Conectar

Ver Versão Completa : Jumelos??



Rodrigo59
12/09/2005, 20:49
E o seguinte tava reparando no meu jeep os jumelos so ficam na parte de traz do feixe de molas são então 4 jumelos ne?? os meus são originais queria saber se eu trocar por aqueles jumelos de poliuretano de 15cm vai da uma aumentada no jipão??
obrigado!!

elcio
12/09/2005, 20:55
E o seguinte tava reparando no meu jeep os jumelos so ficam na parte de traz do feixe de molas são então 4 jumelos ne??

sim


os meus são originais queria saber se eu trocar por aqueles jumelos de poliuretano de 15cm vai da uma aumentada no jipão??
obrigado!!
vai sim, nao muito.
existem outras formas de aumentar a altura do jeep.
pesquise aqui no forum como fazer isso.

Wallace
12/09/2005, 23:45
É a pior forma de aumentar.
E só vai aumentar metade do que ele for maior que o original.

DougBRSP
13/09/2005, 10:11
Fora o shimmy que costuma acompanhar essa mudança... :evil:

Patton
13/09/2005, 13:42
Os meu Jumelos estavam originais tb, troquei e o shimmy ficou foda, antes nao tinah shimmy, depois ficou insuportavel, a cada 100 metros o volante tremia, ae umas gambiarras de emergencia e ele sumiu

graças ao menino dougbrsp

o jeep vai ganhar alguns centimetros mas provavelemnte vai ganahr um bom shimmy

vnogueira
13/09/2005, 15:38
Eu tbm tive a infelicidade de trocar os meus jumelos originais por esses maiores, sem antes consultar os amigos jipeiros, e tô sofrendo com essa merd@ do shimmy até agora...

Patton, que gambiarras vc fez nos jumelos pra resolver o o shimmy??

Me ajuda aí,

Abraço,
Vitor

DougBRSP
13/09/2005, 15:58
vnogueira:

Procure fazer alinhamento, ao colocar estes jumelões o chassi sobe e as rodas tendem a fechar, corrija isso que o shimmy pára (nem sempre dá certo, as vezes o problema jah existia e o jumelão fez se manifestar).

[]s

vnogueira
13/09/2005, 16:22
DougBRSP,

Depois que troquei os jumelos já mandei alinhar e balancear e até já troquei o terminal da barra de direção...diminuiu um pouco, mas ainda o bicho treme...

Já me aconselharam a colocar o sistema de barras de direção do opala, mas no momento to sem grana...

Já me disseram tbm pra reforçar o jumelo com um parafusão de aço transversal, com espassador, pra evitar movimentação das hastes laterais do jumelo...mas não sei não se dá certo.

to tentando primeiro as alternativas mais baratas...

Valeu e abraço,

Vitor

Ronaldo B.
13/09/2005, 16:28
Esse problema é mais comum em jeeps com o sistema de direção original ou que não use o sistema onde as duas rodas são ligadas por uma única barra. Se usar esse sistema, a probabilidade de shimmy é menor quando trocar os jumelos ou colocar kit Fes.

[]´s

DougBRSP
13/09/2005, 16:31
Tem foto do teu jumelo?

A gambi que fiz no meu (e que provavelmente não é recomendada) foi desalinhar um pouco a direção e o shimmy sumiu foi mais ou menos assim:

Considere q está olhando o jeep de cima com os farois na parte de cima do desenho:

------
\ /

| |

Onde as rodas dianteiras são representadas pelas barras (\ /) ou seja abri elas um pouco para cada lado, nada muito grande quase imperceptivel olhando ele de frente e foi na base da tentativa e erro, soltava as barras abria um pouco apertava e andava numa rua esburacada.

Só que é assim, isso deve aumentar o desgaste dos pneus e provavelmente deve forçar algo, se for fazer no seu faça como algo paliativo até arrumar direito.

Os caras garra4x4 dizem que inventaram uma cunha que coloca-se entre o eixo e as molas q corrige o shimmy após a troca dos jumelos, mas nunca vi, tente falar com eles.

[]s

vnogueira
13/09/2005, 16:39
Eu tô sem foto pois tô sem máquina digital.

O meu sistema de direção é original, e as rodas realmente fecharam um pouco, conforme vc demosntrou no seu desenho...

Qdo levei pra alinhar e balancear achei que o cara fosse regualr isso tbm, mas não mudou quase nada, as rodas continuaram fechadas...

Vou tentar fazer isso que vc fez. É so soltar um pouco as barras certo? Tem algum segredo?

DougBRSP
13/09/2005, 16:47
Tipo.. primeiramente gostaria de dizer para fazer por sua conta e risco.. isso é gambi (só tô esperando as pedradas do fórum :shock: ).

Soltar as barras é simples, desaperte as duas abracadeiras e gire as barras, acho q girando elas em direção a traseira do jeep faz abrir as rodas, só verifique se antes de apertar as abraçadeiras se elas não ficaram em uma posição que interfira com os outros componentes da direção na hora q forem se mexer.

[]s

vnogueira
13/09/2005, 16:57
DougBRSP,

Pode ficar tranquilo! Faço por minha conta e risco :concordo: !! Na verdade um outro amigo aqui do fórum (não me lembro o nome dele) tbm já tinha me dito antes que essa era uma alternativa (gambiarra, na verdade) pra tentar miniminzar os efeitos do shimmy!

Claro que eu gostaria de resolver da melhor maneira possível, trocando os jumelos por outros melhores, trocando sistema de barras, mas a grana tá curta, e acho que aquela máxima "quem não tem cão caça com gato" vale sempre, principalmente pra nós jipeiros... :wink:

Abraço,

Vitor

Beto Lacerda
13/09/2005, 17:57
DougBRSP, abrir a convergencia é o metodo mais simples de minimizar o shimmi em alguns casos´é o que resolve .. no caso de jumelão em parte é isso que resolve , mas ainda falat a cunha p/ melhorar o caster mas p/ quem tem sistema de direção original a convergencia tb se altera com a adoção dos jumelões
[]'s

DougBRSP
13/09/2005, 18:16
Beto, então isso não seria uma prática tão gambi assim?

Vc sabe se fazendo isso está forçando alguma coisa na ponta de eixo/rolamentos? Os pneus imagino que desgastem mais, já a mecânica disso não sei..

[]s

EDuarte
14/09/2005, 10:07
Caros amigos.

Até onde sei, é OBRIGATORIO abrir um pouco a covegencia das rodas dianteiras, é EXATAMENTE por isso que aparece o SHIMMY.
Até mesmo os carros de passeio tem shimmy se vc deixar a convergencia reta.
Só estou afirmando isso, porque conversei com dois profissionais que fazem alinhamento e balanceamento.

Espero ter ajudado
[]'s
(DU)

tavio_g
14/09/2005, 10:13
A muito tempo coloquei esses jumelos maiores.
eu mesmo os fiz, com um espaçador no meio preso com porcas.
Nunca tive problema de shimmy. lógico, alinhei as rodas e até hoje ando sem problemas.
talvez pq a altura do meu jumelo não seja tão grande qto as comercializadas por aí, mas o jeep ficou um pouco mais alto só, não muito.

[]'s pensando em levantar a carroceria + um pouco...

bacana00
14/09/2005, 20:30
Manda alinhar, se o problema continuar faça uma revisão nos rolamentos do Shimmy, cada munhão tem que virar com 6 kgf, por isso que tem uns calçõs nos rolamentos, para dar mais ou menos aperto nos rolamentos que são cônicos...

Marcio Vargas
15/09/2005, 10:00
Lembrando que as rodoas só vão fechar se o sistema de direção for o Original ou outro que utiliza o mesmo principio... Caso contrario as rodas irão permanecer alinhadas, porem o volante vai desalinhar um pouco para compensar...

Beto Lacerda
15/09/2005, 11:50
DougBRSP, como ja foi dito , o "normal" é um pouco aberto mesmo
muito aberto vai gastar pneu e forçar rolamentos
[]'s

Hudson Buck
19/09/2005, 21:18
Boa noite pessoal.

Vou passar minhas experiências. Uso os jumelos altos no meu CJ por necessidade das adaptações. Faço op alinhamente de acordo com o especificado no manual do CJ, nem mais aberto, nem mais fechado. A única vez que tive problema com "shimming" foi quando estourou um rolamento do munhão, bastou trocar e regular que ficou tudo bom. Eu uso a cunha para corrigir o angulo, a mesma que não foi inventada pelo pessoal da garra 4x4, acho que devem ter sido inventadas junto com as molas. Qualquer moleiro por aí sabe da utilização das cunhas, elas são vendidas prontas e qualquer moleiro ou mecânico que se preze sabe que ao se modificar a altura dos jumelos deve-se corrigir a posição do eixo, geralmente com o uso de cunhas ou reposicionando a sapata que apoia o feixe no eixo (tira e solda no lugar correto). Lembrem-se: lâmina de mola quebrada, pneu descalibrado, rolamentos de roda ou de munhão com jogo, terminal de direção com folga e alguma outra coisa que devo estar esquecendo podem causar "shimming".

[ ]s

Hudson.

Ronaldo Petri
20/09/2005, 03:49
O meu está com jumelos altos desde que comprei e nunca tive problema com eles....mas estou pensando em colocar originais atraz e deixar os altos apenas na frente.

O que vocês acham disso?

Rafael Kuzma
21/09/2005, 22:24
Cara, é simples... a CUNHA geralmente resolve... o pino mestre do Munhão desalinhado causa Shymming.... eu fabrico Cunhas para toda Linha de automoveis e utilitarios que possuem feixe de Molas.... é normal em alguns veiculos causar o maldito problema ao mudar a Flexa do feixe de molas ( Mudar o arqueamento )...


[]´s Moleiros ....

Pedro Freitas
22/09/2005, 18:08
Trocar jumelos com SPOA, mantenho o original?
Tem algum problema colocar os jumelos d epoliuretano com 15 cm? :pensativo:

Beto Lacerda
23/09/2005, 19:45
Tem algum problema colocar os jumelos d epoliuretano com 15 cm?

de poliuretano ??? tem sim eles vão se deformar :lol:
agora se o que quiz dizer foi jumelos de 15 cm com buchas de poliuretano ..
bom, jumelão é ruim pq altera a geometria da suspenção , deixando mais dura , tb altera o angulo de caster , o que causa shimmi .
sobre as buchas de poliuretano os teoricos dizem que bucha tem que ser de borracha ppois deforma mais porem todos sabemos que na pratica bucha de jumelo de borracha dura uma trilha ... portanto o jeito e se conformar com a preda de trabalho na bucha , em troca de uma bucha duravel
[]'s

HUGO MARCOS FUCKNER
29/09/2005, 14:42
BOA TARDE!!! TURMA BOA!!!

P/ UM CJ3B QUE TEM OS JUMELOS NA FRENTE, ISSO PODE SER MUDADO??? :parede: OU ESTOU VIAJANDO :oops:

ABRAÇOS, É UM PRAZER TOMAR PARTE DESTA "TURMA DO BARRO" :palmas: :dance:

Wallace
29/09/2005, 15:47
pode ser mudado mas tem outras implicações:
http://www.jeeptech.com/susp/elkcahs/

valmor
02/06/2007, 18:57
Resumindo : Não existe vantagem alguma em trocar os julemos originais pelo "jumelos maiores" vendidos fartamente palas lojas de 4x4 |?????

[]´s