PDA

Ver Versão Completa : Direção da rural

JPEDROSA2
19/01/2013, 14:02
O meu problema é muito comum no site: INSTABILIDADE OU VONTADE PRÓPRIA NA DIREÇÃO DA RURAL...

A minha caixa de direção é original, mas a folga é mínima: menor que 10%... Porém a vontade própria da RURAL é enorme. Vai para onde quer na pista. Já instalei amortecedor de direção do toyota e não adiantou nada.
Como o meu sistema de suspensão é original, fico na dúvida; será que as molas dianteiras podem provocar este problema? Os mecânicos da minha cidade já ficam nervosos quando chego com a RURAL na oficina... Quero resolver o problema...
Aparentemente não tem folga nenhuma no sistema de direção/suspensão dianteira, mas....
Não quero adaptar outra caixa de direção, a princípio, porque não gosto da ideia de soldar qualquer coisa no chassi, como ocorre com a caixa de direção do SANTANA. Não sei ao certo se com a caixa do OPALA também é preciso soldar os suportes de sustentação. Concordo em adaptar a mecânica da RURAL DESDE QUE NÃO ME FALEM NA POSSIBILIDADE DE SOLDAR ALGO NO CHASSI...

o que faço para encontrar a solução do problema?

Abs a todos!!!

antonio umino
19/01/2013, 14:14
Esta sua Rural é 4x2 ou 4x4....

se for 4x2. tem com mola de feixe e espiral......

Fala aí. Ok.

abraços.

JPEDROSA2
19/01/2013, 14:54
Esta sua Rural é 4x2 ou 4x4....

se for 4x2. tem com mola de feixe e espiral......

Fala aí. Ok.

abraços.

Salve, Antonio!1

A minha RURAL é 4x2, com feixes de molas na dianteira... manda no meu destino....
Será que a caixa de direção está estrangulada???

abs...

antonio umino
19/01/2013, 15:06
Bom se é 4x2..
Mando bala. mesmo.....
Pede pra alguém, ao volante esterça para um lado e outro, mas sem fazer as rodas mecherem.. (movimento de vai e vem) Veja se tem folga no eixo que sai da caixa de direção (geralmente quando se embucha o setor de direção deixam com folga, pois quando logo que é feito fica muito justa).. Na barra que sai do setor para o eixo. se tem folga e por fim nos terminais de direção....
Tem que ver a folga da manga de eixo. (levanta a viatura, com a roda erguida se tem folga no sentido horizontal..(tem a folga do cubo e o da manga de eixo).....qualquer folga em um destes pontos faz a direção ficar boba.
Se não tiver folga nenhuma nessas peças....O eixo pode estar torto....
Outra coisa. não dá adaptar direção de gol. opala s10..... em 4x2..... a barra de direção vai por traz do eixo...

qualquer coisa dá um grito....
até mais.

RogérioNunes
19/01/2013, 16:19
Além das verificações propostas pelo Antônio, mande verificar a pressão nos rolamentos dos munhões que se estiverem muito pesados fazem a viatura "passarinhar" não mantendo a linha reta.
Se não houver folga nos pontos de ligação do sistema de direção, leve a viatura para alinhar a convergência e conferir o cáster.

Antônio, é possível sim instalar qualquer uma dessea direções que vc citou em rural/f75 4x2 com feixe de molas, é só inverter o eixo e mais uns pequenos detalhes ... Já fiz,se não me engano, 4 adaptações de direção hidráulica em 4x2.

[]´s

antonio umino
19/01/2013, 17:19
Vc tem razão. tem que virar o eixo... fazer as barras passar pra frente....

Quando fiz o embuchamente da manga de eixo da minha rural 4x2.... realmente ficava passarinhando.... mas depois de um certo tempo ficou normal....

Vamos que vamos..... O forum...é bom que tem muitas informações.

Roger. vê se posta umas fotos da adaptação da caixa opala, santana-gol e da s 10.. principalmente da ligação da caixa até o volante
Pois estou adaptando uma caixa s10 em uma F 75.
Ok.

abraços.

RogérioNunes
19/01/2013, 20:54
Estou tão condicionado com as 4x4 que esquecí que nas 4x2 o sistema é com buchas...
Mas vale para ambas, se ficar apertado fica passarinhando.
Vou catar umas fotos e postarei.
[]´s

antonio umino
19/01/2013, 21:32
Jpedrosa2.
Veja também se os eixos estão no lugar certo... Iso é os parafusos de centro da mola centrados no eixo tanto dianteiro como no trazeiro... pois se estiverem fora, também fica dificil de dirigir.
até mais.

JPEDROSA2
20/01/2013, 12:07
Caro Antonio, Caro Roger

Vou perturbar o mecânico na segunda-feira...tanto a centralização dos parafusos nos eixos (dica do Antonio), como a pressão dos rolamentos do munhão (dica do Roger).... Vamos ver se encontro a solução.
Antonio, a minha caixa de direção não tem folga nenhuma...se testamos com o carro parado, tocou no volante os pneus já respondem. Já o eixo não sei se está torto...vou mandar verificar também.

Abs. e obrigado.

Rafael OFF
20/01/2013, 14:31
A minha F tb esta com o mesmo problema,quando ela atinge uma certa velocidade ela fica meio boa indo de um lado pro outro,só q a minha é 4x4?
Abraço!

antonio umino
20/01/2013, 15:32
Tem mais um lance para ser visto.

O molejo....

Se as buchas ou jumelos das molas estiverem muito folgadas interferem na direção também.

até mais.

robsonpsantos
20/01/2013, 19:20
A minha rural é 4x4 e recente coloquei feixe de toyota, mas a caixa ainda de direção é original, ta terrível pra dirigir no asfalto no maximo 6okm com muita corraje kkkkkkkkk, mas essa semana vou pegar forte nessa parte pra vê se melhora pq ta difícil.

spin
21/01/2013, 06:59
Tem mais um lance para ser visto.

O molejo....

Se as buchas ou jumelos das molas estiverem muito folgadas interferem na direção também.

até mais.

O tamanho do jumelo também interfere na estabilidade, pois altera o ângulo de caster.

JPEDROSA2
22/01/2013, 14:50
Valeu, Spin!!!

A minha RURAL é muito alta...já comprei assim.
Quando fiz o alinhamento o mecânico me sugeriu colocar umas "cunhas" no eixo dianteiro...tentei: os torneiros ficaram loucos comigo aqui em Saquá...desisti, mas acho que vou tentar também por aí...valeu a dica!!!

JPEDROSA2
22/01/2013, 14:57
Caro RAFAEL OFF

Quando estou triste, insatisfeito com a vida e tenho que ir trabalhar em MACAÉ/RJ, distante de saquarema uns 120 km, vou de RURAL, pela BR-101..obviamente, é uma tentativa de suicídio ou vontade de dançar no SAMBÓDROMO da vida...o carnaval está chegando...só não vai quem já morreu!!!
abraços!!!

spin
22/01/2013, 15:39
O jumelo que meu pai tinha colocado é era um grande , diferente do original. Para dirigir era perigoso. Com o tamanho original, a dirigibilidade melhorou muito.
Já pensei em calsos, mas já acho a Rural alta e não preciso levantar mais.
para colocar os calços (cunhas) não é difícil. O problema é definir o tamanho desta cunha. Aumentando muito o Caster, a estabilidade muda. Mas virar o volante vai ficar impossível com o sistema original. Acredito que o tamanho da cunha seja de uns 2 a 3 mm com um jumelo grande.

Valeu, Spin!!!

A minha RURAL é muito alta...já comprei assim.
Quando fiz o alinhamento o mecânico me sugeriu colocar umas "cunhas" no eixo dianteiro...tentei: os torneiros ficaram loucos comigo aqui em Saquá...desisti, mas acho que vou tentar também por aí...valeu a dica!!!

JPEDROSA2
23/01/2013, 18:08
Caros amigos

Fui ao mecânico. Vistoriei vários pontos indicados pelos amigos na minha RURAL e tudo certo, inclusive os jumelos são do tipo original. Mas, o meu problema foi solucionado de uma forma inacreditável. Li algumas postagens antigas relacionadas ao meu problema e segui uma dica: substituir os pneus originais dianteiros por pneus radiais. foi perfeito. Troquei os pneus 7.10.15 por radiais 195/70/15 remoldados a frio, 8 lonas. A frente ficou um pouco baixa em relação à traseira do carro, porém a RURAL ficou ótima de dirigir e bem estável nas retas e sem sofrer praticamente nada quando passa por pequenas ondulações ou buracos na pista (e olha que algumas ruas de Saquarema lembram crateras lunares).

Obrigado pela indispensável ajuda. Espero que outros amigos leiam estes posts e solucionem seus problemas.

João Bosco

antonio umino
23/01/2013, 21:11
JPEDROSA2.
com a mudança dos pneus, como vc diz ficou um pouco baixo em relação ao pneu 710x15 original.
Os pneus trazeiros ainda estão na medida de 710x15. ou tem uma outra medida.????

Com os pneus menores na dianteira aconteceu o seguinte.

Mudou a cambagem. como o Spin. diz...

Com a trazeira alta, fez com que a cambagem mudasse....

É o que eu acho..

até mais.

JPEDROSA2
24/01/2013, 07:45
Caro Antonio

Os pneus traseiros continuam os originais - 7.10.15 - Pretendia mudá-los também, mas vou pensar melhor, já que a solução pode ter sido mesmo a mudança da cambagem.

Valeu!!!

Otavio S Neto
18/03/2014, 01:19
Ficou bom mesmo?

Até hoje esta com estabilidade?
A minha se engatar terceira marcha dança muito.

antonio umino
19/03/2014, 11:58
Otávio S Neto....

BEM VINDO AO FÓRUM.

Se a sua Rural. está com a suspensão ,molas buchas e amortecedores, sistema de direção revisados e estando original. não tem como ficar sem estabilidade.....
Tenho uma Rural e às vezes ando a 100 110 e não tem balanço nenhum....
Aliás, tem um folga na direção (comum ao sistema original). e anda muito bem..

Abçs

lucianobarbosa
21/08/2016, 17:11
revivendo o tópico muito interessante
estou numa empreitada de adaptar direção do gol em uma f75 4x2 que o amigo antônio já me deu umas dicas, se o amigo Rogério poder dar uns pitacos e tiver fotos agradeço

Além das verificações propostas pelo Antônio, mande verificar a pressão nos rolamentos dos munhões que se estiverem muito pesados fazem a viatura "passarinhar" não mantendo a linha reta.
Se não houver folga nos pontos de ligação do sistema de direção, leve a viatura para alinhar a convergência e conferir o cáster.

Antônio, é possível sim instalar qualquer uma dessea direções que vc citou em rural/f75 4x2 com feixe de molas, é só inverter o eixo e mais uns pequenos detalhes ... Já fiz,se não me engano, 4 adaptações de direção hidráulica em 4x2.

[]´s