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Ver Versão Completa : Luz do óleo acendendo por culpa da válvula termostática na RURAL/73. ORIGINAL



JPEDROSA2
26/12/2012, 12:36
O meu problema é “simples”:
A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

Ajuda aê, galera....

RogérioNunes
26/12/2012, 19:29
Pedrosa, não é normal acender a luz de óleo em marcha lenta depois do motor aquecido nem em hora alguma.
Se a luz acende significa que pouca pressão chega ao marcador que no seu caso é luminoso. Essa pouca pressão é causada pela fuga de óleo pelas bronzinas/virabrequim desgastados,bomba de óleo, válvula de alívio da bomba, ou ainda pelo interruptor de pressão(cebolinha) defeituoso.
O fato da desse problema aparecer depois da instalação da termostática se deve ao fato de que o motor passou a trabalhar mais aquecido e com isso, a dilatação do aumentou.Mesmo tirando a válvula pode esperar que mais cedo ou mais tarde você terá que mexer nele se for bronzinas/eixo.
Você disse que medindo a pressão ela está dentro dos parâmetros, então troca a "cebolinha" que pode ser ela!

abraço


O meu problema é “simples”:
A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

Ajuda aê, galera....

matrakaum
28/12/2012, 11:57
O meu problema é “simples”:
A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

Ajuda aê, galera....
Desculpa desvirtuar mas como faço para lhe enviar uma MP?

igtoth
28/12/2012, 17:20
Pedrosa, não é normal acender a luz de óleo em marcha lenta depois do motor aquecido nem em hora alguma.
Se a luz acende significa que pouca pressão chega ao marcador que no seu caso é luminoso. Essa pouca pressão é causada pela fuga de óleo pelas bronzinas/virabrequim desgastados,bomba de óleo, válvula de alívio da bomba, ou ainda pelo interruptor de pressão(cebolinha) defeituoso.
O fato da desse problema aparecer depois da instalação da termostática se deve ao fato de que o motor passou a trabalhar mais aquecido e com isso, a dilatação do aumentou.Mesmo tirando a válvula pode esperar que mais cedo ou mais tarde você terá que mexer nele se for bronzinas/eixo.
Você disse que medindo a pressão ela está dentro dos parâmetros, então troca a "cebolinha" que pode ser ela!

abraço

Um paleativo é trocar oleo, colocar oleo pra alta quilometragem, as vezes dá certo. Quando o motor aquece o oleo afina e tem menor pressão. Com oleo mais grosso é mais dificil. Mas o amigo tem razão, não deve acender de qualquer forma.

JPEDROSA2
29/12/2012, 07:31
Salve, galera!!

MATRAKAUM: tenho poucas postagens e ainda não posso receber "MPs", parece...
Roger e igtoth, reconheço que a luz do óleo não deve acender em hipótese nenhuma...mas, o que fazer...Já estou usando óleo diesel 40 no motor, uma vez que este tipo de lubrificante não afina quando quente e não perde a viscosidade...
O que me chateia é que sem a válvula termostática, a RURAL não apresenta o problema e faz 5,2 km/l...com a obrigatória válvula, o problema aparece e o consumo aumenta para 4 km/l... Tá difícil de decidir, mas continuo com a termostática em uso. Vou dar mais pressão na bomba de óleo, seguindo instruções de participantes do site (aumentar a extensão da mola/por calço para fazer mais pressão, etc..)

Valeu...obrigado pelas dicas.

RogérioNunes
15/01/2013, 16:43
[QUOTE=JPEDROSA2;1839895]
Já estou usando óleo diesel 40 no motor, uma vez que este tipo de lubrificante não afina quando quente e não perde a viscosidade..."

Pedrosa, essa informação não procede. Mesmo óleo para motores diesel também diminuem a viscosidade quando aquecidos. O problema maior de usar óleo para diesel em motores do ciclo OTTO(gas/álc) é que esse óleo tem na sua formulação um aditivo chamado detergente dispersante cuja função é de limpeza da fuligem provocada pela queima do diesel. Quando se usa esse óleo em motores gasolina/álcool não ocorre essa limpeza e a formação de depósitos, a famosa borra, é muito intensa já que o óleo não cumpre sua função. A borra que se forma quando se uso o óleo inadequado é tão grande que chega a obstruir o filtro/peneira da bomba de óleo.
Além de não resolver o problema, em breve você está adicionando outro ao seu motor.
Como o colega disse, o ideal seria você usar óleo de alta quilometragem,porém, se for desgaste de bomba só a sua troca e se for interno só retífica resolverá.

JPEDROSA2
19/01/2013, 13:14
Valeu o toque, Roger!

Ocorreu um problema: queimou, ou melhor, estragou a junta do cabeçote...fiquei cabreiro e quando substitui a mesma, voltei a usar o óleo indicado pelo fabricante. O interessante é que após o conserto a luz do óleo não está mais acendendo!!!! Será que a junta do cabeçote tinha culpa no cartório???

Abs. a todos!!!