Ver Versão Completa : Meu 1º Jeep
Ismar Leal Machado
13/09/2005, 10:28
e ai pessoal eu sou novo nesse negócio. a parada e a seguinte, eu comprei um jeep. e não sei por onde começar, tipo assim, o que devo fazer primeiro se pintar na cor que eu quero, se colocar um daqueles pneus maneiro ou sei lá o que.
será que alguém ai pode me dar uma dica? :roll:
Ronaldo B.
13/09/2005, 10:59
Ismar,
Antes de começar a mexer, acho que você deve deifinir qual vai ser o uso do jeep, se vai ser só para uso em trilhas, mais asfalto, etc..
Eu começaria revisando toda a parte mecânica primeiro, motor, câmbio, reduzida, freios, direção e suspensão, depois partiria para a parte elétrica, isso sem esquecer de verificar como está o chassi, se vai ser necessário algum reparo, fica mais fácil saber primeiro tudo que tem que ser feito porque vc acaba economizando em mão de obra, não precisa pagar pra desmontar duas vezes a mesma coisa.
Depois de definido qual vai ser o uso do jeep e feita uma boa revisão na parte mecânica e elétrica, aí sim tá na hora de começar a pensar em colocar acessórios, pneus, etc.
Na dúvida é só pesquisar aqui no fórum que tem muita informação e em caso de dúvida perguntar, se puder, coloca umas fotos do jeep, ajuda na hora de dar umas dicas.
[]´s
Ismar Leal Machado
13/09/2005, 14:30
obrigado Ronaldo pela atenção.
bom eu quero é fazer trilha no final de semana, no entanto não posso deixar de analizar algumas eventualidades como por exemplo ter que rodar em alguma BR para encontrar um lugar legal. acho que isso implica em estabilidade melhor no alfalto.
outra coisa quando vc fala em suspensão vc esta falando em revisar o que esta lá como original ou fazer alguma modificação?
entenda que não sei nada, então preciso de esplicações mais simple, ou melhor mais detalhada do que fazer
quando dou uma olhada aqui no 4x4 acho tudo muito técnico e fico totalmente perdido.
eu gostaria de que quando eu fosse partir para oficinas tivesse um certo conhecimento e saber o que realmente quero fazer para não ser lesado.
agradeço qualquer tipo de ajuda.
estando tudo justo e perfeito um fraternal abraço.... :stop:
Ronaldo B.
13/09/2005, 15:02
Ismar,
Vamos por partes:
1) Navegando pelo Fórum hoje, percebi que você postou essa suas dúvidas em vários tópicos diferentes, eu sugiro que vc concentre essas informações num único tópico, ou seja, nesse mesmo que vc abriu, fica mais fácil depois para vc consultar as informações e trocar opiniões com as pessoas que vão certamente postar várias mensagens para ajudar vc a tirar as suas dúvidas, ok.
2) Não sei como está jeep que vc comprou, então fica difícil opinar sobre o que deve ser feito primeiro ou que precisa ou não ser feito, se vc informar o ano do Jeep, se está com mootor BF161 (6 cilindros) ou OHC (4cilindros), se tem câmbio 3 ou 4 marchas, se está com direção original ou já foi adaptada uma outra mais moderna, se a pedaleira é suspensa ou original, que tipo de freio está instalado, que tipo de pneus estão no Jeep, como estão os feixes de molas e jumelos, já dá para começar a dar alguma dica do que é prioridade.
3) Se você postar uma fotos, ajuda bastante.
4) Uma vez definido o uso e o que precisa ser feita, faça um cronograma do que vai ser feito para aproveitar ao máximo a mão de obra e o tempo gasto no mecânico e diminuir os custos,
5) Use e abuse do recurso de pesquisa do fórum, você vai achar muita informação útil,
6) Procure sempre a opinião de quem já utilizou e utiliza os serviços de algum mecanico antes de deixar seu jeeop nas mãoes dele, e sempre procure mecânicos com experiencia em 4x4, não curiosos.
Qualquer dúvida, estamos por aqui, vamos com calma que vc chega lá !!!
[]´s
Ismar Leal Machado
14/09/2005, 07:42
obrigado Ronaldo.
vc tem razão eu andei por todo o fórum a procura de ajuda, e que estou ancioso D +
eu vou providenciar todas estas informações que vc questionou para postar aqui, e ver o que vc acha.
é que eu estou parecendo menino que ganhou um brinquedo novo e não vejo a hora de coloca-lo na estrada.
um grande abraço
Ismar Leal Machado
14/09/2005, 09:40
amigos por favor, digam-me, o que é SPOA?
Ronaldo B.
14/09/2005, 09:54
Ismar,
Antes que alguém dê a sugestão de você perguntar para o billj o que é SPOA....
SPOA= SPring Over Axle
Esse termo indica que os feixes de molas estão montados sobre os eixos na suspensão, o normal em um CJ é SPUA, ou seja Spring Under Axle, as molas montadas abaixo do eixo.
[]´s
Ismar Leal Machado
14/09/2005, 09:58
obrigado meu amigo, Ronaldo.
e bom saber que vc tá passando sempre por aqui.
um abraço...
Ismar Leal Machado
14/09/2005, 14:33
meu amigo Ronaldo, eu vi uma foto de um jeep em que as molas estavam montadas abaixo do eixo. no entanto este jeep tinha ums pneus bem grandes. o fato de se montar as molas em cima do eixo ( spoa ) não é com o objetivo de deixa-lo mais alto para suportar este tipo de pneu?
se afirmativo então pq este estava montado na parte de debaixo ( spua )?
Ronaldo B.
14/09/2005, 14:43
Ismar,
SPOA tem várias vantagens e algumas desvantagens também, depende do uso do jeep, mas uma das vantagens é permitir que se use pneus maiores que 33" sem limitar o curso da suspensão, uma das desvantgens é que o centro de gravidade sobe e a establidade fica comprometida, isso explicando de modo bem simples, tem vários outros fatores envolvidos.
Em um CJ com calços de carroceria de 2" e rodas com offset -22, dá prá usar pneus até 33" sem problemas, desde que os feixes de molas não estejam fracos, porque nesse caso, o pneu vai começar a pegar na lataria.
[]´s
LuizCabral
14/09/2005, 16:14
Ismar,
posta ai umas fotos do seu jeep.
Passa aí a ficha dele:
:arrow: Ano
:arrow: motor (se não souber, diz pelo menos o numero de cilindros)
:arrow: Caixa de marchas? original ou adaptada? (pelo menos o n° de marchas que tem)
:arrow: Tem direção hidráulica ou é direção mecânica?
:arrow: Os pneus? quais são as medidas atuais?
:arrow: tem limpador de para-brisa?
:arrow: tem freio a disco nas 4 rodas? tem freio a disco em 2 rodas? ou eh tambor nas 4?
:arrow: a ventoinha é mecânica (original) ou é elétrica?
:arrow: A bateria está boa?
:arrow: O motor de arranque tah funcionando direito?
:arrow: Você já testou a caixa de transferencia? (ja andou na 4x4?) notou alguma coisa estranha?
:arrow: Seu jeep tem roda livre? (aquela chave que você seleciona "lock" ou "free" nas rodas dianteiras)
:arrow: Tem santo antônio (gaiola)?
Bom, essa eh uma boa check list para você começar a conhecer melhor teu jeep.
A dica que eu te dou é: Não seja apressado. vá com calma, que seu carro vai lhe ensinar um bocado de coisa.
Ismar Leal Machado
15/09/2005, 07:58
LUIZ, bom tê-lo também como conselheiro aqui no 4x4 como disse para o RONALDO vou providenciar colocar todas estas informções aqui para que juntos possamos discutir melhor sobre o que fazer com meu jeep.
feliz em saber que esta em Natal, tenho um amigo que é de Almino afonço, acho que é ai perto não é?
planejamos varias vezes aparecer ai em Natal, mas sempre acontece uma coisa ou outra e sempre adiamos. o importante é que não desistimos.
parece que tem uma fabrica de capotas de fibra para jeep ai em Natal, sabe se e coisa boa e quanto esta custando?
um grande abraço...
opa!!! tudo bom?
eu li aqui no forum sobre uma capota de fibra, muito bonita, muito legal, e custava em torno de 3,500 reais
quanto ao seu jipe, primeiro faz uma grande revisão nele, pra dexa ele funcionando, tenta conhece bem ele, por dentro, por baixo, por fora, etc.
pois assim fica mais facil tu ve oq precisa faze
primeiro faz uma revisão na parte mecanica dele, depois na parte do chassi e da carroceria, e depois na parte eletrica, dai ele vai ta funcionando perfeito e tu ja vai pode faze uns passeios com o jipinho o que ja é muuito bom
depois vai vendo por prioridades(suas, oq tu acha melhor tu faz, apesar de se mais aconselhavel tu investi na segurança, trocando freios, direção, revisando suspensão, etc
depois tu começa a parte do conforto e do desempenho(pneus novos, bancos, volante, spoa(ou nao), talvez troca do motor, eixos, rodas, bloqueio do diferencial, etc.)
e vai pondo perfumarias que tu achar legais e etc
e aos poucos o bixinho vai ficando do jeito que tu quer
se precisa é so pedi ajuda pra gente aqui no forum, sempre vai te alguem que pode responde tua pergunta/duvida
abração!!!
Ismar Leal Machado
16/09/2005, 14:00
:? ai pessoal será que poderiam dizer que pneu e esse e onde se acha para comprar?
tem mais eu estou notando que este cj não é spoa, no entando esta com um pneu grande, então será que só com os causos foi suficiente para levantar? :palmas:
Ronaldo B.
16/09/2005, 14:33
Ismar,
Esse pneu parece ser tamanho 750x16, o que eu não considero grande, pneu grande prá mim é acima de 33 polegadas. Eu uso pneus 33x12,5x15" com rodas 15x8" com offset -22, com calços de 2" e suspensão original sem problemas.
Se quiser ver como ficaram esses pneus no CJ, dá uma olhada no meu jeep no link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7205
[]´s
esses pneus tu encontra no www.geninhopneus.com.br
por cerca de 260, 270 reais cada creio eu
nao da pra ve bem pois meu monitor é escuro, mas ACHO que são frontieras
uma capota de fibra boa, custa em torno de 1500 reais
uma pintura boa, com um bom tratamento da lataria
tu faz por cerca de 2000 reais
e dependendo oq tu vai por nele tu pode gasta 13 mil ou 35 mil
vai fazendo aos poucos botando as coisas que tu prefirir
e se tu conta, no final tu ia sabe quanto gastou uhauihuihai
eu teria medo de conta :lol:
abração kra!!
:? ai pessoal será que poderiam dizer que pneu e esse e onde se acha para comprar?
tem mais eu estou notando que este cj não é spoa, no entando esta com um pneu grande, então será que só com os causos foi suficiente para levantar? :palmas:
Ismar,
Este pneu é o frontiera, adorado por uns e detestado por outros...
Na trilha é bom até certo ponto (cava demais e no sentido inverso é uma m....). No asfalto, por experiência própria...dá calafrios (tente frar na chuva...tente escutar algo... :discordo: ).
Como é seu 1º jeep é importante saber exatamente qual o uso desejado, uma vez que os pneus fazem uma baita diferença...e são caros :( .
Se quiser perguntar mais é só falar...
poisé, tem que pensa bastante antes de compra os pneus heim
Ismar Leal Machado
19/09/2005, 08:03
é gente nada como ter amigos, para poder trocar uma idéia.
agradeço a todos pelas informções.
Marcos Saulo
27/11/2005, 21:01
Olá amigos.
Mais um novato na área.
Estou imensamente interessado em adquirir o meu primeiro 4x4. Desejo fazer (no começo pelo menos) trilhas leves a médias e ter um carro que também possa rodar na cidade, para uso no dia-a-dia. Estive pensando em adquirir uma RURAL, mas depois de tanto que estou lendo por aqui já estou na dúvida. Alguém por favor me de uma mãozinha. É um bom carro? Posso andar tranquilo em trilhas e asfalto com ela ou seria melhor um jipe?
Não tenho família grande (eu e minha companheira) mas tenho 3 cachorros que adoro levar comigo, então, preciso de um certo espaço no veículo. Aguardo as bem vindas intervenções.
se tu nao pretende te filhos, acho que uma boa opção seria o cj, e quanto aos cães, um cj6, rural ou f75(pickup rural) seriam uma boa pedida
tenho um conhecido que reformou uma f75, deixou a lataria em perfeitissimo estado, com uma pintura linda, pos pneus frontieira, e usa a rural tanto no dia a dia quanto pra i pesca ou em algumas trilhazinhas
eu vo usa meu cj tanto em trilhas quanto no dia a dia, alem do meu mecanico que tem uma rural que usa tanto pra trilhas quanto pra cidade, e o unico carro alem desse, que comprou ha pouco, foi uma f75
acho que se pode anda com um willys na cidade sim tranquilamente, des de que entenda minimamente de mexanica, pra um possivel problema que possa da no meio da rua(acontece né, mas dificilmente, des de que mantenha a manutenção sempre em dia, e sempre revisadinho :concordo: )
espero ter ajudado cara, um abraço!
Marcos Saulo
01/12/2005, 21:19
É isso. Filhos não estão nos planos (pelo menos por enquanto) mas é bom ter um pouco de espaço (pra uma emergência). Estou avaliando a Rural como o carro dos sonhos. Mas estou cauteloso, observando bem e lendo todas as informações possíveis aqui nos Fóruns. Tenho paixão tb pelo CJ, mas minha companheira não acha que seja um tipo de carro que ela goste de dirigir e como no momento não posso comprar os dois (cj e rural) acho que vou acabar optando pela Rural mesmo.
Valeu.
Ismar Leal Machado
07/12/2005, 15:20
o meu rei no negócio e vc fazer o que gosta se quer uma rural vá em frente, se quer um jeep compre, não fique pensando no que vai precisar no futuro, nos temos e o hoje.
tem cj 75 que anunciei no vendas da uma olhada.
um abraço e boa sorte..