Ver Versão Completa : MotorXCâmbio alguém me ajude!!!
Luiz Gustavo Pagani
29/01/2013, 14:57
Olá pessoal, lá vem eu outra vez com as minhas indagações...
Cansei de ler no fórum inúmeros posts falando sobre câmbios e motores para adaptar em Jeep.
Cheguei a comparar as relações de marcha dos câmbios originais dos Jeep com o do Chevette, C20, etc.
Porém, surgiu uma grande dúvida, pretendo futuramente instalar um motor de Opala 2.5 4C a alcool em um Jeep, porém quero eliminar o câmbio original seja o 4M ou o de 3M porque no fórum li que esses câmbios quebram muito nas trilhas...
Então garimpei novamente e vi que falaram que o câmbio da C-20 ou o da F-1000 são excelentes câmbios, porém com altos preços.
Pensei em acoplar um câmbio de Chevette 5M ao motor de Opala citado no início, só que encontrei informações dizendo que independente do Chevette ser 1.6 ou Jr., o mesmo não aguenta o torque do motor e detona com facilidade, que o bom são os da C-20 (não sei se falam da C-20 4M ou 5M)...
Agora estou confuso...
Seria uma boa configuração Motor de Opala 2.5 Alcool - Câmbio de Chevette 5M (independente 1.6 ou Jr.)???
Ou seria melhor esse motor com Câmbio de C-20 ou F-1000???
Sei que muito depende do pé de cada um, mas me deem uma noção que seja conclusiva.
E então, o câmbio do Chevette está sujeito a quebras assim como os originais??
Lembrando que o uso deste Jeep será SOMENTE EM TRILHAS E DESLOCAMENTOS ATÉ AS TRILHAS e nada mais.
Obrigado e desculpe o "discurso" enorme...
Olá pessoal, lá vem eu outra vez com as minhas indagações...
Cansei de ler no fórum inúmeros posts falando sobre câmbios e motores para adaptar em Jeep.
Cheguei a comparar as relações de marcha dos câmbios originais dos Jeep com o do Chevette, C20, etc.
Porém, surgiu uma grande dúvida, pretendo futuramente instalar um motor de Opala 2.5 4C a alcool em um Jeep, porém quero eliminar o câmbio original seja o 4M ou o de 3M porque no fórum li que esses câmbios quebram muito nas trilhas...
Então garimpei novamente e vi que falaram que o câmbio da C-20 ou o da F-1000 são excelentes câmbios, porém com altos preços.
Pensei em acoplar um câmbio de Chevette 5M ao motor de Opala citado no início, só que encontrei informações dizendo que independente do Chevette ser 1.6 ou Jr., o mesmo não aguenta o torque do motor e detona com facilidade, que o bom são os da C-20 (não sei se falam da C-20 4M ou 5M)...
Agora estou confuso...
Seria uma boa configuração Motor de Opala 2.5 Alcool - Câmbio de Chevette 5M (independente 1.6 ou Jr.)???
Ou seria melhor esse motor com Câmbio de C-20 ou F-1000???
Sei que muito depende do pé de cada um, mas me deem uma noção que seja conclusiva.
E então, o câmbio do Chevette está sujeito a quebras assim como os originais??
Lembrando que o uso deste Jeep será SOMENTE EM TRILHAS E DESLOCAMENTOS ATÉ AS TRILHAS e nada mais.
Obrigado e desculpe o "discurso" enorme...
Bom dia prezado ! sendo assim, acredito eu que a melhor opção incusive em termos de custo, é o câmbio 3 marchas da C-10, dizem que é indestrutível . . . boa sorte e um abraço !
bom dia prezado ! Sendo assim, acredito eu que a melhor opção incusive em termos de custo, é o câmbio 3 marchas da c-10, dizem que é indestrutível . . . Boa sorte e um abraço !
x2 ; boa pedida em robustez,sem duvida boa opção.
Luiz Gustavo Pagani
30/01/2013, 14:13
Muito obrigado pelas respostas, agradeço pela atenção e pelo esforço ao ler meu "discurso" minúsculo...rsrsrs
Só que eu estava a procura de um câmbio de 4 ou 5 marchas, existiria algum compatível e considerável?
Samuel Junior
30/01/2013, 17:52
Clark 260F ou Clark 2205A e 2215A ou 2205E e 2215E.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/111812-comparacao-cambio-4-marchas-willys-cambio-clark-260f-e-cambio-clark-2205a-ou-2215a.html
jipeirodesdepequeno
30/01/2013, 23:01
Muito obrigado pelas respostas, agradeço pela atenção e pelo esforço ao ler meu "discurso" minúsculo...rsrsrs
Só que eu estava a procura de um câmbio de 4 ou 5 marchas, existiria algum compatível e considerável?
Cara aqui no sul tem muita gente usando motor ap 1.8 turbo e ap 2.0 injetado, com bloqueio nos 2 eixos e a caxinha do chevette da aguentando muito bem... a vantagem dela é q é muito barata... eu tirei a do willys 4m para colocar a do chevette 5m num cj5 opala 4cil + pneu 35 que tinha, pra viajar é muito bom, trocas de marcha muito boa
Não sei o tamanho dos pneus q vai usar, se vai ter bloqueio, terreno que vai andar, mas se vai paulear o jeep gasta um pouco mais e poe logo uma 260f (4m) da f1000, bonanza etc, estou usando atualmente essa num cj3 com motor ap 1.8
Olá pessoal, lá vem eu outra vez com as minhas indagações...
Cansei de ler no fórum inúmeros posts falando sobre câmbios e motores para adaptar em Jeep.
Cheguei a comparar as relações de marcha dos câmbios originais dos Jeep com o do Chevette, C20, etc.
Porém, surgiu uma grande dúvida, pretendo futuramente instalar um motor de Opala 2.5 4C a alcool em um Jeep, porém quero eliminar o câmbio original seja o 4M ou o de 3M porque no fórum li que esses câmbios quebram muito nas trilhas...
Então garimpei novamente e vi que falaram que o câmbio da C-20 ou o da F-1000 são excelentes câmbios, porém com altos preços.
Pensei em acoplar um câmbio de Chevette 5M ao motor de Opala citado no início, só que encontrei informações dizendo que independente do Chevette ser 1.6 ou Jr., o mesmo não aguenta o torque do motor e detona com facilidade, que o bom são os da C-20 (não sei se falam da C-20 4M ou 5M)...
Agora estou confuso...
Seria uma boa configuração Motor de Opala 2.5 Alcool - Câmbio de Chevette 5M (independente 1.6 ou Jr.)???
Ou seria melhor esse motor com Câmbio de C-20 ou F-1000???
Sei que muito depende do pé de cada um, mas me deem uma noção que seja conclusiva.
E então, o câmbio do Chevette está sujeito a quebras assim como os originais??
Lembrando que o uso deste Jeep será SOMENTE EM TRILHAS E DESLOCAMENTOS ATÉ AS TRILHAS e nada mais.
Obrigado e desculpe o "discurso" enorme...
Bom dia Luiz,
Também fiquei com essa dúvida quando comprei meu jeep, eu quando estava pensando em mudar, fui a três mecanicos especialistas em Jeeps para trilha, todos me deram a seguinte dica:
- Motores como de opala e ohc (maverick) são recomendado caixa de c20 ou F1000 mesmo. (Devido ao torque, as caixas clarck são resistentes suficiente para aguentar qualquer motor, tanto muscle, como APs ou originais)
- Motores AP 1.8 ou 2.0 com caixa de chevette (qualquer modelo). Caixa de chevette é boa, mas como vc disse, motores de tork podem estourar com facilidade essa caixa, assim como os cambios originais.
Cambios chevette ou originais do jeep preferencialmente para motor ap ou motores originais do jeep de baixa potencia.
Eu tirei um OHC 2.3 com caixa original 3m e coloquei motor ap 2.0 com caixa de chevette de 4m, justamente por não fazer trilhas pesadas, apenas para sair nos finais de semana sem destino pelas estradas do interior e com isso ter autonomia de combustivel.
Agora com motor Opala 2.5, sugiro que coloque uma caixa que suporte, uma de c20 ou f1000, é mais caro, sim, concerteza, mas voce terá a certeza que tem um ótimo equipamento, economizar nessa hora pode sair caro e se voce não tem interesse em vender em breve o jeep, coloque o melhor, para não se encomodar.
Abraços
Luiz Gustavo Pagani
31/01/2013, 10:32
Ok pessoal, obrigado pelas dicas.
Atendendo a mais dúvidas que surgiram, vou dar mais detalhes:
Pretendo usar:
Motor GM Opala 2.5 com injeção (igual vi reportagem em uma 4X4 e Cia.)
Bloqueio de diferencial dianteiro 100% (na base da solda)
Eixos canela grossa (Dana 44) com relação mais reduzida
Pneu 7.50X16
Rodas da F-1000 (bolinha)
Câmbio 5 Marchas
Freios a disco nas 4 rodas
Direção do VW
Vai ser para as trilhas que surgem em São João (Morro do Deus me Livre por exemplo), Águas da Prata (lá é bruto), Andradas (lama até no gogó), São Sebastião da Grama, Jacutinga,etc.
Eu ainda acho que vou de Chevette 5 Marchas, porque eu gostei da relação de marchas dele, e já vi na minha cidade Opala 6C preparado rodando muitos anos com câmbio de Chevette 5M, e os caras viajam, fazem arrancada, zerinho, baderna, etc... e nunca deu oficina por causa de câmbio.
Outra coisa também, existe relação de diferencial mais reduzida para o Dana 44, além da 44X9?
Muito obrigado pela atenção.
Ok pessoal, obrigado pelas dicas.
Atendendo a mais dúvidas que surgiram, vou dar mais detalhes:
Pretendo usar:
Motor GM Opala 2.5 com injeção (igual vi reportagem em uma 4X4 e Cia.)
Bloqueio de diferencial dianteiro 100% (na base da solda)
Eixos canela grossa (Dana 44) com relação mais reduzida
Pneu 7.50X16
Rodas da F-1000 (bolinha)
Câmbio 5 Marchas
Freios a disco nas 4 rodas
Direção do VW
Vai ser para as trilhas que surgem em São João (Morro do Deus me Livre por exemplo), Águas da Prata (lá é bruto), Andradas (lama até no gogó), São Sebastião da Grama, Jacutinga,etc.
Eu ainda acho que vou de Chevette 5 Marchas, porque eu gostei da relação de marchas dele, e já vi na minha cidade Opala 6C preparado rodando muitos anos com câmbio de Chevette 5M, e os caras viajam, fazem arrancada, zerinho, baderna, etc... e nunca deu oficina por causa de câmbio.
Outra coisa também, existe relação de diferencial mais reduzida para o Dana 44, além da 44X9?
Muito obrigado pela atenção.
:shock: Câmbio de Chevete original ??? por que a GM não usou esse câmbio nos Opala 6 canecos ??? só colocaram 5 marchas últimos Diplomatas, e assim mesmo depois de castrá-los ??? quando criança meu irmão mais velho teve um Comodoro 6 cilindros e o comentário geral era que a caixa de 5 marchas do Opala não aguentava o 6 canecos . . . essa caixa em essência é a mesma do Chevete, bem, vou deixar o assunto para os experts ! boa sorte e um abraço !
pedro bonadio
31/01/2013, 11:35
Existem as relações 43/8(5.37:1) e a 53/9(5.88:1)
M-Beltrame
31/01/2013, 14:41
É melhor gastar um vez só e colocar um câmbio bom.
Isso vem de quem usa o do chevette.
Abraços
chinelao4x4
31/01/2013, 19:28
Ok pessoal, obrigado pelas dicas.
Atendendo a mais dúvidas que surgiram, vou dar mais detalhes:
Pretendo usar:
Motor GM Opala 2.5 com injeção (igual vi reportagem em uma 4X4 e Cia.)
Bloqueio de diferencial dianteiro 100% (na base da solda)
Eixos canela grossa (Dana 44) com relação mais reduzida
Pneu 7.50X16
Rodas da F-1000 (bolinha)
Câmbio 5 Marchas
Freios a disco nas 4 rodas
Direção do VW
Vai ser para as trilhas que surgem em São João (Morro do Deus me Livre por exemplo), Águas da Prata (lá é bruto), Andradas (lama até no gogó), São Sebastião da Grama, Jacutinga,etc.
Eu ainda acho que vou de Chevette 5 Marchas, porque eu gostei da relação de marchas dele, e já vi na minha cidade Opala 6C preparado rodando muitos anos com câmbio de Chevette 5M, e os caras viajam, fazem arrancada, zerinho, baderna, etc... e nunca deu oficina por causa de câmbio.
Outra coisa também, existe relação de diferencial mais reduzida para o Dana 44, além da 44X9?
Muito obrigado pela atenção.
Luiz ,
conheço estes lugares, é passagem minha pra ir pro sul de minas , sempre paro pra comer pastel e ver macacos em aguas da prata !!!
pelo que vi por ai , vai ser só trilha pesada e com muitas subidas compridas , então umas dicas pra vc repensar
o motor injetado ,ta otimo.
bloqueio na solda na dianteira , eu tenho , vc vai ter que se adaptar a andar bloqueado ! e a caixa do vw estou trocando a minha, pois elá não aguenta o bloq. e quase não vira em terra, é muito dura, não sei a hidraulica se melhora ou aguenta,eu ja parti pra full hydro gear. por defeito em uma peça que comprei ainda não acabei a adaptação dela.
os Eixos canela grossa , ta otimo
pneus !!! estes vc tem que ver o melhor pro seu terreno , o cross não !! recomendo , sem limites ou argentino ( modelo de trator) , ja usei eles é são muito bons
as rodas ok ( alargadores vc vai precisar)
Cambio , este tambem uma pesquisada, pois vc terá muiiitas subidas , um 3 marchas clark seria o ideal !
Freios ok
abrçs
Ok pessoal, obrigado pelas dicas.
Atendendo a mais dúvidas que surgiram, vou dar mais detalhes:
Pretendo usar:
Motor GM Opala 2.5 com injeção (igual vi reportagem em uma 4X4 e Cia.)
Bloqueio de diferencial dianteiro 100% (na base da solda)
Eixos canela grossa (Dana 44) com relação mais reduzida
Pneu 7.50X16
Rodas da F-1000 (bolinha)
Câmbio 5 Marchas
Freios a disco nas 4 rodas
Direção do VW
Vai ser para as trilhas que surgem em São João (Morro do Deus me Livre por exemplo), Águas da Prata (lá é bruto), Andradas (lama até no gogó), São Sebastião da Grama, Jacutinga,etc.
Eu ainda acho que vou de Chevette 5 Marchas, porque eu gostei da relação de marchas dele, e já vi na minha cidade Opala 6C preparado rodando muitos anos com câmbio de Chevette 5M, e os caras viajam, fazem arrancada, zerinho, baderna, etc... e nunca deu oficina por causa de câmbio.
Outra coisa também, existe relação de diferencial mais reduzida para o Dana 44, além da 44X9?
Muito obrigado pela atenção.
Vai aí um conselho.
Motor de opala c/ injeção ? Pra evitar essa adaptação (gambiarra) é melhor ir atras de um motor de S10 2.4, vc ganha tempo e dinheiro.
Bloqueio soldado na frente ? Não faça isso com vc mesmo nem com o jeep ... é indirigível ! Na traseira é aceitável, procure um full lock automatico ou algum outro selecionável para a frente !
Eixo canela grossa 43x8.
Pneu a gosto
Roda a gosto
Cambio do chevette ou 4 marcha C20
Direção de S10.
Vc já fez trilha aqui em Jacutinga ? Nós que organizamos a bagaça aqui !
Sabado e domingo tem trilha em Ibitiura de Minas, vai ter um carro nosso lá exatamente com essa configuração que estou falando. Não é muito longe aí de São João !
[]´s
JCJ
Luiz Gustavo Pagani
02/02/2013, 11:48
blz pessoal, muito obrigado por todos os conselhos, dicas, me ajudou a repensar muito bem o assunto...
mas como se trata de um projeto futuro, ainda tenho muito tempo para pensar, projetar, ir a caça, juntar latinhas...
então agradeço a todos que puderam dar parte do seu tempo para ajudar um bicho do mato como eu kkkkkk
a parte da direção VW, eu repensei e conclui mesmo que não é opção, pensei em uma DH do opala com aquela barra da bandeirante que tem que cortar e fazer rosca.
a injeção, confirmei com o meu pai e meu irmão e realmente ela não presta, principalmente por não ter nem controle de marcha lenta... por isso vou de carbura mesmo porém com kit ignição DIS (a prova d'agua)
pensei no motor 4c do opala pelo seu peso,torque,e principalmente por não ser correia dentada (já aconteceu de um parceiro meu perder seu ohc 2.3 por pular dente pelo barro na correia e beber muitos litros d'agua em andradas)
vou atras de kit eixo flutuante pra não cuspir a ponta (e acontece e é feio a cena...principalmente se você estiver do lado do jipe igual eu estava...)
relação de diferencial mais reduzida
bloqueio vou ficar com o de solda mesmo, quase todos os willys do nosso jeep clube tem esse bloqueio na dianteira a MUITO tempo e sem dar trabalho,e quando não estiver 4x4 eu desligo as rodas livres
câmbio...se quiserem apedrejar podem, mas vou de chevette 5M
e pneus, 7.50 frontiera ou super agarre
muito obrigado pela ajuda companheiros
espero que vocês continuem assim, cada vez mais sábios e abençoados, pois para nós zequinhas como eu, a opinião de um mais experiente é sempre indispensável!!!
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