Ver Versão Completa : Dificuldade nas Subidas c/ motor opala 4 cc e cambio 3 m...
Meu "velhote" é equipado c/ Motor Opala 4 cc , Cambio 3 marcas ( 1 seca) , gasolina ...
Utilizo-o em estradas de terra MONTANHOSAS !
Outro dia com 4 pessoas numa ladeira razoavelmente ingreme ..CADE A FORÇA !!!!! :evil:
Se não tivesse usado a reduzida , estaria até agora ouvindo as rizadas dos amigos ..... :D :lol: :P :twisted:
Numa outra ladeira , curta mas ingreme , se não der uma "embalada" antes ...Tbem não vai ! :parede:
É meu 1º jeep.... Esperava mais "agressividade" principalmente nas ladeiras ...
Mas isto é normal pra esta configuração ou estou c/ algum problema ?
O que pode ser feito par melhorar a situação ?
Muito obrigado e []´s
marcelino
12/09/2005, 07:39
É....Estou com o mesmo problema, o pessoal aqui sempre pede a relação do diferencial e os pneus utilizados, no meu caso a relação não sei ainda e os pneus e aros são 225 aro 15...
Como fazer para conhecer a relação do diferencial, somente desmontando não???
Um abraço
Sergio Rocha
12/09/2005, 09:00
É....Estou com o mesmo problema, o pessoal aqui sempre pede a relação do diferencial e os pneus utilizados, no meu caso a relação não sei ainda e os pneus e aros são 225 aro 15...
Um abraço
Tira a tampa do diferencial, se não tiver gravado na coroa, conta os dentes da coroa e depois os do pinhão.
Provavelmente a relação é muito longa.Pode ser tb problema no motor.Regulagem ou compressão.
[]'
Ronaldo B.
12/09/2005, 10:03
Marcelino,
Como o seu CJ é 70, a relação provavelmente seja 9x44 que é a original, eu tenho essa mesma relação no meu CJ que também é 70 e uso pneu 33" só que com câmbio 4 marchas e com GM151 só que a álcool, e posso te dizer que a diferença entre andar com câmbio 3 ou 4 marchas é considerável, mas mesmo assim com o jeep pesado e fazendo uma súbida íngrime, o negócio é usar a reduzida com certeza, mesmo porque não força tanto o motor e aí te garanto que com o GM151 e reduzida você só não sobe se o pneu não tracionar, porque força tem e na maioria da vezes nem precisa usar primeira reduzida, em segunda mesmo vai sem problemas.
[]´s
Não seria interessante, caso a relação seja 9x44, trocá-la por uma 43x8 ?? Daí o cj ficaria mais esperto, certo ??
[ ]´s
Dias
Ronaldo B.
12/09/2005, 10:59
Com a relação 8x43, o jeep vai ter mais força mas vai ter menos velocidade final, no caso de usar pneus 33 ou maiores, acho que é uma boa alternativa, mas só a mudança da relação também não faz milagres, mas ajuda.
[]´s
Com certeza, ele poderia colocar um câmbio de chevette 5m, pois a capa seca serve direitinho. . .e a flange p a tcase, é fácil de ser feita. . . . E é barato e, com uma relação menor, ele ficaria mais esperto. . . . e com uma boa velocidade final. . .
[ ]´s
Dias
Elmer_Jeep
12/09/2005, 11:58
Já pensou em verificar o disco de embreagem :?:
[]'s
Já pensou em verificar o disco de embreagem :?:
[]'s
Desconfio da embreagem ....
Como posso testa-la ?
[]´s
Valmor
Pneu: Fate 7.50 X 16
Relação : Como verifico isto ??????
Ano : CJ5 /1958 ...
[]´s
Valmor
nada a ver com relaçao de diferencial, ja vi 11/47 fazer milagres apenas com a 1ª normal.
como o Elmer disse, pode ser embreagem ou regulagem de plato.
arrisco tbem palpitar compressao.
nada a ver com relaçao de diferencial, ja vi 11/47 fazer milagres apenas com a 1ª normal.
como o Elmer disse, pode ser embreagem ou regulagem de plato.
arrisco tbem palpitar compressao.
Obrigado Elcio !
Mas como testo isto ( embreagem e compressão ) ?
[]´s
se vc estiver saindo, numa subida forte por exemplo, e o jeep começar a trepidar forte e arrancar com dificuldades ou nao conseguir sair eh a sua embreagem que se foi, ai so abrindo e fazer uma checagem visual, pra verificar desgaste no disco e plato em mas condiçoes, com as molas frouxas quebradas ou cansadas.
ja a compressao do motor um bom mecanico com intrumentos adequados (pipeta graduada cc´s)
Para medir a compressão do motor,mantenha vem aberta a borboleta do carburador, e instale o aparelho medidor , no orifício da vela.
o motor BF161 por exemplo:
Faça girar o motor por meio do motor de partida, no mínimo umas quatro voltas; observe e anote
a compressão obtida em cada cilindro.
A compressão normal (ao nível do mar) deve ser de 10,19 kg/cm² a 11,60 kg/cm² (145 a 165 lb/pol²) a 250 rotações por minuto. Essa compressão deve ser
Igual em todos os cilindros, aceitando-se como satisfatória uma variação
até 0,703 kg/cm² (10 lb/plo²) entre os diversos cilindros.
Se fôr constatado uma diferença superior a 0,703 kg/cm² (10 lb/pol²)
entre dois cilindros quaisquer, sua causa deverá ser investigada.
(MJ)
Grande Elcio !
Muito obrigado
Alessandro Henrique
13/09/2005, 05:06
valmor,
Complementando a explicacao do Elcio, remova o cabo da bobina de ignicao, para evitar o funcionamento do motor.
Sds.
marcelino
13/09/2005, 08:53
No meu caso o RED ALERT já veio com o motor GM e portanto não sei como foi feita a conversão da empreagem.... Também desconfio dela...
Qual seria o procedimento correto na conversão????
No meu caso o RED ALERT já veio com o motor GM e portanto não sei como foi feita a conversão da empreagem.... Também desconfio dela...
Boa pergunta : Motor opala usa embreagem de opala tbem ????
[]´s
Valmor
Ronaldo B.
13/09/2005, 16:09
Dependendo de como foi feita a adaptação do câmbio, pode usar sim.
[]´s
[]´s
Valmor
o motor de opala, GM4.1 pode usar embragem de D10,D20,A10 entre outras.
agora GM151 apenas a dele se nao me engano.
[]´s
valmor,
Complementando a explicacao do Elcio, remova o cabo da bobina de ignicao, para evitar o funcionamento do motor.
Sds.
isso.
thanks.
Eduardo Pinheiro
16/09/2005, 03:21
Valmor, tire esse câmbio de 3 marchas e coloque um de 4. A primeira do cambio de 3M original do Jeep é muito longa comparado a outros cambios:
cambio Jeep 3M......cambio Jeep 4M
1a....2,80:1...............3,57:1
2a....1,55:1...............2,38:1
3a....1,00:1...............1,53:1
4a......-x-..................1,00:1
ré....3,54:1................4,23:1
Veja que a relação da 1a do cambio 3M é quase igual a 2a do cambio 4M. É como se voce estivesse tentando subir uma ladeira ingreme em 2a.
Outra opção, além da reduzida é suba de marcha a ré (3,54:1) :lol:
Boa sorte!
[]´s
Valmor
Olá Pessoal.
Existe um disco do proprio opala que tem as estrias do jeep. É plug and play...
até
Valmor, tire esse câmbio de 3 marchas e coloque um de 4. A primeira do cambio de 3M original do Jeep é muito longa comparado a outros cambios:
cambio Jeep 3M......cambio Jeep 4M
1a....2,80:1...............3,57:1
2a....1,55:1...............2,38:1
3a....1,00:1...............1,53:1
4a......-x-..................1,00:1
ré....3,54:1................4,23:1
Veja que a relação da 1a do cambio 3M é quase igual a 2a do cambio 4M. É como se voce estivesse tentando subir uma ladeira ingreme em 2a.
Outra opção, além da reduzida é suba de marcha a ré (3,54:1) :lol:
Boa sorte!
Obrigado amigo !
Estou estudando a troca do cambio:
Cambio clark ( + adaptação=carissimo !!! ) e
Cambio Chevette ( opçao mais em conta e adaptação mais facil ! )
O que vc acha ???
[]´s
Valmor
Caros,
Desculpem dar o minha opinião aqui, é que tbem uso um motor Opala 4 Cil com cambio 4 marchas willys, quando instalei foi utilizado o garfo original do Jeep, ai a embregem ficou estrangulada, conclusão, qualquer forcada a mais ela patinava isto não tinha força so mesmo na reduzida. O meu mecânico alterou o sistema de embreagem colocando o garfo original do Opala, ai ficou uma belezinha, a instalação é simples, o que é preciso fazer é colocar uma bucha na moringa do cambio para receber o rolamento ( a bucha utilizada foi a adaptação de um cano de cobre ficou dez). apartir daí não tive mais problemas com embreagem e força. Talves seja este o seu problema, mande verificar como foi feita a sua embreagem...
Abraços
Furlan
Completando c/ mais informaçoes e realtivando o topico :
Relação Diferencial : 43 / 8
Pneus : Fate 7,5-16
Motor opala 4 cc
Cambio original 3m , 1º seca.
Vinicius_4x4
19/10/2005, 09:49
valmor,
Cambio Chevette ( opçao mais em conta e adaptação mais facil ! )
Será que se tu instalar a caixa 4 marcha original não sai mais barato e não é mais forte?
OBS.: Eu não sei a responsta :lol: , mas é só mais caso para se pensar. Pois pelo o que sei a conecção utilizada para a caixa 3 marcha e a 4 marcha original é a mesma. :pensativo:
Outro detalhe: a caixa do chevette a ser instalada no caso é daquele modelo "tubarão" não é :pensativo: ? Pois este segundo me falaram é mais forte, a outra não presta para tal fim (foi o que um vizinho meu, que trabalha com preparação de motores para arrancadas, falou ou pelo menos o que eu entendi :mrgreen: ).
[]´s!