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Ver Versão Completa : cabo do velocimetro Nao consigo fazer ele marcar



coloma
15/02/2013, 21:15
Meninos ,
Descobrir que o cabo do Velocimetro nao esta quebrado e nao sei como voltar a marcar a velocidade.Detalhe comprei outro novo mas esta a mesma coisa verdade ME AJUDEM .

coloma
17/02/2013, 20:33
Gente existe algum segredo para trocar esse cabo?pois encaixo mas ele nao gira o velocimetro .ME AJUDEM

Ricardo MG
17/02/2013, 21:06
Coloma,

... seu velocimetro estava funcionando? Caso o velocímetro e o cabo esteja "ok" pode ser que o "pinhão" esteja roçado ou a coroa que vai dentro da reduzida esteja com defeito, para vc tirar a dúvida retite o cabo do velocímetro e veja se está rodando com o veículo em movimento, ou levante uma das rodas traseiras, calce bem o cj coloque 1 ou 2 e veja se o eixo flexivel está rodando! è mais ou menos isso!!
Abs

Pablo.pinto2007
18/02/2013, 18:40
Coloma,

... seu velocimetro estava funcionando? Caso o velocímetro e o cabo esteja "ok" pode ser que o "pinhão" esteja roçado ou a coroa que vai dentro da reduzida esteja com defeito, para vc tirar a dúvida retite o cabo do velocímetro e veja se está rodando com o veículo em movimento, ou levante uma das rodas traseiras, calce bem o cj coloque 1 ou 2 e veja se o eixo flexivel está rodando! è mais ou menos isso!!
Abs

É vivendo e aprendendo... se caso faça esse teste e o pinhão esteja bom, ou melhor as "engrenagens", os fresados do pinhão estejam bons, sem faltar ou quebrados... pode ser uma coisa o encaixe do cabo no próprio pinhão, onde pega na reduzida... deixa ver se explico melhor... o encaixe do cabo no pinhão é de perfil quadrado, então por vezes acontece desse "fresado" quadrado ficar redondo, então o cabo não acompanha o pinhão, não fazendo marcar o velocímetro, embora o cabo seja novo e o velocímetro esteja funcionando. verifica isso aí, com o carro parado mesmo, tira a ponta do cabo que vai no velocímetro, tenta verificar se há alguma folga, se houver essa folga vc tem que tirar (explico já) e caso consiga rodar o cabo com a mão, ou seja o cabo roda livre, tenta empurrar pra ver se pega, se pegar a solução para todos os casos (folga e não alcançar) é encurtar o cabo, como fará isso? Na verdade vc não vai encurtar o cabo, mas sim o envólucro dele, a capa do cabo de aço... retire o cabo de aço de dentro da capa, corte uma das extremidades, uns 2 ou 3 cm, depois retire o que sobrou da ponta metálica com auxílio de um alicate de bico, e com muita destreza vc tem que enroscar (já que a capa do cabo é composta de um aspiral de aço, o que dá a flexibilidade), na ponta de volta, não sei se me entendeu... na verdade vc vai encurtar a capa do cabo de velocímetro, fazendo com que ele "cresça" e apareça para pegar no pinhão... tem que estar justo junto com o velocímetro.
O meu velocímetro ainda funciona (apesar da idade e ser original), mas desisti dele exatamente por essa problemática do cabo, no meu caso eu vou até isolar no pinhão, como não posso retirar a coroa que vai na caixa de reduzida, vou deixar a coroa e o pinhão, mas no encaixe do cabo irei colocar uma arroela com borracha para vedar e não vazar óleo...
Ah! e quando for recolocar o cabo de aço dentro da capa, meleque ele com graxa... de preferência aquelas brancas ou grafitadas, isso trará uma vida maior para seu cabo, mas lembre-se só mele de graxa depois de medir e ver que o cabo está no tamanho certo... é bem provável que para isso você perca um ou dois cabos de velocímetro tentando acertar o tamanho, portanto, vá devagar, corte um pedaço pequeno, tente motar como falei, testa o tamanho no conjunto montado... deu certo? agora sim desmonta tudo, mela de graxa e remonta... é trabalhoso, é chato fazer isso, mas pra quem quer ter o velocímetro original funcionando é o preço que se paga... eu desisti, tenho um tablet daqueles de 300 conto e instalei um GPS completo, que me diz coordenadas, velocidade, odômetro... enfim só não mede a temperatura do motor porque enfim enfim... é mais prático e preciso (no meu caso) mas o velocímetro original continua enfeitando a "sala"...

Grande abraço e se tiver mais dúvida quanto ao processo acima... é só falar!!

PAblo

coloma
18/02/2013, 23:50
É vivendo e aprendendo... se caso faça esse teste e o pinhão esteja bom, ou melhor as "engrenagens", os fresados do pinhão estejam bons, sem faltar ou quebrados... pode ser uma coisa o encaixe do cabo no próprio pinhão, onde pega na reduzida... deixa ver se explico melhor... o encaixe do cabo no pinhão é de perfil quadrado, então por vezes acontece desse "fresado" quadrado ficar redondo, então o cabo não acompanha o pinhão, não fazendo marcar o velocímetro, embora o cabo seja novo e o velocímetro esteja funcionando. verifica isso aí, com o carro parado mesmo, tira a ponta do cabo que vai no velocímetro, tenta verificar se há alguma folga, se houver essa folga vc tem que tirar (explico já) e caso consiga rodar o cabo com a mão, ou seja o cabo roda livre, tenta empurrar pra ver se pega, se pegar a solução para todos os casos (folga e não alcançar) é encurtar o cabo, como fará isso? Na verdade vc não vai encurtar o cabo, mas sim o envólucro dele, a capa do cabo de aço... retire o cabo de aço de dentro da capa, corte uma das extremidades, uns 2 ou 3 cm, depois retire o que sobrou da ponta metálica com auxílio de um alicate de bico, e com muita destreza vc tem que enroscar (já que a capa do cabo é composta de um aspiral de aço, o que dá a flexibilidade), na ponta de volta, não sei se me entendeu... na verdade vc vai encurtar a capa do cabo de velocímetro, fazendo com que ele "cresça" e apareça para pegar no pinhão... tem que estar justo junto com o velocímetro.
O meu velocímetro ainda funciona (apesar da idade e ser original), mas desisti dele exatamente por essa problemática do cabo, no meu caso eu vou até isolar no pinhão, como não posso retirar a coroa que vai na caixa de reduzida, vou deixar a coroa e o pinhão, mas no encaixe do cabo irei colocar uma arroela com borracha para vedar e não vazar óleo...
Ah! e quando for recolocar o cabo de aço dentro da capa, meleque ele com graxa... de preferência aquelas brancas ou grafitadas, isso trará uma vida maior para seu cabo, mas lembre-se só mele de graxa depois de medir e ver que o cabo está no tamanho certo... é bem provável que para isso você perca um ou dois cabos de velocímetro tentando acertar o tamanho, portanto, vá devagar, corte um pedaço pequeno, tente motar como falei, testa o tamanho no conjunto montado... deu certo? agora sim desmonta tudo, mela de graxa e remonta... é trabalhoso, é chato fazer isso, mas pra quem quer ter o velocímetro original funcionando é o preço que se paga... eu desisti, tenho um tablet daqueles de 300 conto e instalei um GPS completo, que me diz coordenadas, velocidade, odômetro... enfim só não mede a temperatura do motor porque enfim enfim... é mais prático e preciso (no meu caso) mas o velocímetro original continua enfeitando a "sala"...

Grande abraço e se tiver mais dúvida quanto ao processo acima... é só falar!!

PAblo

Nossa vc tem razão pois a minha caixa perdeu todo o oleo esse mes devido a esse aspecto mas vou botar uma borracha .Eu na verdade pensei nisso em encurtar a capa mas tive medo de nao conseguir enrroscar a capa certa por isso desisti mas agora que vc falou que pode dar certo vou fazer mesmo.MUITO OBRIGADO PELA DICA

vavarusso
27/05/2013, 14:40
Que cabo de velocímetro devo usar? (relógio original+motor opala 4cil.+ cx chevete+reduzida willys) já que aqui tenho alongamento do conjunto. Cabo da C10 dá? E falando em cabo e os cabos do freio de mao já que a travessa foi recuada??

tuna
27/05/2013, 15:32
Que cabo de velocímetro devo usar? (relógio original+motor opala 4cil.+ cx chevete+reduzida willys) já que aqui tenho alongamento do conjunto. Cabo da C10 dá? E falando em cabo e os cabos do freio de mao já que a travessa foi recuada??

Vavá, usa o cabo original mesmo, pois seu velocimetro e sua reduzida ainda são originais...

[]´s

juleymar73
27/05/2013, 23:47
Vavá, usa o cabo original mesmo, pois seu velocimetro e sua reduzida ainda são originais...

[]´s
Ola Tuna , mais ele usa caixa de Chavette , a reduzida foi posicionada um pouco mais pra tras , sera que não vai ficar curto o cabo original ??

vavarusso
28/05/2013, 07:20
Isso Juleymar,
Tuna, como a reduzida e consequentemente a travessa foram recuadas, estou com medo de comprar (net) o cabo do velocímetro e ficar curto e o cabo primário do freio ficar tb curto e o secundário ficar longo. Nao acham? Quem tem essa configuração como fez?

georgevalle
28/05/2013, 08:51
Verifica com o vendedor mas acredito que os da rural e F-75 sejam mais compridos.

Dic3
28/05/2013, 09:18
Uso cabo original do Jeep no meu e mesmo com a caixa recuada deu e sobrou, pode comprar

tuna
28/05/2013, 10:03
Uso cabo original do Jeep no meu e mesmo com a caixa recuada deu e sobrou, pode comprar

Isso aí, pode comprar o original sobra sim... o meu é pouca coisa recuada a reduzida, e sempre fica uma pusta barrigona de cabo lá, pegando no cardã dianteiro, escapamento, dá-lhe "tarape" :-D pra prender aquela encrenca lá...

[]´s

vavarusso
28/05/2013, 11:12
Blz companheiros, já vou comprar. Os do freio deve ser a mesma coisa.

tuna
28/05/2013, 11:21
Pessoal, fiz uma brincadeira infeliz ali atrás, e como a idéia aqui é informar e não o contrário... "tarape" é o nome dado em algumas oficina mexanicas, para a cinta tie wrap:

vavarusso
28/05/2013, 11:49
Pessoal, fiz uma brincadeira infeliz ali atrás, e como a idéia aqui é informar e não o contrário... "tarape" é o nome dado em algumas oficina mexanicas, para a cinta tie wrap:
Aqui chamam de enforca gato. É pior.

Dic3
29/05/2013, 09:18
Parem de reclamar!! E aqui que chamam de "esperminha"??? KKKKKKKKKK

tuna
29/05/2013, 09:34
PQP!!!!!! esperminha :shock:?!?!?!?! :putz: essa foi de matar :parede:

Mas.....

a partir de hj só vou chamar de esperminha :mrgreen:

Mayllor
28/09/2016, 13:26
É vivendo e aprendendo... se caso faça esse teste e o pinhão esteja bom, ou melhor as "engrenagens", os fresados do pinhão estejam bons, sem faltar ou quebrados... pode ser uma coisa o encaixe do cabo no próprio pinhão, onde pega na reduzida... deixa ver se explico melhor... o encaixe do cabo no pinhão é de perfil quadrado, então por vezes acontece desse "fresado" quadrado ficar redondo, então o cabo não acompanha o pinhão, não fazendo marcar o velocímetro, embora o cabo seja novo e o velocímetro esteja funcionando. verifica isso aí, com o carro parado mesmo, tira a ponta do cabo que vai no velocímetro, tenta verificar se há alguma folga, se houver essa folga vc tem que tirar (explico já) e caso consiga rodar o cabo com a mão, ou seja o cabo roda livre, tenta empurrar pra ver se pega, se pegar a solução para todos os casos (folga e não alcançar) é encurtar o cabo, como fará isso? Na verdade vc não vai encurtar o cabo, mas sim o envólucro dele, a capa do cabo de aço... retire o cabo de aço de dentro da capa, corte uma das extremidades, uns 2 ou 3 cm, depois retire o que sobrou da ponta metálica com auxílio de um alicate de bico, e com muita destreza vc tem que enroscar (já que a capa do cabo é composta de um aspiral de aço, o que dá a flexibilidade), na ponta de volta, não sei se me entendeu... na verdade vc vai encurtar a capa do cabo de velocímetro, fazendo com que ele "cresça" e apareça para pegar no pinhão... tem que estar justo junto com o velocímetro.
O meu velocímetro ainda funciona (apesar da idade e ser original), mas desisti dele exatamente por essa problemática do cabo, no meu caso eu vou até isolar no pinhão, como não posso retirar a coroa que vai na caixa de reduzida, vou deixar a coroa e o pinhão, mas no encaixe do cabo irei colocar uma arroela com borracha para vedar e não vazar óleo...
Ah! e quando for recolocar o cabo de aço dentro da capa, meleque ele com graxa... de preferência aquelas brancas ou grafitadas, isso trará uma vida maior para seu cabo, mas lembre-se só mele de graxa depois de medir e ver que o cabo está no tamanho certo... é bem provável que para isso você perca um ou dois cabos de velocímetro tentando acertar o tamanho, portanto, vá devagar, corte um pedaço pequeno, tente motar como falei, testa o tamanho no conjunto montado... deu certo? agora sim desmonta tudo, mela de graxa e remonta... é trabalhoso, é chato fazer isso, mas pra quem quer ter o velocímetro original funcionando é o preço que se paga... eu desisti, tenho um tablet daqueles de 300 conto e instalei um GPS completo, que me diz coordenadas, velocidade, odômetro... enfim só não mede a temperatura do motor porque enfim enfim... é mais prático e preciso (no meu caso) mas o velocímetro original continua enfeitando a "sala"...

Grande abraço e se tiver mais dúvida quanto ao processo acima... é só falar!!

PAblo

Ola Pablo.. estou com o mesmo problema e irei verificar as possibilidades que vc falou...
soh que no meu caso comprei o cabo original e as duas pontas dele veio circular e nao quadrada, pq serah? devo martelar pra ficar quadrada?
obrigado

calhiandro
28/09/2016, 15:57
Eu tive esse mesmo problema com o cabo do velocímetro, hora funcionava, hora não funcionava. A solução foi está proposta pelo Pablo. Encurtar o cabo flexível, fazendo que com que o cabo de aço que vai dentro do canduite, torna-se mais comprido, assim ele encaixa melhor no pinhão da reduzida do jeep. Com o tempo o pinhão da reduzida arredonda e deixa de tracionar o cabo, ai você corta o cabo flexível e faz com que o cabo de aço que vai dentro do canduíte alcance e tracione dentro pinhão do velocímetro. Como no seu caso veio arredondado o cabo, tem que fazer um jeito de amassá-lo para poder tracionar dentro do pinhão, meu cabo de velocímetro é quadrado nas duas pontas, se não me engano.

Espero que essas informações ajude

abraços

Pablo.pinto2007
02/10/2016, 06:46
Ola Pablo.. estou com o mesmo problema e irei verificar as possibilidades que vc falou...
soh que no meu caso comprei o cabo original e as duas pontas dele veio circular e nao quadrada, pq serah? devo martelar pra ficar quadrada?
obrigado

A pontas vieram redondas? não são quadradas? martelar? jamais... se não for quadrado a ponta do cabo de aço, não é cabo de velocímetro. Agora as cabeças são redondas, a parte que tem o encaixe no velocímetro e no pinhão.

Pablo