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Ver Versão Completa : Adaptação de Motor 2.5 TDI HPE na Sportage



Leandro-MacaúbaPaisagismo
18/02/2013, 17:28
Meus amigos, achei melhor criar este topico, ja que estava usando o topico MWM 2.8 na Sportage, e na verdade estou adaptando outro motor na sportage.
Seguem duas fotos da adaptação.395860 395861

Depois coloco mais...

LAMA!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
22/02/2013, 17:10
Mais algumas fotos da adaptação e os pneus que chegaram também!

396487396488396489396490

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/02/2013, 08:34
Bom meus amigos, a adaptação esta aindo, ta sendo feita bem de vagar e com calma. O motor ja esta no lugar e ate agora fizemos o seguinte:
01 - Motor HPE 2.5 TDI L200;
02 - Embreagem L200;
03 - adaptação na flange;
04 - Bomba mecanica L200;
05 - bomba da direção L200;

O intercooler deverá ficar na parte de baixo, pois muito provavelmente nao haverá espaço na parte de cima e ainda nao sei se vai ser da L200 ou Frontier. A adaptação que mais deu trabalho foi ter que chegar o motor 7cm mais para tras, pois o motor da L200 é um pouco mais comprido que o diesel TDI das SPTG, ai tivemos que mexe chegar o cambio para tras um pouco dentro do carro, mas ja foi testado e ficou tudo joia.

Em breve posto mais noticias...

LAMA!

leandro bagatta
28/02/2013, 11:50
Por que não deu certo o mwm chará?

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/02/2013, 12:00
Por que não deu certo o mwm chará?

Fala ai chará! O problema de adaptar o MWM é que ele é maior, mais espaçoso, muito provavelmente teria até q cortar alguma parte da lataria, não sei, e por isso iria desfigurar muito e encarecer todo o processo. Bem que eu queria, mas o motor 2.5 HPE TDI 141cv praticamente encaixa certinho nas SPTG e vai deixar ela bem nervosa....rsrsr

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/02/2013, 12:06
Bom meus amigos, a adaptação esta aindo, ta sendo feita bem de vagar e com calma. O motor ja esta no lugar e ate agora fizemos o seguinte:
01 - Motor HPE 2.5 TDI L200;
02 - Embreagem L200;
03 - adaptação na flange;
04 - Bomba mecanica L200;
05 - bomba da direção L200;

O intercooler deverá ficar na parte de baixo, pois muito provavelmente nao haverá espaço na parte de cima e ainda nao sei se vai ser da L200 ou Frontier. A adaptação que mais deu trabalho foi ter que chegar o motor 7cm mais para tras, pois o motor da L200 é um pouco mais comprido que o diesel TDI das SPTG, ai tivemos que mexe chegar o cambio para tras um pouco dentro do carro, mas ja foi testado e ficou tudo joia.

Em breve posto mais noticias...

LAMA!

Corrigindo:
A bomba será mesmo mecanica, mas porem da Pajero 2.8, mas pq? Pq o motor q estou adaptando é um HPE e tem a bomba eletronica e eu nao quero usar a eletronica, optei pela mecanica, e sendo da L200 mecanica eu poderia perder alguns CV de potencia, assim sendo colocarei uma bomba mecanica de um motor um pouco mais forte.

O intercooler tambem poderá ser o original da SPTG, caso nao haja espaço para o intercooler da L200 ou Frontier.

LAMA!

alexandrodorner
28/02/2013, 20:28
Meus amigos, achei melhor criar este topico, ja que estava usando o topico MWM 2.8 na Sportage, e na verdade estou adaptando outro motor na sportage.
Seguem duas fotos da adaptação.395860 395861

Depois coloco mais...

LAMA!
Ai Leandro tudo bem?
Acho interessante essa melhoria no seu carro , acredito eu que voce pesquisou estudou muito antes de tomar esse caminhio pois o investimento e´muito grande e de retorno um tanto obiscuro . Em tao eu pergunto , nao seria mais fassio e barato melhorar o mazda2.0 ?Eu ja´ desenvouvi melhorias nos sistemas de arrefecimento , alternador etc... e estou desenvouvendo melhorias com o obijetivo de melhorar o cossumo de conbustivel e aumentar o torki em baixas rotaçoes , estou desenvouvendo um projeto de estalaçao de uma tgv (turbina de geometria variavel ) , acredito que e´caminho mais serto e de retrno mais concreto .
Amigo e´so´apenas uma ideologia e nao uma critica , se nao concorda ou concorda manda uma mençagen vamos trocar umas figurinhas , valeu ate´ e parabens .
AlexandroDorner

Glaicon
01/03/2013, 07:29
Meus amigos, achei melhor criar este topico, ja que estava usando o topico MWM 2.8 na Sportage, e na verdade estou adaptando outro motor na sportage.
Seguem duas fotos da adaptação.395860 395861

Depois coloco mais...

LAMA!
Leandro, vais ampliar a capacidade de resfriamento do motor?

Carlos A. C. Azevedo
01/03/2013, 08:57
Leandro, pelo que eu vi, te venderam o motor como sendo o HPE, mas pelas fotos, a turbina é com WG, ou seja, as mesmas das L200 de 100cv. Outro ponto é o consumo, esse aí bebe com vontade.

Já que tu vai usar a bomba mecânica, é só dá umas voltas no débito e ajustar a turbina que deve ficar bom, só que um problema é que esse motor tá no limite, sabendo usar ele dura, mas mesmo assim ele já tá muito forçado.

E o ponto principal é o aquecimento, pra tu não ter problemas, troca a válvula termostática por uma de 71ºC e aumenta o que tu conseguir de área de troca de calor do radiador, seria bom conversar com um pessoal dessas casas de radiadores.

Outra, o motor é fraco, pra empurrar a L200 com pneus 265/75, ele não chegava a sofrer muito, mas por conta do diferencial curto, e isso fazia ela dar 3250 rpm a 120km/h. Sei que isso não é carro de correr, mas numa velocidade comum 80~100, a rotação ficava sempre acima de 2000 rpm, ou seja, consumo lá pra cima.

No mais é isso aí, boa sorte na adaptação :concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
01/03/2013, 13:22
Tentarei responder a todos de uma só vez...rsrrsr. pra falar a verdade nao sou expert em mecanica, entendo pouco e o mecanico que esta adaptando ja fez em uma sportage daqui esta adatação e ficou muito bom mesmo.
Em realçao ao motor mazda nao tenho nada contra ele, pelo contrario, para quem quer um veiculo economico e ate certo ponto confiavel ele é bom, mas pra mim que curto umas trilhas, vou colocar pneus maiores MUD, acho o motor muito fraco e por mais que faça algumas melhorias nao chegará a aproximadamente 125/130cv que eu acho que deve ficar o meu carro depois da adaptação.
Vou ampliar sim a capacidade de arrefecimento e também o radiador nao vai ser mais da SPTG, provavelmente da L200 mesmo.
Em relação a turbina está que esta na foto é a WG sim, por isso mesmo acho que devo ficar com uns 125/130cv, mas estou correndo atras de outra turbina que poderá ser da L200 121cv ou L200141cv, o problema é o preço, essa da WG consegui de graça..rsrrss.
Em relaçao ao aquecimento vou providenciar a valvula termostatica 71º, falarei com o mecanico.
Em relaçao a empurrar, velocidade e consumo, se tudo der certinho, e assim espero, acho que vai ficar muito bom, pois as SPTG são bem menores e bem mais leves que as L200.
Adaptação é assim mesmo, muitos detalhes...rsrsr.
Ah, eu tenho uma L200 outdoor 121cv que nunca me deu problemas de aquecimento, ainda...rsrr

LAMA!

rDuran
01/03/2013, 18:02
Legal leandro, parabens pelo projeto,

uma dúvida, você está gastando em torno de quanto com a adaptação?

Leandro-MacaúbaPaisagismo
02/03/2013, 08:29
Legal leandro, parabens pelo projeto,

uma dúvida, você está gastando em torno de quanto com a adaptação?

Fala ae Duran,

Cara na verdade eu não estou gastando tanto, pois vendi o meu motor original para um cara adapta-lo no willys dele e com este dinheiro inteirei mais um pouco e comprei o motor que estou adaptando e mais a mão de obra. Então vamos lá, to gastando algo em torno de R$5000,00. O ideal é vc ja ter um comprador pro seu motor, pois ai é só vc inteirar mais um pouco no novo. Eu acho que por este valor compensa a adaptação.

fguerreiro
18/03/2013, 15:45
Leandro, como andam os trabalhos?

RegisBarcel
19/03/2013, 15:12
Fala ae Duran,

Cara na verdade eu não estou gastando tanto, pois vendi o meu motor original para um cara adapta-lo no willys dele e com este dinheiro inteirei mais um pouco e comprei o motor que estou adaptando e mais a mão de obra. Então vamos lá, to gastando algo em torno de R$5000,00. O ideal é vc ja ter um comprador pro seu motor, pois ai é só vc inteirar mais um pouco no novo. Eu acho que por este valor compensa a adaptação.

Realmente vai gastar muito pouco!!! Interessante...

Passa mais detalhes da adaptação... Se não for pedir demais teria como colocar as fotos da adaptação na flange e de como fez pra recuar o cambio?

Forte abraço e sorte na adaptação!!!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
21/03/2013, 17:52
Fala ae rapaziada da lama! Bom, as fotos da adptação da falnge e do recuo do cambio vou ficar devendo, pois na epoca eu nao consegui tirar as fotoa pq estava acompanhando meu pai no hospital. Ontem ligamos pela primeira vez o motor, mas o arranque quebrou e nem deu pra testar direito, hoje o mecanico estava adaptando o escapamento. O intercooler muito provavelmente deve ficar na parte de baixo, como em algumas viaturas. Como podem perceber ja estou em fase final. Em breve posto mais fotos e mais comentários.
LAMA!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
21/03/2013, 17:58
Leandro, como andam os trabalhos?

Os trabalhos andam justos e perfeitos, e em breve estarei com a viatura na LAMA!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/03/2013, 16:37
Amigos, enfim liguei o motor...deu tudo certo, que ronco!!! Agora só falta alguns pequenos ajustes...Ainda nao andei com ele, mas creio que na semana que vem ja vou dar uma volta de teste e em breve testerei na lama!!!

LAMA!

Glaicon
29/03/2013, 08:45
Amigos, enfim liguei o motor...deu tudo certo, que ronco!!! Agora só falta alguns pequenos ajustes...Ainda nao andei com ele, mas creio que na semana que vem ja vou dar uma volta de teste e em breve testerei na lama!!!

LAMA!
Ai de ti se não colocares fotos!
Ficarás numa masmorra cavando para o vício!:concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
30/03/2013, 11:09
Ai de ti se não colocares fotos!
Ficarás numa masmorra cavando para o vício!:concordo:

Meu Irmão já coloquei umas fotos ai e aos poucos irei postando mais algumas. De uma entrada no site BODES4x4-Fraternidade Off-Road e se cadastra lá, como vc é de SC fique sabendo que a maioria dos BODES 4x4 são daí, inclusive o Presidente é de Floripa.

Mas vamos ao que interessa, ontem ligamos a viatura mais uma vez e dei uma volta no quarteirão, cara que tesão que ficou a viatura, mas deu um probleminha na turbina, uns barulhinhos estranhos que ainda nao sei o que é, mas o mecanico já esta vendo o que foi. Acho que semana que vem devo tira-lo da oficina e começar a rodar pela cidade...

Ah, uma coisa que ainda nao disse, nao sobrou espaço para o intercooler...tentaremos colocar na parte de baixo do motor, se nao der vai sem intercooler mesmo, nao tem problema.

LAMA

Carlos A. C. Azevedo
30/03/2013, 11:18
Ae Leandro, essa é a referencia da termostática que o pessoal postou lá na mit "Sobre a válvula termostática pelas medidas e temp. de abertura a do Gol/Escort - 1.0/1.6 - 1986 até 1997 - motor AE/CHT - gasolina
código: MTE-Thomson VT248.77 ou Wahler 3097.77 dá certo na L200:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post1784489 (L200 - Composição do Kit Gelo.) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/37437-l200-composicao-do-kit-gelo-15.html#post1784489)"

E como ficou a temperatura? O radiador aguentou bem?

Bom que funcionou tudo certinho :concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
30/03/2013, 12:55
Ae Leandro, essa é a referencia da termostática que o pessoal postou lá na mit "Sobre a válvula termostática pelas medidas e temp. de abertura a do Gol/Escort - 1.0/1.6 - 1986 até 1997 - motor AE/CHT - gasolina
código: MTE-Thomson VT248.77 ou Wahler 3097.77 dá certo na L200:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post1784489 (L200 - Composição do Kit Gelo.) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/37437-l200-composicao-do-kit-gelo-15.html#post1784489)"

E como ficou a temperatura? O radiador aguentou bem?

Bom que funcionou tudo certinho :concordo:

Fala ae Carlos,

Bom, tirando esse probleminha que deu na turbina, o resto aparentemente esta ok, mas ainda vamos testa-la mais vezes. O que estamos fazendo com ela agora é deixa-la trabalhando para ver como fica a temperatura, as vezes aceleramos, e com esse teste deu tudo bem. Estamos dando pequenas voltas no quarteirão, sendo que tem uma subidão, e deu tudo certo, até a turbina dar problema...Vamos continuar testando e ver o q houve com a turbina. Vou comentar com meu macanico sobre esta valvula do escort, valeu pela dica! O reservatorio extra de agua ainda é original da sportage, mas estamos tentando ver um outro maior.

lfschmitz
31/03/2013, 10:01
Perdoem minha intromissão, mas achei o tópico muito interessante!

Particularmente, acredito ser uma escolha justa e perfeita o motor 4D56 - se não me engano, uma versão desse motor é (ou foi) produzida sob licença pela Hyundai/Kia, e era usado no Kia Bongo até 2010 (versão D4BH com 2476cc = 94cv@3800 e 22,4mkgf@2000 - agora, o Bongo vem com o mesmo motor da Sorento diesel que era vendida aqui até 2009, com 2497cc e "estrangulado" para 130cv@3800). Inclusive, ao procurar-se no Google com os argumentos "4D56 4DBH" aparecem freqüentemente peças intercambiáveis.

Pode-se dizer até que não descaracteriza tanto o carro quanto, p.ex., um Maxion 2.5 ou um MWM 2.8 faria, alé de ser substancialmente mais leve que ambos. Sendo quase superdimensionado para o peso da Sportage, também deve trabalhar mais "folgado" do que numa L200 (a depender da relação final de transmissão, claro).

Eu ficaria apenas atento para a ausência do intercooler, pois suspeito que aumenta a chance de superaquecimento (potencialmente resolvido com algum estrangulamento da BI), além de sacrificar a potência. Mesmo que o preço estético exista, talvez seja prudente providenciar um generoso "scoop" no capô, que abrique um gordo resfriador.

Provavelmente esse projeto exigirá alguns dias de trabalho do meio dia à meia noite, mas o resultado parece muito promissor!

Glaicon
01/04/2013, 07:14
Perdoem minha intromissão, mas achei o tópico muito interessante!

Particularmente, acredito ser uma escolha justa e perfeita o motor 4D56 - se não me engano, uma versão desse motor é (ou foi) produzida sob licença pela Hyundai/Kia, e era usado no Kia Bongo até 2010 (versão D4BH com 2476cc = 94cv@3800 e 22,4mkgf@2000 - agora, o Bongo vem com o mesmo motor da Sorento diesel que era vendida aqui até 2009, com 2497cc e "estrangulado" para 130cv@3800). Inclusive, ao procurar-se no Google com os argumentos "4D56 4DBH" aparecem freqüentemente peças intercambiáveis.

Pode-se dizer até que não descaracteriza tanto o carro quanto, p.ex., um Maxion 2.5 ou um MWM 2.8 faria, alé de ser substancialmente mais leve que ambos. Sendo quase superdimensionado para o peso da Sportage, também deve trabalhar mais "folgado" do que numa L200 (a depender da relação final de transmissão, claro).

Eu ficaria apenas atento para a ausência do intercooler, pois suspeito que aumenta a chance de superaquecimento (potencialmente resolvido com algum estrangulamento da BI), além de sacrificar a potência. Mesmo que o preço estético exista, talvez seja prudente providenciar um generoso "scoop" no capô, que abrique um gordo resfriador.

Provavelmente esse projeto exigirá alguns dias de trabalho do meio dia à meia noite, mas o resultado parece muito promissor!
Desculpe, mas o intercooler não ajuda a esfriar o motor, mas sim o ar na admissão, empurrado pela turbina, gerando mais queima e explosão.
Fatalmente, gerará mais calor.:concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
01/04/2013, 17:37
Prezado Irmão Schmitz, exatamente hoje estava conversando com o mecanico e vamos fazer uma tentativa para colocarmos o intercooler, oq teremos que fazer? Vamos tentar colocar o intercooler da L200 no mesmo lugar que ficava o intercooler original da SPTG só que teremos que cortar o caput do motor e adaptar a entrada de ar da S10 que é bem maior e um pouco mais alta, se der certo posto as fotos.

Resolvi fazer um snorkel também, ja que a viatura ta parada lá....depois tb posto fotos.

To gostando de ver os irmãos de pé e a ordem dando ideias no meu projeto....

LAMA

alexandrodorner
01/04/2013, 21:26
Prezado Irmão Schmitz, exatamente hoje estava conversando com o mecanico e vamos fazer uma tentativa para colocarmos o intercooler, oq teremos que fazer? Vamos tentar colocar o intercooler da L200 no mesmo lugar que ficava o intercooler original da SPTG só que teremos que cortar o caput do motor e adaptar a entrada de ar da S10 que é bem maior e um pouco mais alta, se der certo posto as fotos.

Resolvi fazer um snorkel também, ja que a viatura ta parada lá....depois tb posto fotos.

To gostando de ver os irmãos de pé e a ordem dando ideias no meu projeto....

LAMA
Lendro belesa ? legal sua inissiativa , acredito que voce ja´ pençou em desistir mas nao desistil legal parabens .
Lendro estou desenvouvendo um progeto de estalar uma tgv (turbina de geometria variavel ) ja´a um ano , acredite nao deixe de estalar o intercooler , porque a nao estalaçao do componente vai reduzir a vida-utio do seu motor , esiste uma relaçao entre a pressao da turbina e a temperatura do ar que a turbina pressiorisa , quanto mais frio o ar for mais pressao a turbina pode gerar , quanto mais quente for o ar menos pressao a turbina pode gerar , a turbina do seu motor e bonba engetora foram ajustados para operar com o intercooler se voce retirar o componente o ar adimitido sera muito quente , a grande chance de voce ter problema de super-aquessimento no momento em que voce forçar o motor em trilha .
Amigo e´apenas uma opiniao , valeu boa sorte .
AlexandroDorner

lfschmitz
01/04/2013, 22:40
Desculpe, mas o intercooler não ajuda a esfriar o motor, mas sim o ar na admissão, empurrado pela turbina, gerando mais queima e explosão.
Fatalmente, gerará mais calor.:concordo:

É um ponto em que não tenho tanta certeza. Sei que o intercooler resfria o ar que sai do turbo (compressão ou diminuição do volume com manutenção da massa = aumento da temperatura de um gás), mas tenho impressão (de LEIGO) que o ar excessivamente quente admitido provocaria o surgimento de hot spots na câmara de combustão - em que pese a menor quantidade de óleo injetada para manter a mistura estequiométrica.

lfschmitz
01/04/2013, 22:49
Prezado Irmão Schmitz, exatamente hoje estava conversando com o mecanico e vamos fazer uma tentativa para colocarmos o intercooler, oq teremos que fazer? Vamos tentar colocar o intercooler da L200 no mesmo lugar que ficava o intercooler original da SPTG só que teremos que cortar o caput do motor e adaptar a entrada de ar da S10 que é bem maior e um pouco mais alta, se der certo posto as fotos.

Resolvi fazer um snorkel também, ja que a viatura ta parada lá....depois tb posto fotos.

To gostando de ver os irmãos de pé e a ordem dando ideias no meu projeto....

LAMA


É possível ter-se a necessidade de usar um resfriador de ar sob medida.

Há diversos fabricantes nacionais de boa qualidade. Este ( SPA Turbo - Intercooler ar/ar SPA 280 x 75 x 300mm (NTSI01) - R$ 565.00 (http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/category_id,463/flypage,shop.flypage/product_id,3291/option,com_virtuemart/Itemid,1/) ), por exemplo, é bem conhecido. Evidentemente não é um equipamento barato, mas é um valor razoável considerando-se que a ausência do intercooler deve derrubar a potência em uns 10%.

Glaicon
02/04/2013, 07:17
É um ponto em que não tenho tanta certeza. Sei que o intercooler resfria o ar que sai do turbo (compressão ou diminuição do volume com manutenção da massa = aumento da temperatura de um gás), mas tenho impressão (de LEIGO) que o ar excessivamente quente admitido provocaria o surgimento de hot spots na câmara de combustão - em que pese a menor quantidade de óleo injetada para manter a mistura estequiométrica.
Estás correto.:concordo:
Motor turbinado de fábrica já está equalizado para não esquentar tanto.
Motor com turbina adaptada, precisa de intercooler.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CEcQFjAB&url=http%3A%2F%2Fbestcars.uol.com.br%2Fcp-jpx.htm&ei=165aUY3eFImS9QTts4CQBQ&usg=AFQjCNFjNvyFi24YHf6snIbQZcykyTVRdg&sig2=UHeOTRMewyp3Mkf56q91yA

Leandro-MacaúbaPaisagismo
02/04/2013, 09:26
Meus amigos, obrigado pelas dicas, todas pertinentes! Ja estamos estudando como colocar o intercooler, deve ser mesmo como disse antes, o intercooler da L200 no mesmo lugar do original da SPTG e adaptar a entrada de ar da S10 em cima d caput do motor.
Será que eu poderia usar o mesmo intercooler da SPTG neste motor?

alexandrodorner
02/04/2013, 21:38
Meus amigos, obrigado pelas dicas, todas pertinentes! Ja estamos estudando como colocar o intercooler, deve ser mesmo como disse antes, o intercooler da L200 no mesmo lugar do original da SPTG e adaptar a entrada de ar da S10 em cima d caput do motor.
Será que eu poderia usar o mesmo intercooler da SPTG neste motor?
Leandro o tamanho do interccoler esta diretamente ligado a efissiencia do componente , se o motor e a bomba injetora foram ajustado com este modelo de interccoler no meu entender nao pode ser subistituido , o ideal seria ate´ manter a mesma posiçao do interccoler em relaçao ao progeto original , em cima da turbina se nao estou em ganado .
Leandro um abraço e boa sorte .
AlexandroDorner

lfschmitz
02/04/2013, 23:03
Primeira impressão (chute!): o intercooler original da Sportage dificilmente permitirá fluxo suficiente de ar. Ser assim for, torna-se meio arriscado, pois ele pode tornar-se um "gargalo" na alimentação.

Se, por outro lado, as medidas das conexões de entrada e saída forem equivalentes às do 4D56 e permitirem uso de mangueiras de entrada e saída com diâmetro equivalente às originais da L200, não vejo mal algum em arriscar. Para ter certeza, teria de medir e comparar a pressão máxima antes do intercooler e depois dele. Pelo que lembro, diferenças de até 0,2-0,3bar são aceitáveis.

Devido à menos área de troca de calor, é muito provável que o intercooler não resfrie o ar tanto quanto um intercooler maior (partindo do pressuposto, claro, que o intercooler do 4D56 na L200 seja maior que o original da L200 - nunca vi os dois lado a lado, mas pelo que lembro o da Sportage é pequeno, com uns 25x30cm, e o da L200 mede uns 35x30cm). Entretanto, entre resfriar um pouco e não resfriar nada...

Outra possibilidade, se tiveres acesso, seria verificar o intercooler da Frontier antiga (com motor MWM). Ele também é projetado para uso sobre o motor e é destinado a um motor com potência semelhante ao da L200.

Mas isso não é o mais dramático: ocorreu-me que o cofre do motor da Sportage é significativamente menor que o da L200, diminuindo o fluxo de ar em torno do bloco do motor. Sendo assim, é extremamente importante instalar um termômetro com alarme de superaquecimento (tem vários por aí) e, se começar a encrencar, em último caso pode-se instalar um radiador de óleo (sai umas 300 pratas um modelo básico).

Leandro-MacaúbaPaisagismo
09/04/2013, 16:32
Hoje dei mais uma volta com a viatura e posso dizer que é outro carro, subi um morro de terceira marcha que NUNCA subi de terceira com o motor antigo, subiu facil, facil. Ta agil de mais, muita disposição na aceleragem, o barulho é forte mostruoso...heheheeh. Gostei muito mesmo, to doido pra coloca-lo logo na lama. Agora vamos começar a adaptar o intercooler da L200, o snorkel e os parachoques. Acho que mais uns 10 dias e a viatura estará pronta.

LAMA!

ViniFreitas
10/04/2013, 15:07
Poxa que vontade de conhecer sua viatura, realmente deve ter ficado muito bom! Espero que tenha ótimas experiências e muitas alegrias!!

NA LAMAA!!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
12/04/2013, 16:54
Amigos, to encontrando muita dificuldade para adaptar o intercooler, nao há mais espaços...ja tentamos, estudamos, mas está mesmo muito dificil de encaixa-lo, até mesmo furando mais o caput e adaptando a entrada de ar da S10...Uma opção seria colocar a bateria na mala do carro e adaptar o intercooler no lugar dela, mas sinceramente, não to querendo muito fazer isso. Então quais as providencias que deverei tomar agora antes de finalizar (tipo algum recurso ou dica que poderei usar sem o intercooler) e o que deverei fazer depois durante o dia a dia. É tão prejudicial assim? Já ví varios motores com intercooler original, sendo adaptados sem o intercooler pelo mesmo motivo que o meu, falta de espaço, sei da importancia do intercooler, mas ta dificil pra mim e não vou deixar de finalizar o projeto por causa disso, tem que ter um jeito...rsrsrs
Abraço a todos e LAMA!

LAMA!

filipezanrosso
14/04/2013, 18:19
Posso estar falando bobagem mas um body lift de 1' ou 2' não daria o espaço pro intercooler sobre o motor??

cegandrade
15/04/2013, 13:27
Amigos, to encontrando muita dificuldade para adaptar o intercooler, nao há mais espaços...ja tentamos, estudamos, mas está mesmo muito dificil de encaixa-lo, até mesmo furando mais o caput e adaptando a entrada de ar da S10...Uma opção seria colocar a bateria na mala do carro e adaptar o intercooler no lugar dela, mas sinceramente, não to querendo muito fazer isso. Então quais as providencias que deverei tomar agora antes de finalizar (tipo algum recurso ou dica que poderei usar sem o intercooler) e o que deverei fazer depois durante o dia a dia. É tão prejudicial assim? Já ví varios motores com intercooler original, sendo adaptados sem o intercooler pelo mesmo motivo que o meu, falta de espaço, sei da importancia do intercooler, mas ta dificil pra mim e não vou deixar de finalizar o projeto por causa disso, tem que ter um jeito...rsrsrs
Abraço a todos e LAMA!

LAMA!

Leandro, já pensou em usar uma bateria de perfil diferente, a do civic e do fit são mais altas e super finas, se fizesse um suporte para elas talvez liberasse o espaço que vc ta precisando.
Como já ta em processo de mudanças total mesmo, rsrsrsrsrs.

lfschmitz
20/04/2013, 09:09
Novidades? Fotos?

Leandro-MacaúbaPaisagismo
22/04/2013, 08:32
Fale ai, Schmitz,

Como disse no ultimo comentario nao sobrou espaço para o intercooler, a não ser que eu o coloque no lugar onde fica a bateria e passe a bateria para o porta malas, mas isso ainda nao estou muito afim de fazer, pode ser que mais pra frente eu até o faça. Na verdade, conversando com um engenheiro mecanico amigo meu ele me disse que desde que o motor esta bem refrigerado e bem ventilado (pra mim seria a mesma coisa, mas não é) nao teria problemas e que os motores da mitsubish são um só e que vem sofrendo adaptações ao longo dos anos para aumentar a potencia e que existem motores L200 turbinados com e sem intercooler e que são exatamente os mesmos motores com algumas pequenas modificações.
Depois postos fotos, acho que vou pega-la esta semana na oficina....

LAMA!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
03/05/2013, 17:56
Amigos enfim o carro ficou pronto, depois de uns 3/4 meses a viatura sair da oficina, ainda falta o parachoque, pois o que eu comprei nao "encaixou certinho" e meu mecanico irá fazer estes pequenos ajustes. Segue as fotos de como ficou a viatura depois de varios up grades...rsrsr.409340409345409346409348409349


LAMA

AndréAngra
03/05/2013, 18:26
O carro ficou show Leandro...E o Intercooler, vai colocar?

Esses pneus deram outra vida ao carro.....parabéns pelo trabalho!!!

Casa da transmissão4x4
03/05/2013, 19:51
Amigos enfim o carro ficou pronto, depois de uns 3/4 meses a viatura sair da oficina, ainda falta o parachoque, pois o que eu comprei nao "encaixou certinho" e meu mecanico irá fazer estes pequenos ajustes. Segue as fotos de como ficou a viatura depois de varios up grades...rsrsr.409340409345409346409348409349


LAMA

O tamanho ficou bom heim, e o aquecimento como esta ?

Djalma colombo
03/05/2013, 20:17
Parabens Leandro,ficou show, observei que quase não sobro espaço no cofre do motor, como vai fazer com o intercooler? Forte abraço!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
03/05/2013, 23:53
Amigos, obrigado pelos comentarios, o trabalho foi árduo, mas acho que tive sucesso... Em relaçao ao intercooler eu vou colocar sim, só que mais pra frente e pretendo coloca-lo a onde se encontra a bateria e a bateria passa-la talvez para o porta malas, mas isso será outro projeto...rsrsrr. Em relaçao a temperatura estou monitarando e até agora esta tudo bem, eu coloquei um marcador analógico no lugar do original que nao é tão confiavel, mais pra frente também pretendo colocar um digital e se possivel com alarme. Estudo ainda ter dois marcadores, um pro cabeçote e outro para o motor, mas nao sei se tem como fazer isso.
Se e alguem tiver vontade de fazer o que eu fiz eu apoio, pois o nosso carro é muito confortavel, forte e versátil, mas faltava um belo motor...

LAMA

LAMA

andersoncolares
11/05/2013, 16:50
Amigos, obrigado pelos comentarios, o trabalho foi árduo, mas acho que tive sucesso... Em relaçao ao intercooler eu vou colocar sim, só que mais pra frente e pretendo coloca-lo a onde se encontra a bateria e a bateria passa-la talvez para o porta malas, mas isso será outro projeto...rsrsrr. Em relaçao a temperatura estou monitarando e até agora esta tudo bem, eu coloquei um marcador analógico no lugar do original que nao é tão confiavel, mais pra frente também pretendo colocar um digital e se possivel com alarme. Estudo ainda ter dois marcadores, um pro cabeçote e outro para o motor, mas nao sei se tem como fazer isso.
Se e alguem tiver vontade de fazer o que eu fiz eu apoio, pois o nosso carro é muito confortavel, forte e versátil, mas faltava um belo motor...

LAMA

LAMA

Show de bola Leandro, muita coragem e disposição para fazer, mas ficou muuuito bom.

Parabéns

Colares 4x4:safari-rig:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
12/05/2013, 21:31
Anderson to curtindo muito a viatura, realmente valeu a pena! Rodei 15 dias e deixei na oficina pra analise geral, farei isso durante os 2 meses iniciais pra ir monitorando o novo motor...

LAMA!

André Fernandes
26/05/2013, 10:15
teve algum aumento significativo de potencia?

Leandro-MacaúbaPaisagismo
27/05/2013, 10:21
teve algum aumento significativo de potencia?

André, tive sim um aumento significativo na potencia, afinal o motor original TDI rendia algo em torno de 86cv e agora com o motor novo estou com algo proximos aos 125cv. Quando acelero a criança é que vejo a diferença...e que diferença! Durante os 60 dias iniciais, a cada 15/20 dias levarei o carro ao mecanico para uma analise geral, ja levei na semana passada e estava tudo bem.

LAMA

Leandro-MacaúbaPaisagismo
27/05/2013, 10:24
Parabens Leandro,ficou show, observei que quase não sobro espaço no cofre do motor, como vai fazer com o intercooler? Forte abraço!

Ainda estamos estudando aonde colocar o intercooler, talvez no lugar da bateria e passaria a bateria para o porta malas, mas isso só mais pra frente mesmo...

LAMA

enricof18
27/05/2013, 19:54
Fala amigo!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho!

Estou aqui nesse momento mexendo no motor da minha Sportage, retirando uns vazamentos de óleo e sempre pensei em trocar o motor dela, ou estudar alguma forma de retirar mais alguns pocotós do motor original. Até então só tinha ouvido falar de colocarem o MWM 2.8 na Sportage, foi uma grata surpresa ver que você colocou o 2.5 da L200 nela. Vi todos os seus posts e apenas uma coisa me preocupou. Você disse que teve que chegar o câmbio 7 cm para trás, porque o motor da L200 era mais comprido que o da Sportage. Chegar o câmbio para trás não atrapalhou o funcionamento do trambulador (alavanca de câmbio)? E outra coisa, como você fez para ligar a tração dianteira? Chegando o câmbio para trás o cardã da tração não conseguiria se ligar no eixo dianteiro, a não ser que você tenha aumentado o cardã.

Vou te dar uma sugestão para colocar o intercooler nesse motor. Essa de colocar a bateria no porta-malas, passando aquele monte de cabo para trás, isso não me agrada. Acho que tecnicamente e esteticamente seria melhor você levantar o centro do capô. Leva o carro num bom funileiro e veja o que poderia ser feito. Digo isso porque se você colocar o intercooler no local onde está a bateria, ele não vai ter ventilação, a não ser que você já esteja pensando em cortar o capô para dar passagem de ar por ali. Se der uma levantada no centro do capô, com uma inclinação suave desde a ponta até o final do capô, você pode instalar o intercooler na mesma posição onde fica o original da Sportage. E se precisar, você pode facilmente fabricar suportes para o intercooler e prende-lo no motor. Fica aí a ideia!

Que você tenha sucesso com esse novo motor e que ele te dê muitas alegrias!

Um abraço!

Enrico.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/05/2013, 13:08
Fala amigo!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho!

Estou aqui nesse momento mexendo no motor da minha Sportage, retirando uns vazamentos de óleo e sempre pensei em trocar o motor dela, ou estudar alguma forma de retirar mais alguns pocotós do motor original. Até então só tinha ouvido falar de colocarem o MWM 2.8 na Sportage, foi uma grata surpresa ver que você colocou o 2.5 da L200 nela. Vi todos os seus posts e apenas uma coisa me preocupou. Você disse que teve que chegar o câmbio 7 cm para trás, porque o motor da L200 era mais comprido que o da Sportage. Chegar o câmbio para trás não atrapalhou o funcionamento do trambulador (alavanca de câmbio)? E outra coisa, como você fez para ligar a tração dianteira? Chegando o câmbio para trás o cardã da tração não conseguiria se ligar no eixo dianteiro, a não ser que você tenha aumentado o cardã.

Vou te dar uma sugestão para colocar o intercooler nesse motor. Essa de colocar a bateria no porta-malas, passando aquele monte de cabo para trás, isso não me agrada. Acho que tecnicamente e esteticamente seria melhor você levantar o centro do capô. Leva o carro num bom funileiro e veja o que poderia ser feito. Digo isso porque se você colocar o intercooler no local onde está a bateria, ele não vai ter ventilação, a não ser que você já esteja pensando em cortar o capô para dar passagem de ar por ali. Se der uma levantada no centro do capô, com uma inclinação suave desde a ponta até o final do capô, você pode instalar o intercooler na mesma posição onde fica o original da Sportage. E se precisar, você pode facilmente fabricar suportes para o intercooler e prende-lo no motor. Fica aí a ideia!

Que você tenha sucesso com esse novo motor e que ele te dê muitas alegrias!

Um abraço!

Enrico.

Fala ai Enrico, tudo bem?

Então, primeiramente eu ia colocar um MWM 2.8, mas ia me dar um trabalho muito, mas muito maior e sinceramente, nao sei se caberia, alem de ser muito mais caro também. A alavanca do cambio também chegou pra tras, mas esta tudo bem, funcionando normal e fizemos uma adaptação na flange e aumentamos sim um pouco o cardã, mas nada muito significativo. Pois é, também ja pensei em cortar o capô e aumenta-lo para colocar o intercooler no centro, como é o original da SPTG, usando a entrada de ar da S10, tudo isso será outro projeto, pois vou ficar sem intercooler por enquanto...

Uma coisa eu te garanto, vale a pena o esforço e vale a pena vc pensar ai. Ah, no meu caso eu retirei toda a parte eletronica do motor e coloquei uma bomba mecanica da pajeiro 2.8, mas isso foi uma opção minha...

LAMA!

Pescador4x4
28/05/2013, 13:28
Leandro,

Continua atulizando com suas impressões sobre a adaptação do motor, assim como Marcos Vaz que adaptou o AP, muitos colegas devem estar felizes com essa boa($$$) opção. Abs!!!

enricof18
28/05/2013, 18:52
Fala ai Enrico, tudo bem?

Então, primeiramente eu ia colocar um MWM 2.8, mas ia me dar um trabalho muito, mas muito maior e sinceramente, nao sei se caberia, alem de ser muito mais caro também. A alavanca do cambio também chegou pra tras, mas esta tudo bem, funcionando normal e fizemos uma adaptação na flange e aumentamos sim um pouco o cardã, mas nada muito significativo. Pois é, também ja pensei em cortar o capô e aumenta-lo para colocar o intercooler no centro, como é o original da SPTG, usando a entrada de ar da S10, tudo isso será outro projeto, pois vou ficar sem intercooler por enquanto...

Uma coisa eu te garanto, vale a pena o esforço e vale a pena vc pensar ai. Ah, no meu caso eu retirei toda a parte eletronica do motor e coloquei uma bomba mecanica da pajeiro 2.8, mas isso foi uma opção minha...

LAMA!

Fala Leandro!

Em Goiânia eu conheci um cara que tem 4 Sportages com o MWM 2.8. O cara é locão, curte mesmo a Sportage e só tem Sportage em casa, e ainda por cima 4! Rs. Enfim, eu conversei com ele, olhei uma dele que tava com o motor, só não gostei do trabalho feito pelo cara. É que eu não nego, sou enjoadíssimo com mecânica. A minha eu fiz o motor recentemente, na época eu não tava com tempo pra montar e paguei pra um cara fazer o serviço pra mim. Além do cara emporcalhar meu motor todo, com parafuso de tudo quanto é tamanho, abraçadeiras que não prestam, e coisas do tipo, meu motor ficou vazando, e agora eu tô aqui tentando arrumar tudo isso aqui na garagem de casa, se Deus quiser amanhã ela vai estar funcionando de novo. Bom, acho que com tempo, e muito estudo, e claro, capricho, da pra fazer uma adaptação legal sim. Eu no caso, sempre estudei melhorar o meu motor mesmo, porque eu fico com medo de dar trampo demais trocar de motor. Essa semana eu andei "perdendo um tempo" aqui, com a ideia de fazer uma preparação no cabeçote dela. Até conversei com um preparador de SP que me garantiu que da pra fazer até 110 cv sem quase nenhum esforço, apenas trabalhando nos dutos do cabeçote e se for preciso, refazendo os coletores, com os coletores sob medida, daria pra dar até mais. Estou muito tentado a fazer isso na minha, já que não vai mexer em nada no motor, bomba, turbina, só fazendo trabalho de duto no cabeçote, sem risco pra durabilidade do motor. Ele cobra 3500 dilmas pra fazer o serviço e pede 4 dias para realizá-lo. Quando eu tiver em melhor condição financeira, pode ser que eu encare o desafio! Com 110 cv no meu motor, eu estaria pra lá de satisfeito, pq nem sou de correr, mas pego muita estrada e geralmente com o carro cheio, então vocês sabem que em situações assim, a Sportage pede paciência. Uma coisa que já estudava fazer também, e se eu for mesmo partir pra preparação do cabeçote, será imperativo que eu faça, é melhorar o sistema de arrefecimento do motor, talvez até colocando uma bomba d'água suplementar, pra alimentar o cabeçote, e também para melhorar a lubrificação, instalando um radiador de óleo decente e alterando o suporte do filtro pra ficar mais fácil para trocá-lo. Vamos ver, com tempo e grana, da pra fazer muita coisa.

Chegou a fazer medição de consumo na sua? Quanto ela tá fazendo com esse motor?

andersoncolares
29/05/2013, 12:18
Fala Leandro!

Em Goiânia eu conheci um cara que tem 4 Sportages com o MWM 2.8. O cara é locão, curte mesmo a Sportage e só tem Sportage em casa, e ainda por cima 4! Rs. Enfim, eu conversei com ele, olhei uma dele que tava com o motor, só não gostei do trabalho feito pelo cara. É que eu não nego, sou enjoadíssimo com mecânica. A minha eu fiz o motor recentemente, na época eu não tava com tempo pra montar e paguei pra um cara fazer o serviço pra mim. Além do cara emporcalhar meu motor todo, com parafuso de tudo quanto é tamanho, abraçadeiras que não prestam, e coisas do tipo, meu motor ficou vazando, e agora eu tô aqui tentando arrumar tudo isso aqui na garagem de casa, se Deus quiser amanhã ela vai estar funcionando de novo. Bom, acho que com tempo, e muito estudo, e claro, capricho, da pra fazer uma adaptação legal sim. Eu no caso, sempre estudei melhorar o meu motor mesmo, porque eu fico com medo de dar trampo demais trocar de motor. Essa semana eu andei "perdendo um tempo" aqui, com a ideia de fazer uma preparação no cabeçote dela. Até conversei com um preparador de SP que me garantiu que da pra fazer até 110 cv sem quase nenhum esforço, apenas trabalhando nos dutos do cabeçote e se for preciso, refazendo os coletores, com os coletores sob medida, daria pra dar até mais. Estou muito tentado a fazer isso na minha, já que não vai mexer em nada no motor, bomba, turbina, só fazendo trabalho de duto no cabeçote, sem risco pra durabilidade do motor. Ele cobra 3500 dilmas pra fazer o serviço e pede 4 dias para realizá-lo. Quando eu tiver em melhor condição financeira, pode ser que eu encare o desafio! Com 110 cv no meu motor, eu estaria pra lá de satisfeito, pq nem sou de correr, mas pego muita estrada e geralmente com o carro cheio, então vocês sabem que em situações assim, a Sportage pede paciência. Uma coisa que já estudava fazer também, e se eu for mesmo partir pra preparação do cabeçote, será imperativo que eu faça, é melhorar o sistema de arrefecimento do motor, talvez até colocando uma bomba d'água suplementar, pra alimentar o cabeçote, e também para melhorar a lubrificação, instalando um radiador de óleo decente e alterando o suporte do filtro pra ficar mais fácil para trocá-lo. Vamos ver, com tempo e grana, da pra fazer muita coisa.

Chegou a fazer medição de consumo na sua? Quanto ela tá fazendo com esse motor?

Enrico, caso faça essas alterações, se possível, faça um registro e um cadastro das peças trocadas, bem como fone dos mecas para que possamos fazer depois. Aí vc ganharia no fornecimento de peças criadas por ventura de alguma adaptação, além de ser o pioneiro em uma solução fantástica para todos os amantes das SPTs.

Grande abraço

Colares 4x4:safari-rig:

enricof18
29/05/2013, 19:37
Enrico, caso faça essas alterações, se possível, faça um registro e um cadastro das peças trocadas, bem como fone dos mecas para que possamos fazer depois. Aí vc ganharia no fornecimento de peças criadas por ventura de alguma adaptação, além de ser o pioneiro em uma solução fantástica para todos os amantes das SPTs.

Grande abraço

Colares 4x4:safari-rig:

Fala Anderson!

Pois é cara, eu gosto muito da Sportage e eu sempre fui um cara que tenta manter tudo o mais original possível. Mas eu entendo um pouco de motores Diesel e sei dos problemas que esses pequenos motores como o da Sportage tem. Lubrificação e arrefecimento é uma coisa crítica neles, por isso não é aconselhável moer esse motores. É assim com os Maxion que equipava as antigas Rangers, até mesmo o 2.5 da L200 e claro, o nosso pequeno RT 2.0 da Sportage. Pra melhorar a refrigeração eu tenho como quase certo que, se for colocar uma bomba suplementar, será uma bomba elétrica, com um comando que acione ele com coisa de um minuto após a partida, para não forçar a bateria e talvez um controle de temperatura para variar o funcionamento dela de acordo com a temperatura do motor. Da pra fazer, não é difícil, mas precisa de tempo e estudo. E uma bomba dessas pode ser pequena, como por exemplo, essas bombas de máquina de lavar (logicamente não usaria uma dessas, apenas citando como exemplo), já que elas tem uma vazão muito boa e baixo consumo de energia. Já na parte de lubrificação, apenas instalaria um radiador de óleo de maior capacidade, com uma válvula termostática na entrada, calibrada para uma temperatura máxima crítica. Nesse ponto, temos que lembrar que não podemos resfriar o óleo em demasia porque a viscosidade dele aumenta e aí ele não lubrificaria com eficiência o motor. Além disso quero porque quero estudar um jeito de mudar a posição do filtro de óleo da Sportage pq trocar ele é uma imensa porcaria, não tem como fazer o serviço e não lambrecar tudo de óleo, principalmente em cima do diferencial dianteiro. Tudo isso, como eu disse antes, da pra fazer, só precisa de tempo, estudo e money! Com certeza, se fizer tudo isso, documentarei e compartilharei com os colegas!

Sobre o trabalho no cabeçote, eu sempre achei eu os coletores e os dutos do cabeçote da Sportage fossem pequenos demais, principalmente por ela ser turbo. Para confirmar isso, era preciso fazer um teste em bancada de fluxo, mas acho que o rendimento volumétrico do conjunto é muito baixo. Ela é 2.0, turbo, com coletores de motores 1.0 aspirado, falo isso comparando as dimensões. Acho que se trabalhar nos dutos e nos coletores, da sim pra operar um significativo milagre no nosso RT. O preparador que eu conversei em SP é o Lula, da By Lula Motorsports, o cara é muito solícito, quem morar em SP, acho que vale uma passada na preparadora dele. Ele tem relativo sucesso em corridas de arrancada.

Um abraço!

Enrico.

andersoncolares
30/05/2013, 12:02
Valeu as dicas grande Enrico. Aguardamos novidades e bons trabalhos por aí.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
19/06/2013, 10:36
Amigos, queria informar que o consumo do carro com o motor adaptado continuou praticamente o mesmo, antes com o motor antigo fazia na cidade algo em torno de 12/13km/L, hoje ta fazendo 12/11km/L, mudou muito pouco mesmo. Na estrada ainda nao fiz o teste, quando fizer posto aqui. Acho que por causa do motor ser mais potente e eu nao precisar mais de pisar fundo na aceleração, pois agora basta pisar de leve que o carro responde bem, o carro ta consumindo praticamente a mesma coisa que o outro, lembrem-se que agora tenho algo em torno de 35/40cc de potencia a mais.

A refrigeração tb esta excelente, o nivel de água nao cai, olho pelo menos umas 3 vezes na semana o reservatorio, me parece estar ate melhor que antes, pois com o motor original caia muitoo nivel de agua e eu sofri muito com isso...

LAMA!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
23/09/2013, 11:21
Fala ae rapaziada, fiquei um tempo sem escrever, mas voltei...rsrrs. Queria dizer que a viatura está com 5000km rodados com o motor novo 2.5 TDi Mitsubishi e o que tenho a dizer é que o carro ta muito bom. Ate agora não tive problemas. Ta acelerando muito bem, muito forte de 0 a 100km, depois de 120km a aceleração diminui um pouco, mas é por causa do diferencial que é curto ou pequeno como dizem alguns. Na trilha ta um cavalo, abrindo valas no chão de tanta força. A agua ta ok, sempre no nível e o consumo de diesel ta bem parecido com o motor original. Tem uma coisa que me incomoda que é quando eu ligo o ar condicionado eu sinto as vezes pequenas vibrações em baixa e quando acelero diminui. Um abraço a todos e LAMA!

ViniFreitas
23/09/2013, 19:07
Muito bom Leandro!! Desejo a você muitos km rodados com seu super motor!

gabrielnomura
20/10/2013, 09:09
fala e leandro gostei muito da sua adaptação ..so que queria ver se vc pode me ajudar meu carro é original motor hpe bomba mecanica só que gostaria de colocar um ap 2.0 vc sabe quem poderia fazer uma flange para mim ..ou se vc conhece uma adaptaçao para minha caixa.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
21/10/2013, 11:48
fala e leandro gostei muito da sua adaptação ..so que queria ver se vc pode me ajudar meu carro é original motor hpe bomba mecanica só que gostaria de colocar um ap 2.0 vc sabe quem poderia fazer uma flange para mim ..ou se vc conhece uma adaptaçao para minha caixa.

Fala ae Gabriel... deixa eu ver se eu entendi, vc tem uma Sportage com motor hpe e bomba mecânica? é isso? E quer colocar um motor ap2.0?

gabrielnomura
22/10/2013, 08:47
não meu carro é uma l200 motor original hpe só que ja fiz ele 3 vezes não aguento mais ..gostaria de saber se vc sabe alguem para fazer uma flange para colocar um ap 2.0 ja tenho o motor.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
22/10/2013, 09:07
não meu carro é uma l200 motor original hpe só que ja fiz ele 3 vezes não aguento mais ..gostaria de saber se vc sabe alguem para fazer uma flange para colocar um ap 2.0 ja tenho o motor.

Qual o ano de sua L200? Pois eu coloquei o motor hpe ultimo ano das quadradas, se eu não me engano ano 99/00 com 118cv, se eu não me engano, e dizem ser o melhor motor das L200 e realmente não me dá problemas. Em relação a flange, imagino que o mecânico que fez a adaptação da minha viatura, aqui em Macaé, deva fazer. Vou ser sincero, não sei se esse é o melhor caminho, talvez vender a L200 e comprar um outro carro seria melhor, pois não imagino uma L200 com motor ap 2.0...mas é só uma opinião minha. LAMA!

gabrielnomura
22/10/2013, 13:38
a minha e 1995 motor 2.5 o carro é maravilhoso mas o motor não aguento mais tenho 2 motores os dois com problema de eixo .. nem quero mas saber deles .. me passa um contato desse seu mecanico ae para ver se ele pode me ajudar grato. abraço

cegandrade
23/10/2013, 07:27
Tenho um amigo com uma l200 dessa quadradas, que o motor foi feito umas 5 vezes, na penúltima vez ele comprou tudo original e bateu na mesma semana. Por fim ele mesmo fez o motor com peças de sucatas e ficou redondo, melhor que com as peças novas. A retifica disse a ele que as o eixo zero que comprou na agencia veio com medidas erradas e provocou a quebra.
a minha e 1995 motor 2.5 o carro é maravilhoso mas o motor não aguento mais tenho 2 motores os dois com problema de eixo .. nem quero mas saber deles .. me passa um contato desse seu mecanico ae para ver se ele pode me ajudar grato. abraço

rfdex
23/10/2013, 10:54
não meu carro é uma l200 motor original hpe só que ja fiz ele 3 vezes não aguento mais ..gostaria de saber se vc sabe alguem para fazer uma flange para colocar um ap 2.0 ja tenho o motor.

Amigo, seu veículo é uma L200 e pretende usar motor AP? Se sim, tenho curiosidade em saber o resultado. Não deixe de postar para nós, curiosos de plantão! Talvez um motor bom para usar numa camionete desse porte é o 2.4 MPFI da GM. Saudações

ViniFreitas
23/10/2013, 13:36
Amigo, seu veículo é uma L200 e pretende usar motor AP? Se sim, tenho curiosidade em saber o resultado. Não deixe de postar para nós, curiosos de plantão! Talvez um motor bom para usar numa camionete desse porte é o 2.4 MPFI da GM. Saudações

Também concordo, aliás, em tempos onde a gasolina chega a custar R$3,00 acho perda de tempo e de dinheiro mudar um carro a diesel para gasolina, tenho uma S10 com motor 2.4 e ela não deixa a desejar em desempenho, mas em consumo.

Agora considerando colocar um motor 2.0 que normalmente move um carro de 1.100kg (santana) para empurrar a L200 que pesa 2 toneladas.. Você vai forçar de mais o motor, se no santana ele consome 9km/l imagine com o dobro do peso, vai gastar muito com documentação pra mudar de diesel pra gasolina, se eu fosse você vendia esses tres motores e comprava um MWM 2.8 ou Maxxion 2.5. Da uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/37680-adaptacao-de-motor-mwm-na-l200-sport-8.html

Só sei de uma coisa, a cada dia sou mais feliz com minha Sportage DIESEL.

rfdex
23/10/2013, 21:10
Eu não sei até que ponto a aparente economia do diesel vale a pena. Manutenção mais rigorosa, cara e complicada - principalmente motores eletrônicos. Gosto bastante da minha Hilux diesel, mas acredito que se ela tivesse motor à gasolina seria um baita veículo também! Enfim, gosto é gosto... Saudações

gabrielnomura
25/10/2013, 21:47
não aguento mais gastar dinheiro só o eixo foi 2,800 e nem rodou 6 meses. queria uma solução mais tranquila ate porque estou com pouca grana ..se souber algo bom para adaptar nela estou aceitando opnioes.

rfdex
26/10/2013, 08:24
não aguento mais gastar dinheiro só o eixo foi 2,800 e nem rodou 6 meses. queria uma solução mais tranquila ate porque estou com pouca grana ..se souber algo bom para adaptar nela estou aceitando opnioes.

Amigo, é como falei acima. Eu usaria um motor GM 2.4 MPFI da S10/Blazer (tem versão à gasolina e versão flex). Mas pode-se usar um motor de Opala 4 cilindros também (mesmo encaixe daquele 2.4 MPFI que sugeri), porém bem mais barato!!! Saudações

gabrielnomura
26/10/2013, 10:36
Amigo, é como falei acima. Eu usaria um motor GM 2.4 MPFI da S10/Blazer (tem versão à gasolina e versão flex). Mas pode-se usar um motor de Opala 4 cilindros também (mesmo encaixe daquele 2.4 MPFI que sugeri), porém bem mais barato!!! Saudações

eu tentei colocar um de opala mais tive dificuldade num motivo o volante do motor do opala e gigante maior que minha caixa dificultando a fabricaçao da flange tentei colocar o meu volante mais a furaçao e totalmente diferente. e seria uma boa pq o motor de opala e de baixo custo e de pouca manutençao .

rfdex
26/10/2013, 11:27
E então desistiu? Talvez o seu mecânico não esteja dando conta do recado. Tente falar com o Danilo, da CASA DA TRANSMISSÃO (só procurar aqui no fórum ou no Google). Talvez ele disponha de alguma flange para o seu caso. Qualquer coisa, manda a viatura aqui para Brasília que o meu mecânico tira isso de letra. Em São Paulo tem um mecânico ótimo em adaptações. Chama Rogério Bacellar (o criador do kit de adaptação do motor AP no Lada Niva). Tente falar com ele também! Saudações

lfschmitz
26/10/2013, 21:12
Tem certeza que o AP vale a pena? 18kgfm de torque serão suficientes? Acho que o carro vai ficar terrível de dirigir, pedindo arrego em qualquer aclive.

Melhor usar um GM 2.4 ou, se a grana permitir, um Ford Duratec 2.3 ou 2.5 (MUITO mais leve e econômico). Qualquer coisa com menos de 22kgfm de torque vai deixar o carro "manco".

lfschmitz
26/10/2013, 21:14
Lendo o tópico, realmente parece que o Maxion 2.5 - se for possível adaptar - seria também ótima opção.

gabrielnomura
27/10/2013, 21:47
E então desistiu? Talvez o seu mecânico não esteja dando conta do recado. Tente falar com o Danilo, da CASA DA TRANSMISSÃO (só procurar aqui no fórum ou no Google). Talvez ele disponha de alguma flange para o seu caso. Qualquer coisa, manda a viatura aqui para Brasília que o meu mecânico tira isso de letra. Em São Paulo tem um mecânico ótimo em adaptações. Chama Rogério Bacellar (o criador do kit de adaptação do motor AP no Lada Niva). Tente falar com ele também! Saudações muito obrigado vou procurar um desses estou sofrendo ..vou partie pro opala msm.

rfdex
28/10/2013, 10:17
Só não esqueça de nos manter informados sobre os andamentos!!!

gabrielnomura
30/10/2013, 08:16
Só não esqueça de nos manter informados sobre os andamentos!!!

beleza.. assim de novas eu posto.

Robert Marley
14/02/2014, 21:41
Qual o ano de sua L200? Pois eu coloquei o motor hpe ultimo ano das quadradas, se eu não me engano ano 99/00 com 118cv, se eu não me engano, e dizem ser o melhor motor das L200 e realmente não me dá problemas. Em relação a flange, imagino que o mecânico que fez a adaptação da minha viatura, aqui em Macaé, deva fazer. Vou ser sincero, não sei se esse é o melhor caminho, talvez vender a L200 e comprar um outro carro seria melhor, pois não imagino uma L200 com motor ap 2.0...mas é só uma opinião minha. LAMA!

Camarada, poderia enviar o contato desse mecânico, o cabra parece ser bom, moro na região dos lagos e sofro com a carência de mão de obra, estou pensando em realizar adaptações no sistema de arrefecimento da minha viatura SPTG TDI 2000, trocar a termostática e a ventuinha, ajuda nós ae!!!!
Forte Abraço!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
21/02/2014, 09:06
Camarada, poderia enviar o contato desse mecânico, o cabra parece ser bom, moro na região dos lagos e sofro com a carência de mão de obra, estou pensando em realizar adaptações no sistema de arrefecimento da minha viatura SPTG TDI 2000, trocar a termostática e a ventuinha, ajuda nós ae!!!!
Forte Abraço!

Prezado Robert,

O nome dele é Elias e o contato é: 22-7814-8076 / 22-9.9213-4169, quando ligar é só falar que foi o Leandro da sportage com motor de L200 q indicou.

Abraços,

Robert Marley
06/03/2014, 19:04
Prezado Robert,

O nome dele é Elias e o contato é: 22-7814-8076 / 22-9.9213-4169, quando ligar é só falar que foi o Leandro da sportage com motor de L200 q indicou.

Abraços,

Obrigado Leandro.

GALEGUITO
08/08/2014, 14:52
Leandro, como ficou a parte de instrumentação? Ele conseguiu ligar tudo do motor com o carro?
A embreagem está forçando/patinando com os pneus 235/75 r15?
Poderia colocar fotos do cofre do motor?

Leandro-MacaúbaPaisagismo
15/08/2014, 12:14
Leandro, como ficou a parte de instrumentação? Ele conseguiu ligar tudo do motor com o carro?
A embreagem está forçando/patinando com os pneus 235/75 r15?
Poderia colocar fotos do cofre do motor?

Galeguito, desculpe a demora em responder....

A instrumentação é a mesma, deu tudo certo, sem problemas....A embreagem tb ta show não patina nadinha de nada...posso te falar que a viatura é outra com esse motor!
As fotos que tenho são as que estão la no inicio, não tenho mais outras....

LAMA

GALEGUITO
15/08/2014, 13:50
Galeguito, desculpe a demora em responder....

A instrumentação é a mesma, deu tudo certo, sem problemas....A embreagem tb ta show não patina nadinha de nada...posso te falar que a viatura é outra com esse motor!
As fotos que tenho são as que estão la no inicio, não tenho mais outras....

LAMA

Leandro, qual a rotação do motor em 5a marcha a 60, 80, 100 e 120 km/h?

eduardommelo
15/08/2014, 17:03
Se ele mudou só o motor a rotação continua a mesma por causa da caixa de marcha da Sportage.

GALEGUITO
16/08/2014, 03:08
Se ele mudou só o motor a rotação continua a mesma por causa da caixa de marcha da Sportage.
E aí conterrâneo. Gostei da notícia. Me ajuda com essas informações, por favor. São fundamentais para mim.
Abraço.

eduardommelo
17/08/2014, 01:22
Na hora! Sua Sportage é a diesel ou gasolina? Abraço. :)

GALEGUITO
17/08/2014, 16:35
Na hora! Sua Sportage é a diesel ou gasolina? Abraço. :)

Eduardo, não tenho sportage. Estou estudando a ideia de uma a diesel.
Por isso gostaria desses números.
Rotação do motor em 5a marcha nas velocidades de 60, 80, 100 e 120 km/h.
Obrigado pela ajuda.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
18/08/2014, 08:51
Leandro, qual a rotação do motor em 5a marcha a 60, 80, 100 e 120 km/h?

Galeguito,

como não alterei a caixa de marcha a rotação é praticamente a mesma, mas tem sim uma pequena alteração, depois passo pra vc, ok? Pois so ando na viatura aos finais de semana...rsrsrs

eduardommelo
18/08/2014, 11:36
Eduardo, não tenho sportage. Estou estudando a ideia de uma a diesel.
Por isso gostaria desses números.
Rotação do motor em 5a marcha nas velocidades de 60, 80, 100 e 120 km/h.
Obrigado pela ajuda.

A minha nos 120km/h fica em torno de 3100rpm, acho a caixa de marcha da sportage curta demais se tivesse uma sexta marcha rsrsrs, seria muito bom ou se a 5 marcha fosse longa.

eduardommelo
18/08/2014, 11:46
http://youtu.be/zNVueTw38eU

Acho que nesse video que fiz dá pra vc ver a rotação do motor em 5 marcha...

Robert Marley
15/07/2017, 18:28
Camarada Leandro,

Depois de tanto tempo com a adaptação, qual a sua impressão no total? Rodou de boa sem o intercooler?
Estou fazendo na minha também, na mesma oficina que você fez a sua em Macaé.
Grato,

Robert

norberto de Oliveira
16/08/2017, 21:27
Olá, estive observando todo processo de adaptação... penso em fazer algo assim, mas me preocupo com o cambio.. será que aguenta a força, pois a minha é a 2.2 aspirada com 65 cv.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
05/10/2017, 19:38
Fala Robert,

Então até hoje rodo sem intercooler, o carro ta bom e nunca deu problemas de motor. A oficina que vc faz é muito boa, fique tranquilo....

Depois vou passar lá pra ver a sua...


Camarada Leandro,

Depois de tanto tempo com a adaptação, qual a sua impressão no total? Rodou de boa sem o intercooler?
Estou fazendo na minha também, na mesma oficina que você fez a sua em Macaé.
Grato,

Robert

Leandro-MacaúbaPaisagismo
05/10/2017, 19:40
Norberto,
Aí eu nao sei te responder, pois as diesel são mais reduzidas q as gasolinas....tem que ver com o mecanico mesmo.


Olá, estive observando todo processo de adaptação... penso em fazer algo assim, mas me preocupo com o cambio.. será que aguenta a força, pois a minha é a 2.2 aspirada com 65 cv.

MarcioSPTG
07/03/2018, 09:56
Pessoal,bom dia a todos !!..
Fui pego de surpresa com as informações deste site e terminei gostando do SPTG...Melhor ainda , saber que voces conseguiram trocar o motor pelo da L200...Não que eu seja contra o MAZDA original, mas procuro um pouco mais de potência........Resumindo: Sou carioca da Capital e troquei uma moto Honda 150 e mais uma graninha em um SPTG que está com o motor fora do prazo de validade...rssssss......tenho a opção de fazer o motor , mas como relatei antes, prefiro trocar por uma mais potente....
Desde que peguei o carro a aproximadamente 15 dias, tenho ido ao meu mecanico que jura colocar o motor da Hyundai HR e fazer as adaptações....Meu objetivo não é correr, mas sim ter um motor com mais disposição e durabilidade...
Gostaria de saber mais sobre a adaptação referente ao video acima do Eduardo e suas ponderações sobre a escolha.....No mais, estou muito feliz com o carro e em breve , postarei fotos, pois já estou fazendo mudanças nele.....grande abraço a todos !!!
Em tempo , meu carro é um Grand SPTG 2002/2003 prata a Diesel.

mfdomingues
08/03/2018, 16:56
Pessoal,bom dia a todos !!..
Fui pego de surpresa com as informações deste site e terminei gostando do SPTG...Melhor ainda , saber que voces conseguiram trocar o motor pelo da L200...Não que eu seja contra o MAZDA original, mas procuro um pouco mais de potência........Resumindo: Sou carioca da Capital e troquei uma moto Honda 150 e mais uma graninha em um SPTG que está com o motor fora do prazo de validade...rssssss......tenho a opção de fazer o motor , mas como relatei antes, prefiro trocar por uma mais potente....
Desde que peguei o carro a aproximadamente 15 dias, tenho ido ao meu mecanico que jura colocar o motor da Hyundai HR e fazer as adaptações....Meu objetivo não é correr, mas sim ter um motor com mais disposição e durabilidade...
Gostaria de saber mais sobre a adaptação referente ao video acima do Eduardo e suas ponderações sobre a escolha.....No mais, estou muito feliz com o carro e em breve , postarei fotos, pois já estou fazendo mudanças nele.....grande abraço a todos !!!
Em tempo , meu carro é um Grand SPTG 2002/2003 prata a Diesel.

O motor da HR, da K2500 e l200 é o mesmo motro 4d56 da Mitisubishi, é um bom motor, mas controverso. Para ter durabilidade é aconselhável um totalmente mecânico que não vai ser muito melhor que o Mazda da Sport, para ter um bom rendimento tem que ser eletrônico (rende uns 130cv), mas ai é aquela coisa neh, eletrônico tende a dar problemas.

Há outras opões, como motor toyota 2c ou 3c (noa), ou o 3L das Hilux. Tem o próprío da Kia o J2 2.7 que equipa as bestas etc.

Mande notícias de como vai sua adaptação.

MarcioSPTG
10/03/2018, 21:17
Grande Domingues, Muito boa noite e obrigado pelo retorno....ainda não iniciei essa fase, mas tenho lido bastante neste site sobre adaptações na Sportage....Hoje , peguei meu SPTG na oficina de um amigo e troquei os retentores , correias , filtros , oleo e junta da tampa de tuchos...meu objetivo é manter o carro funcionando e usando enquanto tomo a decisão correta e consigo o motor e toda estrutura para realizar a adaptação....Logo que começar, certamente vou colocar as informações direitinhas para que outros agreguem mais informações sobre ....eu estou apaixonado pelo carro....ele simplesmente é completo e o ar gela muito, o que na minha cidade é muito importante ! felicidades !
Em tempo: agradeço a sugestão referente aos motores Toyota e vou pesquisar sobre !

mfdomingues
12/03/2018, 11:26
Grande Domingues, Muito boa noite e obrigado pelo retorno....ainda não iniciei essa fase, mas tenho lido bastante neste site sobre adaptações na Sportage....Hoje , peguei meu SPTG na oficina de um amigo e troquei os retentores , correias , filtros , oleo e junta da tampa de tuchos...meu objetivo é manter o carro funcionando e usando enquanto tomo a decisão correta e consigo o motor e toda estrutura para realizar a adaptação....Logo que começar, certamente vou colocar as informações direitinhas para que outros agreguem mais informações sobre ....eu estou apaixonado pelo carro....ele simplesmente é completo e o ar gela muito, o que na minha cidade é muito importante ! felicidades !
Em tempo: agradeço a sugestão referente aos motores Toyota e vou pesquisar sobre !

Os motores toyota tem a sua fama consolidada há anos, o Duran aqui do grupo usa um 3L na dele com caixa e tudo, sei que não foi muito difícil adaptar, mas também não foi plug and play, alias nunca será. Por ser um motor mais alto e com a caixa ainda tem que fazer um lift de carroceria para caber certinho, se for turbinar ainda (eram aspirados de fabrica) terá que cortar o suporte da bateria para caber a turbina no cofre. Os 2C e 3C que são 2.2 e 2.4 que equipam a minivan da toyota e o corolla fora do brasil (paraguaí, argentina, Uruguai etc) não são vendidos no Brasil, ou seja terá que ir até um destes paises buscar ou alguém buscar para vc.

No grupo do wapp aparece uma pessoa certa vez que disse que adaptou o J2 2.7 que equipa a Kia Besta e a Kia Bongo na sportage, por ser kia por kia diz ele que bateu tudo, teve apenas que flangear a caixa, porque usou a mesma da sportage Gazu. Ele ficou de mandar fotos e vídeos, mas por alguns problemas particulares ta meio afastado. Estudo essa possibilidade, pois, diz ele que bate até os coxins.

É um motor mais robusta que o Mazda, pois, por exemplo não utiliza correia dentada e sim engrenagem de sincronismo o que requer menos manutenção preventiva, também é um motor que há grande disponibilidade de pecas, pois, há muits vans que utilizam Brasil a fora. Além de mais mecânicos que o conhecem bem. Por ultimo se vc tem uma TDI 2.0 que tem 86cv será muito fácil adaptar o J2 2.7, pois, ele tem 83cv, depois de adaptar vc pode turbinar e ela ganha um bom folego. Estude essa possibilidade também.

MarcioSPTG
15/03/2018, 12:43
Domingues , boa tarde amigo...muito obrigado pela informação...bem , tem uma coisa que preciso falar , alem da dica so motor 2.7 que vc fez , ele é muito mais barato que os outros.....valeu mesmo!

MarcioSPTG
16/04/2018, 09:58
Prezado Domingues, bom dia !!

voce saberia informar se eu trocar o motor do carro, terei que mexer na documentação no Detran tambem ??...penso que como se trata de um importado, isso não seria necessário....grande abraço !!

MarcioSPTG
23/04/2018, 11:50
Prezado Leandro , boa tarde....pela sua ultima postagem , creio que vc ainda tenha o carro......poderia ppr favor colocar mais fotos e dar mais dicas , principalmente sobre o intercooler e flange da caixa ???......grande abraço .....

MarcioSPTG
24/04/2018, 14:04
Prezado Robert,
boa tarde...conseguiu finalizar sua adaptação ???....acho que assim como eu, tem uma galera chegando agora e que gostaria de saber mais informações sobre essas adaptações.....aguardo tambem pelo Leandro Macaubas de Macaé......é muito importante a força de voces !.....grande abraço

MarcioSPTG
24/04/2018, 14:05
Camarada Leandro,

Depois de tanto tempo com a adaptação, qual a sua impressão no total? Rodou de boa sem o intercooler?
Estou fazendo na minha também, na mesma oficina que você fez a sua em Macaé.
Grato,

Robert[/QUOTE]

Prezado Robert,
boa tarde...conseguiu finalizar sua adaptação ???....acho que assim como eu, tem uma galera chegando agora e que gostaria de saber mais informações sobre essas adaptações.....aguardo tambem pelo Leandro Macaubas de Macaé......é muito importante a força de voces !.....grande abraço