Ver Versão Completa : parafusos do cabeçote do motor ohc
calhiandro
21/01/2013, 13:08
Salve galera estou retificando o motor ohc álcool do meu jeep, e o mecânico condenou os parafusos do cabeçote disse que queria parafusos novos, mas aqui na minha cidade so encontrei parafusos de aço 8.8 em sua composição, gostaria de saber se com a temperatura esses parafusos vão dilatar?
Veja só...parafuso é feito de aço, então sempre dilatam !
O que importa é ver o torque que voce vai aplicar nos parafusos e ver se eles suportam !
Outra coisa, parafusos com nomenclatura 4.8 ou 8.8 ou 12.9 são metricos.
Qual a medida dos parafusos que voce precisa ?
Veja se o anexo clareia alguma coisa para voce....
Os lojistas normalmente não entedem ou preferem não entender.
Os parafusos do BF161 são em polegada e grau 8. Mas para achar foi um inferno...insistiam que o grau 8 era a mesma coisa que 8.8 !! O que não é verdade !
calhiandro
23/01/2013, 10:06
Veja só...parafuso é feito de aço, então sempre dilatam !
O que importa é ver o torque que voce vai aplicar nos parafusos e ver se eles suportam !
Outra coisa, parafusos com nomenclatura 4.8 ou 8.8 ou 12.9 são metricos.
Qual a medida dos parafusos que voce precisa ?
Veja se o anexo clareia alguma coisa para voce....
Os lojistas normalmente não entedem ou preferem não entender.
Os parafusos do BF161 são em polegada e grau 8. Mas para achar foi um inferno...insistiam que o grau 8 era a mesma coisa que 8.8 !! O que não é verdade !
Edgar o mecânico queria trocar por que queimou a junta do cabeçote e os parafusos devem ter sofrido algum esticamento, falei com um primo meu que é jeepeiro experiente e ele disse que não teria problema em usar os mesmos parafusos, então vou usá-los, colocando arruelas de pressão, no caso de eles terem esticado.
De qualquer forma muito obrigado pelas explicações.
eliasFerreira
23/01/2013, 10:54
edgar, o quê seria esse grau 8 dos parafusos do BF-161?
Obrigado.
Calhiandro,
Realmente os parafusos esticam quando são apertados e isso faz com que eles fiquem firmes. Mas com o tempo eles acabam ficando fracos e comoeçam a esticar mas do que devem e não garantem a pressão necessaria fora que podem quebrar.
Veja que não é um gasto tão grande e esta economia pode comprometer todo o serviço feito ! Inclusive, se der algum problema de junta ou cabeçote o mecanico vai por a culpa nos parafusos !
Acredito que a arruela de pressão não vai dar pressão semelhante ao alongamento elastico de um parafuso !
Elias,
Nos parafusos metricos, o 8.8 representa que o aço do qual ele é feito suporta 64kg/mm2 de tração, ja um 12.9 suporta 108kg/mm2.
Nos parafusos em polegada a ideia é a mesma, um parafuso grau 5 de determinado diametro suporta menos tração que um parafuso grau 8...logico que quanto maior o grau mais caro eles são !
Imagine na tampa do diferencial ou o parafuso da dobradiça da porta do jeep....qual parafuso voce vai por ali ? não ha necessidade de um allen 12.9, afinal se voce apertar o parafuso até proximo de seu limite maximo a pobre tampa vai empenar toda ! Ja um parafuso de cabeçote precisa ser apertado com um tprque muuuito maior, então usa-se um parafuso mais resistente a tração, que não alongue demais nem quebre !
eliasFerreira
23/01/2013, 20:43
Obrigado edgar!
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