PDA

Ver Versão Completa : Novo feliz dono de um Vitara!

Carletto
28/01/2013, 12:49
Olá!
Sou o mais recente e feliz (espero) dono de um Vitara! :safari-rig:

O Fórum me ajudou muito na escolha da viatura. Sempre quis ter um Jeep, e como não sei se vou gostar da 'brincadeira' e não será meu único carro, não queria investir muito, no máximo 20 mil.
Então, o primeiro que vem à mente é o Willis. Mas, depois de pesquisar e dar uma volta, percebi que é extremamente desconfortável, não carrega muita bagagem e além de ser de lona. Como moro em São Paulo, não confio deixar um carro de lona na rua.

Após ler o fórum, decidi o objetivo da viatura. Que são passeios em estrada de terra, trilhas leves e médias, não mais que isso. Fora que às vezes me aventuro em jornadas (a pé) e preciso levar 4 mochilas de 80L cada e mais 3 amigos comigo até o início da trilha. Também pretendo fazer uma expedição ao nordeste em 2014, claro que pelas estradas alternativas, procurando beirar a costa, então preciso de um ar condicionado!

Bom, parti para os 'fechados', começando pelo Jeep Cherokee, que me interessou muito pelo preço e um ótimo porta-malas. Até descobrir que todos são automáticos e de manutenção bem complexa, fora a falta de peças. Broxei...:-?

Passei para a famosa Pajero GLS (93 a 97 se nao me engano), manutenção considerável para um 4x4, tem versão com cambio manual, mas V6, extremamente pesada e beberrona. Não tem muitos 'contras', até compraria se achasse da maneira que quero. Cheguei a pesquisar Pajero IO 1.8 também, mas não encontrei muita facilidade de personalização na linha Mitsubishi.

Achei interessante que o valor de algumas viaturas equipadas é o mesmo de algumas originais, senão mais baratas, claro, devido ao desgaste muito superior em trilhas.:news-coffee:

Até que conheci a Suzuki. Gostei muito do Samurai, mas não achei um que coubesse no bolso e que já estivesse equipado, e não foi uma pesquisa rápida (junho/12 a jan/13). Uma gama muito grande de personalização, reduzida, para choque, calços de carroceria, suspensão... Empresas focadas em suzuki, como suzucar e etc. Coisa que não achei na mitsubishi.
Enfim...

ACHEI! :dance:Encontrei o Vitara, equipado do jeito que eu queria, é um carro de 1997 (não tão velho), manutenção cabe no bolso e não bebe tanto (1.6 16v), levei na alternativa 4x4 para uma avaliação. O carro já veio com:
offset negativo (15º)
calço de carroceria 2”
pára-choque frontal de aço
guincho warn 9k
estribo lateral
Bagageiro reforçado
Peito de aço
Protetor de cambio
6 milhas
Câmera de ré, GPS, som, módulo e afins, que não contam, mas eu curti..rs

Um contra é que é um 4p, entre-eixo maior, mas voltando ao meu objetivo, acho que atende. Tenho uma lista de coisas a fazer no carro, e gostaria da vossa opinião.

O carro parece bem instável na traseira, parece um navio balançando! Kkkk Talvez pelos penus desbalanceados (Scorpion, mas riscados, pelo que parece) ou por conta dos calços. Pode ser só impressão minha, por nunca ter dirigido um 4x4 desse tipo, mas também pode ser os amortecedores traseiros. Para tirar a dúvida, pensei em trocar os pneus (já esta na hora). Segue a lista já na ordem do que pretendo fazer:
4 coifas
Travas carneiro e bloqueador de ignição. Tenho muito medo de levarem a viatura, e atualmente só tem alarme comum.
2 penus. Pretendo pegar o BF Goodrich AT 265 +-. (depois mais 2.... a grana ta curta.. hehe)
2 amortecedores traseiros. Se não resolver o problema do ‘balanço’
Alavanca do guincho. Está quebrada :parede: mas o guincho funciona.

Como era carro de trilha, tem vários toc toc, e nhec nhec, que pretendo ir arrumando com o tempo, assim como vidro elétrico com problema pra subir, porta traseira q não trava na trava elétrica e outras coisinhas de carro velho.. rs

Mais uma vez, muito obrigado ao pessoal do fórum por compartilhar suas experiências. E desculpem pelo texto longo...

glsoledade
28/01/2013, 13:53
Olha meu caro... eu só tenho uma coisa pra te falar...

PARABÉNS!!

A viatura parece estar em bom estado, fora que já está até que bem equipadinha... por curiosidade, quantas L$ custou?

Tem várias trilhas/passeios legais para ir praticando aqui perto de SP mesmo... no wikiloc tem o tracklog de várias.. caso se anime, podemos combinar algo

Se você morar na ZS, talvez seja conveniente levar pra fazer manutenção no Daniel, o cara é simplesmente foda em matéria de Suzuki

Carletto
28/01/2013, 15:29
Olá, glsoledade, muito obrigado!

Sim, parece estar em bom estado. Porém, nao eh novo.. rs.. como citei, alguns nhec nhec, toc toc, vidro q nao sobe aqui, porta que nao trava ali. Mas isso vou consertando aos poucos. Custou 20 mil dilmas

Claro, vamos marcar! Mas antes, ainda tenho que fazer castelhanos, sonho de consumo...

Opa, nao moro na ZS, mas se puder passar o contato dele, posso levar para ver esse balanço de navio.. rs

PHMello
28/01/2013, 16:46
Parabéns! Belo brinquedo.
Seja bem vindo!
Abç

AlexRJ
28/01/2013, 17:52
Parabens pela Viatura!!!

o carrinho pula muito, é ruim de curva, mas mesmo assim é uma delícia.....eu estou curtindo muito e vc tbm vai curtir pode ter certeza!

Abraço!

glsoledade
28/01/2013, 18:03
Olá, glsoledade, muito obrigado!

Sim, parece estar em bom estado. Porém, nao eh novo.. rs.. como citei, alguns nhec nhec, toc toc, vidro q nao sobe aqui, porta que nao trava ali. Mas isso vou consertando aos poucos. Custou 20 mil dilmas

Claro, vamos marcar! Mas antes, ainda tenho que fazer castelhanos, sonho de consumo...

Opa, nao moro na ZS, mas se puder passar o contato dele, posso levar para ver esse balanço de navio.. rs

Daniel Simon
Rua Michigan 930
telefone: (11) 5092 5423
e-mail: daniel.simon@uol.com.br

Você mora em que bairro de SP?

Castelhamos tem um jeito legal de fazer q é saindo de Salesópolis...

Carletto
28/01/2013, 18:28
Parabens pela Viatura!!!

o carrinho pula muito, é ruim de curva, mas mesmo assim é uma delícia.....eu estou curtindo muito e vc tbm vai curtir pode ter certeza!

Abraço!
Obrigado!

Percebi agora.. pula mesmo! mas por enquanto, to curtindo!

Carletto
28/01/2013, 18:29
Daniel Simon
Rua Michigan 930
telefone: (11) 5092 5423
e-mail: daniel.simon@uol.com.br

Você mora em que bairro de SP?

Castelhamos tem um jeito legal de fazer q é saindo de Salesópolis...

Moro próximo a Mooca, entre a Mooca e o Analia Franco. Vou entrar em contato com o Daniel. Obrigado!

Estava lendo os relatos, está no plano também! rs...

rodrigo.hoffman
28/01/2013, 18:42
Cara..

Parabéns pela viatura..

Comprei um tb a pouco mais de um mês e por enquanto só alegria.. Falta fazer algumas coisinhas pra ficar como eu quero, mas eu chego lá..

Abraços

glsoledade
28/01/2013, 20:50
Sobre os pneus, troque os quatro. 4x4 não vai bem com pares diferentes.

Vi que você tá preocupado com alarme e tal.. eu sugeriria você colocar um rastreador (pode esses do dx.com mesmo, se quiser dicas, eu instalei um na TK) além da carneiro e do outro alarme

Carletto
28/01/2013, 23:11
Sobre os pneus, troque os quatro. 4x4 não vai bem com pares diferentes.

Vi que você tá preocupado com alarme e tal.. eu sugeriria você colocar um rastreador (pode esses do dx.com mesmo, se quiser dicas, eu instalei um na TK) além da carneiro e do outro alarme

Tipo estes?
Vehicle Tracking System, Best Gps Tracking Systems For Sale - Free Shipping - DX (http://dx.com/c/car-accessories-799/vehicle-tracking-systems-717)
Tem imposto quando passa de $50,00, nao tem? como fica?

glsoledade
29/01/2013, 09:41
Tipo estes?
Vehicle Tracking System, Best Gps Tracking Systems For Sale - Free Shipping - DX (http://dx.com/c/car-accessories-799/vehicle-tracking-systems-717)
Tem imposto quando passa de $50,00, nao tem? como fica?

Pelo DX.COM não necessariamente terá impostos... Pode ser que sim, pode ser que não. Felizmente nesta compra não teve... Mas já fui taxado em outras oportunidades (display). O imposto é na faixa de uns 60%, mas ainda sai muito mais barato que comprar no Mercado Livre.

Eu uso este aqui:

GPS/GSM/GPRS Tracker for Personal Remote Positioning - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/gps-gsm-gprs-tracker-for-personal-remote-positioning-29284)

Para rastrear, uso o serviço free do GPS-Trace.com... para bloquear eu uso SMS. Só ativo o bloqueio quando deixo o carro parado em algum lugar inseguro, visto que já tenho o alarme da Positron

O chip estou usando da TIM, consome em torno de R$ 1 / dia... vou mudar pra Vivo que me custará bem menos (R$ 15/mês)

nanito
29/01/2013, 12:55
Linda viatura! Meus parabéns!!

Também sou proprietário de um Vitarão 4 portas e posso dizer que fizeste uma excelente escolha!

Mas, sem querer ser chato, vou te dar um conselho. Faça uma varredura no bloco e veja se não há manchas de líquido do arrefecimento (podem ser manchas azuladas, esverdeadas ou avermelhadas). Verifique isto, antes que comece a notar que o líquido está baixando. Isto é trinca no bloco, muito comum de acontecer nestes motores quando o dono, num descuido, deixar superaquecer.

Na minha mão, nunca deixei superaquecer, ou seja, comprei a viatura com alguma microfissura que aos poucos foi aumentando. A minha sorte é que a água não chega a contaminar o óleo, só evapora. Ainda estou decidindo o que fazer em relação a isso: tentar soldar o bloco e fazer o motor (tem chance de não ficar 100% a solda da trinca) ou realizar um matrimônio com o Vitarão e colocando um motor AP ou outro na mesma faixa de preço.

De resto, essa viatura é pura alegria: baixo custo de manutenção, 10 km/L na estrada, tanque com boa autonomia, conforto, espaço pra galera e o design quadrado insuperável dos antigos Vitaras.

Grande abraço e qualquer coisa, estamos aí!

mudcold
29/01/2013, 13:59
Fico contente por você Carletto! Também estou de olho em um GV 3 portas 98 2.0!! Sei que para carro usado precisa de muita paciência, ainda mais para 4x4. Pelo pouco que naveguei no fórum, já agreguei muita informação útil para não tomar balão na negociação!!

abraxx

Carletto
29/01/2013, 16:56
Mas, sem querer ser chato, vou te dar um conselho. Faça uma varredura no bloco e veja se não há manchas de líquido do arrefecimento (podem ser manchas azuladas, esverdeadas ou avermelhadas). Verifique isto, antes que comece a notar que o líquido está baixando. Isto é trinca no bloco, muito comum de acontecer nestes motores quando o dono, num descuido, deixar superaquecer.

Na minha mão, nunca deixei superaquecer, ou seja, comprei a viatura com alguma microfissura que aos poucos foi aumentando. A minha sorte é que a água não chega a contaminar o óleo, só evapora. Ainda estou decidindo o que fazer em relação a isso: tentar soldar o bloco e fazer o motor (tem chance de não ficar 100% a solda da trinca) ou realizar um matrimônio com o Vitarão e colocando um motor AP ou outro na mesma faixa de preço.

De resto, essa viatura é pura alegria: baixo custo de manutenção, 10 km/L na estrada, tanque com boa autonomia, conforto, espaço pra galera e o design quadrado insuperável dos antigos Vitaras.

Grande abraço e qualquer coisa, estamos aí!

Obrigado!
Hm, estranho que tenho quase certeza que o pessoal da alternativa nao se atentou a isso... Pode ser que eles confiem demais no 'ouvido' e sentindo o carro.. Sem dúvidas que entendem muito, mas concordo 100% com o que você disse, e nao me atentei na hora. Vou ver quando chegar em casa.

Certamente vou precisar de umas dicas para os pneus! rs.
Obrigado

cassio xanxerê
16/09/2013, 21:18
lendo 9 messes depois e que so entrei no fórum agora mas parabém pelo vitara faz um ano que comprei o meu também bem cuidado so usado em passeios tenho outro carro mais novo mas adoro andar de vitara to equipando bem com calma e fazendo passeios e me divertindo muito com ele estamos reunindo uma galera para dia 15,16e 17 de outubro de 2013 no chui http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/62083-expedicao-de-sc-ao-chui-dezembro-2009-convite-p-jiperios-de-outros-estados-tambem-19.html da uma olhada