PDA

Ver Versão Completa : Como colocar fogo em um Tracker - atenção: não faça isso em casa

em.pereira
10/01/2013, 23:42
Hoje quase fiz uma das maiores, senão a maior, bobagem da minha vida, embora fosse algo que eu não esperava e não alguma coisa que eu sabia que poderia acontecer. Eu estava andando com o Tracker em um carreador de uma fazenda. De um lado era cana e do outro capim. Para desviar de um buraco, sai do carreador e entrei com meio carro no capim e cai em outro buraco. O carro ficou encavalado. Engatei a tração e comecei a engatar primeira e ré na sequência, na esperança de mover o carro. Ele se movia, mas pouco. Logo senti o cheiro de borracha queimada dos pneus girando em falso. Continuei tentando sair, mas em seguida senti cheiro de mato queimando. Desci do carro e vi fumaça saindo da parte de baixo. Entrei em pânico. O catalisador e o escapamento quentes colocaram fogo no mato. Ali estava eu, sozinho, com mato queimando sob o Tracker. O pânico era tanto que esqueci que existe um extintor de incêndio dentro do carro. Comecei a apagar o fogo batendo com o cabo de uma enxada, mas o carro estava encavalado e o espaço era pequeno. Apaguei um foco, mas havia outro mais perto do motor. Apaguei este também, mas a fumaça continuava, afinal mato faz muita fumaça. Fiquei prestando atenção se havia barulho de mato queimando. Não, só fumaça.
Foram os momentos mais angustiantes da minha vida. Tudo não durou mais do que dois minutos. Acho que nunca fiquei tão desesperado. A sorte é que havia chovido na terça-feira e além de um pouco úmido, havia muito capim verde e pouco capim seco. E mesmo assim ele pegou fogo. Se fosse em julho a história seria outra.
Fica aqui o alerta para que não aconteça isso com ninguém.

Alessandro,
11/01/2013, 01:01
pereira, que bom que ficou só no susto... e na trabalheria.

Deus me livre de um sufoco desses, mas achei graça da situação. Me imaginando com a enxada na mão e circulando o carro em busca de foco de fogo. kkkkk...

Gabriel 1979
11/01/2013, 10:15
Caramba, fiquei imaginando a cena. Mas isso é mais comum do que a gente imagina.

nanito
11/01/2013, 11:09
Caramba, fiquei imaginando a cena. Mas isso é mais comum do que a gente imagina.

É verdade, não dá pra andar roçando o assoalho em mato seco nos dias muito quentes.

hugocsl
11/01/2013, 17:50
Também já escutei história de carro pegando fogo assim, do tipo o carra parar o carro no mata pra mijar atras da moita e quando voltar ver o carro pegando fogo "do nada"....

PHMello
11/01/2013, 23:59
Eita ! Por pouco camarada!
Já tinha lido sobre este perigo de parar o carro sobre locais de mato/folhas secas, em revistas especializadas. Mas agora deixou de ser teoria.
Já passei pela (horrível) experiencia de ver o carro começar a pegar fogo, e sei o que vc passou.
Vale o alerta pra todos.
Abç.

Giu Bernardon
14/01/2013, 18:21
É por essas e outras histórias que tenho dois extintores de incêndio na Tracker. Nunca vi um incêndio em um carro que tenha sido apagado com apenas um extintor...

rodrigo.hoffman
14/01/2013, 23:03
Nem brinca com isso ai não.. Experiencia própria

[ ]´s

plnx
15/01/2013, 19:09
teve uma notícia a tempos atrás de m Wrangler do Mato Grosso (não lembro qual deles) que havia capim enrolado nos diferenciais tinha acabado de chegar de uma trilha com a familia e quando o cara parou na garagem pegou fogo no capim, no Wrangler e em metade da casa do cara...

Victor Miro
16/01/2013, 00:52
Gostei da receita!! hahaha...tirando a piada, Puta susto meu!! Ta loco...

Mauro B
16/01/2013, 07:43
Depois de fazer trilha sempre é bom remover o capim que fica sob o carro.

aleilario
16/01/2013, 11:32
Nunca tinha ouvido falar disto...mas sempre é bom saber, informação nunca é demais !!!!

Newton Guerra
16/01/2013, 11:48
Olhem aqui o que aconteceu com jipeiros na Argentina:

Patagonia 4x4 Off Road Argentina • Ver Tema - 4x4 QUEMADOS EN LOS MÉDANOS DEL QUERANDÍ (http://www.patagonia4x4.com.ar/phpbb3/viewtopic.php?f=1&t=44844&hilit=incendio&start=15)

Tem que tomar muito cuidado ao parar sobre capim ou pastos.

Abraços

Rubens Linhalis
17/01/2013, 22:51
É por essas e outras histórias que tenho dois extintores de incêndio na Tracker. Nunca vi um incêndio em um carro que tenha sido apagado com apenas um extintor...

Giu.. adaptou o segundo extintor em algum lugar especifico ou leva solto no carro ???

Buno Ventura
17/01/2013, 23:52
Agora fica a pergunta a alguma forma de resolver isto?

se utilizar aquelas fitas para escapamento sera que ajuda?
390292

hugocsl
18/01/2013, 10:50
Bruno acho que não é só o cano do escapamento que pode incendiar o mato não, o cárter, o abafador, o catalizador, tudo isso teria que ser "enrolado" também.... o melhor e prestar atenção onde se vai parar, principalmente em tempos secos com alto alto....

Marcus Neves
18/01/2013, 11:07
No Pantanal, após passar por trechos alagados, deve-se parar o carro e retirar todo o mato/capim enroscado pelo perigo de secar e provocar incêndio. Para carros com homocinética o risco ainda é cortar as coifas.

Giu Bernardon
18/01/2013, 18:02
Caro Rubens,
por enquanto o extintor está solto embaixo do banco do motorista (não é uma boa idéia...), mas vou ver se consigo adaptar um outro suporte, ou prendê-lo naquele espaço nos pés do passageiro de trás, no canto perto da porta. Se conseguir bolar algo que valha à pena aviso por aqui!

Giu.. adaptou o segundo extintor em algum lugar especifico ou leva solto no carro ???