainda mais para fora.
Abs,
LFC
Duvidas retiradas, pra mim era o contrario "LFC", mas agora ja sei!!

obrigado []":concordo:

Crasher
27/02/2010, 08:32
Amigos de uma luz, como faço a converssao de uma medida de pneus por exemplo
31x10.5
para saber qual sua medida aproximada ao radial e vice e versa

utilizo pneus 215/85/r16 seria equivalente a qual medida?
vlw

BACALHAU
27/02/2010, 13:49
Amigos de uma luz, como faço a converssao de uma medida de pneus por exemplo
31x10.5
para saber qual sua medida aproximada ao radial e vice e versa

utilizo pneus 215/85/r16 seria equivalente a qual medida?
vlw

Quer uma luz?
Fórum errado. Procure um eletricista ou a Eletropaulo. :mrgreen:
Se eu fosse um cara malcriado, mandava você usar a ferramenta de pesquisa, traduzir TODO o Fórum de Nivas para chinês simplificado ou coreano complicado e ler TUDO de trás para a frente. :mrgreen: :twisted:
Acho inclusive que eu já respondi esta pergunta uma vez neste mesmo tópico sobre pneus. :pensativo:
Mas como você é meu camarada e, segundo ouvi dizer, tem uma irmã bonita :dance:, veja se isto ajuda:

file:///F:/$T%C3%89CNICA/@RODASPNEUS/tire_bible_pg2.html

Mas, se ainda assim você estiver com muita preguiça de aprimorar o seu conhecimento sobre pneus, vá direto ao anexo. :evil:

Maaaaas, se nem isso você quer fazer :parede:, a medida americana equivalente (e aproximada) para os seus 215 X 85 R16 seria a 30 X 8,46 R16.

O que eu não faço por um cunhado em potencial. :dance:

Crasher
27/02/2010, 14:33
Quer uma luz?
Fórum errado. Procure um eletricista ou a Eletropaulo. :mrgreen:
Se eu fosse um cara malcriado, mandava você usar a ferramenta de pesquisa, traduzir TODO o Fórum de Nivas para chinês simplificado ou coreano complicado e ler TUDO de trás para a frente. :mrgreen: :twisted:
Acho inclusive que eu já respondi esta pergunta uma vez neste mesmo tópico sobre pneus. :pensativo:
Mas como você é meu camarada e, segundo ouvi dizer, tem uma irmã bonita :dance:, veja se isto ajuda:

file:///F:/$T%C3%89CNICA/@RODASPNEUS/tire_bible_pg2.html

Mas, se ainda assim você estiver com muita preguiça de aprimorar o seu conhecimento sobre pneus, vá direto ao anexo. :evil:

Maaaaas, se nem isso você quer fazer :parede:, a medida americana equivalente (e aproximada) para os seus 215 X 85 R16 seria a 30 X 8,46 R16.

O que eu não faço por um cunhado em potencial. :dance:

Não procuro um eletrecista pois eles mechem com força mais tem sempre um "curto", o seu anexo nao esta abrindo e só para te alertar minha irma serviu Agulhas Negras por 8 anos.

poxa entao o pneu que mandei montar é menor do que imaginava
agora entao ja que você "é o cara" converta o 7.50 16 ai para radial?

abraço "meu Peixe"e vlw

Afajoses
27/02/2010, 15:32
Achei isso, ve se ajuda !

Com qualquer dos dois. O pneu que é medido em polegadas, ele já considera a altura do aro.O que vai diferenciar um 31 para aro 15 de um 31 para aro 16, vai ser a altura da banda de rodagem.
O seu pneu calcula-se assim: 750x16

750 = altura do pneu em polegadas.7,50
como tem a parte de cima e a de baixo: 7,50x2= 15
o aro tem 16
Então:

16 +15 = 31"

Já pneus em medidas do tipo : 245x75x15

245 refere-se a largura
75 refere-se a altura. 75% da largura
15 refere-se ao aro

Fica assim: altura: 245 x0,75= 183,75 mm
dois lados: 183,75 x 2 = 367,50
Convertendo para polegada: 367,50mm / 254mm = 14,47
o aro tem 15 então: 14,47 + 15 = 29,47"

Um pneu 31x10,5

altura 31"
largura 10,5"

Simples assim.
[]'

:concordo::concordo::concordo:

BACALHAU
27/02/2010, 15:32
UHUUUUU, beleza, adoro uma mulher de farda. :dance:

Meu "cunhado", cadê o primeiro número da medida?

?? / 7.50 R16

Afajoses
27/02/2010, 15:35
Tem esse aqui tambem...:shock:

Preferi editar do que ficar criando novos topicos...

da uma olhada aqui que é bem interessante

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=695700&postcount=6

Medidas de Pneus

Descrição de Tamanho

- P-MÉTRICA

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures.gif

- EUROMÉTRICA

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures2.gif

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures3.gif

Alfa-métrica

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures4.gif

Numérica

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures5.gif

Pneu de Reserva

Pneu de reserva tipo "T"

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures6.gif

Pneu de reserva tipo "S"

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures7.gif

Pneus para Caminhões Leves

- LT-MÉTRICA

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures8.gif

- FLUTUAÇÃO

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures9.gif

- ALFA-NUMÉRICA

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/tyres_measures10.gif

- NUMÉRICA

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/browser/attachments/images/image.gif

fonte:
http://www.pirelli.com.br (http://www.pirelli.com.br/)

BACALHAU
27/02/2010, 15:41
Veja se agora abre.
É uma planilha do Excell. É só intruzir:shock: as medidas.

Afajoses
27/02/2010, 15:52
UHUUUUU, beleza, adoro uma mulher de farda. :dance:

Meu "cunhado", cadê o primeiro número da medida?

?? / 7.50 R16

O meu é dessa medida, mas não lembro de ter numero na frente não:pensativo:

Crasher
27/02/2010, 17:08
pra mim era só 7.50 r16 massss,
pots acho que escolhi pneus baixos demais para o Gambazão
215/85/r16 na verdade é 215/80 só que na recapagem sobe pra 85, mais ou menos, a informaçao é que ganha 2 polegadas.

bem mais baixo que um 7.50 r16 correto?
agora ja foi

Afajoses
27/02/2010, 17:28
pra mim era só 7.50 r16 massss,
pots acho que escolhi pneus baixos demais para o Gambazão
215/85/r16 na verdade é 215/80 só que na recapagem sobe pra 85, mais ou menos, a informaçao é que ganha 2 polegadas.

bem mais baixo que um 7.50 r16 correto?
agora ja foi

Crasher,

acho que e o 7.50 é uns 5 cm maior...

Crasher
27/02/2010, 17:32
Crasher,

acho que e o 7.50 é uns 5 cm maior...

pots, sabia que tinha que ter comprado os 7.50, alguem esta afim de comprar um jogo de 3k crossara 215/80/16 com 2"a mais de altura e nem instalados no carro?....rs to brincando(:parede: vai ficar mais baixo do que eu esperava.
(que burro, da zero para ele!!) ou pra mim no caso.

BACALHAU
10/05/2010, 19:53
Bom, pessoALL, nas próximas mensagens (total de 8) vou repassar algumas informações beeeem interessantes sobre pneus que encontrei no site da Maneco Pneus.
Creio que pode acrescentar alguma coisa mesmo para quem sabe muito.

Cuidados na hora de consertar pneus

Nas últimas décadas observamos algumas evoluções na construção de pneus, em especial: o pneu radial, o pneu sem câmara para veículos pequenos, médios e caminhões,os pneus para alta velocide, o pneu que não fura (run-flat) ou que roda furado, e os pneus maciços.

No Brasil lojas e borracheiros não acompanharam esta evolução dos pneus e estão despreparados para realizar consertos técnicos e seguros.

Existe um completo desconhecimento na hora de fazer um simples conserto em um pneu radial sem câmara (tubeless).

9.1- Reparo provisório

O tipo de reparo mais usado, o plug, conhecido também como macarrão, é na verdade um conserto provisório e deve ser usado apenas em emergências. Após realizar um plug faça a sua substituição por um reparo definitivo assim que possível.

O macarrão, quando não substituído, causa vazamentos espaçados por toda a banda de rodagem do pneu, e rodar com vazamentos e pressão insuficientes pode levar a danos irreparáveis no pneu.

Se aparecer multiplos furos em um pneu, na verdade aquilo não são furos mas infiltrações causados por um plug provisório ou por um furo que ainda não foi consertado. Basta realizar um conserto definitivo para que aquelas dezenas de vazamentos parem.

Outro procedimento de segurança negligenciado pela maioria dos borracheiros é a desmontagem obrigatória que devemos fazer m todo pneu furado. O pneu furado, já pode estar seriamente avariado por rodar vazio ou com baixa pressão decorrente do furo, portanto é fundamental a sua desmontagem total da roda par verificação.

Por desinformação ou preguiça, uma vez que o reparo provisório pode ser feito sem a desmontagem do pneu, esta importante etapa é negligenciada.

Recomendamos que o reparo provisório tipo maçarão seja feito sempre com a desmontagem do pneu. E no caso de pneus que ainda serão utilizados por muitos meses, substituído pelo reparo definitivo.

O reparo provisório pode danificar a carcaça do pneu e impedir a reforma ou recauchutagem.

O macarrão pode e deve ser aplicado no pneu em emergências (viagens) ou naqueles que já se aproximam da hora de serem substituídos (gastos).

Primeiro localiza-se o furo com água e sabão, depois desmonta-se o pneu da roda para verificar danos maiores. Monta-se novamente, inflamos e procedemos a aplicação do macarrão. Nova verificação na água e o balanceamento.

Vantagens:
• Rapidez (de 5 a 10 minutos)
• Baixo custo, de R$ 6,00 a R$ 12,00

Desvantagens:
• É provisório (dura de 3 a 6 meses, quando bem feito)
• Causa danos na carcaça
• Causa vazamentos em pontos vários do pneu

9.2- Reparo definitivo

Existem 2 tipos de reparo definitivo a frio, através de vulcanização química, no mercado brasileiro. O reparo interno a frio e o reparo interno combinado a frio, que além de reparar o líner do pneu também preenche o furo até a banda de rodagem.

O reparo interno a frio ou o combinado é feito por dentro do pneu na área perfurado do líner, que é a borracha responsável por vedar o ar nos pneus sem câmara de ar (tubeless).

Nenhum tipo de conserto de pneu é indicado no caso de cortes laterais ou bolhas nos flancos causados por buracos e impactos. Nem mesmo a instalação de câmara de ar deve ser utilizada neste caso.

O reparo interno é feito com a limpeza ou lixamento ao redor do furo, aplicação de cola cimento química da cor branca, pré-secagem de 2 minutos, aplicação do reparo e secagem final de mais 2 minutos. O pneu é então montado na roda, conferido na água e então balanceado.

Vantagens:
• É definitivo
• Evita danos na carcaça
• Maior segurança
• Evita retrabalho

Desvantagens:
• Demora de 15 a 20 minutos
• Custa de R$ 15,00 a R$ 30,00

Qualquer conserto, a frio ou a quente depende de uma boa limpeza e ausência de contaminação de umidade, grafite, talco, poeira ou gordura, para dar certo. Evite reparar pneus em borracharias sujas de chão de terra, sem equipamento de montagem e desmontagem e com profissionais despreparados. Lembre-se que o pneu é um item de segurança fundamental.

9.3- Câmara de ar como quebra-galho

Instalar uma câmara de ar com a finalidade de vedar um pneu sem câmara perfurado ou rasgado é um erro muito comum no Brasil. Seja pela incapacidade técnica do borracheiro consertar um pneu moderno, ou falta de equipamentos e dos próprios reparos, ou até mesmo diante de pneus com danos impossíveis de serem reparados com a segurança devida.

Utilizar uma câmara de ar com a finalidade de vedar o ar de um pneu sem câmara deve ser prática evitada porque:

1) Não repara o líner, responsável pela real vedação do ar do pneu
2) Reduz o índice de velocidade de um pneu que geralmente é de 210 Km/h para meros 140 Km/h

Isso considerando que se está utilizando uma câmara de ar de tamanho adequado ao pneu, o que hoje em dia é improvável. E também que esta câmara de ar é adequada ao furo da roda, e que o grafite interno do pneu foi eliminado para não danificar a câmara. E é clao que o pneu não tenha sofrido nenhum dano estrutural na lateral ou na estrutura de aço, ou mesmo um corte, porque no máximo que uma Câmara de ar poderá fazer e vedar o ar e nunca devolver resistência a um pneu cortado.

Devido a todos estes fatores descritos devemos evitar ao máximo o uso de Câmaras de ar como paliativo no caso de furos ou cortes de pneus sem câmara.

9.4- Quanto substituir um pneu

Além do momento que o pneu alcança 1,6 mm de profundidade de banda de rodagem, o TWI, devemos substituir pneus danificados:

1) No líner interno por rodar com baixa pressão ou vazio. Pneu fachiado. Que pode ser facilmente verificado observando o interior do pneu se apresenta marca característica, ou pó de borracha solta ao desmontar.
2) Com bolha na lateral, indicado que fios de nylon, da lateral que dão sustentação ao pneu, foram rompidos.
3) Com cortes na lateral maiores que 0,5 cm na horizontal ou 1 cm se na vertical.
4) Velhos e ressecados, mesmo guardados e sem uso.

9.5- Consertos a quente

Hoje em dia, mesmo câmaras de ar não devem ser reparadas a quente, com o velho método de colar um pedaço de borracha com uma máquina de vulcanizar.

Geralmente estas vulcanizadoras pequenas não têm o controle de temperatura adequado acabando por queimar a câmara de ar ou subvulcanizar.

No caso de consertos à quente em pneus o dano é permanente, a menos que feito em uma reformadora de grande porte, na autoclave.

No caso de uma emergência dê preferência para reparos provisórios, ou mesmo uma câmara de ar provisória, tudo menos conserto a quente.

Existem consertos a frio também para câmaras de ar.

BACALHAU
10/05/2010, 19:55
Diagonal X Radial

ESTRUTURA: RADIAL X DIAGONAL:

Durabilidade e estabilidade X resistência e maciez

Em relação à estrutura os pneus podem ser radiais ou diagonais.

1.1- Definição:

O pneu Radial é construído com cordonéis de aço e/ou nylon dispostos radialmente à carcaça.

O pneu Diagonal tem seus cordonéis de nylon dispostos diagonalmente à carcaça.

A construção radial confere ao pneu maior rigidez, durabilidade e estabilidade. Suas laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da banda de rodagem. São pneus mais propensos a danos laterais e a cortes. São geralmente fabricados para serem usados sem câmara de ar (tubeless).

Recentemente, para competições off road, os fabricantes desenvolvem pneus radiais com reforço nas laterais de kevlar.

Nota: Qualquer pneu pode ser usado com câmara de ar, desde que tomados alguns cuidados.

O pneu diagonal, por ser flexível é mais resistente a impactos e cortes, porém tem durabilidade e estabilidade inferior aos pneus radiais. Normalmente são projetados para serem usados com câmaras de ar. Os pneus diagonais TUBETYPE só podem ser usados com câmaras de ar, e de tamanho adequado.

Nota: Ler capítulo dedicado a câmaras de ar.

1.2- Radial X Diagonal - Vantagens e desvantagens

Pneus radiais:

Prós: Grande durabilidade quando comparado a um pneu diagonal de medida similar. Em alguns casos pode dura o dobro de um pneu iagonal d mesmo tamanho.
Ótima estabilidade em curvas e em velocidades acima de 100 Km/h.
Podem ser usados sem ou com câmaras de ar.
contras: Laterais vulneráveis a cortes, rigidez e sensação de dureza quando comparado com pneus diagonais.

Pneus Diagonais:

Prós: Laterais resistentes a cortes, conforto e maciez.
contras: Menor durabilidade e pouca estabilidade a mais de 100 Km/h. Geralmente só podem ser usados com câmara de ar, porém existem exceções.

1.3- Conclusões e dicas na escolha entre pneus diagonal e radial:

O pneu radial lameiro é a escolha ideal para o jipe potente usado no dia a dia, em viagens médias e longas, devido a sua durabilidade e estabilidade.

O pneu diagonal é indicado para jipes de pequena e média potência, ou usados em pequenas distâncias e que enfrentam terrenos pedregosos e suscetíveis a cortes laterais. Também é a escolha ideal para jipes antigos com suspensão dura e desconfortável, para quem quer privilegiar o conforto sobre a performance, e para colecionadores de carros antigos civis ou militares e precisam manter os pneus históricos de medidas e estrutura original.

O pneu diagonal especial pra competições Off Road tipo Rock Crawling é fundamental para uso com baixíssimas pressões e trilhas pesadas. Exemplos: Maxxis Mudzilla, Creepy Crawler e Trepador competition, B.F. Goodrich X- Crawler, Interco Super Swamper Bogger e outros.

BACALHAU
10/05/2010, 19:58
Medidas X Tamanhos

2- MEDIDAS

O tamanho do pneu influencia diretamente a potência de seu jipe.

2.1- Pneus Pequenos ou Originais

Os pneus de medida originais irão conferir melhor torque e potência ao seu jipe o que pode ser vantajoso caso seu jipe não tenha um motor potente ou em provas de velocidade. Existem vantagens em manter a mecânica original. Pneus pequenos são indicados para provas de velocidade em circuito aberto (rallye) e fechado (Jeepcross). Geralmente provas de regularidade não exigem pneus grandes e é vantajoso o uso de pneus médios.

2.2- Pneus Grandes

Os benefícios de usar pneus grandes ficam por conta do maior poder de transposição de obstáculos e o ganho estético. Porém para usá-los devemos ajustar o tamanho das rodas, adaptar a suspensão, freios, motor e lataria para não gerar problemas como:
• Perda de potência e velocidade
• Perda de estabilidade
• Diminuição do esterçamento da direção (capacidade de manobra)
• Pneu cortando na lataria
• Pneu jogando lama no pára-brisa e na lataria
• Dificuldade de frenagem
• Quebras no sistema de transmissão (caixa, diferenciais, semi-eixos, cardãs, rolamentos e homocinéticas)

Nem sempre pneu grande é o melhor para o seu jipe.

O erro mais comum na instalação de pneus grandes em um jipe é o aproveitamento da roda original. Pneus grandes geralmente exigem rodas maiores e dimensionadas.

2.3- Medida nominal x real

Geralmente a medida descrita nas laterais dos pneus representam apenas uma medida nominal, usada como padrão de referência mundialmente, mas com grande disparate entre as medidas reais. No caso de pneus lameiros a diferença entre a notação e a realidade é ainda maior.
Existem basicamente dois padrões adotados pelos fabricantes mundiais de pneus para identificá-los por seu tamanho:

2.4- Medida Milimétrica ou Européia

É a mais usada em pneus de passeio para carros pequenos e médios de uso on road. Como exemplo podemos usar o pneu 235/85R16, onde:

235 = 235 milímetros. O tamanho da SEÇÃO da banda de rodagem, que não devemos confundir com o tamanho da banda de rodagem propriamente dita, que geralmente é menor que a SEÇÃO.

Seção= é a medida da largura do pneu tomando como base as laterais / flancos.

/85 = É na verdade uma porcentagem, e significa que o pneu tem de altura em cada uma de suas laterais 85% da medida da SEÇÃO da banda de rodagem. 85% de 235 = 19,97 cm.

R = Indica que este pneu tem estrutura radial. A ausência da letra R indica que o pneu é diagonal.

16 = é o tamanho do aro da roda no qual este pneu deve ser montado, ou tamanho do diâmetro do TALÃO do pneu. Em polegadas.

No caso da notação milimétrica, podemos notar que não é informado o diâmetro total do pneu, que corresponderia a sua altura nominal. Para acharmos o diâmetro total nominal devemos somar a altura das duas laterais 19,97cm + 19,97cm com a altura do aro ou roda (16 polegadas x 2.54 cm = 40,64 cm)
Totalizando=19,97+19,97+40,64= 80,56 cm.

2.5- Medida Americana (polegadas)

É geralmente escrita em polegadas e usada em pneus de camionete. Como exemplo podemos usar a medida 33x12.5 R 15

33 = 33 polegadas é a altura ou diâmetro nominal total do pneus. 33 x 2,54 cm = 83,82 cm

12,5 = é o tamanho da seção da banda de rodagem em polegadas 12,5 x 2,54 = 31,75 cm

R = Estrutura radial

15 = é o tamanho do aro no qual este pneu deve ser montado, ou tamanho do diâmetro do TALÃO do pneu. Em polegadas.

Vale a pena alertar que dificilmente acharemos estas medidas ao medirmos um pneu com régua ou trena. Trata-se apenas de uma medida nominal que raramente corresponde a medida real.

Os pneus diagonais geralmente utilizam a notação americana, porém de forma simplificada. É o caso do 7.50 x 16

7.5 = é o tamanho da seção da banda de rodagem em polegadas, 7,5 x 2,54 = 19,05 cm

.0 = É na verdade uma porcentagem, e significa que o pneu tem de altura em cada uma de suas laterais 100% da medida da SEÇÃO da banda de rodagem. 100% de 7.5 = 7.5 polegadas ou 19,05 cm.

X = Estrutura diagonal

16 = é o tamanho do aro no qual este pneu deve ser montado, ou tamanho do diâmetro do TALÃO do pneu. Em polegadas.

No caso da notação americana em pneus diagonais não é informado o diâmetro total do pneu, que corresponderia a sua altura nominal. Para acharmos o diâmetro total nominal (que nem sempre corresponde a realidade) devemos somar a altura das duas laterais 7,5 pol.+ 7,5 pol. + a altura do aro ou roda que é 16 pol.

Temos então de forma direta: 7,5 + 7,5 + 16 = 31 polegadas ou 31 x 2.54 = 78,74 cm de altura total nominal.

2.6- Medidas de pneus Vintage (carros antigos)

Existem ainda medidas antigas que cairam em desuso e têm origens diversas. É o caso dos pneus do Fusca e Variant 5.60x15 e 165x380, ou ainda de pneus de carros muito antigos como Mercedes antigas 185R400, 6.70R15.

As medidas antigas seguem padrões diferentes, misturando polegadas com milímetros.

BACALHAU
10/05/2010, 20:00
Desenhos Off Road

3- Desenhos Off Road

O mais importante em um pneu Off Road é que ele tenha realmente um desenho lameiro. Não basta que o desenho seja borrachudo e pneus mistos não devem ser usados por quem pretende sair do asfalto para brincar no barro.

Definir por um pneu lameiro é o primeiro passo para quem quer entrar no mundo Off Road e não atolar no primeiro obstáculo. O desenho lameiro deve ter gomos profundos e espaçados entre si.

No Brasil, os principais desenhos lameiros encontrados no mercado são:

3.1- Desenhos LAMEIROS:

• Cross
• Agrícola
• Semi-agrícola
• Dupla Hélice
• Militar
• Mud
• Artesanais

Cross: Gomos altos e espaçados iguais a pneus de motocross. Pode ser usado nos dois sentidos. É o desenho mais agressivo do mundo. Indicado para quem quer o máximo de tração e não se preocupa com barulho ou durabilidade. É o pneu de chuva de quem já tem um jogo de pneu lameiro para uso geral. Exemplos: Black Star Cross original, reformado a frio (pré-moldado) com desenho Cross e recap a quente com desenho Cross.

Agrícola: Pneus com sulcos profundos e gomos gigantes dispostos em ângulo de 45º ao sentido de rotação. Não possuem centro, o que os tornam extremamente ruidosos. Pneu desenvolvido para uso agrícola, adaptado para o off road. É o segundo desenho mais agressivo que existe. Deve ser usado no sentido de rotação de seus gomos. Exemplos: Maggion Fronteira, Recap Fronteira, Super Fronteira e Tork.

Semi-agrícola: Pneus com gomos laterais dispostos em ângulo de 45º ao sentido de rotação, e centro com desenho em ziguezague. Deve ser usado no sentido de rotação de seus gomos. Exemplos: Maxxis Mudzilla , Firestone Super Traccion Universal.

Dupla Hélice: Pneus com sulcos profundos e gomos dispostos em hélice, o que proporciona tração nos dois sentidos de rotação. Exemplo: Fate Super Agarre, Vipal VJ900.

Militar: Pneus com sulcos profundos e gomos paralelos entre si e perpendiculares (90º) ao sentido de rotação. Possui pouca aderência lateral (escorrega de lado). Exemplos: Pirelli Candango, Pirelli MT06 Militar, Maggion militar.

Mud ou MT: Pneus com gomos espaçados, em blocos, que procuram conciliar desempenho em terrenos inconsistentes com uso normal em terra e asfalto. Exemplos; Pirelli Mud, Black Star Guyane, pré-moldado Guyane, B.F Goodrich Mud Terrain.

Artesanais: Pneus feitos manualmente utilizando retalhos e sobras de bandas pré-moldadas. Feito pelo processo a frio (pré-moldado), permite fazer pneus totalmente inéditos e exclusivos e super agressivos. Geralmente, estes desenhos, são usados apenas para trilhas muito pesadas ou provas de obstáculos. Desenhos impróprios para uso urbano e maiores deslocamentos, uma vez que dificilmente permitem balanceamento causando grande desconforto em velocidades maiores que 60 Km/h. Exemplo: Pneus 3K.

Quanto mais agressivo o desenho de um pneu, melhor será o seu desempenho em situações Off Road como lama, erosões, areia e subidas íngremes, e pior será no uso comum no asfalto e terrenos firmes.

Geralmente competidores utilizam 2 ou mais jogos de pneus com desenhos diferentes para poder maximizar o desempenho dependendo do tipo do terreno e das condições do tempo.

O jipeiro mais experiente aprendeu na prática que é impossível conciliar o uso e a preparação off road com desempenho e conforto no asfalto. Se conforto e silêncio são importantes para você, é melhor pensar em ter dois jogos de pneus, uma para o dia a dia e viagens e outro para brincar na lama.

PNEUS LAMEIROS:

São fundamentais para off road.

Não existe pneu lameiro que seja tão confortável e aderente no asfalto como um pneu liso.

Pneus lisos são mais confortáveis e aderentes no asfalto molhado e até mesmo em pisos de terra batida

3.2- Desenhos MISTOS

POLÊMICA: A minha experiência mostrou que pneus mistos (AT, ATR, AT-S, All Terrain, M+S, etc) não prestam para off road... Na verdade estes pneus são ruins no asfalto, ruins na terra e também ruins na lama. É uma ilusão. Dão uma falsa sensação de que seu 4x4 está calçado para off road e na verdade não está. Gera uma expectativa ilusória de durabilidade e segurança no asfalto.

Atualmente os fabricantes de pneus perceberam que os usuários precisam em suas camionetes de pneus confortáveis no asfalto e na terra, e também duráveis e seguros do asfalto. Potanto este pneu deve ser liso e no máximo com um visual agressivo e um aplo mercadológico off road. A nova geração de pneus AT lançados no mercado a partir de 2006 sem este foco. Pneus duráveis e lisos, confortáveis e bonitos, ótimos para uso na cidade, estradas e em terra batida, porém, não se trata de pneu off road.

3.3- Desenhos LISOS

São indicados para percursos sem obstáculos, sejam asfaltados ou não. Conferem maior aderência em asfalto molhado. São ótimos para pisos de terra batida, firmes, podendo inclusive ser usado em provas de velocidade na terra em dias secos.

BACALHAU
10/05/2010, 20:02
Escolhendo o pneu Off Road

4- Escolhendo o pneu Off Road

Não existe um pneu que seja melhor para todos os terrenos e situações.

A melhor forma de escolher um pneu off road é conversando com jipeiros mais experientes, competidores ou um especialista.

A escolha do pneu ideal é uma tarefa inexata que depende de valores e experiências individuais. Periodicamente novos pneus são lançados mudando as opções e as escolhas.

Fatores que devemos levar em consideração:

• O jipe 4x4 - marca, modelo, motor, suspensão, freios, sistema de direção, adaptações, preparações.
• O tipo de off road - trilha leve e/ou pesada, Raid, Jeepcross, Enduro, Trial, Rock Crawling, Rallye Cross Country, expedições, torneios de carros antigos.
• Localização geográfica - montanha, litoral (praia e areia), serrado (pedras e erosões), alagados (Pantanal, lagoas, floresta tropical).

4.1- Medida e estrutura

O tamanho ou medida deve estar de acordo com o tamanho e potência do seu 4x4. Pneus grandes em jipes pouco potentes atrapalham mais do que ajudam.

Pneus diagonais não devem ser usados em jipes muito potentes e modernos como Pajeros, Troller, Nissan e Land Rovers modernas, pois são pneus para baixas velocidades e são perigosos a mais de 120 Km/h.

Pneus diagonais podem ser usados em jipes mais antigos com o objetivo de melhorar o conforto ou para diminuir a incidência de cortes laterais no caso de terrenos muito pedregosos e com tocos.

Também devem ser a escolha para uso exclusivo em trilha pesadas e competições tipo Rock Crawling.

4.2- Desenho e utilização

Depois de escolher a medida e a estrutura adequada para o seu uso, devemos escolher o desenho adequado para cada utilização.

Um 4x4 preparado para vencer obstáculos off Road e enfrentar estradas com lama, deve preferir pneus verdadeiramente lameiros. Mesmo que 99% do tempo trafegando em estradas asfaltadas sob a pena de atolar no 1% restante.

Pneus lameiros na maioria das vezes dispensam o uso do guincho ou ajuda externa.

A Maneco Pneus classifica os pneus que vende de 0 a 5 em uma escala de tração, onde:

Tipo 0 -seriam pneus sem qualquer tração Off Road, portanto pneus lisos.

Tipo 1 -seriam pneus tipo misto ou AT (All Terrain = todo terreno) que na verdade são pneus com muito pouca tração em situações Off Road e que não consideramos como pneu lameiro.

Tipo 2 -seriam os pneus tipo Mud, que já tem algum desempenho verdadeiramente Off Road.

Tipo 3 - os pneus que são usados por jipeiros experientes e competidores. São os pneus com desenho Guyane, em dupla hélice (Super Agarre e Garra), semi-agrícolas e militares. Pneus estes que podem ser usados de forma geral em trilhas e em viagens, uma vez que mantem um mínimo de conforto e estabilidade em percursos asfaltadas e bom desempenho Off Road.

Tipo 4 -pneus seriam pneus exclusivamente para trilhas, competições e deslocamentos pequenos, como o Mudzilla e agrícolas.

tipo 5 -os pneus super agressivos, utilizados apenas em competições e como segundo jogo de pneus que são montados apenas na hora do uso. Muito agressivos para deslocamentos. É o caso dos pneus tipo Cross e artesanais.

BACALHAU
10/05/2010, 20:04
5 - Calibragem

A calibragem ideal geralmente é calculada pelo fabricante do veículo, baseado nas informações técnicas do pneu. É levado em conta peso, torque, velocidade e geometria do veículo, além da capacidade de carga e velocidade máxima do veículo.

A maioria dos veículos possui duas calibragens sugeridas no manual. Uma com meia carga e outra com plena carga.

Sempre que instalamos pneus maiores ou menores, mudamos a rodagem, a largura e ou a roda, devemos adequar a calibragem dos pneus. Veículos que instalam kit gás ou andam com peso acima ou abaixo do normal também precisam alterar a calibragem indicada pelo manual.

Todo pneu tem indicado a calibragem máxima, peso máximo e velocidade máxima que devem ser respeitados.

A calibragem ideal garante o máximo de durabilidade, aderência, tração e segurança em situações de emergência (freadas bruscas)

Em estradas esburacadas é aconselhável o aumento da pressão para evitar cortes em buracos.

Segundo os fabricantes cada libra abaixo do ideal acarreta uma perda de 5% de quilometragem. Cada libra acima a perda é de apenas 3%. Como os pneus têm a tendência de perder 1 libra por mês, é sugerida a conferência periódica da calibragem ou o uso ligeiramente acima. Carros com kit gás devem aumentar de 2 a 6 libras devido o acréscimo de peso.

5.1 - Alta Pressão

No uso on road, a experiência mostra vantagens no uso de pressões de 1 a 3 libras acima do normal.

Vantagens:
• Maior dirigibilidade em altas velocidades
• Protege o pneu de cortes laterais e buracos
• Evita o destalonamento
• Deixa a direção macia
• Respostas mais rápidas do volante

Desvantagens:
• Baixa flutuação e tração em terrenos arenosos e com lama
• Risco de atolamento
• Super aquecimento do motor
• Desconforto (sensação de dureza)

5.2- Calibragem Off Road (baixas pressões)

Baixas calibragens são indicadas em terrenos com pouca tração, como na lama, areia e subidas de pedras lisas.

O pneu com pouco ar tem uma área de contato maior com o solo, o que irá aumentar a tração. Pode-se dizer que o pneu vazio agarra mais, porém devemos tomar alguns cuidados com a baixa pressão.

Pneus com pouca pressão podem soltar da roda (destalonamento), sofrer cortes nas laterais, perder pressão ou ter suas câmaras de ar mordidas. Outro acidente comum com câmaras de ar usadas com baixas pressões é a rotação da câmara e a degola do seu bico pela roda.

A baixa pressão dificulta a dirigibilidade. Nunca rode em estradas e rodovias asfaltadas com pneus descalibrados: a pressão deve aumentar junto com a velocidade e o peso.

Depois de vencer um obstáculo com o uso de baixa pressão, infle os pneus para uma pressão segura. A pressão baixa deve ser usada com muita cautela em terrenos pedregosos e travessias de rios. Pedras escondidas podem cortar os flancos do pneu.

Se usar baixas pressões com pneus sem câmara de ar em terrenos arenosos ou enlameados, desmonte os pneus e limpe os aros assim que possível. É comum o acúmulo de lama, areia e sujeira entre o talão do pneu e a roda, causando vazamentos.

5.3- Baixa Pressão

Vantagens:
• Maior área de contato com o piso
• Maior flutuação em terrenos arenosos
• Aumento da aderência em terrenos inconsistente com lama
• Evita patinação nas arrancadas
• Maior sensação de conforto (maciez)

Desvantagens:
• Perigo de destalonamento que cresce com a velocidade
• Risco de cortes laterais
• Direção dura ou pesada com respostas lentas
• Sobrecarrega da bomba hidráulica e/ou engrenagens
• Perda de pressão em saltos e buracos

A calibragem de competição vira um jogo de aposta, onde a escolha certa pode significar segundos e pontos preciosos, e a escolha errada, o fim da prova.

5.4- Calculando a pressão ideal

A pressão ideal de uso do pneu de veículo é obtida através de uma regra de três simples entre O PESO REAL DO VEÍCULO, o peso máximo que o pneu suporta (MAX. LOAD) e a calibragem máxima que o pneu suporta (MAX. PRESS).

Verifique nas laterais do pneu o índice de carga (MAX. LOAD) e a pressão máxima de trabalho (MAX. PRESS). Estas duas informações são dadas na forma de:

235/85 R 16 108/110 H
MAX LOAD: 1000kg/1060kg
MAX PRESS: AT 420 kPa (60/65 P.S.I)

1000 Kg seria o peso máximo suportado pelo pneu montado individualmente e 60 libras seria a pressão máxima.

Caso o pneu não apresente o MAX LOAD (carga máxima) em quilos ou libras, compare o índice de peso 108 do final de descrição da medida do pneus com o valor encontrado nas tabelas universais de conversão de peso e velocidade, nas quais teremos que 108 é igual a 1000 kg.

Assim, como cada pneu foi projetado para suportar 1000 Kg com 60 libras e temos 4 pneus montados em nosso veículo, temos que usar 60 libras caso o peso total seja 4000 kg.

Como na verdade nosso veículo pesa muito menos de 4.000 Kg, devemos diminuir a calibragem proporcionalmente através da regra de 3.

Por exemplo:

4.000 kg está para 60 libras, assim como 1.500 kg (peso real do jipe) está para W
4.000 Kg -x- 60 lbs.
1.500 Kg -x- W

W x 4.000 = 60 x 1.500
W = 60 x 1.500 / 4.000
W = 90.000 / 4.000
W = 22,5

Resolvendo a regra de três, X é igual a 22,5 libras

Devemos observar com cuidado quais são as unidades de medidas discriminadas na lateral do pneu, se são quilos (kg) ou libras (lb.), e fazer as conversões necessárias.

A pressão encontrada é a pressão ideal do seu veículo em relação ao seu peso para obter o máximo de durabilidade. É importante levar ainda em consideração a velocidade, o conforto e o peso de cada eixo sobre os pneus dianteiros e traseiros.

A pressão também deve aumentar em relação à velocidade. Jipes, pick-up e carros turbinados usam calibragens bem acima dos valores encontrados pela fórmula.

A pressão de competição deve ser encontrada na prática levando em conta diversos fatores: velocidade final, torque, tamanho do pneu, peso de cada conjunto, peso de cada eixo, plena carga ou meia carga, tipo de piso e performance esperada

5.5- Calibragem para Rallye de Velocidade (altas pressões)

Em provas de velocidade e uso agressivo dos pneus é recomendado aumentar a pressão para evitar destalonamento e cortes.

Em competições de pista, é comum o uso de calibragens diferenciadas, entre os lados direito e esquerdo, devido ao sentido das curvas.

No dia a dia recomendamos o uso de uma ou duas libras a mais do lado direito (carona) uma vez que existe uma tendência de curvar mais rápido para este lado, o que pode ser comprovado com o desgaste maior que o pneu dianteiro direito apresenta quando não realizamos rodízio periódico.

Todo piloto e chefe de equipe têm que fazer escolhas táticas de qual calibragem usar. Baixas pressões melhoram a tração, porém aumentam as chances de acidentes. Altas pressões protegem os pneus mas fazem o carro deslizar mais e muitas vezes perder tempo precioso.

5.6- Dicas para competições

É muito importante conferir o conjunto roda/pneu e as válvula/bicos e câmaras na véspera de competições para certificar que não há vazamentos.

A desmontagem para conferência também é recomendada. Dicas úteis:

• Sempre calibre os pneus totalmente frios, com um mesmo calibrador confiável e anote para comparar no dia seguinte.
• No dia seguinte confira a calibragem e compare com os valores anotados.
• Elimine o conjunto roda+pneus que apresentar vazamento.
• Sempre troque os bicos/válvulas a cada montagem.
• Troque as câmaras de ar anualmente ou sempre que apresentarem furos próximos ou mais de 3 furos distantes um do outro.
• Troque rodas amassadas. Rodas de liga não admitem consertos. Sempre se perderá resistência seja em reparos a frio ou a quente ou com a retirada de material e usinagem.
• Rodas de aço geralmente não admitem desempenos.
• Nunca engatilhe pneus sem câmara com câmaras de ar ou manchões.
• Nunca frize pneus abaixo do íncavo do desenho.
• Nunca use pneus que necessitaram de mais de 150 gramas de cada lado para balancear.
• Nunca use pasta de montagem para pneus de competição.
• Leve sempre dentro do carro um spray selante de enchimento rápido.

BACALHAU
10/05/2010, 20:05
6- PNEUS COM E SEM CÂMARAS (TUBETYPE X TUBELESS)

Pneus com câmaras de ar podem ser usados com menores pressões, correndo um risco menor de destalonamento.

6.1- Vantagens do uso de câmaras de ar em situações Off Road:

• Uso com menores pressões, com menor risco de destalonamento
• Evita que lama, capim, areia e outros elementos se acumulem na região do talão causando vazamentos
• Evita vazamentos em rodas amassadas e por impactos

6.2- Desvantagens do uso de câmaras:

• Vazamento rápido em casos de furos
• Vazamentos e furos causados por má montagem da câmara.
• fadiga do material
• Menor índice de de velocidade. Nunca use câmara de ar a mais de 140 Km/h. O pneu TUBELESS tem índice de velocidade superior ao TUBETYPE, uma vez que as câmaras de ar são projetadas para serem usadas até 140 Km/h
• Mais um componente que exige manutenção
• Aumento do peso do conjunto
• exige substituição de 2 em 2 anos
• Pneu com câmara gera mais atrito interno e calor, aumentando o desgaste.

6.3- Cuidados na montagem de câmaras de ar:

6.3.1- Medida adequada

Câmaras de ar pequenas ou subdimensionadas aumentam a incidência de furos causados por impactos, sujeira e grãos de terra ou areia, com uma parede fina é inadequada para uso severo (temperatura e impacto). Por outro lado, câmaras de ar grandes também causam problemas de furos sucessivos devido a dobras e atrito interno.
A câmara de ar para uso Off Road deve ser do tamanho ideal do pneu, com pequenas margens de tolerância.

6.3.2- O bico da câmara de ar

O bico da câmara de ar deve ser adequado ao furo da roda, ou o furo da roda deve ser adequado (refurado) para o bico da câmara. Bicos nunca devem ser cortados ou lixados para passar na roda.

Rodas podem e devem ser refuradas para passar justo os bicos das câmaras de ar. Geralmente devemos aumentar de 13 para 15 milímetros os furos da roda. Não esquecer de limpar a limalha de aço resultante e lixar as arestas. Use o bico/válvula TR415 quando quiser voltar a usar a roda sem câmara de ar.

Dê sempre preferência para câmaras de ar de marca reconhecida (Pirelli, Goodyear, Michelin, Tortuga) e evite produtos importados sem procedência e embalagem.

6.3.3- Limpeza da Roda e na montagem

Ao montarmos a câmara de ar a roda deverá estar livre de terra, areia, lama ou arestas cortantes. Passar uma lixa fina na roda antes da montagem, para eliminar pontos de ferrugem.
Não usar talco ou grafite.

6.3.4- Limites técnicos da câmara de ar

As câmaras de ar são projetadas para serem usadas até uma velocidade de 140 Km/h, trafegar além desta velocidade por longos períodos pode causar o rompimento da câmara pela força centrífuga.

6.4- Outras dicas de montagem

• É aconselhável o uso de borracha de silicone na região do bico para evitar quebra em pedras, torções e retardar o vazamento do ar em caso de furo.
• Não use pasta de montagem em pneus tube type ou tubeless de competição.
• Não use talco ou grafite na montagem.
• Elimine talco e grafite do interior do pneu antes de montá-lo com câmaras de ar. Lave bem e seque.

Jipeiro experiente em trilhas pesadas e na areia não usa pneus sem câmara de ar.

BACALHAU
10/05/2010, 20:06
7– RODAS E OFF SETS

7.1- Tala

Todo pneu é projetado para ser montado em uma roda específica com um diâmetro (ARO) e uma largura (TALA). Não existe tolerância para o ARO.

Porém existe sim tolerância para a TALA de montagem.

A TALA ideal de montagem do pneu original do Jeep Willys 6.00x16 é 5 polegadas, porém este pneus pode ser montado em rodas uma polegada para mais ou para menos. DE 4 polegadas a 6 e suas frações: 4, 4 ½, 5, 5½, e 6.

Alguns pneus aceitam uma variação ainda maior de 1 polegada e meia.

Usar um pneu, montado em roda de tala ideal garante o máximo desempenho quilométrico do pneu.

Talas estreitas geram desgaste no centro do pneu e talas largas demais desgaste nas laterais. Rodas estreitas ou largas demais deixam as laterais dos pneus expostas a cortes, e pode haver também perda de estabilidade e em casos extremos rachaduras e trincas nas laterais dos pneus e quebra da estrutura.

Pneus montados fora das larguras máximas e mínimas perdem a garantia dos fabricantes, além dos problemas mencionados acima.

7.2- Off Set (ET ou Set Back)

O off set é a posição do centro da roda em relação ao veículo.

Off set zero é quando a TALA está dividida ao meio em relação ao centro. Off set negativo é quando o centro está deslocado para dentro e positivo o inverso.

Já o ET ou set back é medido do cubo de roda do carro o aro intrno da roda.

Cada veículo tem suas rodas originais projetadas com medidas específicas de: FURAÇÃO, ARO, TALA, OFF SET, FURO CENTRAL, TIPO DE PORCA ou PARAFUSO.

Alguns veículos permitem mudanças de rodas, outros não. Quando fazemos um up-sizing (up-grade) de pneus devemos adequar as rodas.

Alguns veículos como o Lada Niva e a Pajero TR4 possuem características técnicas de dificultam a troca de rodas e o uso de pneu maiores.

7.3- Rodas de liga-leve

“Mais vale um gosto na vida que seis vinténs na algibeira”

A cada ano a indústria automobilística equipa mais e mais veículos com rodas de liga-leve como equipamento original. Bonitas e leves, as rodas de liga-leve são ideais para uso urbano e estradal, e existem ligas super resistentes até mesmo para competições.

No dia a dia, nas estradas brasileiras, onde a realidade é o buraco, as rodas de liga são uma fonte constante de problemas e despesas.

Pelas normas de segurança da ABNT, rodas de liga amassadas devem ser substituídas por outras novas. A pequena indústria artesanal de recuperação de rodas não garante a segurança. Trata-se de um serviço informal, sem respaldo na legislação brasileira ou de qualquer país.

Mas no caso de utilizar tais serviços, recomendamos os serviços feitos a frio, sem a utilização de equipamentos de aquecimento (maçarico) e principalmente sem o uso de tornos retificadores, que retiram de 1 a 10 milímetros da espessura original das rodas. O torno e a lixadeira devem ser evitados, pois enfraquecem aquilo que já não suportou a realidade das estradas e ruas brasileiras.

Se sua roda danificou a ponto de necessitar solda, substitua-a imediatamente. Não aceite rodas torneadas e finas.

7.4- Rodas de aço X liga-leve

Não há dúvidas que rodas de aço são mais resistentes, baratas e práticas que rodas de liga. As vantagens das roda de liga ficam por conta da estética e da redução de peso.

No caso de competições apenas rodas com ligas especiais devem ser usadas.

Na falta de rodas de liga reforçadas dê preferência para as rodas de aço.

7.5- Rodas para off Road

Para uso em trilhas off road, rallye de regularidade e outras provas de baixas médias de velocidade o uso de rodas de aço é aconselhável.

• Baixa manutenção
• Baixo custo de aquisição
• Alta resistência
• Grande variedade de opções de furações e talas
• Possibilidade de modificações de tala e pintura

São as principais vantagens das rodas de aço.

7.6- Rodas para rallye de velocidade

Aqui vale a mesma regra das pistas, ou utiliza as rodas de ligas especiais super leves e resistentes, o que é altamente recomendável, ou as rodas de aço.

No Brasil muitas equipes usam rodas de ligas originais, o que exige a troca constante das mesmas.

As rodas especiais possuem ligas resistentes de alumínio, silício e magnésio, forjadas em alta pressão. O principal fabricante mundial de rodas de rally é a italiana OZ Racing.

7.7- Rodas Bead-lock

Usadas pelos off roaders americanos, são rodas com aro externo extra, que trava o talão do pneu na roda permitindo:

• Rodar com baixíssimas pressões
• Evita o destalonamento total dos pneus
• Aumenta a flutuação e tração dos pneus

No Brasil, algumas empresas pioneiras como a Spider 4x4 adaptações, faz sob encomenda adaptações em rodas, transformando rodas comuns em bead-lock.

claudiobrutus
24/05/2010, 22:19
valeu pelas dicas, o melhor pneu que eu posso colocar no meu niva entao e o 99% asfalto e 1% terra, que eu acho que comprei certo.
vou procurar fotos dos pneus e seus tipos para esclarecer melhor o modelo.

davidabel
27/05/2010, 18:30
Olá amigos!
Procuro pneu MAGGION LADA RANGE 6.95 - 16, novo ou meia vida. Preciso de pelo menos uma unidade. Se encontrar dois pneus, melhor ainda!! Estou em Pouso Alegre, sul de Minas. Se alguém souber onde encontro e/ou com possibilidade de remessa via transportadora para a minha cidade, fico agradecido.
Desde já, muito obrigado.
Abraço a todos.
David
pegasus.rx # gmail.com

"GRAUÇÁ 4x4"
28/05/2010, 17:45
Um amigo Niveiro abriu novamente uma discussão polêmica na lista do yahoo - Niva Clube RGS:
Que pneu devo usar no Niva original?
Original?
Quais as medidas originais?
Até aonde posso usar pneu mais largo sem a necessidade de alterações no Niva original?
Aro 16 ou 15? Por que?
Qual a melhor performance?

São tantas dúvidas e sugestões, mas nada técnico e coerente... Apesar da apostila do Bacalhau nos emprestou, ali não é uma dica e sim uma aula...

Senhores Expert em Lada Niva, poderiam esclarecer com maiores detalhes sobre a poêmica dos melhores pneus para o Russinho?

O meu amigo Flávio (Niva Verde - ES) irá nos agradecer...

Boas Trilhas!!!

Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Lada Niva 1991
Canavieiras – Bahia

BACALHAU
28/05/2010, 19:25
Betão, qual é o melhor calçado (sapato) para você?
Tênis, sapato de bico fino, sapato de salto alto :mrgreen:, bota, chinelo, sapatilha de balé :twisted:, mocassim, tamanco, ... ?
Bem, vai depender do que você faz. Das suas necessidades. Não é mesmo?
Com o nosso russo, creio, não é diferente.
Qual é a altura da suspensão?
Faz trilha?
Roda no asfalto, areia, barro, lama, ...?
Além disso, tem o gosto de cada um, que nem sempre combina com o que é mais adequado.

Para o tipo de chão que eu rodo (seco, duro, com erosões, com rochas, pedras soltas algumas redondas outras pontudas e cortantes, galhos e espinhos) prefiro o militar. Mesmo no asfalto ele roda bem, desde que não chova, o que é raro por aqui.

A discussão é boa, mas, nunca vai chegar a um consenso. :rolleyes:

thgteixeira
28/05/2010, 19:50
Gostei deste daqui:

http://3.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S9Y2Unc0qeI/AAAAAAAAE3g/IbomiCF2Bso/s400/Slide2.JPG

Mas, 7.00 x 16... Acho que eu teria que rebater os paralamas, não?

Girti
28/05/2010, 20:09
Betão, qual é o melhor calçado (sapato) para você?
Tênis, sapato de bico fino, sapato de salto alto :mrgreen:, bota, chinelo, sapatilha de balé :twisted:, mocassim, tamanco, ... ?
Bem, vai depender do que você faz. Das suas necessidades. Não é mesmo?
Com o nosso russo, creio, não é diferente.
Qual é a altura da suspensão?
Faz trilha?
Roda no asfalto, areia, barro, lama, ...?
Além disso, tem o gosto de cada um, que nem sempre combina com o que é mais adequado.

Para o tipo de chão que eu rodo (seco, duro, com erosões, com rochas, pedras soltas algumas redondas outras pontudas e cortantes, galhos e espinhos) prefiro o militar. Mesmo no asfalto ele roda bem, desde que não chova, o que é raro por aqui.

A discussão é boa, mas, nunca vai chegar a um consenso. :rolleyes:

Complementando: o que não adianta procurar, porque não existe, é o pneu perfeito, que seja ótimo em todas as situações. É necessário analisar qual será a utilização mais freqüente, para depois escolher o pneu.

Ter dois jogos de rodas + pneus não é uma solução, pois, além do investimento em $$$ e em espaço físico, torna-se necessário ficar trocando rodas a cada vez que se vai precisar de um ou outro jogo de pneus. Isto funciona se formos sair de casa para ir até um local próximo fazer uma trilha, mas não se formos viajar, por exemplo, 200 Km em estradas asfaltadas para fazer esta trilha.

BACALHAU
28/05/2010, 20:41
Gostei deste daqui:

http://3.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S9Y2Unc0qeI/AAAAAAAAE3g/IbomiCF2Bso/s400/Slide2.JPG

Mas, 7.00 x 16... Acho que eu teria que rebater os paralamas, não?

CUIDADO!
CUIDADO!
CUIDADO!

Thiago, o problema maior desse pneu não é o tamanho. :discordo:
É a velocidade máxima.
Como a maioria dos pneus Maggion, a velocidade máxima para esse pneu é (QUARENTA) 40 km/h. :shock:

thgteixeira
28/05/2010, 21:25
CUIDADO!
CUIDADO!
CUIDADO!

Thiago, o problema maior desse pneu não é o tamanho. :discordo:
É a velocidade máxima.
Como a maioria dos pneus Maggion, a velocidade máxima para esse pneu é (QUARENTA) 40 km/h. :shock:

Pô Baca, então eu comi bola!
No site da Maggion vi que era 140! Tô ficando louco!

davidabel
28/05/2010, 21:42
Help me!
Estou num beco sem saida. Procuro, de vela na mão, uma unidade do pneu maggion 6.95-16, pode ser novo ou meia vida. Se forme duas unidades, melhor ainda.
Estou com dois carecas. Dois meia vida rodando bem e um estepe em bom estado.
Se alguem tiver um ou dois para vender, por favor entre em contato.
Se alguém souber de um lugar (loja) onde encontre este pneu ainda, por favor, me ajude!!! :parede:
Obrigado.
Att.
David
28/05/2010
pegasus.rx@gmail.com

BACALHAU
28/05/2010, 23:05

A imagem abaixo foi retirada de http://www.maggion.com.br/main.php?inc=agricola&pag=produto&id=46

Agora, que é estranho é. Um pneu com esse desenho ter velocidade limitada em 40 km/h.
Um outro fato estranho é que o pneu militar aparece em duas categorias: pneus agrícolas (com o nome "militar 4X4") e pneus de passeio (com o nome "militar").
Na primeira (http://www.maggion.com.br/main.php?inc=agricola&pag=produto&id=38) a velocidade máxima é 40 km/h e na segunda (http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11), 150 km/h. Isso pode gerar confusão e... ACIDENTES.

Solicitei informações a este respeito à MAGGION.

Girti
28/05/2010, 23:34

Thiago, deve ter sido um ato falho, como 40 Km/h é uma velocidade absurdamente baixa, você "leu" (ou seja, o cérebro interpretou) 140 Km/h. Isso acontece com muita freqüencia, a gente está acostumado a certas coisas, e quando o que vemos é absurdamente diferente, tendemos a "passar por cima", lendo o que não está escrito, vendo o que não existe.

BACALHAU
28/05/2010, 23:36
... vendo o que não existe.

Falou e disse o padre Quebêbado. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

thgteixeira
29/05/2010, 00:15
Thiago, deve ter sido um ato falho, como 40 Km/h é uma velocidade absurdamente baixa, você "leu" (ou seja, o cérebro interpretou) 140 Km/h. Isso acontece com muita freqüencia, a gente está acostumado a certas coisas, e quando o que vemos é absurdamente diferente, tendemos a "passar por cima", lendo o que não está escrito, vendo o que não existe.

E Olha que eu nem bebi nada hoje! :mrgreen:
Mas, o pneu tem um desenho bacana, e acabei enxergando mal mesmo! Ato falho! Seria legal se o Betão tirasse esse modelo lá da relação que ele fez, senão... K-BUM

Girti
29/05/2010, 00:26
E Olha que eu nem bebi nada hoje! :mrgreen:
(...)

Vai ver que foi este o motivo de sua falha... :twisted: :twisted: :twisted: Dependência é fogo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

thgteixeira
29/05/2010, 00:33
Vai ver que foi este o motivo de sua falha... :twisted: :twisted: :twisted: Dependência é fogo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vai ver que é por isso que a minha mão tá tremendo! :mrgreen:

Chico Almeida
29/05/2010, 12:34
A imagem abaixo foi retirada de http://www.maggion.com.br/main.php?inc=agricola&pag=produto&id=46

Agora, que é estranho é. Um pneu com esse desenho ter velocidade limitada em 40 km/h.
Um outro fato estranho é que o pneu militar aparece em duas categorias: pneus agrícolas (com o nome "militar 4X4") e pneus de passeio (com o nome "militar").
Na primeira (http://www.maggion.com.br/main.php?inc=agricola&pag=produto&id=38) a velocidade máxima é 40 km/h e na segunda (http://www.maggion.com.br/main.php?inc=passeio&pag=produto&id=11), 150 km/h. Isso pode gerar confusão e... ACIDENTES.

Bacalhau, meu camarada, boa tarde.

Rapaz, será que esse limite de velocidade é real :pensativo: ??? Verifiquei outros pneus nesse endereço que vc postou e, a grande maioria, se não todos, estão com limite de 40 km/h ou menos !!!! Tô achando isso muito esquisito !!!! Eu aposto ser erro de impressão !!!!! Desculpe pelos pitacos, inclusive, estou sem Niva no momento :cry: mas não vou deixar de acessar esta "casa" !!!!

Abraços,

BACALHAU
29/05/2010, 13:18
Bacalhau, meu camarada, boa tarde.

Rapaz, será que esse limite de velocidade é real :pensativo: ??? Verifiquei outros pneus nesse endereço que vc postou e, a grande maioria, se não todos, estão com limite de 40 km/h ou menos !!!! Tô achando isso muito esquisito !!!! Eu aposto ser erro de impressão !!!!! Desculpe pelos pitacos, inclusive, estou sem Niva no momento :cry: mas não vou deixar de acessar esta "casa" !!!!

Abraços,

Chicão, esta "casa", ou melhor, "hospício" será sempre sua. :mrgreen:

Os pneus "agrícolas", inclusive os "militar 4X4" estão todos com o limite de 40 km/h ou menos.
Já enviei e-mail à Maggion qiestionando isso. Assim que eles responderem posto aqui.

Chico Almeida
30/05/2010, 00:18
Chicão, esta "casa", ou melhor, "hospício" será sempre sua. :mrgreen:

Os pneus "agrícolas", inclusive os "militar 4X4" estão todos com o limite de 40 km/h ou menos.
Já enviei e-mail à Maggion qiestionando isso. Assim que eles responderem posto aqui.

eheheheheh..... Valeu irmão :concordo: !!!!!

Sabe o que me ocorreu agora ??? Será que o pessoal que transporta encomendas (peças pro Niva, por exemplo...) usam estes pneus :pensativo: ??? Pelo tempo que leva uma peça prá chegar.......!!!!!!!!! Tomara que a Maggion não mande a resposta via transportadora......eheheheheh.

Abraço,

BACALHAU
01/06/2010, 10:04
...

Enviei à Maggion a seguinte mensagem:

"Em um Fórum do qual participo surgiu uma dúvida a respeito da velocidade máxima dos pneus Maggion "Super Traction", "Militar 4X4" e "Militar". O primeiro e o segundo com 40 km/h de velocidade máxima e o terceiro com 150 km/h, informações estas tiradas do site da MAGGION. Sendo que os nomes "Militar" e "Militar 4X4" podem gerar confusão ao consumidor e ao usar o "Militar 4X4" em velocidades permitidas apenas ao "Militar" (versão pneus DE PASSEIO), causar acidentes. Assim, solicito esclarecimentos. Desde já agradeço a atenção."

Como resposta, recebi hoje o seguinte:

"Sr. Gadus Morhua,
Bom dia!

Estes pneus foram projetados para veículos de passeio (5.60-15 Militar) e caminhões leves (7.00-16 Militar 4x4), sendo assim seus índices de velocidade é 150 km/h e 120 km/h respectivamente.
Porém estes também são usados na agricultura em implementos agrícolas, que para esta utilização tem seus índices de velocidades reduzidos devido a carga e a própria limitação do implemento.

Grato,

Eng. Marcello V. Ramos
Assistência Técnica
Fone: (11) 2229-9264
Celular: (11) 9939-9196
e-mail: marcello@maggion.com.br"

Ou seja, pelo que eu entendi, a Maggion, em seu site, coloca a velocidade máxima de seus pneus limitada de acordo com seu uso e tipo de veículo e não para o qual ele foi projetado.

Imaginem se uma montadora informa que a velocidade máxima que os seus veículos atingem é determinada pelo tipo de estradas e do motorista. :putz:
Vamos voltar ao "Tempo das Diligências" (ou carroças). :parede:

andrecosenza
01/07/2010, 14:47
Pessoal, queria saber quais as medidas do pneu do step original, para eu poder colocar o mesmo no seu real lugar. Nao aguento mais ver o step amarrado na mala forçando o banco de tras, uma presilha do banco ja foi para o espaço....
Um abraçao a todos

BACALHAU
01/07/2010, 21:07
Pessoal, queria saber quais as medidas do pneu do step original, para eu poder colocar o mesmo no seu real lugar. Nao aguento mais ver o step amarrado na mala forçando o banco de tras, uma presilha do banco ja foi para o espaço....
Um abraçao a todos

Radiais - 175 R16
Diagonais - 6.95 16
Informações do Manual do Proprietário.

andrecosenza
01/07/2010, 21:12
Radiais - 175 R16
Diagonais - 6.95 16
Valeu Bacalhau!!!!
Aproveito a mensagem pra te pedir o manual do propietario que vc falou em algum topico do forum para eu imprimir e encadernar, pois o que eu imprimir esta enorme e tenho que andar com uma pasta no banco traseiro.
meu email eh: cosenza.andre@gmail.com
Valeu brother!!!!
UM abração

BACALHAU
01/07/2010, 23:20
E-mail anotado.

O que você me pediu está aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35815&highlight=manual+propriet%E1rio+niva

[]s

andrecosenza
02/07/2010, 19:16
E-mail anotado.

O que você me pediu está aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35815&highlight=manual+propriet%E1rio+niva

[]s
Obrigado novamente!!!!
Um abração

thgteixeira
02/07/2010, 20:02
Baca;

Então a velocidade dos pneus não é limitada a 40km/h?
Nos materiais que li a respeito, sempre vi que o que limita a velocidade dos pneus são dois fatores: O Tipo de gomo dos pneus (se forem muito salientes, o carro fica extremamente instável) e a CÂMARA DE AR, esta sim, limitada a 120 ou 140km/h.

Eu achei a comunicação da Maggion um pouco evasiva!

BACALHAU
02/07/2010, 23:31
Então, Thiago...
Segundo a resposta lá do engenheiro da Maggion, os limites do 5.60-15 Militar é de 150 km/h e do 7.00-16 Militar 4x4 é 120 km/h, porque o primeiro seria para veículos de passeio e o segundo para caminhões leves.
Ele diz ainda que "Porém estes também são usados na agricultura em implementos agrícolas, que para esta utilização tem seus índices de velocidades reduzidos devido a carga e a própria limitação do implemento".
Isso para mim não respondeu nada.
Pelo que eu entendi, eles definem a velocidade que o pneu aguenta pelo tipo de veículo ou equipamento agrícola e não para o qual foi projetado.
Ora bolas, é a mesma coisa que dizer que a velocidade suportada pelo pneu do meu carrinho de mão é a que as minhas pernas aguentam correr. :parede:
Um pneu tem seus limites (velocidade, pressão, capacidade de carga, etc) definidos no seu projeto e é isso que vai determinar em que veículo ele pode ser empregado.
Pelo que eu entendi das palavras do engenheiro, seria a mesma coisa que dizer que a velocidade máxima de um veículo é determinada pela aptidão do seu condutor ou pelas condições da estrada. Tá certo que isso é determinante, mas não é a velocidade máxima para a qual ele foi projetado.
Por esse tipo de resposta, eu não compraria um pneu Maggion.
Hoje, conversando com o dono de uma loja de pneus, onde comprei os da "Rapariga", ele me disse que ainda existem os tipo militar da Pirelli, que, por aqui no Fórum, já li que não são mais fabricados. Como eu estava com pressa, não me estendi no assunto, mas, posso confirmar com ele.
O cara que me vendeu o "Félix" está me devendo o estepe. Ele disse que um irmão dele vai trazer do Rio por ser bem mais barato. Se você quiser, posso averiguar mais detalhes.
O "Félix" está calçado com os Pirelli militar. Para esta região onde a chuva é rara e o solo é pedregoso, são excelentes. O problema deles é no asfalto molhado. Em calçamento paralelepípedos molhado, então, não é trilha, é patinação. :parede:
Abraço

fsoaresi
03/07/2010, 00:40
Rapaz, tinha me esquecido deste detalhe.
Estou pensando em colocar rodas de suzuki, e me convenci pelo fato de ter mais opções de rodas e pneus R15. Será que se usar um 205/70R15, nao vai caber no capô?
Pelo que vi, ele é 1 ou 2 cm maior do que o original na largura. Acho que o diâmetro nao é problema. Avaliei tb para não raspar, mas, acho que o offset negativo pode compensar.
Sdç

Radiais - 175 R16
Diagonais - 6.95 16

BACALHAU
03/07/2010, 02:09
Eu tenho quatro rodas Suzuki de liga leve com Pirelli Scorpion S/T 205/75 R15. O capô não fecha. :discordo:
Como não esse jogo não tem estepe, estou procurando uma roda de ferro para colocar um pneu aro 15 mais fino.

Girti
03/07/2010, 11:24
Rapaz, tinha me esquecido deste detalhe.
Estou pensando em colocar rodas de suzuki, e me convenci pelo fato de ter mais opções de rodas e pneus R15. Será que se usar um 205/70R15, nao vai caber no capô?
Pelo que vi, ele é 1 ou 2 cm maior do que o original na largura. Acho que o diâmetro nao é problema. Avaliei tb para não raspar, mas, acho que o offset negativo pode compensar.
Sdç

O estepe é para uso eventual e esporádico (não uso o meu há uns 8 ou 9 anos, considerando o Niva anterior), minha sugestão é de que você mantenha o estepe original, trocando apenas as 4 rodas de uso normal. Se o estepe for necessário, a diferença será pequena, dá para rodar tranqüilamente! :concordo:

fsoaresi
05/07/2010, 16:50
Tudo certo Gil?
Acho que terei uma roda/pneu do mesmo tamanho da do Bacalhau. A solução é esta mesmo, vou guardar uma das que tenho com o melhor pneu.
Abs

O estepe é para uso eventual e esporádico (não uso o meu há uns 8 ou 9 anos, considerando o Niva anterior), minha sugestão é de que você mantenha o estepe original, trocando apenas as 4 rodas de uso normal. Se o estepe for necessário, a diferença será pequena, dá para rodar tranqüilamente! :concordo:

Girti
05/07/2010, 17:03
Tudo certo Gil?
Acho que terei uma roda/pneu do mesmo tamanho da do Bacalhau. A solução é esta mesmo, vou guardar uma das que tenho com o melhor pneu.
Abs

Não sei (nem quero saber! :mrgreen: ) qual é o pneu do Bacalhau :mrgreen:, mas ele deve ser nas medidas originais, senão não caberá no espaço a ele destinado! O Rodo Rural, por exemplo, não cabe, a não ser que esteja muito gasto!

Flavio - Niva Verde
16/07/2010, 14:17
Ai vai uns palpites: em juiz de foram mg a maneco pneus tem uns pneus zerados pra niva - veja no site dele www.manecopneus.com.br (http://www.manecopneus.com.br) - o cara é super gente boa. responde emails e dá boas orientações. Eu coloquei uns rechapados da Walkmar Pneus, de Vitória - 195/75/16. Carcaça dos goodyear G32 e desenhos dos blackstar brodway. Depois posto uma foto aqui.

Juninho Flora
17/07/2010, 18:50
Ai vai uns palpites: em juiz de foram mg a maneco pneus tem uns pneus zerados pra niva - veja no site dele www.manecopneus.com.br (http://www.manecopneus.com.br) - o cara é super gente boa. responde emails e dá boas orientações. Eu coloquei uns rechapados da Walkmar Pneus, de Vitória - 195/75/16. Carcaça dos goodyear G32 e desenhos dos blackstar brodway. Depois posto uma foto aqui.

ai pessoal blz , estou vendo vcs dando opiniao sobre pneus , queria saber se da colocar no meu niva , o pneus 235,75,15 com rodas negativas !!!ou com aro 15/ 7 !! valeu

Girti
17/07/2010, 20:33
ai pessoal blz , estou vendo vcs dando opiniao sobre pneus , queria saber se da colocar no meu niva , o pneus 235,75,15 com rodas negativas !!!ou com aro 15/ 7 !! valeu

Esta medida é excessiva para o Niva, vai forçar os rolamentos, aumentar o consumo, deixar a direção ainda mais dura e deixar o Niva ainda mais lento. Uma medida boa é 205/75 R15, no máximo 215/75 R15, que são as medidas dos pneus que tenho em meu Niva. Eu comprei este pneus porque estavam a um preço muito bom, mas elews já ficam um pouco para fora da carroceria (veja as fotos de meu Niva anexas), os 205/75 R15 são mais adequados.

MRaizer
20/07/2010, 00:25
Estou pensando em trocar meus Michelin por outros pneus, com perfil mais alto. Talvez 205/80 r16. Só estou em dúvida se mantenho as rodas originais ou se troco também... Quem quer comprar meus 175/80?! :D

Juninho Flora
20/07/2010, 16:49
Esta medida é excessiva para o Niva, vai forçar os rolamentos, aumentar o consumo, deixar a direção ainda mais dura e deixar o Niva ainda mais lento. Uma medida boa é 205/75 R15, no máximo 215/75 R15, que são as medidas dos pneus que tenho em meu Niva. Eu comprei este pneus porque estavam a um preço muito bom, mas elews já ficam um pouco para fora da carroceria (veja as fotos de meu Niva anexas), os 205/75 R15 são mais adequados.

obrigado pela sua atencao , eu nao sei que pneus comprar ainda , comprei 4 fronteir 750r16 nao deu no niva !!
ele ficou muito grande na hora que vira a direcao os pneus pegam dentro da caixa de roda !!!
os pneus 15 sao muitos mais leves que os 16 !!!!
vc gosta de encontros jeep em novenbro vai ter um encontro de jeep aqui no nosso jeep clube fica um convite pra galera ai , eu vi no jornal mais off road a foto do seu niva no evento de passa quatro !!!
evento vai ser na cidade de, coronel xavier chaves , cidade vizinha de sao joao del rei !!! valeu obrigado !!!!!