PDA

Ver Versão Completa : SW4 a Gasolina - Orientações

Tio Eddie
02/01/2013, 00:17
Salve pessoal!

Estou decidido a entrar para o mundo das SW4 e embora tenha aprendido muito lendo o Fórum das Toyotas ainda tenho algumas dúvidas, especialmente sobre as SW4 a Gasolina.

Entre 1994-1997 (anos em vista tanto para gasolina quanto para diesel)

Acredito ter poucas duvidas quanto as SW4 a Diesel, mas as a gasolina tem se mostrado bastante atraentes especialmente em tempos onde a diferença de preço entre a gasolina e o diesel já não é tão grande.

Alguém pode me dar uma idéia das principais diferenças, e consumo dos motores?
Sei que as V6 são câmbio automático (a maioria delas - o que muito me interessa)

2.4 8V 4cil
2.7 16V 4cil
3.0 V6 12V
3.0 V6 24V
3.4 V6 24V

Desde já agradeço a ajuda.

[]s

Eddie

Supercharger
03/01/2013, 00:04
Tio Eddie, alguns comentários:

92 a 95 = carroceria mais antiga, 5 lugares.
96 a 02 = carroceria mais moderninha, até 99 se não me engano, 7 lugares, 00 e 01, 5 lugares.

Nas 92 a 95, os motores são:
2.8 diesel aspirado, fraquinho mas dura uma vida. Câmbio sempre mecânico.
2.4 gasolina 4 cilindros, fraquinho mas dura uma vida, é o famoso 22RE. Câmbio sempre mecânico. Já andei em uma destas e é aquele fraquinho que não fica para trás. Achei divertido.
3.0 gasolina 6 cilindros, mais potente, mas é controverso. Não gostam muito dele nos EUA. Cambio sempre auto nas que vieram para cá.

Nas 96 a 02, os motores são:
3.0 diesel turbo; BI mecânica até 99 se não me engano, depois disso EFI. Câmbio sempre mecânico. Anda muito bem. Já viajei muito com uma dessas.
2.7 gasolina 4 cilindros, fortinho para um 4 cil, nunca andei num, dizem ser relativamente econômico.
3.4 gasolina 6 cilindros, forte, faz 5 na cidade e 8 na estrada, tive uma, anda muito bem. Câmbio sempre auto nas que vieram para o BR.

Em ambas versões de carroceria a suspensão é muito macia. Parecem Landaus. Uma delícia de dirigir.

[]´s
Gustavo.

leojaz
08/01/2013, 09:57
Tio Eddie, alguns comentários:

92 a 95 = carroceria mais antiga, 5 lugares.
96 a 02 = carroceria mais moderninha, até 99 se não me engano, 7 lugares, 00 e 01, 5 lugares.

Nas 92 a 95, os motores são:
2.8 diesel aspirado, fraquinho mas dura uma vida. Câmbio sempre mecânico.
2.4 gasolina 4 cilindros, fraquinho mas dura uma vida, é o famoso 22RE. Câmbio sempre mecânico. Já andei em uma destas e é aquele fraquinho que não fica para trás. Achei divertido.
3.0 gasolina 6 cilindros, mais potente, mas é controverso. Não gostam muito dele nos EUA. Cambio sempre auto nas que vieram para cá.

Nas 96 a 02, os motores são:
3.0 diesel turbo; BI mecânica até 99 se não me engano, depois disso EFI. Câmbio sempre mecânico. Anda muito bem. Já viajei muito com uma dessas.
2.7 gasolina 4 cilindros, fortinho para um 4 cil, nunca andei num, dizem ser relativamente econômico.
3.4 gasolina 6 cilindros, forte, faz 5 na cidade e 8 na estrada, tive uma, anda muito bem. Câmbio sempre auto nas que vieram para o BR.

Em ambas versões de carroceria a suspensão é muito macia. Parecem Landaus. Uma delícia de dirigir.

[]´s
Gustavo.

tudo bom Gustavo, estou a procura de uma SW4 00-02, e só hoje descobri que tem algumas automaticas e a gasolina, minha vontade é o motor diesel, mas como sou preguiçoso, o cambio aut muito me interessa.
Como li que vc teve uma 6cilindros aut, o que mais vc pode falar sobre ela??? Já tive uma Dakota Sport CE V6 e uma Ranger CD 4X4 V6. Tem fotos do interior dela??

Grato

Supercharger
09/01/2013, 23:28
o que mais vc pode falar sobre ela?

Lindona, interior super confortável, completa com piloto-automático (as diesel não tem, pois neste ano só com câmbio mecânico), teto solar (as diesel também não tem), macia que nem Landau, bem mais barata e mais nova de km para comprar do que as diesel (quando você vê uma V6 desta idade com 150k km dá para acreditar, agora acreditar em velocímetro de diesel com esta idade...).

Motor sem correia dentada (comando por corrente), motor raro no Brasil (mas peças abundantes nos EUA, então é só importar).

Tem que pesar na balança que é mais barata para comprar, logo também é para vender. Em caso de venda é carro com comprador específico, então mesmo com preço bom pode demorar para vender.

A minha fazia religiosamente 5,5km/l na cidade, pé embaixo ou na maciota. Tentei andar na casquinha do acelerador com o vento ajudando para ver se dava diferença mas não dava, então é isso mesmo. Na estrada variava entre 8km/l e 9km/l, dependendo do pé. Mais que isso, impossível.

No mais, é um carro muito bonito e vistoso, na minha percepção chamava muito mais atenção das pessoas do que SUVs mais novos. Fotos do interior vou ficar te devendo, mas tem aos montes no Webmotors.

Tio Eddie
09/01/2013, 23:41
Lindona, interior super confortável, completa com piloto-automático (as diesel não tem, pois neste ano só com câmbio mecânico), teto solar (as diesel também não tem), macia que nem Landau, bem mais barata e mais nova de km para comprar do que as diesel (quando você vê uma V6 desta idade com 150k km dá para acreditar, agora acreditar em velocímetro de diesel com esta idade...).

Motor sem correia dentada (comando por corrente), motor raro no Brasil (mas peças abundantes nos EUA, então é só importar).

Tem que pesar na balança que é mais barata para comprar, logo também é para vender. Em caso de venda é carro com comprador específico, então mesmo com preço bom pode demorar para vender.

A minha fazia religiosamente 5,5km/l na cidade, pé embaixo ou na maciota. Tentei andar na casquinha do acelerador com o vento ajudando para ver se dava diferença mas não dava, então é isso mesmo. Na estrada variava entre 8km/l e 9km/l, dependendo do pé. Mais que isso, impossível.

No mais, é um carro muito bonito e vistoso, na minha percepção chamava muito mais atenção das pessoas do que SUVs mais novos. Fotos do interior vou ficar te devendo, mas tem aos montes no Webmotors.

Excelente relato!

Cada vez mais animado para partir para uma SW4 3.4V6 rsrsrs

[]s

Supercharger
09/01/2013, 23:53
Tio, seu caso acho que é o contrário, é de se considerar se não vale a pena a 4 cilindros ou então pagar o preço da diesel... tu anda BAGARAI, não anda?

:rally:

Tio Eddie
09/01/2013, 23:59
Tio, seu caso acho que é o contrário, é de se considerar se não vale a pena a 4 cilindros ou então pagar o preço da diesel... tu anda BAGARAI, não anda?

:rally:

média nos últimos 6 anos de 50 mil km/ano
mas isso deve diminuir bem agora que terminou o mandato.
Ando ponderando se ainda vale a diferença de preço dos carros a diesel colocando na balança custo de combustível, manutenção e a cada vez maior durabilidade dos a gasolina/flex.

Além do que na faixa de preço que cabe no bolso, só as a gasola são automáticas.

leojaz
10/01/2013, 08:42
Eu queria sair da Tr4 p uma Sw4, s'o mudar de Letrinhas... Eu fa'co 7,5km/l na Tr4, minha mulher faz5,5. Imaginem quanto ela faria dirigindo um V6!?!?
Vi umas na webmotors, todas V6 tem pintura "two tone"? Muito lindas. O cambio são 4 marchas? Quantos cavalos e troque do V6?
Sao muitas duvidas....

geovanih
10/01/2013, 14:12

Supercharger

Vc está equivocado, a 3.4 (5VZ-FE) é com correia dentada.
Estou tentando comprar para trocar da minha

Abraço

Foto do anuncio quando comprei
388988

Supercharger
10/01/2013, 21:53
Poutz, você tem razão Giovani, escrevi e não reli. Correia que troca apenas a cada 150 mil km. O ponto alto neste quesito é que segundo dizem, caso a correia arrebente não dá pau no motor, pois não há interferência entre válvulas e pistões.

Foi mal Tio... Tava com a cabeça no 22RE, meu sonho de consumo.

Abração,
Gustavo.

roazambuja
10/01/2013, 22:12
Pessoal, to acompanhando o tópico há alguns dias e o Gustavo disse tudo!
Tenho também uma V6 2001. Comprei com 102.000km, único dono. Fiz uma revisão geral e só não encontrei a correia dentada, como disse o Geovani. Tive que pedir na concessionária mesmo. O resto das peças (freios, suspensão, motor...), todas disponíveis à pronta entrega aqui em São Paulo (as peças de suspensão comprei na América).
Já viajei três vezes com o carro, indo duas vezes à Campos do Jordão, e fiquei impressionado com a força do motor e a suavidade do câmbio. Ela sobe a serra assobiando, sem fazer esforço...
O consumo é exatamento igual ao descrito pelo Gustavo.
Abraços, Rodrigo.

geovanih
10/01/2013, 23:01
O ponto alto neste quesito é que segundo dizem, caso a correia arrebente não dá pau no motor, pois não há interferência entre válvulas e pistões.

Tinha visto um cara afirmar isso no yotatech, ele disse que as valvulas não ocupam o mesmo espaço do pistão, logo não acontece nada demais caso a correia rompa.

Vou trocar minha correia com 100 k km pq ela já está com 11 anos. To com medo de ficar na mão uma hora dessas.

Abs

elmestizo
12/01/2013, 11:49
Não compre as 3.0 fabricadas até 95, são um lixo.

As demais... shooow de bola

strutura
12/01/2013, 14:52
Eu a duas semanas estou namorando uma sw4 4.0 v6 2009-2010. o pre;o r$ 72.000, o carro esta espetacular. sera se vale apena um carro desses? eu rodo cerca de 1.800 km por mês achei vantagem o pre;o por me basear em uma a diesel que aqui na minha região esta cerca de R$110.000. alguém tem uma pra me fala sobre consumo? agrade;o a ajuda!!!

strutura
12/01/2013, 15:52
corrigindo pessoal e ano 2008-2009. a primeira que saiu!!!

GMC
12/01/2013, 16:07
Também estou em duvida diesel ou gasolina?

elmestizo
12/01/2013, 17:01
financeiramente em sp, só vale diesel se rodar mais do que 40mil km ano

Micharia
14/01/2013, 14:50

Amigo, eu comprei uma SW4 4.0 4x4 2009/2009 a gasolina em novembro de 2012... é Preta, muito linda, 7 lugares, saídas de ar condicionado no teto para 2º e 3º fileiras de banco ... com apenas 27 mil KM rodados (comprei ela ainda com 25 mil KM rodados e notas fiscais das revisões provando a Km). Muito nova, um achado! Faz em média 5,5 Km/l na cidade (Rio de Janeiro) e entre 8 e 8,5 Km/l na estrada. Eu rodo muito pouco ... menos de 20 Mil Km por ano... então para mim uma Diesel não vale a pena mesmo!!! Esta V6 a gasolina é o melhor carro que eu poderia comprar na faixa dos 90 mil de reais! Sem contar que é um Toyota (já tive outros!). Ela chama muita atenção onde quer que você passe (Se você tem problemas com plateia, compre outro carro ... kkkkkkk). O motor tem um ronco muito agradável (sem ser barulhento) e o cambio de 5 marchas é incrivelmente bem ajustado. Na cidade (com transito) é complicado manter o carro em baixa velocidade... o motor, com seus 238 cavalos, quer "andar rápido" o tempo todo!!! Haja pé leve para manter este "carrinho" andando lentamente!!!! Você vai notar que precisa literalmente apenas encostar o pé no acelerador para andar no transito pesado (e usar bastante o freio), ou vai passar por cima de alguém. Em viagens ela é super rápida, segura e silenciosa, e o motor MUITO MUITO FORTE (você dificilmente vai subir o giro acima de 2000-2500 RPMs!, a menos que esteja com muita pressa mesmo). Como eu disse antes, o cambio é muito suave... você não tem como dizer em que momento houve a troca das marchas. EU RECOMENDO!!!! MUITO!!!!

strutura
14/01/2013, 20:06
Amigo, eu comprei uma SW4 4.0 4x4 2009/2009 a gasolina em novembro de 2012... é Preta, muito linda, 7 lugares, saídas de ar condicionado no teto para 2º e 3º fileiras de banco ... com apenas 27 mil KM rodados (comprei ela ainda com 25 mil KM rodados e notas fiscais das revisões provando a Km). Muito nova, um achado! Faz em média 5,5 Km/l na cidade (Rio de Janeiro) e entre 8 e 8,5 Km/l na estrada. Eu rodo muito pouco ... menos de 20 Mil Km por ano... então para mim uma Diesel não vale a pena mesmo!!! Esta V6 a gasolina é o melhor carro que eu poderia comprar na faixa dos 90 mil de reais! Sem contar que é um Toyota (já tive outros!). Ela chama muita atenção onde quer que você passe (Se você tem problemas com plateia, compre outro carro ... kkkkkkk). O motor tem um ronco muito agradável (sem ser barulhento) e o cambio de 5 marchas é incrivelmente bem ajustado. Na cidade (com transito) é complicado manter o carro em baixa velocidade... o motor, com seus 238 cavalos, quer "andar rápido" o tempo todo!!! Haja pé leve para manter este "carrinho" andando lentamente!!!! Você vai notar que precisa literalmente apenas encostar o pé no acelerador para andar no transito pesado (e usar bastante o freio), ou vai passar por cima de alguém. Em viagens ela é super rápida, segura e silenciosa, e o motor MUITO MUITO FORTE (você dificilmente vai subir o giro acima de 2000-2500 RPMs!, a menos que esteja com muita pressa mesmo). Como eu disse antes, o cambio é muito suave... você não tem como dizer em que momento houve a troca das marchas. EU RECOMENDO!!!! MUITO!!!!
amigo fico feliz de ouvir isso de um propietario. estou muito apaixonado pelo carro, a unica coisa que verdadeiramente me deixa de pe atras era o tao comentado consumo. se for na faixa dos 8 na estrada eu ja estou muito feliz.
...sobre a compra! apesar de ouvir muita gente dizer que nao vale apena, eu estou em negociacao. por curiosidade quanto vc pagou na sua?
abs!!!

dorderf
14/01/2013, 21:30
amigo fico feliz de ouvir isso de um propietario. estou muito apaixonado pelo carro, a unica coisa que verdadeiramente me deixa de pe atras era o tao comentado consumo. se for na faixa dos 8 na estrada eu ja estou muito feliz.
...sobre a compra! apesar de ouvir muita gente dizer que nao vale apena, eu estou em negociacao. por curiosidade quanto vc pagou na sua?
abs!!!

Esse consumo some na hora da diferença que não vais desembolsar na compra de uma a diesel.

Micharia
15/01/2013, 10:44
abs!!!
Strutura,
paguei R$89.000,00 nela em Belo Horizonte/MG, apesar de eu morar no Rio de Janeiro.... fui atras da "raridade" achada! heeheheheh.
Paguei uns 4 mil a mais que a tabela FIPE da epoca, mas ainda era um otimo preço na região!!! ... e valeu a pena por conta do estado de conservação, baixa KM (25 mil KM) e equipamentos: Roda aro 20 com mesma estampa da original que foi colocada na autorizada (com nota fiscal e tudo) ainda quando o carro era Zero KM (nunca rodou com a roda original), pneus de estrada da Toyo (ótimo no asfalto, não recomendado para uso fora de estrada), overbumper (protetor de para-choques original), engate para reboque original, retrovisor com setas. Para minha supresa, a tabela FIPE só subiu para este modelo nos ultimos 2 meses, estando agora em R$90.000,00 ... então já estou no lucro, kkkkkkkkkk.
Ai vão algumas dicas:

1) O consumo está otimo para um carro pesado como um SW4! uma Zafira ou Astra flex consome parecido, e são bem mais leves! Por isso quase todas as Zafiras do Rio de Janeiro foram convertidas para Gás Natural. Se você andar a até 120 Km/h vai ter o consumo que eu descrevi na estrada... se tiver pé de chumbo vai pagar em consumo por isso! É assim com qualquer motor V6 (era assim também com um Omega 4.1 de 6 cilindros que tive no passado)! Não se engane, a Toyota fez um trabalho muito bom com este motor e cambio de 5 marchas em termos de economia... eles trabalham em harmonia... nada de troca de marcha desnecessárias, nem o efeito de indecisão (trocas e reduções constantes) que alguns modelos enfrentam quando enfrentam subidas fortes... este cambio sabe exatamente qual marcha colocar e manter!!! o melhor possível para um motor deste porte. Este cambio de 5 marchas tem o que chamam de Inteligencia artificial, segundo reportagens especializadas que li, e analiza se o carro esta subindo ou descendo, se esta curvando ou não, e até seu estilo de dirigir antes de decidir qual marcha colocar.... sendo ou não verdade tudo que falam deste cambio, o fato é que ele é perfeito... Já tive um Corolla automático... Este cambio de 5 marchas da SW4 é infinitamente mais inteligente !!!!!!!!!! PS.: SW4 Diesel automática deste ano tem 4 marchas... acho que só colocaram 5 marchas na Diesel automática em 2012 ou 2013.
2) pesquise preço de Seguro e IPVA na sua região e para seu perfil de seguro...aqui no Rio, IPVA da SW4 V6 ano 2009 fica em R$2.600,00 a vista e o seguro para um perfil de BAIXO RISCO fica em torno de R$2.800,00 (se for seu caso!).... Se fosse a diesel os valores seriam em torno de R1.000,00 mais caro cada... pesquise para não ter supresas.
3) Isso é carro para curtir com a familia, com os amigos, etc... não compre uma SW4 já pensando na venda não... Apenas tenha em mente que, uma SW4 V6 tem comprador muito mais específico que uma SW4 a Diesel. Mas, quando for vender, se não tiver pressa, vende bem qualquer um dos modelos!!!
4) Pegando carona no ótimo comentário do dorderf que disse que "Esse consumo some na hora da diferença que não vais desembolsar na compra de uma a diesel." ... é verdade.... com os R$30.000,00 de diferença de preço, mais os R$2.000,00 a menos no IPVA e Seguro, você coloca uns 10 mil litros de Gasolina PODIUM (a mais cara e melhor do país) em seu V6... com isso você roda uns 70.000 KM (média de cidade e estrada) antes de pensar se deveria ter comprado um modelo a Diesel por causa do consumo kkkkkk... sem somar na conta o maior custo de manutenção que a Diesel pode requerer.
5) O modelo V6 requer troca de óleo do motor a cada 5 mil KM, como diz o manual, OK? Na autorizada custa uns R$165,00 se não me engano. Nada demais para uma SW4! Se trocar você mesmo, vai gastar bem menos.
6) Tentei aqui listar as caracteristicas da SW4 V6 ano 2009. Não tenho o interesse aqui de discutir se Gasolina ou Diesel é melhor... isso é assunto para outro post e para ser sincero, não acho que tem um resposta!!! Tudo depende do que o comprador quer e quanto pode pagar por isso. O fato é que GASOLINA OU DIESEL, A SW4 É SIMPLEMENTE UM CARRO INCRÍVEL!!!

Compre sua SW4 V6 (ou diesel) de forma conciente e tenho certeza que será MUITO FELIZ com o carro... EU SOU!!!! kkkkkkkk

Robertorcv
15/01/2013, 12:44
Strutura,
paguei R$89.000,00 nela em Belo Horizonte/MG, apesar de eu morar no Rio de Janeiro.... fui atras da "raridade" achada! heeheheheh.
Paguei uns 4 mil a mais que a tabela FIPE da epoca, mas ainda era um otimo preço na região!!! ... e valeu a pena por conta do estado de conservação, baixa KM (25 mil KM) e equipamentos: Roda aro 20 com mesma estampa da original que foi colocada na autorizada (com nota fiscal e tudo) ainda quando o carro era Zero KM (nunca rodou com a roda original), pneus de estrada da Toyo (ótimo no asfalto, não recomendado para uso fora de estrada), overbumper (protetor de para-choques original), engate para reboque original, retrovisor com setas. Para minha supresa, a tabela FIPE só subiu para este modelo nos ultimos 2 meses, estando agora em R$90.000,00 ... então já estou no lucro, kkkkkkkkkk.
Ai vão algumas dicas:

1) O consumo está otimo para um carro pesado como um SW4! uma Zafira ou Astra flex consome parecido, e são bem mais leves! Por isso quase todas as Zafiras do Rio de Janeiro foram convertidas para Gás Natural. Se você andar a até 120 Km/h vai ter o consumo que eu descrevi na estrada... se tiver pé de chumbo vai pagar em consumo por isso! É assim com qualquer motor V6 (era assim também com um Omega 4.1 de 6 cilindros que tive no passado)! Não se engane, a Toyota fez um trabalho muito bom com este motor e cambio de 5 marchas em termos de economia... eles trabalham em harmonia... nada de troca de marcha desnecessárias, nem o efeito de indecisão (trocas e reduções constantes) que alguns modelos enfrentam quando enfrentam subidas fortes... este cambio sabe exatamente qual marcha colocar e manter!!! o melhor possível para um motor deste porte. Este cambio de 5 marchas tem o que chamam de Inteligencia artificial, segundo reportagens especializadas que li, e analiza se o carro esta subindo ou descendo, se esta curvando ou não, e até seu estilo de dirigir antes de decidir qual marcha colocar.... sendo ou não verdade tudo que falam deste cambio, o fato é que ele é perfeito... Já tive um Corolla automático... Este cambio de 5 marchas da SW4 é infinitamente mais inteligente !!!!!!!!!! PS.: SW4 Diesel automática deste ano tem 4 marchas... acho que só colocaram 5 marchas na Diesel automática em 2012 ou 2013.
2) pesquise preço de Seguro e IPVA na sua região e para seu perfil de seguro...aqui no Rio, IPVA da SW4 V6 ano 2009 fica em R$2.600,00 a vista e o seguro para um perfil de BAIXO RISCO fica em torno de R$2.800,00 (se for seu caso!).... Se fosse a diesel os valores seriam em torno de R1.000,00 mais caro cada... pesquise para não ter supresas.
3) Isso é carro para curtir com a familia, com os amigos, etc... não compre uma SW4 já pensando na venda não... Apenas tenha em mente que, uma SW4 V6 tem comprador muito mais específico que uma SW4 a Diesel. Mas, quando for vender, se não tiver pressa, vende bem qualquer um dos modelos!!!
4) Pegando carona no ótimo comentário do dorderf que disse que "Esse consumo some na hora da diferença que não vais desembolsar na compra de uma a diesel." ... é verdade.... com os R$30.000,00 de diferença de preço, mais os R$2.000,00 a menos no IPVA e Seguro, você coloca uns 10 mil litros de Gasolina PODIUM (a mais cara e melhor do país) em seu V6... com isso você roda uns 70.000 KM (média de cidade e estrada) antes de pensar se deveria ter comprado um modelo a Diesel por causa do consumo kkkkkk... sem somar na conta o maior custo de manutenção que a Diesel pode requerer.
5) O modelo V6 requer troca de óleo do motor a cada 5 mil KM, como diz o manual, OK? Na autorizada custa uns R$165,00 se não me engano. Nada demais para uma SW4! Se trocar você mesmo, vai gastar bem menos.
6) Tentei aqui listar as caracteristicas da SW4 V6 ano 2009. Não tenho o interesse aqui de discutir se Gasolina ou Diesel é melhor... isso é assunto para outro post e para ser sincero, não acho que tem um resposta!!! Tudo depende do que o comprador quer e quanto pode pagar por isso. O fato é que GASOLINA OU DIESEL, A SW4 É SIMPLEMENTE UM CARRO INCRÍVEL!!!

Compre sua SW4 V6 (ou diesel) de forma conciente e tenho certeza que será MUITO FELIZ com o carro... EU SOU!!!! kkkkkkkk

O tópico é da Sw4, porém sugiro a aqueles que pretentem comprar um carro mais velho, que deêm uma olhada nas Nissan Xterra. Também um bom Suv, MOTOR MWM mecânico até 2005 e preços competitivos...

Micharia
15/01/2013, 15:28
Strutura , outra coisa.... confirma ai se é realmente uma SW4 4.0 V6 .... segundo a revista autoesporte ela só foi lançada aqui no Brasil em Abril/2009... portanto uma 2008-2009 não faz muito sentido para mim... a menos que tenha sido comprada diretamente fora Brasil... veja o trecho da reportagem da revista na internet:
"
A Toyota (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EAH0-10132-814,00.html)
decidiu não desafiar a máxima do mercado de que, para crescer, não se pode ficar fora de certos segmentos. Especialmente se eles estão em alta. Então, se o motor a gasolina está sendo mais procurado em utilitários esportivos, vamos dar ao povo esta opção: “As vendas neste segmento estão crescendo fortemente. Queremos expandir nossa base de clientes com a volta da opção a gasolina”, afirmou Frank Gundlach, diretor comercial da Toyota
Mercosul. Assim, a picape Hilux
chegou às revendas no fim do ano passado com o novo motor (ausente desde a reestilização de 2005)
e, a partir de 15 de abril, é a vez da versão fechada SW4
,
que terá preços entre R$ 119,7 mil e R$ 156,8 mil para os motores 2.7 de quatro cilindros, de 158 cavalos, e 4.0 V6, de 238 cv. " ... reportagem completa em Carros - NOTÍCIAS - Como anda o Hilux SW4 a gasolina (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI64734-15846,00.html)

Mesma informação no Globo.com (G1): "
Para conquistar amantes de SUVs que não fazem questão de carros movidos a diesel e, ao mesmo tempo, cativar os proprietários de minivans, a Toyota passa a oferecer, a partir de abril, o utilitário esportivo Hilux SW4 à gasolina"

G1 > Carros - NOTÍCIAS - G1 andou no Toyota Hilux SW4 a gasolina (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1052118-9658,00-G+ANDOU+NO+TOYOTA+HILUX+SW+A+GASOLINA.html)

strutura
15/01/2013, 16:39
MICHARIA, muito obrigado pelas suas informações, não acredito ter olhado ou lido algo tao concreto quanto suas colocações a respeito do veiculo. abs!!!
dyego l. ribeiro.

strutura
15/01/2013, 16:45
Strutura , outra coisa.... confirma ai se é realmente uma SW4 4.0 V6 .... segundo a revista autoesporte ela só foi lançada aqui no Brasil em Abril/2009... portanto uma 2008-2009 não faz muito sentido para mim... a menos que tenha sido comprada diretamente fora Brasil... veja o trecho da reportagem da revista na internet:
"
A
Toyota (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EAH0-10132-814,00.html)
decidiu não desafiar a máxima do mercado de que, para crescer, não se pode ficar fora de certos segmentos. Especialmente se eles estão em alta. Então, se o motor a gasolina está sendo mais procurado em utilitários esportivos, vamos dar ao povo esta opção: “As vendas neste segmento estão crescendo fortemente. Queremos expandir nossa base de clientes com a volta da opção a gasolina”, afirmou Frank Gundlach, diretor comercial da
Toyota
Mercosul. Assim, a picape
Hilux
chegou às revendas no fim do ano passado com o novo motor (ausente desde a reestilização de 2005)

e, a partir de 15 de abril, é a vez da versão fechada
SW4
,

que terá preços entre R$ 119,7 mil e R$ 156,8 mil para os motores 2.7 de quatro cilindros, de 158 cavalos, e 4.0 V6, de 238 cv.
" ... reportagem completa em Carros - NOTÍCIAS - Como anda o Hilux SW4 a gasolina (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI64734-15846,00.html)

Mesma informação no Globo.com (G1): "
Para conquistar amantes de SUVs que não fazem questão de carros movidos a diesel e, ao mesmo tempo, cativar os proprietários de minivans, a Toyota passa a oferecer, a partir de abril, o utilitário esportivo Hilux SW4 à gasolina
"

G1 > Carros - NOTÍCIAS - G1 andou no Toyota Hilux SW4 a gasolina (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1052118-9658,00-G+ANDOU+NO+TOYOTA+HILUX+SW+A+GASOLINA.html)

acabei por confirmar o ano do carro!
sw4 4.0 v6 4x4 ano 2009 modelo 2009. desculpa a todos que estão acompanhando este tópico pela minha confusaoa respeito do ano, modelo do veiculo. abraço a todos!!!

Micharia
17/01/2013, 09:52
acabei por confirmar o ano do carro!
sw4 4.0 v6 4x4 ano 2009 modelo 2009. desculpa a todos que estão acompanhando este tópico pela minha confusaoa respeito do ano, modelo do veiculo. abraço a todos!!!
Valeu meu amigo! Se comprar a viatura, poste aqui para a gente quais são suas impressões sobre o mesmo!
Abraços!

heliosilva77
29/01/2013, 13:56
E o modelo novo, 2.7 flex, alguém tem informação sobre o consumo??

Abs,

Hélio.

Valeu meu amigo! Se comprar a viatura, poste aqui para a gente quais são suas impressões sobre o mesmo!
Abraços!

Micharia
31/01/2013, 16:22
E o modelo novo, 2.7 flex, alguém tem informação sobre o consumo??

Abs,

Hélio. também gostaria de saber consumo deste ai!

heliosilva77
31/01/2013, 16:56
Micharia, e essa tua, melhorou o consumo com o tempo ou ainda tá assim??

também gostaria de saber consumo deste ai!

Micharia
01/02/2013, 09:30
Micharia, e essa tua, melhorou o consumo com o tempo ou ainda tá assim??
Hélio, por enquanto nenhuma mudança... mas está com apenas 27.000 Km rodados... pode ser que melhore a medida que ganhe Km rodados e o motor fique mais "solto", se é que me entende.... mas não acredito em milagres não... e como eu disse em outro post ontem sobre GNV... sou contra o GNV numa viatura destas (mesmo com os desconto de 75% no IPVA oferecido pelo governo do Rio)... questão de gosto, conservação e preço de revenda.... então, melhor eu torcer para os preços da gasolina ficarem estáveis... kkkkkk.....Mas como eu disse anteriormente neste post.... enquanto eu não gastar 30 Mil reais em gasolina, ainda estarei no lucro pelo dinheiro que não investi numa diesel. eheheheheheh Os 30 mil reais são hoje a diferença de preço entre Gasolina V6 e Diesel (Ambas sendo SW4 SRV - top de linha). Comprei este modelo conciente do consumo.... e digo que vale a pena! Só não dá para ser um carro de uso diário (trabalho, estudo, etc). Para mim é carro para viajem, para curtir no final de semana, etc. EU RECOMENDO O MODELO. Qualquer dúvida avise ai.

heliosilva77
01/02/2013, 14:23
Pois é Micharia, é mais ou menos assim, esse seu carro é show de bola, V6 e 4x4. Eu acredito q essas novas 2.7 deve consumir bem menos, algo em torno de 6,5 na cidade e uns 9,0 na estrada. Num futuro penso muito em pegar um carro maior que meu atual grand vitara, provalvelmente um sw4 flex ou um dakar, acho todos dois muito bons carros.
Valeu pelas informações,
Abs.
Hélio.

Hélio, por enquanto nenhuma mudança... mas está com apenas 27.000 Km rodados... pode ser que melhore a medida que ganhe Km rodados e o motor fique mais "solto", se é que me entende.... mas não acredito em milagres não... e como eu disse em outro post ontem sobre GNV... sou contra o GNV numa viatura destas (mesmo com os desconto de 75% no IPVA oferecido pelo governo do Rio)... questão de gosto, conservação e preço de revenda.... então, melhor eu torcer para os preços da gasolina ficarem estáveis... kkkkkk.....Mas como eu disse anteriormente neste post.... enquanto eu não gastar 30 Mil reais em gasolina, ainda estarei no lucro pelo dinheiro que não investi numa diesel. eheheheheheh Os 30 mil reais são hoje a diferença de preço entre Gasolina V6 e Diesel (Ambas sendo SW4 SRV - top de linha). Comprei este modelo conciente do consumo.... e digo que vale a pena! Só não dá para ser um carro de uso diário (trabalho, estudo, etc). Para mim é carro para viajem, para curtir no final de semana, etc. EU RECOMENDO O MODELO. Qualquer dúvida avise ai.

elmestizo
01/02/2013, 16:26
ou esse papo tá mto louco ou mto básico... kkkk

Micharia
01/02/2013, 17:38
Acho que um pouquinho dos 2! kkkkkk
O jeito é você contribuir ai e postar algo mais avançado! heheheheheh

heliosilva77
01/02/2013, 19:50

rapaz, existe uma música q diz assim: Ado ado ado, cada um no seu quadrado... hehehe

geovanih
02/02/2013, 17:31
Micharia

Qual velocidade da essa média na estrada? Achei bom.

Umas duas semanas atrás encontrei uma Land cruiser prado hermana na estrada. Fiquei pasmo com a aceleração nas ultrapassagens, coisa de louco.

Dai fui ver qual era a motorização, é um v6 4.0. Só que diz ter mais potência que a tua.
Sabe o modelo do teu motor?

Abraço
Toyota - Land Cruiser PRADO Especificaciones (http://www.toyota.com.ar/cars/new_cars/landcruiser_prado/specs.aspx)

Micharia
04/02/2013, 09:11
Micharia

Qual velocidade da essa média na estrada? Achei bom.

Umas duas semanas atrás encontrei uma Land cruiser prado hermana na estrada. Fiquei pasmo com a aceleração nas ultrapassagens, coisa de louco.

Dai fui ver qual era a motorização, é um v6 4.0. Só que diz ter mais potência que a tua.
Sabe o modelo do teu motor?

Abraço
Toyota - Land Cruiser PRADO Especificaciones (http://www.toyota.com.ar/cars/new_cars/landcruiser_prado/specs.aspx)

Geovanih, esta média de consumo é em velocidade média entre 110-130 Km/h em viajem Rio/Belo Horizonte ( bastante curvas, subidas, decidas) com 5 passageiros e alguma bagagem. Motor muito bem ajustado ao cambio (5 marchas), então tem rendimento bom nesta faixa de velocidade. Tá melhor que a Zafira do meu amigo de trabalho!
Não sei quantos CVs tem a Land Cruiser... este tem 238CV e sobra potência nas retomadas e ultrapassagens (inclusive em subidas).
PS.: Só uso gasolina aditivada BR-Pretrobras (se fosse seguir a risca o manual teria que colocar somente PREMIUM... a única do Brasil que tem a octanagem recomendada no manual... mas custando R$3,70 o litro, não dá não!). :)

Quanto ao modelo do Motor, depois vejo no Manual e posto aqui.

Micharia
04/02/2013, 21:42
Geovanih, esta média de consumo é em velocidade média entre 110-130 Km/h em viajem Rio/Belo Horizonte ( bastante curvas, subidas, decidas) com 5 passageiros e alguma bagagem. Motor muito bem ajustado ao cambio (5 marchas), então tem rendimento bom nesta faixa de velocidade. Tá melhor que a Zafira do meu amigo de trabalho! Não sei quantos CVs tem a Land Cruiser... este tem 238CV e sobra potência nas retomadas e ultrapassagens (inclusive em subidas).PS.: Só uso gasolina aditivada BR-Pretrobras (se fosse seguir a risca o manual teria que colocar somente PREMIUM... a única do Brasil que tem a octanagem recomendada no manual... mas custando R$3,70 o litro, não dá não!). :)Quanto ao modelo do Motor, depois vejo no Manual e posto aqui. comparei o modelo do motor que está no meu manual com as especificações da Land Cruiser que você passou..... Mesmo Motor: 1GR-FE Acredito que os cavalos a mais sejam fruto de algum ajuste eletrônico ou módulo de potência de fábrica..... 238cv contra 274cv ..... Devem ter feito isso para que as duas ficassem em categorias diferentes de mercado :-) ou algo do tipo. Assim uma não concorre em vendas com a outra! E se justifica a diferença de preço.

geovanih
10/02/2013, 15:02
Se vc quiser mais potência deve ser só remapear a central, mas não deve ser fácil conseguir um lugar que faça isso.

O consumo da minha regula com a tua, na estrada. Mas é 3.4 183 cv

Abraço

mbm4x4
11/02/2013, 22:54
Boa noite pessoal da turma das Toyotas.
Por muito tempo fui proprietário de uma Kia Sportage gasolina ano 2000. Ano passado, infelizmente me separei e na partilha o veiculo fico com minha ex-mulher.
Estou retomando a vida aos poucos e dentro em breve, se tudo der certo, pretendo entrar no mundo 4x4 novamente.
Estou em dúvida entre uma SW4 97 2.7 a gasolina ou uma TR4 ano 2003/2004.
Sei que são carros bem destintos, mas gostaria a opinião de vcs, levando em conta que os dois veículos estivessem parecidos com relação ao estado geral,qual das duas tem uma manutenção mais cara?
A propósito,a sw4 usa corrente ou correia de comando? No caso de correira, qtos km deve ser trocado a mesma.
Em relação a venda, qual das duas tem mais liquidez?
Desculpa essas perguntas neste tópico, mas preferi fazer neste ao invés de abrir um tópico novo e poluir mais o forum.
Agradeço possíveis respostas e agradeço a opinião dos colegas.
abraço

Elton Santos
11/02/2013, 22:57
Parabens Micharia! Faz tempo que não lia um comentario tão ponderado como o seu. Sobre o caso das SW4 a gasolina o conforto e motorização os mimos a mais que a fabrica coloca nas a gasolina é gritante a diferença. Uma SW a gasolina não se comporta como um 'trator', são silenciosas, teto solar, piloto automatico etc. Apenas para complementar sua lista Micharia. Como diz um amigo meu; "se diesel fosse tão bom os carros de formula 1 estavam usando diesel". Entendo que este site tem mais amantes de diesel, mas podemos ser equilibrados, tudo depende o quanto você roda, caso rode menos que 40.000 km/ano pense bem em comprar uma diesel e ver se vale a pena. Tenho uma SW4 V6 autmatica e uso no dia a dia e ainda vale a pena que comprar uma diesel pela diferença de valor agregado.

Micharia
13/02/2013, 13:25
Parabens Micharia! Faz tempo que não lia um comentario tão ponderado como o seu. Sobre o caso das SW4 a gasolina o conforto e motorização os mimos a mais que a fabrica coloca nas a gasolina é gritante a diferença. Uma SW a gasolina não se comporta como um 'trator', são silenciosas, teto solar, piloto automatico etc. Apenas para complementar sua lista Micharia. Como diz um amigo meu; "se diesel fosse tão bom os carros de formula 1 estavam usando diesel". Entendo que este site tem mais amantes de diesel, mas podemos ser equilibrados, tudo depende o quanto você roda, caso rode menos que 40.000 km/ano pense bem em comprar uma diesel e ver se vale a pena. Tenho uma SW4 V6 autmatica e uso no dia a dia e ainda vale a pena que comprar uma diesel pela diferença de valor agregado. Obrigado Elton. Também estou muito satisfeito com minha V6. Basta a pessoa analisar o que melhor lhe atende (Custo X benefício) e ser feliz. O bom das SW4 é que tem modelos para todos os gostos e bolsos (Diesel, Gasolina 4cilindros, Gasolina V6). Todo mundo feliz com suas Toyotinhas! E são todas LINDAS!!!! Novas, antigas, limpas, sujas! Não Interessa... As SW4 são SHOW DE BOLA!!!! Somos pessoas de Sorte! :euforico:

GSilveira
13/02/2013, 20:43
Parabens Micharia! Faz tempo que não lia um comentario tão ponderado como o seu. Sobre o caso das SW4 a gasolina o conforto e motorização os mimos a mais que a fabrica coloca nas a gasolina é gritante a diferença. Uma SW a gasolina não se comporta como um 'trator', são silenciosas, teto solar, piloto automatico etc. Apenas para complementar sua lista Micharia. Como diz um amigo meu; "se diesel fosse tão bom os carros de formula 1 estavam usando diesel". Entendo que este site tem mais amantes de diesel, mas podemos ser equilibrados, tudo depende o quanto você roda, caso rode menos que 40.000 km/ano pense bem em comprar uma diesel e ver se vale a pena. Tenho uma SW4 V6 autmatica e uso no dia a dia e ainda vale a pena que comprar uma diesel pela diferença de valor agregado.

Sem querer polemizar, mas nao tem nada a ver a comparação feita pelo seu amigo de que se diesel fosse bom seria usado na formula-1. Rotações altas como sao exigidas as provas de automobilismo requerem sim motores a gasolina. Motores diesel são projetados para proporcionar mais torque em menores rotações e não velocidades altas e rotações extremamente elevadas como os carros de formula-1.

Mas enfim...o jeito é realmente analisar qual o uso de cada um e ver qual tipo de motor é mais adequado. Na europa até automóveis pequenos como o VW Polo é comercializado com opção de motor a diesel, no Brasil isso não acontece por causa da legislação. Não existe aquele que é melhor ou pior, existe aquele que é melhor para isto e o que é melhor para aquilo.

heliosilva77
18/02/2013, 08:51
E aí, apareceu algum feliz proprietário de uma dessas novas flex motor 2.7??
Algum comentário sobre consumo e etc??

Valeu,

Hélio.

Sem querer polemizar, mas nao tem nada a ver a comparação feita pelo seu amigo de que se diesel fosse bom seria usado na formula-1. Rotações altas como sao exigidas as provas de automobilismo requerem sim motores a gasolina. Motores diesel são projetados para proporcionar mais torque em menores rotações e não velocidades altas e rotações extremamente elevadas como os carros de formula-1.

Mas enfim...o jeito é realmente analisar qual o uso de cada um e ver qual tipo de motor é mais adequado. Na europa até automóveis pequenos como o VW Polo é comercializado com opção de motor a diesel, no Brasil isso não acontece por causa da legislação. Não existe aquele que é melhor ou pior, existe aquele que é melhor para isto e o que é melhor para aquilo.

strutura
31/03/2013, 18:54
Andei namorando d+ uma v6, pena que não deu pra ficar com ela!
mudando um pouco de assunto... alguém já tentou chipar este tipo de veiculo v6, v8 a gasolina? não para aumento de potencia, mas sim para diminuir o consumo?

FelipeHilux
31/03/2013, 22:07
Por muito tempo fui proprietário de uma Kia Sportage gasolina ano 2000. Ano passado, infelizmente me separei e na partilha o veiculo fico com minha ex-mulher.
Estou retomando a vida aos poucos e dentro em breve, se tudo der certo, pretendo entrar no mundo 4x4 novamente.
Sei que são carros bem destintos, mas gostaria a opinião de vcs, levando em conta que os dois veículos estivessem parecidos com relação ao estado geral,qual das duas tem uma manutenção mais cara?
A propósito,a sw4 usa corrente ou correia de comando? No caso de correira, qtos km deve ser trocado a mesma.
Desculpa essas perguntas neste tópico, mas preferi fazer neste ao invés de abrir um tópico novo e poluir mais o forum.
abraço

Boa noite Life's a Beach.

Teoricamente, qto mais novo, melhor o automovel.
TR4 é um bom carro, gostoso de dirigir, bem esperto no transito e tal, mas é MIT, e o preço das peças nao é brincadeira.
Sobre ser correia ou corrente de comando, nao sei responder.
Qq das duas opcoes de automovel, vc estara muito bem servido, mais importante é escolher bem a mulher para que nao fique com seu proximo carro ! ! ! ! !

Glaicon
01/04/2013, 07:09
abraço
Matheus, não sabia da sua separação. Lamento.
Quanto às tuas indagações, já que estás solteiro e sem filhos, eu iria de TR4, pois é um veículo menor, um pouco mais econômico e possui maior comércio.
Além disto, a transmissão é mais moderna, inclusive com bloqueio.
A Toyota 97 é provável que nem consigas fazer seguro, por ser muito antiga.
Finalmente, se comprar a TR4, vá de automática.
Não te arrependerás.:concordo:

heliosilva77
01/04/2013, 08:56
Veih, na boa, carro qto mais novo melhor, menos dor de cabeça, seguro fácil, basta fazer a revisão em dia e tudo ok. Eu iria de TR4, agora vá se preparando, pq a bichinha bebe que num é brinquedo não. 6-7 km/l e olhe olhe. A principal desvantagem dela é o consumo muito alto e o espaço do banco traseiro, o resto é só alegria.

boa compra,

Hélio.

abraço

Humfrey
01/05/2013, 21:42
Strutura,
Ai vão algumas dicas:

Boa Noite
Gostaria de te cumprimentar pois tudo o que li em teu post, eu estava precisando pois ao contrário do que muitos pensam o custo benefício é o que procuramos hoje em dia, fostes muito feliz em tuas colocações e hoje tenho o que preciso poara fechar com uma v6 4.0, grande abraço a todos e mais uma vez OBRIGADOOOOOOOOOOOOO.

Fernandim_BSB
22/05/2013, 17:31
Olá amigos,
tenho uma Toyota 2.7 1997 e estou tendo problemas para encontrar o filtro de combustível dela. Li em outros posts sobre um filtro da Fram (g7629), mas procurei na net e em várias lojas aqui de Brasília e não achei. Todo mundo que conversei me falou que atualmente era impossível achar esse filtro.
A concessionária aqui de Brasília falou que traz via encomenda, mas achei o preço alto.
Aqui o que consegui encontrar foi um filtro de uma marca que eu não conheço "wega" que o vendedor me disse que serve nela, mas fiquei apreensivo por não conhecer essa marca.
Assim, gostaria de saber se algum de vocês conhece alguma marca e/ou o código de algum filtro de gasolina para o motor 3rze?

Obrigado.

r0d
22/05/2013, 22:59
Olá amigos,
tenho uma Toyota 2.7 1997 e estou tendo problemas para encontrar o filtro de combustível dela. Li em outros posts sobre um filtro da Fram (g7629), mas procurei na net e em várias lojas aqui de Brasília e não achei. Todo mundo que conversei me falou que atualmente era impossível achar esse filtro.
A concessionária aqui de Brasília falou que traz via encomenda, mas achei o preço alto.
Aqui o que consegui encontrar foi um filtro de uma marca que eu não conheço "wega" que o vendedor me disse que serve nela, mas fiquei apreensivo por não conhecer essa marca.
Assim, gostaria de saber se algum de vocês conhece alguma marca e/ou o código de algum filtro de gasolina para o motor 3rze?

Obrigado.

Fernadim,

Não precisa se desesperar. Compre logo umas 3 unidades no site rockauto.com e mande entregar na sua casa. O site é americano mas entrega no Brasil, sendo totalmente confiável. Se estive com pressa, peça o frete via fedex que chega em uns 5 dias.

Atualmente o site tem 7 marcas desse filtro. Basta escolher um do seu agrado:

MANN Part # MF1051
PENTIUS Part # PFB45075
FRAM Part # G7629
MAHLE Part # KL543
WIX Part # 33500
BECK/ARNLEY Part # 0430997
ACDELCO Part # GF739

Quando comprei a minha SW4, comprei logo vários filtros de ar, óleo e combustível. Mesmo pagando imposto de importação, ficou em conta.

Ronaldo Petri
23/05/2013, 13:17
Eu também estou precisando trocar o filtro, ainda não fiz uma busca pelas auto peças daqui, pois todos falam que é difícil de achar, fui na concessionária e eles tem o original que custa 120 reais. Dei uma olhada nesse site da rockauto o filtro Fram G7629 está por 9,53 dólares.

roazambuja
23/05/2013, 14:52
Pessoal, fiz a mesma coisa: comprei há uns dois meses filtros de ar e óleo da minha SW4 na Rockauto.
Fernandim, não deixe nenhum "curioso" tentar colocar o filtro que não seja original...Compre pela internet e aguarde um pouco. Você receberá sem problemas.
Abraço a todos, Rodrigo.

luisrief
23/05/2013, 20:17
Boa noite,
Poderiam me dizer se as pecas desse site recomendado sao originais toyota (principalmente as mecanicas) quero fazer uma compra e seria ruim receber pecas paralelas de baixa qualidade. Alguem ai ja teve este problema?
Obrigado.

r0d
23/05/2013, 22:44
Boa noite,
Poderiam me dizer se as pecas desse site recomendado sao originais toyota (principalmente as mecanicas) quero fazer uma compra e seria ruim receber pecas paralelas de baixa qualidade. Alguem ai ja teve este problema?
Obrigado.

Não são originais, mas são de bons fabricantes. Além disso, geralmente existem vários fabricantes para mesma peça. Eu fiz motor da minha todo com peças da rockauto e não tive problemas. Uma coisa interessante que eles fazem é colocar no pedido de compra o país onde foi fabricada a peças.

roazambuja
24/05/2013, 10:51
Um outro cuidado importante que evita que compremos peças de baixa qualidade é observar a indicação "OEM" na descrição do produto. Isso indica que trata-se de peça original.

luisrief
26/05/2013, 07:19
Puxa que bom, essa dica OEM muito boa tambem, assim fico muito mais tranquilo com o carro .
Acabei de pegar a SW4 mais funciona tudo e esta rodando com gasolina e etanol.
Estou planejando uma viagem longa 16.000km com este carro, alguma dica de pecas sobressalentes a levar?

Fernandim_BSB
27/05/2013, 12:04
Fernadim,

Não precisa se desesperar. Compre logo umas 3 unidades no site rockauto.com e mande entregar na sua casa. O site é americano mas entrega no Brasil, sendo totalmente confiável. Se estive com pressa, peça o frete via fedex que chega em uns 5 dias.

Atualmente o site tem 7 marcas desse filtro. Basta escolher um do seu agrado:

MANN Part # MF1051
PENTIUS Part # PFB45075
FRAM Part # G7629
MAHLE Part # KL543
WIX Part # 33500
BECK/ARNLEY Part # 0430997
ACDELCO Part # GF739

Quando comprei a minha SW4, comprei logo vários filtros de ar, óleo e combustível. Mesmo pagando imposto de importação, ficou em conta.

ROD,

acessei o site e encontrei filtros com preços bem mais razoáveis do que os daqui. Acho que vou escolher um MAHLE. Obrigado pelo dados.

r0d
28/05/2013, 10:16
ROD,

acessei o site e encontrei filtros com preços bem mais razoáveis do que os daqui. Acho que vou escolher um MAHLE. Obrigado pelo dados.

Fernandim,

Também sou de Brasília. Se um dia você quiser conversar fiado sobre nossas viaturas, apareça na reunião do jipe clube de taguatinga, no taguapark as quarta-feiras a noite.

Fernandim_BSB
05/06/2013, 22:18
Fernandim,

Também sou de Brasília. Se um dia você quiser conversar fiado sobre nossas viaturas, apareça na reunião do jipe clube de taguatinga, no taguapark as quarta-feiras a noite.

Valeu pelo convite ROD. Quando conseguir um tempo eu dou um pulo lá sim. É sempre bom trocar experiências com outros proprietários e jogar um papo fora.

Fernandim_BSB
05/06/2013, 22:31
Olá Amigos,

como já mencionei anteriormente sou novato neste mundo sw4 e tenho gostado bastante do carro. Gostaria da ajuda e opiniões de vocês para me ajudar com um problema que eu tenho enfrentado sempre que pego chuva com a sw4.
Me refiro a danada da aquaplanagem no asfalto e a quantidade de água que o carro joga no para-brisa para qualquer poça de água.
Não sei muito bem se esse comportamento é padrão para o carro, possuo pneu wrangler rt/s 255/75 r15 e não abuso de maneira alguma da velocidade em pista molhada. Em alguns casos andando a 60km/h tive que diminuir a velocidade, enquanto outros carros e caminhonetes passavam na velocidade normal da via 80km/h. Fiz alinhamento e balanceamento em uma oficina conhecida da minha família a anos, mas não resolveu. Levei em outro lugar e conferiram que estava tudo ok. Os pneus não estão desgastados e nem danificados. Em outra situação que possuía mais água na pista, após chover um bocado, acabei ligando a tração para conseguir andar em torno de 50 a 60km/h, ai sim o carro ficou estabilizado e confiável novamente.
A questão da água no para-brisa também é bem incomoda, pois mesmo em poças pequenas acabo ficando sem visão nenhuma por alguns poucos segundos, mas que podem ser vitais em determinadas situações.
Após essas explicações pergunto a vocês, alguém possui ou possuiu experiências semelhantes e conseguiu minimizar ou resolver o problema?

Valeu.

Ronaldo Petri
05/06/2013, 23:42
Tem pneus que existe o lado certo de ser instalado e se não for instalado do lado correto a água não vai percorrer o sulcos e sim planar e jogar água para todo lado, a primeira coisa é observar se está do lado correto, parece uma coisa besta, mas tem cada profissional por aí, mas não deve ser seu caso, pois o wrangler é dificil de errar o lado. Caso esteja tudo certinho, outra coisa que pode provocar água no para brisa são as alterações de altura da viatura e medidas dos pneus, sem colocar outros acessórios para conter o esguicho da água quando passa na poça, como por exemplo, alargador de paralamas no caso de um pneu que ultrapasse o paralamas originais.

Eu sou novo no mundo da hilux ainda, até agora não passei por grandes poças dágua, só por pocinhas, e não observei o efeito que voce falou e meu pneus estão passando um pouquinho dos paralamas pois são 235 75 15, sendo que o original é 225 75 15 e mesmo passando um pouco não acontece. De qualquer forma vou ficar atento, se observar alguma coisa eu posto.

Abraço

Fernandim_BSB
06/06/2013, 14:29
Tem pneus que existe o lado certo de ser instalado e se não for instalado do lado correto a água não vai percorrer o sulcos e sim planar e jogar água para todo lado, a primeira coisa é observar se está do lado correto, parece uma coisa besta, mas tem cada profissional por aí, mas não deve ser seu caso, pois o wrangler é dificil de errar o lado. Caso esteja tudo certinho, outra coisa que pode provocar água no para brisa são as alterações de altura da viatura e medidas dos pneus, sem colocar outros acessórios para conter o esguicho da água quando passa na poça, como por exemplo, alargador de paralamas no caso de um pneu que ultrapasse o paralamas originais.

Eu sou novo no mundo da hilux ainda, até agora não passei por grandes poças dágua, só por pocinhas, e não observei o efeito que voce falou e meu pneus estão passando um pouquinho dos paralamas pois são 235 75 15, sendo que o original é 225 75 15 e mesmo passando um pouco não acontece. De qualquer forma vou ficar atento, se observar alguma coisa eu posto.

Abraço

Olá RONALDO PETRI,

vou conferir esta questão dos pneus estarem montados de maneira correta. Valeu pelas informações.

Abraço.

Fernando.

Samir Matheus
06/06/2013, 15:02
Aproveitando o tópico, quero uma SW4, (tenho um corolla 2000 atualmente) porém, desencanei da diesel, pois com a diferença posso ficar com a minha teneré 250:euforico:, li o tópico inteiro, ´´
Procurando a primeira HiluxSW (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/68142-procurando-primeira-hiluxsw.html)´´, e ainda tenho algumas dúvidas: o consumo dela (2.7 1997) chega realmente à 8km/l na cidade e 10 na estrada?(tenho o pé bem leve) se for assim, tá bom demais, e, se tiver que dar uma geral na suspensão da mesma, (geral mesmo, troca de amortecedores, buchas, terminais...) quanto será que vai ser a paulada nos rins?
Aguardando os doutores toyoteiros para uma luz.

Samir

lcdalzoc
06/06/2013, 16:18
Olá Amigos,

como já mencionei anteriormente sou novato neste mundo sw4 e tenho gostado bastante do carro. Gostaria da ajuda e opiniões de vocês para me ajudar com um problema que eu tenho enfrentado sempre que pego chuva com a sw4.
Me refiro a danada da aquaplanagem no asfalto e a quantidade de água que o carro joga no para-brisa para qualquer poça de água.
Não sei muito bem se esse comportamento é padrão para o carro, possuo pneu wrangler rt/s 255/75 r15 e não abuso de maneira alguma da velocidade em pista molhada. Em alguns casos andando a 60km/h tive que diminuir a velocidade, enquanto outros carros e caminhonetes passavam na velocidade normal da via 80km/h. Fiz alinhamento e balanceamento em uma oficina conhecida da minha família a anos, mas não resolveu. Levei em outro lugar e conferiram que estava tudo ok. Os pneus não estão desgastados e nem danificados. Em outra situação que possuía mais água na pista, após chover um bocado, acabei ligando a tração para conseguir andar em torno de 50 a 60km/h, ai sim o carro ficou estabilizado e confiável novamente.
A questão da água no para-brisa também é bem incomoda, pois mesmo em poças pequenas acabo ficando sem visão nenhuma por alguns poucos segundos, mas que podem ser vitais em determinadas situações.
Após essas explicações pergunto a vocês, alguém possui ou possuiu experiências semelhantes e conseguiu minimizar ou resolver o problema?

Valeu.

Olá.
Já tive esse pneu Wrangler RT/s numa Blazer, e sinceramente nunca vi pneu pior que esse. Impossível andar na chuva. Não tem grip nenhum, e grita feito louco nas curvas. Qualquer porcaria recapada é melhor que esse pneu.

Ronaldo Petri
06/06/2013, 18:24
Aproveitando o tópico, quero uma SW4, (tenho um corolla 2000 atualmente) porém, desencanei da diesel, pois com a diferença posso ficar com a minha teneré 250:euforico:, li o tópico inteiro, ´´
Procurando a primeira HiluxSW (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/68142-procurando-primeira-hiluxsw.html)´´, e ainda tenho algumas dúvidas: o consumo dela (2.7 1997) chega realmente à 8km/l na cidade e 10 na estrada?(tenho o pé bem leve) se for assim, tá bom demais, e, se tiver que dar uma geral na suspensão da mesma, (geral mesmo, troca de amortecedores, buchas, terminais...) quanto será que vai ser a paulada nos rins?

Samir

A minha está fazendo 6.5 na cidade, na estrada ainda não testei. Mas tem coisinhas para fazer, como trocar velas, filtros de combustível, passar o scanner para dar uma reguladinha, pois troquei a bateria e desprogramou, mas acredito que estando tudo certinho dá para chegar a 8 sim dependendo do pé é claro.
As peças originais não são baratas, se você precisar dar um geral pode preparar o bolso, mas depende o que cada pessoa considera caro. Troquei os cabos de vela da minha, comprei na concessionária e paguei 400 reais no jogo, mas os velhos ainda eram os originais de fábrica e o carro está com 223 mil rodadas e é 1997, sendo assim 400 reais sai barato, considerando o tempo que dá para usar. A marca dos cabos de vela que comprei nao se encontra no mercado, é da marca japonesa sumitomo.

Glaicon
07/06/2013, 06:34

Samir
Samir, qualquer carro importado pagará caro nas peças.
Mas tem solução.
Meu amigo tem uma SW4 97 à gasolina, 6 cilindros.
Preço da homocinética na concessionária: R$ 1.200.
Preço no Paraguai: R$ 700,00.
Preço nos EUA: R$ 95,00 (US$ 44,00), mais frete de uns R$ 100,00.
Comprou nos Estados Unidos e está aguardando chegar, para saber se haverá taxação.
Por isso, se forem peças que você possa encomendar com calma, a solução é importar.:concordo:

Samir Matheus
07/06/2013, 08:54
Obrigado pelas informações, já estou revirando o site da rockauto, e, pelo visto muita coisa boa e barata por lá.
agora vamos à procura da sw...

Fernandim_BSB
07/06/2013, 17:07

Samir

Olá SAMIR,

eu tenho a mesma situação que você. Possuo uma tornado 250 e uma sw4 1997 2.7. O consumo da minha na cidade é exatamente igual ao que você mencionou. Na estrada nunca medi, mas acredito que fique por ai mesmo. Estou sempre alternando entre o carro e a moto e rachando o consumo da sw4 com o da moto (23km/L) fico numa média de 15,5km/L, o que é bem razoável.

Samir Matheus
07/06/2013, 18:55
Ainda bem que minha tenere é mais econõmica (média geral de 32 km/l), meu corolla faz em torno de 9 na cidade (a/t, com ar ligado), então se fizer uns 7 tá mais que bom. como eu moro no trabalho (é só descer escadas e tô no trampo), uso o carro somente para passeio, e a patroa para ir à faculdade 1 vez por semana (média de 50km ida e volta), e, se eu quero economia temos 1 courier 2011 e 1 montana 2010 (essa faz média de 12,5 com ar ligado), dá para encarar no consumo.

O maior grilo nisso tudo é a patroa, que adora o corolla (maldita hora que eu comprei um a/t para ela...), e outras despesas (mecânicas) mas estamos na luta para comprar a sw

Obrigado amigos.

Elton Santos
15/06/2013, 19:26
Olá amigo Fernandim!
O que você está relatando que está acontecendo com a toy SW4 é muito estranho. Tenho uma japa sw4 com pneus AT/R aro 15 original e não acontece nada na chuva no asfalto, nem mesmo preciso ligar o 4x4 anndado em torno de 100km/h. Você ja verificou o estado dos peneus, buchas da suspensão e amortecedores? Sobre a agua no parabrisa verifique se sua toy não está com distanciador de roda. (uma pç que instalam para deixar o pneu mais para fora). Mas não mecanico, tem varios mecanicos aqui no forum que podem de ajudar.

Fernandim_BSB
15/06/2013, 19:42
Olá amigo Fernandim!
O que você está relatando que está acontecendo com a toy SW4 é muito estranho. Tenho uma japa sw4 com pneus AT/R aro 15 original e não acontece nada na chuva no asfalto, nem mesmo preciso ligar o 4x4 anndado em torno de 100km/h. Você ja verificou o estado dos peneus, buchas da suspensão e amortecedores? Sobre a agua no parabrisa verifique se sua toy não está com distanciador de roda. (uma pç que instalam para deixar o pneu mais para fora). Mas não mecanico, tem varios mecanicos aqui no forum que podem de ajudar.

Olá Elton, o estado dos penus estão bons. Não são novos, mas estão bons. As buchas eu olhei recentemente e estavam todas boas. Quanto aos amortecedores não sei precisar a qualidade do funcionamento deles. Andando em terreno seco ou mesmo em estrada de terra o carro se comporta muito bem, sempre com estabilidade e bem firme.
Vou dar uma olhada nessa questão do distanciador de roda que você falou, realmente não conheço essa peça ou acessório.
O Pneu que vc tem na sua viatura é o wrangler?

Valeu pela ajuda.

luisrief
16/06/2013, 06:42
TRANCO NO CAMBIO AUTOMATICO.
Bom dia srs,
estou aqui para pedir ajuda e dividir um causo!!
comprei minha sw4 a 2 meses. 3.4 v6 automatica, fui ate ribeirao preto buscar e na volta 350km ja serviram pra testar. Aparentemente tudo zerado, nenhum vazamento enfim carro bem conservado.
A unica coisa que nao funiona e o marcador de combustivel.Esta semana comecei a sentir um tranco no cambio quando reduzo a velocidade e logo em seguida volto a acelerar(ex. lombada). bom liguei em 2 casas de cambio que me disseram que teria que abrir para ver.Fiquei desesperado.
Antes de qualquer coisa fui a uma bosch service da minha confiaca e pedi um teste geral.Resultado:
O carro nao tem nada, tinha alguns erros na injecao que ja foram corigidos(o carro e alccol e gasolina), e esse tranco no cambio e devido ao cabo do acelerador estar quase quebrando. e tambem tem q trocar a boia do tanque.
Resumindo: quase abri o cambio por causa de um cabo do acelerador!!!!
Alguem ai sabe me dizer o nome de cabo do acelerador e de boia de combustivel em ingles??? nao consegui achar na rockauto e na concessionaria custa 280 o cabo e 798 a boia.
Obrigado

Elton Santos
16/06/2013, 09:09
Os pneus que estou usando na viatura são 255/75/15 AT/R Fate.
Pneu Fate 31x10.5 R15 AT/R 225/75 R15 AT/R D20/F1000 (http://www.centroautomotivojf.com/pneu-fate-31x10-5-r15-at-r-225-75-r15-at-r.html)#
essa da imagem. (mas eu não comprei no Brasil, foi no Uruguai).

r0d
16/06/2013, 23:04
TRANCO NO CAMBIO AUTOMATICO.
Bom dia srs,
estou aqui para pedir ajuda e dividir um causo!!
comprei minha sw4 a 2 meses. 3.4 v6 automatica, fui ate ribeirao preto buscar e na volta 350km ja serviram pra testar. Aparentemente tudo zerado, nenhum vazamento enfim carro bem conservado.
A unica coisa que nao funiona e o marcador de combustivel.Esta semana comecei a sentir um tranco no cambio quando reduzo a velocidade e logo em seguida volto a acelerar(ex. lombada). bom liguei em 2 casas de cambio que me disseram que teria que abrir para ver.Fiquei desesperado.
Antes de qualquer coisa fui a uma bosch service da minha confiaca e pedi um teste geral.Resultado:
O carro nao tem nada, tinha alguns erros na injecao que ja foram corigidos(o carro e alccol e gasolina), e esse tranco no cambio e devido ao cabo do acelerador estar quase quebrando. e tambem tem q trocar a boia do tanque.
Resumindo: quase abri o cambio por causa de um cabo do acelerador!!!!
Alguem ai sabe me dizer o nome de cabo do acelerador e de boia de combustivel em ingles??? nao consegui achar na rockauto e na concessionaria custa 280 o cabo e 798 a boia.
Obrigado

Cabo do acelerador: Accelerator Cable - $38.79 (rockauto)
Boia do combustível: Fuel Sender ou Fuel Sending Unit - US $148.75 (ebay)

luisrief
17/06/2013, 07:08
Grande Rodrigo, muito obrigado pela forca. voce acaba de me ajudar em uma grande economia.
Valeu mesmo.

HERICK
17/06/2013, 08:19
Luis explica melhor Sw4 3.4 v6 Flex? Qual o ano da VTR?

luisrief
17/06/2013, 08:41
ano 97/97 azul. Nao sei te explicar em detalhes, pois comprei o carro assim inclusive a agencia me indicou a colocar mais alccol q gasolina. Comprei em ribeirao preto e moro em sp zona sul. deu 366km de viagem no dia que comprei e voltou numa boa e fez 7 na estrada com 70%alccol e 30% gasolina. nao falha.
Fiquei meu preocupado com isso, ainda mais que encontrei a nota desse servico de conversao que foi feito em 2009 e custou R$ 300,00 (ou seja trocou a bomba e provavelmente abriu os bicos).
fui essa semana na bosch service e como relatei acima o carro nao tem nada a fazer impecavel inclusive ao pasar no scaner.
Decidi deixar assim mesmo e continuar colocando: 20 litros de gasolina e completa com alccol.

luisrief
17/06/2013, 09:19
Rodrigo so pra constar que descobri agora que em alguns casos nao compensa comprar fora:
Fui agora comprar o cabo do acelerador na rockauto U$ 38.79 + a borracha do pedal do freio U$ 2,58 total U$ 41,37 certo?? ai calculei o frete U$ 115,00 o mais barato - total geral U$ 156,37 multiplicado pelos 2,14 do dollar hoje = R$ 334,00 e demora pra chegar certo??
Decidi sair de casa e andar 1 km ate a toyota da nacoes unidas e retirar na hora por R$ 280,00 e ainda chorar um descontinho a vista.

Elton Santos
02/07/2013, 21:04
Estou procurando o silencioso para minha japa a gasolina. :bye: Alquém sabe onde encotrar alem do Rockauto? Pois, fui ver com uma empresa especializada em silenciosos e eles me informaram que se colocar o silencioso da sw4 a diesel ela vai ficar barulhenta, pois o silencioso por dentro são diferentes.

TOYOTA HILUX SW4 4X4 3.0 V6 24 v 1995 BRANQUELA

Tio Eddie
21/09/2013, 17:56
Galera

Depois de ler muito sobre SW4 apareceu uma oportunidade de negócio que me trará uma SW4 95 2.4 22RE.
Ela está calçadas com pneus 32".

Já entendi que tem tudo no mercado americano (4Runner) e que os gringos judiam dela, e que o chassis é diferente das mais novas.

Ainda não vi o carro pessoalmente, logo não estranhem as perguntas.

Suspa dianteira e traseira molas helicoidais?
Motor injetado ou carburado (em geral)?
Existem molas para versões a gás (não é o caso, mas ando pensando em alternativas de lift para os kits importados)
Até que pneu empurra sem se arrastar e beber mais que o dono?
as 95 aceitam bagageiro (tem os trilhos como as mais novas)

Além do citado nas listas de o que observar na compra das SW4 algo em particular para este modelo?

Andando 100-110 na estrada ( o que é minha tocada) resolve.

mais uma vez agradeço a atenção e paciência pois sei que várias das perguntas são repetidas.

´[]s

rfdex
21/09/2013, 18:41
Estou procurando o silencioso para minha japa a gasolina. :bye: Alquém sabe onde encotrar alem do Rockauto? Pois, fui ver com uma empresa especializada em silenciosos e eles me informaram que se colocar o silencioso da sw4 a diesel ela vai ficar barulhenta, pois o silencioso por dentro são diferentes.

TOYOTA HILUX SW4 4X4 3.0 V6 24 v 1995 BRANQUELA

Melhor procurar outra loja de escapamento! Pode usar algum nacional oras. Saudações

luisrief
22/09/2013, 06:21
Bom dia Tio Eddie,
Nao sou especialista, mais as coisas que souber responder ja vou adiantando....
Bom como ja deve ter percebido quem tem esse carro acaba tendo que comprar muita coisa fora do brasil ou nas concessionarias, que pelo menos em sp sao muito boas, paga a peca hoje e chega amanha.
A diferenca da sua que e da segunda geracao, para a minha que e da terceira a partir de 97 sao os eixos rigidos que tem na sua e sao muito mais parrudos.
Molas para GNV...esquece, tera de mandar fazer ou importar.....existe um topico muito bom aonde os colegas mandaram fazer molas e estao testando, mais altas e originais. por menos de R$ 300 o par traseiro.
Um kit de suspencao top de linha seria da marca OME nos eua custa U$ 900,00 4 molas com 4 amortecedores + pecas para instalar..........no brasil tem o mesmo kit na SOB e custa R$ 4.400
Pneus, a minha esta com os 265/75/16AT e nao sinto ela amarrada mais a minha e v6 3.4.
Quanto ao GNV cada um tem uma opniao: a minha estava alccol e gasola, mandei voltar para original, pois carros a gasolina originais na minha opniao quase nao dao manutencao.
Penso que tenho que ter uma carro que possa manter.....se o combustivel pesar eu troco por um mais simples.....
Com o gnv nao sei, mais na gasola viaja a 120 tranquilo.
Parabens pela aquisicao, espero ter ajudado.
Ate mais.

Tio Eddie
22/09/2013, 08:04
Luis,

Grato pela atenção.
A SW ainda não está comigo, está em negociação e é gasolina mesmo, nunca rodou no GNV.
Perguntei sobre molas GNV como opção para um lift.
Provavelmente assim que consiga ver o carro pessoalmente sane parte das minhas dúvidas.

[]s

pietrfist
22/09/2013, 10:16
Tio Eddie, vou te passar as minhas impressões/pesquisas sobre a SW4 22re. Só pra constar, comprei uma há um mês, depois de muita pesquisa.

O consumo que pesquisei é por volta de 7 na cidade e 10 na estrada. A minha tá fazendo 9,2 na estrada, a média da cidade ainda não fiz (não terminou o tanque), isso com pneu 265/70r15 que já estava nela.
Eles judiam msm, vi um vídeo, que não acho mais o link, de um 22RE funcionando o bloco todo rachado, espirrando óleo pra tudo que é lado, me pareceu bem robusto. Pode esperar um motor mais "contemplação" do que "emoção", na estrada viajei entre os 100/110, mas nas subidas fortes ele deu uma penada (já esperava isso), até pq o carro estava carregado.

Sobre as molas, dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/97005-molas-traseiras-sw4-27.html . Nele discutem a fabricação de molas para as SW4, sendo que nessa página 27, se não me engano, tem as medidas finas pra molas das 2ª geração (digo final, pois houve uma correção no tamanho). Sugiro que leia o tópico todo, é longo, mas vera que foram feitas algumas molas, depois o tamanho foi alterado, e por ai vai. Na página 17 tem uma foto de uma SW4 (que era do Dr. Guilherme) com as molas novas, molas estas que ele sugeriu um tamanho distinto das que ele fez. Da suspensão também não manjo, só sei que a minha levei no mecânico e ele disse que os amortecedores e buchas eram novos, para eu relaxar. Ainda assim estou preocupado com pivos (pois os colegas aqui falam muito deles), então penso em trocá-los, em breve. Fiz uma cotação na América e Ferraço e gastaria por volta de R$ 1.000,00 nos quatro pivos.
A minha está com a traseira baixa e mandei fazer essas molas na SRC. Assim que ficarem prontas e fizer a troca, posto fotos do antes e depois.

Não sei qual a medida máxima de pneu q calçaria. Salve engano as 4Runner V6 vinham com pneu 31 de fábrica, já as 22re com 225/75r15. Comprei recentemente 4 General Grabber AT2 31, mas estou esperando a troca das molas pra fazer a substituição. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/126915-pneus-para-hilux.html)

Vi que esse modelo tem que ficar atento com a corrente (não é correia dentada, é corrente), e a troca, pra eles, é por volta dos 150k km (salve engano), não sei o nome exato em português, mas em inglês é "timming chain", trocando também a guia (que de fábrica é de plástico, por uma de metal) e o tensionador, acho. Lá fora vendem os kits, é só procurar um OEM (Toyota 2 4 22R 22RE Timing Chain Kit Metal Guide Rail | eBay (http://www.ebay.com/itm/Toyota-2-4-22R-22RE-Timing-Chain-Kit-Metal-Guide-Rail-/220698650979?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3362aa2963&vxp=mtr) --> esse não é OEM, é só um exemplo).

Acho que é isso. Eu to procurando algum lugar para mandar higienizar a minha aqui em SP, mas queria achar um lugar com recomendação do serviço. Queria dar aquela geral, lavar interior todo, bancos, tapeçaria (até desmontando), enfim. Se alguém tiver alguma dica, agradeço.

r0d
22/09/2013, 20:01
Galera

Depois de ler muito sobre SW4 apareceu uma oportunidade de negócio que me trará uma SW4 95 2.4 22RE.
Ela está calçadas com pneus 32".

Já entendi que tem tudo no mercado americano (4Runner) e que os gringos judiam dela, e que o chassis é diferente das mais novas.

Ainda não vi o carro pessoalmente, logo não estranhem as perguntas.

Suspa dianteira e traseira molas helicoidais?
Motor injetado ou carburado (em geral)?
Existem molas para versões a gás (não é o caso, mas ando pensando em alternativas de lift para os kits importados)
Até que pneu empurra sem se arrastar e beber mais que o dono?
as 95 aceitam bagageiro (tem os trilhos como as mais novas)

Além do citado nas listas de o que observar na compra das SW4 algo em particular para este modelo?

Andando 100-110 na estrada ( o que é minha tocada) resolve.

mais uma vez agradeço a atenção e paciência pois sei que várias das perguntas são repetidas.

´[]s

Tenho uma dessas e estou com ela faz 1 ano. Uso ela para trilhas e viagens.

Comprei ela com motor fundido e gostei 10 mil para fazer ele, trazendo todas peças de fora (virabrequim, bielas, anéis, juntas, bombas, etc).

Gosto muito dela, acho um excelente viatura, faço trilhas sem dificuldades. O único upgrade até agora foi um jogo de 31 mud. Ela já era lenta e ficou mais ainda depois da troca. Subida só contemplação.

Sobre suas perguntas:
-Susp dianteira: Bandejas com barra de torção (não tem mola).
-Susp traseira: Eixo rígido com molas helicoidais.
-Motor injetado multiponto, com sistema bem simples e poucos componentes.
-Molas mais altas somente mandando fazer ou trazendo de fora.
-Acho que pneus acima de 31 vão deixa ela muito lenta.
-Acho que todas sw4 gasolina dessa época possuem bagageiro (a minha tem original).
-Meu consumo é 5 km/l na trilha, 7,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.

Minha recomendação para vistoria do carro é observar:
-Se há vazamentos no motor e diferenciais;
-O ponteiro da pressão do óleo. Ele deve ficar bem no meio em situações normais (2 mil rotações para cima). Se o ponteiro ficar abaixo da metade em plena operação, desconfie.
-A marcha lenta. Deve sem lisa, constante e sem engasgos. Esse carro usa diversas linhas de vácuo para controla a marcha lenta. Se uma estiver zuada ou trocada, a marcha lenta fica estranha.
-Funcionamento do vidro elétrico da tampa traseira.
-Acionamento do 4x4. Ele usa vácuo para unir os dois semi-eixos dianteiros. Se as mangueiras do vacuo estiverem zuadas, não engata.

O resto é a vistoria padrão para comprar qualquer carro: parte elétrica, ar condicionado, vidro elétricos, acabamentos, etc.

pietrfist
23/09/2013, 20:26
Rodrigo, uma dúvida.

A minha, quando ligo pela manhã ela, em ponto morto (seria a sua "marcha lenta"), fica por volta de 1400 rotações, depois de rodar algum tempo (pouco) estabiliza em 1000 (e segue assim durante o dia, mesmo depois de desligar, esfriar e voltar a ligar). Ainda não conversei com o mecânico, mas já que falou da marcha lenta, lembrei disso. Tem ideia do q pode ser? Será que tem alguma dessas linhas de vácuo?

Fiz a média do meu consumo em São Paulo/SP, deu 6,9 km/l.

Abç

Marcos_sc
23/09/2013, 21:01
Não tenho do que reclamar da minha v6 1997. 3anos e meio de uso e só alegrias! Toda manutenção trazida dos eua, em viagens com a família. Recomendo! Na última viagem, de mais de 7 mil km com toda a família trapo dentro e sw carregada, média geral de 8,23km/l. Feliz e satisfeito...

FelipeHilux
23/09/2013, 21:09
Rodrigo, uma dúvida.

A minha, quando ligo pela manhã ela, em ponto morto (seria a sua "marcha lenta"), fica por volta de 1400 rotações, depois de rodar algum tempo (pouco) estabiliza em 1000 (e segue assim durante o dia, mesmo depois de desligar, esfriar e voltar a ligar). Ainda não conversei com o mecânico, mas já que falou da marcha lenta, lembrei disso. Tem ideia do q pode ser? Será que tem alguma dessas linhas de vácuo?

Abç Boa noite, Pietrfist, qdo fria, marcha lenta beira 1000 rpm, com motor em temperatura de trabalho, entre 700 e 750 rpm, encontre o problema que a sua media vai ficar melhor ....

pietrfist
23/09/2013, 21:19
Obrigado, Felipe, deve ter alguma alteração mesmo, vou procurar saber. Não tinha achado o consumo tão fora, mas me causou estranheza a rotação ficar nos 1,4k e descer pra 1k. De qualquer forma, vou ver com o meca.

Abç

r0d
24/09/2013, 19:42
Rodrigo, uma dúvida.

Abç

A minha quando está com motor frio, fica em 1000 rpm, depois que esquenta cai para uns 700. Quando liga o AC vai para uns 1000.

Confira a ligação das mangueiras de vácuo. Pode haver alguma ligada errada ou furada. O diagrama fica num adesivo dentro do capu. Uma vez minha marcha lenta estava irregular porque um dos caninhos que passam entre o coletor e o cabeçote estava entupido. Resolvi desativar esses caninhos e coloquei mangueiras novas ligando tudo sem passar por eles. Resolveu o problema.

Se isso não resolver, dá para ajustar a marcha lenta no parafuso do corpo da borboleta. Dá para regular também a marcha lenta do AC, em um "parafusão" que fica do lado da tampa de válvulas.

Outra coisa que descobri apanhando foi que se a marcha lenta fica oscilando loucamente entre 1000 e 1500 quando você estiver parado pisado no freio, é porque a injeção eletrônica "entende" que a rotação não precisa estar alta nessa situação e "corta". Isso acontece porque a marcha lenta está muito alta. Basta regular que resolve.

Acho que seu consumo para o transito de SP tá otimo.

sgrul1
27/09/2013, 00:29
Ola rapaziada, acabei de adquirir uma sw4 93 gasolina v6 3.0 aut. Adorei o carro, mas ela esta apresentando o seguinte problema: ela cai da 4ª p 3ª do nada e fica por horas assim na estrada. seria problema do oleo do cambio? Conversor de torque? Alguem saberia me dizer? Outra coisa, alguém teria o manual digitalizado para me conseguir, ou tem o link onde posso encontrar? Grato

luisrief
27/09/2013, 06:54
Bom dia,
Seu cambio e automatico e tem opcao para desligar a quarta marcha. Fica nesse botao lateral da alavanca de cambio, quando ele esta apertado o over drive esta ligado.( com a quarta marcha).
Se ele estiver desapertado, acendera uma luz vermelha no painel O/D off ai sim estara usando somente 3 marchas.
Se estiver trocando sem voce apertar nada, pode ser algum problema relacionado a este botao.
Boa sorte!!

pietrfist
27/09/2013, 09:26
A minha quando está com motor frio, fica em 1000 rpm, depois que esquenta cai para uns 700. Quando liga o AC vai para uns 1000.

Confira a ligação das mangueiras de vácuo. Pode haver alguma ligada errada ou furada. O diagrama fica num adesivo dentro do capu. Uma vez minha marcha lenta estava irregular porque um dos caninhos que passam entre o coletor e o cabeçote estava entupido. Resolvi desativar esses caninhos e coloquei mangueiras novas ligando tudo sem passar por eles. Resolveu o problema.

Se isso não resolver, dá para ajustar a marcha lenta no parafuso do corpo da borboleta. Dá para regular também a marcha lenta do AC, em um "parafusão" que fica do lado da tampa de válvulas.

Outra coisa que descobri apanhando foi que se a marcha lenta fica oscilando loucamente entre 1000 e 1500 quando você estiver parado pisado no freio, é porque a injeção eletrônica "entende" que a rotação não precisa estar alta nessa situação e "corta". Isso acontece porque a marcha lenta está muito alta. Basta regular que resolve.

Acho que seu consumo para o transito de SP tá otimo.

r0d, valeu pela dica, vou checar as mangueiras aqui, quem sabe até troco. Um bom projeto pro final de semana.

Abç

sgrul1
27/09/2013, 21:50
Bom dia,
Seu cambio e automatico e tem opcao para desligar a quarta marcha. Fica nesse botao lateral da alavanca de cambio, quando ele esta apertado o over drive esta ligado.( com a quarta marcha).
Se ele estiver desapertado, acendera uma luz vermelha no painel O/D off ai sim estara usando somente 3 marchas.
Se estiver trocando sem voce apertar nada, pode ser algum problema relacionado a este botao.
Boa sorte!!
Ok Luis, vou verificar se é o Overdrive, pois isso acontece sem apertar nada. Outra coisa alguém sabe p que é aquele botão verde ECT Power? Não notei diferença nenhuma.

Elton Santos
29/09/2013, 19:56
Olá Sgrul1! Esse botão quer diz Controle Eletrônico da transmissão. Na prática é o seguinte;unado O ECT é um modo mais espotivo para dirigir, quando vc acelera normalmente as marchas são trocadas em torno de 3000 RPMs quando o ECT está acionado vai acender uma luz no painel avisando e as marchas serão trocada com giros bem mais alto. Aí nossas viaturas viram umas beberronas inveterdas.

sgrul1
29/09/2013, 21:42
Olá Sgrul1! Esse botão quer diz Controle Eletrônico da transmissão. Na prática é o seguinte;unado O ECT é um modo mais espotivo para dirigir, quando vc acelera normalmente as marchas são trocadas em torno de 3000 RPMs quando o ECT está acionado vai acender uma luz no painel avisando e as marchas serão trocada com giros bem mais alto. Aí nossas viaturas viram umas beberronas inveterdas.
Opa valeu Elton. Será que isso tem a ver com meu problema? A quarta hora entra hora cai...

Elton Santos
03/10/2013, 19:21
Opa valeu Elton. Será que isso tem a ver com meu problema? A quarta hora entra hora cai...

Tchê! O négocio é o seguinte, você tá andando no asfalto, o overdrive (4ª marcha) só irá entrar quando a viatura estiver a 78 km/h mas se você está a mais dessa velocidade e mete o pé no bucho, ela automaticamente volta para a 3ª marcha até a binha subir o giro. (isso tudo está no manual dá uma lida). Abrç

luisrief
03/10/2013, 19:57
Meu amigo faz o seguinte: me passa seu email que amanha eu pego as paginas do manual que falam desses botoes escanaio e te passo.
rief@imoveismetro.com
Ate mais.

sgrul1
04/10/2013, 16:09
Tchê! O négocio é o seguinte, você tá andando no asfalto, o overdrive (4ª marcha) só irá entrar quando a viatura estiver a 78 km/h mas se você está a mais dessa velocidade e mete o pé no bucho, ela automaticamente volta para a 3ª marcha até a binha subir o giro. (isso tudo está no manual dá uma lida). Abrç
Pois é Elton, eu antes dela tinha uma prado aut tb, e era só aliviar o pe que ela voltava p 4ª. O que me refiro é que ela troca aleatoriamente. Ela passa horas em 3ª...minha viagem foi de Blumenau a Pelotas, então não era só um trechinho que caía. Qto ao manual eu não tenho ele, até pedi p alguém que tenha puder me mandar ele digitalizado. valeu

sgrul1
04/10/2013, 16:13
Meu amigo faz o seguinte: me passa seu email que amanha eu pego as paginas do manual que falam desses botoes escanaio e te passo.
rief@imoveismetro.com
Ate mais.
Opa Luis, te mandei e-mail. Abrc

Ronaldo Petri
05/10/2013, 07:51
Pessoal, qual marca de pastilhas de freios vocês costumam usar na hilux 2.7 16v gasolina? A original custa entre 350 e 400 reais o jogo, muita grana, vale a pena comprar original? Encontrei uma da marca SIL por 54 reais e da Nakata por 70 reais.

Outra coisa, as pastilhas de freios são as mesma dos modelos diesel e das V6 do mesmo ano? E quanto as dos anos anteriores (de 96 para baixo) será que é a mesma?

Ronaldo Petri
16/10/2013, 20:25
Descobri que o sistema dos freios é o mesmo da diesel. Paguei 80 reais nas pastilhas e 76 em cada disco, que alívio.

Fernandim_BSB
31/10/2013, 20:32
Olá amigos,

estou com um problema com a minha viatura e gostaria de saber se alguém aqui do fórum sabe me dar alguma dica, vamos ao problema.
Deixei o meu carro para instalar os faróis de milha em uma loja de acessórios na qual eu já fiz outros serviços. No dia seguinte fui buscar o carro, paguei a instalação, me despedi do instalador e entrei no carro para ir embora. Dei na chave e nada do carro pegar. Tentei de novo e nada. O motor de partida gira, a bateria é nova e de 1ª linha e o carro sempre foi bom para ligar. Testamos as centelhas nos cabos de vela e descobrimos que não tinha nenhuma centelha. Chamamos um eletricista de carros que trabalha na loja da frente e testamos todos os fusíveis possíveis e imagináveis, estavam todos funcionando. Mas nada do carro ligar ou dar centelha.
Alguém tem alguma sugestão do que seja ou já passou por algo parecido?

Grato.
SW4 1997. 2.7 16v gas.

Ronaldo Petri
31/10/2013, 20:52
Meu amigo, será que não é bobina?

HERICK
01/11/2013, 05:40
Olá amigos,

estou com um problema com a minha viatura e gostaria de saber se alguém aqui do fórum sabe me dar alguma dica, vamos ao problema.
Deixei o meu carro para instalar os faróis de milha em uma loja de acessórios na qual eu já fiz outros serviços. No dia seguinte fui buscar o carro, paguei a instalação, me despedi do instalador e entrei no carro para ir embora. Dei na chave e nada do carro pegar. Tentei de novo e nada. O motor de partida gira, a bateria é nova e de 1ª linha e o carro sempre foi bom para ligar. Testamos as centelhas nos cabos de vela e descobrimos que não tinha nenhuma centelha. Chamamos um eletricista de carros que trabalha na loja da frente e testamos todos os fusíveis possíveis e imagináveis, estavam todos funcionando. Mas nada do carro ligar ou dar centelha.
Alguém tem alguma sugestão do que seja ou já passou por algo parecido?

Grato.
SW4 1997. 2.7 16v gas.

Experimentou tirar a ligação dos Milhas? Pra ver se a ligação elétrica deu algum problema na partida?

Fernandim_BSB
04/11/2013, 14:23
Olá Amigos,

após alguns testes conseguimos resolver o problema, o fusível da injeção eletrônica não estava funcionando bem. Olhando ele parecia estar tudo certo, porém quando utilizamos uma chave teste nele podemos ver que ele não estava passando a corrente. Outra coisa que aconteceu foi que um dos fios que chegam no bobina do carro estavam mal encaixados. Apertando-os novamente e trocando o fusível tudo voltou ao normal.

Obrigado pela ajuda.

Fernandim_BSB
12/11/2013, 17:17
Olá amigos,

mais uma vez vou recorrer ao conhecimento coletivo do grupo, como já mencionei em um post anterior utilizo os pneus GOODYEAR WRANGLER RT 255/70/R15, odeio aqueles pneus, se algum cuspir no asfalto o carro já da uma dançada. Quero trocar de qualquer jeito esses pneus. Andei olhando uns MICHELIN ltx a/t², mas não tem da mesma medida, apenas 235/75/15. O vendedor me recomendou o MICHELIN LATITUDE CROSS 255/70/15 que era um pneu 65% on e 35 off, mas não achei muita informação a respeito deste pneu. Assim sendo, pergunto a vocês, alguém já teve ou tem alguma informação sobre as SW4 com pneus 235/75/15? Salvo engano eles são os originais, porém nunca vi nenhuma com estes pneus, algum motivo para isso? Acrescento ainda que apesar de gostar de terra não faço trilhas, apenas vou para cachoeiras e chácaras que de vez em quando possuem em subidas com lama, mas nada pesado. O meu uso deve ser de 98% asfalto já que é o meu carro do dia a dia.
Mais uma vez, agradeço por qualquer contribuição.

OliverThies
12/11/2013, 22:10
A minha sw4 veio com pneus na medida 235
Posso estar errado mas um pneu um pouco maior vai sacrificar a rodagem e consumo.
Mas um 31x10,5 deve ficar lindo

OliverThies
12/11/2013, 22:11
Complementando
Eu iria de bf 235 ou 31x10,5

r0d
12/11/2013, 22:43
Olá amigos,

mais uma vez vou recorrer ao conhecimento coletivo do grupo, como já mencionei em um post anterior utilizo os pneus GOODYEAR WRANGLER RT 255/70/R15, odeio aqueles pneus, se algum cuspir no asfalto o carro já da uma dançada. Quero trocar de qualquer jeito esses pneus. Andei olhando uns MICHELIN ltx a/t², mas não tem da mesma medida, apenas 235/75/15. O vendedor me recomendou o MICHELIN LATITUDE CROSS 255/70/15 que era um pneu 65% on e 35 off, mas não achei muita informação a respeito deste pneu. Assim sendo, pergunto a vocês, alguém já teve ou tem alguma informação sobre as SW4 com pneus 235/75/15? Salvo engano eles são os originais, porém nunca vi nenhuma com estes pneus, algum motivo para isso? Acrescento ainda que apesar de gostar de terra não faço trilhas, apenas vou para cachoeiras e chácaras que de vez em quando possuem em subidas com lama, mas nada pesado. O meu uso deve ser de 98% asfalto já que é o meu carro do dia a dia.
Mais uma vez, agradeço por qualquer contribuição.

O manual da minha diz que a medida original é 235, mas quando peguei ela estava com 255. Agora esta com 31. Quando troquei para o 31 senti diferença. Achei que o carro ficou mais "manco". Acho que para seu caso o 255 vai ficar legal. Recomendo os BF AT. Servem bem para asfalto e estrada de chao, alem de durarem uma eternidade.

Fernandim_BSB
13/11/2013, 16:52
O manual da minha diz que a medida original é 235, mas quando peguei ela estava com 255. Agora esta com 31. Quando troquei para o 31 senti diferença. Achei que o carro ficou mais "manco". Acho que para seu caso o 255 vai ficar legal. Recomendo os BF AT. Servem bem para asfalto e estrada de chao, alem de durarem uma eternidade.

r0d,
e quanto ao comportamento do BF AT em asfalto molhado? São bons, dão segurança? Os seus são barulhentos? Digo isso porque o meu primo tinha uns na Ranger dele e após uns 30000km eles ficaram com um barulho absurdo para andar a 100km/h.

Valeu.

r0d
14/11/2013, 10:30
r0d,
e quanto ao comportamento do BF AT em asfalto molhado? São bons, dão segurança? Os seus são barulhentos? Digo isso porque o meu primo tinha uns na Ranger dele e após uns 30000km eles ficaram com um barulho absurdo para andar a 100km/h.

Valeu.

Rodei 40 mil km com um jogo de BF AT 31 numa Pajero que tive até vender ela. Não tenho nenhuma reclamação deles. Não achava que fazia barulho ou aquaplanava. Sempre me passaram segurança.

Marcos_sc
15/11/2013, 14:40
Excelente tópico, ainda não tinha lido. Hoje me dediquei e li todo, com calma.

sou prop. De uma sw 6cc 1997, espero contribuir com os demais.

r0d
15/11/2013, 22:37
Excelente tópico, ainda não tinha lido. Hoje me dediquei e li todo, com calma.

sou prop. De uma sw 6cc 1997, espero contribuir com os demais.

Um dia pretendo pegar uma igual a sua. Quais as suas impressoes sobre o carro?

Marcos_sc
15/11/2013, 23:43
Rod, estou com ela há 3,5 anos e posso endossar tudo o que foi dito até aqui sobre as 6cc, é maravilhosa!

fiz toda manutenção, preventiva, com peças importadas e com muita paciência, tenho um tópico sobre isso iniciado.

Sobre andar na gasola, o tópico abaixo, post #93, é a minha SW.

Ando menos de 20K km por ano, e ando feliz da vida!!!

Marcos_sc
15/11/2013, 23:44
Link do tópico, citado acima

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/5458-sw4-gasolina-ou-diesel-8.html

pietrfist
17/11/2013, 12:01
Marcos_sc, acompanhei, pelos posts do Galicon, a viagem que fizeram, bem legal, espero fazer uma semelhante (no futuro), vamos ver.

r0d, fiz o ajuste a aceleração da minha SW4 no neutro, conforme vc tinha orientado (pelo parafuso), agora está certinha, era só ajuste msm. As mangueiras do vácuo pretendo trocar em breve.
Fora isso, instalei as molas traseiras novas (SRC) e a SW4 ficou com a "bundinha" altinha, bem melhor assim. Também troquei as bieletas dianteiras, uma estava estourada, mas como achei por R$ 30,00 (cofap), troquei as duas. Estou devendo uma foto dela com as molas novas, assim q lembrar tiro a foto.

Fim de semana passado tomei um susto, voltando pra casa, pra variar um trânsito infernal na Marginal Tietê, e quando estava chegando, ouvi um barulho estranho debaixo do carro. Como havia trocado as bieletas, pensei que algo pudesse estar solto, então parei o carro para dar uma olhada (há umas 4 quadras de casa), quando então olhei para o ponteiro de temperatura e ele estava chegando no vermelho. Assustado (não entendo muito de mecânica), desliguei o carro deixei onde estava até esfriar (não ferveu), "só" aqueceu. No inicio da noite voltei ao carro para ver o que havia acontecido, já com medo de problemas maiores (lembrando de todos tópicos onde se fala que o motor fundiu por superaquecer..rs). Chegando no carro, vi um pouco de água sob o motor, indicando que havia vazado. Abri o reservatório de água e estava cheio. O radiador estava, aparentemente, vazio, dava pra ver bem a colmeia. A tampa do radiador estava toda suja (uma gosma laranja), com as borrachas ressecadas.

Aqui cabe um parêntese, regularmente checo o nível do óleo e da água, mas no reservatório e não no radiador (falha minha). Não sei porque, mas como sempre tive carros pequenos mais recentes, pensei que só deveria checar o reservatório...enfim

Então chequei o óleo e aparentemente estava baixo (digo aparentemente, pois o carro estava em uma baita subida), então por estar em desnível, essa leitura de óleo baixo provavelmente era falsa. Na dúvida, coloquei meio litro de óleo e coloquei água no radiador, mas não completei, pensando que puxaria agua do reservatório (outro erro meu). Como o motor estava frio, liguei o carro (funcionou normalmente) e o levei para casa. Quando estava chegando, a temperatura passou do meio, mas já havia chegado, então desliguei o carro. No dia seguinte, de noite, cheguei havia nova marca de água sob o carro, indicando vazamento, sendo que o óleo estava um pouco acima do nível máximo (como pensei, era uma leitura falsa). De qualquer forma, pra evitar maiores problemas, levei o carro ao meca, rebocado.
O mecânico olhou o carro e me explicou sobre completar o radiador e não só o reservatório, disse que a tampa do radiador estava ruim (deveria ser trocada), mas ele não achou nenhum vazamento. Troquei a tampa (provisoriamente uma da marca TanClick, R$ 14,00 no Mercado Car). Ele disse que completou a água e deixou o carro funcionando uma manhã toda, sem qualquer aquecimento ou vazamento. Ele cogitou que por eu não haver checado o nível da água do radiador, é possível que estivesse baixo, e por defeito da tampa, ele não puxou água do reservatório, aquecendo. Convencido com a explicação, voltei para casa sem maiores problemas (o motor inclusive tava rodando mais frio que estava normalmente).

Agora ontem fui ver o carro (estava parado há alguns dias), e vi novamente uma marca de água sob o carro (bem pequena). Tirei o protetor do cárter e vi uma pequena gota de água sob o radiador, ou seja, há sim um pequeno vazamento. Liguei o carro para ver se vazava mais ou menos, e com o carro ligado, como aparentemente sai pouquíssima água, ela evapora com o calor do radiador e aparenta não vazar com o motor ligado.

Moral da história, essa semana preciso vou a uma casa de radiadores resolver esse problema. Alguém tem alguma indicação para esse serviço em São Paulo/SP?

Quando estava olhando o radiador, notei que um dos parafusos do cárter estava solto. Fui apertá-lo e ele quebrou. Quando fui ver, aparentemente tinha "colado" a cabeça do parafuso à rosca com durepoxi (serviço de algum mecânico porco que deve ter quebrado o parafuso antes). Enfim, agora preciso tirar o parafuso que ficou no bloco e comprar um novo. Ainda bem que vi isso, pois poderia haver algum tipo de vazamento.
Pretendo, ainda antes levar na casa de radiadores, tirar o parafuso de dentro e substituí-lo. Pra isso, dei uma pesquisada e vou usar um saca parafuso (macho com a rosca invertida), assim que fizer, tiro umas fotos do passo a passo para que possa ajudar alguém. Vcs sabem as especificações desses parafusos do cárter? São todo iguais em tamanho? Antes de comprar, vou tirar a ponta que está presa, mas se alguém souber ajuda..rs

Uma coisa que notei é que o cárter, aparentemente, está vedado com silicone, isso é normal?

Aqui seguem algumas fotos ilustrativas do parafuso preso:
439552

Detalhe do parafuso que quebrou
439553

pietrfist
17/11/2013, 13:14
Ah, esqueci de comentar, comprei um manual "Haynes" das 4Runner até 1995 (segunda geração), em espanhol.
(En Española) Toyota Camionetas y 4-Runner Haynes Manual de Reparación: 1979 al 1995 (Todos los modelos compactos con motores de gasolina. No incluye información para los motores diesel o T-100) (http://www.haynes.com/products/productID/87)
Pelo que li nos fóruns gringos (e eles sempre o recomendam), nesse manual tem tudo, explicando passo a passo as manutenções, preventivas e corretivas. Assim que chegar, vou ver como é e, se der, escaneio pra disponibilizar pra vcs.

Leandro

Glaicon
18/11/2013, 05:42
Marcos_sc, acompanhei, pelos posts do Galicon, a viagem que fizeram, bem legal, espero fazer uma semelhante (no futuro), vamos ver.

Agora ontem fui ver o carro (estava parado há alguns dias), e vi novamente uma marca de água sob o carro (bem pequena). Tirei o protetor do cárter e vi uma pequena gota de água sob o radiador, ou seja, há sim um pequeno vazamento. Liguei o carro para ver se vazava mais ou menos, e com o carro ligado, como aparentemente sai pouquíssima água, ela evapora com o calor do radiador e aparenta não vazar com o motor ligado.

Moral da história, essa semana preciso vou a uma casa de radiadores resolver esse problema. Alguém tem alguma indicação para esse serviço em São Paulo/SP?

Quanto ao radiador, te dou uma única solução: compre um novo!
Nem pense em mandar recondicionar, soldar, varetar, remontar, ou qualquer outro "ar".
Apenas o trocar!
Fiz essa história de arrumar primeiro.
Perdi tempo, dinheiro e confiança por alguns meses, tanto que troquei por um novo 20 horas da nossa viagem, tamanha a preocupação.
Fez um bem danado pra viatura, pois melhora muito a refrigeração do motor.
Faça isso e, boa sorte!:concordo:

Clandio
18/11/2013, 06:02
Quanto ao radiador, te dou uma única solução: compre um novo!
Nem pense em mandar recondicionar, soldar, varetar, remontar, ou qualquer outro "ar".
Apenas o trocar!
Fiz essa história de arrumar primeiro.
Perdi tempo, dinheiro e confiança por alguns meses, tanto que troquei por um novo 20 horas da nossa viagem, tamanha a preocupação.
Fez um bem danado pra viatura, pois melhora muito a refrigeração do motor.
Faça isso e, boa sorte!:concordo:

Faz exatamente isso. Toca por um NOVO. Também passei por isso. A confiança no carro e a tranquilidade são fundamentais. O sistema de arrefecimento do carro tem que estar perfeito.

Outra coisa: coloca uma TAMPA DO RADIADOR ORIGINAL. É peça que precisa ser de qualidade garantida e não é tão caro.

Abraços

Marcos_sc
18/11/2013, 08:10
Idem... Após ler sobre a possibilidade do "pink milkshake" nos fóruns gringos, pois no caso da sw 5vzfe o arrefecimento do cambio é 'dentro' do radiador, não pensei duas vezes: mesmo sem problemas com vazamentos ou algo do gênero, investi num radiador novo. 500 reais foi o preço da garantia de tranquilidade.

r0d
18/11/2013, 09:23

r0d, fiz o ajuste a aceleração da minha SW4 no neutro, conforme vc tinha orientado (pelo parafuso), agora está certinha, era só ajuste msm. As mangueiras do vácuo pretendo trocar em breve.
Fora isso, instalei as molas traseiras novas (SRC) e a SW4 ficou com a "bundinha" altinha, bem melhor assim. Também troquei as bieletas dianteiras, uma estava estourada, mas como achei por R$ 30,00 (cofap), troquei as duas. Estou devendo uma foto dela com as molas novas, assim q lembrar tiro a foto.

Fim de semana passado tomei um susto, voltando pra casa, pra variar um trânsito infernal na Marginal Tietê, e quando estava chegando, ouvi um barulho estranho debaixo do carro. Como havia trocado as bieletas, pensei que algo pudesse estar solto, então parei o carro para dar uma olhada (há umas 4 quadras de casa), quando então olhei para o ponteiro de temperatura e ele estava chegando no vermelho. Assustado (não entendo muito de mecânica), desliguei o carro deixei onde estava até esfriar (não ferveu), "só" aqueceu. No inicio da noite voltei ao carro para ver o que havia acontecido, já com medo de problemas maiores (lembrando de todos tópicos onde se fala que o motor fundiu por superaquecer..rs). Chegando no carro, vi um pouco de água sob o motor, indicando que havia vazado. Abri o reservatório de água e estava cheio. O radiador estava, aparentemente, vazio, dava pra ver bem a colmeia. A tampa do radiador estava toda suja (uma gosma laranja), com as borrachas ressecadas.

Aqui cabe um parêntese, regularmente checo o nível do óleo e da água, mas no reservatório e não no radiador (falha minha). Não sei porque, mas como sempre tive carros pequenos mais recentes, pensei que só deveria checar o reservatório...enfim

Então chequei o óleo e aparentemente estava baixo (digo aparentemente, pois o carro estava em uma baita subida), então por estar em desnível, essa leitura de óleo baixo provavelmente era falsa. Na dúvida, coloquei meio litro de óleo e coloquei água no radiador, mas não completei, pensando que puxaria agua do reservatório (outro erro meu). Como o motor estava frio, liguei o carro (funcionou normalmente) e o levei para casa. Quando estava chegando, a temperatura passou do meio, mas já havia chegado, então desliguei o carro. No dia seguinte, de noite, cheguei havia nova marca de água sob o carro, indicando vazamento, sendo que o óleo estava um pouco acima do nível máximo (como pensei, era uma leitura falsa). De qualquer forma, pra evitar maiores problemas, levei o carro ao meca, rebocado.
O mecânico olhou o carro e me explicou sobre completar o radiador e não só o reservatório, disse que a tampa do radiador estava ruim (deveria ser trocada), mas ele não achou nenhum vazamento. Troquei a tampa (provisoriamente uma da marca TanClick, R$ 14,00 no Mercado Car). Ele disse que completou a água e deixou o carro funcionando uma manhã toda, sem qualquer aquecimento ou vazamento. Ele cogitou que por eu não haver checado o nível da água do radiador, é possível que estivesse baixo, e por defeito da tampa, ele não puxou água do reservatório, aquecendo. Convencido com a explicação, voltei para casa sem maiores problemas (o motor inclusive tava rodando mais frio que estava normalmente).

Quando estava olhando o radiador, notei que um dos parafusos do cárter estava solto. Fui apertá-lo e ele quebrou. Quando fui ver, aparentemente tinha "colado" a cabeça do parafuso à rosca com durepoxi (serviço de algum mecânico porco que deve ter quebrado o parafuso antes). Enfim, agora preciso tirar o parafuso que ficou no bloco e comprar um novo. Ainda bem que vi isso, pois poderia haver algum tipo de vazamento.
Pretendo, ainda antes levar na casa de radiadores, tirar o parafuso de dentro e substituí-lo. Pra isso, dei uma pesquisada e vou usar um saca parafuso (macho com a rosca invertida), assim que fizer, tiro umas fotos do passo a passo para que possa ajudar alguém. Vcs sabem as especificações desses parafusos do cárter? São todo iguais em tamanho? Antes de comprar, vou tirar a ponta que está presa, mas se alguém souber ajuda..rs

Uma coisa que notei é que o cárter, aparentemente, está vedado com silicone, isso é normal?

Aqui seguem algumas fotos ilustrativas do parafuso preso:
439552

Detalhe do parafuso que quebrou
439553

pietrfist,

Incrivelmente tive o mesmo problema no radiador como você. A agua sumia e eu não achava o vazamento. Depois que levei numa loja de radiadores, foi descoberto um pequeno furo na parte de baixo do radiador. Após soldar, ficou 100%. No meu caso, tem quase um ano que não preciso completar o nível. Sempre que confiro, o nível está ok. Porém se você puder, recomendo a troca por um novo. Nosso radiador não tem segredo, é bem simples.

Recomendo também a instalação de um sensor de temperatura com alarme, para você ficar mais tranquilo ainda. Coloquei na minha e instalei o sensor no parafuso da válvula termostática. A temperatura de operação fica entre 85~90. Setei o alarme para 93.

Quanto ao parafuso do cárter, acho que não é nenhum parafuso especial. Leve o que você tirou numa loja de parafusos e peça um igual.

Quando eu fiz o motor da minha, além da junta de papel no cárter, o mecânico colocou silicone também. Não tenho do que reclamar, não vaza nadinha.

pietrfist
18/11/2013, 13:47
Obrigado pelas opiniões, Glaicon, Claudio, Marcos_sc e r0d. Vou me apertar, mas quero ter essa tranquilidade, então vou tentar colocar um novo.

Fiz uma cotação na Paccini e pediram R$ 840,00 no radiador novo. Vocês tem indicação de algum outro fabricante? Por onde achou um por R$ 500 Marcos?

r0d, pesquisei aqui no fórum sobre os sensores de temperatura, vou colocar um tb, melhor garantir, né! Qual está usando? Pesquisei sobre o silicone na vedação, e parece ser comum isso (novidade pra mim). Vou agora à Florêncio de Abreu comprar uma broca e parafuso para substituir o do carter.

r0d
18/11/2013, 15:26
Meu sensor é um Engine Watchdog TM2. Olha o post que fiz na época:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/113645-hilux-3-0-2002-esquentando-13.html#post1870407

Só que depois eu mudei o sensor de lugar, porque não estava tendo boas leitura naquele ponto do cabeçote. Hoje está um pouco mais atras, no parafuso da carcaça da válvula termostática.

pietrfist
18/11/2013, 21:20
Legal, Rodrigo, vou pesquisar mais sobre os sensores, esse seu parece ser top ;)

Pessoal, acabei de tirar o parafuso que estava quebrado no bloco (parafuso que prendia o cárter). Tarefa simples, desde que com as ferramentas certas (isso SEMPRE faz toda diferença!).

Vou passar brevemente o passo a passo caso alguém tenha o mesmo problema.

Ferramentas necessárias:

-Furadeira;
-Broca pra furar aço (broca de cobalto, não de "aço rápido");
-Saca parafuso;
-Parafuso novo.

439755

Esse é o material básico.

1º - Fazer um furo no parafuso quebrado, lubrificando a broca. Muito cuidado para furar no centro do parafuso, para não "pegar" nas laterais e não furar fundo (eu furei uns 5mm, mas teria sido suficiente menos). Fazer isso com calma, devagar. Foi incrivelmente fácil furar o parafuso com essa broca de cobalto. Ontem tentei furar com a broca de aço rápido (também para metal - ferro), e só marcou o parafuso, mais nada, então hoje comprei a outra broca e pronto, buraco feito.

2º - Colocar o saca parafuso (que tem a rosca invertida) no buraco, de modo que ao apertar o saca parafuso, ele desrrosqueia o parafuso preso. Fiz isso com a própria furadeira, que é parafusadeira (Makita, ótima por sinal).
439756

3º - Tirado o parafuso, limpei o buraco para tirar eventuais limalhas e pronto, só substituir.
Aqui o parafuso já foi tirado. É possível ver bem as limalhas.
439759
Aqui está o parafuso quebrado
439758

Tem um vídeo explicando: Extrator de Parafusos Lee Tools - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=I-A5OcdcEBM)

Sobre o radiador, amanha pretendo pesquisar os valores.

Leandro

Glaicon
19/11/2013, 07:16
Obrigado pelas opiniões, Glaicon, Claudio, Marcos_sc e r0d. Vou me apertar, mas quero ter essa tranquilidade, então vou tentar colocar um novo.

Fiz uma cotação na Paccini e pediram R$ 840,00 no radiador novo. Vocês tem indicação de algum outro fabricante? Por onde achou um por R$ 500 Marcos?

r0d, pesquisei aqui no fórum sobre os sensores de temperatura, vou colocar um tb, melhor garantir, né! Qual está usando? Pesquisei sobre o silicone na vedação, e parece ser comum isso (novidade pra mim). Vou agora à Florêncio de Abreu comprar uma broca e parafuso para substituir o do carter.
Compre na empresa indicada abaixo.
É aqui em Florianópolis e é tradicional.
Enquanto fiquei esperando fazerem o serviço, vi o cara empacotando mercadoria e despachando pelo correio.
Perguntei e ele disse que eram vendas via internet ou telefone.
No caso do radiador do Marcos, por ser viatura à gasolina, a mangueira superior saía do meio do motor e ía para o lado esquerdo do radiador (de quem olha da frente da viatura).
Como o radiador novo tinha entrada no outro lado, o cara só deu um giro de 180º na mangueira e encaixou certinho no radiador novo.
Por isso, peça para o vendedor observar bem o tipo de radiador e sua entrada.
Mas se não for exatamente igual, conseguirás resolver igualmente.
E boa sorte.:concordo:
RADIADORES MARECHAL:
R Vsc de Cairú (http://www.apontador.com.br/guia_de_ruas/sc/florianopolis/r_vsc_de_cairu.html), 302 , Estreito, Florianópolis (http://www.apontador.com.br/sc/florianopolis/) - SC (http://www.apontador.com.br/local/SC/index.html),

(48) 3244-3394

Marcos_sc
19/11/2013, 07:49
Glaicon, o meu comprei na casa da ventoinha, tbém em Floripa. Busquei pessoalmente no reveilon do ano passado, lembra?

!!!!! Casa da Ventoinha !!!!! (http://www.casadaventoinha.com.br)

pietrfist
19/11/2013, 09:31
Glaicon e Marcos_sc, vou cotar com eles. Vocês acharam bons os radiadores/serviço deles? (acho q sim, já q indicam..rs)

pietrfist
19/11/2013, 09:33
Faz exatamente isso. Toca por um NOVO. Também passei por isso. A confiança no carro e a tranquilidade são fundamentais. O sistema de arrefecimento do carro tem que estar perfeito.

Outra coisa: coloca uma TAMPA DO RADIADOR ORIGINAL. É peça que precisa ser de qualidade garantida e não é tão caro.

Abraços
Clandio, com certeza vou de original, comprei aquela provisoriamente, até que ache uma original com preço bom. Li alguns tópicos, não se aqui ou em forum gringo, falando que a tampa sankey é OEM (JDM Sankei Japan Radiator Cap 13lbs Honda Toyota Lexus Nissan Mazda KH C19 | eBay (http://www.ebay.com/itm/261065248800?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649)). Vocês sabem dizer se é, pq se sim, tem essa no ebay com preço ótimo.

Abç

Clandio
19/11/2013, 13:05
Clandio, com certeza vou de original, comprei aquela provisoriamente, até que ache uma original com preço bom. Li alguns tópicos, não se aqui ou em forum gringo, falando que a tampa sankey é OEM (JDM Sankei Japan Radiator Cap 13lbs Honda Toyota Lexus Nissan Mazda KH C19 | eBay (http://www.ebay.com/itm/261065248800?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649)). Vocês sabem dizer se é, pq se sim, tem essa no ebay com preço ótimo.

Abç

Eu não saberia dizer. Vamos ver se alguém se manifesta.

Glaicon
20/11/2013, 08:13
Glaicon e Marcos_sc, vou cotar com eles. Vocês acharam bons os radiadores/serviço deles? (acho q sim, já q indicam..rs)
Bom, fomos e voltamos ao Chile, né?:mrgreen:
Apesar de não ser original, eles tem todos os encaixes perfeitos.
Não precisou apertar aqui ou acolá, nem suar.
Recomendo.:concordo:

EvandroSTM
20/11/2013, 23:45
Descobri que o sistema dos freios é o mesmo da diesel. Paguei 80 reais nas pastilhas e 76 em cada disco, que alívio.

Amigo, onde comprou, preciso para minha.
Posta o contato.

Ronaldo Petri
22/11/2013, 00:32
Amigo, onde comprou, preciso para minha.
Posta o contato.

Amigo, eu comprei aqui em santo andré. Os discos na fabcar tel 11 49721392, vendedor bruno. Eles também tem pastilhas mas somente da willtec que desconheço se é boa. Porém achei pastilhas da syl que já tem um nome no mercado na auto peças azul e branco também em santo andré, mas não sei o telefone precisa dar uma procurada no google. Mas as pastilhas achei também na auto peças IZOPE 11 44516211, por um preço mais em conta que na azul e branco, porém comprei na azul e branco pois eles se prontificaram a desmontar minha roda para ver se a pastilha servia, pois nas auto peças encontra-se facilmente para diesel mas os vendedores não sabem responder se é a mesma para a gasolina e muitas peças são a mesma.

EvandroSTM
22/11/2013, 08:40
Obrigado, vou ligar e ver como farei.
Qual o ano de sua sw4 a gasolina¿

OliverThies
22/11/2013, 09:58
Bom saber que os sistemas são iguais(diesel/gasolina), o freio da minha eu to achando meio picareta.
Logo logo encosto p dar uma geral!

Ronaldo Petri
22/11/2013, 23:34
Obrigado, vou ligar e ver como farei.
Qual o ano de sua sw4 a gasolina¿

Por nada.
A minha é a 2.7 16v

Ronaldo Petri
22/11/2013, 23:43
Bom saber que os sistemas são iguais(diesel/gasolina), o freio da minha eu to achando meio picareta.
Logo logo encosto p dar uma geral!

Eu só não tenho certeza se as V6 também são iguais. Pelo que sei tem dois sistemas de freios nas SW4, sumitomo e akebono e no caso das 97 2.7 gasolina e 3.0 TD é Sumitono. O problema é que nas lojas se encontram facilmente peças para hilux diesel e os vendedores não sabem informar se a peça é a mesma para os modelos gasolina e muitas vezes é igual.

geovanih
23/11/2013, 20:27
Acho que é só comparar a part number dos modelos.

Ex sw4 3 gen. v6:

43512-35210 disco freio
04465-35080 pastilhas

pietrfist
24/11/2013, 15:11
Bom, fomos e voltamos ao Chile, né?:mrgreen:
Apesar de não ser original, eles tem todos os encaixes perfeitos.
Não precisou apertar aqui ou acolá, nem suar.
Recomendo.:concordo:

Legal, Glaicon, levei o carro na sexta para avaliação em uma casa de radiadores aqui, vão me dar a posição amanha. Estava em busca de indicações sobre alguém de confiança, mas sem indicações, já tinha ido a algumas oficinas de radiadores aqui de SP para avaliarem o carro, mas não deixei a SW4, sabe quando temos o sentimento de não confiar no lugar, enfim, como não senti firmeza, decidi confiar na intuição e esperar pela recomendação de alguém. Na quinta conversei com um amigo e ele me indicou a BRAZANTON RADIADORES LTDA (http://www.brazanton.com.br/), uma oficina no bairro da Mooca, que ele já tinha trocado um radiador lá, também por indicação de amigos. Fui ao local, muito organizado e limpo, funcionários uniformizados, inclusive o dono, um senhor de idade. Conversando com ele, me disse que eram uma filial da Visconde, mas a partir de 1996 se desvincularam e atuam de maneira independente. Enfim, senti confiança no local e nas indicações, então deixei a SW4 pra avaliarem o problema. Amanhã terei uma posição.

pietrfist
24/11/2013, 15:32
Sobre os freios, infelizmente não sei..

Elton Santos
24/11/2013, 20:25
Ah, esqueci de comentar, comprei um manual "Haynes" das 4Runner até 1995 (segunda geração), em espanhol.
(En Española) Toyota Camionetas y 4-Runner Haynes Manual de Reparación: 1979 al 1995 (Todos los modelos compactos con motores de gasolina. No incluye información para los motores diesel o T-100) (http://www.haynes.com/products/productID/87)
Pelo que li nos fóruns gringos (e eles sempre o recomendam), nesse manual tem tudo, explicando passo a passo as manutenções, preventivas e corretivas. Assim que chegar, vou ver como é e, se der, escaneio pra disponibilizar pra vcs.

Leandro

Ola´Pietrfist.
A minha SW4 95 v6 eu tinha o manual mecanico no meu computador e perdi tudo. Qual é manual que vc conseguiu? se for Manual Mecanico (não manual de Proprietário, esse eu tenho), eu gostaria de ter. Abç.
Elton

pietrfist
24/11/2013, 21:00
Elton, não é propriamente o manual da Toyota, é dessa Haynes, mas tem informações da manutenção dela (inclusive da sua). Assim que chegar aviso aqui, mas não sei se consigo escanear tudo, pois são quase 400 fls. Bom, deixa chegar q eu aviso.

pietrfist
24/11/2013, 21:25
Olha um exemplo de como é o manual no anexo.

Ronaldo Petri
26/11/2013, 20:51
Olha um exemplo de como é o manual no anexo.

Eu também adquiri um desse, realmente é muito bom e muito bem explicado. Mas no no meu não encontrei informações sobre a troca do filtro de combustível, já acabei trocando na revisão de injeção eletrônica, mas seria legal se tivesse. Sabe se no seu tem? Sendo que seu modelo é diferente da minha.

pietrfist
26/11/2013, 21:25
Eu também adquiri um desse, realmente é muito bom e muito bem explicado. Mas no no meu não encontrei informações sobre a troca do filtro de combustível, já acabei trocando na revisão de injeção eletrônica, mas seria legal se tivesse. Sabe se no seu tem? Sendo que seu modelo é diferente da minha.

Ronaldo, não sei, mas quando chegar te falo. Um dos primeiros projetos é a troca do filtro de combustível..rs Espero que tenha. Já vi que no youtube tem, vamos ver.

Quando chegar, aviso.

r0d
26/11/2013, 22:21
Eu troquei o filtro de combustivel da minha recentemente. Achei que era mais dificil.

O procedimento é:

Na roda da frente do lado do passageiro tem tipo uma "janela" com 4 parafusos. Você tira ela e ja dá quase de cara com o filtro. Para facilitar, tirei a roda e entrei "dentro" da caixa de roda. o parafuso de cima do filtro é pouco chato de tirar, mas nada de outro mundo. Acho que o serviço todo dura uns 20 minutos.

Não tenho certeza mas acho que nas 2.7 é a mesma coisa.

OliverThies
28/11/2013, 13:01
Alguém tem os dados para comparação dos motores 2.7 16v VVT-i(SW4 NOVA) vs 3RZFE(ANTIGA 4RUNNER, SW4)?

r0d
28/11/2013, 14:27
Alguém tem os dados para comparação dos motores 2.7 16v VVT-i(SW4 NOVA) vs 3RZFE(ANTIGA 4RUNNER, SW4)?

Quais dados você precisa?

Os motores são diferentes (famílias distintas) apesar de serem ambos 2.7.

O motor das antigas é o 3RZ-FE (familia RZ) com 150 cv e 24 kgfm.

O motor das novas é o 2TR-FE (familia TR) com 159 cv e 25 kgfm.

OliverThies
29/11/2013, 09:16
Quais dados você precisa?

Os motores são diferentes (famílias distintas) apesar de serem ambos 2.7.

O motor das antigas é o 3RZ-FE (familia RZ) com 150 cv e 24 kgfm.

O motor das novas é o 2TR-FE (familia TR) com 159 cv e 25 kgfm.

Fiz uma pesquisa aqui e diz que:
o 3RZ-FE tem 152cv e 24,5kgfm
Com relação ao novo está corretíssimo.
Era só curiosidade mesmo.
Dá para ver que o 3Rz-FE mesmo sendo vovozinho tem um ótimo rendimento, com toda tecnologia parece que não mudou muito.

pietrfist
10/12/2013, 13:00
Pessoal, desculpem a demora pra relatar as soluções dos meu problemas, os dias foram corridos antes das férias (que até quem enfim chegaram!).

Problemas que eu tinha: radiador vazando, aceleração alta em ponto morto, ar condicionado fraco e luz do motor acesa. Se eu esqueci alguma coisa, depois posto.

RADIADOR
Como disse, levei o radiador à Brazanton Radiadores (Mooca, São Paulo/SP) para avaliação. Com ele desmontado, foi achado dois pontos de vazamento na parte lateral (direita, se não me engano). O que vazava era a caixa. O dono da loja recomendou que fosse feita apenas uma soldagem, pois, segundo ele, o vazamento era muito pequeno e não valeria a pena trocar o radiador, até por que, segundo ele, a colméia estava incrivelmente bem conservada. Disse que se eu quisesse, ele trocaria o radiador, mas ele achava desnecessário, além de sair muito mais caro.

Bom, pensei nos conselhos dos amigos aqui do forum e no que ele me orientou, avaliando a peça. Decidi fazer apenas a solda, já que fiquei um pouco apertado ($$) nesse fim de ano. Além disso, o senhor que lá me atendeu me transmitiu segurança no que ele fazia, então dei um voto de confiança, vamos ver.

Eles desmontaram o radiador, limparam todo o sistema, fizeram o conserto e remontaram, usando água desmineralizada. Perguntaram se eu queria que colocasse "aditivo", mas como havia lido algumas coisas sobre aditivos compatíveis ou não com determinado tipo de motor, decidi colocar aditivo posteriormente. Custo do serviço: R$ 200,00.

Fora isso, como comprei emergencialmente uma tampa do radiador nova paralela (TANCLICK), já comprei uma original que está vindo de fora, quando chegar, instalo.

LUZ DO MOTOR ACESA - AR CONDICIONADO e ACELERAÇÃO
Segui o passo a passo deste site
Toyota 4Runner and Pickup: Cheap Tricks (http://www.4crawler.com/4x4/CheapTricks/index.shtml#TimingCheckConnector)
para identificar quais os problemas que a ECU apontava, tendo a leitura resultado em dois códigos de erro: XX(não lembro, mas indicava problema no ar condicionado) e 71 (problema na EGR).
Daí tive que o a leitura do ar condizia com o ar gelando pouco. Estive um uma loja de ar condicionado em São Paulo, sendo diagnosticado que faltava gás no sistema (que aparentemente nunca recebera carga). Deram uma carga de gás e o ar agora está gelando bem. Ressetei a ECU, para ver se os erros persistiam, tendo o erro do ar condicionado sumido, permanecido apenas o do EGR (Emissão).
Esse código 71 significa:
"EGR VALVE MALFUNCTION--EXHAUST GAS TEMPERATURE BELOW SPEC. FOR EGR CONTROL

-EGR SYSTEM

-EGR GAS TEMPERATURE SENSOR/CIRCUIT"
Como o amigo r0d havia falado, bem como pesquisando foruns gringos, antes de tudo tem que verificar as mangueiras do sistema de vácuo, pois comumente são montadas erradas. A minha SW4 ainda tem o adesivo da Toyota, no capo, mostrando como montar as mangueiras. Segui o esquema (achei complicado por não conseguir identificar as peças bem-nisso o google e Toyodiy ajudaram muito), consultando fóruns de fora tb, e vi qu havia algumas mangueiras montadas erradas. Acertei a posição delas, ressetei a ECU e agora estou esperando para ver se esse erro 71 sumiu (no meu caso os erros voltaram depois de uns 50km dirigidos quando tinha ressetado a ECU outras vezes.
Aparentemente a aceleração caiu para os 1250 RPM com o carro frio, ficando em 750 RPM com ele quente, então acho que mudou algo sim, mas ainda não da pra ter certeza (fiz as alterações das mangueiras ontem, vamos ver).

Manutenções de rotina
Fora isso, semana passada troquei o óleo (10w40) e o filtro . Semana que vem vou comprar o filtro de combustíveis (tá difícil de achar) e o filtro de ar, então vou trocar os dois.
Estou pensando em substituir todas as mangueiras de vácuo por novas (de silicone), bem como as do radiador, mas isso vai demorar um pouco ainda.

r0d
10/12/2013, 14:33
Na minha eu fiquei estudando algum tempo o adesivo do capo. Mas o desenho que mais me ajudou foi esse:

http://content.meeksfamily.com.s3.amazonaws.com/6ae59690b97a63d795c6fd38bcf56bf3-2.jpg

josesiri
10/12/2013, 14:42

Esse preço foi em originais ? onde comprou ?

pietrfist
10/12/2013, 18:40
Na minha eu fiquei estudando algum tempo o adesivo do capo. Mas o desenho que mais me ajudou foi esse:

r0d, bom desenho, hein!
Marquei as diferenças aqui só pra vc ver como tava (em marrom e azul)
442788
Só uma curiosidade, na sua, no círculo vermelho indicado pela seta, tem três ou quatro pontos de vácuo? Na minha são 4, mas vi algumas com 3 pontos mesmo.

Eu acabei usando esse aqui tb, que aparece no site Toyodiy.com, quando pesquiso o chassis do meu carro (já que existe essa variação de modelos -ao menos fora do país)
442789
Fora essas mangueiras, tem várias outras, mas não achei esquema algum pra checa-las. Acho que como essas estavam erradas, outras também podem estar, vou continuar procurando.

r0d
11/12/2013, 09:37
pietrfist,

Na minha as mangueiras estão ligadas igual as figuras anexas. Alguns itens do diagrama não existiam na minha, não sei por qual motivo. Marquei eles com um X.

pietrfist
11/12/2013, 22:08
pietrfist,

Na minha as mangueiras estão ligadas igual as figuras anexas. Alguns itens do diagrama não existiam na minha, não sei por qual motivo. Marquei eles com um X.

Rodrigo, vou mostras as peças que não achou aí, no motor na minha. Vi que o filtro de gás tem na sua, tenta achar o resto.

O filtro de gas e a válvula interruptora de vácuo (VSV Valve) são essas peças:
443026

A válvula de união (AS reed valve), é essa aqui:
443028

443029

Uma coisa, o filtro de combustíveis que vc comprou, qual foi, não to certo sobre qual comprar.

r0d
11/12/2013, 22:35
Todos os itens que marquei com um X estão desativados no meu motor. Estão todos tampados com placas, e a VSV destinada a eles está de bobeira. Não sei se essa desativação foi original ou não.

Quanto aos filtros, fiz uma compra na rockauto.com de varias unidades do de óleo, ar e combustível. O de combustível foi o fram G6469.

r0d
11/12/2013, 22:36
Essas fotos são do motor da sua? Pense num motor limpo... hehe

pietrfist
11/12/2013, 23:40
Todos os itens que marquei com um X estão desativados no meu motor. Estão todos tampados com placas, e a VSV destinada a eles está de bobeira. Não sei se essa desativação foi original ou não.

Quanto aos filtros, fiz uma compra na rockauto.com de varias unidades do de óleo, ar e combustível. O de combustível foi o fram G6469.

Ops, falha minha achei q vc não tinha identificado as partes..rs
Nessas pesquisas q fiz sobre o erro da EGR, li em algum lugar sobre a possibilidade de desativação de parte do sistema, mas não lembro direito como, pelo jeito a sua está assim.

Vou tentar achar o filtro, queria trocar logo.

É o motor da minha sim, dá uma dó de sujar...rs
Quando comprei fiz uma limpeza completa, a única coisa que pedi para não lavar foi o motor, por receio de usarem algum produto que danificasse alguma mangueira. Quando volto pra buscar o carro, tinham lavado o motor, fiquei P. da vida, mas já tinha sido feito. Ficaram sem graça, enfim. Tá se mantendo limpo pq não pego pesado com ela (da uma pena..rs).

r0d
12/12/2013, 08:56
Da para desativar o egr todo. Eu comprei as tampinhas. Se um dia o meu der problema, vou tirar. Procura por 22re egr removal que voce acha muita coisa.

22RE EGR removal and aftermarket temp guages - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/toyota-truck-4runner/943157-22re-egr-removal-aftermarket-temp-guages.html)

pietrfist
12/12/2013, 09:11
Legal, isso gera algum código de erro?

r0d
12/12/2013, 19:49
Segundo os gringos, não muda em nada o comportamento do motor. Só vai poluir mais...

Ronaldo Petri
13/12/2013, 18:27
Esse preço foi em originais ? onde comprou ?

Não são originais e sim paralelos. Os discos são da hipper freios e as pastilhas da syl. Comprei em duas auto peças diferentes aqui em santo andré.

OliverThies
16/12/2013, 14:19
http://www.youtube.com/watch?v=baoHfMzSnm8
Pequeno vídeo mostrando o consumo da minha sw4 durante um bate volta de São Paulo a Caraguatatuba

calhiandro
16/12/2013, 15:22
Qual a velocidade você conseguiu esse consumo?

OliverThies
16/12/2013, 17:24
Mantendo 120 sem dosar muito o pé.
algumas ultrapassagens, daria para ter economizado mais.
Completei o tanque hj e deu 9,5, muito bom né?

calhiandro
16/12/2013, 17:43
Muito bom mesmo. A minha andando a 110 km/h ás vezes a 120, faz entre 9,5 e 10 km/l de óleo diesel. Se andar a 120 km/h direto deve cair para uns 9,0 no máximo. Estou utilizando pneus 265/75/ r16.

Valeu, grande abraço

OliverThies
16/12/2013, 18:41
O meu pneu é menor, 235 acho q isso deve influenciar no consumo.
na próxima troca de pneus vou jogar um 31 Bf .
Já fiz um teste descendo o pau ( 150km/h) e o consumo chegou perto dos 7,5

r0d
17/12/2013, 08:34
O consumo calculado no "mão" está sendo igual ao marcado pelo computador?

OliverThies
17/12/2013, 09:58
O consumo calculado no "mão" está sendo igual ao marcado pelo computador?
Não, no momento ele está mostrando um consumo melhor do que eu estou fazendo. Creio que a diferença está em 10% para menos(no marcador do computador)

Nos fóruns gringos li algo sobre o algorítmo dele ser auto-adaptativo de acordo com as abastecidas.
Vamos ver!

josesiri
17/12/2013, 14:25
Não, no momento ele está mostrando um consumo melhor do que eu estou fazendo. Creio que a diferença está em 10% para menos(no marcador do computador)

Nos fóruns gringos li algo sobre o algorítmo dele ser auto-adaptativo de acordo com as abastecidas.
Vamos ver!

Oliver, estou prestes a comprar uma SW4 2.7 98, quais os consumos que posso esperar, levando em consideração que utilizo em SP em percursos curtos, com carga minima, e na estrada com 4/5 ocupantes (2 adultos + 2 crianças + cão) e pequena bagagem.
Quanto a manutenção e facilidade/dificuldade para encontrar peças, e outras observações que achar importante.

OliverThies
17/12/2013, 18:53
Fala josesiri,
cara o carro está me surpreendendo muito.
a mecânica toyota é muito simples e robusta, isso facilita nas manutenções.
vc acha qualquer peça nas concessionárias isso é um ponto a favor, e tem muita coisa no paralelo também
Olhe quanto vc gastaria para trocar os amortecedores de um honda civic. Os da toyota chegam a ser mais em conta!
Sobre o consumo.
acho q entre 5,5 e 6,5 no trânsito de sp e entre 8,5 e 10 na estrada. Não foge disso...

josesiri
17/12/2013, 22:28
Fala josesiri,
cara o carro está me surpreendendo muito.
a mecânica toyota é muito simples e robusta, isso facilita nas manutenções.
vc acha qualquer peça nas concessionárias isso é um ponto a favor, e tem muita coisa no paralelo também
Olhe quanto vc gastaria para trocar os amortecedores de um honda civic. Os da toyota chegam a ser mais em conta!
Sobre o consumo.
acho q entre 5,5 e 6,5 no trânsito de sp e entre 8,5 e 10 na estrada. Não foge disso...

É o consumo está um pouco abaixo do que imaginava para o motor 4cc, pensava em 8/9 na cidade e 10/11 na estrada, mas acho que isso depende de outras variantes: pneus, filtros, velas, regulagem, e qualidade do combustivel, pelo que andei pesquisando os preços das peças até que são razoaveis, parece que a dificuldade maior é encontrar peças de qualidade na pronta-entrega sem cair nas ccs, que exploram absurdamente, pelo menos tive essa experiencia com meu corolla japa.
Tem é que dar sorte e comprar uma bem cuidada, aí tudo fica mais facil, é fazer as preventivas e não tem castigo!!!
Se tudo der certo, em janeiro estarei "montado' em uma 98 vermelhona, aí marcamos para tomar alguma coisa e nos conhecermos, vc tbm é de SP, não é ?

OliverThies
17/12/2013, 22:36
Combinado!
boa sorte na negociação.
a questão do consumo no trânsito é complicada. Aqui na capital dificilmente um carro chega nos 8, ainda mais sendo um 2.7 de 2 toneladas.
Da uma sapeada no tópico das cherokees, coisa de 3,5km/l no trânsito
abs!

josesiri
18/12/2013, 23:14
Combinado!
boa sorte na negociação.
a questão do consumo no trânsito é complicada. Aqui na capital dificilmente um carro chega nos 8, ainda mais sendo um 2.7 de 2 toneladas.
Da uma sapeada no tópico das cherokees, coisa de 3,5km/l no trânsito
abs!

é tenho que pensar bem na questão consumo, estou mau acostumado, meu corolla wg tem consumo melhor que motor 1.0 , faz 10/12 na cidade e 13/14.8 na estrada, sem e com ar ligado...Na verdade rodo muito pouco em SP durante a semana, o uso maior será em viagens ao litoral norte onde temos casa e para outros destinos ainda não definidos, mas que com certeza com uma sw4 farei questão de conhecer...

luisrief
19/12/2013, 06:49
Bom dia,

A minha 3.4 v6 97 estava convertida para alccol e gasolina, e esta conversao foi feita pelo dono anterior trocando apenas a bomba de gasolina por uma boshinha a alccol. o carro fazia entre 3,5 e 4 na cidade e 7 a 8 na estrada com o ar ligado. Como a partida ficava pesada demanha decidi parar de usar alccol a 3 meses so coloco gasolina e nao fiz mais nada. ela agora faz 5 a 5,5 na cidade e de 9 a 10 na estrada a 110.
Recomendo a sw4 gasolina por custar muito menos que a diesel, pecas mais baratas, mais facil de arrumar um profissional para revisao manutencao, e principalmente: ninguem coloca carro que faz 5km/l para trabalhar ou seja normalmente esses carros a gasolina estao mais novos de maneira geral.

Ate mais e boa sorte.

josesiri
19/12/2013, 12:14
Bom dia,

A minha 3.4 v6 97 estava convertida para alccol e gasolina, e esta conversao foi feita pelo dono anterior trocando apenas a bomba de gasolina por uma boshinha a alccol. o carro fazia entre 3,5 e 4 na cidade e 7 a 8 na estrada com o ar ligado. Como a partida ficava pesada demanha decidi parar de usar alccol a 3 meses so coloco gasolina e nao fiz mais nada. ela agora faz 5 a 5,5 na cidade e de 9 a 10 na estrada a 110.
Recomendo a sw4 gasolina por custar muito menos que a diesel, pecas mais baratas, mais facil de arrumar um profissional para revisao manutencao, e principalmente: ninguem coloca carro que faz 5km/l para trabalhar ou seja normalmente esses carros a gasolina estao mais novos de maneira geral.

Ate mais e boa sorte.

esse consumo tratando-se de uma V6 é muito bom, principalmente na estrada, imagino que com uma 4cc 2.7 o consumo seja ainda melhor, isso é o que espero, hehehe ???

sgrul1
12/01/2014, 10:32
Ola rapaziada, acabei de adquirir uma sw4 93 gasolina v6 3.0 aut. Adorei o carro, mas ela esta apresentando o seguinte problema: ela cai da 4ª p 3ª do nada e fica por horas assim na estrada. seria problema do oleo do cambio? Conversor de torque? Alguem saberia me dizer? Outra coisa, alguém teria o manual digitalizado para me conseguir, ou tem o link onde posso encontrar? Grato
Ola pessoal, dps de mta novela, a camionete parou de andar. Fica patinando p entrar as marchas.`Parece que é o conversor de torque mesmo. Alguem saberia me indicar um bom mecânico para essa minha Toyota aki no RS?

Ronaldo Petri
22/01/2014, 18:45
Pessoal, alguém já trocou o coxim do câmbio da 2.7 16 válvulas gasolina. Na concessionária está 500 reais original. Já perguntei para o pessoal de ponta porã e eles só tem para o modelo a diesel e é diferente. Aqui em santo André encontrei somente para modelo diesel, paralelos na faixa de 100 reais, mas não encontro para o modelo a gasolina em nenhum lugar, somente original e na concessionária, mas 500 reais é muito dinheiro para um coxim.

r0d
23/01/2014, 09:10
Pessoal, alguém já trocou o coxim do câmbio da 2.7 16 válvulas gasolina. Na concessionária está 500 reais original. Já perguntei para o pessoal de ponta porã e eles só tem para o modelo a diesel e é diferente. Aqui em santo André encontrei somente para modelo diesel, paralelos na faixa de 100 reais, mas não encontro para o modelo a gasolina em nenhum lugar, somente original e na concessionária, mas 500 reais é muito dinheiro para um coxim.

Ronaldo, acho que vale a pena importar. Na rockauto ele custa 49 dólares (mais 49 dólares de frete). Vai ficar menos de 500 reais e chega rapidinho via fedex. O nome dessa peça em inglês é "Motor Mount".

josesiri
23/01/2014, 09:41
Ronaldo, acho que vale a pena importar. Na rockauto ele custa 49 dólares (mais 49 dólares de frete). Vai ficar menos de 500 reais e chega rapidinho via fedex. O nome dessa peça em inglês é "Motor Mount".

Rod, bom dia!
Estou negociando uma 95 2.4 gas, não tenho experiencia nem conhecimento, vc pode me passar algumas informações gerais do carro, ela tem 300. km 2o. dono , vou leva-la no mecânico especialista em toy aqui de SP hoje, agurdo seu parecer.
abraços
Jose

r0d
23/01/2014, 10:39
Estou bem contente com a minha e acho ela uma excelente viatura. Vai fazer 2 anos que tenho ela. Uso ela para trilhas e viagens.

O motor dela é bem fraquinho mas é muito durável. Viajar com ela é contemplar a paisagem. Não acho ruim. Além disso, faço trilhas sem dificuldades. O único upgrade até agora foi um jogo de 31 mud.

Comprei ela com motor fundido e gostei 10 mil para fazer ele, trazendo todas peças de fora (virabrequim, bielas, anéis, juntas, bombas, etc). Todas peças acha-se com muita facilidade nos EUA, pois ela é muito popular lá.

Depois de fazer o motor, andei 20 mil km em 2 anos e simplesmente não tive nenhum problema no motor. Nada mesmo. Só troca oleo e filtro.

O motor dela é injetado multiponto, com sistema bem simples e poucos componentes. Porém possui muitas linhas de vácuo para regular varios componentes. Meu consumo é 5 km/l na trilha, 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Usar pneus acima de 31 deixam ela muito lenta.

300 mil km não é nada. Tem que ver realmente a conservação geral da viatura.

-Se há vazamentos no motor e diferenciais. Se estiver tudo lavado e brilhando, descofie.

-Muita atenção ao ponteiro da pressão do óleo. Ele deve ficar bem no meio em situações normais (2 mil rotações para cima). Se o ponteiro ficar abaixo da metade em plena operação, desconfie.

-A marcha lenta. Deve sem lisa, constante e sem engasgos. Esse carro usa diversas linhas de vácuo para controla a marcha lenta. Se uma estiver zuada ou trocada, a marcha lenta fica estranha.

-Acionamento do 4x4. Ele usa vácuo para unir os dois semi-eixos dianteiros. Se as mangueiras do vacuo estiverem zuadas, não engata.

O resto é a vistoria padrão para comprar qualquer carro: parte elétrica, ar condicionado, vidro elétricos, acabamentos, etc.

Esse tipo de carro compra-se pela emoção e não pela razão. Hehe. Se você bater o olho e gostar, pode levar. Agora se você ver um monte de defeitinhos, melhor procurar outro.

Renato Camargo
23/01/2014, 14:26
Olá r0d já ví muito desses motores em sites gringos e eles gosta mais do 22re do que do 3.0, ví tambem que eles usam um tipo de turbo diferente, você já viu algo do tipo??

r0d
23/01/2014, 14:55
Nos forums que frequento os gringos não costumam turbinar esse motor e nem recomendam.

Porém tem um colega aqui do forum que turbinou a dele, mas parece que deu algum defeito e ele desistiu e vai colocar o 4.3 v6 da blazer.

Nos EUA existiu um 22RE turbinado de fabrica, chamado 22RTE. Logo, alguns gringos pegam as peças do 22RTE e transformam o 22RE. Ai parece que fica bom. Hehe.

elmestizo
23/01/2014, 15:06
esse motor 4cc é top.. usado nos celicas

frankhpc
23/01/2014, 16:10
Todo dia eu namoro esse anúncio: Seminovos BH | Toyota Hilux SW4 3.4 12V V6 cor Azul 97/97 (http://www.seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/662648)

O pior é ter dinheiro para comprar, ter vontade de comprar e não poder porque vou precisar de dinheiro na mão para fazer uma mudança em breve :curtir_nao:

Ronaldo Petri
23/01/2014, 18:33
Obrigado Rodrigo, acho que vou ter que importar mesmo, pois tá muito difícil.

josesiri
24/01/2014, 17:17
Estou bem contente com a minha e acho ela uma excelente viatura. Vai fazer 2 anos que tenho ela. Uso ela para trilhas e viagens.

O motor dela é bem fraquinho mas é muito durável. Viajar com ela é contemplar a paisagem. Não acho ruim. Além disso, faço trilhas sem dificuldades. O único upgrade até agora foi um jogo de 31 mud.

Comprei ela com motor fundido e gostei 10 mil para fazer ele, trazendo todas peças de fora (virabrequim, bielas, anéis, juntas, bombas, etc). Todas peças acha-se com muita facilidade nos EUA, pois ela é muito popular lá.

Depois de fazer o motor, andei 20 mil km em 2 anos e simplesmente não tive nenhum problema no motor. Nada mesmo. Só troca oleo e filtro.

O motor dela é injetado multiponto, com sistema bem simples e poucos componentes. Porém possui muitas linhas de vácuo para regular varios componentes. Meu consumo é 5 km/l na trilha, 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Usar pneus acima de 31 deixam ela muito lenta.

300 mil km não é nada. Tem que ver realmente a conservação geral da viatura.

-Se há vazamentos no motor e diferenciais. Se estiver tudo lavado e brilhando, descofie.

-Muita atenção ao ponteiro da pressão do óleo. Ele deve ficar bem no meio em situações normais (2 mil rotações para cima). Se o ponteiro ficar abaixo da metade em plena operação, desconfie.

Esse tipo de carro compra-se pela emoção e não pela razão. Hehe. Se você bater o olho e gostar, pode levar. Agora se você ver um monte de defeitinhos, melhor procurar outro.

Olá Rodrigo, agradeço a ajuda, mas o negócio não rolou... Fomos na Sollo para o João ver o carro e o cara ver o meu, a SW4 estava bonita, pouco cuidada, mas tudo ok fora um barulho no motor de valvulas que deixou o João com dúvidas, ele é especialista nas diesel, ficou em duvida se era só uma questão de ajuste de valvulas ou tuchos ou algo mais grave...mas o carro tinha alguns detalhes que o dono não havia mencionado, trinca no vidro dianteiro, IPVA 2014 não foi paga a 1a., retrovisores elétricos não funcionavam, além de uma batida na lateral traseira que eu já sabia...pelo preço até dava para absorver esses detalhes, mas tinha esse barulho no motor e acho que a mulher dele não gostou do meu carro, estranho porque conversamos vários dias antes de nos encontrarmos, mandei fotos do carro, ele vez várias perguntas, disse que estava vendendo o carro pq precisava pagar dividas, estava sem emprego, precisava de um carro + barato e funcional para trabalhar, e depois vem dizendo que pretendiam comprar um carro básico mais novo, com 10 mil que carro ele vai comprar ??? um celta 2002 pé de boi, sem nada, custa 12/13, o carro dele nas condições que está não vende fácil e nem por mais do que ele pede, tanto que já tinha visto anuncio dele por 23, depois 21 e agora 19...então acho que até foi bom não dar certo, tem mato nesse coelho !!!
Negócio com troca não é facil mesmo, tem que atender á varios interesses, o ideal seria vender o meu e comprar outro, mas nos anuncios que fiz, só vem proposta de troca, hehehe , é scenic, saveiro, pantifhaider, volvo, discovery 1 com kit gas... tá fácil não amigo!!! vou te dizer que as Lands me balançam, acho o carro muito bonito, por dentro então é uma nave, o que não permite que eu faça a loucura é o consumo, se tivesse uma 4cc eu arriscava !!!
A busca continua, na hora certa vai rolar.

Renato Camargo
24/01/2014, 20:12
Muita calma nessa hora, o que é da gente vem na mão.

Ronaldo Petri
27/01/2014, 01:23
Pessoal, apenas para registrar e animar futuros compradores dos modelos a gasolina. Depois de dar uma geralzona na minha sw4 2.7, (freios, amortecedores, revisão em todo sistema de ingeção eletronica, e troca de fluidos) fiz minha primeira viaginha com ela, saindo de santo andré até caraguatatuba e ficando 10 dia rodando pelo litora norte de sp. Foi tudo ótimo, nenhuma surpresa e que delícia na estrada, a 110km/h um giro um pouco acima de 2500, silêncio total pra viajar. A única coisa que tá incomodando no momento é o coxim do cambio que tá precisando ser trocado e não encontro fora da concessionária...abrçs

Fernandim_BSB
30/01/2014, 17:26
Olá Amigos,
mais uma vez venho procurar mais informações para dar manutenção na viatura. Vamos ao problema:
Estou tendo problema com vazamento no anel que faz a ligação entre os coletores de escape e o escapamento propriamente dito. Eles estão vazando muito (são dois anéis) e fazendo aquela barulheira. Já apertei parafuso e conferi tudo. Não tem jeito, o vazamento é lá mesmo. Levei na Toyojike aqui em Brasília para dar uma olhada nisso e em outras coisas. Eles fizeram o orçamento da peça na concessionária que pediu R$ 230,00 (ASSUSTADOR) confirmou e reconfirmou e o preço é esse mesmo. Na ROCKAUTO os anéis custam algo entre 1,63 e 3,50 dolares, só que o frete custa 60 dolares.
Assim pergunto a vocês, alguém já trocou essa peça? Sabe alguma que é equivalente? Ou algum local onde seja possível encontrar essa maravilha?

Valeu.

Fernando.

rfdex
31/01/2014, 10:59
Olá Amigos,
mais uma vez venho procurar mais informações para dar manutenção na viatura. Vamos ao problema:
Estou tendo problema com vazamento no anel que faz a ligação entre os coletores de escape e o escapamento propriamente dito. Eles estão vazando muito (são dois anéis) e fazendo aquela barulheira. Já apertei parafuso e conferi tudo. Não tem jeito, o vazamento é lá mesmo. Levei na Toyojike aqui em Brasília para dar uma olhada nisso e em outras coisas. Eles fizeram o orçamento da peça na concessionária que pediu R$ 230,00 (ASSUSTADOR) confirmou e reconfirmou e o preço é esse mesmo. Na ROCKAUTO os anéis custam algo entre 1,63 e 3,50 dolares, só que o frete custa 60 dolares.
Assim pergunto a vocês, alguém já trocou essa peça? Sabe alguma que é equivalente? Ou algum local onde seja possível encontrar essa maravilha?

Valeu.

Fernando.

Amigo, pega as medidas desses retentores (no próprio anúncio da Rockauto geralmente tem as medidas) e procura em loja de retentores. No SOF SUL tem a ROLAPEL (loja de rolamentos) que vende retentores também. Quanto a esta oficina que você vai, nem vou tecer comentários. Oficina é como barbeador: cada um tem o seu. Mas eu deixei de ir lá e também não indico. Saudações

OliverThies
31/01/2014, 14:09
Estou um pouco ausente do fórum devido a correria do trabalho mas ontem fiz uma viagem e gostaria de relatar o consumo.
Fiz São Paulo x Caraguatatuba.
Horário de saída: 20hs
Horário de chegada: 22:40hs
Velocidade 80˜110 pé na casquinha e sempre de olho no consumo ( tenho aquele scangauge que mostra o consumo instantâneo)
KMs rodados 182
Combustível gasto( medido na bomba ) 14.8 litros
Consumo 12.3 km/l
Chega a soar como mentira né? Pois é.....

sgrul1
05/02/2014, 18:37
Ola amigos do fórum. Postei aki algum há tempo sobre minha sw4 93 gás. que estava reduzindo de 4 p 3 aleatoriamente na estrada, dps começou a patinar a ré ate que parou. Bom enfim levei há um mecânico que fez uma geral no cambio at, conversor de torque enfim...resolveu o problema.
O fato é que agora tenho 2 novos problemas, um o óleo esta aparentemente sumindo do motor, e não consegui, nem o mecânico, encontrar vazamento :putz:
O outro é que ela apaga. Observando o contagiro, ele fica oscilando entre 0 e 1500 rotações e acaba apagando. Não é sempre, mas o suficiente p me atrapalhar no transito.
Alguem saberia opinar?

elmestizo
05/02/2014, 20:33
1 - sensor de rotação
2 - oleo sumindo? ou tá pingado ou tá queimando...

r0d
09/02/2014, 19:20
Ola amigos do fórum. Postei aki algum há tempo sobre minha sw4 93 gás. que estava reduzindo de 4 p 3 aleatoriamente na estrada, dps começou a patinar a ré ate que parou. Bom enfim levei há um mecânico que fez uma geral no cambio at, conversor de torque enfim...resolveu o problema.
O fato é que agora tenho 2 novos problemas, um o óleo esta aparentemente sumindo do motor, e não consegui, nem o mecânico, encontrar vazamento :putz:
O outro é que ela apaga. Observando o contagiro, ele fica oscilando entre 0 e 1500 rotações e acaba apagando. Não é sempre, mas o suficiente p me atrapalhar no transito.
Alguem saberia opinar?

Quanto ao motor apagar, verifique todas as mangueiras de vácuo. Alguma delas conectada errada ou faltando, dá esse tipo de problema. Deve existir um adesivo com diagrama embaixo do capo.

http://www.yotatech.com/attachments/f116/74068d1242431088-code-71-vacuum-lines-underhood-vacuum-sticker-small-.jpg

Renato Camargo
09/02/2014, 21:18
É impressão minha ou as SW4 3.4 automáticas sumiram do mercado.

Tozzi
10/02/2014, 00:35
É impressão minha ou as SW4 3.4 automáticas sumiram do mercado.

Rapaz... quem tem, não quer vender !

Brincadeira, realmente tem poucas opções!

Renato Camargo
10/02/2014, 21:24
É isso mesmo Tozzi, o pessoal se apegou mesmo as automáticas, quase não tem nenhuma à venda.

r0d
10/02/2014, 21:29
Eu nunca vi foi 2.7 gasolina entre 2000 e 2002. Alguém sabe se a Toyota parou de vender elas depois de 1999?

elmestizo
10/02/2014, 21:49
acho que a 2.7 foi importada só até 98

sgrul1
10/02/2014, 21:50
Quanto ao motor apagar, verifique todas as mangueiras de vácuo. Alguma delas conectada errada ou faltando, dá esse tipo de problema. Deve existir um adesivo com diagrama embaixo do capo.

http://www.yotatech.com/attachments/f116/74068d1242431088-code-71-vacuum-lines-underhood-vacuum-sticker-small-.jpg
Bah, valeu mesmo. A minha não tem. Mas vou dar uma olhada.

Marcos_sc
10/02/2014, 22:49
As 3.4 estão bem guardadas... a minha ao menos está!!!

geovanih
11/02/2014, 11:17
2x :D:D:D:D:D:D:D:D

luisrief
12/02/2014, 07:40
Tem muita gente pedindo o preco das diesel nas nossas automaticas.

tem 4 anunciadas no mercado livre uma 98 por 25.000 - uma 97 por 30.000 uma 97 preparada por 39.800 e uma 2001 por 35.000
A minha tambem nao tenho interesse em vender.

Desculpe o off topic, estou precisando das buchas das bandejas inferiores 4 pcs e custam R$ 300 cada!!! na ccs, alguem tem uma dica?? ou o codigo para comprar fora?? obrigado

rfdex
12/02/2014, 12:50
rockauto.com você acha.

elmestizo
12/02/2014, 13:25
Tem muita gente pedindo o preco das diesel nas nossas automaticas.

tem 4 anunciadas no mercado livre uma 98 por 25.000 - uma 97 por 30.000 uma 97 preparada por 39.800 e uma 2001 por 35.000
A minha tambem nao tenho interesse em vender.

Desculpe o off topic, estou precisando das buchas das bandejas inferiores 4 pcs e custam R$ 300 cada!!! na ccs, alguem tem uma dica?? ou o codigo para comprar fora?? obrigado

Enquanto Brasileiro ver só preço, continuará andando em carroças...

rfdex
12/02/2014, 21:41
Discordo amigo! Está cheio de porcaria no mercado brasileiro que custa mais de 50 mil reais. Eu não pago mais que 30 num veículo jamais, nem que eu precise rodar em veículo antigo (ou velho, como muitos dizem...). Prefiro pagar mecânico a dar dinheiro para empresários oportunistas e para o governo sob a forma de imposto. Saudações

luisrief
13/02/2014, 17:46
Na verdade quando se quer comprar uma coisa a primeira reacao normal e saber o preco!!!! por mais que este nao importe no bolso de quem ve!!!!
Agora chamar quem ve o preco de burro e que anda em carrocas e complicado, pois aqui estamos falando de carros e pecas toyota, discutindo maneiras de fazer, canais de compra, passeios, trilhas, fazendo amizade E SIM FALANDO DE PRECOS!!!
pra mim burro e quem paga 50 no que vale 30 e alega que esta novinho!!!kkkkk

sgrul1
14/02/2014, 12:18
Ola amigos, saberiam me indicar algum bom mecânico p motor no Rio Grande do Sul? Vou precisar mexer no motor da minha sw4 v6 93. Se não em SP...tento levar a vtr p la. Abrc

TCHEIGOR
14/02/2014, 15:44
Ola amigos, saberiam me indicar algum bom mecânico p motor no Rio Grande do Sul? Vou precisar mexer no motor da minha sw4 v6 93. Se não em SP...tento levar a vtr p la. Abrc

Não sei se o teu motor é 3.4 ou 3.0, mas liga na toyosul multipeças em Porto Alegre e conversa com eles.
O que tem o motor? Tá funcionando mal oujá sabe que vai ter que abrir mesmo?
Se tu já tem idéia do que tem que fazer no motor eles podem te dar um orçamento de peças, mas sempre tem o jaque né, ja que abriu aproveita e troca isso e aquilo, coisas que pelo preço valem a pena ser trocadas, mas que no final, somando R$30 aqui mais R$60 ali dá uma cacetada.
Não tenho grandes amores pela oficina porque já tive que voltar lá depois de manutenção pra acertar detalhes que não ficaram bons, mas sempre fui bem atendido e os problemas resolvidos. Pelo menos eles estão acostumados a lidar com toyotas e possuem um bom estoque de peças. To te indicando porque é onde eu tenho levado.
Abraço e boa sorte na busca. Se descobrir alguma outra dica por fora posta pra nós.

dorderf
14/02/2014, 16:42
Não sei se o teu motor é 3.4 ou 3.0, mas liga na toyosul multipeças em Porto Alegre e conversa com eles.
O que tem o motor? Tá funcionando mal oujá sabe que vai ter que abrir mesmo?
Se tu já tem idéia do que tem que fazer no motor eles podem te dar um orçamento de peças, mas sempre tem o jaque né, ja que abriu aproveita e troca isso e aquilo, coisas que pelo preço valem a pena ser trocadas, mas que no final, somando R$30 aqui mais R$60 ali dá uma cacetada.
Não tenho grandes amores pela oficina porque já tive que voltar lá depois de manutenção pra acertar detalhes que não ficaram bons, mas sempre fui bem atendido e os problemas resolvidos. Pelo menos eles estão acostumados a lidar com toyotas e possuem um bom estoque de peças. To te indicando porque é onde eu tenho levado.
Abraço e boa sorte na busca. Se descobrir alguma outra dica por fora posta pra nós.

Exatamente o que acontece na oficina onde levo o meu carro. A última foi levar lá e, depois de trocado o filtro de combustível, o cabeçote do filtro não estar puxando, mas aí eu atribuo a um defeito que ele começa a dar, embora seja original...

Cristian Fay
29/09/2014, 09:37
Pessoal, acabei de adquirir a minha SW4 2.7 16V. Troquei o filtro de combustivel fim de semana, usei o WEGA JFC 811, e pasmem, o filtro que estava nela era Toyota, e com data de fabricaçao igual o da camionete (1997), nunca nuinguem havia trocado. Resumindo, mudei a posiçao das mangueiras e deixei o filtro em uma posiçao mais facil de trocar, pois ninguem merece ficar a cada 15.000 km 1:30 h, somente para trocar o filtro de combustivel. O filtro de ar tambem troquei, mas este é facil, usei o da WEGA tambem, JFA 290. Estou pensando em fazer nosvas mangueiras com sistema de encaixe, para possibilitar a colocaçao de outro filtro nacional, o acham?
Alguem aí tem indicaçao de lojas para compra de peças para as versoes a gasolina? As lojas Ferraço e America trabalham so com diesel. Alguem sabe dizer se os itens de suspensao e freios da diesel e gasolina sao iguais? Estou precisando comprar a palheta do limpador traseiro, um difusor de ar, aquele que fica sobre o porta-copos no centro do painel, e a tampa da caixa de fusiveis interna, que fica no lado direito, inferior do painel. Outra coisa que estou grilado, a minha camionete, esta patinando correias a partir de 3.600 RPM, ja passei antiderrapante para correias, melhorou um pouco mais nao resolveu. Alguem tem as medidas das correias originais. pelo que pesquisei sao tres, com as seguintes especificaçoes: 4PK0915, 4PK1108 E 5PK0890, alguem sabe me informar onde consigo o tensor das correias? Vi que nos EUA consiguimos quase tudo, mas o frete e os impostos, tornam os preços parecidos com os daqui.
Sobre media de combustivel, só fiz uma media, na cidade com os filtros que estavam instalados (o de ar estava ruim tambem), e deu 6,2 km/l. Antes de eu comprar ela ficou parada na loja uns 45 dias, e nas tres primeiras vezes que completei o tanque, acendeu a luz da injecao, e o ponteiro nao marcava corretamente. A primeira vez abasteci com Shel normal, a segunda com BR aditivada, a terceira com Ipiranga aditivada (nao lembro o nome) e a quarta com Shel Nitro+ (estou usando esta ainda,, nao acendeu a luz quando completei e o ponteiro parece estar marcando corretamente). Nas vezes que acendeu a luz, eu desconectei o cabo da bateria e quando religuei nao acendeu mais, ate completar o tanque novamente. Alguem tem uma ideia do que pode ser? Eu acredito que poderia estar com problema na boia (sujeira), enviando alguma erro para a central, e com o uso de gasolina aditivada acabou limpando.
Desde ja agradeço as possiveis respostas.

Rubens Linhalis
29/09/2014, 10:50
Olá Cristian,

Seja bem vindo ao forum. Vai achar muita informação sobre a toyota.. o pessoal aqui é gente finíssima.

Eu comprei uma sw4 2.7 ano 1997 também a pouco tempo também e venho dando uma manutenção boa nela.

O filtro de combustível realmente esta em um lugar chato. Coloque umas fotos ai do que vc fez para reposicionar o filtro.

Não tenho indicação de filtros, procuro sempre usar os originais.

Lojas para compra de peças a gasolina, infelizmente eu tenho comprado na CSS ou importando. Mas sempre pesquise na Ferraço/America, pois válvula termostática, e peças de suspensão, eixos e freio algumas são comuns entre a diesel.

Palheta do limpador traseiro, e não achei por aqui. Não pesquisei na CSS, acabei importando (ainda não chegou). Paguei 7 dólares.

Difusor de ar, ou vc compra em ferro velho, ou deixa um rim na CSS, ou então faz como eu, importe. Paguei 17 dólares em cada difusor central, fiz a troca esse final de semana e o carro ficou zero! (tem fotos no topico do meu carro, link na assinatura)

As correias que estavam no meu carro eram paralelas, troquei por originais. Não sei se realmente precisam ser originais, mas acabei comprando na CSS, foi bem caro. Hoje eu importaria. Os tensionadores são dois, e também são caros. Não da pra tocar só o rolamento, pois são blindados. Eu importei e estou esperando chegar.

A minha tem feito 7km/l na cidade, mas estou com pneus 31" e ainda usando os cabos de vela velhos (importei novos e estão a caminho).

A luz de injeção, não tenho nem ideia. Manda passar um scaner, fazer uma limpeza de bico. Verifique se seu carro ja teve GNV, pode ser alguma gambiarra na parte elétrica da injeção que foi desfeita após retirada do GNV.

Troque a válvula termostática e tampa do radiador. Compre original, não deve sair a 150 reais os dois na CSS, e você mesmo troca em casa.

Coloque umas fotos !

abraços!

r0d
29/09/2014, 11:00
Cristian,

Muitas peças são iguais as das diesel, tipo suspensão, freios, latas, alguns acabamentos, etc.

Peças de motor só na concessionaria ou importando. Na rockauto.com tem tudo.

Cristian Fay
29/09/2014, 12:18
Rubens

Nao sei se vi errado, mas para trazer da Rockauto, o frete acaba custando muito mais que a peça, é isso mesmo?
Outra coisa, nao achei os difusores de ar na Rockauto, pode enviar o link para eu dar uma olhada?
Sobre trocar a valvula termostatica e tampa do radiador, tem algum problema cronico?

Quero um dia desses ainda fazer uma visita na Toyotoshi, concessionaria Toyota em Ciudad Del Este para verificar preços. e posteriormente posto aqui.

Ainda nao tirei fotos de como deixei o filtro, assim que tirar, e descobrir como postar, o farei aqui. Sobre GNV, acredito que nao usou, pois a bastante tempo ja esta na regiao que moro, e aqui nao temos GNV, mas ate agora nao acendeu mais, acredito que dosse algum problema de sujeira mesmo.

Sei que tem varios detalhes a fazer com o tempo para que ela fique perfeita, por exemplo o revestimento dos bancos.

Sou de Cascavel, PR.

Abraço

Rubens Linhalis
29/09/2014, 13:32
Cristian,

Comprei algumas coisas na rockauto, e saem mais barato, alias, muito mais barato do que comprar aqui.

Tem tempo que nao compro na rockauto, e lá nao vai ter os difusores.

Eu tenho comprado muita coisa nesse site : https://www.partswebsite.com/pagetoyota/

É só informar o o part number do lado direito, selecionar Toyota e pesquisar. Esse site só vende peças originais Toyota. É a mesma coisa se estivesse comprando na CSS. Foi nesse site que comprei os difusores e palheta traseira (além de outras coisas).

Para saber o part number da peças, eu uso esse site:TOYOTA | Japan Parts EU (http://www.japan-parts.eu/) , é so informar o chassi do carro.

Nada cronico, mas tampa do radiador trabalha para manter uma pressão especifica do sistema de arrefecimento, controlando o fluxo de agua para o reservatório de expansão. Se a tampa foi antiga, ja pode nao estar funcionando corretamente. A valvula termostática a mesma coisa, se o carro nao andou com aditivo no sistema de arrefecimento, pode ter prejudicado o funcionamento da válvula.

abraços!

Cristian Fay
29/09/2014, 21:45
Rubens

Muito obrigado, era isso que estava procurando.
Tinha uma moto Suzuki, e sempre localizava os Part number em um catalogo eletronico, e nao tinha enontrado isso para a SW$.
Mas agora vai ser molez.

Obrigado, valeu mesmo.

Cristian

Cristian Fay
07/10/2014, 11:41
Olá Cristian,

Seja bem vindo ao forum. Vai achar muita informação sobre a toyota.. o pessoal aqui é gente finíssima.

Eu comprei uma sw4 2.7 ano 1997 também a pouco tempo também e venho dando uma manutenção boa nela.

O filtro de combustível realmente esta em um lugar chato. Coloque umas fotos ai do que vc fez para reposicionar o filtro.

Não tenho indicação de filtros, procuro sempre usar os originais.

Lojas para compra de peças a gasolina, infelizmente eu tenho comprado na CSS ou importando. Mas sempre pesquise na Ferraço/America, pois válvula termostática, e peças de suspensão, eixos e freio algumas são comuns entre a diesel.

Palheta do limpador traseiro, e não achei por aqui. Não pesquisei na CSS, acabei importando (ainda não chegou). Paguei 7 dólares.

Difusor de ar, ou vc compra em ferro velho, ou deixa um rim na CSS, ou então faz como eu, importe. Paguei 17 dólares em cada difusor central, fiz a troca esse final de semana e o carro ficou zero! (tem fotos no topico do meu carro, link na assinatura)

As correias que estavam no meu carro eram paralelas, troquei por originais. Não sei se realmente precisam ser originais, mas acabei comprando na CSS, foi bem caro. Hoje eu importaria. Os tensionadores são dois, e também são caros. Não da pra tocar só o rolamento, pois são blindados. Eu importei e estou esperando chegar.

A minha tem feito 7km/l na cidade, mas estou com pneus 31" e ainda usando os cabos de vela velhos (importei novos e estão a caminho).

A luz de injeção, não tenho nem ideia. Manda passar um scaner, fazer uma limpeza de bico. Verifique se seu carro ja teve GNV, pode ser alguma gambiarra na parte elétrica da injeção que foi desfeita após retirada do GNV.

Troque a válvula termostática e tampa do radiador. Compre original, não deve sair a 150 reais os dois na CSS, e você mesmo troca em casa.

Coloque umas fotos !

abraços!

Rubens

Em uma viagem curta, 180 km, dei uma forçada a mais no motor, pra ver ate onde ia, e a SW4 esquentou. Agora resta saber o que foi que causou isso. Suspeitei de valvula termostatica, entao fui verificar e..... surpresa, ela nao estava lá.
Ai sobrou quatro opçoes: Tampa do radiador (que voce sugeriu trocar), radiador entupido e junta queimada ou cabeçote trincado (espero que estas duas nao). Eu tinha escrito no post anterior sobre consumo e marcha lenta. Eu havia estranhado que a marcha lenta dela estava sempre em torno de 1100 rpm, muito alta, e também tinha ligado o ar quente e quase não esquentou, e ela esta gastando muito, fazendo 5,7 - 6 km/l na cidade. Agora analisando, isso tudo era porque estava sem a válvula termostática, pois como a ventoinha é ligada na polia do motor, sempre ventilava, e a água circulando pelo radiador, o motor nunca esquentava direito na cidade, trabalhando sempre frio. Agora com a válvula termostática, logo depois que funciona o motor, uns 5 minutos, a temperatura já fica no meio do marcador, temperatura normal de funcionamento e a marcha lenta já baixa para 700 rpm.

Vamos ver se diminuo o consumo.

Enquanto não consigo comprar os produtos originais, comprei paralelo, por exemplo, peguei os dados da válvula termostática e procurei no catalogo de um fornecedor Brasileiro diâmetro externo: 56 mm e temperatura de abertura 82 graus e oque eu achei? Válvula do precioso Fiat 147 (R$ 30,00). Coloquei, encaixou como uma luva. A tampa do radiador Florio MF 85 (R$ 17,00). Sabado vou levar em um lugar especializado em radiador, para abrirem e "varetarem", fazendo uma limpeza completa.

Abraços

Cristian

Fabio Teloken
11/06/2015, 22:39
Boa noite senhores, vi que o tópico já esta parado a algum tempo. Serei breve, comprei uma sw4 95 2.4 22re... Perfeito o carro e muito bem cuidado. Notei que a lenta ora parava em 1500/2000, e com ar ligado parava em 750. Fiz a limpeza da sonda lambda, parou de ficar em 1500/2

Fabio Teloken
11/06/2015, 22:45
Boa noite senhores, vi que o tópico já esta parado a algum tempo. Serei breve, comprei uma sw4 95 2.4 22re... Perfeito o carro e muito bem cuidado. Notei que a lenta ora parava em 1500/2000, e com ar ligado parava em 750. Fiz a limpeza da sonda lambda, parou de ficar em 1500/2000, segurando em 1000 sem ar e cai pra 750 com ar. Pois bem, uma coisa q notei é que ela veio sem uma válvula de vacuo, que fica em cima da tampa de valvula, e vendo a de um amigo que tem esta valvula, com cód 90810-12084, que se ñ me engano tem haver com o canister, posso estar totalmente errado. Pergunto, tem algum problema ficar sem essa valvula? Devo usar alguma tampinha para as entradas das mangueiras?
Apenas pra ajudar, pois estou sem fotos, essa valula é a que fica pro lado da parede corta fogo, com uma capa laranjada, e a que restou foi apenas a que fica mais proximo da frente do carro, com capinha preta. O restante das conexoes todas existem e estão em perfeito estado, inclusive a tração.
Aguardo orientação sobre...

r0d
12/06/2015, 10:03
A maioria dos problemas da marcha lenta nesse motor são relacionados a ligação errada das mangueiras de vácuo.

Confira a ligação delas usando o diagrama colado dentro do capo.

Se as mangueiras estiverem ligadas corretamente, dá para fazer um ajuste fino no corpo de borboleta e outro no que controla a marcha lenta com o AC ligado.

r0d
12/06/2015, 10:06
Diagrama do capo:

http://i184.photobucket.com/albums/x275/fifty5panhead/DSCN4017.jpg

r0d
12/06/2015, 10:09
Válvula para regulagem da marcha lenta com o AC ligado (destacado a esquerda):

http://www.pirate4x4.com/forum/attachments/toyota-truck-4runner/274926d1164843621-need-help-22re-install-idlespeedup.jpg

r0d
12/06/2015, 10:11
Regulagem da marcha lenta no corpo de borboleta (destacado a esquerda):

http://www.4crawler.com/4x4/CheapTricks/TPS/tps6.jpg

Fabio Teloken
15/06/2015, 08:58
Regulagem da marcha lenta no corpo de borboleta (destacado a esquerda):

http://www.4crawler.com/4x4/CheapTricks/TPS/tps6.jpg

Caro amigo Rodrigo, grato pela resposta... As conexões estão todas em orem, minha maior duvida é sobra a valvula que citei que veio sem, se tem algum problema fe se devo tampar as entradas dos canos que ela era conectada, ou ligar um ao outro...

Grato

r0d
15/06/2015, 09:31
Manda uma foto dessa válvula.

Fabio Teloken
15/06/2015, 14:59
Manda uma foto dessa válvula.

Ai esta a foto. Tirei da camionete de um amigo, e juntamente a foto q baixei aqui do topico mesmo.

r0d
16/06/2015, 15:17
Essa válvula (ou solenoide) de cor vinho pertence ao sistema de controle de emissões de poluentes.

Ela controla o funcionamento do sistema PAIR (Pulsed Air Injection ou "válvula de união" na tradução da toyota). Teoricamente esse sistema serve para injetar ar fresco no escapamento visando queimar o combustível não-queimado.

Dê uma olhada no seu coletor de escape. Se tive esse cano passando em cima dele, você tem o sistema. Senão, o sistema foi desativado.

http://i.imgur.com/n52RitF.jpg

http://i.imgur.com/Sq6aJqA.jpg

No meu carro veio com esse sistema desativado. Não sei se foi de fabrica ou algum dono anterior removeu. A válvula ficou sobrando no motor, e não atrapalha em nada o funcionamento:

http://i.imgur.com/5oMxSxz.jpg

http://i.imgur.com/FH3FnA7.jpg

luisb
30/06/2015, 16:27
Caros colegas, tive uma SW4 1998 2.7 gasolina e vendi a um tempo.
Penso em adquirir uma a diesel neste mesmo ano.
O que me dizem .... pros e contras ....

abs

SW4RS
14/04/2017, 20:57
Reativando o post, estou com um problema e gostaria da ajuda dos amigos. Tenho uma SW4 98 2.7 gasol. que ontem me deixou na mão, estava na estrada com ela e após 100km rodados normalmente ela morreu, daí parei e após várias tentativas ela voltou a ligar, só que quando pegou fez um barulho estranho de motor batendo embaixo e fedeu a gasolina, além de estar em 3 cilindros. Dai na duvida acionei seguro e voltei pra casa. Hoje após tentar de novo pegou em 3 cilindros e novamente fedeu a gasolina, parecendo afogada (Notei cheiro forte de comb. algumas vezes ultimamente ao ligar de manha cedo), logo depois emparelhou e funcionou normal...

Alguem sabe o que pode ser? Estou desconfiado que poderia ser algum bico que trancou aberto e "Encharcou" de combustivel o cilindro deixando afogada (Por isso a batida), o que acham?

Desde já agradeço a ajuda! :concordo:

Marvila
04/02/2018, 22:41
SW4RS, qual foi o diagnóstico do problema ?
Sei que se passaram alguns meses...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon12.png

SW4RS
05/02/2018, 16:01
SW4RS, qual foi o diagnóstico do problema ?
Sei que se passaram alguns meses...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon12.png

Eai Marvila, desculpa aí, na correria acabei não retornando! Na época o que aconteceu foi realmente a queima da junta, do 4o p/o 3o cilindro, levei p/mecanico que fez a substituição e resolveu o problema!

Logo depois apareceu um vazamento no distribuidor, que acabei trocando assim como o catalizador que foi pro pau, pelo menos ta funcionando bem exceto uns cortes que dá rodando acima dos 2800rpm +- que ainda não sei o que é..... :pensativo: