PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com limpador da Tranca-rua



DougBRSP
09/09/2005, 16:28
Galera vê se alguém pode me ajudar, estou iniciando a montagem dos limpadores de pára-brisa da Tranca-rua, os dois são à vácuo como nos jeeps mais antigos e não pretendo trocá-los por elétricos para manter a originalidade e pretendo fazê-lo antes do início das chuvas.

O esquema de ligação deles é este abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/bd7922ca2e4abd70ef6e69438302c258.jpg

Um cano vem da tomada de vácuo do motor, passa por uma válvula e um derivador em "Y" indo uma mangueira para cada máquina, a bitola das mangueiras é a mesma utilizada nos jeeps, minha dúvida é quanto a esta válvula, acredito que deva ser parecida com estas válvulas de reguladores de pressão de botijões de gás (sem o regulador) o problema é que não faço a mínima idéia de onde procurar esta válvula em que tipo de estabelecimento será que acho isso?

Outro apelo é para alguém que esteja trocando o seu limpador original a vácuo do jeep por um elétrico, para que me venda apenas as hastes das palhetas, na tranca-rua estou usando a do jeep já que a haste possui o mesmo encaixe, mas mesmo assim preciso de outras duas, uma para o passageiro da pickup e outro para o meu willys, desde já agradeço.

[]s

Alessandro Henrique
09/09/2005, 16:43
DougBRSP,
Voce tem a valvula original?
Aparentemente a valvula pode ser do tipo on/off ou uma reguladora de vazao. Mas a figura nao representa nenhum manipulo de acionamento. :pensativo: Pode ser que seja uma valvula de retencao tambem.
Se a funcao for de controlar o acionanento, pode-se encontrar valvulas deste tipo em casas que trabalham com material pneumatico para industrias. E um componente simples e relativamente barato.
A valvula reguladora de vazao permite um ajuste proporcional, permitindo que voce controle a velocidade do atuador das palhetas exercendo inclusive a funcao on/off.

Sds.

DougBRSP
09/09/2005, 16:57
Alessandro, não tenho a válvula original, mas imagino que ela seja desse tipo q vc falou, reguladora de pressão, no manual de peças consta como wiper control valve deve ter mesmo essa função de controlar a velocidade e ligar/desligar, só preciso achar uma agora.

[]s

Alessandro Henrique
09/09/2005, 17:24
DougBRSP,
So corrigindo, a valvula e reguladora de vazao e nao de pressao!

Sds.

valmor
09/09/2005, 17:46
vc escontra esta peças em casas de material de solda/corte c/ oxigenio ou instalaçoes de gas. Vc esta em SP. Na rua Florencio de Abreu vc acha c/ certeza. Tem uma casa entre a Senador Queiros e estação Luz do Metro que tem tudo isso. Se precisar me envia email que te passo o endereço certo. Na loja Telha Norte Pro ou Leroy merlyn ( marginal Tiete) , seção de solda , vc acha tbem.

DougBRSP
09/09/2005, 18:00
Blz, vou levar as mangueiras para ter referência das bitolas das valvulas o problema é que não tenho a menor idéia da vazão que elas tem q ter, pq imagino que se for muita não terei regulagem nenhuma e se for pouca trabalhará muito lento.

[]s

Melancia
13/09/2005, 23:02
Tenho um colega que tem o limpador a Vácuo no Jeep. No caso dele, a válvula fica no próprio limpador, e é do tipo ON oFF, sem nenhuma regulagem.. a única "regulagem" de velocidade do limpador é no acelerador do jeep, pois quando se acelera, o vácuo diminui e a velocidade do limpador vai lá para baixo.. chega a ser cômico..hahahahhaha.. mas eu procuraria por alguma válvula esférica nas lojas mencionadas acima, pois quando abertas, não oferecem restrições a passagem do Vácuo (estranho, vácuo por definição é nada... logo a válvula deixa passar nada.... :putz: :putz: hahahahaha); as válvulas reguladoras geralmente apresentam alguma obstrução mesmo quando totalmente abertas.

Abraços

Melancia

DougBRSP
14/09/2005, 09:16
Melancia, meu willys tbem é dotado de um limpador desses, realmente é engraçado pois a velocidade se regula no pedal do acelerador, já do lado do passageiro é melhor ainda por ser movido a zequinha, não tem um que veja aquele limpador q resista a tentar dar uma limpada, o vidro já tá até riscado por conta disso.

Já na Kaiser acho q não terei tanto problema com o vácuo dependendo do motor pois estarei ligando direto na tomada de vácuo que era utilizada para o servo-freio do 4.1.

Aproveitando, esse seu amigo tem alguma idéia de onde conseguir as hastes que seguram as palhetas desse limpador original? Preciso de duas mas não acho em lugar nenhum. :evil:

[]s