PDA

Ver Versão Completa : Aos poucos, mas vou começar.. Tracker 07 x Barro

Páginas : 1 2 3 [4]

Chuva
31/07/2016, 12:35
Não tem como apenas trocar as posições dos terminais no soquete original, ficando compatível ao padrão dos leds?

Não tem. Fiz testes com fios para tentar simular um H4 de padrão diferente de 2 (há 4 tipos) e só funciona farol Baixo. Farol alto nunca acendia em nenhuma situação.

Chuva
31/07/2016, 12:44
Vc alimentou desta forma as bobinas, usando apenas o sinal de um dos plugs originais? se for, realmente vai acender as duas fases juntas, 01 forte a outra um pouco mais fraca, devido ao retorno que passara de uma bobina para outra através do jump, se os ''sinais'' do sistema original alto/baixo, esquerda/direita forem individuais, vc deve alimentar cada bobina do rele a partir do conector individual, agora se o sistema original já for tudo em paralelo, dai pra resolver nesse esquema precisa mesmo um diodo maior pra não aquecer ligado em serie com o jump que alimenta uma das bobinas, ainda estou em duvida, teria que testar no carro pra entender como é originalmente, fiquei em duvida pois no seu esquema aparece terminal +/- no mesmo local, mas de toda forma pelo sintoma que apresentou o problema é retorno, retorno é o bicho papão da elétrica que deixa eletricista velho maluquinho por algo ''insignificante'' que deixou passar batido, mas muda todo o comportamento elétrico do circuito.

Sim, peguei o sinal de apenas um lado do carro, um só conector. Eu pensei exatamente isso e fiz testes com um diodo entre o pino 2 e 3 do soquete e nada. Os relés com lâmpadas normais incandescentes apagam e funcionam normalmente.

O problema é o circuitinho reator dos leds para H4. Outros modelos de lâmpada Led, como H3, H7, H11 e HB3 são só dois fios, um só led e o circuito reator é muito mais simples. Acho q qquer modelo de Led H4 q venha com circuito compartilhado para 2 leds em uma só lâmpada vai dar m.. temos q ensinar o chinês a mudar o projeto.. (chinês e japonês não conversam msm! kkk).

Entendi o que vc falou e pensei em fazer isso tb, uma hora texto, colocar um relé em cada lado do carro, um pra cada soquete.

Agora não entendi a posição que mencionou desse DIODO que poderia salvar o projetinho e fazer uma das bobinas morrer temporariamente pra funcionar.
"diodo maior pra não aquecer ligado em serie com o jump que alimenta uma das bobinas"

Vc desenha por favor? Manda em cima do desenho que fiz aqui.. ou me diz em q pino do conector e qual ponto de qual bobina vc colocaria esse DIODO por favor..

Se vc pegar um multímetro e for no carro vai ver que loucura que são esses soquetes. Desconecte as duas lâmpadas e meça um lado do soquete.. é surreal ver o pino 3 mudar de polaridade no farol Alto... enfim, não acho q é fuga ou problema elétrico no carro não.. é só um projeto japonês que tá longe de dominarmos..

Obrigado amigo,

[ ]s

Chuva
31/07/2016, 15:09
Consegui!! Fim da novela!!

Ficou perfeito, como lâmpadas originais!!

Só o meu kit Led q continua acendendo o baixo enquanto o alto está aceso, mas ficou ótimo com sua idéia do Diodo no ponto certo!!

Valeu!! Abçs

533522

Arildo MT
31/07/2016, 18:30
533445[/QUOTE]

Estou numa correria, faltando tempo até pra dormir, mas vamos lá, testei todas as leituras humanamente possíveis e imagináveis com multimetro, quando tenho duvida digo que acho, quando tenho próximo 90% de certeza afirmo mas assumindo que posso estar errado, com base nisso afirmo categoricamente que este esquema esta errado.

Arildo MT
31/07/2016, 18:36
O da Tracker tem o nome de 4656, ou H4-2 (padrão 2), onde o "Terra" funcional é o pino do meio, conforme figura abaixo:
533447

E o esquema final ficou assim (conector do carro é o círculo superior e a lâmpada LED é o círculo inferior):

533450[/QUOTE]

Afirmo categoricamente que estes esquemas estão errado.

Arildo MT
31/07/2016, 18:37
Não tenho o desenho. O mecânico fez meio à olho e funcionou. Uma alternativa seria fechar o elo superior da mola do Opala com calor, igualando-o ao da mola original.
Abs,
LFC

A mola perderia a têmpera da parte que aquecer.

Arildo MT
31/07/2016, 18:41
[QUOTE=Chuva;2382678]Então.. por parível que encresça as ditas ficaram no meio.. sozinhas.. os barulhos pararam.. pelo menos temporariamente..

Mas tem um detalhe tb: coloquei bastante graxa em spray nas partes q enconstam.. vamos ver qto tempo dura

Graxa, spray, óleo, geralmente ressecam ou dissolvem as borrachas não apropriadas pra este fim.

Arildo MT
31/07/2016, 18:44
533520

Esqueminha elétrico com 2 relés

Afirmo categoricamente que este esquema esta errado.

Arildo MT
31/07/2016, 18:54
[QUOTE=Chuva;2384610]Medi os soquetes sempre sem nenhuma lâmpadas H4 no carro
OK, mas se deixou 01 conectada enquanto media no outro soquete, vai dar erro.
Os soquetes são interligados sim!!
certo.
O B é de Baixo e o A é de Alto.
Essa parte havia entendido.

Assim:
* A+ é a nomenclatura que usei para dizer que é o ponto onde Tenho +12V do farol Alto;
* a- é o "terra" do farol alto;
* B+ é onde se tem 12V para o farol Baixo;
* b- é o "terra" do farol baixo.
Fiz as medições e deu varias divergências nestes itens acima.
Apenas nas posições marcadas com essas letras do desenho é que se tem tensão. Assim o pino 3 é o vilão de toda a história, já que em farol baixo ele dá +12V e no farol Alto ele se torna Terra de farol Alto.
Teoricamente isso só poderia ter ocorrido se houver algum erro na instalação ou se ficou um soquete conectado na hora da medição

Arildo MT
31/07/2016, 18:55
Não tem. Fiz testes com fios para tentar simular um H4 de padrão diferente de 2 (há 4 tipos) e só funciona farol Baixo. Farol alto nunca acendia em nenhuma situação.

Certo, realmente não vai dar certo.

Arildo MT
31/07/2016, 19:00
Entendi o que vc falou e pensei em fazer isso tb, uma hora texto, colocar um relé em cada lado do carro, um pra cada soquete.

Agora não entendi a posição que mencionou desse DIODO que poderia salvar o projetinho e fazer uma das bobinas morrer temporariamente pra funcionar.
"diodo maior pra não aquecer ligado em serie com o jump que alimenta uma das bobinas"
Uma parte vc já desifrou.
Vc desenha por favor? Manda em cima do desenho que fiz aqui.. ou me diz em q pino do conector e qual ponto de qual bobina vc colocaria esse DIODO por favor..
Vamos tentar desvendar o mistério.
Se vc pegar um multímetro e for no carro vai ver que loucura que são esses soquetes. Desconecte as duas lâmpadas e meça um lado do soquete.. é surreal ver o pino 3 mudar de polaridade no farol Alto... enfim, não acho q é fuga ou problema elétrico no carro não.. é só um projeto japonês que tá longe de dominarmos..
Fiz isso, e não ocorreu esse fato tenebroso não, ou seu carro esta possuído, deu erro na leitura ou tem algum problema.
Obrigado amigo,

[ ]s[/QUOTE]

Arildo MT
31/07/2016, 19:25
Consegui!! Fim da novela!!

Ficou perfeito, como lâmpadas originais!!

Só o meu kit Led q continua acendendo o baixo enquanto o alto está aceso, mas ficou ótimo com sua idéia do Diodo no ponto certo!!
Estamos chegando lá, nem precisaria esse diodo ai, mas ainda tem zica ai, não tem algum farol auxiliar ou outra coisa compartilhando e interfirindo ai não, é provavel que tenha algo dando um retorno de terra ai?
Valeu!! Abçs

533522

Resumo da opera, nos padrões ''normais'', tem um - negativo comum que alimenta os soquetes direto, e ao acionar farol alto/baixo o terminal especifico se energiza com + positivo.

Agora esqueça isso que na tracker é diferente, o comum que alimenta direto (inclusive com a chave e ignição desligados) é um + positivo, e quando aciona alto ou baixo o terminal especifico é alimentado pelo - negativo/terra, e nas minhas medições não há esse negocio de terminal que muda +/- não.

Assim, olhando de frente o conector fêmea terminal de cima __ - negativo quando acionado farol baixo.

esquerdo l - negativo quando acionado farol alto e por fim direito l + positivo comum que fica sempre alimentado.

Então esse ultimo esquema esta certo com exceção desse tal B+ q vira a- (fato que só ocorre se tiver algo ligado no conector ou fiação, dai quando desliga o negativo passa por exemplo pelo filamento de outra lampada e retorna) a sua zica esta toda ai, nem precisaria do diodo neste local, se testou com td desplugado dos 02 lados e não tem farol auxiliar em paralelo, tem alguma coisa fora do padrão ocasionando isso, algo esta injetando um negativo na alimentação da bobina do rele mesmo quando ele deveria estar s/ alimentação, e os ledes testando fora alimentando o comum - e alimentando alto o baixo permanece desligado, ou testando fora do carro também ocorre de ligar o alto e baixo ligar quando não deveria?.

Arildo MT
31/07/2016, 19:36
Mudando de saco p/ mala, o que virou o kit hidrogênio?

Chuva
31/07/2016, 20:41
Então.. amigo, obrigado pelas suas medições e ajuda!!

Mas vamos lá pra fechar essa história:
- pode ser que eu tenha medido e guardado os parâmetros com a lâmpada do outro lado no soquete, daí esses valores estranhos e invertidos, já que os soquetes são interligados, mas eu não acredito que tenha feito isso!! kkk.
- de qquer maneira, foram os parâmetros que me concentrei e talvez ceguei. Não fiz demais medições depois de anotar.. :( Vivendo e aprendendo!!
- não há mais nada de estranho ligado no carro, pelo menos aparentemente. Tinha 2 kits bi-xênon nas h4 (comprei o carro assim). Tirei mais de 4kg de fios, reatores, fusíveis e conectores do carro. Nos soquetes das lâmpadas h4 não tem mais nada irregular, aliás estão virgens e originais. Talvez tenha mais alguma coisa dentro do carro, painel, chave, não sei;
- obrigado pelas respostas dos esquemas que fiz. Coloquei aqui pra alguém me dar uma luz mesmo; foi um desenvolvimento de idéias para chegar no resultado final;
- as h4 led ligadas em bateria fora do carro se comportam como no carro: o farol baixo acende sozinho, mas o led de luz alta do outro lado do alumínio da lâmpada acende quando se energiza seu pino de luz alta EM CONJUNTO com a luz baixa.. bem estranho isso, deveriam ser independentes;
- obs: os leds de cada lado numa h4 são desalinhados. A maioria das fotos q vi na internet aliás são assim. Isso quer dizer que o alinhamento do farol alto e baixo no ajuste da lente não dão muito certo. Alinhei o farol baixo igualzinho outro carro mas o farol alto ilumina as estrelas.. Tanto trabalho pra procurar OVNI! kkkkkkk (testei agora a noite..)

Sobre o kit de hidrogênio estou vendendo!!
O meu kit para a tracker é muito pequeno e um kit melhor dimensionado já iria ferir a regra de geração de energia "sem custo". Para o carro 2.0 melhorar mais o consumo precisaria de mais hidrogênio! Para isso preciso de mais células e para isso preciso "cozinhar" mais hidróxido de potássio. Isso quer dizer q a eletrólise gastaria mais energia elétrica que o alternador poderia fornecer de sua "folga", o que deixaria a bateria com consumo superior ao mínimo admissível pra esse kit que tenho.

Resumindo estou vendendo e acho que o consumo seria melhor num carro com motor melhor e com um alternador maior. Acho que o impasse dessa idéia de economia de combustível começa quando as cilindradas do motor passa de 1.5.
Na Tracker 2.0 percebi uma melhoria de 1 a 2 km a mais por litro.

[ ]s

Arildo MT
31/07/2016, 21:08
[QUOTE=Chuva;2384680]Então.. amigo, obrigado pelas suas medições e ajuda!!

Mas vamos lá pra fechar essa história:
- pode ser que eu tenha medido e guardado os parâmetros com a lâmpada do outro lado no soquete, daí esses valores estranhos e invertidos, já que os soquetes são interligados, mas eu não acredito que tenha feito isso!! kkk.
caso tenha ocorrido isso, então blz, a corrente do polo + comum vai percorrer o filamento e retornar na outra extremidade.
- de qquer maneira, foram os parâmetros que me concentrei e talvez ceguei. Não fiz demais medições depois de anotar.. :( Vivendo e aprendendo!!
Faz parte, retorno é a pegadinha maldosa da elétrica.
- não há mais nada de estranho ligado no carro, pelo menos aparentemente. Tinha 2 kits bi-xênon nas h4 (comprei o carro assim). Tirei mais de 4kg de fios, reatores, fusíveis e conectores do carro. Nos soquetes das lâmpadas h4 não tem mais nada irregular, aliás estão virgens e originais. Talvez tenha mais alguma coisa dentro do carro, painel, chave, não sei;
- obrigado pelas respostas dos esquemas que fiz. Coloquei aqui pra alguém me dar uma luz mesmo; foi um desenvolvimento de idéias para chegar no resultado final;
Joia, lembra que um tempo atras lhe perguntei sobre a instalação de travas e alarme, as vezes queremos saber das experiencias já bem sucedidas, busquei dos os sinais da trava original e fiz um combo compartilhando tudo trava/alarme ficou top usando tudo que já tinha conectado a trava original, quando puder vou abrir um topico.
- as h4 led ligadas em bateria fora do carro se comportam como no carro: o farol baixo acende sozinho, mas o led de luz alta do outro lado do alumínio da lâmpada acende quando se energiza seu pino de luz alta EM CONJUNTO com a luz baixa.. bem estranho isso, deveriam ser independentes;
Deve ser assim mesmo então, farol baixo sozinho, alto fica conjunto com baixo, se fosse ao contrario seria pior, kkkkkk.
- obs: os leds de cada lado numa h4 são desalinhados. A maioria das fotos q vi na internet aliás são assim. Isso quer dizer que o alinhamento do farol alto e baixo no ajuste da lente não dão muito certo. Alinhei o farol baixo igualzinho outro carro mas o farol alto ilumina as estrelas.. Tanto trabalho pra procurar OVNI! kkkkkkk (testei agora a noite..)
Nas halogenas é assim também, a posição do filamento é que determina a altura do foco, vai ter que regular pelo farol alto então e na baixa fica iluminando o para-choque, rsrsrsrsrs.
Sobre o kit de hidrogênio estou vendendo!!
O meu kit para a tracker é muito pequeno e um kit melhor dimensionado já iria ferir a regra de geração de energia "sem custo". Para o carro 2.0 melhorar mais o consumo precisaria de mais hidrogênio! Para isso preciso de mais células e para isso preciso "cozinhar" mais hidróxido de potássio. Isso quer dizer q a eletrólise gastaria mais energia elétrica que o alternador poderia fornecer de sua "folga", o que deixaria a bateria com consumo superior ao mínimo admissível pra esse kit que tenho.
Ainda tenho minhas duvidas sobre isso, sempre a percas entre geração, transformação e aplicação final, por isso não se tem motor perpetuo trabalhando com carga e sem consumo, derrubaria varias leis da física, etc.
Resumindo estou vendendo e acho que o consumo seria melhor num carro com motor melhor e com um alternador maior. Acho que o impasse dessa idéia de economia de combustível começa quando as cilindradas do motor passa de 1.5.
Na Tracker 2.0 percebi uma melhoria de 1 a 2 km a mais por litro.
Somando custos, prós e contras, sigo cético por enquanto.

Chuva
01/08/2016, 08:15
Arildo,

A energia adicional autônoma para descambar a dispersão de energia física está guardada nos ímas de neodímio.

Vc já viu algo sobre esse assunto? Queria montar um protótipo com 3 rodas de nýlon pqnas só pra ver se gera algo em escala pqna..

Gerador Energia Infinita (ima de neodimio 15000W) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CFvjbA5WhqM)

Gerador magnetico de energia infinita. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=GyWT6mvd-s0)

Gerador Magnetico de Energia Infinita - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ugGIL-KL5rc)

Gerador com imas - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=1F-4aXk0ZXI)

Esse último é de f....r..

[ ]s

Arildo MT
01/08/2016, 23:58
Pra facilitar, futuras consultas,
533637

Chuva
02/08/2016, 14:09
Isso ai Arildo!

Esse esquema q vc fez é como o carro se comporta: um positivo e dois negativos.

Pelo q percebi os kits de luz led H4 disponíveis são tudo dois positivos e um negativo, diferente do carro.
Daí só os relés salvam!

[ ]s

Arildo MT
03/08/2016, 00:33
Sim, acho que a maioria dos japa são assim, falando nisso,

alguém sabe qual é o rele dos faróis?
potencia?
aguenta auxiliares em paralelo?
originalmente tem chicote pronto dos auxiliares no carro?

Se alguém souber, só pra evitar a fadiga.

Chuva
03/08/2016, 19:41
Oi amigo,

Segundo o manual é o E141, pagina 9-17 do manual anexo abaixo. O fusível está na pagina seguinte.

Não acho q aguente faróis auxiliares. O carro não tem fios para os auxiliares.

O kit de farol de milha vem com um chicote completo, com relé e fusível. Talvez pra não usar mesmo o dos faróis do carro, acho. E a fiação do carro tb é fininha, não acho q aguenta, mesmo led.

Os leds t10 ou t5 não gastam nada, mas as lampadas de led, mesmo gastando bem menos q as incandescentes, arriaram a bateria uma hora na minha brincadeira.

533755

533756

533757

Esses dois últimos sei q vc come com arroz e feijão, mas tive q dividir em 2 pq o site não aceita mais de 7mb por aquivo.. depois resume essas 113 paginas em 3 por favor q eu sei q é fáaaacil!! kkkkkkkkkk

[ ]s

Chuva
03/08/2016, 19:46
Com essa nova lei de ligar farol na rodovia estava pensando..

Em pegar um sinal de acc e jogar numa bobina de relé para ligar automaticamente a lanterna e farol baixo direto nesse relé que vc perguntou.. claro que chaveado e não deixar direto isso...

Relés 140 e 141 (lanterna e farol).. agora q pino de cada relé jogar terra ou 12v pra simular a chave do volante...

q acha?

Arildo MT
04/08/2016, 00:47
Obrigado, já tinha os arquivos entre outros gigas por aqui, mas é bom que fica registrado aqui, era só preguiça mesmo, dei uma olhada os fios são finos, não suportariam dobrar a carga sem aquecer, em paralelo só leds de baixo consumo mesmo, correto é circuito dedicado mesmo, meu conhecimento é limitado, mas dou minhas cacetas de picão agrícola, o acc é + vc sabe, a saída do rele da bomba de combustível é + poderia usar como sinal pro rele assim não ligaria em acc, só funcionaria alguns segundo quando liga a chave ou com motor ligado, mas os comandos não sei do volante + ou -, teria que ver no esquema ou testar, é uma boa ideia sim.

Chuva
05/08/2016, 09:12
Boa Arildo!

O relé da bomba de combustível e da lanterna e faróis são muito próximos! Um fiozinho de 10 cm acho q já resolveria td o dilema!!

Mas sobre a bomba de combustível, o relé se aciona uns 3 segundos antes do carro ligar pra pressurizar o sistema de mangueiras de combustível, correto? Mas depois q o carro liga o relé não fica direto acionado onde a bomba joga combustível pro motor e o q excede volta pelo cano de retorno?

Se for isso, antes do motor funcionar ocorrerá uma piscada no farol, mas deve ficar funcionado enquanto o motor estiver ligado, confere?

Claro q isso tudo chaveado por uma chavinha de emergÊncia q pode ficar na cx de fusíveis msm..

No mesmo tema, assim como os carros q acende os faróis no túnel, pensei naquelas fotocélulas de garagem q acendem sozinha as lampadas no escuro. Tem o circuitinho de 12 v pra vender no ml por 7 reais.. será que não funcionaria deixar o sensor no plástico antes do vidro pra chavear em série esse jump entre os relés de bomba e faróis?

Vc tentaria ou to viajando?

[ ]s

Arildo MT
06/08/2016, 01:53
Exatamente, não sobrou nada pra digitar, mas a fotocélula com circuito acionando rele/carga só funcionaria a noite.

Chuva
06/08/2016, 07:25
Blz, valeu!!

Mesmo essa lei 5070 tendo sido "revogada", é temporário.. pode voltar..

E a fotocélula além de ser usada a noite, teria seu principal fundamento nos TUNEIS, que exigem farol aceso desde sempre.

Eu nem acendia, mas depois de ler muito do contram estou acendendo, pq aqui em SP por exemplo, os "guardas" tem META e estão multando por coisas idiotas.

Eu nunca tive pontos na carteira em toda minha vida e esse ano tenho 12 pontos!! 3 por excesso de velocidade em rodovia..
Limite a 80km e eu fui fotografado a 83, 86 e 89 km por hora na raposo! Radar móvel..

Hj na rodovia ando a 70km/h em todo o seu percurso..e q se danem os que estão com carteira estourada querendo passar por cima na faixa do meio! kkk

[ ]s

Arildo MT
06/08/2016, 15:01
Com certeza será de grande valia no seu caso, únicos tuneis por aqui são de tatu, paca, ariranha, entre outros, mas como; em carreiro de paca tatu caminha dentro, é melhor prevenir, no seu caso ainda tem os pneus maiores que fazem odometro/velocimetro marcarem menos que o real.

weco
08/08/2016, 09:34
Prezados, bom dia.
Vocês que estão empolgados com a parte elétrica e entendem de tracker saberiam dizer para que servem aqueles conectores com fios no painel do lado esquerdo, próximo ao controle dos retrovisores elétricos?

Eu estava trocando o botão do farol de milha este fim de semana e percebi que tinha vários fios por trás dos acabamentos instalados naquele local.

Seguem fotos
534026

534027

534028

Att

Chuva
08/08/2016, 17:13
Oi Weco,

Pelo que eu vi uma vez e se não estou enganado um deles é pra luz de neblina traseira e o outro acho q é de aquecimento de banco. São só chicotes não desmembrados do projeto gv2 suzuki original.

[ ]

Chuva
08/08/2016, 17:14
Brincadeira q vou fazer na tracker uma hora, mas não vou postar de novo:

Limpeza de bico injetor caseira:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-10.html

weco
09/08/2016, 08:16
Oi Weco,

Pelo que eu vi uma vez e se não estou enganado um deles é pra luz de neblina traseira e o outro acho q é de aquecimento de banco. São só chicotes não desmembrados do projeto gv2 suzuki original.

[ ]

Obrigado cara, eu fiquei curioso pelo fato de já terem os fios e conectores.

Att

Chuva
12/08/2016, 16:43
Arildo,

Fiz a brincadeira dos faróis acenderem sozinhos! ao se virar a chave! (pra não esquecer de ligar em rodovia.. moro na boca de uma e sempre esqueço.. kk)

Primeiro o circuitinho, que apesar de funcionar muito bem, queima o transistor. Acho q vai muita corrente pro bc548.. tentei uns bds 327 e 139, tudo NPN, mas tb queimam.. depois desisti.. mas se souber de algum transistor decente q nao queima, avise..

O circuito é para 12v, mas a corrente no transistor é que deve ser alta. Os bds aceitam ate 3a, mas msm assim queimam. O bc 548 queima em 2 segundos e os bds queimam depois de 5 min ligados.. sinceramente não entendi e desisti..

Circuito sensor de sombra:
534304 534305 534306

Fiz no ferro de solda msm e ficou assim:
534307 534308

O LDR pra sentir a escuridão é ajustado pelo pot. O led amarelo é uma forma de enxergar o funcionando. Fio preto terra, Laranja positivo (ACC) e azul aterramento pros relés do carro!

Segundo o esquema elétrico, é só jogar terra no pinos dos relés de lanterna, farol baixo e alto do carro pra fazer os faróis acenderem. Os positivos das bobinas dos relés ficam direto da bateria, nem passam pelo ACC (chave do carro).

Daí o esquema elétrico do carro (q deve ser do GV2) difere do manual do carro.. q "bacana"!
534312

Pq prática a coisa é outra.. kkk
534313

A foto acima está deitada para a esquerda e o relé da lanterna é superior esquerdo. O do farol baixo é o superior direito..
O inferior esquerdo é o da bomba de gasolina e o inferior direito é o do farol alto.

Enfim, usei um diodo 1n4004 básico em cada pino dos dois relés q interessam, LANTERNA e FAROL BAIXO, pra não ter xabu.

534315

Posição montada no carro:
534316

O terra peguei do parafuso próximo da carcaça, o fio azul de saída de terra do relé auxiliar foi para os dois diodos (nos dois relés do carro) o laranja ACC peguei de um rabixo de farol de neblina q o carro nao tem (soquete do lado do controle de espelhos elétricos) e os dois fios do sensor LDR passei pela borracha da porta. O ldr ficou atrás do plástico da coluna do motorista.

MAS nos finalmentes retirei os componentes do circuito, já que o transistor sempre queima, e deixei o ACC do farol de neblina emulando a bobina do relé auxiliar direto no terra pra jumpear sua chave e jogar terra direto nos diodos.

Funcionou bem e tá blz, o grande macete aqui são os relés certos e seus pinos pra jogar terra. Não sei se cada ano de carro muda alguma coisa a posição e nome desses relés. PARECE q sim, pelo menos em relação a GV.

andreandrade
12/08/2016, 20:08
Chuva,

Não bastaria utulizar um relé ligado na alimentação do som (aquela que liga ao virar a chave)?

Lembro que lá tem uma sapida já pronta que alimenta ao virar a chave. Ou seja: ao virar a chave esse fio do som é alimentado, liga o relé, e o relé ligaria o positivo dos farois!

Não resolve?

Chuva
12/08/2016, 20:34
Isso mesmo meu caro, esse fio q liga 12v pro som é o ACC, está em todo o carro.

Foi isso q eu fiz e está ok! Só q não jogo nada de corrente pros faróis.. uso os relés do próprio carro q já fazem isso.. um esquema limpo, sem muitas adaptações no carro (os esquemas na internet jogam tensão direto nas lampadas do carro..)

Mas eu queria um esquema q ligasse o farol q nem os carros mais modernos, tipo qdo entra no túnel, um sensor de sombra, saca? O sensor eletronico q faz isso é um componente q se chama LDR.

O problema é que o esquema q fiz foi com base num para eletronica com baixa amperagem.. pra aumentar a amperagem na bobina do relé auxiliar pensei em por um outro transistor pra não queimar o primeiro.. mas preciso de uma consultoria de alguem que manja bem de eletronica, eu só dou uns tapas atualmente.. já trabalhei com isso, mas não lembro mais direito.. não sei mais fazer as contas.. kkk

Chuva
12/08/2016, 20:37
Copiei e modifiquei o que achei importante, mas alguém q trampa com isso sabe se alivia a carga no bc548 e não queima mais jogando a potencia pro tip 31? Acho q o q detona é a resistência da bobina do relé.. o relé auxiliar padrão tem resistência por volta de 80 ohms..

valeu

534324

Arthur Charles
09/09/2016, 22:30
Olá galera!

...
Com a pinça na mão é só retirar as duas pastilhas. Aproveitei pra retirar as 4 "latinhas" que servem como trilho para elas correrem e dei uma limpada e entortadinha pra fora para ficarem mais duras e não ficarem vibrando ou se mexerem.

Com as pastilhas na mão observei que ambos possuem uma chapinha de ferro encaixadas atrás. Retirei, limpei, ajustei e coloque nas pastilhas novas. Essas são as peças que os mecânicos jogam fora com as pastilhas velhas, daí seu carro fica rangendo e chiando. Acredito que sejam anti-vibratórias.

Senti falta disso, analisando agora, qdo troquei as pastilhas de uma fielder. Havia uma folga considerável e devia ser a falta disso. Não sei se todo carro tem, mas com certeza os mecânicos as perdem.

530997 530998

Prezado Chuva, estou precisando dessas latinhas, chapinhas de ferro que encaixam atrás das pastilhas, pois o meu freio está chiando. Sabe onde consigo?
Obrigado!

Chuva
11/09/2016, 11:01
Oi amigo,
Desculpe, não tenho idéia. Teria q ligar numa autopeças e questionar um vendedor sobre esse tipo de peça plástica que os mecanicos adoram perder, já que não vem no kit de pastilha nova.

Uma outra saída seria ir num desmanche e tirar na hora, pedir pro cara que vai comprar as pastilhas velhas pra um teste.. dai elas vem montadas com todos os ferrinhos e plasticos..

Poste o que conseguiu depois.

[ ]

Chuva
12/09/2016, 08:50
Olá a todos!

Com muita dor no coração, e quem acompanhou sabe q o carro é xodó, mas preciso de espaço (tenho um cadeirante em casa) e a GV3 foi o único carro que me atendeu 200% nos trâmites de transporte e permuta em casa.

Assim segue o anúncio da Xiquita.. sniff.. está anunciado aqui no 4x4brasil tb..

Considerando apenas SP, estranho esse webmotors dizer q o valor mais alto é em torno de 30lk sendo q há várias sendo vendidas a mais de 33k e com kilometragem altíssima!

Quem tiver interesse fique a vontade em entrar em contato e quem puder repassar aos conhecidos interessados tb agradeço antecipadamente!

CHEVROLET TRACKER 2.0 4X4 16V GASOLINA 4P MANUAL - WebMotors - 17789549 (http://www.webmotors.com.br/comprar/chevrolet/tracker/2-0-4x4-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/2007/17789549)

Obrigado,

[ ]s

marciocarvalho
12/09/2016, 16:50
Olá a todos!

Com muita dor no coração, e quem acompanhou sabe q o carro é xodó, mas preciso de espaço (tenho um cadeirante em casa) e a GV3 foi o único carro que me atendeu 200% nos trâmites de transporte e permuta em casa.

Assim segue o anúncio da Xiquita.. sniff.. está anunciado aqui no 4x4brasil tb..

Considerando apenas SP, estranho esse webmotors dizer q o valor mais alto é em torno de 30lk sendo q há várias sendo vendidas a mais de 33k e com kilometragem altíssima!

Quem tiver interesse fique a vontade em entrar em contato e quem puder repassar aos conhecidos interessados tb agradeço antecipadamente!

CHEVROLET TRACKER 2.0 4X4 16V GASOLINA 4P MANUAL - WebMotors - 17789549 (http://www.webmotors.com.br/comprar/chevrolet/tracker/2-0-4x4-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/2007/17789549)

Obrigado,

[ ]s

Sou novo no forum. Na verdade me cadastrei hoje, pois na semana passada adquiri minha sonhada tracker. Não o conheço, mas você ajudou bastante na decisão da compra da viatura, pois tenho acompanhado a uns 5 ou 6 meses o forum e sempre leio este tópico. Espero que, ao se desfazer da Chiquita, continue a dar dicas sobre este belo espécime de jipe, principalmente aos que embarcaram nesta viatura a pouco tempo, como eu.
Saudações!

Arildo MT
13/09/2016, 22:12
Sorte na venda, o valor é variável mesmo geralmente entre 25.000,00/33.000,00 mas já vi por 20.000/35.000 e até mais de 40.000,00, a V6 é um sonho mesmo, mantenha-nos informados.

Chuva
14/09/2016, 08:09
Valeu Arildo!!

Realmente varia muito a busca por uma gv3. Muitas situações de carro e base de vendedores.

Sem falar da Tracker, vi umas gvs3 v6 e é decepcionante.. a maioria não tem idéia do carro q tem nas mãos.. só sabem o estado e chutam o preço muito pra cima ou muito pra baixo.. é dificil.. mosca branca de olhos azuis.. kkk

Apesar de que, mesmo com os seus 232cvs, eu não colei no banco do carro meu amigo. Se um dia tiver oportunidade ou se já deu uma voltinha, de seu feed back. Não sei se é por falta de manutenção ou se até a v6 3.2 é lenta msm.

A impressao que tinha é q 100cvs a mais seriam uma baaaita diferença, mas não anda muito mais que a 2.0, achei, comparando com 2 totalmente em estados diferentes q andei. Segundo um camarada aqui do fórum e de um grupo de 4x4 a dele anda bem sim! Mas ele é como nós, gosta de GVs e faz manutenção.. ai a história é outra..

Bom, é isso meu caro, a Tracker tem procura mas acho o preço justo e vendo qdo der certo. Só de pneu já tem a diferença do valor.. sem falar nas melhorias, protetores, etc..

[ ]s

Chuva
14/09/2016, 08:14
E as velas de iridium da gv3 na gv2? Vai querer testar? eu tô sem tempo para estatisticas agora.. se quiser manda dados no privado..

Arildo MT
15/09/2016, 23:27
E as velas de iridium da gv3 na gv2? Vai querer testar? eu tô sem tempo para estatisticas agora.. se quiser manda dados no privado..

Valeu Chuva, nem perguntei mais pelas velas, devido a sua frota de GVs achei que ia precisar, vou passar MP, a v6 nunca vi, só ouço falar, tem algumas anunciadas nos classificados e tópicos de venda do fórum, já as viu? a v6 tem relação longa, primando pela economia na estrada, mas não vi ninguém reclamando de falta de pocotós, pelo q me lembro é o mesmo motor da captiva (esta imagino maior e mais pesada), então é pra ser uma boa maquina, se estiver td ok ela deve ser bem equilibrada.

Chuva
16/09/2016, 08:05
Tranquilo Arildo, envio sim! Sao 4 de iridium da GV3 mas q e estavam funcionando perfeitamente e tem a mesma performance das novas q coloquei. Dei uma limpada mas vc limpa melhor e depois com o tempo me fala se tem diferença na gv2.

Então.. cara.. como é complicado achar a v6.. cacetada.. só pra vc ter uma idéia.. e se puder dê seu pitaco:
ontem conversei com um cara q ta vendendo uma no RJ com 68kkm.. pessoa bacana gente boa e carro "filé", segundo anuncio.
Em conversa me disse que teve uns probleminhas de vazamento num diferencial, não sabe que óleo coloca no motor, TROCOU o filtro de combustivel por que a boia não marca direito no painel, mas mesmo assim o problema persiste, além da troca de TODOS os filtros do carro, teve q trocar o parabrisas por que a seguradora exigiu (havia um trinco), troca de disco de freio empenado.. e algumas outras coisas bobas..

Esse não é um carro padrão então lendo as entrelinhas entendi o seguinte: vazamento no diferencial pra mim é porrada. Filtro de combustível? Trocado? Isso é raro e só pra quem é profundo conhecedor do carro. Troca de fluidos de cambio auto com 60kkm sendo q a troca inicial recomendada no manual é de 90kkm? Ou seja, vendedor, né? Trocar parabrisas? Q cacetada esse carro tomou pra trincar? Esse é o único detalhe que dou um desconto, mas mesmo assim, e se tiver entrando água? Disco de freio dianteiro empenado? Isso pra mim é porrada tb, q pode ter mais coisas entortadas na suspensão..

Olha só como tá fácil achar uma inteira.. kkk E essa é a melhorzinha.. tem uma outra cinza em minas q veio do MT q o cara tb não sabe nem o tipo do óleo, o carro tá todo ralado e tem proteções da tecnotrilha, mas o dono não sabe se ja fez trilha.. e as proteções estão todas amassadas.. kkk.. não ligo se fez ou não, mas se fez e o cara sabe informar detalhes é mais tranquilo. Mas as mentiras ou falta de informação me levam a concluir a falta de manutenção e o então despacho do carro pra se livrar de problemas.. somados caros ..

Se puder, opine meu amigo..

[ ]s

Arildo MT
16/09/2016, 23:28
Troquei as velas (comuns) a 7.000 km, td limpo, vedado, acho que vou demorar a mexer nelas, kkkk, mas quando testar relatarei, vendedor é sempre vendedor, rsrsrsrs, quando comprei a tracker, pré-selecionei com questionário enorme, alguns nem responderam após pressionados, no final tinha uns 15 carros em 06 estados (MT, PR, RS, SP, MG, GO) diferentes, viajei 5.000 km, 99% não correspondia a realidade com a propaganda, alguns pequenos detalhes, outros uma jaca podre sendo vendido como morango coberto de leite de moça, rsrsrs e o pior que tinha histórico/procedência excelente, até o penúltimo dono, o outro só desceu a lenha, agora dono que conhece o carro e a manutenção é mais difícil que achar mecânico honesto, em SP conversei com engenheiro da GM que não conhecia uma virgula da tracker, então se vc acha um que esta td ok, na manutenção básica registrada com manual, notas, s/ sinistro, já é meio caminho andado, muita coisa vai ter que ver ao vivo, levar na DEKRA ou outra, etc., pra ver a integridade, parabrisa na estrada trinca fácil, fácil, qualquer pedrinha faz estrago, precisei trocar um retentor pois estava ressecado, a senhora num usou aquele cambio pequeninho, rsrsrs quando usei 4x4 melou minimamente de óleo, mal se percebia quando aderia poeira, mas sou chato pacas, troquei, entre dezenas de detalhes preventivos que fiz, peguei um carro bom, coloquei uma bela grana pra ficar 110%, mas sei que raramente alguém faz isso, o ditado mais mentiroso que conheço é (Brasileiro é apaixonado por carro), a maioria não sabe trocar o step e quer só passar o abacaxi e tirar uma vantagem.

Tinha umas 04 v6 anunciadas no forum, viu estas ?

Chuva
17/09/2016, 08:20
Não vi não..

Arildo MT
17/09/2016, 16:57
Não vi não..

Tem alguns antigos, outros recentes, um vendeu recente, outros anuncios estranhos de usuário banido deixei fora, confesso que não sei se posso adicionar os links aqui, mas vou tentar ajudar,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/122095-suzuki-grand-vitara-3-2-4x4-v6-24v-gasolina-5p-automatico-2010-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/144618-vendo-suzuki-grand-vitara-v6-3-2-modelo-2010-com-33-000km.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/157792-suzuki-grand-vitara-v6-3-2-2010-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/149602-vendo-grand-vitara-2-0-4x4-13-14-unico-dono-estado-de-zero.html

atualização http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149363-grand-vitara-giii-luz-injecao-acesa-12.html

Arildo MT
17/09/2016, 21:13
Esse aqui já conhece né, http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/101241-suzuki-grand-vitara-3-2-4x4-v6-11.html

tem muita informação, pergunte por lá sobre as duvidas da potencia da bruta e vai que alguém esteja vendendo, nas ultimas paginas tem a saga de outro comprador.

Chuva
17/09/2016, 21:17
Oi amigo, vi sim essas, mas são de anos remotos.. esse carro anunciou vende rápido.. apesar da crise, tão saindo..

Acho q a do amigo q comprou na Bahia é uma q falei até com o cara, mas tinha umas coisas chatas pra arrumar.

Continuo procurando.. o q reparei é que apesar de serem raras, vira e mexe aparece umas 4 no webmotors..

Achei uma quase perfeita aqui a 10km de casa.. kkk prata, 115km, mas não andava.. 54k .. ta no webmotors tb.. muito inteira, so o parachoque dianteiro foi repintado.. normal.. mas o motor decepcionou.. tem alguma coisa errada..

[ ]s

Arildo MT
17/09/2016, 21:26
Se esta com a bala na agulha, é só esperar o cavalo selado passar.

Arildo MT
17/09/2016, 23:25
Outra que eu iria fácil, se eu pudesse, se meu dinheiro desse e estivesse próximo aos grandes centros, seria Subaru Forester (mó nave meu), esta lhe daria aquela sensação de colar no banco, pelo mesmo valor + ou - da Gv v6 e mais econômica, mas tem que ter pedigree com registo P.O. se pegar uma zuada tá fufuzilado.

Chuva
19/09/2016, 20:53
Então.. Forester é um baita carro tb mas eu preciso do porta malas da gv3.. é perfeito pra mim.. na verdade essa é minha primeira prioridade na gv: colocar cadeira de rodas sem ter q desmontar nada! Cabe q nem uma luva.
Depois seria o cambio auto.
E terceiro é que já q vou pegar um carro 100% pra mim e não compartilhado, na maior parte do tempo, queria pegar a top q teve no Brasil..
Além de ser mais barata q uma mais nova 2.0..
E ser completa..

Por ai.. minha única preocupação seria q casaria realmente como carro.. pra vender depois seria muito dificil já q ficaria uns 15 anos com o carro.. isso sem contar em achar peça pra ela.. mas como zuki é lego, de um jeito ou de outro ela andaria.

[ ]s

Arildo MT
19/09/2016, 21:10
Então.. Forester é um baita carro tb mas eu preciso do porta malas da gv3.. é perfeito pra mim.. na verdade essa é minha primeira prioridade na gv: colocar cadeira de rodas sem ter q desmontar nada! Cabe q nem uma luva.
Depois seria o cambio auto.
E terceiro é que já q vou pegar um carro 100% pra mim e não compartilhado, na maior parte do tempo, queria pegar a top q teve no Brasil..
Além de ser mais barata q uma mais nova 2.0..
E ser completa..

Por ai.. minha única preocupação seria q casaria realmente como carro.. pra vender depois seria muito dificil já q ficaria uns 15 anos com o carro.. isso sem contar em achar peça pra ela.. mas como zuki é lego, de um jeito ou de outro ela andaria.

[ ]s

Imaginava a forester com porta malas maior q a gv, mas não pesquisei, em resistencia, durabilidade é pau a pau, com exceção da altura livre, reduzida q não sei se a forester tem e custo de manutenção considerando peças originais de ambas, a forester tem alguns recursos a mais, porem a gv é muito mais conhecida e discutida na manutenção e o Sr' já conhece vários meandros dela, neste caso melhor não entrar e andar na forester.

Luiz Sávio
26/11/2016, 11:42
Parabéns pelo empenho! Tudo muito bem explicado!

Chuva
28/11/2016, 08:16
Opa, tks!! A gente tenta documentar. Mais fácil trocar experiências do que sofrer nos mechanicos.

Já tive soluções ótimas por aqui e compartilho tb, além de ficar prático para consultas futuras

[ ]s

Royo76
16/01/2017, 12:41
Galera, acabei de comprar um Vitara 1.6 JLX 1994 e to buscando informação sobre lift de suspensão e de carroceria.. vi que tem muita coisa nesse topico, mas sobre o GV.. o que daqui da pra usar no Vitara 1994? os amortecedores da suprema tb servem no Vitara 1994?

tem algum outro tópico especifico sobre lift do Vitara JLX 1.6?

ricardocastro
07/02/2017, 21:41
Ola galera,

Umas duas semanas pra achar a solução, já que desisti de investir nos auto-eletricos que "adoram" suzuki, e fiz em casa mesmo, pra variar..

Esquema que funciona em GV2 e GV3, fiz nos dois carros, aliás, deve funcionar pra qquer carro!

Pra resumir o fio de sinal pra subir os 4 vidros automaticamente qdo se tranca o carro via chave/controle remoto foi um TERRA nele direto interceptado em 1s via relé emulado a partir da trava elétrica do carro, ou seja, com exceção dos 12v do chicote da bateria, dá pra fazer tudo na propria porta de qquer carro.

Modulo de vidro elétrico automotivo Positron e macetes - YouTube (https://youtu.be/rf1mBeMkexw)

Boa sorte!l=[

Só para deixar registrado aqui, se pegar o fio azul com cinza da central do alarme original ao inves de verde com vermelho do plugue, nao precisa de relé pois o sinal só é ativado qnd se aperta o botao do alarme e nao toda vez q se trava ou destrava as portas pelo comando da porta do motorista

Chuva
08/02/2017, 18:16
Oi amigo, vdd, em outros carros q comprei e instalei tb em casa reparei q a ligação se deu de forma diferente, como o manual condiz. Não testei esses fios q mencionou, mas grato por compartilhar e vou testar na próxima!!

Mas dois detalhes desse vídeo:
- o modulo em questão positron q usei no carro COM CERTEZA veio com defeito e por isso tive q me virar pra fazer essa gambiarra funcionar com o relé padrão;
- de qquer forma o esquema de aterrar com relé sempre funciona e outras pessoas podem precisar tb. Instalei outros dois módulos desses em outros dois grand vitara e funcionaram a contento, sem o relé!! Com o relé para aterramento funcionaria tb, já que aterrando o fio verde preto tb fecha o cj.

Um desses últimos módulos tb positron na última saga (eu não recomendo a marca, apenas usei pela facilidade de instalação = até um cara q não trabalha com isso consegue) está dando um outro tipo de defeito: ele aciona os 4 vidros pra fechar normalmente ao se trancar o carro, mas para abrir um dos vidros, seu respectivo relé fica louco e ele sempre fecha o vidro. tenho q ficar dando toquinho no botão pra conseguir deixar o vidro onde quero.. ou seja, positron é SORTE! E de novo: só uso pela facilidade, não sou eletricista.

Já pesquisei outras marcas e nenhum auto eletrico me deu dicas de estabilidade. O Taramps parece q é parrudinho, ou melhor, mas não sei instalar. A fiação é mais simples e parece q tem q se adicionar uns diodos no circuito e desisti.

Se tiver alguma dica de marca e modelo robusto q dure e seja tranquilo de instalar, agradeço!!

Valeu!!

[ ]s

Danilo-SC
05/07/2017, 19:22
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-19.html

Obrigado CHUVA. estava com um ruido horrível na partida, graças a sua dica, desmontei hoje e fiz a limpeza e em seguida lubrifiquei com graxa de rolamento, espetáculo!

eziquiel
26/04/2018, 11:30
Olá Chuva. Tudo em ordem? Espero que vc ainda acompanhe esse tópico. Acabei de ler por completo e soube que vc se desfez da sua TRacker. Porém,seus relatos aqui foram muito esclarecedores e certamente vc teve grandes experiências nas modificações que fez na TRacker. Por isso gostaria de saber sua opinião em relação ao lift de 2", que também pretendo fazer na minha Tracker. Conforme os relatos, toda escolha traz vantagens e desvantagens. Estou inclinado pelo Kit da RC, mas num dos seus últimos tópicos, vc apontou um problema em relação às molas traseiras. Daí vc optou por trocar com as o opala. Porém, logo após relatou problemas com essa troca. Sua opinião realmente será muito importante. Vou instalar pneus 235 70 16. Para o lift de 2" qual opção vc considera a mais prática, mais segura, e com menos inconvenientes e contratempos? Penso nas seguintes alternativas: 1º apenas calços usando molas originais; 2º Kit completo da RC ou 3º kit da RC na dianteira e para a traseira molas do opala +amortecedores suprema. Se tiver outra idéia, pode opinar. Demais colegas que tb acompanham este tópico, por favor, dêem suas opiniões tb.
Desde já, muito obrigado.

Chuva
26/04/2018, 20:52
Ola,

Se não vai fazer trilha pesada faça os 4 calços mesmo. Se vai se divertir um pouco mais na traseira coloque molas do opala.

O punk seria achar uma borracha de outro carro que encaixe no topo do carro e centralize a mola, daí fica fantástico.

Atras tb gbl1024. Na frente calço nas molas e calço no amortecedor original. A não ser que tenham inventado algo melhor hoje em dia. Off shox nem pensar.

[]

eziquiel
27/04/2018, 08:30
Ola,

Se não vai fazer trilha pesada faça os 4 calços mesmo. Se vai se divertir um pouco mais na traseira coloque molas do opala.

O punk seria achar uma borracha de outro carro que encaixe no topo do carro e centralize a mola, daí fica fantástico.

Atras tb gbl1024. Na frente calço nas molas e calço no amortecedor original. A não ser que tenham inventado algo melhor hoje em dia. Off shox nem pensar.

[]

Olá Chuva. Muito legal de sua parte continuar a ajudar os "Trackeiros" de primeira viagem....rsrs. Se não for pedir muito, fale-me sobre a experiência de usar os espaçadores das rodas. Pelo que vc nos relatou, vc instalou os espaçadores pois os pneus raspavam na longarina quando o volante era virado totalmente. Depois que vc instalou vc relatou diversos problemas em relação ao pneu raspar nos plásticos. Aí te pergunto: Todos os inconvenientes compensam sua instalação? Tem mais prós do que contras? A dirigibilidade e segurança sem os espaçadores fica muito comprometida? Essas "raspadas" do pneu ocorrem em manobras simples, ou em situação extrema de terreno irregular? Pensei em instalar os espaçadores mais por questão estética, mas não gostaria de ter que cortar os plásticos do para choque ou para lamas. Meu tracker é utilizado em vias urbanas, rodovias e estradas rurais. Mais uma vez, agradeço sua atenção e sua ajuda. Obrigado. Abs.

Chuva
27/04/2018, 16:41
Ola Eziquiel,

O espaçador de roda é muito bem vindo, com ou sem lift. Com pq melhora a estabilidade e sem lift pq fica realmente mais bonito.

Impossível colocá-los na medida que usei sem cortar uns pedacinhos das cxs de roda dianteira e sem puxar o parachoques traseiro 1cm para trás.

Eu acho q compensa sim, mas dá trabalho. Tudo é uma balança.. ajustou aqui, tem q ajustar acolá..

eziquiel
28/04/2018, 21:19
Ola Eziquiel,

O espaçador de roda é muito bem vindo, com ou sem lift. Com pq melhora a estabilidade e sem lift pq fica realmente mais bonito.

Impossível colocá-los na medida que usei sem cortar uns pedacinhos das cxs de roda dianteira e sem puxar o parachoques traseiro 1cm para trás.

Eu acho q compensa sim, mas dá trabalho. Tudo é uma balança.. ajustou aqui, tem q ajustar acolá..

Ok. Chuva. Provavelmente eu instale futuramente os espaçadores. Primeiro vou fazer o litf e curtir a nova Tracker. Valeu mesmo pelas dicas. Um grande abraço.

eziquiel
06/05/2018, 16:42
Este tópico é SENSACIONAL!!! - Hoje Finalizei o Lift em minha Tracker.Fiquei muito satisfeito com o resultado. E resolvi postar minha experiência para incentivar demais Trackeiros que desejam seguir o mesmo caminho. Todas as dicas relatadas nas pgs. anteriores são precisas. Eu segui as orientações dos colegas e deu 100% certo. Ficou Sensacional minha Tracker! Ítens instalados: Kit completo da RC 4x4 para 2¨ e pneus 235 70 16 KUMHO AT 51<br>
Chuva e L.F.C., estou muito agradecido por suas ajudas respondendo todas minhas perguntas. Também agradeço a todos os demais colegas que postaram nesse tópico. Vcs. são sem dúvida pessoas desprovidas de interesse pessoal, compartilhando suas experiências com o único objetivo de ajudar o próximo.

Antes e Depois:
558163 Original
558165 Com lift e pneus originais
558167Molas e Amortecedor da RC 4x4 espaçador de rodas 32 mm AVM
558170
558169Tracker Pronta !!!

Obrigado a todos. É hora de curtir a nova Tracker. Abraços

Chuva
06/05/2018, 19:50
Que bacana!

Realmente fica muito melhor!! tb não acha agora q o carro deveria vir assim? kkkk
Ficou muito bonita, q saudades da minha Chiquita.. kkk

Obrigado pela consideração. Que bom q enxerga assim tb.

[ ]s

eziquiel
07/05/2018, 08:43
Que bacana!

Realmente fica muito melhor!! tb não acha agora q o carro deveria vir assim? kkkk
Ficou muito bonita, q saudades da minha Chiquita.. kkk

Obrigado pela consideração. Que bom q enxerga assim tb.

[ ]s

É verdade Chuva.... deveria sair de fábrica assim. Com pouquíssimas alterações, nosso carro ganha outro Status. Pelo jeito, a Suzuki decidiu investir essa configuração off road no Jimny
Só para constar, veja que legal, seu tópico já tem 8 anos e continua vivo, dando luz aos inexperientes.
Abraços Chuva.

Lucas Grahl
24/04/2020, 17:56
Olá. Estou com pneu 245/70/r16 all terain BF. com espaçadores de 38mm esta pegando nos plasticos proximo a porta. Não identifiquei muito bem o que voce cortou, e resolveu o problema, nao pega mais?

pequijeep
05/05/2020, 20:52
Torcendo para que o @eziquiel ainda esteja acompanhando este fórum, pergunto:
Quais ajustes foram necessários por conta dos alargadores de rodas? Os de 32mm não resolveriam o caso dos pneus pegando no chassis? Eu estou seriamente considerando coloca-los, mas fico com duvida de os de 32mm já me ajudariam sem que eu precisasse cortar nada... Estou tentando arduamente mexer no carro sem cortar peças plásticas, quando muito dar uma chegada pra lá e pronto hehehehe

Este tópico é SENSACIONAL!!! - Hoje Finalizei o Lift em minha Tracker.Fiquei muito satisfeito com o resultado. E resolvi postar minha experiência para incentivar demais Trackeiros que desejam seguir o mesmo caminho. Todas as dicas relatadas nas pgs. anteriores são precisas. Eu segui as orientações dos colegas e deu 100% certo. Ficou Sensacional minha Tracker! Ítens instalados: Kit completo da RC 4x4 para 2¨ e pneus 235 70 16 KUMHO AT 51<br>
Chuva e L.F.C., estou muito agradecido por suas ajudas respondendo todas minhas perguntas. Também agradeço a todos os demais colegas que postaram nesse tópico. Vcs. são sem dúvida pessoas desprovidas de interesse pessoal, compartilhando suas experiências com o único objetivo de ajudar o próximo.

Antes e Depois:
558163 Original
558165 Com lift e pneus originais
558167Molas e Amortecedor da RC 4x4 espaçador de rodas 32 mm AVM
558170
558169Tracker Pronta !!!

Obrigado a todos. É hora de curtir a nova Tracker. Abraços

nathanmuniz
20/08/2020, 11:13
Olá pessoal, a tempos vendo lendo o forum, mas nunca tinha me cadastrado.

Apareceu a oportunidade de uma Tracker 2008, ela é uma das minhas opções para iniciar no off-road.

Gostaria de perturbar vocês um pouquinho. Estou com uma dúvida sobre o lift da Tracker.
Pelo o que tenho lido, o interessante é utilizar o kit da RC4x4, no site, vi dois kits, com e sem os amortecedores e molas.
Pergunto, qual melhor combinação comprar:

1) 01 kit SGV-05A (https://www.rc4x4.com.br/kits-de-elevacao/sgv-05a-kit-de-suspensao-tracker-ou-gran-vitara-de-2-polegadas-5cm) mantendo molas e amortecedores originais, que seriam bons.

2) 02 kit SGV-05B (https://www.rc4x4.com.br/kits-de-elevacao/sgv-05b-kit-de-suspensao-gm-tracker-ate-2009-ou-gran-vitara-1999-a-2003-2-polegadas-5cm), calços + molas + amortecedor, esse kit entendi que tenho que comprar 2.

3) 01 kit SGV-05A (https://www.rc4x4.com.br/kits-de-elevacao/sgv-05a-kit-de-suspensao-tracker-ou-gran-vitara-de-2-polegadas-5cm) + amortecedores offshox, mantendo molas originais

Utilização seria para trilhas leves e viagens longas pelo Brasil e América do Sul.
Com isso, estou buscando mais conforto.

Desde já agradeço.

Chuva
18/09/2020, 11:04
Bom, pra quem alinda não conhece, há MUITOS relatos de estouro e descaso, já que a fábrica te obriga a fazer manutenção em outro estado, um golpe inviável.

Off Shox presta? afe

Amortecedor off lixoxx estourado e empenado - PARTE 2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=vRcKko1j-OA)

Amortecedor off lishoxx estourado!!! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ikUqZormAX0)

Nem perderia meu tempo com essa empresa..

pequijeep
26/10/2020, 21:18
Nathan, eu aprendi aqui no Forum que ou você mora pertinho de onde é feita a manutenção dos Off Shox ou você larga mão desse trem.
O lift que eu fiz foi um tatu-com-cobra que está dando muito certo, obrigada. Faço viagenzinhas curtas muito frequentemente porém ainda não tive oportunidade de viajar do jeito normal (ou seja, mais de 800km) com o carro depois do lift.
Meu lift eu não sei realmente de quanto é pois dei mancada e não medi a altura anterior do carro. Digo que foi tatu-com-cobra mas estou tranquila porque li exaustivamente as informações que tem aqui, pedi explicações a quem sabe mais que eu e passei um tempo quebrando a cabeça para entender mais ou menos como funciona a suspensão do carro.
Como você está pensando em viagens longas e trilhas leves acho que um lift de 1" te seria suficiente SE você não costumar andar com o carro abarrotado de tranqueira. Isso pode ser bem comum em viagens loooonnngas pela América do Sul.... mas se procurar aqui verá relatos de grandes viagens sem lift.
Kits feitos pela mesma empresa/pessoa são ótimos porque quase sempre é preciso zero adaptação.
Eu não comprei kit de lift que já vinha com amortecedor porque fazia questão de comprar os melhores amortecedores (e molas, mas essa parte o coronga inviabilizou) que eu conseguisse. Quase todo o resto foi da RC mesmo.
Ao fim e ao cabo, é tudo uma questão de gosto + segurança em alterar o carro saindo do original. E aí só você quem sabe responder.
Em tempo: com meu lift de 1+" e 4 amortecedores Kayaba novos e novos coxins dos amortecedores dianteiros meu carrinho está muito melhor do que estava originalmente. Mas é que as peças originais já tinham quase 20 anos hahahaha.

Precisando, tô com dois amortecedores traseiros KYB novinhos aqui em casa, são aqueles ligeiramente maiores, da Suprema, pra carro com lift mesmo esperando dono. COmprei a mais pra fazer estoque haha.

eziquiel
22/04/2022, 08:37
Torcendo para que o @eziquiel ainda esteja acompanhando este fórum, pergunto:
Quais ajustes foram necessários por conta dos alargadores de rodas? Os de 32mm não resolveriam o caso dos pneus pegando no chassis? Eu estou seriamente considerando coloca-los, mas fico com duvida de os de 32mm já me ajudariam sem que eu precisasse cortar nada... Estou tentando arduamente mexer no carro sem cortar peças plásticas, quando muito dar uma chegada pra lá e pronto hehehehe

Olá pequijeep, já se passaram 2 anos de sua pergunta....certamente vc já deve ter feito as alterações, mas, respondendo sua pergunta sobre os alargadores, não há necessidade de cortar nenhuma parte dos paralamas. No meu caso, nunca ocorreu dos pneus pegaram, raspagem no paralama. Espero ter ajudado, mesmo que 2 anos atrasado ..kkkk