E o seguinte tava reparando no meu jeep os jumelos so ficam na parte de traz do feixe de molas são então 4 jumelos ne?? os meus são originais queria saber se eu trocar por aqueles jumelos de poliuretano de 15cm vai da uma aumentada no jipão??
obrigado!!
Os meu Jumelos estavam originais tb, troquei e o shimmy ficou foda, antes nao tinah shimmy, depois ficou insuportavel, a cada 100 metros o volante tremia, ae umas gambiarras de emergencia e ele sumiu
graças ao menino dougbrsp
o jeep vai ganhar alguns centimetros mas provavelemnte vai ganahr um bom shimmy
Eu tbm tive a infelicidade de trocar os meus jumelos originais por esses maiores, sem antes consultar os amigos jipeiros, e tô sofrendo com essa merd@ do shimmy até agora...
Patton, que gambiarras vc fez nos jumelos pra resolver o o shimmy??
Procure fazer alinhamento, ao colocar estes jumelões o chassi sobe e as rodas tendem a fechar, corrija isso que o shimmy pára (nem sempre dá certo, as vezes o problema jah existia e o jumelão fez se manifestar).
Depois que troquei os jumelos já mandei alinhar e balancear e até já troquei o terminal da barra de direção...diminuiu um pouco, mas ainda o bicho treme...
Já me aconselharam a colocar o sistema de barras de direção do opala, mas no momento to sem grana...
Já me disseram tbm pra reforçar o jumelo com um parafusão de aço transversal, com espassador, pra evitar movimentação das hastes laterais do jumelo...mas não sei não se dá certo.
to tentando primeiro as alternativas mais baratas...
Esse problema é mais comum em jeeps com o sistema de direção original ou que não use o sistema onde as duas rodas são ligadas por uma única barra. Se usar esse sistema, a probabilidade de shimmy é menor quando trocar os jumelos ou colocar kit Fes.
A gambi que fiz no meu (e que provavelmente não é recomendada) foi desalinhar um pouco a direção e o shimmy sumiu foi mais ou menos assim:
Considere q está olhando o jeep de cima com os farois na parte de cima do desenho:
------
\ /
| |
Onde as rodas dianteiras são representadas pelas barras (\ /) ou seja abri elas um pouco para cada lado, nada muito grande quase imperceptivel olhando ele de frente e foi na base da tentativa e erro, soltava as barras abria um pouco apertava e andava numa rua esburacada.
Só que é assim, isso deve aumentar o desgaste dos pneus e provavelmente deve forçar algo, se for fazer no seu faça como algo paliativo até arrumar direito.
Os caras garra4x4 dizem que inventaram uma cunha que coloca-se entre o eixo e as molas q corrige o shimmy após a troca dos jumelos, mas nunca vi, tente falar com eles.
Tipo.. primeiramente gostaria de dizer para fazer por sua conta e risco.. isso é gambi (só tô esperando as pedradas do fórum ).
Soltar as barras é simples, desaperte as duas abracadeiras e gire as barras, acho q girando elas em direção a traseira do jeep faz abrir as rodas, só verifique se antes de apertar as abraçadeiras se elas não ficaram em uma posição que interfira com os outros componentes da direção na hora q forem se mexer.